Sunteți pe pagina 1din 6

FICHAMENTO

Introduo Histria A chave para uma boa comunicao com uma pessoa surda o claro e apropriado contato visual. uma necessidade, quando os surdos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em lngua de sinais considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual. Em todo o mundo, os surdos expandem seus horizontes usando uma rica lngua de sinais.

Lngua: Conjunto do vocabulrio de um idioma, e de suas regras gramaticais; idioma. Por exemplo: ingls, portugus, LIBRAS.

Linguagem: Capacidade que o homem e alguns animais possuem para se comunicar, expressar seus pensamentos.

Lngua de Sinais ou lngua gestual: a lngua dos surdos e que possui a sua prpria estrutura e gramtica atravs do canal comunicao visual, a lngua de sinais dos surdos urbanos brasileiros a LIBRAS, em Portugal a LGP nos Estados Unidos a ASL.

Cultura Surda: Ao longo dos sculos os surdos foram formando uma cultura prpria centrada principalmente em sua forma de comunicao. Em quase todas as cidades do mundo vamos encontrar associaes de surdos onde eles se renem e convivem socialmente.

Intrprete de Lngua de Sinais: Pessoa ouvinte que interpreta para os surdos uma comunicao falada usando a lngua de sinais e viceversa.

Os gestos sempre fizeram parte do falar da pessoas, h povos famosos pelos seus gestos o falar, como os povos rabes, os Italianos...

Para os surdos esse foi o nico meio de comunicarem com as outras pessoas. Reflexos do tratamento recebido pelos surdos so sentido at nos dias de hoje no seio de nossa sociedade. Tecnicamente, uma pessoa com surdez profunda aquela incapaz de perceber som maior que 91 decibis, engano pensar que uma pessoa surda est imersa no mundo silencioso pois sabido que o som se propaga no slido, faz o ar vibrar... At o sculo XV, os deficientes auditivos foram tratados como seres primitivos, incompetentes, castigados pelos deuses. Eram abandonados, excludos da sociedade. A eugenia era uma prtica corriqueira, para eliminar portadores de mal formaes congnitas. Os sbios da poca no defendiam a mesma proposta a respeito da surdez. Aristteles acreditava que o pensamento s era concebido atravs das palavras falada (pura falcia), j Scrates declarava que era aceitvel que os surdos se comunicassem com as mos. Santo Agostinho foi mais longe e acreditava que os surdos podiam comunicar por meio de gestos, que, em equivalncia fala, eram aceitos quanto salvao da alma. John Beverley (70 dC) ensinou um surdo a falar (pai do oralismo?). Apesar de ainda se usar o termo surdo-mudo para designar pessoas surdas, bem antes ainda na idade mdia j fazia a distino. Surgindo assim as trs abordagens filosficas na educao dos surdos: o gestualismo (uso de sinais), o oralismo (lngua na modalidade oral fala/som), mtodo combinado (treino da fala e leitura labial).

Objeto de Estudo Viso Histrica da Lngua de Sinais 1. Objetivos

Apresentar as teorias respeito da origem da Lngua de Sinais; Mostrar a necessidade da comunicao dos surdos; Estudos sobre o processo de aprendizado

2. Metodologia

Segundo Soares (1999) e Moura (2000) temos as principais abordagens e seus respectivos defensores: Treinamento da Fala (fala/som) ou oralismo: defende o aprendizado da lngua oral, com o objetivo de aproximar os surdos ao mximo possvel do modelo ouvinte. Tendo como defensores os seguintes estudiosos: Gerolamo Cardano (Mdico Italiano, 1501-1576) Juan Pablo Bonet (Espanhol. 1579-1629) Johann Conrad Ammam (Mdico Suo, 1669-1724) Sammuel Heinicke (Alemo 1729 - 1790) Fundador da primeira escola de surdos em Edimburgo. Criando e definindo o mtodo hoje conhecido como o Oralismo. Alexander Graham Bell (Cientista Escocs, 1847-1922) Cuja esposa Mabel era surda. Jacob Rodrigues Pereira (Francs, 1715-1780) Mtodo Combinado ou Bimodal: Defende o uso da lngua oral, lngua de sinais, treinamento auditivo, leitura labial e o alfabeto digital, entre outros recursos. Thomas Hopkins Gallaudet (Prof. Americano, 1837-1917) Pedro Ponce de Len (Monge Espanhol, 1520-1584) Linguagem Gestual (hoje Lngua de Sinais): Considerada importante veculo de aquisio de conhecimento, comunicao e organizao do pensamento no desenvolvimento da pessoa surda. Charles Michelde Lpe (Abade Frances, 1712-1789): Criador da lngua gestual (lngua de sinais), criou os sinais metdicos.

3. Fontes Lngua Brasileira de Sinais - Libras So Cristvo/SE 2010 Margarida Maria Teles Vernica dos Reis Mariano Souza Os links consultados

http://linux.alfamaweb.com.br/asm/AbreConteudo.php?d=129 02 http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2006%20 %20Silvana%20da%20Silva%20N.%20Perrut%20dos%20San tos%20TC.PDF http://www.editora-arara-azul.com.br/pdf/artigo2.pdf

4. Principais conceitos O congresso de 1880 em Milo instituiu o oralismo como filosofia oficial de educao para surdos. Willian Stokoe na dcada de 60 publicou artigos demonstrando que a ASL American Signan Language possua caractersticas semelhantes lngua a lngua oral. A partir da surge uma nova abordagem, chamada de Abordagem Total ou Comunicao Total nesse processo utiliza-se a lngua de sinais, associada lngua oral, treinamento auditivo, leitura labial e o alfabeto digital. J na dcada de 70, a Sucia e a Inglaterra observaram que os deficientes auditivos utilizavam em momentos distintos a oralizao e a linguagem de sinais, originando a filosofia bilngue ou seja, a utilizao pelos surdos da lngua de sinais como primeira lngua (L1) e , como segunda, a lngua majoritria do seu pas (L2). Em 1857 chega ao Brasil o professor surdo Ernest Huet, veio da Frana a convite de D. Pedro II e trouxe o mtodo combinado (Lngua Portuguesa, Aritmtica, Geografia, Histria do Brasil, Escriturao Mercantil, Linguagem Articulada, Leitura Sobre os Lbios para os com aptido e Doutrina Crist), para ser ministrado no recm fundado Imperial Instituto dos Surdos Mudos hoje denominado INES Instituto Nacional da Educao de Surdos. Aps cinco anos Huet deixa o Instituto que assumido pelo Dr. Manuel de Magalhes Cndido que no deu continuidade

ao trabalho at ento ali desenvolvido e transformou o Instituto em um asilo para surdos. Em 1868 o sergipano Dr. Tobias Rabelo Leite assume a direo do Instituto restabelecendo o aprendizado da linguagem articulada e da leitura labial. Durante a gesto da professora Ana Rmoli de Farias Dria, influenciada pelo congresso de Milo, o Instituto adotou o oralismo. A professora Ivete Vasconcelos retorna ao Brasil trazendo a filosofia da Comunicao Total. Linguistas brasileiros comeam a se interessar pelo estudo da lngua de sinais a qual recebe o nome de Lngua de Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros (LSCB) isto na dcada de 70. Entretanto, aps discusso com a comunidade surda, a professora Lucinda Brito passa a utilizar a abreviao LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais, que foi legalmente reconhecida atravs da lei nmero 10436 de 24 de abril de 2002, como lngua prpria da comunidade dos surdos do Brasil, servindo como meio legal de comunicao e expresso.

5. Principais Concluses
No Brasil, os prs e os contras na histria da LIBRAS so reflexos das posies tomadas no mundo sobre a educao das pessoas surdas. Observa se que, atualmente, na educao dos surdos coexistem as trs filosofias. Cabe ressaltar que a implantao e uso da Comunicao Total, apesar de ter ocorrido em um breve perodo, o mais presente no cotidiano escolar devido ausncia de formao dos profissionais numa filosofia bilngue.

6. Comentrio Pessoal
Em 2001 foi lanado em So Paulo o Dicionrio Enciclopdico Ilustrado de LIBRAS, em um projeto coordenado pelo Professor Doutor (Instituto de Psicologia/USP) Fernando Capovilla e em maro de 2002 o Dicionrio LIBRAS/Portugus em CD-ROM, trabalho realizado pelo INES/MEC e coordenado pela Professora Doutora Tanya Mara Felipe/UFP Pernambuco/FENEIS.

A lngua de sinais como qualquer outra lngua tambm falada em vrios idiomas e tambm contempla os regionalismos como o caso do Brasil. No contato com pessoas que perdeu a audio depois de alfabetizadas na lngua oralizada, percebemos que seria o ideal para todos os surdos se isso fosse possvel para eles escrever na lngua oficial dos ouvintes.

7. Palavras Chave Lngua de Sinais Libras INES Instituto Nacional de Educao para Surdos Viso Histrica

S-ar putea să vă placă și