Sunteți pe pagina 1din 97

Sara F. Costa Direitos reservados por ncora Editora Avenida Infante Santo, 52 3. Esq. 1350-179 Lisboa ancora.editora@ancora-editora.pt www.ancora-editora.

.pt www.facebook.com/ancoraeditora Capa: Ana Rita Carvalho | Trilogia de Cores, Lda. Imagem capa: Heideldan | HAAP Media, Lda. Edio n. 30 005 1. edio: Dezembro de 2011 Depsito legal n. 337 522/11 Pr-impresso: Trilogia de Cores, Lda. Impresso e acabamento: Multitipo Artes Grficas, Lda. ISBN: 978 972 780 344 6

SARA F. COSTA

O SONO EXTENSO

Acertadas

Gostaria eventualmente de discernir a qualidade do que escrevo como quem mede a temperatura das vsceras brancas dos nossos delrios. acontece que o gelo da noite nos varre o sangue para fora das veias e temos uma pergunta que nos cintila no reflexo quando passamos por um texto que nos devolve a nossa imagem, quando sabemos que o clima demorado do corpo no clima, linguagem e a designao dos nossos desejos no uma designao, existncia faz-nos parte da existncia este desejo e este ensejo, enchemos as fendas da respirao com humidade e a superfcie fundamental da carne com fogo porque cada texto um pretexto para virmos ou nos virmos para dentro da fuga, numa evaso consentida: a noite, a lua, o mar e todos os clichs da nossa vingana de poetas que sangram debaixo de constelaes. celebramos o nosso cinismo com a lngua fulgurante e calada, porque acordaremos tarde ou nunca mais acordaremos, que importa mas da qualidade intrnseca da significao potica saberemos que as palavras que dizemos na cama so as mais acertadas.

Ego

vou procurar-te em toda a extenso do meu corpo, sei que me habitas, sepultado algures no meu ego. se no ests aqui, ests nas entranhas das estrelas e igual, a lngua de um filme que achaste medocre por ser abstracto, o leque cromtico da gramtica que me impinges, so os nervos exaltados que gritam com o poema e o poema que grita e as palavras que estremecem at aos tendes. cravo cada letra at mais profunda solido e as folhas lamentam o peso das slabas.

Ferrugem

longe de mim rasgam-se os sculos, as madrugadas desertas na permanente alucinao dos objectos. e h um fluxo de gestos nos corredores ilusrios de todas as metamorfoses. a lngua das fundas fotografias do mundo. como se tudo isto se tratasse de slabas de ferrugem porque a msica inesgotvel de todos os clamores desprende-se da tinta nocturna dos livros. h uma luz selvagem que me percorre o nome e que enlouquece lentamente no interior hmido da memria. o espao da voz expande-se at idade irrespirvel dos objectos. sento-me a observar a praia e a forma como a gua tem medo de se aproximar demasiado e pousar nas perguntas. as plpebras escorrem-me at aos nervos. h um frio insuportvel na passagem escorregadia das horas no gesso de cada nome,

e um stio febril onde a inteligncia consegue deteriorar todos os vestgios decifrveis de vida. cada nome, no interior imvel do seu ventre, no sangue fervido das noites, transporta uma luz pesada,
impronuncivel.

Murmrios

mesmo os murmrios tm garras que respiram. mesmo eles tm sopros que arranham a cidade e as lembranas como se debaixo da dor ainda houvesse espao para mais qualquer coisa. tu s como o som fervido de algumas palavras. como uma lembrana de onde h sempre algo mais para recordar. Sabes, sabemos os dois que h noites que rastejam e que ho-de, alis, rastejar dentro do esquecimento para sempre e que h sinais mitolgicos de medo que nos limitam a banalidade dos gestos. mesmo o choro tem uma espcie de vlvula que rejeita algumas banalidades, algumas formas de se entristecer sem esttica. Mesmo a esttica rejeita algumas palavras como amo-te ou no consigo viver sem ti e por isso eu nunca as uso.

Infncia

Queria algumas palavras que flutuassem na saliva do vento queria que algumas palavras fossem violinos capazes de se entranhar no corpo queria que algumas palavras fossem Vivaldi ou talvez Paganini. O que era de facto relevante era que eu me pudesse vingar mas vingar a srio, como algumas palavras se vingam dos silncios. Como os vestgios de vento no fim das articulaes, como as articulaes que doem no fim da infncia.

10

Astros

procurei-te a Oriente porque sabia que nunca l tinhas ido, como o Pessoa, mas sonhar com terras como acrescentar tempo aos dias, desenhar o teu esboo fino e ocupado e iluminar o suor divino de uma multido em greve. tentei pintar a nossa conversa com o que sobrou do espao mas a esquina mais humana de mim tem um vago encanto adolescente como este silncio. eu quis transformar a sede em sentido mas a ausncia da tua mo rasgou o aroma do poema e os astros arderam-me por cima da cabea.

11

A linguagem

h em toda a linguagem um excesso que escorre dos ombros quando os nossos nervos reflectem a nossa inocncia e um brilho sonolento nos separa dos sons. mantemos nas mos todos os crimes e na superfcie das palavras deixamos um fogo salgado a carbonizar o tempo. quando o paladar obscuro do silncio rompe as lembranas. nunca nos conformamos por dentro da alucinao nunca esgotamos o medo nem o mpeto porque beber o teu suor pura adrenalina, soletrar a mortalidade de deus como quem explode de xtase mas a linguagem excessiva e ter-te apenas escrever que te tenho, no ter-te mesmo.

12

Quartos

passaram alguns meses depois de ter decorado o teu rosto passaram alguns dias depois de saber o teu nome, passaram algumas horas depois de deixar o teu quarto. do meu quarto ao teu quarto o tempo um corredor sombrio que flutua na margem das imagens. encontro-me deitada sobre o manto suave da espera, encontro os meandros de um academismo ftido um manto suave ruidoso que me consome a espera, que me arde pela espera, embora no esteja espera de nada, concretamente, a no ser, talvez, de mais espera. por dentro atravessa -me uma canalizao fragilizada pelos anos. a pele do medo faz-me escorrer pelo quarto ou sero estas paredes rachadas pela humidade que me inundam as ideias? na voz sinto o peso dos mveis e o peso de todas as impresses digitais de todos os outros estudantes que como eu os utilizaram na boca, a memria salgada de ti, ou a memria salgada daquilo que penso que sejas, daquilo que eu gostaria que fosses, daquilo que eu gostaria de ser com aquilo que eu gostaria que fosses. o medo a contrariar a idade, o elogio do pessimismo pousado sobre a cmoda e j passaram alguns minutos depois de te comear a odiar.

13

Respirao

deixei ao lume um murmrio de mar e de rudo que espero que possa ser utilizado para forrar a carne como uma cortina de barro na voz sombria destes versos. escrevo de uma ponta particularmente silenciosa da vida, no Vero tenebroso do sono. daqui sei apreciar a beleza natural da pulsao e a riqueza vincada do sangue. assim, respiro vagarosamente a sensibilidade das mos e o oxignio teatral das horas.

14

As rvores

as rvores vigiam a cidade do alto das montanhas, falam alto entre si para aprisionar o excesso de movimento. se a manh se desprende das imagens como um tiro porque h um murmrio a queimar a parte mais cncava desta gramtica e eu quero deixar claro que a minha respirao branca como o mundo. no h motivos para alarme, trago a febre toda reduzida a caligrafia e isso ser o suficiente para recobrir o corpo de silncio, caso seja necessrio. e as rvores l no alto e por toda a extenso das montanhas estaro a dar lngua como quem se debrua para a boca negra de um tomo que no vemos mas que se entreps entre ns e os movimentos e que nos oculta as coisas mais importantes como uma paisagem de sal a danar entre as mos ou um cu fabricado especialmente para os nossos lbios numa fbrica perfeita sem misria, ou outras etnias ou outras idades que nunca foram as nossas. as rvores crescem independentemente dos nossos objectivos e por vezes at nos crescem para dentro dos objectivos as rvores so o que tu no conseguiste prever, mas que cresceu independentemente. so o que nos vigia, independentemente

15

fazem-nos sombra independentemente de me achares uma jovem escritora mediana com algum potencial por explorar ou no independentemente de achares que sorrio demais, que sou um rio a mais que sou um rio mas este poema sobre rvores agora, as rvores no cessam de brotar ramos no meio das palavras a incomodar as palavras e a sua natural fluidez porque as palavras tambm fluem e por isso que falamos em ser-se fluente como se as estivssemos a fazer deslizar por alguma superfcie escorregadia a toda a velocidade em direco s rvores que no esto em cima mas as que esto em baixo e que so o esquecimento involuntrio de todas as coisas que realmente te magoam.

16

O meu dia

o meu dia uma insnia que tiveste e que se prolonga para l do teu corpo, um estado reluzente mas no muito quente que inunda os versos em miragens. das tuas mos desprendem-se todos os rostos que imaginas existir no mundo mas as formas no so sempre formas e as ruas no so sempre tuas porque o timbre estrangeiro da tua voz confunde-se com o mar que se debrua para os teus sonhos enquanto dormes e que te eleva a febre efmera da esfera que o mundo a esfera do mundo que aquece e que te sobe pela temperatura do corpo, so as linguagens que te ascendem pela garganta que atravessam o globo para te escaldar por dentro enquanto no dormes e me deixas a tua insnia e trocamos ideias de como a vida to igual onde quer que se esteja.

17

Entreter

quero escrever alguma coisa que faa tanto sentido na tua lngua como na minha, falar do tempo ou da comida ou da forma como os apartamentos por c indicam o nmero de quartos na sua designao. h coisas teis que por vezes nos escapam como, por exemplo, o luar que se nos dilatou na boca ou os sons que s ns conseguimos ouvir quando toda a gente estava distrada a vigiar as suas prprias frustraes como se elas fossem fugir - antes fugissem. mas falar fcil e pode ao mesmo tempo ser bastante complicado e por isso que desprendo as ideias e as deixo fluir com a inteno simples de te entreter, h dias em que a voz raspa nas paredes como se se quisesse libertar do corpo e a pele desliza e o dia sufoca-nos os sentidos e no sabemos se o vento l fora ou se a ventania que trazemos por dentro mas por algum motivo no nos conseguimos equilibrar e chega a parecer que trazemos lminas por dentro dos olhos sobre as quais tentamos equilibrar as ideias mas intil porque nos trespassam a razo e a desfazem em bocados pequenos que nos servem de vestgios de existncia e que podemos aproveitar para forrar o quarto ou a poesia mas que nunca passar disso estejas tu a dividir um T1 com algum ou no.

18

Call center

o meu diploma faz uma sombra vermelha sobre a profundidade do meu ofcio uma espcie de inteligncia contnua sobre os mveis. os mveis so apenas mveis mas o diploma um feixe luminoso, embora os mveis tenham uma componente prtica mais acentuada porque o diploma mais como um abajur. seja como for, ele no faz muita diferena a no ser que o senhor que se interessou pela promoo do pacote de SMS grtis para todas as redes tambm queira eventualmente saber qual a minha perspectiva sobre as percepes de Deus para Kierkegaard.

19

Asfixia

tenho os teus dedos hermticos sobre a minha garganta, alis tenho a garganta hermtica e respirar um privilgio. respiro contra o vento. as razes do meu pensamento tornam-se mais nocturnas de boca em boca e a minha condio acadmica uma psicose que cultivo no interior do amadurecimento onde estou isolada e me alimento com a radiao do meu prprio astro interior. a fina pelcula que separa a liberdade da loucura cola-se-me s garras e o vento que ainda respiro parece sado directamente do tero da morte.

20

Sonhos

h vocbulos de fogo que se me entrelaam nas pernas e eu sei que tenho o flego escorregadio mas todos aqueles sonhos com espelhos onde tudo o que conseguia ver eram reflexos de espelhos em espelhos todo esse rudo cirrgico uma fronteira implacvel de sexo porque temos que escrever as palavras como elas so mas ainda assim acredito num delrio mais refinado portanto, vou reformular, h noites em que no durmo porque tenho a idade mergulhada na essncia mais masculina de mim e s vezes sonho que te beijo e que esse beijo sangra e subitamente os meus rgos no me cabem no corpo. passado pouco tempo estou sentada noutra cadeira e cada cadeira tem o seu prprio idioma e cada idioma tem a sua prpria existncia e cada existncia cabe numa loucura instantnea que fica pronta em trs minutos com um pouco de gua quente e o xtase leva a uma inspirao terrvel e o terror leva-me de novo a ti e abro os olhos porque sei que me existes debaixo das plpebras, como um pequeno duende

21

mas daqueles que no do uma particular sorte mas os reflexos estendem-se para l da carne, expandem-se pelas ruas, pelos prdios, pelo carro, pela minha secretria, pelos meus vrios ecrs e h noites em que no durmo mas como se dormisse.

22

Inocncia

as manhs primitivas queimam o sono e a febre crepita pela parte mais vertical das palavras. o teu dedo sobre o meu nome faz uma presso insuportvel e h um espasmo que percorre este texto enquanto o inferno nos nasce lentamente no peito como uma cobra a rastejar junto s cavidades inseguras das horas. dos livros soltam-se fascas e as fogueiras cicatrizam com urgncia cada respirao menos voluntria mas h designaes menos doces que outras e h slabas que se prope a tentar vibrar at ao centro da mais funda inocncia.

23

Penso Lua

penso lua e escrevo algo aleatrio na superfcie do espelho. estou nua e estou com pressa porque no interior da carne reside a lascvia do teu nome e o espelho deixa-me naufragar nos devaneios da tua memria hmida. escrevo porque escrever-te conduzir cada som sua origem de lbios e de mar num sfrego silncio, num caderno de crimes, onde verto a minha pele quente na superfcie gelada do meu reflexo.

24

Catarse

a catarse agride o esquecimento meticulosamente. e a solido escalda as insnias desidratadas, o vazio entreaberto da fala e as pginas magras da nossa histria.

25

O musgo das metforas

suavemente o musgo das metforas desliza at ao doloroso funcionamento do corpo e toda a desolao permanece intacta na surdez dos oceanos. pela humidade do relgio perdemos o alcatro da identidade e nas falhas das imagens os dilvios banalizam-se. esta a noite que nos vai trair, a chuva veio tactear-me a linguagem e um grito veio cobiar-me a solido. quero saber como s e como que a conscincia derrama saliva pelos poros dos verbos. quero acompanhar o suicdio distante que veio invadir esta pgina, contar-te tudo o que sei sobre o fulgor do medo.

26

h partes do teu corpo que sabem a crepsculo

h partes do teu corpo que sabem a crepsculo e outras que sabem a canes noctvagas. para cada sonho h um rio de pedra que se alastra e em cada beijo a terra rompe o sangue martimo da viso. sorvo meticulosamente cada grito que te escorre da boca, saboreio o seu vinagre, as suas camadas de nome no mesmo nome, a agrura das suas vertigens. sei que me desejars a inocncia de veludo e que me expulsars de dentro do meu prprio corpo para me possures assim que identificar o paladar de todos os vrtices incalculveis do teu corpo.

27

A respirao das palavras

um eco agarra-se ao lume inaltervel do sorriso e a brutalidade da espera o vidro que me percorre as artrias. a gnese do olhar cai nas virilhas do tempo e os nomes amargos colam-se aos movimentos, s memrias esfaqueadas no vrtice silencioso dos segundos. rente aos pulsos sobrevive o aroma hmido de um corpo adormecido depois do desejo. um desejo encarcerado no centro da espera, da esfera dos lbios, dos rgos em geral, impedidos de envelhecer.

28

Dirio de Pesadelos

o teu manto de areia fere a paisagem com o seu fulgor. provoca chagas no centro das imagens, acumula abandonos. outrora este mar jorrava dentro da fome defendia as mes da aridez do mundo, desafiava os homens por detrs do medo queimado que rompia os poros. e os homens abrigavam o medo como um segredo de rocha. tinham uma vontade rubra de apaziguar o pranto da estreita lua em que navegavam e sabiam acima de tudo que a ondulao do mar era a ondulao da noite que traziam dentro de si at ao naufrgio final.

29

Em vez de sangue

entre o fulgor blico dos movimentos que reconheo o meu corpo qual silncio intermitente nos momentos mais cruciais do terror. rasgamos as vrias formas de holocausto para que as vrias formas de holocausto se multipliquem por mais formas de holocausto. vivemos das oscilaes, reconhece. tudo se resume a um dinamismo necessrio, a uma sensao efervescente no tecido dos dias. o organismo preso realidade, a realidade dispersa na velocidade de existir. e nas fugas que nos reconhecemos e que nos rescrevemos: fugir integrou parte da nossa postura no mundo. no interior das veias possumos caos em vez de sangue.

30

Ter-te

tenho o esprito descado por te suportar e sei que no s propriamente muito pesado para a tua altura mas ainda assim h dias em que ser-se puro amargo. passo as noites acordada a assombrar os sonhos. vagueio entre silncios aguados, perigosos arranho os minutos que escorregam at alucinao. caminho lentamente pela rua, aprecio o perfume das memrias. nenhuma casa se desabou passagem do meu tdio e no entanto como se os meus gritos fossem escurecendo enquanto amanhece. no te ter neste momento to correcto que me incomoda.

31

Upload

a fora da paisagem corrompe o texto, penetra-o pela sua fragilidade. o jogo do tacto, da fulgurao, da tenso cnica do teu nome que de to tenso no revelvel mas posso sempre revelar-te esta fotografia, no como antigamente, mas posso sempre entranh-la no teu subconsciente atravs do feed do teu mural numa dessas redes sociais onde no h espao a debate porque cada pessoa o ditador da sua prpria realidade, o que at bastante conveniente se na vida pudssemos ser confrontados exclusivamente com aquilo que no nos choca. deixa-me rejubilar com a fora de ver-te e com a fora de saber que me vs, sou assim uma imagem, sou matria carnal, sou costas e ombros e plpebras, existo porque existe a luz. deixa-me fazer o upload desta existncia directamente na memria mais profunda da tua libido. talvez seja mais simples. o texto coisa de poetas.

32

HD

vou tentar construir-te imagem daquelas pessoas cujo rosto se despiu das palavras e os gestos desafinaram at mentira permanente. eu quero elucidar o espao que me envolve como quem transpira porque, no fundo, todos recorremos s mesmas transformaes: as da dor para a fantasia, as da noite para o eco ou para o ego se eu burilar o meu ego at ele se parecer contigo ser que haver um ngulo vazio na noite para eu acomodar as insnias? no centro do teu retrato h um vestgio de floresta flor esta que me ofereces impura e solidificada porque me queres pedir para te carregar a porcelana da sombra e eu penso que se sonhar contigo em alta definio j valer a pena.

33

como um Videoclip

podes pensar em sons quentes enquanto falo contigo podes deixar-te levar para becos imaginrios e agarrar o momento com o interior das horas com as horas que a alma tem mas que no existem mesmo ir viver para onde se grita, por detrs dos pases, nos subrbios dos mapas, podemos ir para um stio para me tatuares um retrato rpido podemos acender o humor, acender o amor que todos guardamos algures na noite submissa o que escrevo est desbotado e o que vemos deformado. o sangue escorre com a mente e somos protagonistas de um videoclip qualquer extremamente megalmano e s queremos sorrir em todas as direces e s queremos falar em todas as direces e s queremos ser devorados por todas as direces mesmo aquelas que no conhecemos e o mundo to fsico como o prprio esquecimento porque nada do que digo importante, nada do que dizes importante, e nada do que eu fao importante quando nenhuma regra suficientemente importante.

34

Domingo

hoje domingo e as imagens escoam-me pelo queixo, fazem poas de promessas sobre a virtude. eu diria que os dias so sensivelmente todos iguais: todos se apresentam esmagados e inspiradores, lumes horizontais no soalho, brisas que ascendem pelas frestas das pginas at melancolia dominical. o universo recosta-se no seu software complexo mas fcil de manusear na ptica do utilizador. domingo e ningum me conhece. como estar deitada sobre uma linguagem lunar, torcendo-me para te alcanar a ausncia, diversificando a velhice ao fim-de-semana.

35

Candeeiro

veste-me as horas como se um astrlogo me decidisse desenhar a conversa para te inebriar os sentidos, recolher-te o afecto no momento em que distraidamente o pousaste junto s chaves sobre a mesa. ia atender o telefone mas depois preferi escrever-te um e-mail feito de especiarias e sangue ardido nos ns das veias. deixa-me procurar-te o cansao, algures entre a dor e a meia-noite, algures entre o medo e o candeeiro, vou curar-te com a minha libido de cera e as minhas mos volteis que se moldam ao teu corpo de gelo.

36

Recados

proibi as tuas mutilaes de me apontarem para os sonhos, como que a tentar derrub-los do alto das suas metamorfoses. tu ignoraste completamente a vaga agonia do meu calendrio e quiseste repor os fantasmas mesmo os mais etreos. eu nunca forcei nenhuma linguagem a escorregar por entre a saliva da nossa noite mas o tempo arrefeceu e a idade estagnou e os ventos formaram uma depresso cega no horrio do nosso esquecimento. pouco havia que no fosse escuro ou, no mnimo, adormecido e ento confimos lua o vigilante do poema e deixamos a aragem cobrir naturalmente o nosso corpo elementar. foi quando a vida se deixou de nos mandar recados.

37

Passos

arranho os sons para encontrar a qualidade dos teus pensamentos, sei que te expressas de uma maneira algo difusa, aqui onde o corpo uma superfcie expandida sobre o tempo at que subitamente somos levados ao cho por um membro furioso de uma imagem. uma unha de fogo crava-se na plpebra da noite. explicas-me pacientemente que todos os excessos da idade so luzes escorregadias na fronteira que separa os teus dias dos meus. pelos poros da paisagem, infiltro os nervos do silncio. espero apressadamente pela ltima tendncia do nosso medo. daqui, antecipo a carne mitolgica da fuga e prevejo o desmoronamento dos alicerces da vida como o som banal dos passos de algum que no conhecemos.

38

Vocabulrio

o espao entre o veneno e a casa um relmpago em forma de msculo, um membro perdido do corpo o som incessante do teu cabelo molhado sobre a pele da minha memria. tento fugir de ti quando no ests e nesse momento que o delrio apontado s veias morfina extenuante a entrar nas palavras verticais. injeces de seda a aumentarem a palpitao no trax profundo dos dedos. as pegadas do teu sono selvagem na catedral dos sonhos, nos brnquios da cidade frentica onde no estamos, onde o vento fundamental da msica escoa para o miolo dos ouvidos. num vocbulo aleatrio encontro o teu nome.

39

Castelo de luz

arranho os sons para encontrar a qualidade dos teus pensamentos, sei que te expressas de uma maneira algo difusa, aqui onde o corpo uma superfcie expandida sobre o tempo at que subitamente somos levados ao cho por um membro furioso de uma imagem. uma unha de fogo crava-se na plpebra da noite. explicas-me pacientemente que todos os excessos da idade so luzes escorregadias na fronteira que separa os teus dias dos meus. pelos poros da paisagem, infiltro os nervos do silncio. espero apressadamente pela ltima tendncia do nosso medo. daqui, antecipo a carne mitolgica da fuga e prevejo o desmoronamento dos alicerces da vida como o som banal dos passos de algum que no conhecemos.

40

Lis

sento-me na margem da tua infncia e recupero o gosto pelo esquecimento. as minhas mos traam o momento em que o teu corpo aberto colide com o mar. imagino o oceano em que te deitas e a forma como a tua boca de areia se alarga at Praia da Vieira. imagino os rascunhos de memria que as horas vo largando ao longo do caminho. sinto-te um prolongamento do meu pensamento, pensamento de gua voltil como a noite que te abriga, fragmentrio como o cheiro do teu nome de flor.

41

A chuva no pinhal

recolho todos os vestgios que a passagem do dia deixou no pinhal. contemplo as sombras fundas de toda a nostalgia, o reflexo gil do pensamento. as brumas vertem da pele das rvores, deslizam pela memria como seda. os lbios ardem sempre que adormeo e cada insnia esconde um segredo inviolvel e cada estremecimento congela uma imagem e cada imagem chora um silncio rubro, um tactear delicado.

42

Academismo

eu quero mostrar-te todas as teses que escrevi sobre o medo, com nomes frios e silncios selvagens. tempo de mudana e temos que sair e eu que mantenho as pginas suadas s para te aquecer. daqui vejo o teu nome de terra a germinar no tero do sonho. daqui a cano chega salgada e a eternidade exercitada num auditrio. se vale a pena abandonar o que crimos numa lgica fixa, num calor imperfeito? talvez. rastejar at apario, iluso de outros corpos, submergir pelo centro de conversas alheias onde pensamos que nos mostramos mas s fugimos de ns. o que no estar aqui, se quando c no estou no me conheo? abandonar a retrica de platina por uma iluso maior. deixa-me com as minhas teses, afinal, a minha extroverso pode existir independentemente de mim.

43

Traduo

quero traduzir-te esta lembrana mas h uma ironia sossegada que me sobrevoa ao nvel dos olhos e quer-me parecer que a minha pele se est a fundir com as escamas destes livros. ontem deixei um salpico de suspiro colado imaginao e o vento da montanha tingiu-nos o calendrio at s bordas das palavras. hoje a filologia explica a profundidade das sombras e os sonhos e o prazer do constantemente ns ao silncio.

44

Direco

se eu soubesse a direco certa para te encontrar, se as possibilidades se incendiassem e s me restassem os teus braos de couro. se algum dia a minha alma fosse leve e doce e lacnica de forma a poder telegrafar-te todo o universo. porque nas veias das perguntas que as respostas fervilham mas nenhuma possibilidade te aproxima de ns e nenhuma fantasia lmpida o suficiente para eu te perceber e nenhuma beleza monstruosa o suficiente porque do fundos dos meus rgos, os gritos respiram cada abandono cinematogrfico.

45

O sono extenso

um dia havemos de nos vingar de quem nos magoou nem que isso seja uma inflexo da liberdade nem que isso seja s a difuso da inocncia quando a achamos estar a perder nem que isso seja este cheiro lento e lmpido a expandir-se pelas entranhas da obsesso quando o mundo parece mais alagado em espasmos e imagens do que propriamente em solido. mas tudo o que sabemos que havemos de deixar Novembro, um dia nem que para isso seja necessrio criar algo maior do que ns nem que para isso deixemos de dormir e deixemos de fechar a carne e abrir a vrtebra da noite. o sono extenso chega ao de leve, pousa-nos nas feridas, suga-nos a essncia e ser ou no ser passa a ser sempre uma questo de perspectiva.

46

Serpentes

as constelaes abandonadas ao longo boca formam a humidade da fala porque a luz reflecte o teu sorriso e o fogo da tua voz entranha-se nos ossos terrestres dos astros. os livros ressoam devagar um pensamento que tiveste e o sangue desdobra-se para a tua existncia mitolgica. o dia respira atentamente a msica das tuas tmporas, respira-te o rosto dos dedos onde trazes os segredos de lcool e de mar. as serpentes que circundam este texto emitem um som que lhe encobre o sentido.

47

Contar serpentes um exerccio

contar serpentes uma forma de exercitar a flexibilidade dos desejos, como deixar as palavras apodrecerem por falta de apetite e depois culpar o tempo. ter deuses enferrujados em cima de estantes rachadas. contar serpentes derramar carcias sobre feridas e pensar sempre em modo de sorriso sem nunca sorrir. dispor de uma anestesia poderosa que tempera o sangue e lhe d textura. como atravessar o dia com o paladar doce das insnias a fervilhar na lngua. porque cada um dos meus pecados ilumina uma parte do mundo e eu no quero que me falhe a luz.

48

parece mal

parece mal que os dias atravessem o gelo vazio que nos vem contra a cara quando caminhamos na rua espera que os ces famintos que abandonamos nos subrbios do pensamento nos mastiguem os rbitas dos olhos para no conseguirmos ver o tempo que passou desde que acordmos e desde que a noite comeou tambm ela a passear no ventre das nossas dvidas mais rudas e menos ruidosas. parece mal porque no cai bem porque no se faz no se dorme no parapeito da vida com as vrias fracturas expostas ao tdio e a ternura afiada dos corpos alheios a queimar lentamente as gotas de suor da imaginao. no se fica sentado espera que o sol de ferro que se mergulha nos sentidos aquea mais do que estas dores palpitantes nos nervos das fotografias que caem de todos os jornais, de todas as revistas que caem das revistas e dos jornais que tambm caem mas que no caem bem porque no cai bem diluir assim os afectos com a lama dos nmeros a lama das estatsticas, a lama do share, da receita, do deficit, da crise, da grise das imagens que pulsam livres, dementes, doentias que esvoaam e se metem para debaixo do crnio para um stio onde no as conseguimos apanhar.

49

a viagem foi um corredor estreito onde cresceste a viagem foi um corredor estreito onde cresceste e agora a tua identidade uma espcie de alvio obsessivo com o qual todos fantasiam. mas deixa-me pr as coisas nestes termos, quando te espreito pelas frinchas da persiana e ests semi-nu e amanhece e ainda ningum adormeceu e h lbios cintilantes nas pontas dos enganos tens a certeza que a terra no se tenta suicidar com a msica ssmica dos teus gestos? porque afinal so os dedos do meu desejo a recuar perante os acidentes que me irrigam os poemas. e h rumores trmulos que flutuam nas memrias indecifrveis. afio os dentes no sonho, ausento-me por dois segundos e o mundo deixou queimar o teu rosto e podemos fugir para um aborrecimento melhor do que este.

50

eu e os meus amigos

eu e os meus amigos estamos todos a beber e h pedras perigosas que se alastram pelas veias fluorescentes das horas. os meus amigos tm rostos amargos ouvem msica confusa msica com mel que desagua num oceano elctrico de guitarras alguns acariciam a pele raspada da noite algum responde a uma sms perdida nos confins da despedida algum se perde no azul frio da noite e o lcool rubro das palavras escoa no sentido inverso aos ponteiros do sono. os meus amigos esto enleados a sorrisos de enxofre e h fotografias de tinta cravadas no pnico dos desejos e h libidos de cetim a iluminar a inteligncia nmada e h casas temporrias que imitam a saliva das lminas lminas lambidas por paredes canibais. festas adocicadas, festas de plvora que acabam por explodir em ecrs aleatrios. os meus amigos e os seus olhos lquidos, os seus olhos esquecidos no fogo de todos os amantes clnicos de todos os amantes patolgicos

51

o vento murcho a crepitar pelas alucinaes a festa, os amigos e este ligeiro odor a penumbra e este ligeiro insecto agarrado aos ombros do silncio, o silncio que sangra. a sujidade plastificada rumo s estratgias ambulantes estratgias fulgurantes, traadas na libido peregrina. todos os meus amigos prisioneiros da liberdade ancoram em ilhas de desejos dilacerados em filmes indecisos a escancarar as portas da lucidez a invadir os lquidos que crescem para a luz a luz que devora todas as dores. e algum se isola na escurido de um nome e se esvai em juventude e algum grita um grito demasiado tenebroso mas festivo, ainda assim, festivo e os meus amigos embebidos em lcool pousam nas minhas infeces. os meus amigos e a sua respirao aflitiva e as suas gargalhadas-sirene e os seus raciocnios montanhosos e as suas intrigas esplendorosas e o brilho do seu desespero e o vagaroso brilho dos seus desesperos.

52

espelhos

os espelhos contam muitas histrias, histrias de ansiedades inaudveis em lugares longnquos que no chegaram a abrir-se completamente nos mapas ou de gritos que no chegaram a atingir o corpo, histrias com sangue doce sangue virgem como o azeite sangue diludo no bolor dos sonhos. os espelhos so memrias pontiagudas que raspam os olhos os espelhos so sombras de diamantes que cobrem as cartilagens esmurradas descrevem espaos lentos sobem pelos msculos da casa entrando pelos pulmes da solido de uma forma bastante violenta mas os espelhos so tambm esconderijos onde os prisioneiros apaixonados se encontram e trocam presentes feridos. espelhos de pele, velhos espelhos. os espelhos so os piores amigos.

53

quando estou aborrecida comeo a apaixonar-me

quando estou aborrecida comeo a apaixonar-me. por vezes estou sozinha e ponho-me a mordiscar silncios ou a apreciar a forma voluptuosa como a amnsia me lambe os fascnios como se de uma embriaguez mgica se tratasse. mas nenhum murmrio me preenche como tu nenhum murmrio me preenche a cama como tu e nenhum deserto se incendeia sem o teu corao para o inflamar e eu podia ter o teu corao e mordisc-lo a ele em vez de aos silncios. e sentava-o no centro da lua numa cadeira feita de mar, dava-lhe um lar sossegado onde pudesse inspirar toda a ternura dos meus ossos e uma boca que pudesse sorver a humidade dos desejos. um lar de sonhos e artrias calejadas um lar provisrio de tdio. foi o tdio que te tornou to bonito.

54

volta e meia

porque volta e meia l vamos dar ao mesmo assunto eu bem queria fugir dos clichs como os do carvo que ficou do jantar de ontem noite na esquina barulhenta da metafsica mas o que acontece que as ruas esto demasiado espessas ultimamente com tanta piedade pendurada nas rugas dos pensamentos que no se decidem a morrer, que se metem nas camas dos hospitais em estado de coma e quase deixam o estado em coma e que no saem de l nem para uma miragem de madeira ou de outro tipo de material natural que fica sempre bonito nos mveis de uma decorao moderna mas lenta daquelas modernas que demoram mais um bocadinho um bocadinho mais do que uma coluna de opinio num tablide. eu no tenho inteno de andar em crculos mas os crculos andam em mim em forma de veneno sofisticado que nos faz parecer mais que nos faz parecer mais mas que no tem objectivo definido apenas preservar as tradies que como quem diz cristalizar o olfacto e cristalizar o tacto e tantos outros sentidos que desconhecemos e que provavelmente nunca nos vo nascer como as caudas porque a criatividade assim uma coisa que tentou cometer suicdio num dia chuvoso mas que acabou por se recostar em frente s estatsticas que nos dizem quantos idosos faleceram a ver a Praa da Alegria.

55

quando tocas assim

quando tocas assim como se os motores do mundo todos parassem para te acariciar as notas e acompanharem a rotao do meu delrio que sobe as paredes da banalidade para poder chegar ao outro lado onde se encontra o abismo absoluto do meu riso no menos provisrio mas que engana mais, e l que est o prazer que se ergue por detrs do sono cintilante que se afasta de ns como se fugisse por ter medo que o cacemos e o metamos dentro de um frasco quadrado e fique como aqueles gatos que algum diz que so japoneses ou chineses e que s existem na nossa caixa de e-mail. sempre despertos, crescemos para o barro que nos modela as feies e faz a beleza tremer e quando tocas tocas-me e toco-me ou poderia eventualmente tocar-me mas no quero parecer despropositada at porque tenho versos a explodir dentro de cada glbulo e no quero que penses que no os tenho mesmo. e quero fazer-te sentir cada letra como uma bssola que indica o norte da minha pele e a espuma dos desejos pregados ao ossos.

56

Visibilidade

queria dormir tanto que a minha idade arrasada pudesse recuperar as coxas e a viso como uma bebedeira lenta que se alastra para as mquinas fotogrficas da minha poesia daquelas em que fases figuras engraadas como se estivesses srio ou como se estivesses com dvidas ou at assustado, a mostrar os dentes, o que , no fundo, assustador. mas o que importa pousar porque temos o flego preso contra o nosso baptismo e o nosso nome j no nosso enquanto no o tornarmos visvel.

57

Reflexo

se andar sempre de costas para a noite pode ser que os teus braos se embrenhem no meu reflexo porque o sono oculta-me o reflexo e assim terei a certeza que tudo o que fizeres foste tu a fazer como quem diz foste tu que comeaste e eu no terei que lidar com o peso do abismo ou do excesso porque todos os limites sero lricos como a libido da paisagem que no ousamos transpor porque a pacincia ruiva e o vento rectangular, avana-nos pela carne como um alimento. e eu movimento-me pelo sentimento, e eu consigo mover-me entre o sentimento mas o grito do mundo mergulha-me nas queimaduras, o grito embriagado do mundo.

58

no, isso no d, no vai dar

no, isso no d, no vai dar assim no pode, olhe, no me pagam para isto, sim? e hoje acordei tarde, vim directamente do ciclone que me atravessou os dedos quando vestia o casaco esmurrado que levei a uma enfermeira anestesiada que me enfiou numa sala de espera e me disse aguarde cinco minutos, o desespero vem j e s tive tempo para um bocado de leite amargo que trazia nos ns das slabas. slabas que no tive tempo de pronunciar e que deixei nas bermas das estradas a sangrar at que morressem e assim criei uma nova linguagem e uma nova lngua que mais pequena que as outras e mais espessa e que pode ser enfiada em vrios tipos de orifcios cortantes que consegue sempre saborear o rico paladar do absoluto nada. e quanto sua questo, no vai dar como lhe disse no firmou um contracto? no leu as letras pequeninas cravadas a fogo no cu? no cu da sua inconscincia, ora essa. diga-me uma coisa, o senhor j falou com algum dos nossos animais glaciares que esto ali pendurados entrada da memria? eles podem verificar a sua conta e dizer-lhe desde j de que cor o a sua noite e a quantos metros est a sua demncia do cho. olhe eu que no lhe posso fazer nada. passe bem, sim?

59

Que nos espia

olho por cima do papel vejo uma sonolncia no canto da tua morte mas quem quer saber? cada slaba vitima da sua claridade. as manhs reencontram o seu desassossego. esperamos de culos escuros, encostados a postes de cinismo na boca, a temperatura salgada de cada rosto que nos cumprimenta ou que no nos cumprimenta mas sabe quem somos porque temos o facebook cheio de dedadas e na humidade da inocncia que alimentamos a cusquice com orgulho como quem alimenta um sonho esfarrapado, um sonho delgado e azedo mas, ainda assim, um sonho. e recordo os nevoeiros que pousaram em torno dos teus gemidos na noite passada e o vinho macio que nos toldou a capacidade de pensar mas ser mais um exame-ressaca, um exame nossa ressaca e vamos ao encontro do doutor com o plo dos anos oitenta que nos examina a condio e nos chumba com um profundo cansao um cansao to oxidado como os seus valores apedrejados e que nos espia a morte sem nos dizer nada sim, que nos espia a morte.

60

Sensao de Pertena

canto-te, a minha voz desidrata o teu sorriso melanclico que se estende at ao olhar arrefecido. ningum nos pediu para abandonarmos a pista nem mesmo quando a saudade iluminou os gritos e o vento visceral da vodka se cravou nas sombras. o cntico no traz nada de novo: msica diluda em fumo, pedaos de msica mastigada msica esfarrapada que nos entope as veias do crebro. pedimos ao dj que abandonasse os nossos espectros interiores no plen embriagado do tempo num espao incompreensvel entre o silncio e o corpo. hoje sbado ou ser j domingo e tudo o que sei que h uma sabedoria a forrar o interior do esquecimento e o esquecimento to flexvel como a argila que escorre dos medos. as feridas da noite jorram veneno para o interior da minha dana.

61

a minha dana um espectro, e tu danas com o meu espectro a vertigem agarrada aos saltos para no cair e esta sensao de pertena a um medo maior do que eu a um vmito maior do que eu, esta sensao de pertena.

62

Performance

The more you open your mouth / The more youre forcing performance / And all the attention is leading me to feel important (completely obnoxious). s mais um ms imaginrio no interior da tua voz pontiaguda onde nos friccionamos at que nos rasgues as ideias porque a tua voz tem o timbre hipntico do desespero e pode facilmente atravessar-nos a insegurana o que sempre reconfortante. e quanto mais abres a boca, maiores so as tuas possibilidades de performance afinal, a vida pouco mais do que um breve desafio cinematogrfico e tu estudaste em fsica que a causalidade a identificao da origem dos fenmenos, e a partir da nada na vida te poder mais escapar. aprendeste que o social um tabuleiro de xadrez onde fazer batota automaticamente ganhar. s mais um ms nos teus planos e tudo vai ficar bem. ainda que por hoje s a tua energia obsessiva em encontrar solues para pequenos detalhes irrelevantes seja extenuante o suficiente para impressionar algum mas no futuro tudo ficar bem porque os teus objectivos fulguram deslumbrantes sobre um pedestal de glria e so tudo o que necessitas para te achares boa pessoa.

63

Dialecto

usvamos um dialecto prprio porque no queramos que as vozes do passado nos raspassem os blocos de notas com as suas recomendaes de tecido gasto usmos o verniz da lngua para pintar a nossa msica e assim avanmos em direco ao lodo do nosso destino irrompemos pelas artrias do crime porque todos os demnios do futuro tinham o telemvel desligado procurmos uma vingana madura que nos pudesse satisfazer as necessidades mais bsicas, uma vingana sumarenta que nos apelidasse o tdio usmos um dialecto prprio de roupa luminosa e bons fnebres samos e fomos beber uma crise com mais polpa, uma crise mais moderna samos para ir ter com uma crise mais cosmopolita e europeia caminhmos durante horas em direco linguagem e a linguagem desfez-se como papel molhado, e molhmos a linguagem e decidimos que para a prxima trazamos umas facas umas facas capazes de dissecar melhor a linguagem e voltmos a tentar os demnios do futuro que j no tinham os telemveis desligados e os demnios disseram a crise e os demnios disseram uma verdade por corao, cada corao por um tosto as vertigens verteram para as verrugas das nossas bebidas e as palavras cresceram speras na msica explodida por dentro dos ouvidos. e os rostos so todos brisas salgadas, sem distino

64

e o calo rude que utilizamos possui toda a beleza cristalina da aragem suave do teu offshore na Sua e por vezes as metforas pontiagudas aglomeram-se nas frechas da pele como quando te apontei aquela faca e te pedi que passasses para c toda a destruio que me pertence.

65

Pas I

Como poder evitar-te se ests na minha respirao de mar, ests no calor do meu rosto como uma profunda cicatriz de sol no s nada e s infinitamente tudo: identidade de algas e de sal riso estonteante de argila s margens do meu pensamento. E no entanto vejo-te como uma noite que se estende para l das imagens uma ave ferida pousada na pedra fria de um qualquer mosteiro, com os sentimentos turvos, embaciados com orvalho nas veias em vez de sangue. E em vez de sonhos, um sono murcho, inebriado que te protege dos mais devastadores futuros. O passar dos dias bebe-te com delicadeza e tudo o que fica so as memrias gastas, lentamente encaixilhadas junto s fotografias das inumerveis famlias que j no te pertencem.

66

Pas II

No h nada de manifestamente potico em deixar-te, a no ser talvez o sentimento veloz que percorre os ossos das palavras que no saem porque ficam imaculadas num canto cristalino do meu mar privado. No h nada de manifestamente potico, no s mais do que um monlogo de gua num rio de cinzas, no s mais do que pele oculta entre os vrios olhares. No s mais do que uma superstio amarga mas persistente encarcerada no monlogo que deixmos preso na nossa casa de luz e ar, a nossa casa de Vero, a nossa casa de terra e de passado, a nossa casa onde no moramos linda e resplandecente como sempre a sonhmos.

67

Pas III

No me magoa que no saibam precisar em que continente ficas, no me magoa, nada me magoa. Escolher a exactido da morte , de qualquer forma, um caminho mais seguro e no vejo porque no. H uns tempos bem sei que no era assim, h uns tempos magoava, pois, achmos que ia aparecer um fogo mgico para nos rebentar com a noite e deixar s as estrelas vigilantes, as mgicas labaredas da descoberta mais ardida. Mas para qu tanta preocupao? No sabem, no sabem, pronto! Pacincia! assim a vida! O conformismo o primeiro passo para a sobrevivncia e eu at j estou a progredir no abandono estou a abandonar-me amnsia e vai tudo correr bem. J me descolei h tempo suficiente para saber que isto das identidades culturais no passa de

68

granito assente no pensamento e que um dia vai rachar mas s vezes sinto que tenho rgos de terra que ardem como memrias. E as palavras so afiadas e a distncia amarga e eu no sei em que rbita me insiro nesta circulao febril do mundo. O estonteamento desperta como cido, cai precisamente nas feridas abertas na minha rbita ainda por definir, o tempo congela o prolongamento do mar que eu sou e que aqui represento com a minha existncia. No saberem que existes ou onde ficas magoa mais do que o que imaginas.

69

Pas IV

No h nada de novo nesta lamria de sirene que alerta para um perigo passivo, que j no exalta de to inevitvel. No h nada de novo nestes segredos. As horas deixam rastos de bruma pelos corpos e os lamentos so cnticos que existem connosco sem rumo. Um vento delicado como a seda rompeu os desejos e os jornais desabitados que continuam a existir. As ondas vacilantes devolvem-nos o fado que foi embater contra as falsias. A choradeira prossegue insuportvel vinda dos mares e as pessoas preferem ver as montras para se distrarem.

70

Pas V

Hoje, como sempre, o crepsculo pousou as mos nas tpicas casas da vila e nas outras que se construram mais recentemente A Igreja da parquia beijou as sombras que bocejavam at sua ausncia, beberam-se pequenos cafs em mesas de plstico nas esplanadas de luz to espessa como a minha imaginao. O cu vibrante, azul de silncio, engole as rugas de areia na pele das caladas. E aqui, onde me encontro, s um lugar secreto. S eu te posso sentir.

71

Pas VI

A chuva penetra a sua lngua nos interstcios do oceano. Lambe suavemente o dia procurando remover as sombras das horas. Mas o tempo arde incontrolvel sob as fendas dos objectos pois sabe que o mundo possui demasiados destinos. Eu fico por c a observar as aragens brancas do relgio, as avenidas vazias do meu corpo, a forma como a chuva eclipsa a solido.

72

Pas VII

Hoje no me esqueci de trazer o mar. Trouxe-o escondido no receio de no o ter novamente e ele que tem alagado os sorrisos sombrios que coalham delicadamente junto s paredes. Hoje trouxe o sol sossegado nas pegadas da adolescncia que ainda existe algures na imensido do sangue e trouxe as algas e o vento que se veio a diluir mais tarde em cada nova palavra que descobri. Em cada espelho com o qual me cruzo h uma areia finssima que brota para dentro da boca subterrnea da minha infncia. A minha saudade cheira a maresia e soa a gaivotas.

73

aqui que

aqui que te vou encontrar quando um sorriso terminal me encostar contra a parede como tu me encostas sem d contra a minha fragilidade. toda a gente nos v da ponta do dio onde nos encontramos e eu queria perguntar-te o que achas da minha condescendncia quando te explico de forma extremamente racional aquilo que tu fazes instintivamente. e de que me importa a razo se o teu domnio esta noite perdida entre vodka e insnias. queria voltar para uma casa onde me pudesse proteger ou onde pudesse adormecer para sempre ou at sempre que ser quando esta dor passar no dia seguinte, depois de ter finalmente descansado e o meu corpo ressacar a adrenalina do teu sadismo. mas por enquanto s quero regressar infncia, ao quintal do meu av onde os pssegos tombavam para a minha inocncia e os caracis tinham uma maneira prpria de me sugar a dor, quero voltar ao frio insuportvel da sua casa em dia de festa e aos altifalantes febris que se me cravavam por dentro, dando ao acordeo popular e aos guinchos de rancho uma melancolia reflexiva que s a minha sensibilidade podia filtrar. voltar aos abajures alinhados no armrio, ao p dos pires e chvenas de porcelana intocveis que sempre me pareceram ser utilizados em cerimnias divinas por princesas etreas numa realidade para alm da vida. a vida que at ento eu apenas supunha que fosse mas que nem se revelou assim to diferente do que eu poderia antever at me largar aqui a encher a barriga de tdio, a mergulhar com persistncia nas teias perversas dos teus instintos e a culpar-te por isso.

74

d-me s um segundo da tua inconscincia e eu aguento a lucidez de que os outros continentes no so muito diferentes do nosso e assim posso regressar sem remorsos ao bero da minha infncia. d-me a tua dor e os teus medos acho que gosto de me defender das tuas defesas, acho que me viciei. deixa-me escrever-te aqui no meio do paralelismo mais despropositado entre aquilo que foram umas quecas e aquilo que foi a minha infncia, deixa-me atingir este ponto de absurdidade porque j tarde e o mundo arrasta-se numa felicidade antiquada e no h nada que me d mais prazer do que arranhar o cume das improbabilidades, isto sem querer dizer que no me tenhas dado prazer, tu e os outros mas a questo que eu sei que h um stio algures nos meandros da minha imaginao onde o vinho to negro como o cu e as plantas crescem dos poros das lgrimas e onde tu ests, tu e as tuas dores e os teus medos que transformas em flechas sangrentas na minha direco s porque eu me pus no teu caminho na esperana de chegar a ti e continuo a usar a segunda pessoa como se realmente acreditasse que algum dia fosses ler isto e pensar, espera ela est a escrever sobre mim, porque na realidade estou, mesmo que no te conhea, e se ests a ler isto pensa apenas que o meu sorriso terminal e a minha fragilidade meramente temporria e a casa do meu av continua a ser o meu stio predilecto para morrer.

75

15 cm

vou escrever durante toda a extenso deste sono s para te chamar a ateno - sou daquelas pessoas que precisam sempre de muita ateno e vai ser assim a mergulhar em suspiros prateados ou noutras sinestesias a esta equiparadas que todos os vestgios de carncia da minha histria iro desvanecer lentamente at surgirem naturalmente novos. no se tem muitas hipteses quando se traz as veias sobrecarregadas. a outra hiptese seria andar de saltos de 15 cm em todas as ocasies como uma deusa grega do equilibrismo e da resistncia dor ortopdica. poderia assim rasgar os cus e os anseios e quebrar toda a tenso acumulada entre mim e as minhas memrias vendo os dias por cima o que significaria que lhes veria o incio e o fim em simultneo ainda que este ltimo mais pequeno, em perspectiva e escrevo sobre saltos altos porque estou farta que me digas que escrevo como um gajo o que tambm, sinceramente, no me faz muita diferena, na tua perspectiva misgina ser provavelmente um elogio. e sobretudo porque no dormi outra vez e enquanto no dormir terei que ocupar a extenso do sono que no foi devidamente utilizada isto porque a noite cai sempre muito mais cedo no meu dia e o crepsculo asfixia as horas e a noite lquida e encharca todas as ideias permanentemente e assim que acordo ou continuo a permanecer acordada todas as manhs

76

com a maquilhagem j posta e as unhas de gel polidas e por este andar nunca mais vou precisar de ginsio porque a insegurana me suspende terminantemente a digesto. um dia, no entanto, serei capaz de prescindir do xanax e isso ser quando o sono se instalar definitivamente no interior das minhas palavras, sendo parte do funcionamento regular da minha circulao sangunea to regular como a bulimia ou os restos de energia intelectual que eu queimei com a gordura. e tu perguntas-te mas porqu tudo isso se eu no precisava dos 15 cm a mais para que me quisesses foder e eu digo-te que o meu sacrifcio te ultrapassa e que eu estou obcecada pela idealizao esttica da minha existncia e espero amarguradamente que compreendas e espero amarguradamente compreender-me contigo. hoje quero trazer-te um pouco mais de mim nesta bandeja insuflvel onde me ofereo mas uma mulher nunca se deve oferecer, ou seja, oferecer-me s uma forma de te tentar expor uma perspectiva recorrendo a algo que te apele aos sentidos, embora, o problema que por vezes apelam de mais, como certas publicidades. e o que te estou a tentar dizer que preciso de material para isto, no d para estar para aqui a escrever sem que as coisas tenham uma origem visceral, sem que o teu dio seja verdadeiramente dio ou o meu orgasmo no seja verdadeiramente um orgasmo afinal os dias ardem-nos todos os dias, todos os dias so cinzas, todos os dias so dias de cinzas e reunimo-nos e inspiramo-las e ficamos pedrados e as nossas viagens desamarram um vento que nos despenteia os sentidos em permanncia e no vale a pena trazeres sempre o pente contigo. porque as horas no vo deixar de ser horas s porque ests distrado com a Xbox.

77

e o medo no deixar de ser medo por muito que as nossas convices ideolgicas nos paream extremamente racionais e ponderadas, e com uma ponta de humanismo progressista. um dia sairemos da sala de cinema com uma perspectiva extremamente apurada sobre todos os aspectos cinematogrficos envolvidos na concepo do filme mas tudo o que diremos que parou de chover e que amanh faremos compras.

78

Juventude

trazemos a juventude presa a um olhar doce e a uma poca difcil trazemos uma juventude silenciosa mas impetuosa recndita mas quente como uma manh pueril sem destino embora no tenhamos manhs somos uma juventude sem manh, sem amanh somos uma cegueira mas temos saudades, tantas saudades dos sculos que no foram os nossos temos uma libido depressiva, suprimida em fermentaes de sacarinas, oh, somos uma juventude to potica com as nossas liberdades os nossos imprios mediticos, os nossos valores etreos, as nossas pginas, os nossos amigos, as nossas drogas o nosso rock, o nosso corpo atravessado em gemidos prematuros as nossas leituras de Kafka aos 15 anos, os nossos medos, as nossas expectativas, os nossos jogos que so nossos at perdermos e deixarem de ser nossos.

79

Trip

Quando nos despedimos era como se Nos voltssemos a ver por dentro algures numa dimenso de vsceras E sangue e rgos que no sabamos existir Era como uma volta carregada de pus E de lcool adormecido no desejo Os nossos quartos seriam contos de um livro qualquer que nunca chegmos a escrever e quando nos voltssemos a ver seria como uma nuvem de um charro que no fummos na totalidade Mas o que realmente relevante so as nuvens e o cu que nunca deixou a cor prpura Como que inspirado nos nossos casos clandestinos Como que enfiado ele todo dentro de ns O cu todo no espao onde nos falha a explicao No espao onde tropeamos sem ter a certeza se camos ou se continuamos a levitar Na linha que separa o mundo da mentira e a vontade da doena Quando dos despedimos era um rio que nos escoava dos olhos Para desaguar em qualquer coisa nefasta, Numa vodka cancergena que nos forrou as palavras Numa fala ensanguentada com a qual construmos todos os muros que circundam a nossa lngua E que nos deixam sempre do lado de l.

80

Adormecido

No te quero outra vez adormecido no meu silncio. Os dias vo infiltrar-se de qualquer forma pelas fissuras dos medos e hoje mais sbado do que ontem por isso no te quero a pernoitar nas esquinas do meu corpo porque j no sei onde que isso fica. Tens um chapu engraado que trouxeste daquela viagem e eu consigo ver que sorrias da mesma maneira inclinada no me julgues mal, apenas tenho esta vontade de te cravar duas ou trs palavras entre os poros s para que tenhas a certeza que hoje sou capaz de no aparecer outra vez para te segurar a respirao escorregadia e o bronzeado irregular sou capaz de no te ranger a cama com o meu desespero e de me destilar at me confundir com o teu exibicionismo porque s nos resta a eternidade azedada que acompanha o texto e a fome arrefecida entre os dedos, o calor com o qual os olhos nos arderam a lascvia.

81

I will gain an extra life, when I get the high score

Sempre te quis mostrar de forma mais ou menos eficiente As minha frustraes emolduradas em qualquer coisa visualmente apelativa Mas nunca soube muito bem como o fazer Provavelmente se tivesse gritado para fora do sculo Ou se tivesse cortado o caule das memrias mais penosas Para tas digitalizar e enviar como mensagem Se tivesse persistido em afogar os dias nos poemas Ou insistido naquelas quatro palavras japonesas que estavas quase a aprender Se tivesse usado mais as minhas onitsuka tiger amarelas para te persuadir da minha existncia, Se tivesse culos mais coloridos ou uma voz menos vida, mais serena como o teu esprito Se tivesse posto lubrificante no teu entendimento sobre a humanidade Se tivesse engolido Em vez de cuspido Se tivesse feito o pino enquanto me ignoravas Se tivesse escolhido um top com a bandeira da Noruega Se tivesse dado um sentido mitolgico minha cor de cabelo Se tivesse danado menos Se tivesse danado mais Se tivesse cantado mais msicas que envolvessem jets privados Se tivesse encolhido a barriga enquanto declamava um poema

82

Se tivesse um sentido de humor menos regular, Se fosse italiana, Se fosse amiga dos teus amigos ou amiga dos teus inimigos mais amigos Se houvesse algum dia alguma possibilidade De tudo ter sido o que no foi por alguma coisa que eu poderia ter feito mas que no fiz.

83

Tudo o que escrevo

Tudo o que escrevo so esboos e tudo o que digo so buscas cansadas de inimigos que nunca se apresentam Tento alicerar os olhares estrangeiros para que todo o tipo de indiferena seja devidamente canalizada Para um lugar mais prximo de algo compreensvel Porque s consigo dormir sobre a segurana vadia da exausto E tudo o que ouo so estilhaos matinais do meio-dia da tua vida plantada sobre os tendes mastigados dos meus poemas S te posso pedir para que venhas e te aproximes da lua enquanto nenhum hbito se propaga pelas expectativas ultracongeladas que derretem num Vero apressado de um ano em que nunca vivemos. Escoamos to apressadamente como uma batida electrnica oitentista escoa Para um medo desaproveitado E para qu deixar o medo desaproveitado? Nunca nos chegaremos a conhecer porque nunca se chega a conhecer ningum por isso abraa-me como se no fossemos acordar outra vez sem nome porque sabemos que no dia a seguir tudo ser estrangeiro novamente mas por breves instantes por breves momentos parecemos comunicar e os dias to plidos como estas letras e o horizonte to ruidoso e a msica que quiseste que eu ouvisse fica aqui como banda sonora do nosso esquecimento.

84

Rakia

Seria interessante encontrar o momento perfeito, Em que estivesses to online como eu Em que estivesses to preso s minhas palavras como eu estou presa s tuas palavras, como uma tentativa de afogamento digital e literrio ao mesmo tempo porque por vezes as tuas palavras parecem cravadas a ferro nos ecrs da minha obsesso E eu luto com todas as minhas foras para tentar vir superfcie E acredito veemente que existe um momento em que a luz ainda no brotou das cicatrizes e o dia no violentou as frestas da madrugada e as rbitas no esto ainda forradas a chumbo, Um momento em que s uma garrafa de aguardente da Bulgria nos poderia amenizar os erros Ou um momento viril em que tudo aquilo de que precisvamos era um bocado de esperma infiltrado algures Numa tentativa incua de afirmao, ou momento brilhante e elegante, radiante como o meu cabelo hidratado, um momento to hidratado como o meu cabelo Em que a maquilhagem que me escorre para os poemas salve o dia e talvez o mundo, mais hilariante que um episdio de South Park e to profundo como um poema que Fernando Pessoa escreveu sem acreditar que era mesmo ele a escrever Com um desses grafismos extremos e um contedo politicamente conservador de forma a chocar por igual todas as fraces da sociedade, sem deixar que ningum se identifique com ningum num momento mais ou menos visvel Mais ou menos palpvel, uma insnia de barro a cristalizar o momento, um momento corrosivo a rebentar dentro de todos os outros, Um momento mais ou menos ternurento, mais ou menos assustador a escapar-se avidamente pelas pginas.

85

As rodas do mundo

Chegas sempre sem avisar, Recolhes-te numa dcada qualquer que no a tua e imaginas o mundo nossa volta porque nunca te ds realmente ao trabalho de o observar. Imaginas a tristeza do corpo distendido pela pgina branca E o suor potico de todas as derrotas. Imaginas o sarcasmo ingrato da solido E prevs nomes to eternos como desconhecidos. Sei que apenas queres encontrar um caminho mas as ruas perdem-se dentro de ti E as mos j no so mos, so multides em fuga E o teu flego raspa o silncio demonaco da manh. Desinfectas os segundos para que no te contaminem mas nunca hs-de chegar sozinho sinceridade e por isso desistes deixando para trs todas as nostalgias.

86

Amargura

trazes uma linguagem apressada enrolada em cigarros e eu pergunto-me que tipo de idade preciso ter-se para se chegar a este ponto como se nunca tivesses anoitecido como todos ns anoitecemos, vens falar-me de perfumes sem finalidade nenhuma cicatrizes douradas nas horas que mundo queres dominar afinal? quantos habitantes tem a tua mentira? falas to lentamente e a tua linguagem to apressada e nem sequer fumas mas trazes a lngua banhada de tabaco e eu no consigo olhar para a tua amargura porque fico tonta e tudo o que dizes mistura-se desagradavelmente com os vestgios mais putrefactos da incoerncia e tudo o que dizes envolto numa terrvel falta de conscincia e fumas e fumas a tua amargura como se fosse um cigarro mas no um cigarro, s a tua amargura.

87

No estrangeiro

tenho outra vez formigas nos olhos tenho outra vez a humanidade como vizinha e um caminho longnquo para criar porque h caras invisveis no espao infantil da noite e h tanto vento na msica como na solido. as montras desfilam para dentro da sensao nmada de pertena quando as ruas so tambm vizinhas das palavras onde caminho passo a passo com o timbre ainda desconhecido da tua gramtica.

88

Electric feel

as semanas caminham-me pela boca e as pginas em que te li amarelecem. as guitarras abrem-se para as letras e o som atira-se em flecha contra a carne das ideias. na minha cabea Janeiro s um estado de esprito e os cenrios onricos inspirados com o LSD destes versos decapitam-te membro a membro. ainda assim acreditamos que as mquinas nos vo estruturar melhor o mundo mais cedo ou mais tarde da mesma forma que a inexistncia de Deus s nos arejou a liberdade para um condicionamento maior. as tuas vrgulas e as tuas reticncias fulguram eloquentes sobre a extenso do sono enquanto as veias cientificas das horas se rompem na mais profunda embriagues.

89

ndice
Acertadas | 5 Ego | 6 Ferrugem | 7 Murmrios | 9 Infncia | 10 Astros | 11 A linguagem | 12 Quartos | 13 Respirao | 14 As rvores | 15 O meu dia | 17 Entreter | 18 Call Center | 19 Asfixia | 20 Sonhos | 21 Inocncia | 23 Penso Lua | 24 Catarse | 25 O musgo das metforas | 26 H partes do teu corpo que sabem a crepsculo | 27 A respirao das palavras | 28 Dirio de Pesadelos | 29 Em vez de sangue | 30 Ter-te | 31 Upload | 32 HD | 33 como um Videoclip | 34 Domingo | 35 Candeeiro | 36 Recados | 37 Passos | 38 Vocabulrio | 39 Castelo de luz | 40 Lis | 41 A chuva no pinhal | 42

Academismo | 43 Traduo | 44 Direco | 45 O sono extenso | 46 Serpentes | 47 Contar serpentes um exerccio | 48 Parece mal | 49 Eu e os meus amigos | 51 Espelhos | 53 Quando estou aborrecida comeo a apaixonar-me | 54 Volta e meio | 55 Quando tocas assim | 56 Visibilidade | 57 Reflexo | 58 No, isso no d, no vai dar | 59 Que nos espia | 60 Sensao de Pertena | 61 Performance | 63 Dialecto | 64 Pas I | 66 Pas II | 67 Pas III | 68 Pas IV | 70 Pas V | 71 Pas VI | 72 Pas VII | 73 aqui que | 74 15 cm | 76 Juventude | 79 Trip | 80 Adormecido | 81 I will gain an extra life, when i get the high score | 82 Tudo o que escrevo | 84 Rakia | 85 As rodas do mundo | 86 Amargura | 87 No estrangeiro | 88 Electric feel | 89

S-ar putea să vă placă și