Sunteți pe pagina 1din 8

RESUMO DE TECNOLOGIA DOS MATERIAIS-PROVA 1 PRODUO DO FERRO GUSA Fontes de Ferro (Principais): MAGNETITA (Fe3O4): o mineral mais extrado

do nas minas da Ex-URSS e Sucia. altamente magntico, o que torna sua concentrao facilitada pelo processo de concentrao magntica. HEMATITA (Fe2O4): o minrio mais empregado na siderurgia, sendo o Brasil um dos grandes produtores mundiais; No processado na forma de p. O minrio a ser carregado no alto-forno deve ter a granulometria adequada para um bom contato entre os gases redutores e a carga. Materiais finos no devem ser carregados, pois prejudicam a permeabilidade dos gases redutores no processo, e devem ser aglomerados em processos de pelotizao ou sinterizao, de forma a tornar o material com granulometria adequada.

1. 2.

Aglomerao do Ferro 1. SINTER: a. Na sinterizao, finos de minrio so misturados com finos de coque, que atua como combustvel, e calcrio, que age como fundente. b. Carregados em caixas metlicas c. Ao passar pelo FORNO DE IGNIO, inicia-se a combusto do fino do coque na superfcie, pela queima de gs de coqueria. d. Esta frente de combusto formada na superfcie move-se ento da parte superior para a inferior por uma ao de suco pela parte de baixo da caixa; Neste processo as partculas finas de minrio so aglomeradas por uma fuso parcial e tambm so parcialmente reduzidas. e. Quando a frente de combusto atinge o fundo da caixa, o material estar totalmente consolidado em um nico bloco. f. Este ento descarregado e britado, obtendo assim o snter. g. Os finos gerados na britagem do snter voltam ao processo. 2. PELOTAS: a. A pelotizao um processo que envolve mistura de partculas de minrio de ferro finamente modas com fundente, tais como calcrio e dolomita. Esta mistura levada ao pelotizador, composto de discos girantes com uma pequena angulao. Durante o giro,so produzidas bolas aglomeradas.Estas pelotas verdes so levadas ao forno para calcinao em fornos a combustvel. Comparado ao minrio sinterizado, as pelotas possuem um teor de ferro mais alto e teor de impurezas mai baixo, alm de utilizar minrio muito fino. outra vantagem a maior homogeneidade de tamanho, que permite um controle melhor do alto-forno.A desvantagem est no custo que maior,devido ao uso de combustvel mais nobre.

Combustveis

So de extrema importncia, pois pela reao com o oxignio do ar, o carbono presente nos combustveis produz calor e gases REDUTORES que so a base fundamental da reduo do minrio de ferro. Carvo vegetal: uso limitado Carvo mineral: obteno do coque

Coqueria

Na coqueificao, o carvo particulado introduzido em uma bateria de cmaras, de paredes refratrias, que so aquecidas externamente pela queima de um combustvel. Uma bateria de coque formada pela montagem alternada de cmara de coqueificao e de cmara de combusto onde queimado o combustvel para o aquecimento do processo de coqueificao. A temperatura de coqueificao normalmente passa de 1100C. Cada bateria possui uma quantidade varivel de cmara, podendo chegar a mais de 50 unidades. Durante a coqueificao ocorre a liberao das matrias volteis presentes no carvo, que so recuperadas por um sistema coletor. Os prprios gases oriundos da coqueificao, que se constituem basicamente de hidrocarbonetos, so utilizados como combustveis no processo. Terminado o processo, o coque resultante possui concentrao elevada de carbono fixo e constitui-se de um bloco nico. REDUO DO MINRIO DE FERRO 1. ALTO-FORNO a. No alto-forno carregado o minrio de ferro, na forma natural de pelotas ou de snter, o coque (fonte de calor e redutor) e fundentes (calcrio/dolomita) que tem a misso de formar a escria que retira grande parte das impurezas do minrio, alm de produzir CO2. A granulometria importante para garantir a permeabilidade dos gases redutores, que por sua vez de fundamental importncia para uma operao eficiente e de boa produtividade. b. Pelas ventaneiras insuflado o ar (p-aquecido nos regeneradores) e por sua vez combustveis (leo, gs ou carvo em p). c. O ar soprado queima o coque fornecendo calor s reaes qumicas de reduo de ferro e para fundir o ferro e a escria. REAES 3Fe2O3 + CO = 2Fe3O4 + CO2 3Fe3O4 + CO = 3FeO + CO2 FeO + CO = Fe + CO2 FeO + C = Fe + CO CaO + SiO2 = ESCRIA SiO2 + 2C = Si +2CO H2O + C = H2 + CO 2C + O2 = 2CO Ferro Gusa: Fe, C, P, S, Si, Mn (liga metlica) Escria: CaO, Al2O3, SiO2, MnO, FeO2(xidos) ___Fica sobrenadando na gusa A ESCRIA RESFRIADA COM GUA GRANULANDO-SE (VIRAR CIMENTO AF) d. O coque ao atingir as pores inferiores do forno vai se queimar com grande intensidade ao entrar em contato com o ar quente soprado nas ventaneiras, gerando uma grande quantidade de calor. Nas temperaturas desta regio (>1500C), o CO2, formo na reao do O2 com o coque no so estveis, em presena de excesso de carbono, logo: C + CO2 = 2CO (REAO DE BOURDOAD) - CONSIDERADA A MAIS IMPORTANTE NA TECNOLOGIA DA PRODUAO DO FERRO GUSA;

Os minrios brasileiros so de excelente qualidade por apresentar baixos teores de fsforo. O ferro gusa muito frgil devido ao seu alto teor de impurezas, e por isso no possui utilidade nas engenharias. PRODUO DO AO

ACIARIA a. Para a eliminao das impurezas do ferro gusa, o oxignio introduzido em quantidades controladas. O oxignio se combina com os elementos indesejveis (exceto o enxofre). C + O2 = CO (gs) CO + O2 = CO2 (gs) Si + O2 = SiO2 (escria) Mn + O2 = MnO (escria) b. O tempo de sopro deve ser controlado cuidadosamente para evitar a oxidao do ferro. c. O enxofre e o fsforo s podem ser removidos em condies especiais, atendidas pelo processo bsico. A escria bsica obtida pela adio de cal (CaO), que a torna capaz d reter compostos de fsforo e enxofre formados durante o processo de refino. O SISTEMA Fe-C O estudo do diagrama Fe-C limitado ate a quantidade de 6.67%C, que a relao estequiomtrica para a formao da cementita (Fe3C). Ligas de ferro com quantidades de carbono acima disto no possuem interesse em engenharia. Portanto, para o momento vamos considerar que o carbono presente nas ligas Fe-C est combinado na forma de cementita, pois na temperatura ambiente a solubilidade do carbono no ferro muito baixa (0,008%C). Na composio estequiomtrica, 6,67%C temos uma liga composta de 100% de cementita(Fe3C).

AOS <= 2,1%C<=Ferro Fundido Austenita: soluo slida do carbono em ferro gama. (CFC) Ferrita: soluo slida do carbono em ferro alfa. (CCC) Cementita: carboneto de ferro (Fe3C). Grafita: variedade alotrpica do carbono (estrutura cristalina hexagonal). A adio do carbono altera as temperaturas de transio das variedades alotrpicas em relao ao ferro puro, dependendo do seu teor. Importante lembrar que, abaixo de 727C, no pode haver ferro gama. Somente a variedade alfa est presente.

O ponto F corresponde ao mximo teor de carbono que a austenita pode conter, isto , 2,11%. usado na distino do ao do ferro fundido, conforme definio vista em pgina anterior.

Fig 01 A solubilidade do carbono na ferrita muito pequena (mximo 0,008%). O ponto E (eutetide) a menor temperatura de equilbrio entre a ferrita e a austenita, correspondendo a cerca de 0,77% C. E os aos podem ser eutetides, hipoeutetides ou hipereutetides.

O teor de carbono do ao afeta o seu aspecto granulomtrico. Um ao com muito pouco carbono (por exemplo, menos de 0,01%), se resfriado lentamente, dever apresentar uma aparncia razoavelmente uniforme, pois a maior parte ser representada pela ferrita.

Fig 2

Na Figura 02 (a), um possvel aspecto de uma microfotografia de um ao desse tipo. Na figura 02 (b), a estrutura laminar tpica da perlita, observada com elevada ampliao (as linhas escuras correspondem cementita). Supe-se agora um ao hipoeutetide com 0,5% de carbono, representado pela linha vertical I no diagrama. Quando o resfriamento atinge a interseo com A3, comea a separao da austenita em austenita e ferrita. Logo, acima da linha A1, haver ferrita mais austenita, esta ltima, com o mximo teor de carbono que pode conter (0,77%). Logo abaixo da linha A1, toda a austenita dever se transformar em ferrita mais cementita. Entretanto, como o processo rpido, fisicamente a separao se d em forma de lminas bastante finas, somente visveis ao microscpio com elevadas ampliaes. Tal estrutura, isto , a ferrita e a cementita em forma laminar, denominada perlita.

Fig 03

Na figura 03 (a), o aspecto tpico de um ao hipoeutetide visto com uma ampliao menor. As reas claras representam a ferrita e as escuras, a perlita. Entretanto, a estrutura laminar desta ltima no pode ser observada devido reduzida ampliao. Um ao hipereutetide (linha II no diagrama, com cerca de 1,5% C, por exemplo) tem, na interseo com A1, austenita com o mximo teor de carbono (0,77%) e cementita. A mudana brusca abaixo de A1 faz a austenita transformar-se em perlita conforme j visto. E a cementita envolve os gros de perlita em forma de uma teia conforme Figura 03 (b), formando uma espcie de rede de cementita. Um ao eutetide, isto , com 0,77% de carbono, deve apresentar somente perlita na sua estrutura granular. O teor de carbono exerce significativa influncia nas propriedades mecnicas do ao. Quanto maior, maiores a dureza e a resistncia trao. Entretanto, aos com elevados teores de carbono so prejudicados pela maior fragilidade devido maior quantidade de cementita, uma substncia bastante dura, mas quebradia. comum o uso da expresso ao doce para aos de baixa dureza, com teores de carbono menores que 0,25%. Ferros fundidos Conforme mencionado em pgina anterior, ferro fundido uma liga de ao e carbono com teor deste ltimo acima de 2,11%. Outra caracterstica a existncia de carbono livre, na forma de lamelas ou veios de grafita. De forma similar aos aos, ferros fundidos podem ser hipoeutticos, eutticos ou hipereutticos, com o valor euttico definido pelo ponto de equilbrio entre a austenita e a cementita (aproximadamente 4,3%, ponto G no diagrama da Figura 01).

Fig 04

Quando o ferro fundido euttico solidificado, logo abaixo do ponto G, h formao de uma estrutura com fundo de cementita e glbulos de austenita, denominada ledeburita. Continuando o resfriamento, abaixo de 727C no poder mais existir a austenita e, portanto, a ledeburita ser composta por glbulos de perlita sobre fundo de cementita. Um ferro fundido hipoeuttico (linha I no diagrama) deve apresentar reas de perlita, ledeburita e cementita. Um ferro fundido hipereuttico (linha II) apresenta cristais de cementita em forma de agulhas sobre fundo de ledeburita. Nos aspectos de componentes de liga e tratamentos trmicos, os ferros fundidos podem ser classificados conforme itens a seguir. o Cinzento: a superfcie recm-cortada tem aspecto escuro. O silcio est presente em proporo considervel e a estrutura contm carbono livre (grafita) em forma de veios ou lamelas. Mecanicamente,os ferros fundidos cinzentos so relativamente de baixa resistncia e frgeis,como conseqncia de sua microestrutura. Na maioria dos casos,a grafita est na forma de flocos normalmente envoltos por matriz de ferrita ou perlita. Os ferros cinzentos esto entre os materiais metlicos mais baratos. o Branco: a superfcie recm-cortada tem aspecto claro. Devido ao menor teor de silcio, a proporo de carbono livre bastante pequena. Como conseqncia do grande volume de cementita, os ferros brancos so extremamente duros, mas so tambm frgeis a ponto de serem virtualmente impossveis de usinar. o Misto: uma mistura, em proporo que depende da aplicao desejada, do ferro fundido cinzento e do branco. o Malevel: o ferro fundido branco que sofre um tratamento trmico especfico (aquecimento a temperaturas entre 800 e 900C por um perodo de tempo prolongado),provocando a decomposio da cementita,formando grafita em forma de rosetas em uma matriz de ferrita ou perlita,dependendo da velocidade do resfriamento.Possui aprecivel ductilidade. Algumas aplicaes tpicas incluem conectores, engrenagens de transmisso, e caixas de diferencial na indstria automotiva. o Nodular: Adicionando uma pequena quantidade de Mg ou Ce a um ferro fundido cinzento,no estado lquido, passa por um tratamento especial para produzir grafita em forma esfrica, o que lhe d uma boa ductilidade.Suas propriedades se aproximam da do ao.Aplicaes tpicas desse material so vlvulas,corpos de bombas,rvores de manivela,engrenagens e outros componentes de mquinas e automveis. Apesar de os ferros fundidos apresentarem em geral propriedades mecnicas inferiores s dos aos, elas podem ser consideravelmente modificadas pela adio de elementos de liga e tratamentos trmicos adequados. E os ferros fundidos podem substituir os aos em muitas aplicaes. Em algumas delas, so mais adequados que aos. Exemplo: estruturas e elementos deslizantes de mquinas so construdos quase sempre em ferro fundido, devido maior capacidade de amortecer vibraes, melhor estabilidade dimensional e menor resistncia ao deslizamento, em razo do poder lubrificante do carbono livre em forma de grafita.

S-ar putea să vă placă și