Sunteți pe pagina 1din 6

COMPOSIO BOTNICA NA REA DE INFLUNCIA DA COPA DE IP AMARELO DISPERSO EM PASTAGENS NO P. A.

BELO HORIZONTE
Ilmaione Keiza de Souza Oliveira1, Tatiane Pereira Guimares2, Rosana Quaresma Maneschy3, Albinei Araujo de Castro4, Karolinny Carneiro Guerra5.
1

Discente de Agronomia da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab (FCAM)/Universidade Federal do Par (UFPA), Bolsista PIBIC/PARD, ilmaionekeiza@hotmail.com 2 Discente de Agronomia da FCAM/UFPA, Bolsista FAPESPA, tatianepg.ufpa@gmail.com 3 Eng. Agrnoma, DSc., Prof.a, da FCAM/UFPA, romaneschy@ufpa.br 4 Discente de Agronomia da FCAM/UFPA, Bolsista FAPESPA, albinei_araujo@hotmail.com 5 Discente de Agronomia da FCAM/UFPA, Bolsista FAPESPA, karolinnycg.guerra@gmail.com

RESUMO O manejo da regenerao natural de espcies arbreas em pastagens considerado uma alternativa para a diversificao do sistema de produo de agricultores familiares, auxiliando na formao de sistemas silvipastoris (SSP) do tipo rvores dispersas na pastagem. Nesse estudo foram levantadas as espcies arbreas invasoras abaixo da copa do ip amarelo (Tabebuia serratifolia) para comparar com a riqueza e freqncia das mesmas em pastagens abertas. O trabalho foi realizado em trs propriedades de agricultores familiares no assentamento rural Belo Horizonte I, localizado no municpio de So Domingos do Araguaia - PA. Utilizou-se uma amostragem pareada, com uma parcela controle de 4m2 em pastagem aberta para cada parcela de igual tamanho situado abaixo da copa da rvore. A copa do ip propiciou um micro clima favorvel a regenerao natural das espcies arbreas: goiaba (Psidium guajava), tinteiro (Laguncularia racemosa), murta-do-mato (Coutarea hexandra), pau-preto (Cenostigma tocantinum) e o prprio ip amarelo. Fora da rea de influncia da copa foram encontradas as espcies arbreas: goiaba e mutamba preta (Guazuma ulmifolia). Nesse levantamento concluiu-se que a manuteno de rvores de ip amarelo dispersas na pastagem uma estratgia apropriada para acelerar o enriquecimento da vegetao natural em SSP. PALAVRAS-CHAVE: micro stios para germinao, regenerao natural, sistema silvipastoril ABSTRACT The management of natural regeneration of tree species in pastures is considered an alternative for diversification the production systems of family farmers, assisting in the formation of silvopastoral systems (SPS) of the type "dispersed trees in the pasture". This study recorded the invasive tree species from under canopy the Tabebuia serratifolia and compared the richness and frequency of those species in open pastures. The work was carried out in a tree family farmers property the rural settlement "Belo Horizonte I", located in the municipality of So Domingos do Araguaia-PA. A pared design was used, with a 4m2 control plot in open pasture for each equally sized plot under the canopy of the tree. The T. serratifolia canopy provided a microclimate favorable to natural regeneration of tree species: Psidium guajava, Laguncularia racemosa,
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Coutarea hexandra, Cenostigma tocantinum and the T. serratifolia. Outside the area of influence of canopy were found tree species: P. guajava and Guazuma ulmifolia. In this survey it was concluded that the maintenance of T. serratifolia dispersed in grazing areas is an appropriate strategy to accelerate the enrichment of natural vegetation in SPS. KEY-WORDS: micro sites for germination, natural regeneration, silvopastoral system. INTRODUO As reas de florestas da regio Sudeste do Par tm sido intensamente exploradas para a produo de madeira e carvo, ou substitudas para o desenvolvimento de atividades agropecurias. A presso por acesso a terra grande em funo de vrios fatores, dentre eles destacam-se os processos migratrios, motivando a criao de Projetos de Assentamentos (PA). Segundo Oliveira (2009) as reas de colonizao mais antiga possuem poucos fragmentos florestais, pastagens infestadas por invasoras, solos desgastados, processos erosivos e problemas de escassez de gua. E as reas de ocupao mais recentes possuem elevadas taxas de desmatamento e esto em processo de implantao de pastagens. O manejo inadequado das pastagens leva esses agroecossistemas a diferentes estgios de degradao. Em busca de alternativas com bases agroecolgicas para a reabilitao desses sistemas de criao, os sistemas silvipastoris (SSP) so considerados como uma opo de pecuria mais amigvel com o meio ambiente e vivel economicamente (MANESCHY et al., 2009). O manejo da regenerao natural de espcies arbreas nas pastagens considerado uma prtica agroflorestal eficiente e adequada atividade pecuria com baixo uso de insumos na formao de SSP (PEZO; IBRAHIM, 1999). E a composio da regenerao natural nas reas de pastagens est relacionada com as espcies arbreas dispersas no piquete que podem facilitar a regenerao de certas espcies de rvores, pois segundo Esquivel e Calle (2002) as mesmas beneficiam-se das condies de microclima proporcionadas pela copa das rvores j estabelecidas. Santos (2007) e Oliveira et al. (2009) identificaram diversas espcies de palmeiras e rvores dispersas na pastagem em PAs no Sudeste Paraense, entre elas o ip amarelo (Tabebuia serratifolia Vahl) como uma espcie madeireira com potencial para utilizao em reas de pastagem atravs do manejo na regenerao natural. Esse estudo objetivou levantar as espcies de plntulas arbreas ou arbustivas colonizadoras abaixo da copa do ip amarelo para comparar a abundncia de plntulas e freqncia das mesmas com reas de pastagens abertas.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

MATERIAL E MTODOS A rea de estudo foram pastagens no projeto de assentamento (PA) Belo Horizonte I, situado no km 30 da BR-153 no municpio de So Domingos do Araguaia (a cerca de 80 km de Marab). O PA foi criado em 15 de outubro de 2003, mas sua ocupao data da dcada de 1980. De um modo geral predominam na paisagem do PA as reas de pastagens, com poucos fragmentos florestais e baixa diversificao dos sistemas de produo nos lotes familiares. O clima local Am no limite de transio para Aw com temperatura mdia anual de 26,3C. Os solos predominantes so latossolo vermelho amarelo distrfico com textura mdia e podzlico vermelho amarelo com textura argilo-arenosa (NAVEGANTES-ALVES, 2009). Para a pesquisa foram selecionados dois piquetes com a espcie madeireira ip amarelo dispersa nas pastagens com pastejo ativo, com rea mdia de 0,5 ha e com carga animal semelhante. Foram selecionados quatro indivduos com parmetros silviculturais semelhantes, atravs de avaliao prvia, tendo como parmetros mdios: altura total de 8,75 m, dimetro a altura do peito de 0,19 cm e dimetro de copa de 4,25 m. Foram avaliadas a composio taxonmica e a freqncia de estabelecimento de plntulas de rvores e arbustos abaixo da copa das quatro rvores de ip amarelo selecionadas dispersas na pastagem. A avaliao foi realizada a partir de uma amostragem pareada, com parcelas de 4m2, sendo uma abaixo da copa da rvore e uma em pastagem aberta (a 5 m de distncia da parcela abaixo da copa da rvore) (ESQUIVEL; CALLE, 2002). Todas as espcies foram identificadas, sendo que as espcies arbreas foram avaliadas de forma diferenciada: os indivduos foram classificados em jovens (> 30 cm de altura) e plntulas (< 30 cm de altura). Foram calculadas as frequncias absoluta (FA) e relativa (FR). A FA expressa porcentagem de parcelas em que cada espcie ocorre (GREIG-SMITH, 1983) e a FR a porcentagem de ocorrncia de uma espcie em relao soma das freqncias totais de todas as espcies (MUELLER-DOMBOIS; ELLENBERG, 1974). Para a avaliao da similaridade entre as populaes vegetais abaixo da copa e em pastagem aberta foi utilizado o ndice de Similaridade de Sorense (SORENSE, 1972).

RESULTADOS E DISCUSSO Foi identificada maior diversidade de espcies arbreas abaixo da copa do ip amarelo (Figura 1 e 2). Com respeito regenerao natural do ip amarelo encontrado a baixo da copa dos indivduos avaliados, pode ter ocorrido atravs da disperso de sementes da prpria rvore matriz ou pelo vento, pois as sementes so leves e com asas hialinas (FERREIRA et al., 2004). Em relao s espcies pau-preto, goiaba e murta do mato em fase de plntula e jovem, respectivamente, as sementes podem ter tido a sua disperso principalmente por aves conforme observado em campo.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Alm das espcies arbreas foram identificadas 18 espcies herbceas entre forrageiras e invasoras das pastagens (Tabela 1). Em pastagem aberta foram encontradas plntulas de mutamba preta e goiaba na fase jovem. A disperso na rea de pastagem pode ter sido facilitada pelas placas fecais (as sementes so defecadas aps o processo digestivo dos ruminantes) sobrevivendo devido grande quantidade de nutrientes disponveis nas fezes (DEMINICIS et al. 2000). No caso da goiaba essa mesma observao anterior se aplica, pois os animais costumam descansar, ruminar e defecar abaixo da copa das rvores (PEZO; IBRAHIM, 1999).

Figura 1 Riqueza mdia (nmero de espcies) de regenerao natural arbrea abaixo da copa de Tabebuia serratifolia Vahl. disperso na pastagem (N=4).

Figura 2 Riqueza mdia (nmero de espcies) em pastagem aberta (N=4).

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Tabela 1 - Freqncias absolutas (FA) e relativas (FR) abaixo da copa de Tabebuia serratifolia Vahl. e em pastagem aberta (N = 4)
Famlia Espcie Nome comum Assa peixe Ip amarelo Tinteiro Capa bode Tiririca Abaixo da copa FA% 25,00 25,00 25,00 25,00 50,00 0,14 0,14 0,14 2,38 2,38 0,14 0,28 3,36 1,68 FR% Pastagem aberta FA% 100,00 25,00 25,00 25,00 25,00 50,00 25,00 25,00 75,00 25,00 50,00 25,00 0,70 4,34 0,14 1,96 25,00 50,00 50,00 25,00 100,00 25,00 25,00 25,00 0,14 7,70 25,00 50,00 25,00 0,98 25,00 5,80 0,16 0,94 0,63 2,04 0,94 1,57 2,35 5,33 0,63 0,78 76,02 0,16 0,47 1,88 FR% 0,31

ASTERACEAE BIGNONEACEAE

Vernonia polyanthes Less. Tabebuia serratifoliaValh.

COMBRETACEAE Laguncularia racemosa (L.) C.F Gaertn. CONVOLVULACEAE Ipomoea carnea Jacq. CYPERACEAE Cyperus rotundus L. Rhynchospora corymbosa (L.) Britton DIOSCOREACEAE Dioscorea alata L. FABACEAE Cenostigma tocantinum Ducke Desmodium ovalifolium (Prain) Wall. ex Merr Mimosa pudica L. Calopogonium mucunoides Desv. Senna obtusifoliaL. Irwin & Barneby LAMIACEAE MALVACEAE MYRTACEAE Hyptis brevipes Poit. Sida rhombifolia L. Psidium guajava Lineu

Capim buriti 50,00 Inhame bravo 25,00 Pau-preto Desmdio Mimosa 25,00 25,00 25,00

Calopognio 50,00 Mata pasto 25,00

Hortelnzinha 50,00 Malva relgio 25,00 Goiaba 25,00

PHYLLANTHACEAE Phyllanthus urinaria L. POACEAE Brachiaria humidicola Brachiaria mutica (Forsk.). Stapf. Paspalum L. Panicum maximum cv. Mombaa RUBIACEAE SOLANACEAE STERCULIACEAE VERBENACEAE Coutarea hexandra (Jacq.)x. Shum. Solanum erianthum D.Don Guazuma ulmifolia Lamarck Lantana camara L.

Quebra pedra 75,00 Quicuio Capim fino Paspalum Mombaa

100,00 42,02 75,00 25,00 25,00 0,56 30,81

Murta-do-mato 25,00 Fumo bravo 25,00

Mutamba preta 25,00 Chumbinho 50,00

Oliveira et al. (2010) identificaram a mutamba preta e goiaba como espcies com potencial para utilizao em reas de pastagem podendo gerar lucros adicionais ao agricultor, pois so de uso mltiplo e podem ser utilizadas como cerca viva, forragem e fornecer sombra aos animais. Foi utilizado o ndice de similaridade de sorense para comparar as populaes vegetais presentes abaixo da copa e em pastagem aberta, foi de 62,86%. O microclima diferenciado abaixo da copa da rvore favoreceu o aparecimento de plntulas das espcies arbreas. Isso pode ser explicado pelo fato do ip amarelo possuir uma copa do tipo globosa, propiciando sombra, mas que perde as folhas durante o vero permitindo a entrada de luminosidade para o desenvolvimento das espcies arbreas conforme observao de campo.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

CONCLUSES O manejo da regenerao natural de espcies arbreas em reas de pastagem pode ser uma alternativa na formao de sistemas silvipastoris adaptado as condies da agricultura familiar da regio sudeste do Par. Foi identificada maior diversidade de espcies arbreas abaixo da copa do ip amarelo do que em rea de pastagem aberta, essa espcie pode contribuir na diversificao da produo da agricultura familiar e auxiliar na regenerao natural de espcies teis no reflorestamento de reas degradadas, colaborando com a manuteno das funes ecossistmicas relacionadas biodiversidade na paisagem rural. LITERATURA CITADA DEMINICIS, B. B.; ALMEIDA, J. C. C.; MALAFAIA P. A. M.; BLUME, M. C.; ABREU, J. B. R.; VIEIRA H. D. Germinao de Sementes em Placas Fecais Bovinas. Archivos de zootecnia, v. 58, n. 221, p. 74, 2000. ESQUIVEL, M. J. S.; CALLE, Z. D. Arboles aislados em potreros como catalizadores de la sucesin em uma localidad de la Cordillera Occidental Colombiana. Agroforestera em las Americas, v. 9, n. 33-34, p.43-47, 2002. GREIG-SMITH, P. Quantitative plant ecology. 3 ed. Oxford, England: Blackwel, 1983. 359 p. MANESCHY, R. Q.; SANTANA, A. C.; VEIGA, J. B. Viabilidade econmica de sistemas silvipastoris com Schizolobium parahyba var. amazonicum e Tectona grandis no Par. Pesquisa Florestal Brasileira, v. 60, p. 49-56, 2009. MUELLER-DOMBOIS, D.; ELLENBERG, H. A. Aims and methods of vegetation ecology. New York: Jonh Wiley, p. 545, 1974. OLIVEIRA, I. K. de S. ; GUIMARES, T. P. ; OLIVEIRA, P. D. ; MANESCHY, R. Q. Sistema silvipastoril com componente arbreo de regenerao natural no sudeste paraense. In: SEMANA DE INTEGRAO DAS CINCIAS AGRRIAS, 9., 2009, Altamira. Anais... Altamira: Universidade Federal do Par, 2009. CD-ROM. OLIVEIRA, I. K. de S.; GUIMARES, T. P.; MANESCHY, R. Q.; CASTRO, A. A.; OLIVEIRA, P. D.; GUERRA, K. C. Composio botnica na rea de influncia da copa de Spondias mombin l. disperso na pastagem In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUO, 8., 2010, Anais... So Lus. So Luis: EMBRAPA, UEMA, 2010. OLIVEIRA, M. C. C. Diversidade socioambiental e as dinmicas das relaes sociedadenatureza em rea de fronteira agrria na Amaznia oriental, 2009. 303 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Cincias Econmicas, Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Rural, Porto Alegre, 2009. PEZO, D.; IBRAHIM, M. Sistemas Silvopastoriles. Turrialba: CATIE, 1999. 276 p. SORENSE, T. A method of stablishing groups of equal amplitude in plant society based on similarity of species content. In: ODUN, E. P. (ed.). Ecologia. 3 ed. Mxico: Interamericana, 1972. 640 p.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

S-ar putea să vă placă și