Sunteți pe pagina 1din 9

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 1 de 9

ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

mar/2006

GABIES
RGO

DIRETORIA DE ENGENHARIA
PALAVRAS-CHAVE

Gabies. Muros de Arrimo.


APROVAO PROCESSO

PR 010974/18/DE/2006
DOCUMENTOS DE REFERNCIA

OBSERVAES

REVISO

DATA

DISCRIMINAO

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 2 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

NDICE 1 2 3 4 5 6 6.1 6.2 7 7.1 7.2 8 9 OBJETIVO .....................................................................................................................................3 DEFINIO ..................................................................................................................................3 MATERIAIS ..................................................................................................................................3 EQUIPAMENTOS .........................................................................................................................3 EXECUO ..................................................................................................................................4 CONTROLE...................................................................................................................................5 Material ......................................................................................................................................5 Execuo ....................................................................................................................................6 ACEITAO .................................................................................................................................6 Material ......................................................................................................................................6 Execuo ....................................................................................................................................6 CONTROLE AMBIENTAL ..........................................................................................................6 CRITRIOS DE MEDIO E PAGAMENTO............................................................................7

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 3 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

OBJETIVO Definir os critrios que orientam a execuo, aceitao e medio de muro de arrimo de gabies, em obras rodovirias sob a jurisdio do Departamento de Estradas de Rodagem de So Paulo DER/SP.

DEFINIO Trata-se de muros de arrimo tipo gravidade de estruturas flexveis, drenantes, constitudos por caixas formadas por telas metlicas em malha hexagonal, devidamente preenchidas por pedras de mo ou britadas com dimenses mnimas superiores a abertura das telas. Estas caixas, em forma de prismas retangulares, com variao de dimenso igual a 0,5 m, devem ser montadas nos locais designados para as referidas confeces, atravs de superposies sucessivas de elementos de menor largura sobre aquelas de maior largura, constituindo a estrutura do muro projetado. As caixas devem ser adequadamente solidarizadas atravs de tirantes metlicos de forma a promover as devidas amarraes.

MATERIAIS A executante deve prever a utilizao dos seguintes materiais: gabies: tipo caixa, colcho e saco, confeccionados com redes metlicas, com dupla toro e malhas de forma hexagonal, produzidas com arame de fio de ao trefilado a frio, recozido zincado e eventualmente protegido com PVC, para obras em locais com presena de guas agressivas; arame: deve ser de ao doce recozido com dimetro de 2,4 mm, exceto para as bordas que deve ser de 3 mm. Deve ter tenso de ruptura mdia de 38 a 48 kg/mm2 e ser revestido com liga zinco-5% alumnio (Zn 5 Al MM) com a quantidade mnima de 244 g/m2 ; pedra de mo: deve ser originria de rocha s e estvel, apresentando os mesmos requisitos exigidos para a pedra britada. Recomenda-se a utilizao de material resistente e de elevado peso especfico, excluindo-se aqueles que se decomponham. geotexteis posicionados junto face de montante do gabio, diretamente em contato com o solo do macio, utilizado como filtro para eventuais surgncias de gua; concreto magro com fck 10 MPa, para servir como base de apoio e regularizao. tubos em PVC perfurados, para servir como drenos de infiltraes ocorrentes no macio ou como rebaixamento do nvel dgua local.

EQUIPAMENTOS Antes do incio dos servios todo equipamento deve ser examinado e aprovado pelo DER/SP. O equipamento bsico para execuo de gabio compreende as seguintes unidades: - ferramentas manuais: p, picareta, enxada e carrinho de mo, alicates e marreta de 1 kg;

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 4 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

- equipamentos mecnicos: p carregadeira complementada por dispositivos de retroescavao, sapos mecnicos, guindastes e caminho basculante. 5 EXECUO A executante deve proceder locao da obra sob superviso direta da fiscalizao, conforme elementos previstos em projeto. Aps a locao da obra, a executante deve executar os servios bsicos de limpeza e regularizao da base dos gabies. A regularizao da base deve ser constituda, de maneira geral, por lastro de concreto magro com fck 10 MPa, e espessura mnima de 10 cm. As escavaes e aterros devem atender as conformaes, dimenses, cotas e espessuras constantes no projeto. Os aterros ou reaterros previstos para a constituio do macio devem ser executados em atendimentos s especificaes constantes no item Terraplenagem do DER/SP. Recomenda-se a utilizao de camada de concreto magro para assentamento dos gabies, objetivando a uniformidade do suporte bem como a regularizao do terreno de apoio. Em gabies tipo caixa devem ser colocados gabaritos de sarrafos, na face do paramento externo da estrutura, que alinhados e aprumados devem condicionar a ocorrncia de deformaes precoces durante a fase de execuo. Devem ser obedecidas as medidas indicadas no projeto, pois a posio dos sarrafos deve fornecer tambm a posio da colocao dos tirantes. O comprimento dos gabaritos deve ser determinado em funo do cronograma de execuo da obra e, se forem mveis, devem ser removidos para frente, na mesma camada, ou para cima, para execuo da camada superior, porm somente depois de fechadas as caixas. Paralelamente operao da colocao e alinhamento dos gabaritos, procede-se a amarrao entre si, usualmente de 4 peas dos gabies caixa. Recomenda-se colocar os gabaritos tambm ao longo do paramento interno da obra. Os gabies vazios devem ser assentados, sempre os amarrando entre si pelas quinas e, mantendo as tampas abertas, inicia-se a colocao das pedras. A amarrao dos gabies entre si deve se dar pelas quinas do paraleleppedo, costurando-se com um s arame que, seguindo a ordem das malhas, d uma laada simples e uma dupla, alternada. As pedras devem ser arrumadas manualmente dentro dos gabies, de modo que fique o menor nmero possvel de vazios, resultando um peso especfico mdio de 18 kN/m. Colocase uma primeira camada de pedras arrumadas, correspondente a 1/3 da altura do gabio, para gabies com altura de 1 m ou, para gabies de altura de 0,5 m, esta altura facilmente determinada pela posio dos sarrafos dos gabaritos, colocando-se os tirantes, sem estic-los em demasia para no deformar a rede dos gabies. proibido o preenchimento das caixas por meio de lanamento com a concha dos equipamentos mencionados como p carregadeira ou retroescavadeira Estando os gabies preenchidos, fecham-se as tampas, amarrando todas as quinas, com costura.
Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 5 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

Na face externa da estrutura em gabies caixa, face a vista, devem ser usadas pedras cujo tamanho abranjam 3 malhas inteiras, no podendo usar pedras de tamanho menor que a malha dos gabies. Concludo o assentamento de uma primeira camada de caixas, removem-se os gabaritos, que devem ser novamente alinhados e aprumados de acordo com o projeto. Deve-se proceder o levantamento da segunda camada de gabies da mesma forma como j descrito para a primeira camada. Para isto, antes de amarrar os gabies vazios da segunda camada aos da camada inferior, deve-se observar se as juntas ficaram a prumo. Em certos casos, os projetos especificam gabies com diafragmas internos. Estes devem ser colocados no sentido longitudinal da obra. Em reas abaixo do nvel dgua devem ser utilizados os gabies tipo saco cilndrico. Estes so enchidos ao lado da obra, com pedra a granel com a mesma granulometria do tipo gabio tipo caixa, acima descrita. No h necessidade de se arrumar cuidadosamente as pedras dos gabies saco. Deve-se colocar as pedras de forma a evitar a ocorrncia de vazios. Conforme se enchem os sacos de uma extremidade para outra, colocam-se tirantes internos. Os tirantes permitem que o saco mantenha um certo paralelismo no seu corte longitudinal. O gabio saco pode ser lanado no seu lugar definitivo atravs de equipamento que pode ser drag-line, ou p-carregadeira sobre esteira. Caso se utilize p-carregadeira ou qualquer equipamento com esteiras, devem ser tomados cuidados para evitar que as esteiras prejudiquem a malha dos gabies. Aps a colocao dos sacos com guincho aconselhvel que se compacte os sacos visando regularizar e conformar a estiva formada. Os servios de reaterro e aterro, para a incorporao ao macio ou talude a ser contido, devem ser iniciados aps a concluso parcial ou total dos muros. 6 6.1 CONTROLE Material As telas para condicionamento so normalmente fornecidas em fardos, devem pesar no mximo 1.000 kg, convenientemente amarrados para permitir o manuseio e transporte. Cada fardo deve ser adequadamente identificado com o nmero correspondente, alm de: a) tipo; b) dimenses dos gabies; c) dimenso da malha; d) dimetro do fio da malha; e) presena ou no de diafragma, no caso da caixa; f) revestimento, ou, do fio com PVC.
Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 6 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

A inspeo da telas deve abranger os seguintes itens: a) inspeo visual do lote, no que se refere ao aspecto da rede dos gabies, visando verificar defeitos grosseiros; b) medio da malha; c) medio do dimetro dos fios da malha e da borda; d) medio das dimenses das peas; e) galvanizao. A executante deve proceder a amostragem retirando uma pea a cada lote de 10 (dez) fardos. As malhas escolhidas para medies devem estar afastadas das bordas de uma distncia mnima de trs vezes o tamanho da amostra. 6.2 Execuo O muro deve ser executado em atendimento s especificaes e desenhos de projetos. Devem ser controladas a localizao e dimenses do muro 7 ACEITAO Os servios so aceitos e passveis de medio desde que atendam simultaneamente as exigncias de materiais e de execuo, estabelecidas nesta especificao e discriminadas a seguir. 7.1 Material O material deve ser aceito quando atender aos requisitos desta especificao. Quando a amostra no satisfizer algum requisito, deve-se retirar outras trs amostras do mesmo lote e efetuar nova inspeo do requisito no atendido; se houver atendimento para as trs amostras, o lote aceito. 7.2 Execuo So aceitos os muros executados de acordo com o projeto ou com as alteraes autorizadas pela fiscalizao. A localizao e as dimenses do muro no podem diferir em mais de 10% (por cento) em relao ao projeto. 8 CONTROLE AMBIENTAL Os procedimentos de controle ambiental referem-se proteo de corpos dgua, da vegetao lindeira e da segurana viria. A seguir so apresentados os cuidados e providncias para proteo do meio ambiente a serem observados no decorrer da execuo do muro de conteno em gabio.
Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 7 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

Devem ser observados os seguintes procedimentos na explorao das ocorrncias de materiais a) os agregados somente so aceitos aps a apresentao de licena para a explorao da pedreira, sendo vetadas jazidas em rea de preservao ambiental; b) a explorao de jazidas deve ser planejada de forma a minimizar danos ao meio ambiente, possibilitando a recuperao do mesmo aps a concluso da obra; c) deve ser vedado o lanamento do refugo aos materiais usados na faixa de domnio, em reas anexa ao leito dos rios e crregos ou outros lugares onde venham causar prejuzos ambientais d) quando a pedra for adquirida de terceiros, deve-se exigir a documentao atestando a regularidade das instalaes e da operao da pedreira, junto ao rgo competente. Durante a execuo devem ser conduzidos os seguintes procedimentos: a) deve ser implantada a sinalizao de alerta e de segurana de acordo com as normas pertinentes aos servios; b) deve ser proibido o trfego dos equipamentos fora do corpo da estrada para evitar danos desnecessrios vegetao e interferncias na drenagem natural; c) caso haja necessidade de estradas de servio fora da faixa de domnio, deve-se proceder o cadastro de acordo com a legislao vigente; d) as reas destinadas ao estacionamento e manuteno dos veculos devem ser devidamente sinalizadas, localizadas e operadas de forma que os resduos de lubrificantes ou combustveis no sejam carreados para os cursos dgua. As reas devem ser recuperadas ao final das atividades; e) todos os resduos de lubrificantes ou combustveis utilizados pelos equipamentos, seja na manuteno ou operao dos equipamentos, devem ser recolhidos em recipientes adequados e dada a destinao apropriada; f) deve-se providenciar a execuo de barreiras de proteo, tipo leiras de solo, quando as obras estiverem prximas a cursos dgua ou mesmo sistema de drenagem que descarregue em cursos dgua, para evitar o carreamento de solo ou queda, de blocos ou fragmentos de rocha em corpos dgua prximos a rodovia; g) no pode ser efetuado o lanamento de refugo de materiais utilizados nas reas lindeiras, no leito dos rios e crregos e em qualquer outro lugar que possam causar prejuzos ambientais; h) as reas afetadas pela execuo das obras devem ser recuperadas mediante a limpeza adequada do local do canteiro de obras e a efetiva recomposio ambiental; i) obrigatrio o uso de EPI, equipamentos de proteo individual, pelos funcionrios. 9 CRITRIOS DE MEDIO E PAGAMENTO Os gabies tipo caixa, tipo colcho devem ser medidos por metro cbico de servio executado e aceito pela fiscalizao.

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 8 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

Os gabies tipo colcho devem ser medidos por metro quadrado de servio executado de acordo com o projeto com o projeto e aceito pela fiscalizao. O pagamento deve ser feito, aps a aceitao e a medio dos servios executados, com base nos preos unitrios contratuais, os quais devem representar a compensao integral para todas as operaes, transportes, materiais, perdas, mo-de-obra, equipamentos, encargos e eventuais necessidades completa execuo dos servios. DESIGNAO 25.11.04 Estrutura de gabio tipo caixa largura 50 cm, tela galvanizada 25.11.05.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 17 cm tela galvanizada 25.11.06.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 23 cm tela galvanizada 25.11.07.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 30 cm tela galvanizada 25.11.08.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 17 cm, tela revestida em PVC 25.11.09.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 23 cm tela revestida em PVC 25.11.10.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 30 cm tela revestida em PVC 25.11.11 24.09.04 Estrutura de gabio tipo saco tela galvanizada Estrutura de gabio tipo caixa largura 50 cm, tela galvanizada UNIDADE m m m m m m m m m m m m m m

24.09.04.01 Estrutura de gabio tipo caixa altura de 50 cm, revestido de PVC 24.09.04.02 Estrutura de gabio tipo caixa revestimento de PVC, altura de 1,00m 24.09.04.03 Estrutura de gabio tipo caixa galvanizado, altura de 1,00m 24.09.05.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 17 cm, tela galvanizada 24.09.06.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 23 cm, tela galvanizada

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-G00/018
EMISSO FOLHA

A 9 de 9

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

24.09.07.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 30 cm, tela galvanizada 24.09.08.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 17 cm, tela revestida em PVC 24.09.09.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 23 cm, tela rev. em PVC 24.09.10.01 Estrutura de gabio tipo colcho espessura 30 cm; tela revestida em PVC 24.09.11 24.09.12 37.04.53 37.04.54 37.04.55 37.04.56 37.04.57 37.04.58 37.04.59 37.04.60 Estrutura de gabio tipo saco, tela galvanizada Estrutura de gabio tipo saco, tela galvanizada revestida de PVC Estrutura de gabio tipo caixa largura 50 cm, tela galvanizada Estrutura de gabio tipo colcho espessura 17 cm, tela galvanizada Estrutura de gabio tipo colcho espessura 23 cm, tela galvanizada Estrutura de gabio tipo colcho espessura 30 cm, tela galvanizada Estrutura de gabio tipo colcho espessura 17 cm, tela revestida em PVC Estrutura de gabio tipo colcho espessura 23 cm, tela revestida em PVC Estrutura de gabio tipo colcho espessura 30 cm, tela revestida em PVC Estrutura de gabio tipo saco, tela galvanizada _____________

m m m m m m m m m m m m m m

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

S-ar putea să vă placă și