Sunteți pe pagina 1din 48

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais -> Contedo Anterior: 2.2.

Ferramentas do Sistema Prxima: 2.2.5. Cubic Spline Interpolao para curvas de juros

2.2.4. Interpolao Exponencial e Extrapolao


Interpolao uma ferramenta matemtica utilizada para, a partir de pontos limites (em extremidades), criar pontos intermedirios. No necessrio utilizar interpolaes quando o ponto procurado recai sobre um dos limites (inferior ou superior), bastando utilizar diretamente o ponto coincidente, embora o resultado calculado pelo processo de interpolao seja o mesmo. Existem vrias formas de interpolao: linear, polinomial, exponencial etc. A escolha do tipo de interpolao que deve ser utilizado depende muito do tipo de dado que est sendo analisado. uma questo de coerncia com o comportamento da varivel representada pelos dados ou pelos pontos. A interpolao exponencial tem aplicao em finanas em funo dos regimes de capitalizao compostos aplicados a juros e outros indicadores cumulativos (rendimentos, inflao etc). No caso particular de taxas de juros, a interpolao exponencial entre dois pontos representa a trajetria que uma aplicao financeira teria do primeiro ponto at o segundo considerando um movimento contnuo, ou seja, sem degraus entre os pontos. Isto alcanado considerando-se a taxa de juros embutida entre estes dois pontos limites como constante ao longo do tempo. Ainda para o caso de taxas de juros, a interpolao exponencial a forma de interpolao de maior sentido econmico. Apesar disto, a interpolao exponencial pode apresentar descontinuidades quando se analisa a velocidade de mudana da taxa de juros ou a primeira derivada da curva. Estas descontinuidades podem aparecer apenas sobre os pontos que geram uma curva de juros e representam a mudana de taxa entre dois perodos consecutivos. Funes de extrapolao de taxas de juros so mais difceis de serem modeladas e demandam um nmero adicional de hipteses para sua construo. 2.2.4.1. Funo CC.INTERPOLEX Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a taxa de juros interpolada exponencialmente ou extrapolada para o perodo indicado a partir da curva de juros fornecida. No caso de extrapolaes, isto , perodos alm do ltimo vencimento da curva de juros informada, a taxa retornada negativa para sinalizar a extrapolao. So necessrios pelo menos 3 pontos na curva para os clculos de taxas de juros extrapoladas, efetuados atravs das diferenas em base points entre os 3 ltimos vencimentos e atravs da determinao de uma nova inclinao para a curva de juros. Esta inclinao atenuada at a data informada (curva flat) segundo uma curva com segunda derivada constante e com primeira derivada igual a 0 na data flat (inclinao tendendo a zero at a data flat). Uma mesma curva de juros no pode possuir mais de uma informao para o mesmo ponto no tempo (por exemplo uma informao de futuros de juros e outra de swaps). Se isto ocorrer, prevalecer a maior taxa.

Chamada: CC.INTERPOLEX (Dias teis, Curva de Juros, Anos Flat) Argumento Dias teis Tipo integer Descrio Nmero de dias teis para o qual se deseja calcular a taxa de juros interpolada ou extrapolada. Este nmero deve ser maior do que 1. Intervalo (matriz n linhas por 2 colunas) contendo as taxas de juros ao ano (efetiva base 252) na primeira coluna e os dias teis at o vencimento de cada ponto na segunda coluna. Estes dados so utilizados no clculo de taxas de juros para qualquer vencimento, incluindo extrapolao para perodos longos e posteriores ao ltimo vencimento indicado. Deve haver pelo menos 2 pontos diferentes em uma curva de juros. Opcional. Nmero de anos (base 252) aps o vencimento da ltima taxa indicada para o qual a curva de juros deve ser considerada flat (sem inclinao). As taxas extrapoladas so informadas negativas e so baseadas na diferena em base points das 3 ltimas taxas indicadas. A extrapolao efetuada segundo uma curva com segunda derivada constante e com primeira derivada igual a zero na data flat. O valor padro 0, sendo a curva considerada flat aps o ltimo vencimento.

Curva de Juros

range

Anos Flat

double

Os pontos da curva de juros informada no precisam estar ordenados no tempo, mas devem estar dispostos em um intervalo com duas colunas apenas. Dados de texto ou em branco para a curva de juros so ignorados pela funo. Dados menores do que 1 para o parmetro Dias teis tambm so ignorados! Importante: As taxas de juros informadas no parmetro Curva de Juros devem ser as taxas de juros anuais com base 252. As taxas devem estar na primeira coluna e os dias teis para estas taxas na segunda coluna.

Importante: Para pontos repetidos no tempo, prevalecer aquele de maior taxa! O resultado para uma curva de juros informada com n pontos :

Interpolao: considerando Pi e Pi+1 como pontos da curva de juros, Di e Di+1 como o nmero de dias teis correspondentes a estes pontos e Dint a data do ponto procurado, sendo Dint entre Di e Di+1, a taxa de juros Pint interpolada para o ponto procurado ser dada por: o Interpolao:

Importante: Se o ponto procurado for um vencimento anterior ao primeiro vencimento da curva de juros, a taxa retornada ser igual taxa de juros do primeiro vencimento!

Extrapolao: considerando Pn, Pn-1 e Pn-2 como os 3 ltimos pontos da curva de juros, Dn, Dn-1 e Dn-2 como o nmero de dias teis correspondentes a estes pontos, Dext a data do ponto procurado e AFLAT o nmero de anos aps o ltimo ponto

fornecido da curva de juros, sendo Dext maior do que Dn, a taxa de juros Pext extrapolada para o ponto procurado ser dada utilizando: o Extrapolao Dext >=DFLAT:

Extrapolao Dext <=DFLAT:

Onde:

Dias flat: Inclinao dos 2 ltimos trechos da curva de juros:

Fator de convergncia:

Inclinao inicial para extrapolaes:

Taxa flat:

Importante: No caso de extrapolaes, as taxas informadas so negativas apenas para reforar a idia de extrapolao de taxas de juros e este sinal no tem nenhum sentido econmico. So necessrios no mnimo 3 pontos para permitir extrapolaes de taxas de juros ou a funo retornar ERRO.

Importante: Este algoritmo proprietrio da lin Duxus. Exemplo de utilizao para interpolao exponencial: Interpolao exponencial de curva de juros parmetros:

Dias teis 120 Anos para curva flat 1,0 Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 20,65% 220 20,70% 300 20,40% 140 19,15% 40 19,75% 80 20,71% 350 20,60% 180 19,40% 60 20,00% 100
= CC.INTERPOLEX( 120; A2:B11; 1,0) Resultados:

20,233%
Curva de juros interpolada para vrios pontos. Para a construo deste grfico foram calculadas as taxas interpoladas para todos os dias teis at que a curva alcanasse uma trajetria flat (252 dias ou 1 ano aps o ltimo vencimento informado no parmetro Curva). Note-se uma reta at o primeiro vencimento, indicando que no interpolaes neste perodo.

Exemplo de utilizao com extrapolao: Extrapolao para curva de juros invertida - parmetros:

Dias teis 450 Anos para curva flat 0,75 (9 meses aps ltimo vencimento) Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 19,15% 40 19,40% 60 19,75% 80 20,00% 100 20,40% 140 20,60% 180 20,58% 220 20,40% 300 20,30% 350
= CC.INTERPOLEX( 450; A2:B11; 0,75) Resultados:

-20,169%
O resultado negativo informado no tem sentido econmico sem utilizado apenas para reforar que se trata de uma extrapolao de taxas de juros, efetuada segundo modelo proprietrio da lin Duxus.

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais -> Contedo Anterior: 2.2.4. Interpolao Exponencial e Extrapolao

Prxima: 2.2.6. Grfico de Interpola Cubic Spline X Exponencial

2.2.5. Cubic Spline Interpolao para curvas de juros

Cubic spline uma metodologia de interpolao numrica, assim como interpolao linear, exponencial etc. De representa uma forma de interpolao atravs polinmios de 3 ordem, sendo da originado o nome cubic.

A maior caracterstica das interpolaes cubic spline o amortecimento ou suavidade que apresentam na trans um n para outro, sendo muito utilizada para estabilizao de cmeras de vdeo e outros instrumentos sensveis variaes bruscas.

A utilizao da interpolao cubic spline em finanas tambm motivada por est caracterstica de suavizar as interseces ou, olhando para uma curva de juros, suavizar a transio de um ponto para outro.

Neste mtodo, a trajetria entre cada conjunto de dois pontos representada por um polinmio de ordem 3 e a condies de contorno so estabelecidas para garantir a suavidade. Sendo assim, cada segmento da curva def onde uint uma parametrizao dos pontos Dint no tempo dada por:

Como condies de contorno, temos que nos pontos de interseco entre os segmentos, tanto o valor do polinm representa cada segmento - como sua primeira e segunda derivadas devem ser iguais (isto equivale a dizer que apresentar uma continuidade C2 at segunda derivada). Ou:

(primeira derivada do segmento inclinao da curva) (segunda derivada do segmento alterao da inclinao da curva) Os pontos (0) e (1) representam, respectivamente, o incio e o final de cada segmento da curva cubic spline. Ainda para o ponto inicial e final da curva, tem-se:

A fim de permitir a resoluo deste sistema de equaes, mais duas condies so impostas para as extremidad

Esta metodologia de construo de um spline tambm conhecida como natural cubic spline ou spline cbic

Como desvantagens deste mtodo, podemos salientar que ele apresenta algumas instabilidades, principalmente curvas com pontos muito prximos uns dos outros. Uma outra observao a ausncia de uma teoria econmic suporte o modelo para curvas de juros. Extrapolaes no so o objetivo de uma cubic spline. 2.2.5.1. Funo CC.CSPLINE Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a taxa de juros interpolada pelo mtodo cubic spline para o perodo indicado a partir da cu juros fornecida. No caso perodos alm do ltimo vencimento da curva de juros informada, a taxa retornada ne equivale taxa do ltimo ponto da curva de juros (curva flat aps o ltimo vencimento). Esta funo no realiz extrapolaes.

Uma mesma curva de juros no pode possuir mais de uma informao para o mesmo ponto no tempo (por exem informao de futuros de juros e outra de swaps). Se isto ocorrer, prevalecer a maior taxa. Chamada: CC.CSPLINE (Dias teis, Curva de Juros) Argumento Dias teis Tipo integer Descrio

Nmero de dias teis para o qual se deseja calcular a taxa de juros interpolada pelo m cubic spline. Este nmero deve ser maior do que 1.

Curva de Juros

range

Intervalo (matriz n linhas por 2 colunas) contendo as taxas de juros ao ano (efetiva ba na primeira coluna e os dias teis at o vencimento de cada ponto na segunda coluna. dados so utilizados no clculo de taxas de juros para qualquer vencimento. Deve hav menos 2 pontos diferentes em uma curva de juros.

Os pontos da curva de juros informada no precisam estar ordenados no tempo, mas devem estar dispostos em intervalo com duas colunas apenas. Dados de texto ou em branco para a curva de juros so ignorados pela funo. Dados menores do que 1 para o Dias teis tambm so ignorados!

Importante: As taxas de juros informadas no parmetro Curva de Juros devem ser as taxas de juros anuais co 252. As taxas devem estar na primeira coluna e os dias teis para estas taxas na segunda coluna.

Importante: Para pontos repetidos no tempo, prevalecer aquele de maior taxa! O resultado para uma curva de juros informada com n pontos :

Interpolao: considerando as equaes e condies de uma cubic spline e considerando Pi e Pi+1 co da curva de juros, Di e Di+1 como o nmero de dias teis correspondentes a estes pontos e Dint a data d procurado, sendo Dint entre Di e Di+1, a taxa de juros Pint interpolada para o ponto procurado ser dada o Interpolao:

Onde:

Parmetro uint

Importante: Se o ponto procurado for um vencimento anterior ao primeiro vencimento da curva de juros, a ta retornada ser igual taxa de juros do primeiro vencimento! Exemplo de utilizao para interpolao cubic spline: Interpolao de curva de juros parmetros:

Dias teis 120 Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 20,65% 220 20,70% 300

20,40% 140 19,15% 40 19,75% 80 20,71% 350 20,60% 180 19,40% 60 20,00% 100
= CC.CSPLINE( 120; A2:B11) Resultados:

20,200%

Curva de juros interpolada para vrios pontos. Para a construo deste grfico foram calculadas as taxas interpo todos os dias teis at o ltimo ponto (ou vencimento) informado. No h extrapolaes neste grfico. Nota-se at o primeiro vencimento, indicando que no interpolaes neste perodo.

Exemplo de utilizao para interpolao cubic spline com curva invertida: Interpolao de curva de juros invertida parmetros:

Dias teis 250 Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 19,15% 40 19,40% 60

19,75% 80 20,00% 100 20,40% 140 20,60% 180 20,58% 220 20,40% 300 20,30% 350
= CC.CSPLINE( 250; A2:B11) Resultados:

20,523%
Novamente, no h dados para extrapolaes e nota-se uma reta at o primeiro vencimento.

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais

-> Contedo

Anterior: 2.2.5. Cubic Spline Interpolao para Prxima: 2.2.7. Duration, Exposio e C curvas de juros de Carteiras para Taxas de Juros

2.2.6. Grfico de Interpolaes Cubic Spline X Exponencial 2.2.6. Grfico de Interpolaes Cubic Spl
Exponencial

A comparao entre curvas gradas por mtodos de interpolao diferentes pode fornecer algumas dicas sobre que utilizar. Para curvas de juros, interessante comparar interpolaes exponenciais com cubic spline. 2.2.6.1. Comando CSpline x Exp Acesso:

Menu - Calculus | CSpline x Exp - Barra de ferramentas Calculus

Descrio: Monta um grfico comparativo contendo as interpolaes pelo mtodo exponencial e cubic spline par juros fornecida. Efetua apenas interpolaes a partir os pontos da curva de juros. Este comando gera um novo arq contendo o grfico de sada.

A regio ou intervalo de dados deve ser uma regio contgua com duas colunas (matriz n linhas por 2 colunas) con taxas de juros ao ano (efetiva base 252) na primeira coluna e os dias teis at o vencimento de cada ponto na seg Deve haver pelo menos 2 pontos diferentes em uma curva de juros. Campos com formato texto ou vazios so desc Dados menores do que 1 para dias teis de um ponto da curva de juros tambm so ignorados! O intervalo de dad selecionado antes de chamar este comando.

Uma mesma curva de juros no pode possuir mais de uma informao para o mesmo ponto no tempo (por exempl informao de futuros de juros e outra de swaps). Se isto ocorrer, prevalecer a maior taxa.

Os pontos da curva de juros informada no precisam estar ordenados no tempo. A gerao de grficos sem cores permite uma impresso fcil dos dados alm de representar ganhos de performan execuo. Exemplo de utilizao: Comparao de interpolaes cubic spline e exponencial de curva de juros parmetros:

Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 20,65% 220 20,70% 300 20,40% 140 19,15% 40 19,75% 80

20,71% 350 20,60% 180 19,40% 60 20,00% 100


Resultados: Grfico comparativo de interpolaes cubic spline e exponencial. No so efetuadas simulaes de extrapolao. diferena na trajetria das taxas interpoladas pelos dois mtodos.

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais Prxima: 2.2.8. Hedge por Anterior: 2.2.6. Grfico de Interpolaes Modified Duration para Cubic Spline X Exponencial Juros

-> Contedo

2.2.7. Duration, Exposio e Convexidade de Carteiras para Taxas de Juros


O termo duration ser utilizada tanto no gnero masculino como feminino.

A durao ou duration de um ttulo ou bond significa o tempo mdio que o detentor do ttulo deve esperar para receber os pagamentos. Um ttulo sem pagamentos intermedirios ou cupom tem a durao igual data de seu vencimento. J um ttulo com cupom tem uma durao menor. O duration tambm uma medida se sensibilidade s alteraes na curva de juros, sendo muito utilizada em clculos de operaes de hedge (ou proteo) de ativos relacionados s taxas de juros. Existem vrias formas de duration, como Macauley (Frederik Macauley), modificada (ajustada) e efetiva. Cada uma destas formas tem um propsito distinto. Macauley duration ou simplesmente duration de um ttulo equivale mdia dos prazos de

cada cupom ponderada pelo seu valor presente (VPi). No caso de uma carteira, o mesmo raciocnio pode ser empregado, bastando entender cada ttulo como um conjunto adicional de pagamentos ou cupons. Assim, para durao em dias:

onde Pi,dia o taxa de juros diria para a data di(durao em dias) e VFi o valor de face do pagamento em questo. Em termos anualizados para taxas de juros (base 252) e considerando a durao em dias, tem-se:

onde Pi,aa o taxa de juros diria Pi,dia anualizada para a data di, ainda em dias. O mesmo clculo pode ser utilizado tambm para carteiras com contratos futuros de juros, onde cada contrato representado pelo seu valor de face e pelo seu vencimento. til determinar tambm a exposio final equivalente a que podem ser resumidas todas as posies de uma carteira. Ou seja, a carteira substituda por uma nica posio equivalente no mesmo duration final. Para o clculo desta exposio, pode-se utilizar os conceitos de hedge por modified duration - ver seo 2.2.7. Hedge por Modified Duration para Juros. Importante: O conceito de exposio final diferente do conceito de valor presente de uma carteira e representa uma posio equivalente no duration da carteira para o risco de oscilaes pequenas e paralelas da curva de juros!

A convexidade de um carteira vinculada a taxa de juros importante para se determinar as alteraes no valor presente desta carteira face a uma oscilao paralela na curva de juros, mas com amplitude relativamente grande. Isto porque convexidade a medida do gradiente ou da derivada da duration e indica como a durao varia conforme o tamanho da oscilao na taxa de juros. A convexidade mais importante para ttulos (ou carteiras) com vrios cupons (ou pagamentos) do que ttulos com um vencimento apenas. Para oscilaes pequenas toda a variao no valor presente pode ser explicada pela duration apenas. A convexidade de uma carteira (ou conjunto de pagamentos ou cupons) para a taxa de juros anualizada e duration em dias dada por:

A variao no valor presente de uma carteira em funo de uma oscilao paralela na curva de juros pode ser aproximada pela segunda ordem da srie de Taylor:

onde ndice

representa a modified duration:

O clculo da durao de uma carteira tambm pode envolver posies compradas (normalmente com valor de face positivo) ou vendidas (valor de face negativo). Nestes casos, a aplicao simples do conceito de duration no tem muito sentido prtico, porque o valor presente das posies aparece no denominador da equao de duration e a proximidade deste valor a 0 torna difcil interpretar os resultados. Alternativamente, as posies opostas podem ser entendidas como uma reduo na outra ponta (comprada ou vendida) e, desconsiderando a convexidade, o conceito de hedge por modified duration ver seo 2.2.7. Hedge por Modified Duration para Juros - pode ser utilizado nos clculos. Um detalhe importante que a presena de posies opostas em uma carteira pode levar a dois tipos de resultados: manuteno do duration e reduo do valor de face da posio principal ou manuteno do valor de face e reduo do duration da posio principal, onde posio principal (compras ou vendas) aquela de maior valor para a multiplicao do valor presente pela durao ajustada. Os dois resultados so equivalentes do ponto de vista de risco de oscilaes pequenas (convexidade desconsiderada) e paralelas da curva de juros. O resultado sobre durao constante mais comum. O clculo de duration de uma carteira muito utilizado em carteiras de renda fixa para se condensar todas posies em uma durao apenas e para efetuar o hedge total ou parcial destas carteiras. 2.2.7.1. Funo CC.DURATION Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus

- Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a Macauley duration ou durao em dias teis de uma carteira diretamente a partir da curva de juros e dos ativos ou pagamentos que compe esta carteira ou portfolio, bem como a convexidade, modified duration e o valor de face e valor presente da exposio total para o duration da carteira. Aceita posies compradas (valor negativo) ou vendidas (valor positivo) na composio da carteira e retorna, nestes casos, o duration pela utilizao de hedge por modified duration para reduo da posio principal (maior valor representado pelo valor presente compras ou vendas - multiplicado pela respectiva duration modificada) com durao constante e com beta coeficiente de correlao entre as posies de compra e venda igual a 1. O clculo da exposio final tambm utiliza o conceito de hedge por modified duration. Importante: Para detalhes sobre hedge, ver seo 2.2.7. Hedge por Modified Duration para Juros.

No caso de posies opostas em carteira, a convexidade e a durao ajustada no so calculadas e a funo retorna 0. Para o clculo das taxas relativas aos pagamentos da carteira, realiza a interpolao pelo mtodo exponencial. No so efetuadas extrapolaes, sendo as taxas de juros de pagamentos a ocorrerem em perodos posteriores ao ltimo ponto da curva de juros informado igual taxa deste ponto. Tambm no h interpolaes antes do primeiro vencimento da curva de juros. Uma mesma curva de juros no pode possuir mais de uma informao para o mesmo ponto no tempo (por exemplo uma informao de futuros de juros e outra de swaps). Se isto ocorrer, prevalecer a maior taxa. Importante: O mtodo de interpolao utilizado para o clculo do duration o da interpolao exponencial, sem realizao de extrapolaes!

O retorno da funo obtido pela forma matricial, sendo necessria, para obter todos os dados de sada, a seleo de 5 clulas na vertical e a utilizao de CTRL + SHIFT + ENTER aps a digitao da frmula.

Chamada: CC.DURATION ( Curva de Juros, Portfolio)


Argumento Tipo Descrio Intervalo (matriz n linhas por 2 colunas) contendo as taxas de juros ao ano (efetiva base 252) na primeira coluna e os dias teis at o vencimento de cada ponto na segunda coluna. Estes dados so utilizados no clculo de taxas de juros para qualquer vencimento. Deve haver pelo menos 2 pontos diferentes na curva de juros. Intervalo (matriz n linhas por 2 colunas) contendo os valores de face dos diversos pagamentos de uma carteira na primeira coluna e os dias teis at cada pagamento na segunda coluna. Os valores comprados e vendidos devem ser informados com sinais opostos (normalmente positivo para comprado e negativo para vendido).

Curva de Juros

range

Portfolio

range

Nota 1: Resultados devem ser extrados do Excel atravs da seleo da regio para os resultados, colocao da frmula com a rea de sada selecionada e pressionando CTRL+SHIFT+ENTER.
Os pontos da curva de juros informada no precisam estar ordenados no tempo, mas devem estar dispostos em um intervalo com duas colunas apenas. Os pagamentos do portfolio tambm no precisam estar ordenados no tempo. Dados de texto ou em branco para a curva de juros bem como para a carteira so ignorados pela funo. Importante: As taxas de juros informadas no parmetro Curva de Juros devem ser as taxas de juros anuais com base 252. As taxas devem estar na primeira coluna e os dias teis para estas taxas na segunda coluna.

Importante: Para pontos repetidos no tempo, prevalecer aquele de maior taxa!

Importante: Posies de carteira na compra e na venda devem ter sinais opostos! O resultado para uma curva de juros informada e uma carteira com n posies :

Duration: mdia ponderada da durao de cada pagamento com valor de face VF. Este valor arredondado e depende da existncia de posies opostas no portfolio. o Sem posies opostas:

Onde Pint taxa de juros ao ano base 252 interpolada correspondente a um pagamento, considerando Pj e Pj+1 como pontos da curva de juros, Dj e Dj+1 como o nmero de dias teis correspondentes a estes pontos e Di a data deste pagamento, sendo Di entre Dj e Dj+1:

Com posies opostas, utiliza hedge por modified duration com beta igual a 1 e durao constante, sendo o valor presente das posies compradas dado por VPcompra e o valor presente das posies vendidas dado por VPvenda e a durao e durao modificada das compras e das vendas dadas, respectivamente, por Dcompra e Dvenda e D*compra e D*venda:

Importante: Se a data do pagamento for anterior ao primeiro vencimento da curva de juros, a taxa interpolada ser igual taxa de juros do primeiro ponto da curva de juros! Se for posterior ao ltimo vencimento, a taxa interpolada ser igual ltima taxa da curva de juros (sem extrapolaes).

Exposio final valor presente: valor presente para uma posio equivalente carteira, obtida pelo conceito de hegde por modified duration. Sendo VP, Ddias e D*dias - respectivamente, o valor presente, duration e duration ajustada - relativos posio principal e VPoposta e D*dias,oposta - respectivamente, o valor presente e duration ajustada - relativos posio oposta e onde VP e VPoposta tem sinais contrrios: o Exposio final:

Importante: Os valores da durao ajustada para posio principal (compras ou vendas) e oposta (vendas ou compras) so obtidos da mesma forma que a duration sem posies opostas, s que concentrando todas as vendas e todas as compras separadamente.

Exposio final valor de face: valor futuro da exposio final para a data do duration da carteira. Considerando PD a taxa de juros anualizada (base 252) para o duration final, tem-se: o VF:

Convexidade: convexidade da carteira. Este valor deve ser utilizado para clculos de variao no valor presente da carteira face a uma oscilao no to pequena e paralela da curva de juros. No caso de posies opostas, a convexidade no calculada e retorna 0: o Convexidade:

Modified Duration: durao modificada. Este valor tambm utilizado para clculos de variao no valor presente dada uma oscilao na curva de juros. No caso de posies opostas, retorna 0: o Durao ajustada:

Exemplo de utilizao com posies compradas: Clculo de duration para carteira composta por ttulos pr-fixados e contratos futuros de juros. Todas as posies so compradas:

Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 20,65% 220 20,70% 300 20,40% 140 19,15% 40 19,75% 80 20,71% 350 20,60% 180 19,40% 60 20,00% 100

Carteira: clulas C2:D5. O intervalo representa 2 ttulos comprados e uma posio comprada de 100 contratos de juros futuros DI1. Todos os valores so positivos (ou tem o mesmo sinal).

10.000.000 100 20.000.000 220 10.000.000 50

= {CC.DURATION( A2:B11; C2:D5)} Resultados:

143 36.031.941,36 40.038.574,73 0,67595917

0,47240009

O retorno matricial e podem ser retornadas de 1 a 5 clulas, sendo:

1 2 3 4 5

clula clula clula clula clula

=> => => => =>

durao Macauley exposio final ou valor presente equivalente valor de face da exposio final para a durao convexidade modified duration

O valor da duration (arredondado) da carteira de 143 dias e a carteira tem uma exposio final equivalente com valor presente de 36.031.941,36 e com valor de face de 40.038.574,73 para a data correspondente ao dia 143 da curva de juros. Em outras palavras, o risco da carteira para oscilaes paralelas e pequenas da curva de juros igual ao de uma nica posio com valor de face de 40.038.574,73 para 143 dias. Para o caso de utilizao de hedge, o valor de face da exposio final deve ser utilizado. Vale observar que o valor presente da exposio final diferente do valor presente dos ttulos de 35.943.357,84 (no calculado). Isto porque a exposio final uma posio de risco equivalente para oscilaes pequenas (no considera convexidade) e paralelas na taxa de juros e no uma posio de valor presente equivalente. Por exemplo, considerando uma oscilao de -0,1% na taxa anual, onde todas as taxas diminuem 0,1%, o valor presente da carteira passa para 35.960.349,64 (no calculado) representando um acrscimo de 16.991,80. J o valor presente da exposio equivalente aumenta para 36.048.932,06 (40.038.574,73 a valor presente para uma taxa de juros com a oscilao para 143 dias) - um acrscimo de 16.990,70. Mais uma vez, para realizao de hedge por modified duration, o que interessa o valor de face da exposio e a duration. Considerando agora uma variao paralela da curva de juros de +1,0% na taxa anual, onde todas as taxas aumentam 1,0%, a variao do valor presente da carteira carteira pode ser simulada. Como esta oscilao no uma oscilao pequena, a convexidade deve ser utilizada juntamente com a duration modificada. Calculando, ento, para uma oscilao de +1,0%, temos uma variao percentual dada por:

Isto equivale a dizer que o valor presente da carteira de 35.943.357,84 (no calculado) ter uma queda de 0,046902% ou uma perda de 168.581,64. Simulando uma oscilao na curva de juros, o valor presente para um upward shift de 1,0% passaria para 35.774.766,98 - uma perda de 168.590,65. A diferena entre os dois valores pode ser desconsiderada e atribuda ao tamanho da oscilao, uma vez que a srie de Taylor utilizada de segunda ordem (descartadas ordens superiores). Finalizando, para pequenas oscilaes, pode-se utilizar o conceito de hedge ou de alterao de valor por convexidade e modified duration. Para grandes oscilaes, apenas o segundo conceito pode ser empregado, pois a utilizao de convexidade em hedge mais complexa. Em ambos os casos, porm, as oscilaes da curva de juros devem ser paralelas.

Exemplo de utilizao com posies compradas e vendidas - posies opostas: Este exemplo utiliza a mesma curva de juros do exemplo anterior. Sero utilizadas posies compradas e vendidas para o portfolio e ser calculado o duration, exposio total e valor de face pelo conceito de hedge. A convexidade e a duration modificada so retornadas nulas.

Carteira: C2:D5. O intervalo representa 3 ttulos comprados e uma posio vendida de 300 contratos de juros futuros DI1. Os valores comprados so positivos e o valor vendido em contrato futuro tem valor negativo.

10.000.000 20.000.000 10.000.000

100 220 50

-30.000.000 50

= {CC.DURATION( A2:B11; C2:D5)} Resultados:

143 25.808.357,78 28.678.162,28 0


O duration final igual ao duration da compra (exemplo anterior) pois o valor presente multiplicado pela durao ajustada da posio comprada 0 superior multiplicao equivalente da posio vendida. Em outras palavras, a venda dos contratos futuros na carteira reduziu o exposure (ver seo 2.2.7. Hedge por Modified Duration para Juros) da compra de 40.038.574,73 (valor de face da exposio total - exemplo anterior) para um valor de face de 28.678.162,28 com o mesmo duration de 143 dias. Considerando uma oscilao de +0,1% na taxa anual, onde todas as taxas diminuem 0,1%, o valor presente da carteira cai de 6.975.601,22 (no calculado) para 6.963.449,05, representando uma perda de 12.152,18. J o valor presente da exposio equivalente diminui para 25.796.203,80 (28.678.162,28 a valor presente para uma taxa de juros com a oscilao para 143 dias) uma queda de 12.153,99. Mais uma vez, com a utilizao de posies contrrias, possvel obter dois resultados com o mesmo risco para oscilaes pequenas e paralelas da curva de juros, sendo mais comum o clculo do duration considerando a durao da posio principal constante e considerando a posio oposta uma reduo na principal (efetuado pela funo).

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais Anterior: 2.2.7. Duration, Exposio e -> Contedo Convexidade de Carteiras para Taxas de Juros Prxima: 2.2.9. Volume Projetado para Bolsas, Futuros e Aes

2.2.8. Hedge por Modified Duration para Juros


O termo duration ser utilizada tanto no gnero masculino como feminino.

O hedge pode ser definido como uma operao que busca reduzir o risco ou a exposio em um ativo financeiro sem a necessidade de negociar o prprio ativo. Em particular para a curva de juros, as operaes de hedge permitem reduzir o exposure a oscilaes nas taxas embutidas na curva. Ou seja, possvel reduzir uma posio ativa em taxas de juros comprada ou vendida - sem efetivamente negociar o ativo vinculado aos juros (ttulos, bonds etc.). Existem vrios tipos de ativos relacionados ao risco da curva de juros (ttulos pr-fixados, ttulos com opes, swaps etc) e para cada um deles existe uma forma diferente de realizar o hedge. Olhando para ativos cujo fluxo de caixa no varia conforme o nvel da taxa de juros (sem opes embutidas) e para alteraes pequenas e paralelas na curva de juros, pode-se utilizar os conceitos de modified duration para efetuar o hedge. Alteraes no paralelas na curva de juros causam ineficincia das operaes de hedge por duration. Para aumentar a eficincia nestes casos, pode ser utilizado o conceito de imunizao, buscando equalizar a distribuio temporal do hedge com as posies ativas (o que resulta em vrias operaes de hedge espalhadas de acordo com os vencimentos). J para alteraes maiores na curva de juros, o efeito da convexidade tambm deve ser considerado no clculo das oscilaes de valor presente. Porm, a incluso da convexidade torna as operaes de hedge mais complexas. Para ttulos com opes embutidas, deve-se utilizar o conceito de durao efetiva. Por duration (Macauley duration) ou durao, entende-se como a mdia dos prazos das posies em taxas de juros ponderada pelo seu valor presente (VPi). Ou, para um portfolio com n posies em taxas de juros:

onde di o duration de cada ttulo individual. Se di for medido em dias, D tambm ser. Modified duration ou durao ajustada uma adaptao do conceito de duration para capitalizaes de taxas de juros em um prazo qualquer. Para o regime de taxas de juros compostas com capitalizao diria anualizada e duration tambm diria, tem-se:

onde Paa igual taxa de juros diria anualizada (base 252) e di medido em dias para cada pagamento.

O tipo de ativo utilizado para realizar o hedge tambm importante. Quanto maior a correlao entre o ativo do hedge e o ativo da posio, maior ser a eficincia do hedge. Quando se efetua o cross-hedge (ativos diferentes), possvel relacionar a quantidade de ativos necessrios para o hedge com um beta (semelhante ao utilizado para aes). Este beta representa a relao entre a variao do ativo utilizado para o hedge e o ativo da posio ou o coeficiente de correlao entre estes ativos. Os contratos futuros de juros DI1 negociados na BM&F so instrumentos comumente utilizados nas operaes de hedge para taxas de juros. 2.2.8.1. Funo CC.HEDGE Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a quantidade de contratos de DI1 da BM&F do vencimento indicado que so necessrios para realizar o hedge da posio pr-fixada assumida. O clculo efetuado para alteraes pequenas e paralelas da curva de juros utilizando-se o conceito de modified duration. O resultado pode ser negativo ou positivo, sendo que o sinal negativo significa venda de contratos e o positivo, compra de contratos. Esta funo tambm permite alterar o duration de uma posio atravs do estabelecimento de um alvo para a durao, sendo para isto, necessrio informar a taxa de juros relativa durao alvo. Importante: As operaes de hedge por modified duration retornadas so eficientes para alteraes pequenas e paralelas na curva de juros (sem modificao na inclinao da curva)!

Chamada: CC.HEDGE ( Taxa DI1, Dias teis, Valor de Face, Taxa Posio, Vencimento,
Durao Alvo, Taxa Alvo, Beta)
Argumento Taxa DI1 Dias teis Tipo double integer Descrio Taxa de juros anual do contrato DI1 (efetiva base 252) que ser utilizado para o hedge. Deve ser um nmero positivo. Nmero de dias teis at o vencimento do contrato DI1 indicado que ser utilizado para hedge. Deve ser maior ou igual a 1. Valor de face da posio que se deseja fazer o hedge. Informe positivo para posies compradas e negativo para posies vendidas. Para carteiras com vrios ttulos, informar a soma do valor de face de cada ttulo. Taxa de juros anual (efetiva base 252) para um vencimento igual ao da posio Dias Vencimento. a taxa anual utilizada para calcular o valor presente da posio. Para carteiras com vrios ttulos, informar a taxa equivalente ao duration da carteira. Deve ser um nmero positivo. Nmero de dias teis para o vencimento da posio que se deseja fazer o hedge. Para carteiras com vrios ttulos, informar a durao da carteira (Macauley Duration). Deve ser maior ou igual a 1.

Valor de Face

long integer

Taxa Posio

double

Vencimento

integer

Durao Alvo

integer

Opcional. Nmero de dias teis que representaro o duration total da posio, resultado da composio da posio mais o hedge parcial efetuado. O valor padro 0, significando o hedge total. Utilize esta opo para reduzir a durao de uma posio. Deve ser maior ou igual a 0. Opcional. Taxa de juros anual (efetiva base 252) para vencimentos iguais ao da durao alvo. Este valor obrigatrio se a funo utilizar Durao Alvo. Utilizado para compor a durao alvo ajustada (modified duration). Deve ser um nmero positivo. Opcional. Relao ou coeficiente de correlao entre a variao dos contratos futuros utilizados para o hedge e a variao dos ttulos que compe a posio. O valor padro 1.

Taxa Alvo

double

Beta

double

O resultado para uma operao de hedge :

Hedge: nmero de contratos de DI1 da BM&F arredondados para o hedge. Considerando VF como o valor de face da posio, PP como a taxa de juros anualizada para a durao da posio, DP o duration em dias da posio, DI1 a taxa de juros anualizada do contrato instrumento de hedge, Vcto o vencimento (durao) deste contrato, DA o duration alvo em dias e PA a taxa de juros anualizada correspondente ao duration alvo e ainda beta para a relao entre os ativos da posio e o contrato futuro: o Hedge total:

Hedge parcial reduo de duration:

Onde:


Importante: O estabelecimento de uma durao alvo (hedge parcial) para uma posio mantm o valor de face da posio e altera apenas duration (valor de face constante). Este resultado diferente do clculo da duration de uma carteira composta pelo hedge parcial calculado e pela posio original obtido pela funo CC.DURATION, pois, como existem posies opostas, o clculo da funo CC.DURATION mantm a durao da posio principal e reduz o seu valor de face (durao constante). O risco para alteraes pequenas e paralelas na curva de juros, no entanto, o mesmo nos dois casos!

Importante: Para interpretar o resultado do hedge parcial com a funo CC.DURATION, simule o hedge total da parcela da posio que deve ser reduzida para igualar a posio original ao valor de face final obtido pela funo CC.DURATION!

Exemplo de utilizao para hedge total: Hedge total da posio duration alvo zero.

Taxa do contrato para o hedge 18,5% Vencimento do contrato 80 (dias teis) Valor de face da posio comprada 100.000.000,00 Taxa da posio 19,5% (efetiva base 252) Durao da posio 100 (dias teis)

= CC.HEDGE( 0,185; 80; 100000000; 0,195; 100) Resultados:

-1219
Para realizar o hedge total da posio, necessrio vender (sinal negativo) 1.219 contratos de DI1. Alteraes paralelas e pequenas na curva de juros no tero impacto na carteira com hedge total. Exemplo de utilizao de hedge para alterao de duration: Alterao de duration hedge parcial - da posio com beta diferente de 1. Neste exemplo, simulada a reduo da durao de ttulos privados, que podem ser mais sensveis a alteraes nas taxas de juros e justificar a utilizao de um beta diferente de 1!

Taxa do contrato futuro para o hedge 18,5% (efetiva base 252) Vencimento do contrato 80 (dias teis) Valor de face da posio comprada 100.000.000,00 Taxa da posio 19,5% (efetiva base 252) Durao da posio 100 (dias teis) Durao alvo 80 (dias teis) Taxa de juros para o prazo alvo 18,5% Relao entre oscilaes no contrato de juros e nas taxas de juros da posio (beta) 1,1

= CC.HEDGE( 0,185; 80; 100000000; 0,195; 100; 80; 0,185; 1,1)

Resultados:

-259
Para realizar o hedge parcial da posio, reduzindo o seu duration para o equivalente ao prprio contrato futuro (mesma durao que o contrato), necessrio vender 259 contratos de DI1. Alteraes paralelas na curva de juros impactaro a carteira com a mesma intensidade que o contrato de juros de DI1 (carteira final possui a mesma duration que o contrato). Ainda para o hedge parcial ou estabelecimento de durao alvo, a venda de 259 contratos reduz o duration do valor de face para o duration alvo, sendo que o valor de face mantido constante. Ou seja, a nova posio equivale a um valor de face de 100.000.000,00 para um duration de 80 dias. Exemplo de utilizao de hedge parcial para alterao de duration e comparao com a funo CC.DURATION: Neste exemplo, as taxas para cada prazo foram obtidas a partir da curva de juros que ser utilizada na funo CC.DURATION.

Taxa do contrato futuro para o hedge 19,3% (efetiva base 252) Vencimento do contrato 50 (dias teis) Valor de face da posio comprada 20.000.000,00 Taxa da posio 20,58% (efetiva base 252) Durao da posio 220 (dias teis) Durao alvo 100 (dias teis) Taxa de juros para o prazo alvo 20,0% Relao entre oscilaes no contrato de juros e nas taxas de juros da posio (beta) 1

= CC.HEDGE( 0,193; 50; 200000000; 0,2058; 220; 100; 0,2; 1) Resultados:

-416
Para reduzir o duration de um valor de face de 20.000.000,00 de 220 para 100 dias, necessrio vender 416 contratos futuros de DI1. Para exemplificar a comparao com a funo CC.DURATION, tem-se:

Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 19,15% 40 19,40% 60 19,75% 80 20,00% 100 20,40% 140 20,60% 180

20,58% 220 20,40% 300 20,30% 350


Carteira: C2:D4 . O intervalo representa 1 ttulo comprado e uma posio vendida de 416 contratos de juros futuros DI1. O valor de face dos contratos vendidos negativo.

20.000.000

220

-41.600.000 50
= {CC.DURATION( A2:B11; C2:D4)} Resultados:

220 7.758.197,55 9.135.144,96 0 0


Pelo clculo da duration, tem-se a manuteno da durao da compra com reduo do valor de face pela venda de 416 contratos futuros. Estes contratos causaram uma reduo de 10.864.855,04 (20.000.000 9.135.144,96 = 10.864.855,04) no valor de face da posio. Pelo resultado da funo CC.DURATION, no foi obtido o esperado anteriormente: reduo do duration para 100 dias com o mesmo valor de face (funo CC.HEDGE). Isto porque, como foi citado, a funo CC.DURATION mantm a durao constante e o hedge parcial mantm o valor de face constante. Apesar disto, os resultados so equivalentes. Utilizaremos, para mostrar a equivalncia dos resultados, o clculo do hedge total para uma posio de 10.864.855,04 (posio anulada pela venda dos contratos futuros) com um duration de 220 dias e uma taxa de 20,58% (observada diretamente da curva) utilizando um contrato futuro com vencimento em 50 dias e uma taxa interpolada com base na curva do exemplo de 19,30%.

Taxa do contrato para o hedge 19,3% Vencimento do contrato 50 (dias teis) Valor de face da posio comprada 10.864.855,04 Taxa da posio 20,58% (efetiva base 252) Durao da posio 220 (dias teis)

= CC.HEDGE( 0,193; 50; 10.864.855,04; 0,2058; 220) Resultados:

-416
O resultado a venda de 416 contratos. Isto mostra que o duration da posio original mais a venda de contratos de 220 dias para um valor de face de 9.135.144,96 (funo CC.DURATION). Este duration igual, em

termos de risco para oscilaes pequenas e paralelas da curva de juros informada, a um duration de 100 dias para um valor de face de 20.000.000,00 (hedge parcial com durao alvo). importante distinguir a diferena entre a durao calculada pela funo CC.DURATION, que mantm a durao constante e reduz o valor de face e a utilizao de durao alvo em hedge pela funo CC.HEDGE, que mantm o valor de face porm reduz a durao. Mais uma vez, os dois resultados so equivalentes!

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais -> Contedo Anterior: 2.2.8. Hedge por Modified Duration para Juros Prxima: 2.2.10. ndice Futuro de Bolsa Justo

2.2.9. Volume Projetado para Bolsas, Futuros e Aes


Informaes sobre volume do mercado (acionrio ou de contratos futuros) podem auxiliar a identificar movimentos consistentes ou especulativos. No entanto, as bolsas informam apenas o volume atual, sendo importante dimensionar o volume correspondente para o final do dia. Para a projeo de volume final, pode-se utilizar o volume negociado at o momento. Porm, existem concentraes de volume em determinados horrios, o que pode causar distores no volume projetado. Desta forma, importante adquirir sensibilidade s variaes do volume projetado, de modo a interpretar corretamente o seu significado. Por exemplo, no incio de funcionamento do mercado ou abertura do prego, h uma concentrao de negcios. Por conta disto, o volume projetado baseado nos primeiros minutos do mercado superdimensionado. Este evento, contudo, ocorre todos os dias e a sua observao freqente o que permite o correto entendimento do volume projetado. Ainda para facilitar a anlise, pode ser implementada uma anlise grfica do volume projetado, pela utilizao de uma srie temporal atravs de um coletor de dados.
Exemplo de grfico temporal para volume projetado

O mtodo de projeo de volume deve considerar o horrio de funcionamento das bolsas, inclusive o intervalo do meio do dia, se houver. No caso de existncia de intervalo ou queda expressiva de negociao do ativo durante o intervalo do meio do dia, este deve ser descontado do tempo total de prego, ou seja, contabilizado como uma interrupo na negociao.

2.2.9.1. Funo CC.VOLPROj Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna o volume projetado para um ativo (bolsa, futuros, aes etc.) com base no horrio de funcionamento do prego. Permite descontar o intervalo do meio do dia, se houver, para projeo do volume. Chamada: CC.VOLPROJ ( Hora Atual, Volume Atual, Incio do Prego, Fim do Prego, Fim da Manh, Incio da Tarde) Argumento Hora Atual Volume Atual Incio do Prego Fim do Prego Tipo time long integer time time Descrio Horrio no formato hh:mm:ss (24H) que indica o momento da informao de Volume Atual. Volume at o momento para o ativo (bolsa, futuros, aes etc.). Horrio no formato hh:mm:ss (24H) que indica o incio da negociao do ativo. Horrio no formato hh:mm:ss (24H) que indica o trmino da negociao do ativo. Opcional. Horrio no formato hh:mm:ss (24H) que indica o trmino da negociao do ativo no perodo da manh, antes do intervalo. Se nada for informado, o intervalo do prego ser utilizado e o volume projetado ser calculado para um funcionamento ininterrupto. O funcionamento ininterrupto considera que os volume negociados durante o intervalo so representativos para a projeo do volume final negociado. Para haver intervalo, tanto o Fim da Manh como o Incio da Tarde devem ser informados e devem estar entre o incio e o fim do prego. Opcional. Horrio no formato hh:mm:ss (24H) que indica o incio da negociao do ativo no perodo da tarde, aps o intervalo. Se nada for informado, o intervalo do prego ser utilizado e o volume projetado ser calculado para um funcionamento ininterrupto. O funcionamento ininterrupto considera que os volume negociados durante o intervalo so representativos para a projeo do volume final negociado. Para haver intervalo, tanto o Fim da Manh como o Incio da Tarde devem ser informados e devem estar entre o incio e o fim do prego. Deve ser um horrio posterior a Fim da Manh.

Fim da Manh

time

Incio da Tarde

time

O resultado para o volume projetado :

Volume Projetado: considerando T o perodo total de funcionamento do prego, descontado o intervalo do meio do dia, se houver, VAtual o volume negociado do ativo at o instante tAtual decorrido desde o incio do prego, tambm descontado o intervalo, se houver, tem-se: o Volume Projetado:

Importante: Se houver queda expressiva no volume negociado durante um intervalo, este deve ser informado para que seja descontado e no haja distoro do volume projetado! Exemplo de utilizao descontando o intervalo: Este o caso mais comum, onde o intervalo do meio do dia considerado uma interrupo na negociao. O volume atual faz referncia ao volume negociado em bolsa de valores at o horrio atual.

Horrio atual 12:00:00 hs Volume atual 200.000.000 Abertura do prego (incio das negociaes relevantes) 10:00:00 hs Trmino do prego 17:00:00 hs Fim da negociao no perodo da manh (incio do intervalo) 13:00:00 hs Trmino do intervalo (incio da negociao na parte da tarde) 14:00:00 hs

= CC.VOLPROJ( 12:00:00; 200000000; 10:00:00; 17:00:00; 13:00:00 ; 14:00:00) Resultados:

600.000.000
Considerando o intervalo, o perodo total de negociao de 6 horas, sendo que aps 2 horas foram negociados 200.000.000, projetando, ento, para a bolsa de valores um volume financeiro total de 600.000.000 para as 17:00 horas. Exemplo de utilizao sem intervalo: O intervalo deve ser contabilizado se no houver reduo do volume negociado, ou porque o ativo no tem intervalo do meio do dia ou porque outras formas de negociao contribuem para a manuteno do volume. Um exemplo simples o de um ativo negociado em prego viva-voz, com interrupo no meio do dia mas com prego eletrnico que sustenta o volume negociado. Este exemplo aplica-se a contratos futuros com forte negociao no mercado eletrnico.

Horrio atual 12:00:00 hs Volume atual 50.000 Abertura do prego (incio das negociaes relevantes) 10:00:00 hs Trmino do prego 16:00:00 hs

= CC.VOLPROJ( 12:00:00; 50000; 10:00:00; 16:00:00) Resultados:

150.000
Em funo da no interrupo da negociao, o intervalo total de 6 horas, projetando para o contrato futuro um volume total de 150.000 negcios para o final do dia

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais -> Contedo Anterior: 2.2.9. Volume Projetado para Bolsas, Futuros e Aes Prxima: 2.2.11. Cupom Cambial, Rolagens e FRA

2.2.10. ndice Futuro de Bolsa Justo


Ativos que possuem contratos futuros negociados devem estar arbitrados, ou seja, no deve haver diferena entre posies vista ou futuras, exceto o custo de carregamento e de armazenamento. No caso de ndice futuro de bolsa de valores, no h custo de armazenamento, sendo que o ndice deve estar arbitrado conforme o ndice vista e a taxa de juros para o perodo at o vencimento do ndice. Este ndice futuro, arbitrado conforme a taxa de juros, o ndice justo. Se o ndice futuro negociado diferir do ndice futuro justo, h oportunidade para arbitrar o mercado. 2.2.10.1. Funo CC.INDJUSTO Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna o valor justo para o ndice futuro da bolsa de valores, considerando a curva de juros e o vencimento do ndice futuro. Para o clculo da taxa de juros relativa ao vencimento do ndice futuro, esta funo realiza a interpolao pelo mtodo exponencial. No so efetuadas extrapolaes. Se o vencimento do ndice futuro ocorrer aps o ltimo ponto da curva de juros informada, ser utilizada a taxa do ltimo ponto. Tambm no h interpolaes antes do primeiro vencimento da curva de juros. Uma mesma curva de juros no pode possuir mais de uma informao para o mesmo ponto no tempo (por exemplo uma informao de futuros de juros e outra de swaps). Se isto ocorrer, prevalecer a maior taxa. Importante: O mtodo de interpolao utilizado para o clculo do ndice futuro justo o da interpolao exponencial, sem realizao de extrapolaes! Chamada: CC.INDJUSTO ( ndice Vista, Dias teis, Curva de Juros) Argumento ndice Vista Dias teis Tipo long integer integer Descrio ndice vista da bolsa de valores. Nmero de dias teis para o vencimento do ndice futuro de bolsa de valores. Este nmero deve ser maior do que 1. Intervalo (matriz n linhas por 2 colunas) contendo as taxas de juros ao ano (efetiva base 252) na primeira coluna e os dias teis at o vencimento de cada ponto na segunda coluna.. Deve haver pelo menos 2 pontos diferentes na curva de juros.

Curva de Juros

range

O resultado para o ndice futuro justo :

ndice Futuro Justo: valor futuro do incide vista projetado pela curva de juros. Este valor arredondado. o ndice Justo:

Com Pint igual taxa de juros ao ano (base 252) interpolada para o vencimento Dint do ndice futuro e considerando Pi e Pi+1 como pontos da curva de juros, Di e Di+1 como o nmero de dias teis correspondentes a estes pontos, sendo Dint entre Di e Di+1, tem-se:

Importante: Se a data do pagamento for anterior ao primeiro vencimento da curva de juros, a taxa interpolada ser igual taxa de juros do primeiro ponto da curva de juros! Se for posterior ao ltimo vencimento, a taxa interpolada ser igual ltima taxa da curva de juros (sem extrapolaes). Exemplo de utilizao descontando o intervalo: Este o caso mais comum, onde o intervalo do meio do dia considerado uma interrupo na negociao. O volume atual faz referncia ao volume negociado em bolsa de valores at o horrio atual.

ndice IBOVESPA vista 10.000 pontos Dias para o vencimento do ndice 25 (dias teis) Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 20,65% 220 20,70% 300 20,40% 140 19,15% 40 19,75% 80 20,71% 350 20,60% 180 19,40% 60 20,00% 100 = CC.INDJUSTO( 10000; 25; A2:B11)
Resultados:

10.173
Considerando a curva de juros, o ndice futuro justo para o IBOVESPA 10.173 pontos.

2.2.10.2. Funo CC.INDTAXA Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a taxa de juros (anual base 252) implcita no ndice futuro da bolsa de valores negociado no mercado. O clculo da taxa de juros embutida ou implcita no ndice futuro de bolsa uma ferramenta complementar ao clculo do ndice justo e apresenta, portanto, o mesmo resultado: uma oportunidade de arbitragem ou no. A taxa de juros implcita no ndice futuro deve ser, considerando um mercado arbitrado, a mesma taxa obtida pela interpolao da curva de juros para o vencimento do contrato futuro. Chamada: : CC.INDTAXA ( ndice Futuro, Dias teis, ndice Vista) Argumento ndice Futuro Dias teis ndice Vista Tipo long integer integer long integer Descrio ndice futuro da bolsa de valores. Nmero de dias teis para o vencimento do ndice futuro de bolsa de valores. Este nmero deve ser maior do que 1. ndice vista da bolsa de valores.

O resultado para o taxa implcita no ndice futuro :

Taxa Implcita: taxa de juros efetiva base 252 implcita no ndice futuro de IBOVESPA, onde Vcto representa os dias teis para o vencimento do futuro: o Taxa Implcita:

Exemplo de utilizao para IBOVESPA: Este o caso mais comum, onde o intervalo do meio do dia considerado uma interrupo na negociao. O volume atual faz referncia ao volume negociado em bolsa de valores at o horrio atual.

ndice futuro 10.210 pontos

Dias para o vencimento do ndice 25 (dias teis) ndice IBOVESPA vista 10.000 pontos

= CC.INDTAXA( 10210; 25; 10000)


Resultados:

23,30%
A taxa de juros implcita no ndice futuro de bolsa de valores de 23,30%. Se esta taxa for diferente da taxa apontada na curva de juros para o mesmo perodo, existe uma oportunidade de arbitragem.

2.2.10.3. Funo CC.INDDIF Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a diferena entre o ndice futuro justo e o negociado. Retorna negativo para ndice futuro "barato" e positivo para ndice futuro "caro". O diferencial uma ferramenta de referncia absoluta (independente do nvel do ndice) de tendncia do mercado. Chamada: CC.INDDIF ( ndice Vista, ndice Futuro, Dias teis, Curva de Juros) Argumento ndice Vista ndice Futuro Dias teis Tipo long integer long integer integer Descrio ndice vista da bolsa de valores. ndice futuro da bolsa de valores. Nmero de dias teis para o vencimento do ndice futuro de bolsa de valores. Este nmero deve ser maior do que 1. Intervalo (matriz n linhas por 2 colunas) contendo as taxas de juros ao ano (efetiva base 252) na primeira coluna e os dias teis at o vencimento de cada ponto na segunda coluna.. Deve haver pelo menos 2 pontos diferentes na curva de juros.

Curva de Juros

range

O resultado para o diferencial :

Diferencial: diferena entre o ndice futuro justo e o negociado no mercado: o Diferencial:

Importante: Para o clculo do ndice justo utilizado no diferencial valem as mesmas

observaes feitas anteriormente para interpolaes de taxas de juros na funo CC.INDJUSTO! Exemplo de utilizao para IBOVESPA: Este o caso mais comum, onde o intervalo do meio do dia considerado uma interrupo na negociao. O volume atual faz referncia ao volume negociado em bolsa de valores at o horrio atual.

ndice IBOVESPA vista 10.000 pontos ndice futuro 10.210 pontos Dias para o vencimento do ndice 25 (dias teis) Curva: A2:B11 (11 pontos em qualquer ordem)

18,75% 20 20,65% 220 20,70% 300 20,40% 140 19,15% 40 19,75% 80 20,71% 350 20,60% 180 19,40% 60 20,00% 100 = CC.INDDIF( 10000; 10210; 25; A2:B11)
Resultados:

37
Como o nmero retornado positivo, o ndice futuro negociado no mercado est caro ou com gio de 37 pontos em relao ao ndice futuro justo.

Manual e Ajuda para o add-in Calculus - Funes Financeiras para Mercado de Capitais -> Contedo Anterior: 2.2.10. ndice Futuro de Bolsa Justo Prxima: 3. FAQ

2.2.11. Cupom Cambial, Rolagens e FRA


Um ttulo ou bond indexado a uma moeda externa - ou corrigido pela variao cambial desta moeda - paga uma taxa de juros conhecida como cupom cambial. Portanto, cupom cambial a taxa de juros recebida em um investimento realizado em uma moeda externa, por exemplo, dlares dos Estados Unidos. Existem vrias formas de se negociar o cupom cambial, seja por ttulos cambiais, contratos futuros de juros e moedas ou derivativos de cupom cambial (FRA Forward Rate Agreement - de cupom cambial ou FRC). Todas estas formas, no entanto, devem ser equivalentes, isto , arbitradas. Em funo da correo cambial (indexao), o cupom cambial reflete as oscilaes da moeda externa negociada vista e tende a ser muito voltil. Este , ento, o cupom cambial sujo. Se a volatilidade da moeda vista for retirada de alguma forma do clculo do cupom, tem-se o cupom cambial limpo. O clculo do cupom cambial est diretamente relacionado com a trajetria futura da moeda externa e com as taxas de juros locais. 2.2.11.1. Funo CC.CUPOM_FRA Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a taxa de juros linear ACT/360 do contrato de cupom cambial limpo ou FRC (FRA de cupom cambial) de acordo com a curva de juros e o dlar futuro. Devem ser informados os valores para ponta curta e ponta longa utilizados para replicar o FRC. Para o dlar futuro da ponta longa, deve ser informado um valor de rolagem para o prximo vencimento (30 dias entre vencimentos) ou uma taxa de desvalorizao anual (linear ACT/360) para toda a curva do dlar futuro. No caso de rolagem em pontos, este valor convertido na taxa anual de desvalorizao pelo padro 30/360. Chamada: CC.CUPOM_FRA (Taxa Curta, Dias teis Curta, Dlar Curta, Vcto Curta, Taxa

Longa, Dias teis Longa, Vcto Longa, Rolagem, Tipo)


Argumento Tipo

Descrio Taxa de juros anual (efetiva base 252) para a ponta curta do cupom cambial. igual ao primeiro vencimento de DI1 da BM&F, utilizado na ponta curta do contrato FRA de cupom cambial. Deve ser um valor maior do que 0. Nmero de dias teis at o vencimento da ponta curta do FRC. Deve ser maior do que 0. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta curta do FRA de cupom cambial. Taxa de juros anual (efetiva base 252) para a ponta longa do FRC. Utilize as funes de interpolao e extrapolao de taxas

Taxa Curta

double

Dias teis Curta Vcto Curta Taxa Longa

integer long integer double

de juros (CC.INTERPOLEX ou CC.CSPLINE). Dias teis Longa Vcto Longa integer long integer Nmero de dias teis at o vencimento da ponta longa do FRA de cupom cambial. Deve ser um valor maior do que Dias teis Curta. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta longa do FRA de cupom cambial. Deve ser uma data posterior ao Vcto Curta. Indica as rolagens para o dlar. Pode representar um valor para a rolagem, que convertido para taxa de juros (linear 30/360) com base na cotao do contrato de dlar futuro utilizado na ponta curta (Dlar Curta), ou um valor da taxa de desvalorizao anual (linear ACT/360) para o dlar. A informao de valor ou taxa de juros depende do parmetro Dlar Curta. Opcional. Valor do contrato de dlar futuro da ponta curta. o valor do primeiro vencimento de dlar futuro da BM&F, utilizado na ponta curta do contrato FRA de cupom cambial. Se nada for informado ou for igual a 0, o valor do parmetro Rolagem equivale taxa de desvalorizao anual.

Rolagem

double

Dlar Curta

double

O resultado para o FRA de cupom cambial :

FRC: taxa de juros do contrato de cupom cambial relativa aos vencimentos (ponta curta e longa) indicados. Considerando Plonga e Pcurta iguais s taxas de juros para o vencimento longo e curto respectivamente, Dlonga e Dcurta iguais aos dias teis at estes vencimentos, Vctolonga e Vctocurta as datas destes vencimentos e R a rolagem em pontos ou TR a taxa de desvalorizao cambial, sendo Dolcurta o valor do contrato de dlar futuro da ponta curta: o FRC:

Onde:


Taxa de juros para o perodo:


Taxa de desvalorizao(ACT/360):

Importante: A taxa do FRC calculada linear ACT/360. Ou seja, linear baseada na diferena exata de dias corridos (ACTual) entre os vencimentos curto e longo e anualizada para 360 dias.

Importante: A taxa de desvalorizao informada deve ser linear ACT/360. No entanto, se for informada a rolagem em pontos, esta convertida para taxa de juros linear utilizando-se o padro 30/360!

Exemplo de cupom cambial limpo (FRC) com indicao da rolagem em pontos:

Taxa na ponta curta 18,75% a.a. (efetiva base 252) valor do primeiro (mais curto) contrato de DI1 Dias teis na ponta curta 18 Vencimento da ponta curta 01/08/02 (agosto de 2002) Taxa na ponta longa 19,55% a.a. (efetiva base 252) Dias teis na ponta longa 40 Vencimento da ponta longa 02/09/02 (setembro de 2002) Rolagem em pontos 18 Cotao do primeiro (mais curto) contrato de dlar futuro 2.892,00

= CC.CUPOM_FRA (0,1875; 18; 01/08/02; 0,1945; 40; 02/09/02; 18; 2892)


Resultados:

10,53%
A taxa de juros calculada para o contrato de cupom cambial limpo FRC com base na curva de juros e no mercado futuro de dlar, considerando uma rolagem de 18 pontos para o primeiro contrato futuro de dlar (30 dias para o prximo vencimento), 10,53% (linear ACT/360). Se o valor do contrato de FRA de cupom cambial negociado diferente, menor por exemplo, significa que o valor das rolagens implcito no contrato FRC negociado maior.

Exemplo de cupom cambial limpo (FRC) com indicao da rolagem em taxa:

Taxa na ponta curta 18,75% a.a. (efetiva base 252) valor do primeiro (mais curto) contrato de DI1 Dias teis na ponta curta 18 Vencimento da ponta curta 01/08/02 (agosto de 2002) Taxa na ponta longa 19,55% a.a. (efetiva base 252) Dias teis na ponta longa 40 Vencimento da ponta longa 02/09/02 (setembro de 2002) Rolagem em taxa de juros ACT/360 de 7,471%

= CC.CUPOM_FRA (0,1875; 18; 01/08/02; 0,1945; 40; 02/09/02; 0,07471)


Resultados:

10,53%
A taxa de juros arbitrada para o contrato FRC de 10,53%. Se o valor do contrato de FRC negociado diferente, menor por exemplo, significa que a desvalorizao implcita no

contrato de FRC negociado maior. Vale notar que este resultado idntico ao do exemplo anterior, ou seja, uma rolagem de 18 pontos entre o primeiro vencimento de dlar futuro e o segundo vencimento (convertida em taxa de juros pelo padro 30/360), equivale a uma desvalorizao anual (linear ACT/360) de 7,471%.

2.2.11.2. Funo CC.CUPOM_FRACURTA Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna o nmero de contratos a serem registrados na BM&F na ponta curta de um contrato de FRC considerando um cliente apenas. Chamada: CC.CUPOM_FRACURTA ( Taxa FRC, Contratos, Vcto Longa, Vcto Curta) Argumento Taxa FRC Contratos Vcto Longa Vcto Curta Tipo double long integer long integer long integer Descrio Taxa de juros anual (linear ACT/360) do contrato de cupom cambial limpo - FRC negociado. Nmero de contratos de FRA de cupom cambial negociados (ponta longa). Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta longa do FRA de cupom cambial. Deve ser uma data posterior ao Vcto Curta. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta curta do FRA de cupom cambial.

O resultado para a quantidade de contratos na ponta curta :

N curtos: total de contratos arredondados (para a unidade mais prxima) para a ponta curta de um FRC, sendo C o nmero de contratos da ponta longa, PFRC a taxa de juros linear ACT/360 do FRC e Vctolonga e Vctocurta as datas dos vencimentos das pontas longa e curta, respectivamente: o Contratos na ponta curta:

Onde:

Exemplo de utilizao:

Taxa FRC 11,20% (ACT/360) Nmero de contratos 100

Vencimento da ponta longa 01/03/02 (maro de 2002) Vencimento da ponta curta 01/03/01 (maro de 2001)

= CC.CUPOM_FRACURTA ( 0,112; 100; 01/03/02; 01/03/01)


Resultados:

90
Para a operao de 100 contratos de FRA de cupom cambial, sero registrados 100 contratos na ponta longa e 90 contratos na ponta curta para um cliente apenas.

2.2.11.3. Funo CC.CUPOM_ROLIMP Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a rolagem em pontos para o dlar futuro implcita na cotao do FRA de cupom cambial (cupom limpo). O valor retornado representa os pontos da variao cambial para a primeira rolagem (30 dias para o prximo vencimento) de dlar futuro, obtidos pela determinao de um percentual constante e sucessivo de desvalorizao retirado da taxa de desvalorizao cambial implcita no FRC para o perodo. Chamada: CC.CUPOM_ROLIMP ( Taxa FRC, Vcto Longa, Dias teis Longa, Taxa Curta, Dias

teis Curta, Dlar Curta, Vcto Curta, Taxa Longa)


Argumento Taxa FRC Vcto Longa Dias teis Longa Tipo double long integer long integer

Descrio Taxa de juros anual (linear ACT/360) do contrato de cupom cambial limpo - FRC negociado. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta longa do FRA de cupom cambial. Deve ser uma data posterior ao Vcto Curta. Nmero de dias teis at o vencimento do contrato de FRC. Deve ser um nmero maior do que Dias teis Curta. Taxa de juros anual (efetiva base 252) para a ponta curta do cupom cambial. igual ao primeiro vencimento de DI1 da BM&F, utilizado na ponta curta do contrato FRA de cupom cambial. Deve ser um valor maior do que 0. Nmero de dias teis at o vencimento da ponta curta do FRC. Deve ser maior do que 0. Valor do contrato de dlar futuro da ponta curta. o valor do primeiro vencimento de dlar futuro da BM&F, utilizado na ponta curta do contrato FRA de cupom cambial. Deve ser um valor maior do que 0. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta curta do FRA de cupom cambial.

Taxa Curta

double

Dias teis Curta

long integer

Dlar Curta

double

Vcto Curta

long integer

Taxa Longa

double

Taxa de juros anual (efetiva base 252) para a ponta longa do FRC. Utilize as funes de interpolao e extrapolao de taxas de juros (CC.INTERPOLEX ou CC.CSPLINE).

O resultado para a rolagem implcita :

Rolagem: valor em pontos para a primeira rolagem de dlar futuro, PFRC a taxa do FRC, Plonga e Pcurta iguais s taxas de juros para o vencimento longo e curto respectivamente, Dlonga e Dcurta iguais aos dias teis at estes vencimentos, Vctolonga e Vctocurta as datas destes vencimentos e Dolcurta o valor do contrato de dlar futuro da ponta curta: o Rolagem:

Onde:


Taxa de juros para o perodo:

Importante: A taxa de desvalorizao cambial implcita e a taxa de juros do FRC so lineares ACT/360. Ou seja, linear baseada na diferena exata de dias corridos (ACTual) entre os vencimentos curto e longo e anualizada para 360 dias.

Importante: O valor em pontos da rolagem obtido pelo padro 30/360 a partir da taxa de desvalorizao implcita! Isto , o valor equivale primeira rolagem para um vencimento 30 dias depois!

Exemplo de utilizao: Este o caso mais comum, onde o intervalo do meio do dia considerado uma interrupo na negociao. O volume atual faz referncia ao volume negociado em bolsa de valores at o horrio atual.

Taxa FRC 11,20% (ACT/360) Vencimento da ponta longa 02/09/02 (setembro de 2002) Dias teis na ponta longa 40 Taxa na ponta curta 18,75% a.a. (efetiva base 252) valor do primeiro (mais curto)

contrato de DI1 Dias teis na ponta curta 18 Cotao do primeiro (mais curto) contrato de dlar futuro 2.892,00 Vencimento da ponta curta 01/08/02 (agosto de 2002) Taxa na ponta longa 19,45% a.a. (efetiva base 252)

= CC.CUPOM_ROLIMP (0,112; 02/09/02; 40; 0,1875; 18; 2892; 01/08/02; 0,1945)


Resultados:

16,40
O contrato de FRA de cupom cambial negociado a 11,20% indica uma rolagem implcita para dlar futuro de 16,40 pontos para a primeira rolagem (30 dias entre os vencimentos). Para as rolagens seguintes, o percentual de desvalorizao constante e igual a 0,567% (16,40 / 2.892,00) para cada ms.

2.2.11.4. Funo CC.CUPOM_DESVIMP Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a taxa de desvalorizao anual (linear ACT/360) para o dlar futuro implcita na cotao do FRA de cupom cambial (cupom limpo). Chamada: CC.CUPOM_DEVIMP ( Taxa FRC, Vcto Longa, Dias teis Longa, Taxa Curta, Dias

teis Curta, Vcto Curta, Taxa Longa)


Argumento Taxa FRC Vcto Longa Dias teis Longa Tipo double long integer long integer

Descrio Taxa de juros anual (linear ACT/360) do contrato de cupom cambial limpo - FRC negociado. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta longa do FRA de cupom cambial. Deve ser uma data posterior ao Vcto Curta. Nmero de dias teis at o vencimento do contrato de FRC. Deve ser um nmero maior do que Dias teis Curta. Taxa de juros anual (efetiva base 252) para a ponta curta do cupom cambial. igual ao primeiro vencimento de DI1 da BM&F, utilizado na ponta curta do contrato FRA de cupom cambial. Deve ser um valor maior do que 0. Nmero de dias teis at o vencimento da ponta curta do FRC. Deve ser maior do que 0. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta curta do FRA de cupom cambial. Taxa de juros anual (efetiva base 252) para a ponta longa do FRC. Utilize as funes de interpolao e extrapolao de taxas de juros (CC.INTERPOLEX ou CC.CSPLINE).

Taxa Curta

double

Dias teis Curta Vcto Curta

long integer long integer double

Taxa Longa

O resultado para a desvalorizao implcita :

Desvalorizao: taxa de desvalorizao anual linear ACT/360. Considerando PFRC a taxa do FRC, Plonga e Pcurta iguais s taxas de juros para o vencimento longo e curto respectivamente, Dlonga e Dcurta iguais aos dias teis at estes vencimentos e Vctolonga e Vctocurta as datas destes vencimentos: o Desvalorizao implcita:

Onde:


Taxa de juros para o perodo:

Importante: A taxa de desvalorizao cambial implcita e a taxa de juros do FRC so lineares ACT/360. Ou seja, linear baseada na diferena exata de dias corridos (ACTual) entre os vencimentos curto e longo e anualizada para 360 dias.

Exemplo de utilizao: Sero utilizados os mesmos dados do exemplo para rolagem implcita:

Taxa FRC 11,20% (ACT/360) Vencimento da ponta longa 02/09/02 (setembro de 2002) Dias teis na ponta longa 40 Taxa na ponta curta 18,75% a.a. (efetiva base 252) valor do primeiro (mais curto) contrato de DI1 Dias teis na ponta curta 18 Vencimento da ponta curta 01/08/02 (agosto de 2002) Taxa na ponta longa 19,45% a.a. (efetiva base 252)

= CC.CUPOM_DESVIMP ( 0,112; 02/09/02; 40; 0,1875; 18; 01/08/02; 0,1945)


Resultados:

6,804%
A taxa de juros anual (linear ACT/360) implcita no contrato de cupom cambial limpo FRC para desvalorizao do dlar nas rolagens de 6,804% ou 0,567% ao ms. O resultado o mesmo que o obtido pela funo CC.CUPOM_ROLIMP, quando o percentual

de desvalorizao para o primeiro ms foi calculado.

2.2.11.5. Funo CC.CUPOM_SUJO Acesso:

Menu - Inserir | Funo | Calculus - Barra de ferramentas Padro | Calculus

Descrio: Retorna a taxa de juros (linear ACT/360) do cupom cambial sujo com base na curva de juros, no valor de rolagem (30 dias entre vencimentos) para o dlar - ou numa taxa de desvalorizao cambial anual (linear ACT/360) - e no valor do PTAX. Permite, ainda, utilizar o contrato futuro de dlar negociado na BM&F para compor o cupom cambial sujo. Chamada: CC.CUPOM_SUJO ( PTAX Ontem, Dlar 2, Vcto Dlar 2, Hoje, Taxa Longa, Dias

teis Longa, Vcto Longa, Rolagens, Tipo)


Argumento PTAX Ontem Tipo double

Descrio Dlar comercial vista do dia anterior. o valor de referncia segundo o qual so corrigidos os ttulos cambiais do Banco Central do Brasil. Dlar comercial vista da data atual (PTAX de hoje) ou contrato de dlar futuro da BM&F. Este parmetro utilizado para compor a curva de cupom cambial. Utilize o dlar futuro se a informao de PTAX no for corretamente atualizada (atrasada). Para dlar futuro, a cotao deve ser por R$/ 1.000 US$. Para PTAX, a cotao deve ser R$/US$. Data de vencimento (dia/ms/ano) do contrato futuro de dlar da BM&F utilizado como Dlar 2. Se o valor utilizado for o PTAX de hoje, informe a data de hoje. Data atual (dia/ms/ano). Taxa de juros anual (efetiva base 252) para a ponta longa do cupom cambial. Utilize as funes de interpolao e extrapolao de taxas de juros (CC.INTERPOLEX ou CC.CSPLINE). Nmero de dias teis at o vencimento da ponta longa do cupom cambial. Deve ser um valor maior do que 0. Data de vencimento (dia/ms/ano) da ponta longa do cupom cambial. Deve ser uma data posterior ao Vcto Dlar 2. Indica as rolagens para o dlar. Pode representar um valor para a rolagem, que convertido para taxa de juros (linear 30/360) com base no parmetro Dlar 2, ou um valor da taxa de desvalorizao anual (linear ACT/360) para o dlar. A informao de valor ou taxa de juros depende da opo Tipo. Opcional. Indica se a rolagem um nmero (padro ou informe 0) ou se representa uma taxa anual ACT/360 (informe 1).

Dlar 2

double

Vcto Dlar 2

long integer long integer

Hoje

Taxa Longa

double

Dias teis Longa Vcto Longa

integer long integer

Rolagem

double

Tipo

boolean

Para a obteno do dlar futuro da ponta longa, deve ser informado um valor de rolagem para 30 dias a partir do vencimento do segundo dlar (Dlar 2) ou uma taxa de desvalorizao anual (linear ACT/360) para toda a curva do dlar futuro. No caso de rolagem em pontos, este valor convertido na taxa anual de desvalorizao pelo padro 30/360. Importante: Se a rolagem informada for em pontos, a converso de pontos para taxa feita utilizando-se o padro 30/360, sendo a taxa de desvalorizao calculada sobre o parmetro Dlar 2. Se o segundo dlar for o PTAX de hoje, a rolagem em pontos deve ser equivalente para um vencimento 30 dias corridos a partir da data atual!

O resultado para o cupom cambial sujo :

Cupom Sujo: taxa de juros do contrato de cupom cambial sujo da data atual at a ponta longa indicada. Considerando Plonga igual taxa de juros para o vencimento longo, Dlonga igual aos dias teis at o vencimento longo, Hoje, Vctolonga e Vcto2, respectivamente a data de hoje, do vencimento longo e do segundo dlar utilizado (data de vencimento do dlar futuro ou data de hoje para o PTAX) e R a rolagem em pontos ou TR a taxa de desvalorizao cambial, sendo Dol2 o valor do dlar curto utilizado (PTAX ou contrato futuro) e PTAX o valor do PTAX de ontem: o Sujo:

Onde:


Taxa de juros para o perodo:

Importante: A taxa do cupom cambial sujo calculada linear ACT/360. Ou seja, linear baseada na diferena exata de dias corridos (ACTual) entre a data de hoje e a ponta longa

e anualizada para 360 dias.

Importante: A taxa de desvalorizao informada deve ser linear ACT/360. No entanto, se for informada a rolagem em pontos, esta convertida para taxa de juros linear utilizando-se o padro 30/360!

Exemplo de cupom cambial sujo com indicao da rolagem em pontos: Este exemplo utiliza o PTAX de hoje para calcular o cupom cambial sujo.

PTAX ontem 2,870 R$/US$ PTAX hoje 2,892 R$/US$ Hoje 01/08/02 (agosto de 2002) Taxa na ponta longa 21,00% a.a. (efetiva base 252) Dias teis na ponta longa 44 Vencimento da ponta longa 01/11/02 (novembro de 2002) Rolagem em pontos 20

= CC.CUPOM_SUJO (2,87; 2,892; 01/08/02; 01/08/02; 0,21; 44; 01/11/02; 20)


Resultados:

1,917%
O cupom cambial sujo de 1,917% (linear ACT/360), considerando uma rolagem (30 dias) de 18 pontos sobre o PTAX atual informado. Exemplo de cupom cambial sujo com indicao da rolagem em taxa:

PTAX ontem 2,870 R$/US$ PTAX hoje 2,892 R$/US$ Hoje 01/08/02 (agosto de 2002) Taxa na ponta longa 21,00% a.a. (efetiva base 252) Dias teis na ponta longa 44 Vencimento da ponta longa 01/11/02 (setembro de 2002) Rolagem em taxa de juros ACT/360 de 8,299% Tipo 1

= CC.CUPOM_SUJO (2,87; 2,892; 01/08/02; 01/08/02; 0,21; 44; 01/11/02; 0,08299; 1)


Resultados:

1,917%
O cupom cambial sujo de 1,917% (linear ACT/360), considerando uma taxa de desvalorizao de 8,299% ao ano linear ACT/360 para todas as rolagens. Mais uma vez, este resultado idntico ao do exemplo anterior, ou seja, uma rolagem (30 dias) de 20 pontos sobre o PTAX atual (convertida em taxa de juros pelo padro 30/360), equivale a uma desvalorizao anual (linear ACT/360) de 8,299%. Exemplo de cupom cambial sujo com indicao da rolagem em taxa e utilizao de dlar futuro:

PTAX ontem 2,870 R$/US$ Dlar futuro 2.912,00 R$/1.000 US$ Data de vencimento do dlar futuro 31/08/02 (agosto de 2002) Hoje 01/08/02 (agosto de 2002) Taxa na ponta longa 21,00% a.a. (efetiva base 252) Dias teis na ponta longa 44 Vencimento da ponta longa 01/11/02 (novembro de 2002) Rolagem em taxa de juros ACT/360 de 8,299% Tipo 1

= CC.CUPOM_SUJO (2,89; 2.912; 31/08/02; 01/08/02; 0,21; 44; 01/11/02; 0,08299; 1)


Resultados:

1,917%
O cupom cambial sujo de 1,917% (linear ACT/360), considerando uma taxa de desvalorizao de 8,299% ao ano linear ACT/360 para todas as rolagens. Este cupom utilizou o dlar futuro com vencimento em outubro para compor o cupom cambial sujo. Este resultado equivalente aos exemplos anteriores, pois o dlar futuro utilizado tem um diferencial de 20 pontos para o PTAX de hoje (2,892 R$/US$), o que equivale a uma desvalorizao de 8,299% para todas as rolagens.

3. FAQ

Por que todas as funcionalidades no esto disponveis nas 3 formas: comandos, funes e macros? A forma com que uma funcionalidade est disponvel depende do tipo e quantidade de clculos realizados e tambm da sua finalidade. Normalmente, algoritmos que empregam iteraes para convergncia esto disponveis apenas em comandos, sendo realizados apenas quando o usurio determina. Ferramentas especficas com frmulas conhecidas so funes, quando sua utilizao pelo usurio repetitiva e constante, ou so macros, quando fazem parte de outros algoritmos e devem oferecer flexibilidade para uso em outros clculos efetuados em VBA.

O que um DADDIN? (verso 1.0 apenas) DADDIN (Dynamic Add-in) o nome utilizado pela lin Duxus para os suplementos de Excel que apresentam comportamento dinmico para auxiliar o usurio e a lin Duxus na manuteno do produto e, dependendo do DADDIN que est sendo utilizado, na execuo de clculos e funes.

Como funciona um DADDIN? (verso 1.0 apenas) Um DADDIN tem caractersticas especiais para apresentar informaes para o usurio. Toda vez que um DADDIN inicializado pelo Excel, ele busca informaes sobre a assinatura/licena do produto e tambm informaes sobre verses disponveis e atualizaes. Dependendo do DADDIN que est sendo utilizado, tambm h troca de informaes durante a execuo de funes e clculos (consultar a ajuda das funes).

Onde o DADDIN busca informaes sobre minha assinatura/licena? (verso 1.0 apenas) Os DADDINs buscam informaes na Internet. Toda vez que so inicializados, informaes so trocadas com o servidor da lin Duxus a respeito das condies da assinatura/licena do usurio e sobre verses mais recentes.

necessria uma conexo ativa com a Internet? (verso 1.0 apenas) Sim. Os suplementos dinmicos da lin Duxus s so carregados aps a conferncia da validade da assinatura/licena do seu usurio que feita mediante o uso da Internet. Aps a conferncia, nenhuma outra informao sobre assinatura/licena trocada pela Internet, podendo, ento, ser interrompida a conexo do usurio. No entanto, dependendo do DADDIN que est sendo utilizado, tambm h troca de informaes durante a execuo de funes e clculos (consultar a ajuda das funes).

Quais as informaes so trocadas por um DADDIN instalado em um computador? (verso 1.0 apenas)

Durante o carregamento do suplemento, apenas informaes para validao/autorizao de assinaturas/licenas so trocadas com o servidor da lin Duxus na Internet. Todas as informaes aqui trocadas so originadas na instalao do produto e nenhuma informao externa ao produto retirada do computador onde o produto se encontra instalado. Durante a utilizao de funes que efetuam clculos externos (consultar ajuda das funes), os parmetros necessrios para os clculos tambm so informados via Internet.

Os DADDINs deixam a minha conexo Internet lenta? (verso 1.0 apenas) No. Durante o carregamento do suplemento, apenas informaes para autorizao so enviadas pela Internet, o que ocorre por um curto perodo de tempo. Durante a execuo de clculos externos, apenas os parmetros de entrada e as respostas so enviadas pela conexo, o que tambm acontece por um curto perodo de tempo.

Est ocorrendo um erro na inicializao do Excel para carregar o DADDIN mas a minha conexo Internet est funcionando normalmente. O que pode ser? (verso 1.0 apenas) Os DADDINs trocam informaes com o servidor da lin Duxus. Este servidor tambm est localizado na Internet e est sujeito a variaes fora do controle da lin Duxus e por vezes, podem apresentar falhas de funcionamento que no permitem o carregamento correto do suplemento.

S-ar putea să vă placă și