Sunteți pe pagina 1din 18

Paulo de Tarso Cronemberger Mendes engenheiro civil (1976) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre (1983) e doutorando em engenharia

a de estruturas pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. professor de Departamento de Estruturas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piau desde 1979. E-mail: paulotcm@ufpi.br

142 142

6.
Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Almir Amorim Andrade doutor em Engenharia de Estruturas e professor adjunto da Universidade Federal do Piau.

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

6.

Paulo de Tarso Cronemberger Mendes e Almir Amorim Andrade

Resumo

em que indstria cermica da regio no se preocupava com a qualidade dos seus produtos e as edificaes eram executadas em alvenaria portante com a utilizao de blocos de furos horizontais circulares e retangulares, at a situao atual de consolidao do uso do bloco estrutural cermico nas edificaes construdas em alvenaria estrutural.
143

ste trabalho apresenta um histrico da evoluo da alvenaria estru-

tural no Piau, abrangendo desde os primeiros trabalhos voltados para a caracterizao dos produtos de cermica vermelha, poca

1 Histrico
Em maio de 1990 foi firmado um convnio entre a Universidade Federal do Piau (UFPI), por intermdio do Centro de Tecnologia, e o Sindicato da Indstria Cermica para Construo do Estado do Piau, com o objetivo de caracterizar os produtos de cermica vermelha da regio e de fornecer subsdios para o aprimoramento desses produtos, da resultando a
Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

publicao do trabalho Cermica Vermelha no Piau Estgio Atual e Perspectivas (MENDES; MOREIRA, 1991), com a caracterizao de produtos de 15 indstrias cermicas, includos blocos de seis furos retangulares e circulares horizontais utilizados na construo de edifcios residenciais com at trs pavimentos em alvenaria portante (Figuras 1), sem nenhuma preocupao com a modulao e com a compatibilizao entre os projetos (Figuras 2 e 3).

Figura 1 Vista de edificao construda do Habitacional Morada Nova - Conj. Habitacional Morada Nova

Figura 2 Falta de compatibilizao de projetos

144

Figura 3 Baixa qualidade de execuo

Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Os resultados de resistncia compresso desses blocos, com baixos valores e elevada disperso, a baixa resistncia dos blocos de furos circulares em relao aos de furos retangulares, bem como a absoluta falta de conformidade dimensional dos blocos apontavam claramente para a necessidade de utilizao da alvenaria estrutural com blocos de furos verticais, ainda no produzidos na regio. Na poca, mesmo de posse dessas informaes, no foi possvel implementar mudanas, uma vez que a indstria cermica e a indstria da construo civil no se entendiam quanto sua viabilidade econmica. A indstria da construo civil no utilizava os blocos estruturais cermicos porque no eram produzidos na regio, e a indstria cermica no produzia os blocos estruturais porque no havia demanda. Em 2000 foi apresentado ao Programa Habitare o projeto Alvenaria Estrutural com Blocos Estruturais Cermicos, tendo como proponente a Fundao de Desenvolvimento e Apoio Pesquisa e Extenso (Fundape), como executor a Universidade Federal do Piau (UFPI) e como interveniente o Sindicato da Indstria Cermica do Estado do Piau, com recursos liberados em janeiro de 2002, cujo objetivo geral era introduzir no mercado da construo civil do Piau componentes estruturais cermicos para utilizao em conjuntos habitacionais e casas populares que empregam como processo construtivo a alvenaria estrutural. Em 2002, a partir do documento Alvenaria Estrutural Materiais, Execuo da Estrutura e Controle Tecnolgico (SABBATINI, 2003), da Diretoria de Parcerias e Apoio ao Desenvolvimento Urbano, contendo os requisitos e critrios mnimos a serem atendidos para solicitao de financiamento de edifcios em alvenaria estrutural junto Caixa Econmica Federal, passou-se a exigir que edifcios que utilizassem a alvenaria como elemento resistente s poderiam ser financiados se utilizassem os blocos estruturais com furos verticais.
Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

145

Estavam sendo criadas as condies propcias para o entendimento entre a indstria cermica e a indstria da construo civil para a utilizao da alvenaria estrutural como processo construtivo na regio, o que resultou no incio da construo de edifcios residenciais com essa tecnologia construtiva a partir de 2003.

2 Projeto alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos


Esse projeto teve como objetivo geral a introduo do bloco estrutural cermico na indstria da construo civil do Piau. Para que esse objetivo fosse alcanado foi necessrio vencer uma srie de etapas, apresentadas nas sees a seguir. 2.1 Produo dos blocos Reunies no Sindicato da Indstria Cermica do Estado do Piau (Figura 4) possibilitaram a aquisio das boquilhas necessrias ao incio do processo (Figuras 5 a 7).

Figura 4 Reunio no Sindicato da Indstria Cermica do Estado do Piau

146

Figura 5 Boquilha adquirida I

Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Figura 6 Boquilha adquirida II

Figura 7 Incio da produo dos blocos

2.2 Verificao dimensional dos blocos A verificao dimensional dos blocos foi feita de acordo com o especificado na NBR 7171 (ABNT, 1992) (Figura 8).

147

Figura 8 Verificao dimensional

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

Os resultados obtidos foram compatveis com as necessidades de modulao do processo construtivo com relao largura e ao comprimento dos blocos, com fcil correo no procedimento de corte para garantir a compatibilidade tambm com relao altura dos blocos. 2.3 Resistncia compresso dos blocos Os blocos foram capeados (Figura 9) e ensaiados em uma mquina universal de ensaios (Figura 10), de acordo com a NBR 6461 (ABNT, 1983a). Os resultados apresentados, com resistncia mdia de 11,6 MPa e coeficiente de variao de 14% (Tabela 1), representam cerca de trs vezes a resistncia mdia dos blocos com furos horizontais de maior resistncia.

148

Tabela 1 Resultados tpicos de ensaios compresso simples de blocos

Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Figura 9 Blocos capeados

Figura 10 Ensaio compresso dos blocos

2.4 Resistncia compresso dos prismas Os prismas foram executados, capeados (Figura 11) e ensaiados compresso em uma mquina universal de ensaios (Figura 12), de acordo com a NBR 8215 (ABNT, 1983b). Os resultados, com mdia de resistncia compresso de 3,10 MPa e coeficiente de variao de 19% apresentados na Tabela 2, indicam uma relao de resistncia entre prisma e bloco de 26%, compatveis com os valores indicados na bibliografia (ABCI, 1990).

149

Tabela 2 Resultados tpicos de ensaios compresso de prismas

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

Figura 11 Confeco dos prismas

Figura 12 Ensaio compresso dos prismas

2.5 Apresentao do produto ao meio tcnico por meio de palestras e cursos Em 2002 foi criada a disciplina optativa Alvenaria Estrutural, com carga horria de 60 horas, no curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da UFPI, cujo contedo programtico contempla um histrico da alvenaria estrutural, conceitos, sistema construtivo, propriedades e caractersticas da alvenaria, concepo estrutural e clculo estrutural. Em 2003 foi ministrado um curso de qualificao de mo-de-obra para duas turmas, cujo programa contempla as relaes interpessoais, segurana do trabalho, qualidade e produtividade, leitura de projetos, racionalizao de obras, marcao e execuo de alvenaria, com aulas de laboratrio (Figura 13) e de campo (Figuras 14 a 20).

150

Figura 13 Aula de laboratrio

Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Figura 14 Aula de campo

Figura 15 Marcao da primeira fiada

Figura 16 Aplicao de argamassa com bisnaga

Figura 17 Aplicao de argamassa com meia-cana

Figura 18 Aplicao de argamassa com rgua

Figura 19 Uso do escantilho

151

Figura 20 Preenchimento das juntas verticais com bisnaga

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

2.6 Construo de prottipos Foi prevista a construo de um prottipo utilizando-se o bloco estrutural cermico, na rea da UFPI (Figuras 21 a 24), para demonstrar a viabilidade tcnica do processo construtivo, com previso de futuras medies de temperaturas internas e externas para caracterizar o conforto trmico em funo de cada tipo de cobertura e/ou de revestimento, de fundamental importncia, pois o conforto trmico um ponto crucial para o desenvolvimento dos projetos arquitetnicos no Piau, uma vez que as temperaturas so bastante elevadas durante todo o ano e que a viabilidade de um projeto depende tambm das caractersticas de conforto trmico alcanadas.

152

Figura 21 Planta baixa do mdulo

Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Figura 22 Corte do mdulo

Figura 23 Mdulo executado com coberta de telha cermica

153

Figura 24 Mdulo executado com coberta de telha de cimento-amianto

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

2.7 Assimilao do produto pela indstria da construo civil Em 29 de abril de 2003 a Construtora Andrade Junior assinou contrato com a Caixa Econmica Federal Programa de Arrendamento Residencial (PAR) para a construo de 144 unidades habitacionais (9 blocos com 16 apartamentos), com utilizao de blocos estruturais cermicos produzidos pela Cermica Mafrense, primeira indstria a aderir ao programa. Em agosto de 2004, a situao de projetos em alvenaria estrutural em execuo, financiados pela Caixa Econmica Federal Programa de Arrendamento Residencial (PAR) a indicada na Tabela 3 (Figuras 25 a 31), com um total de 1.024 unidades habitacionais contratadas e investimento total de R$ 22.576.968,35.

Figura 25 Bilbao Residence

Figura 26 Residencial Parque das Violetas

154

Figura 27 Condomnio Imperial Park

Figura 28 Condomnio Gaudi

Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Figura 29 Residencial Monte Lbano

Figura 30 Residencial Vila Poty

Figura 31 Residencial Ipiranga

155

Tabela 3 Resumo dos empreendimentos contratados

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

3 Controle tecnolgico
Com as exigncias da Caixa Econmica Federal com relao ao controle de qualidade dos blocos e a quantidade de empreendimentos contratados, em maro de 2004 foi firmado convnio entre o Sindicato da Indstria da Construo Civil do Estado do Piau (Sinduscon-PI) e a Universidade Federal do Piau, atravs do Centro de Tecnologia, para a realizao de ensaios de blocos e prismas. Os resultados de acompanhamento de resistncias dos blocos e prismas com os respectivos coeficientes de variao dos diversos empreendimentos encontram-se nos Grficos 1 e 2, a seguir.

4 Concluses
O projeto Alvenaria Estrutural com Blocos Estruturais Cermicos foi aprovado no Programa Habitare 4 Edital, numa situao excepcionalmente favorvel de conjuno de interesses regionais da academia (UFPI), da indstria da construo civil, da indstria cermica e da agncia financiadora (Caixa Econmica Federal, atravs do Programa de Arrendamento Residencial PAR), o que resultou numa rpida assimilao de tecnologia construtiva, com desdobramentos favorveis em termos de qualidade e custos de execuo de edificaes voltadas para a reduo do
156

dficit habitacional. Os resultados obtidos permitem constatar a capacidade de adaptao e a qualidade dos produtos da indstria cermica regional, a facilidade para incorporao de tecnologias construtivas por parte da indstria da construo civil e a capacidade da Universidade Federal do Piau, apesar de suas limitaes, como indutora de novos processos, quando consegue ter acesso a financiamentos.
Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

157

Grfico 1 Resistncias dos blocos dos empreendimentos

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

158

Grfico 2 Resistncias dos prismas dos empreendimentos

Coletnea Habitare - vol. 6 - Inovao Tecnolgica na Construo Habitacional

Referncias Bibliogrficas
ASSOCIAO BRASILEIRA DE CONSTRUO INDUSTRIALIZADA Manual Tcnico de Alvenaria, 1990. 274 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS NBR 6461 Bloco Cermico para Alvenaria Verificao da Resistncia Compresso, 1983a. 3 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS NBR 8215 Prismas de Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria Estrutural Preparo e Ensaio Compresso, 1983b. 2 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS NBR 7171 Bloco Cermico para Alvenaria Especificao, 1992. 8 p. MENDES, Paulo de Tarso C.; MOREIRA, Maria de Lourdes T. Cermica vermelha no Piau: estgio atual e perspectivas. Universidade Federal do Piau, 1991. 16 p. SABBATINI, Fernando Henrique. Alvenaria estrutural: materiais, execuo da estrutura e controle tecnolgico. Caixa Econmica Federal, 2003. 36 p.

159

Alvenaria estrutural com blocos estruturais cermicos

S-ar putea să vă placă și