Sunteți pe pagina 1din 32

34567

15 DE SETEMBRO DE 2011

EDICAO DE ESTUDO
ARTIGOS DE ESTUDO PARA AS SEMANAS DE:
24-30 de outubro
PAGINA 7

Jeova e minha heranca


C ANTICOS: 38, 56

Esta fazendo de Jeova a sua heranca?


PAGINA 11 C ANTICOS: 40, 85

31 de outubro6 de novembro

7-13 de novembro

Corra com perseveranca


PAGINA 16 C ANTICOS: 54, 135

Corra de modo a ganhar o premio


PAGINA 20 C ANTICOS: 81, 129

14-20 de novembro

21-27 de novembro
PAGINA 25

Jeova conhece voce?

C ANTICOS: 107, 4

34567
6

15 DE SETEMBRO DE 2011

O OBJETIVO DESTA REVISTA, A Sentinela, e honrar a Jeova Deus, o Supremo Governante do Universo. Assim como as torres de vigia nos tempos antigos possibilitavam que uma pessoa observasse de longe ` os acontecimentos, esta revista mostra para nos o significado dos acontecimentos mundiais a luz das profecias bblicas. Consola as pessoas com as boas novas de que o Reino de Deus, um governo real no ceu, em breve acabara com toda a maldade e transformara a Terra num paraso. Incentiva a fe em Jesus Cristo, que morreu para que nos pudessemos ter vida eterna e que agora reina como Rei do Reino de Deus. Esta revista, publicada sem interrupc ao pelas Testemunhas de Jeova desde 1879, nao e poltica. ` Adere a Bblia como autoridade.
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias.

OBJETIVO DOS ARTIGOS DE ESTUDO


ARTIGOS DE ESTUDO 1 E 2 PAGINAS 7-15 O que Jeova quis dizer quando disse aos levi tas: Eu sou teu quinhao? (Num. 18:20) Eram os levitas os unicos que tinham esse privilegio? Podemos hoje ter a Jeova como nosso qui nhao, ou heranca? Em caso afirmativo, de que modo? Esses dois artigos de estudo explicarao como Jeova pode ser a heranca de alguem. ARTIGOS DE ESTUDO 3 E 4 PAGINAS 16-24 Esses artigos nos mostrarao como podemos vencer a corrida pelo premio da vida eterna. Onde podemos encontrar apoio e incentivo? Que armadilhas e obstaculos devemos evitar? E o que nos ajudara a avancar ate a linha de chegada? ARTIGO DE ESTUDO 5 PAGINAS 25-29 Jeova conhece e aprova seus servos fieis. Que qualidades nos possibilitam manter essa pre ciosa condic ao perante Jeova? Esse artigo aju dara cada um de nos a fazer uma autoanalise.

TAMB EM NESTE N UMERO


3 Leitura da Bblia minha fonte permanente de forca

30 Voce pode imitar Fineias ao enfrentar desafios? 0

A Sentinela e publicada e impressa quinzenalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor e editor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 508. 5 2011 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil. Vol. 132, N. 18 Semimonthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

LEITURA DA BIBLIA MINHA FONTE PERMANENTE DE FORCA

NA RRA DO PO R

MARCEAU LEROY

O PRINCIPIO Deus criou os ceus e a terra; foi esta a primeira frase que eu li, na privacidade do meu quarto. Por que eu estava lendo em secreto? Com certeza meu pai, um ateu convicto, nao aprovaria o livro que eu ti nha em maos a Bblia. Eu nunca havia lido a Bblia, e es sas palavras iniciais de Genesis me atingiram como um raio. Pensei: Aqui esta a explicac ao para a har monia das leis fsicas que eu sempre admirei! Fascinado, eu li das 8 ho ras da noite ate as 4 da madrugada. Assim comecou meu habito de ler a Palavra de Deus todos os dias. Gostaria de lhe explicar como a leitura da Bblia tem sido uma fonte de forca em toda a minha vida.

Voce tera de le-lo todos os dias Eu nasci em 1926, em Vermelles, uma pe quena cidade mineradora de carvao no norte da Franca. Durante a Segunda Guerra Mun dial, o carvao era um produto de importancia nacional. Por isso, como minerador, eu estava isento do servico militar. Ainda assim, para melhorar de vida, estudei radio e eletricidade, o que despertou em mim uma forte admira c ao pela harmonia das leis fsicas. Quando eu

tinha 21 anos, um colega de turma me deu minha primeira Bblia, dizendo: E um livro que vale a pena ler. Ao terminar de le-la, eu estava convencido de que a Bblia e a Palavra de Deus, uma revelac ao para a humanidade. Achando que outros tambem ficariam an siosos de ler a Bblia, eu obtive oito exemplares. Para minha surpresa, enfrentei zombaria e oposic ao. Parentes supersticiosos me alertaram: Se comecar a ler esse livro voce tera de le-lo todos os dias! E o que tenho feito, e nunca me arrependi. Tornou-se um habito de vida. Vendo meu interesse na Bblia, algumas pessoas me deram publica c oes que haviam recebido das Tes temunhas de Jeova. Folhetos como Um So Mundo, Um So Governo1 (mostrado em fran ces) explicavam por que a Bblia aponta o Rei no de Deus como unica esperanca para a humanidade. (Mat. 6:10) Eu estava mais decidido do que nunca a divulgar essa esperanca. Um dos primeiros que aceitou uma Bblia foi Noel, um amigo de infancia. Por ser catolico praticante, ele marcou um encontro nosso com um homem que estudava para ser padre.
1 Publicado em 1946 em portugues, mas atualmente esgotado.
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

Eu me senti um pouco intimidado, mas sabia da leitura do Salmo 115:4-8 e de Mateus 23:9, 10 que Deus condena o uso de dolos na ado rac ao e de ttulos religiosos para clerigos. Isso me deu a coragem para defender a minha recem-encontrada fe. Como resultado, Noel aceitou a verdade e e ate hoje uma fiel Teste munha de Jeova. Visitei tambem minha irma. O marido dela possua livros sobre espiritismo e estava sendo molestado por demonios. Embora de incio eu me sentisse um tanto incapaz de lidar com essa situac ao, textos bblicos como Hebreus 1:14 me convenceram de que eu tinha o apoio dos anjos de Jeova. Depois que meu cunhado apli cou os princpios bblicos e se livrou de todas as coisas ligadas ao ocultismo, ele se libertou da influencia demonaca. Tanto ele como mi nha irma se tornaram zelosas Testemunhas de Jeova. Em 1947 uma Testemunha de Jeova dos Estados Unidos, Arthur Emiot, visitou a minha casa. Empolgado, eu lhe perguntei onde as Tes temunhas de Jeova se reuniam. Ele me disse que havia um grupo em Lievin, distante uns 10 quilometros. Naqueles dias, comprar ate mesmo uma bicicleta era difcil, de modo que ` por varios meses eu ia a pe as reunioes, na ida e na volta. Fazia oito anos que a obra das Teste munhas de Jeova na Franca estava proscrita. Em todo o pas havia apenas 2.380 Testemu nhas de Jeova muitas delas imigrantes poloneses. Mas, em 1. de setembro de 1947, nossa obra na Franca foi legalizada novamente. Foi reaberta uma sede em Paris, na Villa Guibert. Visto que nao havia nem um unico pioneiro na Franca, o Informante (agora Nosso Ministe rio do Reino) de dezembro de 1947 trazia uma convocac ao para pioneiros gerais (agora pioneiros regulares), que pregariam 150 horas por mes. (Em 1949 isso foi reduzido para 100 horas.) De pleno acordo com as palavras de Jesus em Joao 17:17, de que a palavra de Deus e a verdade, fui batizado em 1948 e, em dezembro de 1949, tornei-me pioneiro.
4
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

Da prisao de volta para Dunquerque Minha primeira designac ao, Agen, no sul da Franca, durou pouco. Visto que eu havia deixado as minas, eu era elegvel para o servi co militar. Eu me recusei a entrar no exercito, de modo que fui preso. Embora nao me fosse permitido ter uma Bblia, consegui obter algu mas paginas do livro de Salmos. A sua leitura me encorajava. Quando fui solto, eu tinha de tomar uma decisao: devia deixar o servico de tempo integral para procurar um meio de vida? De novo, o que li na Bblia me ajudou. Meditei nas palavras de Paulo em Filipenses 4:11-13: Para todas as coisas tenho forca em virtude daquele que me confere poder. Decidi continuar como pioneiro. Em 1950, recebi uma nova designac ao Dunquerque, uma ci dade onde eu ja havia pregado. Quando cheguei, eu nao tinha nada. A cidade tinha sido muito danificada na Segunda Guerra Mundial e era difcil encontrar acomo dac oes. Eu decidi visitar uma famlia a quem eu costumava pregar, e a dona da casa ficou muito feliz: Ah! Sr. Leroy, o senhor foi solto! Meu marido diz que se existissem mais homens como o senhor nunca teria havido uma guerra. Eles tinham uma casa para alugar, de modo que me deixaram morar ali ate comecar a temporada de turismo. No mesmo dia, o ir mao de Arthur Emiot, chamado Evans, me ofereceu trabalho.1 Ele era interprete no porto ` e estava a procura de um vigia noturno para cuidar de um navio. Ele me apresentou a um dos responsaveis do navio. Depois que sa da prisao eu estava magro como um cabo de vassoura. Quando Evans explicou o motivo disso, ` o responsavel me disse que eu me servisse a vontade dos alimentos na geladeira. Assim, num unico dia eu consegui hospedagem, trabalho e comida. Minha confianca nas pala vras de Jesus em Mateus 6:25-33 sem duvida aumentou.
1 Para mais informac oes sobre Evans Emiot, veja A Sentinela de 1. de janeiro de 1999, paginas 22 e 23.

' Simon e eu Quando eu servia como superintendente de distrito *

' Uma Bblia similar ` a primeira que recebi

Quando comecou a temporada de turismo, eu e meu colega no servico de pioneiro, Si mon Apolinarski, tivemos de procurar outra hospedagem, mas estavamos decididos a per manecer na nossa designac ao. Ofereceram nos acomodac oes num velho estabulo de ca valos, onde dormamos em colchoes de palha. Passavamos os dias na pregac ao. Demos teste munho ao dono do estabulo, que foi um dos muitos que aceitaram a verdade. Nao demorou muito, um artigo no jornal local alertou os moradores de Dunquerque contra o avan co das atividades das Testemunhas de Jeova na regiao. No entanto, eu, Simon e uns poucos publicadores eramos as unicas Testemunhas de Jeova ali! Diante das dificuldades, fomos encorajados por meditar na nossa esperanca crista e em como Jeova sempre cuidou de nos. Havia uns 30 publicadores regulares em Dunquerque quando mudei de designac ao, em 1952.

Fortalecido para novas responsabilidades Depois de pouco tempo na cidade de Amiens, fui designado pioneiro especial em Boulogne-Billancourt, um suburbio de Paris. Eu dirigia muitos estudos bblicos, e alguns dos estudantes mais tarde entraram no servico de tempo integral e tornaram-se missionarios. Um jovem, Guy Mabilat, aceitou a verdade e progrediu a ponto de servir como superinten-

dente de circuito e depois de distrito. Mais tar de, ele supervisionou a construc ao da grafica no atual Betel em Louviers, a certa distan cia de Paris. Frequentes conversas bblicas no ministerio incutiam ainda mais a Palavra de Deus na minha mente, o que me alegrava muito e ajudava a aprimorar minha habilidade de ensino. Da, em 1953, inesperadamente, fui desig nado superintendente de circuito na Alsacia Lorena, uma regiao que entre 1871 e 1945 havia sido duas vezes anexada pela Alemanha. Assim, tive de aprender um pouco de alemao. Quando comecei no servico de circuito ha via poucos carros, televisores ou maquinas de escrever naquela regiao, e nenhum radio transistorizado ou computador pessoal. Mas a minha vida nao era triste nem austera. Na realidade, era um tempo muito feliz. Visto que havia entao menos coisas para desviar a aten c ao do servico de Jeova, era mais facil seguir o conselho bblico de manter um olho singelo. Mat. 6:19-22. A Assembleia Reino Triunfante, realizada em 1955 em Paris, foi uma ocasiao inesquecvel para mim. Ali eu conheci minha futura es` posa, Irene Kolanski, que havia iniciado o servico de tempo integral um ano antes de mim. Os pais dela, poloneses, eram Testemunhas de Jeova veteranas e zelosas. Eles foram contatados na Franca por Adolf Weber. Ele havia sido
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

' Nosso casamento

` Eu e Irene gostamos muito de ler e estudar a Palavra de Deus *

` o jardineiro do irmao Russell e havia vindo a ` Europa para declarar as boas novas. Eu e Irene nos casamos em 1956, e ela se juntou a mim no servico de circuito. Que excelente apoio ela tem me dado no decorrer dos anos! Dois anos depois, outra surpresa fui designado superintendente de distrito. Ain da assim, para preencher a falta de irmaos qualificados, eu continuei a visitar algumas congregac oes como superintendente de cir cuito. Era um tempo muito atarefado! Alem de pregar cem horas por mes, eu tinha de semanalmente proferir discursos, visitar tres grupos de estudo de livro, examinar registros e preparar relatorios. Como seria possvel encontrar tempo para ler a Palavra de Deus? Eu so vi uma soluc ao arrancar paginas de uma Bblia velha e levar algumas comigo. Sempre que eu tinha de esperar por alguem num en contro, eu pegava as paginas e lia. Esses breves momentos de revigoramento espiritual forta leciam a minha decisao de continuar na desig nac ao. ` Em 1967, eu e Irene fomos convidados para ser membros da famlia de Betel em Boulogne-Billancourt. Comecei trabalhando no Departamento de Servico e, mais de 40 anos de pois, ainda tenho esse privilegio. Um aspecto agradavel de meu trabalho tem sido responder cartas com perguntas sobre a Bblia. Sinto um enorme prazer em me aprofundar na Palavra
6
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

de Deus e defender as boas novas. (Fil. 1:7) Encontro satisfac ao tambem em dirigir consi derac oes bblicas na adorac ao matinal antes do cafe da manha. Em 1976, fui designado membro da Comissao de Filial na Franca.

O melhor modo de vida Embora eu tenha enfrentado tempos prova dores, o perodo mais desafiador da minha vida e agora, quando a idade avancada e os ` problemas de saude limitam o que eu e Irene podemos fazer. Mas ler e estudar a Palavra de Deus juntos mantem viva a nossa esperanca. Temos prazer em apanhar o onibus para o ter ritorio de nossa congregac ao a fim de partilhar essa esperanca com outros. A nossa ex periencia, que em conjunto soma mais de 120 anos de servico de tempo integral, nos move a recomendar de todo o corac ao essa carreira a quem quer que deseje ter uma vida emocionante, alegre e util. Quando o Rei Davi escreveu as palavras do Salmo 37:25, ele ja ha via ficado velho, mas, como ele, eu tambem nunca vi um justo completamente abandonado. Por toda a minha vida, Jeova me fortaleceu por meio de sua Palavra. Mais de 60 anos atras, meus parentes previram que ler a Bblia seria um habito para toda a vida. Eles estavam certos. Tem sido um habito diario do qual nunca me arrependi!

JEOVA E MINHA HERANCA


Eu sou teu quinhao e tua heranca no meio dos filhos de Israel.
NUM. 18:20.

Jeova fazia provisoes para os levitas 3 Antes de Jeova ter dado a Lei aos israeli tas, chefes de famlia serviam como sacerdotes entre eles. Ao dar a Lei, Deus provi denciou da tribo de Levi um sacerdocio de tempo integral e assistentes. Como se deu isso? Quando Deus destruiu os primogeni tos do Egito, ele santificou os primogenitos ` de Israel, colocando-os a parte como seus, como pertencentes a ele. Da Deus fez este significativo ajuste: Tomo os levitas . . . em lugar de todos os primogenitos entre os filhos de Israel. Visto que um censo mostrou ` 1, 2. (a) Qual era a situac ao dos levitas quanto a que o numero de primogenitos em Israel ex heranca de terras? (b) Que garantia Jeova deu aos le cedia ao de homens levitas, foi pago um resvitas? gate para compensar essa diferenca. (Num. 3:11-13, 41, 46, 47) Assim, os Em que sentido Jeova era a heranca levitas podiam cumprir seu papel no dos sacerdotes e dos levitas? servico ao Deus de Israel. 4 O que essa designacao signifi cou para os levitas? Jeova disse que ele era o quinhao deles no sentido de que, em vez de receberem uma
3. Como se deu que Jeova escolheu os levitas para servi-lo? 4, 5. (a) O que significava para os levitas terem a Deus como heranca? (b) Que provi soes Deus fazia para os levitas?
7

EPOIS de os israelitas terem conquistado grande parte da Terra Prometida, Jo sue providenciou a repartic ao das terras por meio de sortes. Fez isso junto com o Sumo Sacerdote Eleazar e chefes das tribos. (Num. 34:13-29) Os levitas nao receberiam uma heranca de terra como as outras tribos. ( Jos. 14:1-5) Por que os levitas nao tinham territo rio tribal, ou quinhao, na Terra Prometida? Foram excludos? 2 A resposta esta nas palavras de Jeova aos levitas. Destacando o fato de que nao estavam sendo abandonados, ele lhes disse: Eu sou teu quinhao e tua heranca no meio dos filhos de Israel. (Num. 18:20) Que forte garantia: Eu sou tua heranca! Como se senti ria se Jeova dissesse isso a voce? A sua primei ra reac ao talvez fosse: Sera que mereco essa garantia do Todo-Poderoso? Ou talvez se perguntasse: Pode Jeova realmente ser hoje em dia o quinhao, ou heranca, de um cristao

imperfeito? Essas perguntas envolvem voce e as pessoas que voce ama. Vejamos entao o que significa essa declarac ao divina. Assim entenderemos como Jeova pode ser a heran ca de cristaos hoje em dia. Mais especifica mente, ele pode ser sua heranca, quer sua es peranca seja viver no ceu, quer numa Terra paradsica.

heranca de terra, foi-lhes confiado um ines timavel privilegio de servico. A heranca de les consistia em serem o sacerdocio de Jeova. ( Jos. 18:7) O contexto de Numeros 18:20 mostra que isso nao os deixou pobres em sentido material. (Leia Numeros 18:19, 21, 24.) Aos levitas cabia por heranca cada decima parte em Israel, em troca do seu ser vico. Eles receberiam 10% da produc ao de

Os levitas nao receberam uma heranca de terra. Em vez disso, Jeova era sua heranca, pois tinham o grande privilegio de servi-lo
Israel e do aumento no numero de animais domesticos. Os levitas, por sua vez, con tribuiriam uma decima parte do que recebessem, o melhor dela, em apoio ao sa cerdocio.1 (Num. 18:25-29) Aos sacerdotes tambem se entregava toda a contribuic ao sagrada que os filhos de Israel levavam a Deus no Seu local de adorac ao. Portanto, os membros do sacerdocio tinham bons moti vos para crer que Jeova lhes proveria o ne cessario. 5 Parece que a Lei mosaica estipulava um segundo dzimo, destinado ao sustento e usufruto das famlias durante os santos congressos anuais. (Deut. 14:22-27) No entanto, no fim de todo terceiro e sexto ano do ciclo sabatico de sete anos, esse dzimo era depo sitado no portao em benefcio dos pobres e dos levitas. Por que os levitas tambem eram beneficiarios? Porque nao tinham quinhao nem heranca em Israel. Deut. 14:28, 29.
1 Para detalhes sobre a manutenc ao do sacerdocio, veja Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 3, pagina 485.

Talvez se pergunte: Se os levitas nao re ceberam uma designac ao de terra, onde moravam? Deus proveu para eles. Deu-lhes 48 cidades junto com seus pastios ao redor. En tre essas, as seis cidades de refugio. (Num. 35:6-8) Assim, os levitas tinham onde morar quando nao estavam a servico no santuario de Deus. Jeova fez fartas provisoes para os que se colocaram a Seu servico. Obviamen te, os levitas podiam mostrar que Jeova era sua heranca por confiarem na Sua disposi c ao e capacidade de lhes prover o necessario. 7 A Lei nao previa nenhuma penalidade para o israelita que nao pagasse o dzimo. Quando o povo negligenciava o pagamento, os sacerdotes e levitas sofriam os efeitos. Isso aconteceu nos dias de Neemias. Como resultado, os levitas tiveram de trabalhar nos campos, em detrimento de seu ministerio. (Leia Neemias 13:10.) Evidentemente, o sustento da tribo levtica dependia da espi ritualidade do pas. Alem disso, os proprios sacerdotes e levitas tinham de ter fe em Jeova e nos seus meios de lhes prover o ne cessario.
6

Levitas individuais tinham a Jeova como heranca 8 Os levitas como tribo tinham a Jeova como heranca. Mas e digno de nota que le vitas individuais usaram a frase Jeova e o meu quinhao para expressar devoc ao a Deus e confianca nele. (Lam. 3:24) Um des ses levitas era cantor e compositor. Nos o chamaremos de Asafe, embora ele possa ter sido um membro da casa de Asafe, o levita que liderava os cantores nos dias do
6. Considerando que nao receberam nenhuma heranca de terra em Israel para sua tribo, onde os levi tas moravam? 7. O que se exigia dos levitas para que pudessem ter a Jeova como heranca? 8. Descreva a tribulac ao do levita Asafe.

A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

Rei Davi. (1 Cro. 6:31-43) No Salmo 73, lemos que Asafe (ou um de seus descendentes) ficou intrigado. Ele invejou os perversos que levavam uma vida prospera e chegou a ponto de dizer: Decerto e em vao que puri fiquei meu corac ao e que lavo minhas maos na propria inocencia. Pelo visto ele deixou de prezar seu privilegio de servico; nao va lorizava o fato de Jeova ser seu quinhao. Estava espiritualmente atribulado ate que passou a entrar no grandioso santuario de Deus. Sal. 73:2, 3, 12, 13, 17. 9 No santuario, Asafe comecou a ver as coisas do ponto de vista de Deus. Voce talvez ja tenha passado por algo parecido. Pode ser que em determinado momento de sua vida voce deixou, ate certo ponto, de prezar seus privilegios espirituais e passou a concentrarse na busca de coisas materiais. Mas, pelo es ` tudo da Palavra de Deus e frequencia as reu nioes cristas, voce voltou a ver as coisas como Jeova as ve. Asafe apercebeu-se do que por fim aconteceria aos perversos. Ele medi tou sobre sua situac ao e compreendeu que Jeova seguraria sua mao direita e o guiaria. Assim, ele podia dizer a Jeova: Alem de ti nao tenho outro agrado na terra. (Sal. 73:23, 25) Da ele se referiu a Deus como seu quinhao. (Leia Salmo 73:26.) Embora o organismo e o corac ao do salmista pu dessem falhar, Deus seria seu quinhao por tempo indefinido. O salmista confiava que Jeova se lembraria dele como amigo. O seu servico fiel nao seria esquecido. (Ecl. 7:1) Quanto animo isso deve ter dado a Asafe! Ele cantou: Quanto a mim . . . chegar-me a Deus e bom para mim. Pus o meu refugio no Soberano Senhor Jeova. Sal. 73:28. 10 Ter a Jeova como heranca significava mais para Asafe do que o sustento material que recebia como levita. Ele se referia prin9, 10. Por que Asafe podia referir-se a Deus como seu quinhao por tempo indefinido?

` cipalmente ao seu privilegio de servico e a sua relac ao com Jeova, a amizade que havia cultivado com o Altssimo. (Tia. 2:21-23) Para preservar essa relac ao, o salmista tinha de manter a fe em Jeova, confiar nele. Asafe tinha de confiar que sua vida seria recom pensadora caso seguisse os padroes divinos. Voce pode ter a mesma confianca no Todo Poderoso. 11 Outro levita que reconheceu a Jeova como seu quinhao foi Jeremias. Vejamos o que esse profeta quis dizer com essa ex pressao. Ele morava em Anatote, uma cida de levtica perto de Jerusalem. ( Jer. 1:1) Perplexo, Jeremias se perguntava: Por que os maus prosperam e os justos sofrem? ( Jer. 12:1) Depois de observar o que acontecia em Jerusalem e em Juda, ele se sentiu compelido a se queixar a respeito do que viu. Jeremias sabia que Jeova e justo. Aquilo que Deus depois inspirou Jeremias a profetizar, e como Ele cumpriu essas palavras profeti` cas, respondeu cabalmente a pergunta do
11. O que Jeremias se perguntava, e como isso foi respondido?

O que ajudou Asafe a continuar a ter a Jeova como heranca?

A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

profeta. Em harmonia com profecias divi` nas, os que obedeceram a orientac ao de Jeova receberam suas almas como despojo, ao passo que os maus que prosperavam desprezaram o alerta e pereceram. Jer. 21:9. 12 Mais tarde, ao observar sua devastada terra natal, Jeremias sentiu-se como se esti vesse andando na escuridao. Era como se Jeova o tivesse colocado entre os homens mortos ha muito tempo. (Lam. 1:1, 16; 3:6) ` Jeremias havia dito a desobediente nac ao que retornasse a seu Pai celestial, mas a maldade do povo havia chegado a tal ponto que Deus teve de permitir que Jerusalem e Juda fossem destrudas. Isso foi doloroso para Je remias, embora ele mesmo nao fosse culpa do da situac ao. Nas suas aflic oes, o profeta lembrou-se das misericordias de Deus. Nao se deu cabo de nos, disse ele. Realmente, as misericordias de Jeova se renovam a cada manha! Foi entao que Jeremias declarou: Jeova e o meu quinhao. Ele nao perdeu seu privilegio de servir a Jeova como profe ta. Leia Lamenta coes 3:22-24. 13 Por 70 anos, os israelitas ficariam sem a sua terra natal. Ela ficaria despovoada. ( Jer. 25:11) Mas, ao dizer Jeova e o meu qui nhao, Jeremias mostrou confianca na mi sericordia divina, o que lhe deu motivos
12, 13. (a) O que levou Jeremias a declarar: Jeova e o meu quinhao, e qual era sua atitude? (b) Por que todas as tribos de Israel tinham de cultivar uma atitude de espera?

para ter uma atitude de espera. Todas as tribos de Israel perderiam a sua heranca, de modo que tinham de cultivar a mesma ati tude do profeta. Jeova era a unica esperanca deles. Depois de 70 anos, o povo de Deus voltou para sua terra, onde teve o privilegio de servir a Jeova. 2 Cro. 36:20-23. Outros podiam ter a Jeova como heranca 14 Tanto Asafe como Jeremias eram da tri bo de Levi, mas sera que so os levitas tinham o privilegio de servir a Jeova? Nao! O jovem Davi, na condic ao de futuro rei de Israel, re feriu-se a Deus como seu quinhao na terra dos viventes. (Leia Salmo 142:1, 5.) Ao compor esse salmo Davi nao estava num pa lacio, nem mesmo numa casa. Estava numa caverna, escondido de seus inimigos. Pelo menos em duas ocasioes ele se refugiou em cavernas uma perto de Adulao e a outra no ermo de En-Gedi. E bem possvel que ele tenha composto o Salmo 142 numa dessas cavernas. 15 Se esse foi o caso, Davi estava sendo per seguido pelo Rei Saul, que procurava mata lo. Davi fugiu para uma caverna de difcil acesso. (1 Sam. 22:1, 4) Naquela regiao remota, ele talvez sentisse a falta de um amigo que o protegesse. (Sal. 142:4) Foi entao que Davi recorreu a Deus. 16 Na epoca em que compos o Salmo 142, Davi talvez ja tivesse ouvido falar do que havia acontecido com o Sumo Sacerdote Aimeleque, que, sem realmente se dar conta do que fazia, ajudou Davi, que fugia do Rei Saul. Esse rei ciumento havia mandado matar Aimeleque e os de sua casa. (1 Sam. 22:11, 18, 19) Davi sentiu-se responsavel por essas mortes. Era como se ele tivesse matado o sacerdo 14, 15. Alem dos levitas, quem mais fez de Jeova sua heranca, e por que? 16, 17. (a) Que razoes Davi tinha para se sentir desamparado? (b) A quem Davi podia pedir ajuda?

Em que sentido Jeova era a heranca dos levitas? Como Asafe, Jeremias e Davi demonstraram que Jeova era sua heranca? Que qualidade voce precisa ter para que Deus seja sua heranca?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

Como responderia?

10

te que o ajudara. Voce se sentiria responsavel se estivesse no lugar de Davi? Aumentando a tensao de Davi, havia o fato de que ele nao ti nha descanso, pois Saul nao desistia de persegui-lo. 17 Pouco depois morreu o profeta Samuel, que havia ungido Davi como futuro rei. (1 Sam. 25:1) Isso talvez tenha agravado a sensac ao de desamparo de Davi. Mas ele sa bia a quem pedir ajuda: a Jeova. Davi nao ti nha o mesmo privilegio de servico que os levitas, mas ja tinha sido ungido para posteriormente executar outro tipo de servico o de rei do povo de Deus. (1 Sam. 16:1, 13) Assim, Davi abriu seu corac ao a Jeova e nao

deixou de buscar sua orientac ao. Voce tam bem pode, e deve, ter a Deus como heranca e refugio ao se empenhar no servico sagrado. 18 Os personagens que consideramos ti nham a Jeova por heranca no sentido de que receberam uma designac ao de servico sagrado. Eles serviam a Deus com confian ca. Os levitas, alem de pessoas das outras tri bos de Israel, como Davi, podiam ter a Jeova por heranca. Mas e possvel voce tambem fa zer de Jeova a sua heranca? Veremos isso no proximo artigo.
18. Como os personagens que consideramos neste artigo mostraram que tinham a Jeova como heranca?

ESTA FAZENDO DE JEOVA A SUA HERANCA?


Persisti . . . em buscar primeiro o reino e a Sua justica, e todas estas outras coisas vos serao acrescentadas. MAT. 6:33.

` QUE lhe vem a mente quando le o nome Israel na Bblia? Pensa no filho de Isaque, Jaco, cujo nome foi mudado para Israel? Ou talvez na sua descendencia, a na c ao de Israel do passado? Que dizer do Israel espiritual? Quando se fala em Israel no sentido figurativo, em geral se refere ao Israel de Deus, os 144 mil ungidos com esprito santo para se tornarem reis e sacerdotes no ceu. (Gal. 6:16; Rev. 7:4; 21:12) Mas considere a re ` ferencia especial as 12 tribos de Israel em Mateus 19:28.

1, 2. (a) O Israel de Deus mencionado em Galatas 6:16 simboliza a quem? (b) A quem simbolizam as doze tribos de Israel em Mateus 19:28?

Jesus disse: Na recriac ao, quando o Filho do homem se assentar no seu glorioso trono, vos, os que me seguistes, tambem estareis sentados em doze tronos, julgando as doze tribos de Israel. Nesse versculo, as doze tribos de Israel sao os que serao julga dos pelos discpulos ungidos de Jesus e que tem a perspectiva de vida eterna no Paraso na Terra. Esses se beneficiarao dos servicos sacerdotais dos 144 mil. 3 Assim como os sacerdotes e levitas do passado, os ungidos hoje encaram seu servi co como privilegio. (Num.18: 20) Os ungidos
2

3, 4. Que bom exemplo os ungidos fieis tem dado?


A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

11

nao esperam receber a posse de algum ter ritorio ou localidade na Terra. Em vez disso, aguardam ser reis e sacerdotes no ceu com Jesus Cristo. Eles continuarao a servir a Jeova nessa designac ao, como indica o que lemos em Revelac ao 4:10, 11 a respeito dos ungidos na sua posic ao celestial. Eze. 44:28. 4 Enquanto estao na Terra, os ungidos vi vem de um modo que evidencia que Jeova e a sua heranca. A coisa mais importante para eles e o seu privilegio de servir a Deus. Eles exercem fe no sacrifcio de resgate de Cristo e o seguem continuamente, desse modo assegurando-se de sua chamada e escolha. (2 Ped. 1:10) As suas circunstancias e habili dades pessoais variam. Mas eles nao usam qualquer limitac ao que tenham como desculpa para fazer pouco no servico de Deus. Ao contrario, dao alta prioridade a esse servi co, fazendo o que podem. E eles dao bom exemplo para aqueles que tem a esperanca de viver numa Terra paradsica. 5 Quer tenhamos a esperanca celestial, quer a terrestre, temos de negar-nos a nos mesmos, apanhar nossa estaca de tortura e seguir a Cristo continuamente. (Mat. 16:24) Milhoes de pessoas que esperam viver no Pa raso na Terra estao adorando a Deus e se guindo a Cristo dessa maneira. Elas nao se contentam em fazer o mnimo, quando sabem que podem fazer mais. Muitos decidiram simplificar a sua vida e tornaram-se pioneiros. Outros trabalham todos os anos como pioneiros por alguns meses. Ainda ou tros, embora nao possam ser pioneiros, em penham-se ao maximo no ministerio. Esses sao como a zelosa Maria, que untou o corpo de Jesus com oleo perfumado. Ele disse: Ela fez uma ac ao excelente para comigo. . . . Ela fez o que pode. (Mar. 14:6-8) Fazer o que po demos talvez nao seja facil, pois vivemos
5. Como todos os cristaos podem ter a Jeova qual sua heranca, e por que isso pode ser um desafio?
12
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

num mundo dominado por Satanas. Mas nos nos esforcamos vigorosamente e confia mos em Jeova. Vejamos como fazemos isso em quatro aspectos especficos. Buscar primeiro o Reino de Deus 6 Jesus ensinou seus seguidores a dar pri` mazia ao Reino e a justica de Deus. Como homens deste sistema de coisas, cujo qui nhao esta nesta vida, pessoas do mundo tendem a priorizar interesses pessoais. (Leia Salmo 17:1, 13-15.) Sem se importar com o Criador, muitos se dedicam a buscar uma vida confortavel, criar uma famlia e deixar uma heranca. O seu quinhao, ou recompen sa, esta apenas nesta vida. Davi, por outro lado, desejava fazer um bom nome peran te Jeova, como seu filho mais tarde recomendou que todos fizessem. (Ecl. 7:1, nota) Assim como Asafe, Davi reconheceu que ter a Jeova como Amigo e muito melhor do que dar prioridade aos seus proprios interesses. Ele se alegrava em andar com Deus. Hoje, ` muitos colocam as atividades espirituais a frente de seu emprego. 7 Veja o caso de Jean-Claude, na Republica Centro-Africana. Ele e um anciao casado e tem tres filhos. Nesse pas e difcil conseguir trabalho, e a maioria das pessoas faz praticamente qualquer coisa para manter o empre go. Certo dia, o gerente de produc ao disse a ` Jean-Claude que ele trabalharia a noite, a partir das 18h30, sete dias por semana. Jean Claude explicou que, alem do sustento material, tinha de cuidar do bem-estar espiritual de sua famlia. Disse tambem que tinha a responsabilidade de ajudar a congregac ao. A resposta do gerente? Se voce tem a sorte de
6. (a) Como as pessoas em geral demonstram que a sua heranca esta apenas nesta vida? (b) Por que e melhor ter o enfoque de Davi? 7. Que benc ao um irmao recebeu por buscar primeiro o Reino?

ter um emprego, voce tem de esquecer todas as outras coisas, incluindo sua esposa, seus filhos e seus problemas. Voce tem de devotar a vida ao trabalho nada alem do trabalho. Decida: sua religiao ou seu emprego. O que voce faria? Bem, Jean-Claude sabia que, se perdesse o emprego, Deus cuidaria dele. Ain da teria muita participac ao no servico sagra do, e Jeova ajudaria a cuidar das necessidades ` materiais de sua famlia. Assim, ele foi a reu niao seguinte no meio da semana. Depois, aprontou-se para o trabalho, sem ter certeza de que ainda tinha o emprego. Bem nessa hora, ele recebeu um telefonema. O gerente havia sido demitido mas o nosso irmao nao perdeu o emprego. 8 Alguns que ja passaram pelo risco de perder o emprego talvez se tenham perguntado: Como cumprirei a responsabilidade de sus tentar a famlia? (1 Tim. 5:8) Quer voce ja tenha enfrentado um desafio assim, quer nao, e provavel que saiba, por experiencia propria, que jamais ficara desapontado se Deus for a sua heranca e se voce tiver em alta estima o privilegio de servi-lo. Ao dizer aos seus discpulos que persistissem em buscar primeiro o Reino, Jesus lhes garantiu: Todas [as] outras coisas como comida, bebi da ou roupa vos serao acrescentadas. Mat. 6:33. 9 Lembre-se dos levitas, que nao receberam uma heranca de terra. Por darem prima ` zia a adorac ao pura, eles tinham de confiar em Jeova para ter o sustento. Ele lhes disse: Eu sou teu quinhao. (Num. 18:20) Embora nao sirvamos num templo literal, como os sacerdotes e levitas, podemos imitar sua dis posic ao, confiar que Jeova provera para nos. A confianca na capacidade de Deus cuidar de nos e cada vez mais necessaria ao avancar mos nos ultimos dias. Rev. 13:17.
8, 9. Em que sentido podemos imitar os sacerdotes e levitas em ter a Jeova como heranca?

` Primazia a justica de Deus Jesus tambem exortou seus discpulos a persistir em buscar primeiro a justica de Deus. (Mat. 6:33) Isso significa colocar os padroes de Jeova sobre o que e certo e o que e errado acima das normas humanas. (Leia Isaas 55:8, 9.) Talvez se lembre do caso de muitas pessoas que no passado estiveram envolvidas no cultivo de tabaco ou na venda de produtos relacionados, em treinar outros para a guerra ou na produc ao e venda de armas de guerra. Depois de conhecer a verdade, a maioria delas decidiu mudar de emprego e se qualificar para o batismo. Isa. 2:4; 2 Cor. 7:1; Gal. 5:14.
10

Jeova se torna nossa heranca quando damos primazia ao seu servico


Andrew e um exemplo. Quando ele e a esposa aprenderam sobre Jeova, decidiram servi-lo. Andrew orgulhava-se muito de seu emprego, mas o largou. Por que? Porque ele trabalhava para uma organizac ao nao neutra ` e estava decidido a dar primazia a justica de Deus. Ao sair daquele emprego, ele tinha dois filhos, nenhuma renda, e dinheiro suficiente para apenas uns dois meses. Do ponto de vista humano, podia parecer que nao tinha nenhuma heranca. Ele procurou um novo emprego, confiando em Deus. Recor dando o passado, ele e sua famlia podem confirmar que a mao de Jeova nao e curta. (Isa. 59:1) Por levarem uma vida simples, An drew e sua esposa tiveram ate mesmo o privi legio de entrar no servico de tempo inte gral. Passamos por momentos de ansiedade
11

10, 11. Como alguns confiaram em Jeova na ques tao do emprego? De um exemplo.
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

13

ao lidar com assuntos envolvendo dinheiro, moradia, saude e idade avancada, diz ele. Mas Jeova nunca nos abandonou. . . . Pode mos dizer sem sombra de duvida que servir a Jeova e certamente o empenho humano mais nobre e recompensador.1 Ecl. 12:13. 12 Jesus disse aos discpulos: Se tiverdes fe do tamanho dum grao de mostarda, direis a este monte: Transfere-te daqui para la, e ele se transferira, e nada vos sera impossvel. (Mat. 17:20) Voce daria primazia aos padroes de Deus se isso resultasse em dificuldades? Se nao tem certeza de que poderia fazer isso, fale com outros membros da congregac ao. Sem duvida achara espiritualmente anima dor ouvir suas experiencias. Apreco pelas provisoes espirituais de Jeova 13 Se voce preza o privilegio de servir a Jeova, tenha certeza de que ele provera suas necessidades materiais e espirituais, assim como proveu o sustento dos levitas. Pense no caso de Davi. Mesmo numa caverna, ele podia confiar que Deus lhe daria o necessa rio. Nos tambem podemos confiar em Jeova, mesmo quando nao vemos nenhuma sada. Lembre-se de que quando Asafe entrou no grandioso santuario de Deus, ele discerniu o que o afligia. (Sal. 73:17) De modo similar, ` temos de recorrer a Fonte divina para nosso sustento espiritual. Dessa maneira, mostra mos apreco pelo privilegio de servir a Deus, sob qualquer circunstancia. Estaremos assim fazendo de Jeova a nossa heranca. 14 Como voce reage quando Jeova, a Fonte
1 Veja Despertai! de novembro de 2009, paginas 12-14.

de esclarecimento espiritual, lanca luz so bre as coisas profundas de Deus contidas na Bblia? (1 Cor. 2:10-13) Temos um belo exemplo na reac ao do apostolo Pedro quando Jesus disse aos seus ouvintes: A menos que comais a carne do Filho do homem e be bais o seu sangue, nao tendes vida em vos mesmos. Levando essas palavras ao pe da letra, muitos discpulos disseram: Esta pala vra e chocante; quem pode escutar isso? Eles foram embora para as coisas deixadas atras. Mas Pedro disse: Senhor, para quem havemos de ir? Tu tens declarac oes de vida eterna. Joao 6:53, 60, 66, 68. 15 O apostolo Pedro nao havia entendido bem o que Jesus quis dizer quando falou em comer Sua carne e beber Seu sangue. Mas Pedro confiou que Deus proveria o esclarecimento espiritual. Quando a luz espiritual so bre certo assunto se torna mais clara, voce procura entender as razoes bblicas por tras do ajuste? (Pro. 4:18) Os bereanos do primei ro seculo receberam a palavra de Deus com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia. (Atos 17:11) Imitar o exemplo deles aumentara seu apre co pelo privilegio de servir a Jeova, de ter a ele como heranca. Casar-se somente no Senhor Outro aspecto em que os cristaos preci sam ter em mente os propositos de Deus e na questao de aplicar a instruc ao bblica de casar-se somente no Senhor. (1 Cor. 7:39) Muitos preferem ficar solteiros a desconsiderar esse conselho divino. Com bondade, Deus cuida bem deles. O que Davi fez quan do sentiu solidao e estava aparentemente sem ajuda? Eu derramava diante [de Deus] a minha preocupac ao, disse ele. Eu conti nuava a contar diante dele a minha propria
16

12. Que qualidade e necessaria para dar primazia aos padroes de Deus? Cite exemplos locais. 13. Se nos esforcamos no servico de Jeova, o que podemos esperar quanto a provisoes espirituais? 14, 15. Como devemos reagir quando a luz do en tendimento sobre certos textos bblicos se torna mais clara, e por que?
14
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

16. Como Deus pode ser nossa heranca no caso do mandamento em 1 Corntios 7:39?

O exemplo de Jeremias e animador

aflic ao, quando meu esprito se debilitou dentro de mim. (Sal. 142:1-3) O profeta Je remias, que por decadas serviu fielmente a Deus como solteiro, pode ter sentido algo parecido. Voce talvez queira estudar o seu exemplo considerado no captulo 8 do livro Jeremias e a Mensagem de Deus para Nos. 17 Eu nao escolhi ficar solteira, diz uma irma nos Estados Unidos. Estou disposta a me casar, caso encontre a pessoa certa. Mi nha mae, que nao e crista, tentou me convencer a me casar com qualquer um que aparecesse. Eu lhe perguntei se ela assumiria a responsabilidade caso meu casamento nao desse certo. Com o tempo, ela viu que eu tinha um emprego estavel, era independente e feliz. Ela parou de me pressionar. ` Essa irma sente as vezes um pouco de so lidao. Entao, diz ela, procuro fazer de Jeova meu confidente. Ele nunca me aban dona. O que a ajuda a confiar em Jeova? A orac ao me faz sentir que Deus e real e que nunca estou sozinha. O Altssimo do
17. Como certa irma solteira lida com os momentos de solidao?

Universo me ouve, assim, como posso nao me sentir honrada e feliz? Certa de que ha mais felicidade em dar do que em receber, ela diz: Procuro dar de mim para ajudar outros, nao esperando nada em troca. Quando penso: Como posso ajudar determinada pes soa?, sinto uma alegria ntima. (Atos 20:35) Sim, ela tem a Jeova como heranca e aprecia seu privilegio de servi-lo. 18 Seja qual for a sua situacao, voce pode ter a Deus como heranca. Nesse caso, voce fara parte de Seu povo feliz. (2 Cor. 6:16, 17) Isso podera resultar em voce ser a heranca de Jeova, como foi no caso de outros fieis no passado. (Leia Deuteronomio 32:9, 10.) Assim como Israel se tornou a heranca de Deus entre as nac oes, ele podera escolher voce como heranca e amorosamente cuidar de voce. Sal. 17:8.
18. Em que sentido Jeova pode fazer de voce a Sua heranca?

Como responderia?
Como voce pode fazer de Jeova a sua heranca . . . ` por dar primazia ao Reino e a justica de Deus? por mostrar apreco pelo alimento espiritual? por obedecer ao mandamento divino de casar-se somente no Senhor?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

15

CORRA COM
PERSEVERANCA
Corramos com perseveranca a corrida que nos e proposta. HEB. 12:1, Nova Versao Internacional.
ODOS os anos sao realizadas maratonas em muitos lugares. Os chamados corre dores de elite entram na corrida com um so objetivo vencer. A expectativa da maioria dos outros competidores e mais modesta. Para eles, simplesmente completar a corrida ja e um feito do qual se orgulhar. 2 A Bblia compara a vida crista a uma cor rida. O apostolo Paulo destacou isso na sua primeira carta aos cristaos na antiga Corinto. Ele escreveu: Nao sabeis que os corredores numa corrida correm todos, mas apenas um recebe o premio? Correi de tal modo, que o possais alcancar. 1 Cor. 9:24. 3 Sera que Paulo quis dizer que apenas um desses cristaos ganharia o premio da vida e que os demais correriam emvao? Obviamen te nao. Os corredores nas competic oes treinavam e se esforcavam muito para ganhar. Pau lo desejava que seus companheiros cristaos fizessemessetipode esforcona sua busca pela vida eterna. Se fizessem isso, poderiam ga nhar o premio da vida. Na corrida crista, to dososque a completamganhamesse premio. 4 Essas palavras sao animadoras, porem se rias, para todos os que hoje estao na corrida pela vida. Por que? Porque o premio, seja a vida no ceu, seja no Paraso na Terra, e incom paravel. A corrida e longa e ardua, e verdade;
1, 2. Ao que o apostolo Paulo comparou a vida crista? 3. Por que Paulo disse que apenas um corredor vence a corrida? 4. O que temos de considerar a respeito da corrida que nos e proposta?
16
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

ha muitos obstaculos, distrac oes e perigos no percurso. (Mat. 7:13,14) Infelizmente, alguns diminuram o ritmo, desistiram ou ate mes mo caram no meio do caminho. Quais sao as armadilhas e os perigos na corrida pela vida? Como voce pode evita-los? O que pode fazer para completar e vencer a corrida? E preciso perseveranca para vencer 5 Na sua carta aos cristaos hebreus em Je rusalem e na Judeia, Paulo novamente men cionou aspectos de competic oes atleticas ou corridas. (Leia Hebreus 12:1.) Ele nao so destacou o motivo para entrar na corrida, mas tambem o que e preciso fazer paravencer. Antes de examinarmos seus conselhos inspira dos aos cristaos hebreus em busca de lic oes para nos, vejamos o que levou Paulo a escrever essa carta e o que ele procurava incentivar os leitores a fazer. 6 Os cristaos do primeiro seculo, em espe cial os que viviam em Jerusalem e na Judeia, enfrentavam muitas provac oes e dificulda des. Eles sofriam grande pressao dos lderes religiosos judaicos, que ainda exerciam forte influencia sobre o povo. Anteriormente, es ses lderes haviam conseguido condenar Je sus Cristo como sedicioso e mata-lo como criminoso.E nao pretendiamparar sua oposi c ao. No livro de Atos, lemos sucessivos relatos de suas ameacas e ataques contra os cristaos,
5. Que menc ao a uma corrida Paulo fez em Hebreus 12:1? 6. Que pressao os cristaos sofriam da parte de lderes religiosos?

que comecaram quase imediatamente de pois dos eventos milagrosos do Pentecostes de 33 EC. Isso com certeza dificultava a vida dos fieis. Atos 4:1-3; 5:17, 18; 6:8-12; 7:59; 8:1, 3. 7 Alem disso, aqueles cristaos viviam no curto perodo que precedeu o fim do sistema judaico. Jesus lhes havia falado sobre a des truic ao da infiel nac ao judaica. Ele falou tam bem a seus seguidores a respeito de eventos que ocorreriam pouco antes do fim, dando lhes instruc oes especficas sobre o que fazer para sobreviver. (Leia Lucas 21:20-22.) O que, entao, fariam? Jesus alertou: Prestai atenc ao a vos mesmos, para que os vossos co rac oes nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imoderac ao no beber, e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vos instantaneamente. Luc. 21:34. 8 Quando Paulo escreveu sua carta aos he breus, ja haviam passado quase 30 anos desde que Jesus fez esse alerta. Como o passar do tempo afetou esses cristaos? Alguns cederam ` ` as pressoes e as distrac oes da vida e nao fizeram o progresso espiritual que os teria fortalecido. (Heb. 5:11-14) Outros pelo visto achavam que a vida seria bem mais facil se seguissem os costumes da maioria dos judeus ao seu redor. Afinal, esses judeus nao haviam abandonado totalmente a Deus; ainda se guiam a Lei divina ate certo ponto. Ainda ou tros cristaos foram persuadidos ou intimi dados por indivduos na congregac ao que insistiam fortemente na observancia da Lei e das tradic oes. O que Paulo podia dizer para ajudar seus irmaos cristaos a se manterem espiritualmentealertaseaperseveraremnacorrida?
7. Em que tempos crticos viviam os cristaos a quem Paulo escreveu? 8. O que pode ter feito alguns cristaos diminurem o ritmo ou desistirem da corrida?

E interessante ver como Paulo, sob inspi rac ao divina, procurou fortalecer os cristaos hebreus. No captulo 10 de sua carta, ele destacou que a Lei era uma sombra das boas coisas vindouras e mostrou claramente o valor do sacrifcio de resgate de Cristo. Quase no fim desse captulo, Paulo exortou os leitores: Tendes necessidade de perseveranca, a fim de que, depois de terdes feito a vontade de Deus, recebais o cumprimento da promessa. Pois, ainda por um pouquinho, e aquele que vem chegara e nao demorara. Heb. 10:1, 36, 37. 10 No captulo 11 de Hebreus, Paulo explica habilmente o que significa ter verdadeira fe em Deus. E ele ilustra isso com exemplos historicos de homens e mulheres de fe. Seria isso um desnecessario desvio de assunto? De modoalgum.Oapostolo reconhecia que seus irmaos tinham de entender que a fe exigia ac ao corajosa e perseveranca. Os notaveis exemplos daqueles fieis servos de Jeova do passado fortaleceriam os hebreus para lida rem com suas provac oes e dificuldades. As sim, apos enumerar as ac oes de fe daqueles leais do passado, Paulo podia dizer: Uma vez que estamos rodeados por tao grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramoscomperseveranca acorridaque nos e proposta. Heb. 12:1, NVI.
9

Nuvem de testemunhas Os da grande nuvem de testemunhas nao eram meros espectadores ou observadores, por assim dizer, que apenas assis` tiam a corrida ou esperavam ver seu atleta ou sua equipe preferidos vencer. Eles eram
11

9, 10. (a) Que incentivo de Paulo lemos quase no fim do captulo 10 de Hebreus? (b) Por que Paulo es creveu a respeito das ac oes fieis de antigas testemunhas? 11. Pensar na grande nuvem de testemunhas pode ter que efeito sobre nos?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

17

participantes, como corredores numa com petic ao. E eles completaram com exito a cor rida. Embora ja tenham falecido, pode-se pensar neles como corredores experientes que poderiam encorajar novos corredores. Imagine como um competidor estreante se sentiria se soubesse que estaria sendo observado por alguns dos mais bem-sucedidos cor redores. Ele nao se sentiria motivado a dar o seu melhor ou ate mesmo a se superar? Aquelas testemunhas do passado podiam confir marque essa corrida simbolica, por mais dura que seja, pode ser vencida. Assim, tendo bem em mente o exemplo da nuvem de testemu nhas, os cristaos hebreus do primeiro seculo podiam derivar coragem e correr com per severanca como nos hoje podemos. 12 As circunstancias de muitos dos fieis mencionados por Paulo eram parecidas com as nossas. Por exemplo, Noe viveu na epoca em que o mundo pre-diluviano estava para acabar.Nos vivemos perto do fim do atual sis tema mundial. A Abraao e Sara se pediu que sassem de sua terra natal para promover a adorac ao verdadeira e esperar o cumprimen to da promessa de Jeova. Nos somos exorta dos a renunciar a nos mesmos e a ganhar a aprovac ao e as benc aos que Jeova oferece. ` Moises percorreu um temvel ermo, rumo a Terra Prometida. Nos estamos atravessando este condenado sistema mundial, rumo ao prometido novo mundo.As experiencias des sas pessoas, seus exitos e fracassos, suas for cas e fraquezas, sao realmente dignas de estu do. Rom. 15:4; 1 Cor. 10:11. Foram bem-sucedidos como? O que habilitou esses servos de Jeova a perseverar e completar a corrida? Note o que Paulo escreveu sobre Noe. (Leia Hebreus
13

12. Por que os exemplos citados por Paulo sao im portantes para nos? 13. Quais foram os desafios de Noe, e o que o habi litou a supera-los?
18
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

11:7.) O diluvio de aguas sobre a Terra, que arruinaria toda a carne, era algo que Noe ain da nao havia visto. (Gen. 6:17) Era algo que nunca havia acontecido, totalmente sem pre cedente. Ainda assim, Noe nao o descartou como improvavel, ou mesmo impossvel. Por que? Porque ele tinha fe que quaisquer que tivessem sido as promessas de Jeova, este as cumpriria. Noe nao achou difcil demais o que lhe foi pedido para fazer. Em vez disso, fez exatamente assim como lhe fora orde nado. (Gen. 6:22) Veja quantas coisas Noe tinha de fazer: construir a arca, reunir os animais, estocar a arca de comida para humanos e animais, pregar uma mensagem alertadora e manter a famlia espiritualmente forte. Uma tarefa nada pequena para cumprir exa tamente assim. Mas a fe e a perseveranca de Noe resultaram em vida e benc aos para ele e sua famlia. 14 Abraao e Saravem a seguir na lista da nuvemdetestemunhasque nosrodeia,feita por Paulo. Eles tiveram de abandonar a sua vida normal em Ur, e seu futuro parecia incerto. Mostraram ser exemplos de obediencia e fe inabalavel em tempos provadores. Conside rando todos os sacrifcios que Abraao estava disposto a fazer pela adorac ao verdadeira, ele foi com boa razao chamado de pai de todos os que tem fe. (Rom. 4:11) Paulo tocou apenas nos pontos altos, pois seus leitores conhe ciam bem os detalhes da vida de Abraao. Nao obstante, ele chegou a uma marcante conclu sao: Todos estes [incluindo Abraao e sua fa mlia] morreram em fe, embora nao recebessem o cumprimento das promessas, mas viram-nas de longe e acolheram-nas, e declararampublicamente que eram estranhos e re sidentes temporarios no pas. (Heb. 11:13) E obvio que a fe em Deus e sua relac ao com ele os ajudou a perseverar na corrida.
14. Que provac oes Abraao e Sara suportaram, e o que isso nos ensina?

Abraao e Sara concordaram em abandonar os confortos de Ur

Moises e outro servo exemplar de Jeova includo na nuvem de testemunhas. Ele re nunciou a uma vida prospera e privilegiada, preferindo ser maltratado com o povo de Deus. O que o motivou a fazer isso? Paulo respondeu: [Moises] olhava atentamente para o pagamento da recompensa. . . . Permanecia constante como que vendo Aquele que e invisvel. (Leia Hebreus 11:24-27.) Ele nao se deixou levar pelo usufruto temporario do pecado. Deus e suas promessas eram tao reais para Moises que ele demonstrou ex traordinaria coragem e perseveranca. Ele se empenhou incansavelmente em tirar os israelitas do Egito e conduzi-los para a Terra Prometida. 16 Assim como Abraao, Moises nao viu o cumprimento da promessa de Deus enquan15

to vivia. Quando os israelitas estavam prestes a entrar na Terra Prometida, foi-lhe dito: Ve ` ras a terra a distancia, mas nao entraras la na terra que dou aos filhos de Israel. Isso porque algum tempo antes, irritados com a re beldia do povo, Moises e Arao faltaram ao dever para com Deus no meio dos filhos de ` Israel,junto as aguasde Meriba.(Deut.32:51, 52) Sera que Moises ficou abatido ou ressen tido? Nao. Abencoou o povo e concluiu di zendo: Feliz es, o Israel! Quem e semelhan te a ti, um povo usufruindo salvac ao em Jeova, o escudo para a tua ajuda e Aquele que e tua espada de alteza? Deut. 33:29. Licoes para nos 17 Recapitular a vida de alguns dos da nuvemdetestemunhasque nosrodeia mostrou
` 17, 18. (a) Quanto a nossa corrida pela vida, o que aprendemos da nuvem de testemunhas? (b) O que veremos no proximo artigo?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

15. O que motivou Moises a levar a vida que levou? 16. Por que Moises nao ficou abatido por nao ter re cebido permissao de entrar na Terra Prometida?

19

claramente que, para completarmos a corri da, temos de ter absoluta fe em Deus e nas suas promessas. (Heb. 11:6) A fe nao pode ser algo secundario na nossa vida; tem de ser a coisa principal. Diferentemente dos incredu los, os servos de Jeova podemver alem do pre sente. Podemos ver Aquele que e invisvel e, assim, correr com perseveranca. 2 Cor. 5:7. 18 A corrida crista nao e facil. No entanto, podemos completa-la com exito. No proxi mo artigo veremos outras ajudas disponveis.

Sabe explicar?
Por que Paulo escreveu extensivamente sobre as antigas teste munhas fieis? Por que refletir sobre a nuvem de testemunhas que nos rodeia nos incentiva a perseverar na corrida? Que benefcio voce tirou do estudo sobre testemunhas fieis como Noe, Abraao, Sara e Moises?

CORRA DE MODO A GANHAR O PREMIO


Correi de tal modo que o possais alcancar. 1 COR. 9:24.

A SUA carta aos hebreus, o apostolo Paulo usou uma expressiva metafora para incentivar seus irmaos na fe. Ele lem brou-lhes de que nao estavam sozinhos na corrida pela vida. Tinham ao seu redor uma grande nuvem de testemunhas que haviam completado a corrida. Ter bem em mente os atos fieis e esforcos vigorosos des ses corredores precursores serviria de incen tivo para os cristaos hebreus se esforcarem e nao desistirem da corrida. 2 No artigo anterior, consideramos alguns aspectos da vida de varios dos da nuvem de testemunhas. Todos eles demonstra ram que a fe inabalavel os habilitou a permanecer leais a Deus, como se estivessem se esforcando para completar uma corrida. Podemos aprender de seu sucesso. Como
1, 2. (a) Que recurso Paulo usou para incentivar os cristaos hebreus? (b) O que os servos de Deus sao exortados a fazer?
20
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

mencionado naquele artigo, Paulo fez a se guinte exortac ao a seus irmaos cristaos, o que tambem nos inclui: Ponhamos tam bem de lado todo peso e o pecado que facilmente nos enlaca, e corramos com perseve ranca, [a corrida] que se nos apresenta. Heb. 12:1. 3 A respeito da corrida a pe, um dos even tos atleticos populares naqueles dias, o livro Backgrounds of Early Christianity (Origens do Cristianismo Primitivo) diz que os gregos treinavam e competiam despidos.1 Desse modo os corredores se livravam de
1 Isso escandalizava os judeus dos tempos antigos. De acordo com o livro apocrifo de 2 Macabeus, esse costu me causou uma grande polemica quando, num esforco de helenizac ao, o apostata Sumo Sacerdote Jasao propos a construc ao de um ginasio de esportes em Jerusalem. 2 Mac. 4:7-17.

3. Qual era o argumento do conselho de Paulo quando fez alusao aos corredores nas competic oes gregas?

qualquer peso ou carga superfluos que poderiam reduzir a sua velocidade. Embora ob jetemos a essa falta de modestia e decoro, eles corriam desse jeito com o unico objeti vo de ganhar o premio. O argumento de Paulo era que, para ganhar o premio na cor rida pela vida, e essencial que os corredores se livrem de qualquer tipo de impedimen to. Era um bom conselho para os cristaos daquele tempo, como e tambem para nos hoje. Que pesos ou cargas podem nos im pedir de ganhar o premio na corrida pela vida? Por de lado todo peso 4 O conselho de Paulo foi por de lado todo peso. Isso inclui qualquer coisa que nos impeca de dedicar toda a atenc ao e me ` lhores esforcos a nossa corrida. O que se riam tais pesos? Quanto a Noe um dos exemplos citados por Paulo nos nos lembramos do que Jesus disse: Assim como ocorreu nos dias de Noe, assim sera tambem nos dias do Filho do homem. (Luc. 17:26) ` Jesus nao se referia primariamente a destrui c ao sem precedente que esta por vir; ele falava do modo de vida das pessoas. (Leia Mateus 24:37-39.) A maioria das pessoas nos dias de Noe nao mostrou interesse em Deus, muito menos em agrada-lo. O que desviou a atenc ao delas? Nada de extraordinario. Comer, beber, casar coisas comuns na vida. O verdadeiro problema foi que nao fizeram caso, como disse Jesus. 5 Assim como Noe e sua famlia, nos temos muito a fazer todos os dias. Temos de ganhar o sustento e cuidar de nos mesmos e de nossa famlia. Isso pode consumir grande parte de nosso tempo, energias e recur sos. Em especial em epocas de instabilidade
4. Quais eram os interesses das pessoas nos dias de Noe? 5. O que pode nos ajudar a completar a corrida com exito?

economica e facil ficar ansioso a respeito das necessidades da vida. Como cristaos dedi cados, temos tambem importantes deveres teocraticos. Participamos no ministerio, pre paramos e frequentamos as reunioes cristas e nos mantemos fortes espiritualmente por meio de estudo pessoal e adorac ao em fam lia. Apesar de tudo o que Noe tinha de fazer no servico de Deus, ele fez exatamente as sim. (Gen. 6:22) Com certeza, manter ao mnimo o peso que temos de carregar, bem como evitar qualquer carga desnecessaria, e vital para completarmos a corrida crista. 6 Mas o que Paulo quis dizer ao nos exor tar a por de lado todo peso? Naturalmente, nao podemos nos livrar por completo de todas as nossas responsabilidades. Nesse respeito, lembre-se das palavras de Jesus: Nunca estejais ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Que havemos de vestir? Porque to das estas sao as coisas pelas quais se empe nham avidamente as nac oes. Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. (Mat. 6:31, 32) As palavras de Jesus significam que ate mesmo as coisas normais, como comida e roupa, podem
6, 7. Que conselho de Jesus devemos ter em mente?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

21

tornar-se uma carga ou pedra de tropeco se nao forem mantidas no devido lugar. ` 7 Atente as palavras de Jesus: Vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Isso significa que nosso Pai celestial, Jeova, fara sua parte em suprir nossas neces sidades. E verdade que todas essas coisas talvez sejam diferentes do que pessoalmente gostamos ou preferimos. Ainda assim, so mos aconselhados a nao ficar ansiosos a respeito das coisas pelas quais se empe nham avidamente as nac oes. Por que? Jesus mais tarde aconselhou seus ouvintes: Prestai atenc ao a vos mesmos, para que os vossos corac oes nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imo derac ao no beber, e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vos instantaneamente como um laco. Luc. 21:34, 35. ` 8 A linha de chegada esta logo a frente. Visto que estamos tao perto do fim, como seria lamentavel nos sobrecarregar com pesos desnecessarios que nos impedissem de completar a corrida! Portanto, o conse lho do apostolo Paulo e realmente sabio: E meio de grande ganho, esta devoc ao pie dosa junto com a autossuficiencia. (1 Tim. 6:6) Acatar as palavras de Paulo reforcara muito as nossas perspectivas de ganhar o premio. O pecado que facilmente nos enlaca 9 Alem de todo peso, Paulo falou em por de lado o pecado que facilmente nos enlaca, ou nos enrosca. O que seria isso? O termo grego traduzido facilmente enlaca aparece so uma vez na Bblia, nesse versculo. O erudito Albert Barnes observou: As sim como um corredor cuidaria para nao se
8. Por que em especial agora e o tempo de por de lado todo peso? 9, 10. (a) A que se refere a expressao o pecado que facilmente nos enlaca? (b) Como podemos simbo licamente nos enroscar?
22
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

atrapalhar com uma roupa que pudesse se enroscar nas suas pernas ao correr, e o difi cultar, o mesmo deve se dar com o cristao, que em especial precisa por de lado tudo o que se assemelhe a isso. Como o cristao pode se enroscar a ponto de enfraquecer a sua fe? 10 O cristao nao perde a fe da noite para o dia. Isso pode ocorrer aos poucos, ate mesmo sutilmente. Mais no comeco de sua car ta, Paulo alertou sobre o perigo de se des viar e de desenvolver um corac ao inquo, falto de fe. (Heb. 2:1; 3:12) Se um corredor enroscar a sua roupa nas pernas, e quase cer to que caira. O risco de se enroscar e especialmente grande quando o corredor despreza o perigo de usar certo tipo de roupa ao correr. O que poderia leva-lo a desprezar o perigo? Talvez o descuido, o excesso de con fianca ou uma distrac ao. Que lic ao pode mos aprender do conselho de Paulo? 11 Devemos ter em mente que a perda de fe resulta do que talvez facamos ao longo do tempo. A respeito do pecado que facilmente nos enlaca, outro erudito diz que se trata do pecado que tem o maior predomnio sobre nos, em virtude das nossas circunstan cias, da nossa constituic ao, de nossas amiza des. A ideia e que o meio em que vivemos, nossas fraquezas pessoais e nossas amizades podem exercer forte influencia sobre nos. Podem causar um enfraquecimento de nos sa fe, ou ate mesmo a sua perda. Mat. 13:3-9. 12 Ao longo dos anos, a classe do escravo fiel e discreto tem nos lembrado da necessidade de cuidarmos quanto ao que vemos e ouvimos, isto e, em que fixamos o corac ao e a mente. Temos sido alertados sobre o perigo de ficar enroscados na busca de dinhei 11. O que pode causar a perda de nossa fe? 12. Que lembretes devemos acatar para nao sofrer a perda da fe?

O que e o pecado que facilmente nos enlaca, e como isso pode acontecer?

ro e bens. Podemos ser atrados pelo brilho e glamour do mundo do entretenimento ou pelos infindaveis lancamentos de novos aparelhos. Seria um serio engano achar que esses conselhos sao restritivos demais ou que se aplicam apenas a outros, ao passo que pessoalmente somos um tanto imunes aos perigos. As coisas que o mundo de Sata nas coloca no nosso caminho para nos en roscar sao sutis e enganosas. O descuido, o excesso de confianca e distrac oes tem causa do a runa de alguns, e essas coisas podem afetar a nossa esperanca de ganhar o premio da vida. 1 Joao 2:15-17. 13 Dia apos dia estamos expostos a pessoas que promovem os objetivos, valores e modo de pensar do mundo que nos cerca. (Leia Efesios 2:1, 2.) Nao obstante, o quanto so mos afetados depende muito de nos mes mos, de como reagimos a tais influencias. O ar a que Paulo se referiu e mortfero. Te 13. Como podemos nos proteger das influencias prejudiciais?

mos de estar sempre vigilantes para nao ser sufocados, ou asfixiados, e assim nao completar a corrida. Que ajuda temos para correr ate o fim? Jesus e o perfeito corre dor lder, digamos assim. (Heb. 12:2) Temos tambem o exemplo de Paulo, pois ele se in cluiu entre os corredores na corrida crista e exortou seus irmaos a imita-lo. 1 Cor. 11:1; Fil. 3:14. Podemos alcancar como? Como Paulo via sua participac ao pessoal na corrida? Nas suas palavras finais aos anciaos de Efeso, ele disse: Nao levo a minha alma em conta como estimada por mim, desde que eu possa terminar a minha [corrida] e o ministerio que recebi do Senhor Jesus. (Atos 20:24) Paulo estava disposto a sacrificar qualquer coisa, incluindo a sua vida, a fim de completar a corrida. Para ele, todo o seu esforco e trabalho arduo
14

14. Como Paulo via sua participac ao pessoal na corrida?


A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

23

` com relac ao as boas novas de nada valeriam se ele de algum modo nao terminasse a corrida. Mas Paulo nao era autoconfiante, achando que sem falta a ganharia. (Leia Filipenses 3:12, 13.) Apenas perto do fim de sua vida ele disse com certa confianca: Te nho travado a luta excelente, tenho corrido ate o fim da [corrida], tenho observado a fe. 2 Tim. 4:7. 15 Alem disso, Paulo tinha grande interes se em ver seus irmaos cristaos terminarem a corrida sem desistir no meio do percurso. Por exemplo, ele exortou os cristaos em Filipos a se esforcarem arduamente em favor de sua salvac ao. Eles tinham de se manter fir` memente agarrados a palavra da vida. Paulo continuou: Para que eu tenha causa para exultac ao no dia de Cristo, de que nao corri em vao nem trabalhei arduamente em vao. (Fil. 2:16) Ele tambem exortou os cristaos em Corinto: Correi de tal modo, que pos sais alcancar o premio. 1 Cor. 9:24. 16 Numa corrida longa, como uma mara ` tona, de incio a linha de chegada nao esta a vista. Ainda assim, durante toda a corrida, o corredor se mantem focalizado na chegada. Esse foco fica mais claro quando ele sabe que o objetivo esta perto. Deve ser assim tambem na nossa corrida. O objetivo, ou premio, tem de ser real para nos. Isso nos ajudara a alcanc a-lo. 17 A fe e a expectativa certa de coisas es peradas, a demonstrac ao evidente de reali dades, embora nao observadas, escreveu Paulo. (Heb. 11:1) Abraao e Sara estavam dispostos a abandonar um estilo de vida confortavel e viver como estranhos e resi dentes temporarios no pas. O que os aju15. Que encorajamento Paulo deu aos seus companheiros de corrida? 16. Por que devemos manter bem em foco o objeti vo, ou premio? 17. Qual e a relac ao entre fe e manter em foco o premio?
24
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

dou? Eles viram de longe o cumprimen to das promessas de Deus. Moises rejeitou o usufruto temporario do pecado e os tesouros do Egito. O que explica a fe e a forca que ele demonstrou? Ele olhava atentamente para o pagamento da recom pensa. (Heb. 11:8-13, 24-26) E compreens vel que Paulo tenha introduzido a descric ao de cada um desses personagens com a ex pressao pela fe. A fe os habilitou a olhar alem das provac oes e dificuldades do momento e ver o que Deus fazia, e ainda faria, em favor deles. 18 Por meditar sobre os homens e mulhe res de fe mencionados em Hebreus, captulo 11, e imitar o seu exemplo, podemos cultivar fe e por de lado o pecado que facilmente nos enlaca. (Heb. 12:1) Podemos tambem considerar uns aos outros para nos estimular ao amor e a obras excelentes por nos reunir com pessoas que cultivam a mes ma fe. Heb. 10:24. 19 Estamos perto do fim de nossa corrida. ` A linha de chegada esta como que a vista. Por meio da fe e com a ajuda de Jeova, nos tambem podemos por de lado todo peso e o pecado que facilmente nos enlaca. Sim, po demos correr de tal modo que possamos ga nhar o premio as benc aos prometidas por nosso Deus e Pai, Jeova.
18. Que passos positivos podemos dar para por de lado o pecado que facilmente nos enlaca? 19. Qual e o seu conceito sobre manter-se focaliza do no premio?

O que esta envolvido em por de lado todo peso? O que pode levar um cristao a perder a fe? Por que temos de manter em foco o premio?

Lembra-se?

JEOVA CONHECE VOCE?


Jeova conhece os que lhe pertencem. 2 TIM. 2:19.

ERTO dia um fariseu perguntou a Jesus: Qual e o maior mandamento na Lei? Jesus respondeu: Tens de amar a Jeova, teu Deus, de todo o teu corac ao, de toda a tua alma e de toda a tua mente. (Mat. 22:35-37) Jesus amava muito seu Pai celestial e realmente vivia de acordo com essas palavras. Alem disso, Jesus se importava com a sua posic ao perante Jeova, demonstrando isso pelo seu proceder fiel. Assim, pouco antes de sua morte, ele podia dizer que Deus o co nhecia como alguem que fielmente obedeceu aos Seus mandamentos. Desse modo, Jesus permaneceu no amor de Jeova. Joao 15:10. 2 Muitos hoje afirmam amar a Deus. Nos sem duvida nos inclumos nesse grupo. Mas e preciso considerar serias questoes, tais como: Sou conhecido por Deus? Como Jeova me considera? Sou conhecido como pertencente a ele? (2 Tim. 2:19) Que privi legio e poder ter uma relac ao tao achegada com o Soberano do Universo! 3 No entanto, alguns que amam muito a Jeova acham difcil crer que ele possa co nhece-los como pessoas dignas de lhe per tencer. Alguns tem sentimentos de inutilidade, de modo que questionam a ideia de pertencer a Jeova. Como podemos ser gratos, portanto, de que Deus pode nos ver de uma perspectiva diferente! (1 Sam. 16:7)
1, 2. (a) Qual era o interesse de Jesus? (b) Que perguntas devemos considerar? 3. Por que alguns duvidam que possam pertencer a Jeova, e o que ajudara a contra-atacar esse raciocnio?

O apostolo Paulo disse aos seus irmaos cris taos: Se alguem ama a Deus, este e conheci do por ele. (1 Cor. 8:3) O seu amor a Deus e um importante pre-requisito para ser conhe cido por ele. Considere: por que voce esta lendo esta revista? Por que se esforca em ser vir a Jeova de todo o corac ao, alma, men te e forca? Se voce e dedicado a Deus e batizado, o que o levou a dar esses pas sos? A Bblia explica que Jeova, que exami na os corac oes, atrai os desejaveis. (Leia Ageu 2:7; Joao 6:44.) Portanto, voce pode concluir que esta servindo a Jeova porque ele atraiu voce. Ele jamais abandonara os a quem atraiu, caso permanecam fieis. Deus os considera muito preciosos e os ama com ternura. Sal. 94:14. 4 Uma vez que Jeova nos atraiu a ele, devemos nos interessar em permanecer no seu amor. (Leia Judas 20, 21.) Lembre-se: a Bblia mostra que e possvel desviar-se ou ate separar-se de Deus. (Heb. 2:1; 3:12, 13) Por exemplo, pouco antes da declarac ao em 2 Timoteo 2:19, o apostolo Paulo mencionou Himeneu e Fileto. Evidentemente, hou ve um perodo em que esses dois homens pertenciam a Jeova, mas depois se desviaram da verdade. (2 Tim. 2:16-18) Lembre-se tambem de que nas congregac oes da Galacia alguns que eram conhecidos por Deus nao permaneceram na luz espiritual que ti nham antes. (Gal. 4:9) Assim sendo, jamais encaremos como garantida a nossa preciosa posic ao perante Deus.
4. Por que devemos sempre refletir sobre a questao de sermos conhecidos por Deus?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

25

Sera que, assim como Abraao, temos fe que Jeova cumprira plenamente as suas promessas?

Ha certas qualidades que Jeova valori za em especial. (Sal. 15:1-5; 1 Ped. 3:4) Fe e humildade distinguiram alguns dos que eram conhecidos por Deus. Examinemos os exemplos de dois homens para ver como es sas qualidades contriburam para que Jeova se agradasse deles. Veremos tambem o caso de um homem que achava que Deus o conhecia. No entanto, ele tornou-se orgulho so e descobriu que Jeova o rejeitara. Esses exemplos nos ensinam lic oes valiosas. Pai dos que tem fe 6 Abraao era um homem que depositou fe em Jeova. De fato, ele e chamado de pai de todos os que tem fe. (Gen. 15:6; Rom. 4:11) Com fe, Abraao deixou sua casa, seus amigos e seus bens e foi para uma terra dis tante. (Gen. 12:1-4; Heb. 11:8-10) Muitos anos depois, a sua fe ainda era forte. Isso ficou evidente quando ele a bem dizer ofere ceu [em sacrifcio seu filho] Isaque, acatan do a ordem de Jeova. (Heb. 11:17-19) Abraao mostrou fe nas promessas de Jeova, que por isso o considerava uma pessoa especial. Deus realmente conhecia Abraao. (Leia Ge nesis 18:19.) Jeova nao apenas se apercebia da existencia de Abraao; ele o prezava como amigo. Tia. 2:22, 23. 7 E digno de nota que Abraao nao recebeu nos seus dias a heranca da terra que lhe fora prometida. Ele tambem nao viu sua des ` cendencia tornar-se como graos de areia a beira do mar. (Gen. 22:17, 18) Embora es5

sas promessas nao se tenham cumprido nos seus dias, Abraao manteve forte fe em Jeova. Ele sabia que, se Deus deu a sua palavra, era como se ja a tivesse cumprido. Abraao realmente viveu em harmonia com essa fe. (Leia Hebreus 11:13.) Sera que Jeova nos ` conhece como pessoas de fe similar a de Abraao? Esperar em Jeova e um sinal de fe 8 Talvez tenhamos desejos que ansiamos ver realizados. Por exemplo, casar-se, ter fi lhos, ter boa saude sao desejos naturais e corretos. Para muitos, porem, um ou mais desses desejos nao se realizam. Se esse for o nosso caso, o modo como lidamos com a si tuac ao pode indicar o grau de nossa fe.
8. Que desejos corretos alguns anseiam ver realizados?

5. (a) Mencione duas das qualidades que Deus valoriza. (b) Que exemplos consideraremos? 6. (a) Como Abraao mostrou que tinha fe nas pro messas de Jeova? (b) Como Abraao era conhecido por Jeova? 7. O que e notavel a respeito do cumprimento das promessas de Jeova, e como isso afetou Abraao?
26
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

Seria muito insensato procurar realizar ` tais desejos de um modo contrario a sabedo` ria divina. Isso seria prejudicial a espiritualidade da pessoa. Alguns, por exemplo, bus cam formas de tratamento de saude que contrariam os conselhos de Jeova. Outros aceitam emprego que os mantem afastados da famlia ou das reunioes congregacionais. Ou que dizer de namorar um descrente? Sera que o cristao que age dessa maneira realmente procura ser conhecido por Jeova? Como Jeova teria se sentido se Abraao tivesse sido impaciente para com o cumprimen to de Suas promessas? Que dizer se Abraao tivesse decidido por conta propria se estabelecer de novo em algum lugar e fazer um nome celebre para si em vez de esperar em Jeova? (Note Genesis 11:4.) Teria continua do como alguem digno de ser conhecido por Jeova? 10 Que desejos voce anseia ver realizados? E sua fe suficientemente forte para esperar em Jeova, que promete satisfazer seus anseios corretos? (Sal. 145:16) Como no caso de Abraao, o cumprimento de algumas pro messas divinas talvez nao aconteca tao cedo quanto gostaramos. Ainda assim, Jeova va loriza o nosso esforco de cultivar fe como a de Abraao e de agir em harmonia com ela. O que resulta disso certamente e em nosso be nefcio. Heb. 11:6.
9

Contraste entre humildade e orgulho 11 Moises e Cora sao exemplos de ntido contraste na questao de mostrar respeito pelo arranjo de Jeova e suas decisoes. As rea c oes deles influram em como Jeova os con9, 10. (a) Como alguns procuram realizar seus desejos? (b) O que voce acha do cumprimento das promessas de Deus? 11. Que privilegios Cora talvez tenha tido, evidentemente indicando o que a respeito de sua atitude para com Deus?

siderou. Cora era um levita coatita e teve muitos privilegios. Estes provavelmente in cluram ver a libertac ao da nac ao na traves sia do mar Vermelho, apoiar a condenac ao divina dos israelitas desobedientes no monte Sinai e participar no transporte da arca do pacto. (Exo. 32:26-29; Num. 3:30, 31) Pelo visto ele havia sido leal a Jeova por anos e, por isso, muitos no acampamento de Israel o admiravam. 12 Nao obstante, quando a nacao de Israel estava a caminho da Terra Prometida, Cora achou que havia falhas no arranjo de Deus. Da, 250 homens de destaque na nac ao juntaram-se a ele na tentativa de fazer mudan cas. Cora e os outros com certeza achavam que a sua relac ao com Jeova era algo seguro. Eles disseram a Moises e a Arao: Ja chega de vos, pois a assembleia inteira, todos eles, sao santos e Jeova esta no seu meio. (Num. 16:1-3) Que excesso de confianca e orgulho! Moises lhes disse: Jeova fara saber quem pertence a ele. (Leia Numeros 16:5.) No fim do dia seguinte, Cora e todos os que se uniram a ele na rebeliao estavam mortos. Num. 16:31-35. 13 Em contraste, Moises era em muito o mais manso de todos os homens na superf cie do solo. (Num. 12:3) Ele manifestou sua mansidao e humildade por meio de sua determinac ao de seguir as orientac oes de Jeova. (Exo. 7:6; 40:16) Nada indica que Moises tenha muitas vezes questionado o modo de Jeova agir ou que se aborrecesse com a obrigac ao de seguir os procedimentos ditados por Jeova. Por exemplo, Jeova deu ordens a respeito da construc ao do taberna culo nos mnimos detalhes, como a cor da linha e o numero de presilhas nos panos da
12. Conforme ilustrado na pagina 28, como o orgu lho afetou a reputac ao de Cora perante Deus? 13, 14. De que maneiras Moises mostrou humildade?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

27

tenda. (Exo. 26:1-6) Hoje, se um superinten dente humano na organizac ao de Deus lhe der instruc oes aparentemente muito deta ` lhadas, voce podera as vezes ficar frustrado. Jeova, no entanto, e um superintendente perfeito, que delega generosamente e confia em seus servos. Quando ele da muitos detalhes, ele o faz com bons motivos. Note, po rem, que Moises nao se irritou com Jeova por lhe ter dado tantos detalhes, como se Jeova o estivesse rebaixando ou reprimindo sua criatividade ou liberdade. Em vez disso, Moises se certificou de que os artesaos fizessem exatamente assim como Deus ha via ordenado. (Exo. 39:32) Que humildade! Moises reconheceu que se tratava da obra de Jeova e que ele era apenas um instrumento na sua realizac ao. 14 A humildade de Moises tambem ficou evidente quando enfrentou adversidades que o afetaram pessoalmente. Certa ocasiao, ele perdeu o autocontrole e deixou de santificar a Deus ao lidar com o povo queixo so. Por isso, Jeova disse a Moises que nao lhe permitiria conduzir o povo para dentro

da Terra Prometida. (Num. 20:2-12) Moi ses e seu irmao, Arao, ja haviam suportado por anos os resmungos dos israelitas. Da, por ter errado naquela unica ocasiao, Moises nao viveria a experiencia que tanto aguardava! Como ele reagiu? Embora com preensivelmente desapontado, Moises acei tou com humildade a decisao de Jeova. Ele sabia que Jeova e um Deus justo, que nao pratica nenhuma injustica. (Deut. 3:25-27; 32:4) Quando voce pensa em Moises, nao o ve como alguem a quem Jeova conhecia? Leia Exodo 33:12, 13. Submeter-se a Jeova requer humildade 15 A nossa reacao aos ajustes na congrega ` c ao crista mundial e as decisoes dos que li deram a obra influi na questao de sermos conhecidos por Deus. Cora e seus associados se afastaram de Deus por excesso de confianca, orgulho e falta de fe. Aos olhos de Cora era o idoso Moises quem tomava
15. O que podemos aprender do proceder orgulho so de Cora?

Cora nao estava disposto a humildemente acatar instrucoes

Jeova conhece voce como alguem que humildemente acata instrucoes?

as decisoes no dia a dia, mas na realidade quem dirigia a nac ao era Jeova. Cora despercebeu esse fato e, assim, deixou de ser leal aos homens a quem Deus usava. Cora teria sido muito mais sabio se es perasse em Jeova para obter um entendimento mais claro, ou se aguardasse os ajustes, caso fossem realmente necessarios. Assim, Cora acabou arruinando seus antecedentes de servico fiel por causa de suas ac oes orgu lhosas. 16 Esse relato contem um serio alerta para os anciaos e outros nas congregac oes atuais. Esperar em Jeova e seguir as instruc oes dos que estao designados para tomar a dianteira requer humildade. Mostramos a mesma hu mildade e brandura de Moises? Reconhe cemos a posic ao dos que tomam a dian teira entre nos e acatamos as orientac oes que recebemos? Conseguimos olhar alem de nossos sentimentos pessoais quando sofremos desapontamentos? Em caso afirma tivo, nos tambem seremos dignos de ser co nhecidos por Jeova. A nossa humildade e submissao fara com que ele se agrade de nos. Jeova conhece os que lhe pertencem 17 E proveitoso refletir sobre pessoas a quem Jeova atraiu e que eram dignas de serem conhecidas por ele. Abraao e Moi16. Como seguir o exemplo de humildade de Moi ses pode influir na questao de sermos conhecidos por Jeova? 17, 18. O que pode nos ajudar a sempre ser conhe cidos como pertencentes a Jeova?

ses eram imperfeitos e, assim como nos, tinham falhas. No entanto, eles eram conhecidos por Deus como pessoas que lhe pertenciam. O exemplo de Cora, porem, mostra que seria possvel nos afastar de Jeova e assim deixar de ser conhecidos por ele com aprovac ao. Cada um de nos deve se perguntar: Como Jeova me ve? O que posso aprender desses exemplos bblicos? 18 Voce pode derivar grande consolo de saber que Jeova considera como pertencen tes a ele os fieis a quem ele atraiu. Continue a desenvolver fe, humildade e outras qua lidades que o tornarao uma pessoa ainda mais agradavel ao nosso Deus. Ser conheci do por Jeova e, inegavelmente, um privile ` gio precioso que traz satisfac ao a nossa vida agora e perspectivas de benc aos maravilhosas para o futuro. Sal. 37:18.

Que preciosa posic ao voce pode ter perante Jeova? Como voce pode imitar a fe de Abraao? Que lic oes podemos aprender de Cora e de Moises?
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

Lembra-se?

29

Voce pode imitar Fineias ao enfrentar desafios?

ERVIR como anciao de congregac ao e um grande privilegio. Mas a Palavra de Deus reconhece que os anciaos enfrentam desa` fios. As vezes eles tem de cuidar de casos de transgressao, em que julgam para Jeova. (2 Cro. 19:6) Ou pode ser que um superin tendente receba uma designac ao para a qual nao se sinta preparado, como aconteceu com Moises, que humildemente perguntou a res peito de certa designac ao: Quem sou eu para ir a Farao? Exo. 3:11. As Escrituras, produzidas pela influencia da mesma forca ativa envolvida na designa c ao de anciaos, fornecem exemplos reais de superintendentes que tiveram exito ao en frentar provac oes. Fineias era filho de Eleazar e neto de Arao e, portanto, prospectivo sumo sacerdote. Tres episodios em sua vida salien tam a necessidade que os anciaos hoje tem de mostrar coragem, perspicacia e confianca em Jeova ao enfrentar desafios.

Levantou-se imediatamente Fineias ainda era jovem quando os israeli tas se acamparam nas plancies de Moabe. A Bblia conta: O povo principiou a ter rela c oes imorais com as filhas de Moabe. E o povo comecou a comer e a curvar-se diante dos seus deuses. (Num. 25:1, 2) Jeova atin giu os transgressores com um flagelo mortfero. Pode imaginar como Fineias se sentiu ao saber da transgressao e do consequente flagelo?
30
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

O relato prossegue: Veio um homem dos filhos de Israel e ele trazia para perto dos seus irmaos uma mulher midianita, perante os olhos de Moises e perante os olhos de toda a assembleia dos filhos de Israel, enquanto ` eles choravam a entrada da tenda de reu niao. (Num. 25:6) O que o sacerdote Fineias faria? Ele era relativamente jovem e o israelita ofensor era um maioral que tomava a dianteira entre o povo na adorac ao. Num. 25:14. Mas Fineias temia a Jeova, nao a homens. Quando viu aquele casal, ele logo pegou uma lanca, foi atras deles, entrou na tenda e traspassou a ambos. O que Jeova achou da coragem e determinac ao de Fineias? Jeova imediatamente fez parar o flagelo e recompensou Fineias com um pacto que garan tia que o sacerdocio continuaria na sua li nhagem por tempo indefinido. Num. 25:7-13. Naturalmente, os anciaos cristaos hoje ` nao recorrem a violencia. Mas, como Fi neias, eles tem de ser decididos e corajosos. Por exemplo, Guilherme servia como anciao por apenas alguns meses quando foi chama do para participar de uma comissao judicati va. O caso de transgressao envolvia um an ciao que havia ajudado Guilherme quando era mais jovem. Era uma situac ao complica da, diz ele. Eu nao conseguia dormir direito. Ficava pensando num modo de lidar com

o caso sem permitir que as minhas emoc oes interferissem no meu entendimento espiri tual do assunto. Orei por varios dias e pes quisei publicac oes bblicas. Isso o ajudou a ter a coragem necessaria para lidar com essa situac ao incomum e prestar ajuda espiritual ao irmao transgressor. 1 Tim. 4:11, 12. Por agirem com coragem e determinac ao quando as situac oes na congregac ao o exigi rem, os anciaos se tornam exemplos de fe e lealdade. Obviamente, outros cristaos tam bem precisam ser corajosos quando se trata de relatar uma transgressao seria de que fi caram sabendo. Do mesmo modo, e ne cessario lealdade para cortar a associac ao com um amigo ou parente desassociado. 1 Cor. 5:11-13. A perspicacia evita uma crise A coragem de Fineias nao era um simples mpeto juvenil. Veja como ele mostrou pers picacia agindo com prudencia e discri c ao quando soube de outro acontecimento. As tribos de Rubem, de Gade e a meia tribo de Manasses construram um altar per to do rio Jordao. Outros israelitas pensaram que era para adorac ao falsa e se prepararam para uma ac ao militar. Jos. 22:11, 12. O que Fineias fez? Ele e os maiorais israelitas discutiram cautelosamente o assunto com os que haviam construdo o altar. As tri bos acusadas esclareceram a situac ao, expli-

cando que na verdade era um altar para pres tar servico a Jeova. Isso evitou uma crise. Jos. 22:13-34. Caso um cristao ouca uma acusac ao ou um relato negativo sobre um irmao, mostra ra sabedoria se imitar Fineias. Se tivermos perspicacia, nao ficaremos facilmente ofen didos nem divulgaremos comentarios mal dosos sobre nossos irmaos. Pro. 19:11. Como a perspicacia ajuda os anciaos a imitar Fineias? Quando um publicador comeca a falar sobre uma desavenca com outra pes soa, diz Jaime, que e anciao ha mais de dez anos, eu logo oro a Jeova para me ajudar a nao tomar partido, mas sim dar orientac ao bblica. Certa vez, uma irma me falou sobre como havia sido tratada por um irmao da dianteira de outra congregac ao. Visto que esse irmao era meu amigo, teria sido facil eu falar com ele. Em vez disso, eu e a irma anali samos diversos princpios bblicos. Ela concordou que, como primeiro passo, ela mes ma deveria falar com esse irmao. (Mat. 5:23, 24) A paz nao foi restabelecida de imediato. Da, eu a exortei a analisar outros princpios bblicos. Ela decidiu orar novamente sobre a situac ao e se esforcar para perdoar. Qual foi o resultado? Depois de muitos meses, lembra-se Jaime, a irma me procu rou. Ela explicou que, com o tempo, o irmao se arrependeu do que havia dito. Ele pediu para trabalhar com ela no ministerio de
A SENTINEL A 15 DE SETEMBRO DE 2011

31

campo e lhe expressou o quanto a apreciava. O assunto foi resolvido. Sera que eu teria conseguido um resultado melhor se tivesse me envolvido indevidamente no problema, talvez passando a impressao de ser parcial? A Bblia aconselha: Nao saias para plei tear apressadamente uma causa jurdica. (Pro. 25:8) Com sabedoria, anciaos perspica zes incentivam os cristaos que tem desaven cas pessoais a aplicar princpios bblicos para promover e alcancar a paz. Ele buscou orientacao de Jeova Fineias tinha o privilegio de servir como sacerdote do povo escolhido de Deus. Como vimos, ele tinha coragem e perspicacia incomuns mesmo sendo relativamente jovem. Contudo, o exito que teve ao enfrentar desa fios vinha de sua confianca em Jeova. Depois do tragico incidente em que a concubina de um levita foi violentada e assassi nada por homens de Gibea, da tribo de Benjamim, as outras tribos se prepararam para uma guerra contra os benjamitas. ( Ju. 20:1-11) Eles pediram a ajuda de Jeova antes de lutar, mas foram derrotados duas vezes, com grandes perdas. ( Ju. 20:14-25) Sera que acharam que suas orac oes nao eram efica zes? Sera que Jeova queria mesmo que eles retaliassem o erro cometido? Com confianca inabalavel, Fineias, que ` entao era sumo sacerdote de Israel, voltou a ` cena. Devo ainda sair a batalha contra os fi lhos de Benjamim, meu irmao, ou devo de sistir?, orou ele. Em resposta, Jeova lhes deu a vitoria sobre os benjamitas e Gibea foi re duzida a cinzas. Ju. 20:27-48. O que podemos aprender disso? Alguns problemas congregacionais persistem apesar dos esforcos diligentes e das orac oes dos an ciaos em busca da ajuda de Deus. Nesse caso, e bom os anciaos se lembrarem das palavras de Jesus: Persisti em pedir [ou orar], e dar-

se-vos-a; persisti em buscar, e achareis; per sisti em bater, e abrir-se-vos-a. (Luc. 11:9) Ainda que a resposta a uma orac ao pareca de morar, os superintendentes podem ter certe za de que Jeova respondera no seu tempo devido. Por exemplo, uma congregac ao na Irlanda precisava desesperadamente de um Salao do Reino, mas nao conseguia obter a aprovac ao do diretor de planejamento urbano local. Ele recusou todas as propostas apresentadas para o local em que os irmaos esperavam cons truir o salao. Parecia que a unica outra autoridade que poderia aprovar as propostas seria o diretor de planejamento urbano de todo o condado. Sera que as orac oes poderiam ajudar, como nos dias de Fineias? Um anciao local conta: Depois de muita orac ao e suplica, viajamos ate a sede geral de planejamento urbano. Disseram-me que po deria levar semanas ate que o diretor pudesse nos receber. Mas conseguimos falar com ele por cinco minutos. Depois de ver as plantas refeitas, ele rapidamente nos deu a autoriza c ao para continuar e, da em diante, o diretor de planejamento urbano local fez tudo ao seu alcance para nos ajudar. Essa experiencia reforcou nossa confianca na forca da ora c ao. Jeova sem duvida respondera as ora c oes sinceras de anciaos que confiam nele. Fineias tinha uma pesada carga de responsabilidade no Israel antigo. Mas, com cora gem, perspicacia e confianca em Deus, ele teve exito ao enfrentar desafios. E Jeova apro vou o zelo de Fineias pela congregac ao de Deus. Uns mil anos depois, Esdras foi inspirado a escrever: Foi Fineias, filho de Eleazar, que viera a ser lder deles no passado. Jeova estava com ele. (1 Cro. 9:20) Esperamos que seja assim tambem com os que tomam a dianteira entre o povo de Deus hoje, de fato, com todos os cristaos que o servem lealmente.
w11 15/09-T

www.watchtower.org

S-ar putea să vă placă și