Sunteți pe pagina 1din 4

SURTO DE ACOBALTOSE EM BOVINOS: RELATO DE CASO NO MUNICPIO DE MONTES ALTOS-MA.

Natanael Arruda Lima; Erisvaldo Pereira Costa; Isaac Pereira Ramos; Micael Ferreira dos Santos;
Acadmicos do curso de Medicina Veterinria da Universidade Estadual do Maranho Centro de Estudos Superiores de Imperatriz. E-mail: natanaelarruda10@hotmail.com. Rua: Euclides da Cunha 1-A, Bairro-Bacuri; CEP: 65901-150; Imperatriz MA.

RESUMO Este trabalho relata o surto de Acolbatose ocorrido em bovinos no municpio de Montes Altos-MA, que est localizado cerca de 63km de Imperatriz-MA. Onde bovinos da raa Nelore de aproximadamente 26 meses de idade, apresentara deficiencia de cobalto. O diagnostico foi baseado atraves dos sinais clinicos apresentados pelos os animais, entre eles: pelos arrepiados e secos, diarria, perda de apetite e emagrecimento. O tratamento utilizado, foi o uso de cobalto na dosagem parenteral de 10 m / l para femeas e 20 m / l para os machos via intramuscular, e em casos graves o uso de administrao de cobalto em forma oral. PALAVRA-CHAVES: Cobalto, Nelore, Nutrio. ABSTRACT This paper describes the outbreak of Acolbatose occurred in cattle in the municipality of Montes Altos-MA, which is located about 63km from Imperatriz-MA. Where Nelore cattle approximately 26 months of age presented a deficiency of cobalt. The diagnosis was based through the clinical signs shown by animals, among them, dry hair coat, diarrhea, loss of appetite and weight loss. The treatment used was the use of cobalt in parenteral dosage of 10 m / l for females and 20 m / l for males intramuscularly, and in severe cases the use of administration of cobalt in oral form KEYWORDS: Cobalt, Nelore, Nutrition

INTRODUO O cobalto faz parte do centro ativo da molcula de vitamina B12 (4%), a qual se apresenta estocada no fgado (ORTOLANI, 2002). Essa vitamina influencia o metabolismo energtico, ajudando formao de glicose atravs da ao da metilmalonil CoA mutase, formando succinato a partir de propionato Underwood e Suttle (1999). A deficincia de colbato em bovinos tem sido relatada em vrios pases entre eles Estados Unidos, Frana e Espanha. No Brasil, Correa e Cols (1955), registraram ocorrncia de deficincia em bovinos em vrios estados brasileiros, como: So Paulo, Rio Grande do Sul, Paraba, Pernambuco, Paran.

Estudo realizado por Costa et al. (1975), em Barra do Graa Estado de Mato Grosso foi possvel encontrar vrios bovinos com deficincia de cobalto. As pastagens referentes algumas regies de Pernambuco, Paraba, Ceara, Piau e Maranho so deficientes em cobalto, pelas condies alcalinas de solo ou pelo excesso de mangans, causando diminuio da absoro do elemento pelas plantas (GONZLEZ; SILVA, 2003). O cobalto requerido pelos microrganismos do rmen para a sntese da vitamina B12 (cianocobalamina), sendo uma molcula orgnica muito complexa, cujo ncleo ativo o tomo de cobalto (estrutura semelhante hemoglobina), e requerida para funcionamento de vrios sistemas enzimticos na utilizao de energia. A deficincia da vitamina B12 impede a formao de hemoglobina, e uma srie de leses no sistema nervoso central pode ocorrer (LEHNINGER, 1985). Os prejuzos ocasionados pela deficincia de cobalto em bovinos so inmeros, especialmente em animais jovens em decorrncia de mortalidade e atraso de crescimento pelo depauperamento geral dos animais adultos (COSTA et al., 1975). Os sinais clnicos e patolgicos da deficincia so precedidos por alteraes bioqumicas nos fludos corporais e tecidos. Alguns dos sinais de deficincia de cobalto e consequentemente de vitamina B12 so a anemia megaloblstica e leses neurolgicas (McDOWELL, 1992). O presente trabalho teve como objetivo relatar o surto de cobalto em bovinos ocorrido no municpio de Montes Altos-Ma.

MATERIAL E MTODOS O presente surto ocorreu no municpio de Montes Altos-MA, localizado cerca de 63 km de Imperatriz-MA. No processo patolgico em questo, foram avaliados 23 bovinos da raa nelore pertencente a ambos os sexos com idade aproximada de 26 meses, ambos acometidos na forma clnica evidente da doena, os animais foram examinados no dia 12/11/2010 por um medico veterinrio e estudantes do curso de Medicina Veterinria, de acordo com as informaes o rebanho total era de 75 animais, criadas extensivamente em pastagens de Baquearia decumbens. Entretanto os demais bovinos do rebanho no apresentaram os sinais clnicos da deficincia de cobalto, contudo apresentavam a forma subclnica da patologia, fator esse determinante para que o tratamento fosse feito em todo o rebanho. O tratamento foi realizado com a administrao parenteral de cobalto na dosagem de 10m/l para fmeas e 20m/l para os machos via intramuscular, uma vez por semana, durante 4 semanas e nos casos mais graves administrou-se tambm esse mineral de forma oral diluindo uma colher de cobalto, que equivale a 15 gramas, em um litro de gua. O uso de sal mineral de boa qualidade tambm foi recomendado. Aps o perodo de tratamento os sinais clnicos como: opacidade do plo, anemia, caquexia e picacismo desapareceram.

RESULTADOS E DISCUSSO

Inicialmente os animais apresentavam diversos sinais clnicos entre eles: fraqueza muscular, inapetncia, perda de peso, opacidade de pelos, caquexia, caracterizando deficincia de cobalto. A conduta do mdico veterinrio de administrao parenteral de cobalto nos animais doentes e sadios foi de suma importncia para combater e prevenir casos e consequncia mais grave da deficincia de cobalto. Com o tratamento realizado pelo mdico veterinrio os animais tiveram uma tima recuperao, entretanto os sinais clnicos da patologia foram desaparecendo nos animais, demonstrado a grande eficaz da administrao parenteral de cobalto nas fmeas e machos pela a via intramuscular, e na forma oral. Foi muito importante o acompanhamento desses animais aps o perodo de 30 dias, pois foi possvel observar o melhor rendimento desses animais tanto no ganho de peso, produo de leite e reprodutivo, durante e depois do tratamento. Outro fator importante foi a orientao tcnica realizada pelo mdico veterinrio, pois permitiu aumentar o conhecimento do proprietrio e vaqueiros sobre essa deficincia e outras enfermidades que so rotineiras no dia a dia do campo, dentre elas diarreia, miasses e brucelose.

CONCLUSES O tratamento parenteral de cobalto foi satisfatrio para o desaparecimento total dos sinais clnicos aps o perodo de 30 dias. O bom manejo sanitrio e zootcnico de fundamental importncia, principalmente em relao alimentao dos animais, pois a no utilizao de sal mineral ou a administrao do mesmo em baixa quantidade, pode ser o fator determinante para o desenvolvimento da doena.

LITERATURA CITADA CORREA, R.; COLS. Carncia de cobalto em bovinos no Estado de So Paulo. Revista Brasileira de Biologia. v. 15, n. 3, p. 319-313, 1955. COSTA, R. R.; SANTOS, C, C, F.; TORRES, A. J, S.; FISCHER, P. Deficincia de cobalto em bovinos em Barra da Graa Estado do Mato Grosso, Arquivos da E.A.V. Universidade Federal do Gois, p. 204-211, 1975. GONZLEZ, F. H.; SILVA, S. C. Introduo Bioqumica Veterinria. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul,198p, 2003. LEHNINGER, A. L. Princpios de bioqumica. So Paulo: Savier, p.194, 195, 553. 1985. McDOWELL, L. R. Minerals in animal and human nutrition. San Diego: Academic Press,524p, 1992. ORTOLANI, E. L. Macro e microelementos. In: SPINOSA, H.S.; GRNIAK, S.L.; BERNARDI, M.M. Farmacologia aplicada Medicina Veterinria, p.641-651, 2002.

UNDERWOOD, E. J.; SUTTLE, N. F. The Mineral Nutrition of Livestock. 3rd ed. CABI Publ. Wallingford, 614 p, 1999.

S-ar putea să vă placă și