Sunteți pe pagina 1din 3

PROVA OBJETIVA

QUESTO 1 QUESTO 5

Em uma cidade litornea brasileira, ocorreu um surto de enfermidade comprovadamente causada pelo consumo de um determinado pescado de gua salgada. Acerca dessa situao, assinale a opo correta. A A probabilidade de essa contaminao ser devida a biotoxinas pequena, uma vez que os pescados praticamente no se constituem em fontes desses compostos. B Dados estatsticos revelam que as biotoxinas so a principal causa de enfermidades txico-infecciosas devido ao consumo de pescados. C A probabilidade de essa contaminao ter sido causada por bactrias nula, uma vez que a gua salgada constitui um meio no qual as bactrias no se proliferam. D A causa mais provvel para essa contaminao de origem viral, uma vez que a multiplicao dos vrus muito mais intensa em gua salgada. E No h qualquer possibilidade de essa contaminao ser devida a parasitos, uma vez que esses animais no se desenvolvem em peixes.
QUESTO 2

Um fiscal federal agropecurio, ao realizar uma inspeo de higiene na indstria descrita no texto I, props diversas medidas corretivas. Nesse contexto, assinale a opo que apresenta uma medida proposta incorretamente. A Os funcionrios do setor de produo devem usar roupas adequadas e apresentar hbitos corretos e padronizados de higiene, como a lavagem freqente das mos. B Os prdios devem ser livres de goteiras, apresentar as paredes limpas e protetores de lmpadas. C Os pisos devem ser livres de resduos e de gua empoada. D Todo e qualquer produto danificado deve ser imediatamente incinerado. E Deve haver registros de temperatura na cmara fria de estocagem de queijo.
QUESTO 6

Assinale a opo que apresenta uma associao correta entre uma biotoxina aqutica e o organismo que normalmente a produz. A B C D E tetrodontoxina algas marinhas ciguatera baiacu (Tetraodontidae) toxinas paralisantes (PSP) algas marinhas toxinas amnsicas (ASP) peixes em geral toxinas diarricas (NSP) baiacu (Tetraodontidae)

Uma amostra de leite pasteurizado foi enviada ao laboratrio por um fiscal federal agropecurio para fins de anlise, porque havia indcios de que sua qualidade no estava adequada. As anlises solicitadas corretamente nessa situao no incluem a determinao A da acidez titulvel. B da depresso do ponto de congelamento. C do teor de gordura e de slidos totais (ST) e no-gordurosos (SNG). D da adio de soro de queijo. E de bases volteis totais (BVT).
QUESTO 7

QUESTO 3

Um consumidor denunciou que um supermercado estaria vendendo peixes deteriorados. Ao ser indagado acerca das evidncias que o levaram a formalizar essa denncia, ele listou corretamente uma srie de sinais verificados nos peixes. Esses sinais no incluem A a textura flcida e pastosa. B odor desagradvel e sabor cido, amargo ou ranoso. C alteraes na colorao, com o aparecimento de manchas amareladas na pele. D a ocorrncia de olhos cncavos e opacos. E o aspecto liso e brilhante da superfcie do pescado. Texto I questes 4 e 5 A indstria X produz diversos tipos de queijos e embala leite para consumo humano.
QUESTO 4

Acerca do equipamento de pasteurizao e dos processos trmicos para o tratamento de leite na indstria mencionada no texto I, assinale a opo correta. A O equipamento de pasteurizao deve necessariamente ser submetido a um programa de manuteno peridica, para garantir condies satisfatrias de funcionamento. B O pasteurizador deve operar a uma temperatura mnima de 60C durante 5 segundos. C O pasteurizador no precisa necessariamente de limpezas peridicas, uma vez que as altas temperaturas utilizadas no processo de pasteurizao so suficientes para esteriliz-lo completamente. D Os tratamentos trmicos UHT consistem na exposio do leite a temperaturas ao redor de 40 a 50C, durante um perodo de 10 a 12 horas. E Os tratamentos trmicos visam principalmente eliminar as toxinas botulnicas que porventura estejam presentes no leite.
UnB / CESPE MAPA Curso de Formao: Fiscal Federal Agropecurio / rea: Animal

Com respeito ao efeito da temperatura no desenvolvimento microbiano em alimentos, assinale a opo correta. A No ocorre desenvolvimento bacteriano em temperatura maior ou igual a 45C. B A temperatura de 30C considerada extremamente favorvel ao desenvolvimento da maioria dos microrganismos. C O desenvolvimento microbiano diminui medida que a temperatura decresce e cessa completamente quando a temperatura atinge 10C. D A temperatura de 40C utilizada para a esterilizao de alimentos. E A faixa de temperatura de 3C a 5C a mais desfavorvel ao desenvolvimento de microrganismos, em razo do congelamento dos fluidos e conseqente formao de cristais nas clulas.
Concurso Pblico Aplicao: 22/11/2003

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

QUESTO 8

QUESTO 11

Com relao necessidade de oxignio para o desenvolvimento de microrganismos, assinale a opo correta. A As bactrias do gnero Pseudomonas somente se desenvolvem em alimentos enlatados, na ausncia de oxignio. B Os fungos so organismos caracteristicamente anaerbios estritos. C Bactrias do gnero Salmonella desenvolvem-se estritamente em ambientes anaerbicos. D A principal razo para a importncia da Salmonella constitui no fato de ser um organismo capaz de se desenvolver em ambiente estritamente aerbico. E Clostridium botulinum constitui potencial problema em alimentos enlatados pelo fato de ser anaerbia estrita.
QUESTO 9

A respeito do registro no rgo competente e fiscalizao dos estabelecimentos que fabricam e(ou) comercializam produtos de uso veterinrio, assinale a opo correta. A Todos os estabelecimentos que fabricam esses produtos devem ser obrigatoriamente registrados, enquanto aqueles que apenas comercializam esto dispensados de registro. B O registro opcional tanto para os fabricantes quanto para os comerciantes, entretanto, por razes comerciais praticamente todos tm feito esse registro. C O registro obrigatrio para todos os fabricantes e comerciantes desses produtos. D De acordo com a legislao vigente, a fiscalizao desses produtos opcional e depende dos recursos disponveis pela entidade controladora. E Tanto o registro como a fiscalizao so obrigatrios para os estabelecimentos de grande porte, mas opcionais para os estabelecimentos considerados de pequeno porte.
QUESTO 12

Para fins de anlises fsico-qumicas, um fiscal federal agropecurio procedeu amostragem de um lote de leite em p, ensacado em embalagens de 25 kg cada, mediante o seguinte procedimento: coletou vrias amostras simples de diferentes pontos do lote. Aps outros procedimentos, preparou contra-provas e uma amostra, na quantidade de 600 g, foi remetida imediatamente ao laboratrio para fins de anlise, embalada em saco plstico. Acerca dessa situao hipottica, assinale a opo correta. A Apesar de tratar-se de uma anlise fsico-qumica, o envio imediato da amostra ao laboratrio essencial, uma vez que podem ocorrer alteraes da amostra com o decorrer do tempo. B A quantidade remetida ao laboratrio foi insuficiente para as anlises, uma vez que as normas preconizam que a quantidade mnima de amostra que deve ser remetida ao laboratrio de 1,0 kg. C O fiscal no deveria haver procedido amostragem, pois o leite em p estava embalado de forma inadequada, uma vez que as normas prevem embalagens para, no mximo, 5,0 kg. D O envio da amostra ao laboratrio em saco plstico foi um procedimento incorreto, haja vista que essa embalagem proporciona o desenvolvimento de fungos. E A preparao de contra-provas foi um procedimento correto, porm desnecessrio nessa situao, em razo do curto perodo entre a coleta das amostras e as anlises.
QUESTO 10

De acordo com a legislao vigente, um fabricante de um novo medicamento veterinrio deve dispor de uma estrutura mnima para iniciar essa atividade. Essa estrutura mnima no inclui necessariamente A B C D E responsvel tcnico pela produo de medicamentos. equipamento para desinfestao de frascos. equipamento para tratamento de gua. equipamento para tratamento de efluentes. equipamento para tratamento de ar.

QUESTO 13

Durante os testes de controle de vacinas contra a febre aftosa, mediante a metodologia do teste ELISA, verificou-se que um lote apresentava limite inferior de confiana (LIC) igual a 60%. Esse lote deve A ser reprovado e inutilizado, mediante um termo assinado pelo fiscal do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) e pelo responsvel pela indstria. B receber um selo de qualidade. C ser posteriormente distribudo para o comrcio. D ser reprovado e a polcia federal dever ser acionada para apreend-lo. E ser submetido a uma nova etapa de testes.
QUESTO 14

Por meio de uma anlise qumica, concluiu-se que uma carne bovina apresentava pH igual a 7,5. correto afirmar que, nessas condies, essa carne A apresenta-se em excelentes condies para o consumo humano. B ainda pode ser consumida, apesar de que se o pH fosse superior a esse valor a qualidade da mesma seria superior. C apresenta pH praticamente neutro e, nessas condies, o desenvolvimento de microrganismos mnimo. D j se encontra deteriorada e provavelmente est em decomposio. E est razovel para consumo humano e, caso seja adicionado calcrio mesma, possvel conserv-la durante algumas semanas em temperatura ambiente.

Assinale a opo correta acerca dos termos do Acordo sobre Aplicao de Medidas Sanitrias e Fitossanitrias (SPS) entre pases membros da Organizao Mundial do Comrcio (OMC). A Toda e qualquer barreira que restrinja o livre comrcio de produtos de origem animal entre pases proibida. B Um pas pode impor barreira entrada de um produto de origem animal que possa representar perigo sade das pessoas ou animais. C Os termos do SPS incluem as normas de segurana alimentar. D Somente poder ser imposta uma barreira entrada de um produto de origem animal por um pas aps haver sido julgada pertinente pela OMC. E De acordo com o princpio da precauo, um pas pode aplicar barreiras sanitrias somente quando as evidncias cientficas forem completamente conclusivas.

UnB / CESPE MAPA Curso de Formao: Fiscal Federal Agropecurio / rea: Animal

Concurso Pblico Aplicao: 22/11/2003 2


permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

QUESTO 15

QUESTO 18

A Organizao Mundial de Sanidade Animal (OIE) classifica as doenas de animais considerando a rapidez de difuso, o impacto econmico na produo animal e o risco para a sade pblica. A esse respeito, assinale a opo correta. A O Brasil considerado oficialmente livre de febre aftosa, desde o ano de 2001. B Apenas a regio sul do Brasil considerada regio oficialmente livre de peste bovina. C A febre aftosa est includa na lista B. D A lista A inclui as doenas de pequena importncia socioeconmica. E A lista B inclui doenas geralmente endmicas.
QUESTO 16

O farelo de polpa ctrica um subproduto da indstria de sucos. Quanto utilizao de farelo de polpa ctrica na alimentao animal, julgue os itens que se seguem. I II III IV Esse produto foi recentemente proibido na alimentao animal, por disseminar febre aftosa. A polpa ctrica deve ser processada normalmente com cal. Deve ser monitorado o teor de dioxinas/ furanos no farelo de polpa ctrica destinado ao comrcio. A grande desvantagem do farelo de polpa ctrica na alimentao animal refere-se ao seu baixo teor de protena bruta (2% no mximo). Os fungos produtores de aflatoxina no se desenvolvem em farelo de polpa ctrica, o que constitui a principal vantagem desse produto na alimentao animal.

Esto certos apenas os itens A B C D E I e IV. I e V. II e III. II e IV. III e V.

A inspeo e a fiscalizao de produtos destinados alimentao animal uma atribuio do MAPA. Com referncia aos produtos empregados na alimentao animal, assinale a opo incorreta. A A palha e o sabugo de milho, assim como o bagao de cana, so considerados componentes grosseiros de rao animal. B Um aditivo incidental, como um agrotxico, pode inutilizar uma rao animal. C A legislao brasileira permite a adio de determinadas substncias medicamentosas a raes animais. D Sal mineralizado corresponde aos macronutrientes em quantidades balanceadas para a nutrio animal, enquanto suplemento corresponde aos micronutrientes essenciais. E Uma rao animal constituda, em regra, por uma mistura de ingredientes.
QUESTO 17

QUESTO 19

A Instruo Normativa (IN) n. 15 do MAPA, de 17 de julho de 2001, versa, entre outros aspectos, acerca da importao pelo Brasil de animais, embries e de produtos de origem animal de pases que registraram casos autctones de encefalopatia espongiforme bovina e da produo e comercializao em territrio brasileiro de protena e gordura de mamferos destinadas alimentao de ruminantes. De acordo com essa IN, no proibida a A importao de ruminantes e de embries desses pases. B importao de carnes e midos bovinos desses pases. C importao de farinha de ossos bovinos autoclavados desses pases. D importao de smen desses pases. E produo e a comercializao de farinha de carne e de ossos de mamferos proveniente desses pases para fins de alimentao de ruminantes em territrio brasileiro.
QUESTO 20

Acerca de fontes para o suprimento de fsforo na alimentao animal, assinale a opo correta. A O superfosfato triplo normalmente apresenta um teor de fsforo superior ao que ocorre no fosfato de rocha. B Em uma dieta balanceada para bovinos, o consumo de fosfato de rocha deve suprir pelo menos 50% do fsforo inorgnico das misturas minerais. C A fonte de fsforo inorgnico mais indicada para a nutrio dos animais monogstricos o fosfato de rocha. D O maior teor de flor corresponde maior desvantagem do superfosfato triplo em relao ao fosfato de rocha. E As fontes de fsforo normalmente tambm fornecem flor. No clculo de uma dieta balanceada de um bovino, o consumo mnimo dirio de flor deve corresponder a 50 mg por kg de matria seca.
UnB / CESPE MAPA Curso de Formao: Fiscal Federal Agropecurio / rea: Animal

Uma empresa registrou-se no MAPA exclusivamente como fracionadora de raes para pssaros. Nessa situao, passou a adquirir raes em embalagens de 50 kg e reembal-las em pacotes de 250 g a 1.000 g. Com isso, a empresa ganhou um nicho importante de mercado os criadores urbanos de pssaros. Acerca dessa situao, assinale a opo correta. A Esse procedimento ilegal at a presente data, haja vista que a legislao brasileira no prev essa possibilidade. B Esse procedimento legal e independe de autorizao do fabricante da rao. C Esse procedimento s legal se tanto o fabricante da rao como a empresa fracionadora estiverem devidamente registrados junto ao MAPA e o fabricante autorizar o fracionamento. D Na condio exclusiva de fracionadora, a empresa no precisa de responsvel tcnico. E Se o registro da empresa for da categoria Fracionador, ela somente pode reembalar raes peletizadas.

Concurso Pblico Aplicao: 22/11/2003 3


permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

S-ar putea să vă placă și