Sunteți pe pagina 1din 5

Prefcio.

Esse livrinho nasceu quando percebi a necessidade que a igreja tem de receber melhor as pessoas que se convertem dia a dia nas clulas, cultos e evangelismos. Tenho notado que muitas pessoas passam pelos cultos, clulas e no conseguem prosseguir. Muitas vezes essas pessoas so sensveis, pessoas que choram nos cultos desejando mudana, abrem seus coraes nas reunies das clulas, mas no conseguem continuar. Ao pesquisar esse assunto percebi alguns motivos que vamos pontuar nesse livrinho. Tentei colocar a escrita da forma mais simples possvel, de forma que se tornasse um manual prtico, para que cada cristo pudesse se tornar um instrumento de Deus na consolidao de cada novo convertido. Creio que se os ensinamentos contidos aqui forem compreendidos pela igreja e ensinados a todos os novos convertidos, veremos uma grande mudana na realidade da igreja. Veremos os novos convertidos se tornando fortes em nome de Jesus. No amor do Senhor. Pr. Gilson Nunes.

Uma semeadura frutfera. Muitas pessoas tm a mentalidade de que o nosso papel como discpulos de Jesus, apenas pregar a palavra, ou em outras palavras, lanar a semente. Muitos tm a mentalidade de que ns apenas pregamos e o Esprito Santo far todas as outras coisas. No evangelho de Mateus captulo 13: 18-23, Jesus nos ensina uma realidade diferente. Essa semente no frutifica sozinha. Ela precisa de um semeador, de uma boa terra e de um ambiente adequado para se desenvolver. Se jogarmos a semente de qualquer jeito, de acordo com o texto de Mateus, ser um trabalho perdido. Vamos ento analisar o texto de uma maneira simples e tentar extrair a melhor maneira de frutificar de acordo com o texto. Mt. 13: 18-23.
18

Atendei vs, pois, parbola do semeador. 19 A todos os que ouvem a palavra do reino e no a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no corao. Este o que foi semeado beira do caminho. 20 O que foi semeado em solo rochoso, esse o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas no tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca durao; em lhe chegando a angstia ou a perseguio por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 O que foi semeado entre os espinhos o que ouve a palavra, porm os cuidados do mundo e a fascinao das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutfera. 23 Mas o que foi semeado em boa terra o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. 1 No versculo 19 o maligno rouba a semente daquele que no compreende. A primeira pergunta : O que podemos fazer para que isso no acontea? Se a porta aberta para o maligno a falta de compreenso, ento temos que fechar essa porta fazendo com que as pessoas compreendam a palavra com clareza. Aqui est a importncia da primeira visita, telefonema ou encontro com o novo convertido. Precisa haver um tempo de qualidade com esse novo convertido para que ele compreenda com clareza a palavra que recebeu e no tenha essa palavra roubada pelo inimigo. Precisa ficar claro para ele o que Jesus fez por ele e como ele deve responder a isso para alcanar as promessas de Deus para a sua vida.

Mt. 13:20-21. 20 O que foi semeado em solo rochoso, esse o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas no tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca durao; em lhe chegando a angstia ou a perseguio por causa da palavra, logo se escandaliza.

2 O terreno rochoso aquele que no se aprofunda na palavra, no tem raiz em si mesmo, torna-se inconstante e no resiste angustia e perseguio. O que podemos fazer para que isso no acontea? A palavra de Deus e os relacionamentos com a igreja precisam criar razes no novo convertido. As coisas precisam se tornar profundas para ele. Isso precisa ser gerado em orao, quando oramos para que o Senhor toque profundamente a vida do novo

convertido e nos ajude a conduzi-lo na palavra de forma que aprenda a confiar no Senhor e crie razes para estar firme em qualquer estao. Jr. 17: 7-8. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperana o Senhor. Porque ele como a rvore plantada junto s guas, que estende as suas razes para o ribeiro, e no receia quando vem o calor, mas a sua folhagem fica verde; e, no ano da sequido, no se perturba, nem deixa de dar fruto.

Mat. 13:22 22 O que foi semeado entre os espinhos o que ouve a palavra, porm os cuidados do mundo e a fascinao das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutfera.

3 O que foi semeado entre os espinhos se torna infrutfero porque a palavra foi sufocada pelos cuidados do mundo e a fascinao das riquezas. O que podemos fazer para que isso no acontea? A maneira de mudarmos isso so os relacionamentos. As pessoas tm relacionamentos no mundo para influenci-las, ensin-las e atra-las para o mundo. Contudo no queremos que o novo convertido acabe com todos os seus relacionamentos e sim queremos ter um relacionamento to forte com ele ao ponto de nos tornarmos mais influentes. Queremos sufocar os espinhos. Queremos que para cada convite para algo no mundo ele tenha dez convites para algo de Deus. Se ele tem um aniversrio para ir no mundo, que ele tenha dez para ir na igreja. Precisamos ser insistentes para que todos os irmos estejam empenhados em proteger o novo convertido. O novo convertido precisa ser intensamente envolvido na vida diria da igreja, no apenas cultos, clulas e reunies, mas tambm convivncias, aniversrios, sair para comer juntos para que possa respirar essa nova vida. Se dermos espao o mundo ir sufoc-lo. Mt. 13:23
23

Mas o que foi semeado em boa terra o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. A semente cumpri o seu propsito quando ela gera outra planta capaz de reproduzir a espcie. 4 O que frutifica o que ouve a palavra e compreende. J aprendemos um pouco sobre isso no primeiro ponto. Vamos agora falar sobre o que importante que o novo convertido saiba. Precisamos fazer muito mais do que lanar a semente. O objetivo da semente no apenas ser plantada. A semente cumpri o seu propsito quando ela gera outra planta capaz de reproduzir a espcie. Uma pessoa que compreende a palavra de uma forma verdadeira com certeza vai viver para compartilhar essa palavra com outras pessoas, cumprindo assim o propsito da semente. =============================================================

Queremos ento deixar quatro ensinos que so bsicos e todo cristo deve saber.

1 O que salvao? A bblia nos mostra que Deus nos criou para sermos eternos e vivermos eternamente com Ele. Em toda bblia vemos que o desejo de Deus que o homem seja feliz, prspero e tenha comunho com Ele. Ao homem, porm, foi dada a capacidade de escolher e quando o homem fez a escolha errada algo terrvel aconteceu: Ele conheceu a morte. A bblia nos ensina que o salrio do pecado a morte. Quando uma pessoa pensa em morte, ela logo imagina algum em um caixo, mas antes daquela pessoa chegar quele caixo muita coisa morreu em seu corpo, milhares de clulas, talvez rgos, etc. Existem muitas coisas que morrem quando ainda estamos com o corpo vivo. Um tipo de morte a morte espiritual. Nessa morte perdemos a sensibilidade para com Deus. No nos importamos com os seus princpios e valores, com o seu amor dedicado a ns, nem com o seu sofrimento na cruz por causa do nosso pecado. Isso no nos comove quando estamos mortos. Por causa dessa morte, perdemos o relacionamento com Deus e nos tornamos, a cada dia, mais diferentes dEle. Por causa disso outras coisas comeam morrer como nossos relacionamentos, nossos sonhos, nossa vida financeira, nosso casamento, nossa sade, etc. O pecado gera morte. Por isso precisamos ser salvos. O primeiro e mais importante ponto a vida eterna. Ou voc tem a vida eterna ou a morte eterna no inferno. Um lugar completamente escuro, onde ningum se relaciona, no se v outras pessoas, e tudo que se ouve choro, gritos e ranger de dentes de pessoas que esto sendo queimadas no fogo eterno. O inferno no foi feito para os homens e sim para o diabo. O homem vai para o inferno por ter amado mais as trevas que a luz, amado mais as coisas do mundo do que a Deus. Contudo Deus deseja ardentemente que o homem no v para o inferno, mas viva eternamente. Por isso enviou seu filho para nos livrar do inferno. Cristo morreu na cruz levando os nossos pecados para que fossemos salvos do inferno. Essa, porm, no a nica salvao que Jesus nos oferece. No livro de Isaas captulo 53: 3-5 est escrito que ele tambm nos salva do desprezo, da rejeio, das nossas enfermidades, nos salva das nossas dores. No livro de IICORNTIOS. 8:9 diz que Jesus se fez pobre para que nos tornssemos ricos. Ele nos salva da pobreza. Enfim Jesus nos salva completamente.

2 Por que precisamos ser salvos? Precisamos ser salvos porque todos pecaram. Ns recebemos uma herana de pecado dos nossos pais, avs, bisavs, que veio de Ado. Em Ado todos pecaram. Romanos 3: 23 diz que todos pecaram e carecem da glria de Deus. Isaas 59:1-2 diz que as nossas iniqidades fazem separao entre ns e Deus e os nossos pecados encobrem o rosto dEle de ns para que Ele no nos oua. Essa separao gera tudo que falamos acima e por isso que precisamos ser salvos. 3 Quem pagou o preo e qual foi o preo da nossa salvao? Jesus foi quem pagou o nosso resgate. Foi Ele quem pagou o preo da nossa salvao. O preo foi alto. A bblia diz que Jesus sempre existiu desde a eternidade. Jesus Deus e foi atravs dEle que todas as coisas foram criadas. Joo. 1:1-3.

Ele deixou toda a sua glria como Deus se tornando homem, e como homem se humilhou at a morte e morte de Cruz, Felipenses 2:6-8. Essa morte foi a mais terrvel tortura que um homem poderia sofrer. Ele foi humilhado diante dos homens, dos familiares, foi cuspido, apanhou com murros, foi aoitado, foi aoitado com instrumentos de tortura cortantes que dilaceraram sua carne, depois andou todo machucado, com sede, carregando uma pesada cruz at o calvrio onde foi crucificado para salvar a todos os que crescem. 4 O que preciso para ser salvo? Efsios 2:8 diz que somos salvos pela graa, mediante a f. Romanos.5:1-2. Justificados, pois, mediante a f, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; O que nos salva o que Cristo fez. Nada que fizssemos nos salvaria se Cristo no tivesse feito o que Ele fez. Somos salvos pela graa, ou seja, pelo favor que no merecemos. Agora, esse presente Cristo nos deu a nossa escolha aceit-lo ou no. A bblia nos ensinou a ir e pregar o evangelho e quem crer e for batizado ser salvo, quem no crer j est condenado. Crer est totalmente ligado a obedecer. Quem crer nele guardar os seus mandamentos. Independente de qualquer coisa ter f no filho de Deus. Isso nos levar salvao.

Creio que esse quatro pontos so bsicos e que todo novo convertido deve compreendlos. Se esforce para que todos os homens saibam essa verdade. Cada um que visitar um culto, ou uma clula, ou for evangelizado em qualquer lugar, deve receber urgentemente uma ligao ou preferencialmente uma visita onde esses ensinos lhe sejam passados de maneira que ele entenda. Fazendo isso voc se tornar um grande cooperador com a obra de Deus.

S-ar putea să vă placă și