Sunteți pe pagina 1din 5

TRATAMENTO COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA CRIANAS COM TDAH Camila Oliveira Machado Raquel Vilche do Nascimento Orientadora: Cludia

Mazzoni RESUMO O presente artigo busca conceitualizar o Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) com foco de seu diagnstico na infncia. Aborda tambm os tipos de TDAH que podem ser encontrados, a prevalncia em meninos e meninas e o tratamento para esse transtorno sob a luz da Teoria Cognitivo Comportamental (TCC). Palavras chaves: TDAH, TCC e Tratamento em crianas. INTRODUO Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) um transtorno que geralmente aparece na infncia e acompanha o indivduo por toda a sua vida. Os sintomas precisam estar presentes no individuo, antes dos 7 anos e causar prejuzo significativo em dois contextos, casa e escola. Ele pode ser caracterizado por sintomas de desateno, hiperatividade e impulsividade. Para que o diagnstico seja estabelecido, segundo DSM IV (2003), devem ser diagnosticados seis sintomas de desateno e/ou seis sintomas de hiperatividade/impulsividade em uma lista de nove para cada um dos sintomas. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) baseia-se, para a atuao da prtica na clnica, em uma srie de teorias que so usadas para desenvolver planos de tratamento e orientar as aes teraputicas. Essa abordagem tem como base que o principio de nossa cognio controla nossas emoes e comportamentos, sendo assim, o modo como agimos ou nos comportamos pode interferir em nossos padres de pensamentos e emoes. Com intuito de atender as demandas acadmicas da disciplina de Teorias Psicoterpicas II e pelo interesse que o assunto nos desperta que escolhemos dissertar sobre o Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade em crianas. Para o tratamento desse transtorno optamos por aplicar a tcnica da Teoria Cognitiva Comportamental, apresentando a eficcia desse tratamento nessa patologia.

FUNDAMENTAO TERICA Segundo DSM IV (2003) o Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade consiste num padro de persistente de desateno e/ou hiperatividade-impulsividade, mais freqente e grave de que aquele tipicamente observado nos indivduos em nvel equivalente de desenvolvimento, estes sintomas hiperativos-impulsivos que causam comprometimento devem estar presentes, antes dos 7 anos de idade, deve haver claras evidncias de interferncia no

funcionamento social, acadmico ou ocupacional prprio do nvel de desenvolvimento.(DSM IV, 112, 2003).

Sintomas relacionados desateno No prestar ateno a detalhes; ter dificuldade para concentrar-se; no prestar ateno ao que lhe dito; ter dificuldade em seguir regras e instrues; desvia a ateno com outras atividades; no terminar o que comea; ser desorganizado; evitar atividades que exijam um esforo mental continuado; perder coisas importantes; distrair-se facilmente com coisas alheias ao que est fazendo; esquecer compromissos e tarefas; problemas financeiros; tarefas complexas se tornam entediantes e ficam esquecidas; dificuldade em fazer planejamento de curto ou de longo prazo.

Os sintomas relacionados hiperatividade/impulsividade Ficar remexendo as mos e/ou os ps quando sentado; no permanecer sentado por muito tempo; pular, correr excessivamente em situaes inadequadas; sensao interna de inquietude; ser barulhento em atividades ldicas; ser muito agitado; falar em demais; responder s perguntas antes de concludas; ter dificuldade de esperar sua vez; intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.

Para se diagnosticar um caso de TDAH necessrio que o indivduo em questo apresente pelo menos seis dos sintomas de desateno e/ou seis dos sintomas de hiperatividade; alm disso os sintomas devem manifestar-se em pelo menos dois ambientes diferentes e por um perodo superior a seis meses. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivduo na
vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Partindo desses critrios, pode ser identificado trs subtipos de TDAH: subtipo desatento, subtipo hiperativo e o subtipo combinado (desatento e hiperativo) (GREVET, ABREU, SHANSIS, 2003). Esse transtorno pode ser considerado um dos mais comuns em crianas e adolescentes encaminhados para os servios especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianas, em diversas regies do mundo em que j foi pesquisado. Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, embora sejam igualmente desatentos. A prevalncia na populao infantil estimada em 4,5 a 9,9% para subtipo desatento, 1,7 a 3,9% para o subtipo hiperativo e impulsivo, e de 1,9 a 4,8% para o subtipo combinado (GREVET, ABREU, SHANSIS 2003). Estudos mostram que mais de 50% dos casos tem comorbidade do TDAH com Transtorno de aprendizagem (TA).

Segundo Grevet, Abreu, Shansis 2003 os portadores desse transtorno, em geral, apresentam relaes inter-pessoais instveis e tumultuadas, baixo desempenho escolar e no relacionamento com demais crianas, prejuzos nas relaes familiares e com professoras. Crianas adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites. Na idade pr-escolar, estas crianas mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vrios objetos como se estivessem ligadas por um motor. Mexem ps e mos, no param quietas na cadeira, como se estivessem com "bicho carpinteiro", falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar. Elas tm dificuldades para manter ateno em atividades muito longas, repetitivas ou que no lhes sejam interessantes. Elas so facilmente distradas por estmulos do ambiente externo, mas tambm se distraem com pensamentos "internos", isto , vivem "voando". Nas provas, so visveis os erros por distrao (erram sinais, vrgulas, acentos, etc.). Como a ateno imprescindvel para o bom funcionamento da memria, elas em geral so tidas como "esquecidas": esquece recados ou material escolar, aquilo que estudaram na vspera da prova, etc. (o "esquecimento" uma das principais queixas dos pais). Quando elas se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranqilas. Isto ocorre porque os centros de prazer no crebro so ativados e conseguem dar um "reforo" no centro da ateno que ligado a ele, passando a funcionar em nveis normais. O fato de uma criana conseguir ficar concentrada em alguma atividade no exclui o diagnstico de TDAH. claro que no fazemos coisas interessantes ou estimulantes desde a hora que acordamos at a hora em que vamos dormir: os portadores de TDAH vo ter muitas dificuldades em manter a ateno em um monte de coisas. Elas tambm tendem a ser impulsivas (no esperam a vez, no lem a pergunta at o final e j respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar). Freqentemente tambm apresentam dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer. Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual. O TDAH no se associa necessariamente a dificuldades na vida escolar, embora esta seja uma queixa freqente de pais e professores. mais comum que os problemas na escola sejam de comportamento que de rendimento (notas). O Tratamento do TDAH deve ser uma combinao de medicamentos, orientao aos pais e professores, alm de tcnicas especficas que so ensinadas ao portador. A medicao parte muito importante do tratamento, pois pesquisas indicam que somente a interveno teraputica nos sintomas traz poucos benefcios em relao medicao. Em funo disso que o mais indicado o tratamento combinado medicao e Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que a psicoterapia mais indicada para o tratamento do TDAH.

Segundo Wright, Basco e Thase 2008, a terapia cognitivo comportamental, na pratica clinica, tem como base um conjunto de teorias que so usadas para elaborar planos de tratamento e orientar as aes do terapeuta. Essa abordagem baseia-se no principio de que a cognio influencia e controla nossas aes e comportamentos e que a maneira como agimos ou nos comportamos podem afetar nosso pensamento e emoes. Os autores acima citados comentam que o modelo bsico da TCC identifica trs reas de funcionamento patolgico: cognio, emoo e comportamento. Em funo dessas reas, esse tipo de terapia incentiva o pensamento racional e a soluo de problemas para auxiliar o paciente a reconhecer e mudar o pensamento em relao a patologia. Por isso, essa abordagem indica iniciar o tratamento educando as crianas sobre o prprio transtorno e recomenda, para crianas em idade treino, que pais e professores possam recompensar quando esta demonstra o comportamento desejado e conseqncias negativas quando no correspondem. Vrias tcnicas podem ser utilizadas e apresentam resultados positivos comprovados, e enfatizam estruturar o meio ambiente em que a criana vive e no tentar ensinar-lhe novas habilidades cognitivas e/ou comportamentais. Para auxiliar o tratamento das crianas com TDAH, necessrio que os professores conheam tcnicas que auxiliem os alunos a ter melhor desempenho. Em alguns casos necessrio ensinar ao aluno tcnicas especficas para minimizar as suas dificuldades. No existe at o momento nenhuma evidncia cientfica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas de TDAH. importante salientar que no TDAH, como na maioria dos transtornos do comportamento, em geral multifatoriais, nunca devemos falar em determinao gentica, mas sim em predisposio ou influncia gentica. O que acontece nestes transtornos que a predisposio gentica envolve vrios genes, e no um nico gene (como a regra para vrias de nossas caractersticas fsicas, tambm). Provavelmente no existe, ou no se acredita que exista, um nico "gene do TDAH". Alm disto, genes podem ter diferentes nveis de atividade, alguns podem estar agindo em alguns pacientes de um modo diferente que em outros; eles interagem entre si, somando-se ainda as influncias ambientais. Tambm existe maior incidncia de depresso, transtorno bipolar (antigamente denominado Psicose ManacoDepressiva) e abuso de lcool e drogas nos familiares de portadores de TDAH.

CONSIDERAES FINAIS O diagnstico de TDAH fundamentalmente clnico, realizado por profissional que conhea profundamente o assunto, que necessariamente deve descartar outras doenas e transtornos, para ento indicar o melhor tratamento. O termo hiperatividade tem sido popularizado e muitas crianas rotuladas erroneamente. preciso cuidado ao se caracterizar

uma criana como portadora de TDAH. Os pacientes com sintomas de TDAH constituem um grupo com significativo comprometimento funcional, representando um desafio para o clnico em sade mental na infncia e adolescncia. A limitao dos sistemas classificatrios atuais em psiquiatria infantil contribui para a dificuldade na realizao do diagnstico das co-morbidades, uma vez que no abrange a complexidade de quadros clnicos tais como observados na prtica clnica. O carter dimensional e no categrico dos diagnsticos em psiquiatria da infncia e adolescncia surge como uma perspectiva de melhor compreenso e abordagem desses pacientes. O tratamento dos sintomas de desateno e de hiperatividade-impulsividade parece representar uma estratgica teraputica importante, esclarecer ao paciente e aos seus familiares sobre a gnese do transtorno, o seu impacto e o tratamento, cientificamente demonstrados como eficazes. Na prtica clinica observa-se que a terapia cognitiva comportamental baseia-se no principio de que a cognio influencia e controla nossas aes e comportamentos e que a maneira como agimos ou nos comportamos podem afetar nosso pensamento e emoes, por isso tem sido indicada para tratamentos de TDAH, demonstrando grande eficcia.. REFERNCIAS Associao Americana de Psiquiatria. Manual diagnstico e estatstico dos transtornos mentais DSM-IV. 4 ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2003 GREVET, Eugnio Horcio; ABREU, Paulo Belmonte; SHANSIS, Flavio. Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de dficit de ateno/hiperatividade. Revista de Psiquiatria RS, 25 (3). 446-452. set/dez 2003. BELL, Andressa Henke; CAMINHA, Renato Maiato. Grupoterapia comportamental em crianas com TDAH: estudando um modelo clnico. cognitivo-

S-ar putea să vă placă și