Sunteți pe pagina 1din 27

Vitrinismo - enquadramento e evoluo

Introduo Esse mais um fascculo que a Optisol oferece a voc, amigo e parceiro, para ajud-lo a vender mais. Nesse material vamos tratar de um assunto que pode parecer banal para grande parte dos comerciantes do varejo, mas que tem uma enorme importncia na atrao de clientes para a loja e na apresentao dos produtos que ela oferece: a vitrine. J dizia Chacrinha, o velho guerreiro, que quem no se comunica, se estrumbica. Num mundo cada vez mais movido a informao, esse antigo ditado mais vlido do que nunca. Especialmente se o comunicador em questo for uma empresa ou algum que precisa vender produtos ou servios. E qualquer pessoa sabe que a comunicao arma indispensvel para se vender. Silenciosamente ningum vende nada. Trazendo essa premissa para o varejo, e principalmente para as ticas, possvel dizer que dentre todas as formas de comunicao (cartazes, banners, letreiros, sites, malas-diretas, anncios, entre outras), a vitrine (ou vitrina) uma das mais poderosas ferramentas de vendas. No s nas ticas, como em qualquer outro segmento de varejo, a vitrine corresponde ao marketing mais imediato que um lojista pode lanar mo para conquistar o consumidor. Ter uma vitrine bem montada, sedutora, que atraia a ateno e desperte nos clientes o desejo pelos culos, muitas vezes o segredo do sucesso. O vitrinismo considerado hoje uma rea do chamado Visual Merchandising, ou seja, a tcnica de mercado que se baseia em seduzir o cliente por meio do apelo visual. criar uma aparncia que estimule, de forma consciente ou no, o consumidor a comprar. Estudiosos do vitrinismo dizem que uma exposio bem elaborada dos produtos pode ser responsvel, de uma maneira geral, por algo entre 50% a 75% das vendas (o ndice aumenta ou diminui de acordo com o segmento do varejo). Subestimar o poder das vitrines um erro se levarmos em conta que elas so parte de uma nova forma de consumir: hoje, as pessoas buscam nas compras sensaes diferentes, diverses, estmulos, e no apenas a satisfao de suas necessidades pessoais. Apesar disso, muitos lojistas no tm acesso a informaes sobre a rea e no sabem exatamente o que uma vitrine pode fazer na imagem de uma empresa. por isso que nos preocupamos em preparar esse material especial para voc. Boa leitura e timas vendas!

A Importncia do Merchandising Relembrando

No fascculo anterior, discutimos alguns conceitos relacionados ao marketing, principalmente o conceito de produto. S para relembrar, Kotler (o pai do assunto) diz que marketing o conjunto de aes que engloba a identifi cao das necessidades do consumidor, o desenvolvimento de produtos (ou servios) que atendam essas necessidades, a defi nio dos preos cobrados nesses produtos (ou servios), a sua adequada distribuio e, fi nalmente, a promoo desses produtos (ou servios), de modo a tornar mais fcil a venda. Ou, falando mais resumidamente, o marketing consiste em: - identifi car as necessidades do consumidor; - desenvolver produtos que atendam a essas necessidades; - calcular o preo; - planejar os pontos-de-venda; - promover o produto; Sempre com o intuito de facilitar a venda ao consumidor. Cada um dos tpicos acima se divide em outros, que devem ser cuidadosamente analisados pelo profi ssional de marketing. Nesse fascculo, ns vamos nos ater a um deles mais especifi camente: a promoo do produto. A promoo pode ser feita de diversas formas, sendo a propaganda a mais conhecida. Mas tambm h outros meios, como por exemplo a assessoria de imprensa e o merchandising. E uma das ferramentas do merchandising que mas nos interessa agora: a vitrine. O que merchandising O Merchandising qualquer tcnica, ao ou material promocional usado no pontode-venda que proporcione informao e melhor visibilidade a produtos, marcas ou servios, com o propsito de motivar e infl uenciar as decises de compra dos consumidores. Ele a ferramenta responsvel pela apresentao destacada de produtos na loja, criando espao e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade. Isso pode ser feito pela apresentao externa da loja (fachada e vitrines) e apresentao interna, com a disposio dos mveis e utilizao de outros materiais de comunicao (psteres, adesivos de cho, displays de cho e de balco, faixas de gndola, etc) Em resumo, o merchandising ajuda a trabalhar o ponto-de-venda por meio da decorao para ambientar os produtos e a comunicao na loja, de forma a induzir e motivar os clientes compra. A Apresentao Externa da Loja Os aspectos externos da apresentao da loja so extremamente importantes para atrair o consumidor, pois so responsveis por causar a primeira impresso que ele tem sobre a qualidade e o tipo de loja. importante lembrar que a imagem que o ambiente externo passa tem que ser compatvel com que est dentro da loja. Por isso, importante considerar aspectos como visibilidade, tamanho, estilo arquitetnico, material de acabamento, fachada, comunicao externa, vitrines e conservao da loja, que so o que projetam a sua imagem.

Desses aspectos, um dos mais relevantes, e que agora veremos mais a fundo, so as vitrines. A Apresentao Interna da Loja Assim como importante usar estratgias para atrair o pblico na rea externa da loja tambm necessrio utilizar algumas tcnicas para fazer com que o cliente, que j est dentro dela, permanea o maior tempo possvel e realize as compras. A apresentao interna da loja faz com que o cliente seja envolvido, atravs do uso de vrios elementos, como layout, temperatura, cores, aroma, iluminao e som. Como o consumidor sensorial, portanto ser atrado por esses estmulos. As vitrines internas da loja tm a funo de encantar o cliente que j foi atrado pela vitrine externa, e assim mostrar a maior quantidade possvel dos produtos que a loja oferece. A Vitrine A vitrine tem como principal funo atrair o cliente para o interior da loja. Por isso, ela considerada o carto de visita. As vitrines externas da loja so uma oportunidade a mais de fazer com que o cliente que passa preste ateno sua loja, portanto devem ser atraentes para estimular o cliente no momento decisivo da compra. Deve ser um espao formador de imagem e uma rea de exposio e demonstrao para os novos lanamentos de mercadorias, usando cenrios e temas que possuam correspondncia imagem de sua loja. Falando de outra forma, as vitrines procuram no s apresentar uma amostra representativa do tipo de produtos que a loja oferece, mas tambm estimular que os consumidores entrem na loja. A Importncia da Vitrine A vitrine, aliada a uma boa comunicao visual, uma poderosa ferramenta de marketing direto e pode fazer a diferena frente concorrncia. Especialistas em comunicao visual no varejo estimam que uma vitrine bem feita possa ser responsvel por uma fatia entre 30% e 40% das vendas. A importncia de saber como apresentar bem seu produto ao cliente ainda maior para as pequenas e mdias empresas. Isso porque, na maioria das vezes, elas no tero a mesma possibilidade das grandes redes varejistas de investir em outras formas mais caras de marketing, como propaganda. Por isso to importante apostar nessa ferramenta para alavancar as vendas e, sempre que possvel, buscar informaes e capacitao na rea. Tipos de Vitrine As vitrines podem ser classifi cadas de acordo com a sua forma e posio. Vitrine frontal: so aquelas que fi cam na frente da loja, e que por isso tm maior exposio. So tambm conhecidas como vitrine de rua. Vitrine de trnsito: essas vitrines so construdas ao longo da entrada e dentro da loja, sempre em reas de grande movimento de consumidores. Vitrine central: so as vitrines em relevo feitas para serem vistas de todos os lados.

Justamente por isso, so localizadas em ponto estratgico no estabelecimento. Ou ainda pelo seu formato. Vitrines fechadas: como sugere o nome, parecida com um box. Ainda so comuns de se encontrar. Vitrines abertas: so as vitrines que no seguem o mesmo padro das vitrines fecha das. Esse tipo de vitrine est cada dia mais presente em shoppings, em lojas de tamanho reduzido e tambm as grandes lojas de departamento. As Partes de Uma vitrine Uma vitrine pode ser composta de trs partes. O piso, que simplesmente o piso da loja, ou um tablado que levanta e d destaque a ela. As laterais, que so os painis que compem as paredes laterais. O fundo, que o plano de trs de uma vitrine. E, por fi m, o teto, que limita a sua altura. Como Montar uma Vitrine Atrativa Pesquisas comprovam que os consumidores fi cam em mdia de 5 a 10 segundos em frente de uma vitrine. essencial, ento, que ela seja o mais atrativa que puder, para tentar prolongar esse tempo. Para compor uma vitrine espetacular, preciso estar atento a inmeros macetes e dicas. Ela deve ser voltada para a rea de maior visualizao, a fi m de maximizar o seu efeito, e deve priorizar a altura de 1,30 a 1,80m, que o campo de viso mdio das pessoas. Tenha especial ateno disposio das formas, cores, conceitos e simbologias. Importante ter bem defi nido o pblico alvo da loja, o que possibilita investir em uma comunicao visual efi ciente. Tambm ideal que a vitrine sempre reforce o conceito comercial e agregue valor aos produtos. Leve em considerao ainda a luz, o apelo visual e o grau de objetividade de acordo com o pblico. Para os homens, por exemplo, a composio pede um chamado mais racional, que leve em conta os preceitos de realizao profi ssional e familiar. Para as mulheres, entretanto, o trabalho deve ser desenvolvido na base emocional, valorizando a organizao de cores e formas. Especialistas recomendam que a campanha da vitrine seja reelaborada a cada ms e que os produtos sejam trocados toda a semana. Mas o tempo depende muito do que mais adequado para cada loja. Planejamento e pblico-alvo O planejamento fundamental na hora de compor uma boa vitrine. Antes de sair espalhando os produtos, preciso avaliar o perfi l do negcio e da clientela, defi nir os objetivos de vendas e o pblico-alvo. A localizao do estabelecimento tambm infl uencia. Est em um bairro operrio? Num shopping? Na rea central da cidade? A cidade grande? Mdia, interiorana? Tudo isso conta na hora de decidir a decorao. Um perfi l mais popular de consumidor, por exemplo, pode preferir vitrine com maior quantidade

de produtos (sem poluir), pois isso representa mais preos e variedades que diro a ele se so acessveis ou no. Ao passo em que um pblico mdio valoriza vitrines mais elaboradas, limpas e com programao visual distinta. Iluminao Ponto crucial, a iluminao requer ateno cuidadosa e criteriosa, para que contribua sempre para o realce do produto, e nunca para a confuso visual do consumidor. Dois tipos de iluminao so os mais usados: luz pontual, tipo spot, que pode ser concentrada em cada produto que se quer destacar (boa pedida para culos); ou luz difusa, geralmente para compor o plano de fundo ou o ambiente por inteiro. Em geral, recomenda-se que a quantidade de luz na vitrine seja maior do que a luz externa. Cores As cores tm a peculiaridade de interferir no humor ou na emoo das pessoas, desanimar ou inspirar uma compra ou ativar um estado emocional ( a chamada psicodinmica das cores). Muitas despertam impulsos de compra sem que o cliente sequer se d conta disso. So importantes. Na verdade, no existe uma regra ou receita para o uso de cores que no seja o bom senso. Mas uma boa dica evitar trabalhar mais de trs ou quatro cores diferentes, para no causar poluio visual. Importante tambm harmonizar as cores dos produtos com as do ambiente. Recomenda-se evitar muito brilho (afi nal, quem tem que brilhar na vitrine o produto). Loja de shopping X loja de rua As vitrines nesses dois pontos de comrcio tm a mesma importncia, porm devem ser trabalhadas de forma diferente. Nas lojas de shopping, o consumidor geralmente tem mais tempo para parar, analisar, pensar, apreciar; ao contrrio das lojas de rua, que precisam de uma comunicao ainda mais rpida com o consumidor que est de passagem, apressado. Nesse segundo caso, o ideal trabalhar o uso de displays e outras imagens que chamem a ateno do consumidor. Especialmente em lojas de rua, um problema nas vitrines o refl exo causado pela luz do dia. Uma dica valiosa buscar alguma inclinao no vidro para eliminar os efeitos indesejados. Exposio dos produtos Vitrine no estoque. Pode parecer bvio, mas bom deixar claro: vitrine no o estoque. Por isso, nada de aproveitar cada milmetro do espao para colocar produtos. Dez em dez especialistas dizem que o excesso de produtos o erro mais comum na vitrine. Produtos em demasia s criam poluio visual. E a percepo visual fi ca prejudicada quando muitos elementos se misturam. Portanto, siga uma regra bsica na arquitetura: menos mais. Se a inteno expor um grande nmero de produtos, o mais correto dividi-los em pequenos

grupos (nichos) e diminuir o tempo de exposio de cada grupo Como selecionar os produtos Apenas os produtos mais estratgicos para a empresa devem ir para a vitrine. Os produtos devem ser selecionados levando-se em conta o perfi l da loja, de seus clientes e pblico-alvo. Um erro comum, sobretudo em ptica, usar a vitrine para expor toda uma coleo de determinada grife ou estilista. O mais indicado escolher um ou dois modelos que mais se identifi cam com aquele estilista, com aquela marca. Isso ajuda no item anterior: evitar excesso. Periodicidade Assunto complexo, a vida til da vitrine varia muito em funo de tudo que a envolve (localizao, tipo visual, perfi l da loja, tipo de cliente, etc). No h uma regra, mas preciso ter em mente que a exposio de um mesmo visual satura muito rapidamente o cliente. A segunda vez que ele olhar para a vitrine jamais causar o mesmo impacto que a primeira. Por isso, diz-se que as vitrines so efmeras. Os especialistas recomendam que uma vitrine no fi que mais de 15 a 30 dias sem alterao. Mesmo nesse intervalo, a recomendao ir trocando produtos. Distribuio dos produtos Os objetos mais percebidos pelos consumidores so aqueles colocados a 1,60m do piso da vitrine.O ideal deixar os produtos ligeiramente abaixo da linha de viso do consumidor. Produtos no cho tendem a ser desvalorizados. Nas vitrines maiores, para evitar a continuidade de informao visual interessante intercalar expositores de diferentes alturas. Consideraes fi nais - Vitrine sozinha no vende importante lembrar que, apesar de essencial, a vitrine no pode jamais ser a nica responsvel por fi sgar o cliente e faz-lo comprar. No adianta entupir a vitrine de produtos e nem deix-la magnfi ca achando que isso far esgotar os estoques. A vitrine levanta a bola, fazendo com que o consumidor seja atrado e entre na loja. Mas a partir desse ponto, a bola est com os vendedores, com o pessoal do atendimento. Ateno, simpatia, tcnica, treinamento e muito profi ssionalismo sero os pontos essenciais para a concretizao da venda. - Visual da loja infl uencia Alm da vitrine, o ambiente interno e o layout da loja tambm precisam ser trabalhados para que as vendas se concretizem a partir da seduo exercida pela vitrine. Por isso, a vitrine deve ter uma identidade visual condizente com a identifi cao corporativa do restante da empresa e de seu pblico. Voc deve fi car atento a vrios fatores, que vo desde a disposio fsica dos itens que compem a planta da loja, a organizao dos equipamentos, mveis, at a facilidade na circulao dos clientes, pintura, paredes e pisos internos. Tudo isso conta.

- Criatividade antes de tudo Em suma, o ideal mesmo contratar um profi ssional especialista (principalmente para os lojistas que no tm tempo de dedicar ateno especial s vitrines). No entanto, nem sempre h recursos. Alm disso, nem sempre tambm grandes investimentos representam boas idias ou so garantia de sucesso. Muitas vezes, vitrines criativas so feitas com materiais de baixo custo. Portanto, o mais importante para uma boa vitrine alm de observar os critrios bsicos o bom senso e a criatividade. Mos obra e boas vendas!

1. O que Marketing?

Market, em ingls, significa mercado. Marketing nada mais do que o mercado em movimento. Fazer marketing acompanhar esse movimento, as oscilaes, um novo concorrente que aparece, uma alta de preos, uma nova moda. O mercado no pra, e estamos sempre nos transformando e nos adaptando a ele.

Marketing o processo de planejar e executar a concepo, estabelecimento de preos, promoo e distribuio de idias, bens e servios a fim de criar trocas que satisfaam metas individuais e organizacionais.

A essncia do marketing a troca entre empresa e cliente, em transaes que traro benefcios para ambas as partes.

2. Composto de comunicao de Marketing.

No marketing utiliza-se a comunicao para tentar aumentar vendas e lucros ou alcanar outras metas.

Ao comunicar os benefcios especiais de seus produtos, os profissionais de marketing podem fazer com que clientes potenciais comprem ou desejem comprar. Da mesma forma, a comunicao utilizada para criar conscincia sobre os produtos, formar imagem positiva do produto e da marca e estimular o uso do produto ajudando os compradores a entender o valor que est sendo oferecido.

Obviamente, as empresas sempre desejam que os clientes voltem a comprar deles. Nesse sentido, a comunicao pode apoiar esforos para criar valor para os clientes e satisfaz-los de forma a torn-los leais.

Para atingir os consumidores necessrio criar uma comunicao que rompa a desordem criada por todas as outras mensagens, de forma que o pblico-alvo, pelo menos, preste ateno a ela.

No entanto, para mensurarmos esforos de comunicao precisamos analisar os influenciadores chamados AINDA.

ATENO

INTERESSE

DESEJO

AO

Quer os clientes comprem ou no, sempre fornecero um feedback relativo ao sucesso da comunicao e da estratgia de marketing. claro, que os clientes tambm podem, comunicar-se com as empresas de outras maneiras, atravs, por exemplo, de elogios ou com reclamaes sobre produtos.

3. O que Vitrina?

A vitrina um dos mais importantes fatores de vendas de uma loja, para mostrar , ao vivo, os produtos, acompanhados ou no de mensagem e aes promocionais. uma das primeiras coisas que o consumidor v pela vitrina.

Pela vitrina, o consumidor sente com o toda a loja. Ela funciona como uma espcie de iniciao ao ato de compra, estimulando ou no o consumidor a entrar na loja. Da a importncia do vitrinismo como elemento de atrao de clientes.

Assim, como a loja o funil de todos SOS esforos de comunicao, sua vitrina um dos seus pontos mais importantes para chamar ateno, atrair, despertar curiosidade e interesse, ferir a imaginao e exercitar os desejos de compras do consumidor.

5 Muito engenho e arte se requer na elaborao de uma vitrina, seja para convencer o cliente atravs da oferta especial de oportunidades, seja para criar a personalidade da loja na mente do cliente, com recurso de ambientao, cenrio e tcnicas de lojismo que configurem um estilo de comercializao e de clientes com quem a loja deseja se relacionar.

Renovadas constantemente para despertar continuidade a curiosidade e interesse dos clientes, a vitrina a cara e interpreta a loja. Bem como atrs de um piscar de olhos de uma mulher h uma quantidade enorme de informaes: atrs de uma simples vitrina, est exposto tudo o que a loja .

Se o cliente no est vindo a sua loja, porque est indo para outra, e a vitrina tem muito a ver com isso. Faa-a piscar para ele.

4. Conceito A vitrina a vidraa em que os lojistas expem amostras ou exemplares das mercadorias que tm nos respectivos estabelecimentos; mostrador. Ou O armrio envidraado em que esto arranjados os objetos que se colecionam que expem com fins mercantis, de forma que seja fcil ao visitante observ-los.

A vitrina um misto de armrio de curiosidades e janela que surgiu como uma porta da casa-loja do comerciante medieval que, ao ser diminuda para expor produtos, transforma-se na janela que mostra.

Percebe-se que a vitrina, no s mostra uma mercadoria, mas tambm expe o produto. Nesse caso, o modo valorizado e ainda o insere em um cenrio de um viver que se apresenta, forma pelo qual ele v e atualiza o que acontece na vida urbana.

6 Para atingir seus objetivos manipulatrios, o vitrinista deve ter competncia necessria para articular imagens a partir da pesquisa do gestual, do instinto, da elaborao, da tcnica e da eficcia, em que subjetivamente extremamente valorizada

Concilia, assim, a preciso dos detalhes, a superposio dos planos, os recortes simples, a justaposio das manchas de cores e dos elementos que no se contaminam, o brilho, a iluminao de teatro: tudo para convocar a aventura da percepo.

5. Ser Vitrinista?

Para ser um vitrinista de sucesso, no basta fazer um curso. Uma srie de questes que faro a diferena entre elas uma das mais importantes saber se colocar neste amplo mercado, ou seja, comunicar-se corretamente.

Realmente a profisso de vitrinista tem cada vez mais sua necessidade definida e, principalmente existe por parte de muitos empresrios , o conhecimento real dessa funo dentro das empresas.

6. Planejamento

O planejamento faz parte definitiva do sucesso de sua exposio tanto no resultado esttico, quanto na relao custo-benefcio do mesmo. As etapas de um bom planejamento tm seu incio no pblico-alvo. Devemos levar em considerao tambm, a regio em que a loja est localizada, a classe socioeconmica que freqenta o estabelecimento, a faixa etria entre outros.

7 De posse destes dados comeamos a levantar os demais dados para nossa exposio como: Material disponvel Espao Objetivo promocional (tipo de vitrina) Calendrio Verba Originalidade (criatividade) Produto

Nunca se esquea que ele a estrela da sua exposio e nunca o inverso. Constatar se o tempo de planejamento e execuo suficiente.

Esta a base para dar incio a um planejamento, como por exemplo: se a sua vitrina tem um teto frgil ento sua criao area deve ser muito leve, ou ento sua base sempre ser o cho; ou em outra situao, existe pouca iluminao e isto pede que a vitrina traga na sua ambientao uma luz estrategicamente embutida.

Outra observao a ser feita que a criao de uma vitrina no deve ficar a cargo de uma nica pessoa. Duas cabeas pensam melhor que uma.

7. Tipos de Vitrina Classificao das vitrinas Promocionais

Em termos de negcios, nem todos os meses do ano apresentam o mesmo movimento. Por isso, o comrcio tem promovido uma srie de acontecimentos para melhorar os meses de faturamento baixo. Algumas datas so tradicionalmente propensas a aumentar as vendas: mudana de estao, natal etc. As outras promoes foram incentivadas artificialmente e, atravs de inteligentes 8 campanhas publicitrias, tornando-se datas de grande significao comercial, como por exemplo: dia das mes, dia dos pais, dia dos namorados, etc.

Atendendo promoo podemos fazer uma classificao de vitrinas: Publicitria: vitrina realizada como parte de uma campanha publicitria que envolve toda a empresa (interior, fachada, vitrinas, embalagens).

Oportunidade: vitrina realizada ao finalizar uma estao. Normalmente utilizada para promover liquidaes, reservada a pocas de pouco movimento. Deve apresentar-se de forma vistosa e chamativa. Comemorativa: destinada a prestigiar uma data determinada, na maioria das vezes, o prprio aniversrio da loja, aniversrio da cidade, etc. Prestgio: vitrina que no visa uma comemorao imediata da venda. dirigida a uma clientela de alto padro, apresenta decorao sbria, com pouca mercadoria. Visa o prestgio de uma linha de mercadorias ou de uma empresa, com resultados a longo prazo.

7.1 Calendrio Comercial

Jan. Alto vero, praia, frias, incio promoes; Fev. Carnaval, liquidao de vero; Mar. Volta s aulas, trabalho; Abr. Pscoa, lanamento outono/inverno Mai. Mes, noivas, mulher; Jun. Namorados, festas juninas; Jul. Alto inverno, incio promoes; Ago. Pais, liquidao inverso; Set. Ptria, lanamento primavera/vero; Out. crianas Nov. tema livre Dez. Natal, revellion 9 7.2 Cores

Em uma exposio utilizar no mximo e preferencialmente duas a trs cores fazendo contrastes entre tons claros e escuros (bsicos) pontuados por cores vivas e luminosas (complementares). Em caso de estampas, as mesmas devem ser o ponto de partida para definir o restante das cores da montagem.

Preto: discrio, ausncia, elegncia, sobriedade Branco: limpeza, pureza, inocncia, paz Azul: liberdade, juventude, movimento Verde: relaxamento, descanso, repouso, sade Vermelho: fora, desejo, emoo Amarelo: infncia, iluminao, alegria Laranja: energia, vitalidade, esprito esportivo Violeta: esprito, religiosidade, fora interior Rosa: feminilidade, romantismo, delicadeza Marrom: masculinidade, solidez, passado Cinza: modernidade, urbanismo, futuro

7.3 Preos

Os preos devem estar expostos de maneira clara no espao de vitrine na maioria dos produtos existentes; Existe uma legislao prpria que determina esta questo e em alguns casos, pune com multa os lojistas que no seguirem as determinaes; Padronizar os preos e afix-los todos de um mesmo lado dos produtos so outras dicas fundamentais. 7.4 Imagem

Lmpada queimadas ou iluminao insuficiente I 10 Iluminao de vitrine que esteja ferindo os olhos de quem est do lado de fora; Lixo aparente; Excesso de tapetes e passadeira. Perigo!! Fios aparentes ou instalaes eltricas mal feitas; Prateleiras frouxas; Cantos de mveis e mesas em lugares de passagem; Crenas, amuletos e excesso de enfeites; Odores para o bem e para o mal

8. Ponto focal

O ponto focal de uma vitrina aquele onde est o ponto forte. O ser humano dirige o olhar sempre da mesma forma ao observar uma vitrina: da esquerda para a direita e de cima para baixo. O ponto focal da vitrina, portanto, est baseado nessas condies e divide a rea (a cada 1,5m no caso de vitrina grandes) nos pontos onde h mais concentrao de ateno por parte do observador. No caso de vitrinas com mais de 10 m de comprimento, importante manter a coerncia em todo o conjunto, apesar dos diversos pontos focais.

11 9. A forma da vitrina

Pensando para o suporte de montagem das vitrinas, ele sempre ser uma estrutura construda de paredes e forro, no plano de fundo e vidro no primeiro plano. Mesmo se existires vitrinas irregulares, no h muitas diferenas entre os suportes, pois quaisquer que sejam suas formas, eles sempre iro estruturar uma janela.

A montagem da vitrina dita a moda sociedade, impondo o que a burguesia deve vestir e como. A encenao fascina a todos, mas para alguns, torna-se a apresentao do objeto de desejo possvel, isto , do querer possuir, enquanto para outros, a promessa de um dia poder possuir o objeto de desejo.

Espaos: determinado pelas partes estruturais da mesma podendo ser de diferentes formatos e tamanhos e, tambm bidimensional ou tridimensional. Bidimensional: representado por duas dimenses; comprimento e largura ou altura.

Tridimensional: representado por trs dimenses; comprimento, altura e profundidade.

Equilbrio: a devida proporo entre os elementos de uma composio. Divide-se em: 12 a) Simetria: a distribuio dos elementos, a partir de um eixo central de modo que os dois lados sejam equivalentes, em formas, cores e pesos de forma rgida ou varivel.

Rgido:

Varivel:

b) Assimtrica: aquela em que o motivo principal descentralizado, sendo sua colocao ideal em um ponto do espao denominado diviso urea, conseguindo assim o equilbrio.

Diviso urea: a diviso do espao para determinar a localizao ideal do motivo principal na composio assimtrica.

Esquerda:

13 123

Ritmo: a repartio dos elementos, pode ser de trs maneiras: a) Repetido: quando as formas (mercadorias) se repetem sucessivamente iguais: 14

b) Alternado: quando h alternncia de formas.

c) Graduao:

Unidade e Variedade: em qualquer que seja o tipo de composio devemos observar estes dois princpios para dar uma nfase disposio ou vitrina. a) Unidade: relao entre os objetos expostos formando um agrupamento. b) Variedade: quando os agrupamentos diferem em forma , cor etc. Espao cheio e vazio: a) cheio: espaos ocupados pelas formas (mercadorias, elementos decorativos) b) vazios: espaos vagos entre as formas Uma boa explorao dos espaos vagos torna a composio mais compreensvel, se estes repetirem de maneira semelhante, a composio ficar desinteressante, montona. E se forem variados, ela se torna mais rica e agradvel.

10. Sem elevao de produto, nada feito!

15 Vamos colocar como regra absoluta a elevao dos produtos expostos.

Colocar os produtos diretamente no piso da vitrina, transmite uma sutil sensao de falta de cuidado e desmerecimento quanto qualidade do produto.

Para chegarmos a esta concluso no necessrio muito esforo, basta pensarmos qual o aspecto que tem quando voc v uma roupa, por exemplo, colocada no cho. Pois , na verdade temos a impresso de que tudo que vai ao cho no tem valor, sem contarmos que devemos facilitar a visualizao do produto para o cliente e quanto mais elevarmos com o auxlio de um suporte, mais damos destaque pea.

muito importante lembrar que vitrina no um catlogo demonstrativo de todos os produtos da loja. Evitar a poluio. Por isso necessrios ter critrios de seleo.

11. Comunicao Visual

Esse seduzir faz parte da manipulao que acontece na construo do discurso da vitrina, essa comunicao visual que contagia no s o olhar, mas at mesmo o corpo.

A encenao afeta visual e corporalmente o sujeito observador. Dela emanado, pela organizao dos objetos que a comporta, um tipo de ao que um efeito de sentido, seja a doura de um veludo, o cheiro do caf, a aspereza do metal, o frescor de um banho e um tipo de apreenso dado a partir do como esse sujeito perceptivo, ao perceber tal efeito, o sente.

Tantos olhares, tantas vezes, para tantos lados. Nessa frao rpida do tempo, o adulto deve sentir-se atrado do mesmo modo que uma criana que quer algo no 16 momento em que v e quer aquele produto que se torna esto um objeto de desejo seduo e desejo Agora j! Todo esse impulso de compra feito atravs do olhar.

Assim, considera-se a vitrina uma construo de um cenrio de um semisonho. A estratgia da vitrina a de comunicar-se por meio da manipulao, fascinar por todos os lados.

11.1 Percepo Visual

Percepo visual o alicerce de qualquer esforo de marketing para posicionar a marca. A ateno, despertada involuntariamente, torna-se voluntria. o prolongamento da ateno, a motivao e o impacto. No devemos nos esquecer da boa harmonia na colocao dos detalhes, pois sempre evitar a fadiga da ateno. Devemos considerar tambm que, numa prateleira de um PDV, o visual de nosso produto estar competindo com o visual de outras centenas de concorrentes prximos, que por sua vez, dividem a ateno do mesmo consumidor.

11.2 Viso do consumidor

Durante a compra, a viso o primeiro sentido humano responsvel pelo processo de escolha, pois o primeiro estmulo que faz o crebro reagir na direo do produto.

O merchandising e o vitrinismo trabalham essa primeira impresso, que muito importante, pois no momento da compra que o consumidor vai resolver se leva seu produto ou o da concorrncia.

A nossa ateno se fixa normalmente num objeto entre 2 ou 10 segundos. 17

Durante o processo de compra, o tempo de deciso em frente gndola no passa de cinco segundos em mdia, levando em considerao que so segundos em movimento, devido ao percurso do carrinho.

11.3 Os cinco sentidos humanos Aprendemos:

1,0 % pelo paladar 1,5 % pelo Tato 3,5 % pelo Olfato 11,0 % pela audio 83,0 % pela viso

12. Influxos sugestivos persuadem e seduzem os clientes.

O merchandising e o vitrinismo utilizam-se da combinao de todos os elementos que compem nossos sentidos. Assim, o uso adequado da luz, cores, aroma, sabor, cheiro, sons, temperaturas, atingem, positiva ou negativamente, nossa audio, paladar, olfato, tato, dando-nos as mais diferentes vibraes e sensaes,

O conjunto desses elementos constitui-se em influxos sugestivos que auxiliam na persuaso e motivao de compras. A cor traduz-se em uma linguagem rica em cdigos, estabelecendo uma ponte entre o racional e o emocional do ser humano. Pode transmitir sensao de calor, frio, sabor, peso, odor, acidez, doura, salgado. A cor branca amplia o ambiente, o preto diminui. Podemos considerar a cor como a msica dos olhos.

18 13. Luz A iluminao do cenrio o que mais chama a ateno na vitrina, o primeiro elemento no qual se pensa, o primeiro a se instalado e o ltimo a aparecer na composio pois s quando a luz acesa insere-se no discurso da vitrina na transformao projetada, almejada e, normalmente, alcanada.

A luz demarca o produto a ser apresentado. Suas diferenas em relao a outros equivalentes, a profundidade e a teatralizao da encenao. Ela no deve ser vista, mas somente percebida. Luz e espao so inseparveis porque a luz que produz a sensao de espao. o domnio do aprisionamento e da manipulao da luz que transforma a vitrina num espao qualificado para apresentar um discurso.

A luz participa da cor do cenrio, iluminando ou colorindo de maneira diferente cada elemento conforme o planejado no projeto, com o intuito de realar um produto, um material, uma cor ou, ainda, as qualidades dos objetos ali instalados.

13.1 Tipos de iluminao

Iluminao fria: lmpadas fluorescentes, solar, branca ou azulada. Iluminao quente: lmpada incandescente.

A Luz quente tem mais impacto que a luz fria, pois permite ao vitrinista a explorao de claro-escuro, atravs de jogo de sombra que do interesse s com posies.

A melhor soluo recorrer a tcnicos disponveis junto a fornecedores de equipamentos de iluminao. Mas h recursos no mercado que podem facilitar a deciso como as lmpadas halgenas dicricas. Elas custam mais caro, mas tm

19 um aspecto de utilizao muito grande, alm de no jogar calor sobre s mercadorias.

14. Manequim

O simulacro da figura humana representada pelo manequim complementa a identificao do passante diante da vitrina e faz-se pela imagem apresentada na encenao, ou por seu reflexo no vidro.

Ao ser observado, o corpo, tanto do homem como da mulher, tem sido objeto de vrios poderes e regimes disciplinares: ora investido de relaes de poder, ora marca uma presena ertica, ora emite sinais diversos. Os manequins so sempre construdos conforme a moda e o tipo de corpo que se julga perfeito para forar um look, para expor um artigo que desperte a percepo, que utilize o olhar ou a intimidade emocional de cada um.

Dois momentos do ver-se ou do querer ser visto apresentam-se no cenrio da vitrina, tornando-se uma constante esta modalidade do ser/parecer. No necessria a apario do manequim por inteiro: basta uma parte desse simulacro do corpo humano para remeter a idia do que ali est, um modelo ideal do que pode ser um rosto, uma mo ou uma perna.

Tudo depende da encenao dirigida, e isso faz com que, para cada contagem, exista um manequim especfico que deve preencher os quesitos do tema a identificao do pblico diante dele.

15. Materiais

Os suportes tm qualquer forma e podem ser de qualquer material; um manequim, uma tbua natural ou forrada, um cabideiro de madeira ou metal, placas de vidro, 20 de acrlico ou de ao, aramados, telas, caixas, bancos, enfim tudo se transforma em suporte. Todos os suportes acabam direcionando o olhar, principalmente se forem de estatura grande direcionando o olhar, determinando uma leitura, que pode ser modificada em ltima instncia com o posicionamento da luz.

s vezes, o suporte j existente rearranjado pelo vitrinista, outras vezes, quando ele to marcante que no pode ser modificado, envolvido pela montagem de modo que desaparea, aos olhos do espectador.

16. Manuteno e periodicidade

Devemos atualizar com freqncia o visual do nosso ponto de venda para atender aos desejos de nossos clientes; O ideal para troca de vitrine de uma manuteno semanal e uma grande mudana mensal. Existem excees conforme o tipo de negcio e a localizao do mesmo. O perodo jamais deve passar de 30 dias, exceto no Natal.

S-ar putea să vă placă și