Sunteți pe pagina 1din 2

Crnica da Semana: O GESTOR INTELIGENTE Roberto Claro

O GESTOR INTELIGENTE
(Roberto Claro)
Janeiro 2011

Muitos gestores imaginam que o estilo de liderana tem muito a ver com sua personalidade. Assim, independente do momento, das pessoas, das circunstncias, o que vale mesmo seu jeito de liderar. Contudo, o GESTOR INTELIGENTE j percebeu que o estilo de liderana tambm uma questo estratgica. Sim, estratgica. Eu explico. Em vez de tentar impor seu temperamento a todo o momento, estrategicamente, o lder inteligente escolhe o estilo e as competncias mais adequadas de acordo com as exigncias de uma determinada situao. Com isso, ca por terra a tese de que cada gestor tem seu estilo (nico) de liderana. Isso porque o GESTOR INTELIGENTE no domina um nico estilo. Na verdade, ele domina vrios e tem flexibilidade suficiente para alternar entre um estilo e outro conforme as exigncias do momento, bastando para isso abrir seu leque de competncias e coloc-las em prtica. Como fazer isso? Quais so estas competncias? Como se tornar um GESTOR INTELIGENTE? Primeiro, preciso ter a capacidade para diagnosticar e entender suas emoes. Quem no consegue dominar seus prprios impulsos (alguns inconscientes e destrutivos) um gestor frgil. Um gestor frgil no consegue consolidar o relacionamento com sua equipe, pois a maioria tem medo de suas reaes. J com os colegas (do mesmo nvel) o sentimento de desconfiana. Com o diretor da empresa o gestor frgil passa a ideia de despreparado. Segundo, o GESTOR INTELIGENTE necessita ser realista para identificar suas limitaes. Neste ponto, o que faz a diferena ser bom ouvinte. Vale lembrar que muitos dizem o que queremos ouvir. Poucos dizem o que precisamos. O bom ouvinte reconhece o feedback franco e honesto e no cai na tentao das bajulaes.

Crnica da Semana: O GESTOR INTELIGENTE Roberto Claro

Terceiro, o GESTOR INTELIGENTE est sempre de prontido para aproveitar as oportunidades (ter iniciativa), flexvel para se ajustar as novas situaes e superar obstculos (adaptabilidade), tem um senso forte e positivo de seu prprio valor (autoconfiana) e, principalmente, suas aes so honestas e ntegras (princpio da transparncia). Quarto, o GESTOR INTELIGENTE tem a capacidade para perceber as emoes das outras pessoas (empatia, principalmente, com sua equipe), consegue entender os diferentes pontos de vista (viso sistmica), tem realmente interesse em gerenciar os conflitos e orquestrar as solues (trabalho em equipe). Quinto, o GESTOR INTELIGENTE consegue inspirar outras pessoas, seja simplesmente pela sua influncia positiva (poder de persuaso), seja pela sua excelente comunicao (mensagens claras, convincentes, sintonizadas), ou ainda, pela sua capacidade de cultivar e manter o vnculo emocional (construtivo) com sua rede de relacionamentos. Sexto e ltimo. O GESTOR INTELIGENTE sabe jogar o jogo poltico da empresa. Isso requer a capacidade para detectar as diversas correntes e, principalmente, no entrar no jogo da politicagem. Saber jogar o jogo poltico significa defender suas ideias com responsabilidade, respeito e autocontrole. Fazer o jogo da politicagem significa manipulao, intrigas, divergncias. A escolha de cada um. As consequncias tambm. Conclui-se, portanto, que o GESTOR INTELIGENTE tem um vasto repertrio de estilos e competncias. Poucos, pouqussimos lderes dominam com excelncia todas estas habilidades listadas nos seis pontos. Contudo, todas elas podem ser desenvolvidas ou aprimoradas. Para isso, o passo ZERO conjugar o verbo querer na primeira pessoa. A questo que coloco : voc quer? Se a resposta positiva, acredite, voc poder aprimorar cada uma delas e se fortalecer cada vez mais como um GESTOR INTELIGENTE e preparado para enfrentar os DESAFIOS de 2011. Concorda? Aguardo, como sempre, seus comentrios.
Abraos, Roberto Claro Editor do site GUIAcallcenterBRASIL (http://www.guiacallcenterbrasil.com.br) Email: roberto.claro@guiacallcenterbrasil.com.br 2001-2011 - GUIAcallcenter.BRASIL - Todos os DIREITOS reservados 201 GUIAcallcenter callcenter.BRASIL 20

S-ar putea să vă placă și