Sunteți pe pagina 1din 2

www.bitcoinrevolution.com.

br
A corrida do ouro digital.
2011-11-14 19:11:48 Bateia

Ver as Bitcoins como ouro digital no uma idia nova. Satoshi Nakamoto, quem criou as Bitcoins, disse que uma proposta parecida com o Bit Gold de Nick Szabo. Satoshi tambm usa analogias com o ouro para descrever a economia da minerao e a adoo das Bitcoins como moeda. Desenharemos alguns paralelos adicionais: Por que o ouro? O ouro tem sido utilizado como moeda e reserva de valor por milhares de anos, por isso tem a histria ao seu lado. fungvel, durvel e facilmente reconhecvel. O fornecimento moderadamente previsvel e, porque possui relativamente baixo uso industrial, a demanda pouco mais previsvel do que os outros metais preciosos. O fornecimento cresce lentamente na taxa de 2% ao ano. Ouro tambm tem uma densidade alta de valor, sendo um dos produtos mais caros por peso. Ao investir em ouro fsico, no h risco de calote, ao contrrio de ttulos e moedas fiducirias. Por que no o ouro? O ouro no perfeito como uma moeda ou reserva de valor. Como um bem fsico, deve ser transportado de maneira segura e por isso cara. Descobertas de novas jazidas podem afetar dramaticamente sua oferta. Por exemplo, 12 milhes de onas de ouro entraram no mercado durante cinco anos da corrida do ouro na Califrnia (gua do mar contm mais de 15.000 toneladas de depsitos de ouro). Ouro tambm pode ser destrudo em incndios acidentais ou perdido no mar. Embora a demanda industrial seja inferior outras commodities, aproximadamente 60% do ouro recm minerado se tornam jias. Mudanas na demanda de jias podem ter efeitos substanciais sobre os preos do ouro. Alguns argumentam que a minerao do ouro tambm provoca danos ambientais irreversveis. Por que Bitcoin? Bitcoin tem praticamente todos os pontos positivos que o ouro. Bitcoins so fungveis. Ela facilmente reconhecvel (pelo software Bitcoin) e durvel (com backups de dados). A oferta perfeitamente previsvel. Bitcoin no tem indstria ou jias e portanto sua demanda menos afetada pelas condies econmicas. Possui densidade de valor quase arbitrria. Um carto microSD, pesando 1.5 gramas, pode possuir milhes de dlares em Bitcoins. Como mercadoria digital, Bitcoin tambm imune a riscos de calote. Muitos dos pontos fracos do ouro so os pontos fortes das Bitcoins. Como um bem digital, Bitcoins podem ser transportadas de maneira segura e barata para quase qualquer local no mundo instantaneamente. A rede Bitcoin se adapta rapidamente em face da avanos na tecnologia de minerao. Assumindo que se faa backups peridicos, as Bitcoins no so destrudas em um incndio e nunca sero perdidas no mar. A electricidade utilizada para a minerao oferece um gasto ambiental muito menor que o ouro. O impacto ambiental das Bitcoins baixo o bastante para que um grupo ambiental defenda as Bitcoins como um substituto para ouro.

Por que no Bitcoin (Agora)? Se Bitcoin to melhor do que o ouro, por que no estamos todos usando agora? Um dos pontos fortes principais do ouro que ele resistiu ao teste do tempo. Atravs de milhares de anos, tem se mostrado uma excelente reserva de valor e uma moeda til. Bitcoin tem menos de trs anos de histria. Se as Bitcoins fossem ouro, ainda estaramos na idade da pedra carregando lascas de ouro numa bolsa de couro. No existem operaes de minerao macias ou mercados futuros com liquidez. Existiram pessoas que duvidavam do ouro alegando que eles poderiam um dia transformar chumbo em ouro. Hoje em dia, esses problemas foram resolvidos h muito tempo. Com Bitcoin, tais questes ainda precisam ser resolvidas e talvez nunca sejam. Mesmo se as Bitcoins possussem uma longa histria para apoiar sua utilidade e resilincia, a taxa de inflao atual est em torno de 35% anualmente (similar inflao ocasionada na corrida do ouro em 1850). Em 2017, a taxa de inflao cair abaixo das moedas fiducirias mais comuns. Em 2021, vai finalmente cair abaixo da taxa do ouro. A menos que voc tenha um horizonte de longo prazo e uma tolerncia alta ao risco, agora no o melhor momento para se comprar Bitcoins. At o momento, o mundo tem minerado 5,3 bilhes onas de ouro. Dividindo o total de dlares existentes no mundo por esse nmero, d um preo de U$ 1.792,00 por ona, muito perto do preo atual. At a presente data, a rede Bitcoin minerou 7.624.000 Bitcoins. Um clculo similar rende um preo de U$ 1.24 milhes por Bitcoin. Quando todas as Bitcoins forem mineradas, haver pouco menos de 21.000.000 Bitcoins em circulao (contando que algumas foram perdidas pelo caminho). Mesmo com esse volume, o preo calculado seria de U$ 452.000,00 por moeda. Parece que a corrida do ouro est de volta.

Boo-hoo!

This video cant be played with your current setup. Please switch to a browser that provides native H.264 su or install Adobe Flash Player

Compartilhe:
1
Share

Subm it

Digg Email

S-ar putea să vă placă și