Sunteți pe pagina 1din 3

A Culpa Leva ao Pecado

Alexandre Atade de Oliveira Taubat, dezembro de 2011. Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assria, e entrou em Jud, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalm, teve conselho com os seus prncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das guas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como tambm o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assria, e achariam tantas guas? E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado at s torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundncia. - 2 Crnicas 32:1-5 Hoje em dia, por puro preconceito de algumas pessoas em negligenciar o ensino didtico das Escrituras Sagradas, existe muita confuso e desinformao a respeito de algumas doutrinas bsicas contidas na Palavra de Deus. Sem dvida alguma, a maior destas inquietaes habita na distino dos conceitos de Justificao e Santificao, levando o povo de Deus, antagonicamente, ou a momentos de imenso desespero ou de fragilidade excessiva diante dos ataques satnicos, quando deveramos permanecer firmes diante de tais astutas ciladas. essencial o crente saber de tais doutrinas. Justificao se refere uma Declarao Judicial em que Deus, o Supremo Juiz, declara justo o pecador arrependido, com base na justia de Cristo e que todas as reivindicaes legais so satisfeitas atravs da imputao dos mritos de Cristo ao pecador, assim como os pecados do eleito so imputados a Cristo, de forma que Ele, o Senhor Jesus permanece santo e imaculado, bem como o fato de que a justificao imputada no altera em nada o comportamento do pecador. Trata-se de uma declarao forense, ou seja, feita no Tribunal Celestial, mediante a f, como dom e ddiva de Deus. No existe qualquer co-participao humana na Justificao. Ela definitiva, absoluta e irrevogvel. No entanto, a santificao significa a ao proveniente de Deus, em habilitar o crente a ser perfeito e perfeitamente preparado para as obras que glorifiquem ao Pai Celeste. E esta, apesar de diferir da justificao, imediatamente iniciada no crente aps este ser justificado, sendo feita atravs da habitao da semente incorruptvel, que vai inevitavelmente capacit-lo e transform-lo, a fim de que viva uma via piedosa. Apesar de ser tambm uma atitude soberana de Deus, na pessoa do Esprito Santo, e que todo crente declarado Santo nos lugares celestiais, a aplicao subjetiva de to maravilhosa graa, envolve o esforo humano e progressiva. Sim, as Escrituras testificam disso em inmeras

passagens. Uma das mais completas, conferimos atravs do Apstolo Paulo, devidamente inspirado pelo Esprito Santo, em Romanos 12:1-2: Rogo-vos, pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. No h contradio alguma nisso, e a que o texto de 2 Crnicas, acima, ratifica nossa interpretao. Trata-se da necessidade emergencial do verdadeiro cristo guerrear contra os inimigos de sua alma, em especial o pecado. O Autor Sagrado faz meno para que se tapassem as fontes das guas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como tambm o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assria, e achariam tantas guas? Sim, caro leitor, precisamos tapar as fontes de nossa carne para que o pecado no se aproprie de nossas reservas, ou melhor, de nossa alegria e satisfao em servir ao Senhor. O verdadeiro crente em Cristo Jesus, sabe o quo pernicioso o pecado em sua vida. Ele chora amargamente e clama ao Pai das Misericrdias que crie nele um corao puro, que lhe conceda desejos de agrad-Lo acima de todas as coisas. Ele sabe o quanto a atividade pecaminosa que o torna escravizado, fraco e obsoleto - ou melhor, seco, semelhana de uma fonte desprovida de gua - tem que ser combatida com fora e veemncia. Assim como todo o povo de Jud se ajuntou e tapou todas as fontes, como tambm o ribeiro, necessitamos urgentemente envolver todo o nosso empenho em fechar toda e qualquer brecha que o Inimigo de nossas almas deseje utilizar a fim de nos conduzir a pecar de forma repetitiva. Precisamos declarar ao pecado que to perto nos assedia, como o todo o povo de Jud fez: Por que viriam os reis da Assria, e achariam tantas guas? Portanto, cristos, hoje dia de clamarmos ao Pai Eterno e repleto de Poder e Graa, que nos auxilie a no darmos mais brecha ao pecado contumaz. No entanto, lembro-lhes que toda a inteno do diabo permanece a mesma, que de acusar o povo de Deus, levando-os ao desespero a fim de que desfaleam e desprezem as doutrinas da Graa. Quando tais afrontas invadirem seu corao, quando infelizmente os muros carem, quando todo o esforo tiver sido em vo, quando as fontes tiverem sido usufrudas pelo diabo atravs de tentaes que no pudemos resistir, lancemos a Palavra de Deus como a Espada que h de afastar toda a atividade demonaca em nossa alma. Como o texto acima descreve: animemo-nos, levantemos todo o muro quebrado at as torres, utilizemos as armas e escudos em abundncia, declarando, confiadamente que Aquele que comeou a boa obra em ns, h de aperfeio-la at o dia de Cristo Jesus, que Deus o Pai, nos elegeu para que sermos santos e irrepreensveis diante dele em amor. Ainda mais:

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andssemos nelas. Ou seja, de que a promessa de Santificao ser cumprida em ns, Seus filhos. No permitamos que a culpa se aproprie de nossa esperana, pois a culpa pode vir a ser o maior alimentador do pecado. Willian Romane (17141795), um dos servos de Deus que ao lado de Whitefield, Wesley e Grimshaw, revolucionaram o sculo 18, no to famoso como seus contemporneos, mas to utilizado pelo Senhor como os demais, faz uma aluso inequvoca da relao existente entre culpa e domnio do pecado na vida dos salvos: Nenhum pecado pode ser crucificado no corao ou na vida, sem que antes tenha sido perdoado na conscincia. Seno for mortificado em sua culpa, no poder ser destrudo em seu poder. Diante de tudo isso, no deixemos de rogar ao Pai Bondoso e Santo que nos conceda verdadeiro arrependimento a fim de que sejamos levados a odiar tudo aquilo que Ele odeia, e a fim de amarmos tudo aquilo que Ele ama. Convictos que o Senhor Jesus haver de conduzir Suas ovelhas em total segurana at os Portes Celestiais, poderemos obstruir toda e qualquer fonte de satisfao pecaminosa que escravize nossas almas, clamando ao Deus Altssimo, ao Deus que por ns tudo executa. Que o Santssimo Senhor Jesus , nos capacite a isso. No Amor do Soberano e Eterno Deus, de vosso irmo em Cristo.

S-ar putea să vă placă și