Sunteți pe pagina 1din 4

EFON UMA CASA, UMA NAO Falar de uma nao de Candombl no Brasil e sua origem, assim como a origem

de qualquer casa antiga sempre muito difcil, pois nos primrdios dessas casas no haviam registros escritos, tudo era transmitido oralmente e com isso fica muito difcil fazer um estudo exato de como tudo comeou. De uma forma simples e resumida tentaremos contar a histria da casa que o bero dos Efon no Brasil, o "As Yangba Oloroke ti Efon" ou simplesmente como chamado o Terreiro do Oloroke situado Rua Antonio Costa (antiga travessa de Oloke) n 12, no bairro do Engenho Velho de Brotas - Salvador Bahia, para que quando algum ouvir falar de nosso As, saibam quem somos e de onde viemos. Em primeiro lugar vamos origem na frica, mais exatamente em Ekiti-Efon (no confundir com Ile Ifon, a terra de Osalufon) de onde vem um termo muito usado entre os Efon no Brasil "Lu Lokiti Efon" e onde reina absoluta aquela que a rainha da nao no Brasil, Efon, ou seja, Osun, pois bom esclarecer que Osun, nossa matriarca, nascida em Ekiti-Efon, onde ela era considerada a me de Yemonja e do Awujale de Ijebu-Ere, no estado de Ekiti (Onadele Epega). Para concluir podemos traduzir o nome da divindade Efon dos tempos Lailai como sendo Osun, nome de seu rio e onde guardava seus tesouros, companheira inseparvel de Oloroke que seu pai, ficando assim esclarecido o porque da casa chamar-se terreiro do Oloroke e Osun ser a dona do As, sendo ele louvado juntamente com Osun nos nossos principais ritos. Pois bem, foi desta localidade, que veio para o Brasil na condio de escravos por volta de 1850 um Tio Africano conhecido como Baba Irufa, filho de Osun e iniciado para Ifa, portanto um Babalawo que no Brasil passou a chamarse Jos Firmino dos Santos ou tio Firmo, juntamente com uma princesa do Ekiti-Efon de nome Adebolui iniciada em sua terra natal para o orix Oloke, que no Brasil passou a chamar-se Maria Bernarda da Paixo, a Maria Violo, alcunha que ganhou por ter um corpo muito bonito, e dito ainda por uma fonte do Ax Pantanal do falecido Cristvo Lopes dos Anjos, que veio ainda junto com eles uma filha de Tio Firmo que atendia pelo nome de Asika, a existncia desta Asika no confirmada em Salvador por algumas pessoas antigas ligadas ao As. Existe uma outra possibilidade de que Baba Irufa e Asika sejam a mesma Maria Bernarda da Paixo pessoa, sendo Baba Irufa seu titulo de Ifa e Baba Asika seu nome ou ainda um outro titulo. Mesmo antes de serem libertos j promoviam encontros e participavam de encontros, pois faziam parte da Irmandade da Igreja da Barroquinha (pesquisa de campo em Salvador) onde se reuniam os fundadores da Casa Branca do Engenho Velho e segundo pessoas antigas, Maria Bernarda da Paixo era prima carnal da primeira Yalorisa da Casa Branca.

Por volta de 1860 Tio Firmo e Maria Bernarda fundam o As Oloroke no endereo acima citado no engenho velho de Brotas, onde encontra-se at hoje, plantando ali o As de Osun e com isto alm de fundar uma casa fundam tambm a Nao Efon. Mais tarde tio Firmo passa a viver maritalmente com Maria Bernarda da Paixo que era sua governanta e passam a dividir as funes do As. Acredita-se que nesta poca ambos j eram libertos. Os Igbas ou assentamentos dos orixs foram trazidos da frica e esto at a presente data preservados no Ile. La encontra-se a Osun de Tio Firmo e Oloke de Maria Bernarda entre outros.

Apesar da libertao dos escravos, a perseguio a cultos Afros foi intensa e conta-se que Tio Firmo foi preso por vrias vezes. A rvore do Iroko, um dos smbolos da casa, foi plantada aps a libertao dos escravos, mas bem no final do sculo XIX, e a muda do Iroko veio da Casa de Osumare. Outra histria interessante do Iroko do terreiro do Oloroke, que onde ele foi plantado era caminho das pessoas, pois ainda no haviam muros nem cercas e foi debaixo do Iroko da casa, que a finada Me Runho da nao Jeje deu a luz a Nicinha Lokosi e esta informao pode ser confirmada por Nen de Osagiyan neto carnal de Runho e por outros antigos ligados ao Bogun. Por volta de 1905 morre tio Firmo que ainda em vida j tinha passado a casa para Maria Violo, sendo esta a segunda pessoa a sentar-se como me da casa.

Matilde de Jagun

Maria Violo iniciou vrias pessoas entre os quais podemos citar Me Milu que foi a Ya kekere do As, Matilde de Jagun (Baba Oluwa) sua sucessora e terceira me da casa, Cristvo Lopes dos Anjos de Ogun J, Ogan e mais tarde Asogun sendo tambm o Olowo do Ile e a quarta pessoa a governar o As, Celina de Yemonja (esposa de Cristvo), Paulo de Sango, filho carnal de Me Milu, Crispina de Ogun, a quinta pessoa a governar o As, e muitos outros.

No dia 4 de outubro de 1936 morre Maria Bernarda da Paixo aos 94 anos de idade. Aps muitas divergncias assume a casa Matilde de Jagun, Baba Oluwa, que fez muitos iyawo entre os quais Nolia de Osun e Emiliana tambm de Osun. Me Matilde vem a falecer no dia 30 de outubro de 1970 aos 67 anos de idade. Aps o falecimento de Matilde quem assume a casa Cristvo de Ogun que faleceu no dia 23 de setembro de 1985 aos 83 anos de idade. Aps a morte de Cristvo, graas ao esforo de Maria de Sango (sua herdeira no As Pantanal), sentou-se na cadeira de Yalorisa do Terreiro do Oloroke, Me Crispina de Ogun e Me Maria de Sango foi quem dirigiu os ritos de posse da nova Yalorisa. Aps a morte de Me Crispina, a cadeira est a espera de uma nova Yalorisa at a data de hoje. Bem, no podemos nos esquecer de duas casas tradicionais de Efon a quem ns, os Omo Efon, devemos muito. Uma das casas j completou 50 anos de fundao, o 'As Pantanal' como conhecido e dirigido pela Yalorisa Maria de Sango. A Outra casa que tambm um reduto de Efon o "Ile Ifa Monj Gibanawe" do conhecido Babalorisa Alvinho de Omolu. Aqui esta um pouco de nossa histria, e aproveitamos o ensejo para Crispina de Ogun desejar a todos os filhos, netos, bisnetos e todas as geraes do As assim como aos amigos e simpatizantes, sejam felizes, convivam com paz e harmonia e muita fraternidade na graa de Osun e Oloroke. As a todos. Lu Lokiti Efon Lokiti yemi Lokiti yemu Lokiti awo

S-ar putea să vă placă și