Sunteți pe pagina 1din 8

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

Homepage Natureza e Ambiente Energia 25 Dicas para uma ca...


25 Dicas para uma casa mais sustentvel
Aline Delgado - QUERCUS A.N.C.N.

Comprar, construir ou arrendar uma casa uma deciso que envolve muitas questes. Se pretende mudar de casa, a altura certa para olhar para o futuro espao de forma sustentvel, para que seja social, econmica e ambientalmente equilibrado. Comprar, construir ou arrendar uma casa uma deciso que envolve muitas e importantes questes. Se pretende mudar de casa, eis a altura certa para olhar para o futuro espao de forma mais sustentvel. A Quercus vai tentar ajuda-lo nesta deciso, de forma a torn-la social, econmica e ambientalmente equilibrada. Apresentando 25 sugestes, vamos tentar contribuir para que a sua deciso seja o mais prxima dos seus padres de conforto, poupando na sua carteira ao mesmo tempo que poupa no ambiente!

1. A localizao de um edifcio muito importante no que respeita s necessidades trmicas do espao interior. Estas necessidades esto contempladas no Regulamento de Caractersticas de Comportamento Trmico dos Edifcios (RCCTE), onde se apresentam estratgias que contribuem significativamente para a melhoria do desempenho trmico dos edifcios. Procure aconselhamento especializado para verificar se a casa que vai habitar cumpre este Regulamento tanto para a situao de Vero como para a situao de Inverno. 2. Prefira um local arejado com pouco trnsito automvel, o que se traduz em menos poluio e, bem servido de transportes pblicos, para que os possa usar em alternativa. Se lhe for possvel habitar prximo do seu local de trabalho, desloque-se a p. Far-lhe- bem sade e contribuir para um ambiente mais saudvel.

1 de 8

02-09-2011 15:41

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

3. O Sol a nossa maior fonte de energia. Tire disso o melhor proveito escolhendo uma casa maioritariamente orientada a Sul de molde a minimizar consideravelmente as necessidades de aquecimento durante a estao de Inverno. A radiao solar incide nas janelas de vidro e aquece de forma natural o espao interior.

4. Durante a estao de Vero, h que impedir o sol de incidir nas janelas voltadas a Sul, verifique se as janelas possuem uma proteco pelo lado exterior: uma pala, persiana ou at vegetao (de folha caduca no Inverno). 5. Se a casa que vai habitar tiver janelas orientadas a nascente (Este) ou poente (Oeste) necessita obrigatoriamente de persianas exteriores, pois nestas orientaes que o sol incide mais horizontalmente. imperativo, durante a situao de Vero, correr estas persianas, protegendo o vidro, pela manh a Nascente e ao final da tarde a Poente.

2 de 8

02-09-2011 15:41

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

6. O lado Norte da casa deve ser reservado a W.C.s, arrumos, ou outras divises que necessitem de poucas aberturas (ou mesmo nenhuma) para o exterior. nesta orientao que se originam grandes perdas trmicas atravs do vidro durante a estao fria. Se for impossvel a escolha de uma casa sem divises orientadas a Norte, ento tenha sempre presente esta questo.

7. As fachadas envidraadas originam grandes ganhos trmicos na estao quente e perdas trmicas muito considerveis durante a estao fria, o que implica sistemas de climatizao adicionais para corrigir este efeito. A rea de envidraado de uma diviso no deve ultrapassar 15% da rea de pavimento dessa diviso.

8. Devemos tambm tirar partido do sol no que respeita a iluminao. Prefira divises iluminadas naturalmente para minimizar a necessidade de iluminao artificial. Existem no mercado equipamentos de transporte de luz natural para divises no iluminadas. Este transformador de luz natural canaliza a luz do exterior para o interior. 9. Sempre que necessria a iluminao artificial, opte por lmpadas de baixo consumo e por iluminao localizada (s apenas onde de facto necessria). Esta iluminao dever ser provida de dispositivos para regulao do ambiente luminoso. 10. Se a casa que vai habitar ainda no possui equipamentos electrodomsticos, prefira, sempre que possvel, os de Classe A, mais eficientes no que respeita ao consumo de energia e ao contrrio do que se pensa no so necessariamente mais caros.

3 de 8

02-09-2011 15:41

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

11. A localizao e orientao solar, bem como a construo do edifcio, determinante para se ter uma casa confortvel, do ponto de vista trmico. Verifique na Ficha Tcnica da Habitao (FTH) como so as paredes exteriores do edifcio. Dever optar por solues de parede dupla com isolamento ou parede simples com isolamento pelo exterior da parede. 12. O isolamento trmico adequado determinante para evitar perdas de calor no Inverno ou ganhos de calor no Vero, mantendo assim uma temperatura constante no interior de sua casa. Prefira um material de isolamento com um baixo ndice de condutibilidade trmica (U-value), mas com baixo teor de energia incorporada (energia consumida desde a extraco da matria prima at ao produto final). 13. Verifique as caixilharias e o vidro. Aquelas com corte trmico (so fabricadas de forma a promover uma reduo da transmisso trmica entre 40% a 60%) e vidro duplo so as mais indicadas do ponto de vista de conservao de energia. No entanto, dever optar por caixilharias com grelhas de ventilao, para facilitar a renovao do ar.

14. D especial importncia aos materiais utilizados, preferindo os de baixo impacte ambiental, no s na sua produo, mas tambm ao longo da sua vida til. Informe-se sobre o poder de reutilizao ou reciclagem dos materiais utilizados na sua casa. 15. importante escolher materiais homologados e/ou com marcao CE e, nos casos mais importantes, solicitar os certificados de conformidade de acordo com as especificaes aplicveis, emitidos por entidades idneas e acreditadas, seguindo as instrues dos fabricantes para a aplicao dos mesmos. 16. Verifique se a cobertura do edifcio (terrao ou telhado), est adequadamente isolada (poder faz-lo atravs da FTH). Prefira um isolamento imputrescvel e resistente gua, preferencialmente colocado sobre a laje e sobre a camada de impermeabilizao.

4 de 8

02-09-2011 15:41

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

17. Se o pavimento de sua casa estiver em contacto com o solo, opte por isolantes trmicos imputrescveis e resistentes gua, ou pavimentos com caixa-de-ar e devidamente impermeabilizados para evitar perdas trmicas ou outras patologias associadas atravs do solo (estas solues construtivas devem vir explicadas na FTH)

18. A renovao do ar interior muito importante para que se mantenham as condies de salubridade interior nos edifcios. Uma casa insuficientemente ventilada poder gerar humidade atravs dos vapores que se formam, afectando o conforto ou mesmo a sade dos habitantes. Verifique se as caixilharias possuem dispositivos que permitem a ventilao. 19. As cores utilizadas nas fachadas e coberturas tambm influenciam o conforto trmico. Seja selectivo na escolha da cor de sua casa, considerando que, as cores claras no absorvem tanto o calor como as cores mais escuras (enquanto uma fachada branca pode absorver s 25% do calor do sol, a mesma fachada, pintada com cor preta, pode absorver o calor do sol em 90%).

20. Se a casa que pensa habitar est provida de equipamentos que funcionam base de energia renovvel, tanto melhor! Se vai construir altura de os aplicar. De entre os vrios existentes no mercado destacam-se: Colectores solares trmicos Estes equipamentos captam a energia do Sol e transformam-na em calor, permitindo poupar at 70% da energia necessria para o aquecimento de gua. O RCCTE diz que todos os edifcios novos com condies de exposio solar adequada sero obrigados a ter, sempre que seja tecnicamente vivel. Painis solares fotovoltaicos Estes painis constituem uma das mais promissoras formas de aproveitamento de energia solar. Por meio do efeito fotovoltaico, a energia contida na luz do Sol convertida em energia elctrica. Estes sistemas podem ser utilizados em locais isolados, sem rede elctrica, ou como sistemas ligados rede. Bombas de calor geotrmicas So sistemas que aproveitam o calor do interior da Terra para o aquecimento do ambiente. Actuam como mquinas de transferncia de calor. No Inverno, absorvem o calor da Terra e levam-no para sua casa. No Vero, funcionam como ar condicionado, retirando o calor de sua casa para arrefece-lo, no solo.

5 de 8

02-09-2011 15:41

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

Mini-turbinas elicas A energia do vento acciona estes sistemas para fornecer electricidade a uma micro-escala. Embora as micro-turbinas elicas mais comuns sejam colocadas no terreno, existem umas de pequena dimenso que podem ser colocadas no topo das habitaes. Podem significar uma reduo do consumo de electricidade de 50% a 90%. Sistemas de aquecimento a biomassa A biomassa pressupe o aproveitamento da matria orgnica (resduos provenientes da limpeza das florestas, da agricultura e dos combustveis resultantes da sua transformao). Em casa, este tipo de matria pode ser utilizada, por exemplo, em sistemas de aquecimento, representando importantes vantagens econmicas e ambientais.

21. Existem no mercado torneiras de regulao do fluxo de gua, que permitem reduzir o caudal estimulando a poupana deste recurso. Se a casa que vai habitar no possui estas torneiras, existem peas acessrias redutoras de caudal. 22. Verifique se os autoclismos so providos de dispositivos de dupla descarga que induzem

6 de 8

02-09-2011 15:41

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

poupana de gua. (Poder ainda colocar quando possvel, uma ou duas garrafas de gua com areia no interior, dentro do depsito do seu autoclismo. Isso significa poupar at 3 litros de gua por descarga). 23. Se vai construir a sua casa e tem terreno disponvel, tem a possibilidade de a equipar com mini estaes de tratamento de gua ou mini cisternas de armazenamento de guas pluviais, para posteriores utilizaes em descargas no potveis (como regas de jardim, autoclismos ou lavagem de automveis).

24. No caso de vir a habitar um edifcio de vrios condminos, verifique se no prdio existe espao destinado a contentores adequados separao de resduos domsticos. 25. Dentro de sua prpria casa opte sempre por um depsito de resduos domsticos com pelo menos trs divises para estimular a separao destes resduos.

Para terminar, se tiver oportunidade de reabilitar em vez de construir de novo, e se essa opo for economicamente vivel, est desde logo a ter uma atitude mais sustentvel. Reabilitar um edifcio existente possibilita a diminuio dos impactes resultantes da energia associada produo de um

7 de 8

02-09-2011 15:41

25 Dicas para uma casa mais sustentvel - Energia - Naturlink

http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=5&cid=32954&...

novo e da extraco das respectivas matrias-primas, para alm de contrariar a tendncia do crescimento urbano excessivo e a ocupao e impermeabilizao de novas reas de solo importantes para a conservao dos valores e equilbrios naturais e para as vrias actividades humanas!

Site: www.quercus.pt E-mail: construcaosustentavel@quercusancn.org

8 de 8

02-09-2011 15:41

S-ar putea să vă placă și