Sunteți pe pagina 1din 3

Exerccio 05

Questo 01 Projete um sistema de polias que, para manter um peso de 320 N suspenso no ar, necessite que se aplique uma fora de apenas 80 N na outra extremidade da corda. Questo 04 Questo 02 Artmis apresentou, em um dos seus trabalhos submetidos a uma revista de ensino de Fsica, uma anlise dos conceitos fsicos que aparecem nos desenhos animados. Dentre os casos que ela abordou, um particularmente interessante foi sobre a distrada Pantera Cor-de-Rosa. Nas suas ilustraes, Artmis pde registrar duas situaes distintas de um episdio: - na primeira situao (figura 1), fisicamente possvel, a Pantera encontra-se subindo um edifcio com o auxlio de um elevador rudimentar e, nessa situao, ela precisa exercer uma fora na corda para erguer-se. Ao chegar ao topo do edifcio, a distrada Pantera solta a corda e cai em queda livre juntamente com o elevador. - na segunda situao (figura 2), fisicamente impossvel, tem-se ilustrado o forte impacto do elevador ao se chocar com o solo, enquanto a Pantera livra-se dessa situao mortal dando um pequeno salto para fora do elevador. Um passageiro est no interior de um elevador que desce verticalmente, com acelerao constante "a". Se "a" vale 1/5 da acelerao da gravidade, a razo entre a intensidade da fora que o piso do elevador exerce sobre o passageiro e o peso do passageiro igual a: a) 5 b) 6/5 c) 1 d) 4/5 Questo 05 Quando o cabo de um elevador se quebra, os freios de emergncia so acionados contra trilhos laterais, de modo que esses passam a exercer, sobre o elevador, quatro foras verticais constantes e iguais a f , como 2 indicado na figura. Considere g = 10m/s .

Diante das situaes apresentadas, a) justifique o motivo pelo qual a situao da figura 2 fisicamente impossvel. b) esboce, separadamente, diagramas de foras que atuam na Pantera e no elevador durante a subida (figura 1). Considere que a roldana e a corda so ideais, h ausncia de atrito no eixo da roldana e que a subida feita com velocidade constante. c) determine a expresso literal da fora que a Pantera fez na corda para conseguir erguer-se com o elevador, com velocidade constante. Considere M a massa da Pantera, m a massa do elevador e g a acelerao local da gravidade. Questo 03 Um sistema de polias, composto de duas polias mveis e uma fixa, utilizado para equilibrar os corpos A e B. As polias e os fios possuem massas desprezveis e os fios so inextensveis. Sabendo-se que o peso do corpo A igual a 340 N, determine o peso do corpo B, em newtons.
Aprovao em tudo que voc faz. 1

Suponha que, numa situao como essa, a massa total do elevador seja M = 600kg e que o mdulo de cada fora f seja I f I = 1350N. Calcule o mdulo da acelerao com que o elevador desce sob a frenagem dessas foras. Questo 06 Uma pessoa de massa m est no interior de um elevador de massa M, que desce verticalmente, diminuindo sua velocidade com uma acelerao de mdulo a. Se a acelerao local da gravidade g, a fora feita pelo cabo que sustenta o elevador : a) (M+m)(g-a) b) (M+m)(g+a) c) (M+m)(a-g) d) (M-m)(g+a)
www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 01 - FSICA I - Mdulo 05 (Exerccio 05)

Questo 07 A figura a seguir representa dois objetos, P e Q, cujos pesos, medidos com um dinammetro por um observador inercial, so 6 N e 10 N, respectivamente.

Questo 09 Na montagem experimental ilustrada a seguir, os fios e a polia tm massas desprezveis e pode-se desconsiderar o atrito no eixo da polia.
Considere g = 10m/s2

Por meio de dois fios de massas desprezveis, os objetos P e Q acham-se suspensos, em repouso, ao teto de um elevador que, para o referido observador, se encontra parado. Para o mesmo observador, quando o elevador acelerar verticalmente para cima razo de 1 2 m/s , qual ser o mdulo da tenso no fio 2?
(Considere a acelerao da gravidade igual a 10m/s2.)

Questo 08 A figura a seguir mostra uma mquina de Atwood formada por dois baldes idnticos e uma polia. Um cabo inextensvel acoplado ao teto sustenta o eixo de uma polia, a qual pode girar sem atrito com o eixo. Os dois baldes encontram-se ligados um ao outro por meio de uma corda inextensvel que no desliza sobre a polia. Os baldes, a polia, a corda e o cabo tm massas desprezveis. Considere que tenhamos 10 kg de areia para distribuir entre os dois baldes e despreze a resistncia do ar.

Nessas condies, CORRETO afirmar: a) Os corpos movem-se com velocidade constante. b) A tenso no fio de 30 N. c) A fora do conjunto sobre a haste de sustentao de 50 N. 2 d) A acelerao dos corpos de 5,0 m/s . Questo 10 A figura abaixo representa um movimento com velocidade constante. elevador em

a) Supondo que a areia tenha sido dividida entre os baldes em pores de massas m1 e m2 e usando g para o mdulo da acelerao da gravidade local, deduza as frmulas para a acelerao dos baldes e para a trao na corda. b) Mostre que o mdulo da fora exercida pelo cabo sobre o teto dado por F=

(4 m1m2 (m + m ) 1 2

A trao (T) do cabo durante o movimento de subida : a) maior que o peso do elevador. b) maior que durante o movimento de descida. c) igual durante o movimento de descida. d) menor que durante o movimento de descida. e) menor que o peso do elevador. GABARITO Questo 01 Observe a figura a seguir:
2 www.colegiocursointellectus.com.br

g.

c) Em qual das seguintes situaes a fora exercida pelo cabo sobre o teto menor: 5 kg de areia em cada balde (situao 1) ou 4 kg num deles e 6 kg no outro (situao 2)? Justifique sua resposta utilizando o resultado do item anterior.
Aprovao em tudo que voc faz.

DOMUS_Apostila 01 - FSICA I - Mdulo 05 (Exerccio 05)

Questo 02 a) a pantera continua a cair, mesmo saindo do elevador. b) Observe a figura a seguir: Aplicando a Segunda Lei de Newton a cada balde e supondo m1 > m2, vem:
P1 T = m1a(01) T P2 g(03) P1 P2 (m1 + m2 )a a = = m2a(02) m1 m2 m1 m2

Substituindo 03 em 02, vem:


T= 2m1m2g m1 + m2

b) Como a roldana est em repouso de translao, podemos afirmar:


F = 2T = 4m1m2g m1 + m2 4X5X5X10 10 = 100N

c) (M+m) . g/2 Questo 03 85N. Questo 04 Letra D. Questo 05 a = 1,0 m/s . Questo 06 Letra B. Questo 07 11,0 N. Questo 08 a) A figura abaixo mostra as foras agindo em cada bloco e na roldana.
Aprovao em tudo que voc faz. 3
2

c) Primeiro caso: F1 = Segundo caso: F2 = Portanto: F1>F2 Questo 09

4x6x4x10 10

= 96N

Letra D. Resoluo F = m.a 30.10 10.10 = (30 + 10).a 300 100 = 40.a 200 = 40.a a=
200 40

= 5 m/s

Questo 10 Letra C.Como o movimento retilneo e uniforme (MRU), de acordo com o princpio da inrcia, a resultante das foras que agem no elevador nula, portanto a intensidade da trao igual a intensidade do peso, tanto na subida como na descida. MRU: R = 0 T = P.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 01 - FSICA I - Mdulo 05 (Exerccio 05)

S-ar putea să vă placă și