Sunteți pe pagina 1din 8

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006

ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

CONHECIMENTOS EM ENFERMAGEM

No relacionamento teraputico ocorrem impasses especficos, que so: A) resistncia, transferncia, contra-transferncia e violaes de limites. B) catarse, resistncia, transferncia e contra-transferncia. C) violaes de limite, resistncia, transferncia e catarse. D) resistncia, transferncia, concretude e violaes de limites. E) transferncia, contra-transferncia, mediao e resistncia.

Todos os fatores abaixo relacionados so de risco para o cncer de mama, exceto: A) mulheres idosas com ingesto de estrgenos h menos de 5 anos. B) histria pessoal de cncer em uma das mamas. C) ser filho(a) de uma mulher portadora de cncer. D) menarca antes dos 12 anos de idade. E) nuliparidade e idade materna avanada.

Sobre os distrbios reprodutivos da mulher, correto afirmar que: A) apenas o procedimento cirrgico alivia as manifestaes clnicas da cistocele, retocele ou enterocele. B) os exerccios de Kegel, recomendados para mulheres idosas, so mais efetivos nos estgios avanados da cistocele. C) os pessrios so recomendados para a correo da enterocele e so colocados ou retirados pelo ginecologista. D) procidentia quando o tero se exterioriza e aparece fora do orifcio vaginal. E) o tratamento da procidentia exige o uso de pessrios, dispensando o ato cirrgico.

A dificuldade em encontrar a palavra correta denomina-se de: A) B) C) D) E) apraxia. afasia. agonia. pseudodemncia. sndrome crepuscular.

Habilidade de liderana na Comunicao organizacional : A) compreender e utilizar apropriadamente a rede formal de comunicao da organizao. B) priorizar e proteger a confidencialidade do cliente e do funcionrio. C) usar o conhecimento da dinmica do grupo para atingir metas. D) consultar outros setores na coordenao de papis. E) comunicar utilizando linguagem clara e precisa, de forma que os outros compreendam.

A respeito da sade da mulher na terceira idade, correto afirmar que: A) o prurido perineal um sintoma incomum. B) a distrofia vulvar apresenta-se como pigmentao escurecida e tecido frivel. C) a vagina se apresenta lisa e espessa ao exame. D) as alteraes vaginais aps a menopausa devem-se diminuio do estrognio. E) os grandes lbios esto afastados na abertura vaginal, cujo tecido se encontra protuso.

Sobre as condies do trabalho de parto, incorreto afirmar: A) Presena de contraes uterinas a intervalos regulares, que aumentam progressivamente com o passar do tempo. B) Contraes uterinas que no diminuem com o repouso da gestante. C) Padro contrtil inicial, geralmente, de uma contrao a cada 3 a 5 minutos, durando entre 20 e 60 segundos. D) Apagamento e dilatao progressivos do colo uterino. E) Contraes uterinas a cada 6 ou 8 minutos e que duram entre 5 a 10 segundos.

Sobre o auto-exame da mama, correto afirmar: A) B) C) D) O exame deve ser realizado no 1 dia aps a menstruao. Menopausa e mastectomia unilateral dispensam o exame. realizado em cinco etapas, com a mulher de p. No exame precisa ser realizada apenas a palpao do rgo. E) Secreo sanguinolenta deve ser investigada para excluir a possibilidade de malignidade.

Pgina 1/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

! 

" 



No modelo de adaptao ao estresse de Stuart, o objetivo da enfermagem no estgio de crise : A) fazer com que o cliente atinja o melhor nvel de bem-estar. B) estabilizar o cliente. C) recuperar completamente o cliente. D) substituir a doena pela remisso. E) reforar as respostas de enfrentamento.

 

# 

           

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

A respeito da gravidez ectpica, correto afirmar: A) Ocorre apenas quando o blastocisto se implanta em uma das trompas falopianas. B) causada por fatores genticos, associados a distrbios hormonais. C) Nuseas, vmitos, tontura e desmaio, so sintomas da gravidez ectpica rota. D) O nvel da gonadotrofina corinica humana encontra-se bastante elevado. E) O tratamento usando metotrexato alm de suprimir a cirurgia, no inclue efeitos colaterais.

No que se refere aos fatores que influenciam a mico, correto afirmar: A) Se o reflexo da mico for rechaado repetidamente, a necessidade de urinar pode tornar-se cada vez maior, embora no altere o controle voluntrio do esfncter. B) A septicemia, a insuficincia cardaca congestiva, a doena cardaca hipertensiva so condies renais que alteram a mico. C) Agentes nefrotxicos, neoplasia renal, infarto do miocrdio, hemorragias, choque, reaes anafilticas so condies ps-renais que alteram a mico. D) Tumores plvicos, bexiga neurognica, diabetes melitus, rim policstico, reaes transfuso sangunea, so condies pr-renais que modificam a mico. E) Hipertrofia prosttica, litase ureteral, glomerulonefrite, reaes transfuso sangunea, tamponamento cardaco e queimaduras so condies renais, pr-renais e ps-renais que alteram a mico.

Sobre os distrbios reumticos, correto afirmar: A) desnecessrio acompanhar a evoluo da doena atravs de exames laboratoriais, como por exemplo, a velocidade da hemossedimentao. B) A artrocentese realizada atravs de uma puno com o objetivo de obter uma amostra para anlise do lquido sinovial do joelho. C) As drogas antiinflamatrias no esterides se tornam eficazes aps a 4 semana do incio da sua administrao, e devem ser associadas aspirina. D) A viscosidade do lquido sinovial encontra-se diminuda na doena inflamatria, podendo estar presente uma considervel quantidade de lquido. E) A artrografia, tcnica usada para detectar distrbios do quadril, se caracteriza por exigir que o paciente permanea imvel, enquanto uma srie de raios X realizada.

Sobre lcera de decbito ou lcera por presso, analise as afirmativas abaixo: I - A fora de cisalhamento comprime os capilares dos tecidos subjacentes pele predispondo o local ao surgimento da lcera. II - A infeco uma das causas da lcera, porque provoca hipoxemia tecidual e torna a pele mida. III - A caquexia predispe lcera, pela diminuio acentuada do tecido adiposo que protege as proeminncias sseas. A obesidade, ao contrrio, protege as referidas proeminncias prevenindo a lcera. IV - A intensidade da presso sobre os tecidos, a presso de fechamento capilar, bem como a tolerncia tecidual, constituem elementos fundamentais na patognese das lceras. V - A anemia, o edema e a frico so fatores que predispem ao surgimento da lcera por ocasionarem vasoconstrico perifrica. Assinale a alternativa correta: A) B) C) D) E) I, III e IV esto corretas. I, III e V esto corretas. I, II e IV esto corretas. I, II, III, IV e V esto corretas. I, II, III, IV e V esto incorretas.

Sobre os efeitos colaterais das drogas utilizadas para quimioterapia, correto afirmar: A) B) C) D) E) A vincristina provoca constipao. O metotrexato gera taquicardia. O citoxan pode causar cistite hemorrgica. A vimblastina provoca anomalias menstruais. O fluorouracil gera sangramento vaginal.

Pgina 2/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 $   $ 

  $

 $ 

 $ 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

Quanto aos tipos de incontinncia urinria, correto afirmar: A) A urgncia ocorre quando o indivduo muda de ambiente, apresenta dficits sensorial, cognitivo ou de motilidade. B) A incontinncia funcional refere-se eliminao involuntria e imprevisvel de urina, em um cliente com os sistemas nervoso e urinrio intactos. C) A incontinncia reflexa ocorre por neuropatia dos nervos sensoriais, trauma ou doena neurolgica da medula ou do esfncter uretral. D) A incontinncia por esforo caracterizada pelo fluxo constante de urina em horrios imprevisveis, nictria e incontinncia urinria. E) A incontinncia total surge por inibio da mico pela anestesia ou medicamentos e por disfuno da medula espinhal.

No que se refere aos sons adventcios, correto afirmar: A) As crepitaes so mais comumente audveis nas bases pulmonares direita e esquerda. B) O atrito pleural pode ser ouvido sobre todos os campos pulmonares. C) Os sibilos so causados pelo espasmo muscular, pelo lquido ou muco nas vias respiratrias maiores, causando turbulncia. D) Os roncos originam-se do fluxo de ar em alta velocidade, atravs de brnquios gravemente estreitados. E) Os sibilos so captados sobre o campo pulmonar lateral anterior, se o paciente estiver sentado ereto.

Sobre exame fsico do abdmen, correto afirmar: No que se refere ao exame fsico do trax, correto afirmar: A) O ictus cordis no pode ser visualizado na inspeo, mas na palpao do terceiro espao intercostal esquerdo. B) Os sons vesiculares so suaves, lembram a brisa e possuem baixa tonalidade. C) Os sons brnquicos so audveis posteriormente entre as escpulas e anteriormente no primeiro e segundo espaos intercostais. D) Os sons broncovesiculares so mais audveis, quando auscultados sobre a traquia. E) Os sons vesiculares so produzidos pelo movimento do ar atravs da traquia e da parede torcica.

A) Os rudos hidroareos hipoativos podem ser detectados no distrbio eletroltico, em ps-operatrio de cirurgias abdominais e na peritonite. B) Os rudos hidroareos hiperativos esto presentes na isquemia do clon e no leo paraltico. C) A freqncia dos rudos hidroareos auscultados atravs de estestoscpio, tm um padro que varia de 25 a 80 rudos por minuto. D) A sensibilidade do abdmen obtida atravs da palpao profunda. E) Apendicite aguda pode ser constatada com segurana, aps a ausculta do quadrante inferior direito.

No que se refere ao exame do abdmen, correto afirmar: A) A descompresso brusca dolorosa, aps palpao da fossa ilaca esquerda, conhecida como sinal de McBurney e indicativo de apendicite aguda. B) O sinal de Murphy identificado pela palpao profunda e contnua do quadrante inferior esquerdo, que produz dor intensa na fossa ilaca direita. C) A perfurao da vscera oca identificada quando a percusso da linha axilar mdia sobre a rea heptica, produz sons timpnicos e denomina-se de sinal de Jobert. D) O sinal de Rosving resulta da descompresso brusca e dolorosa, aps palpao da fossa ilaca direita e indicativo de apendicite aguda. E) A dor no quadrante superior direito pode sugerir colecistite aguda. Quando se pressiona o ponto cstico e solicita-se a inspirao profunda resultando em dor no ponto pressionado, denomina-se, sinal de McBurney.

Sobre os exames bioqumicos, correto afirmar: A) O nvel de insulina regulado pelo estado nutricional. B) A taxa de creatinina encontra-se aumentada na hepatopatia grave e avanada. C) O cido rico, formado no fgado o produto final do metabolismo da amnia. D) A nica causa da elevao da albumina a diminuio da gua plasmtica. E) O C-HDL ou o mau colesterol catabolizado pelo fgado.

Pgina 3/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

! $  " $   % 

# $   $   $

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

A respeito das manifestaes clnicas das hepatites virais, correto afirmar: A) A ictercia obrigatoriamente o primeiro sintoma a se fazer presente. B) Raramente observam-se anorexia, nuseas, vmitos e constipao intestinal. C) A colria persiste por 15 dias, bem como mialgia e fotofobia. D) A dor no hipocndrio esquerdo causa uma sensao extremamente desconfortvel de peso. E) Na hepatite viral tipo B as crianas podem apresentar uma acrodermatite papular ou doena de Gianotti.

Sobre a administrao de interferons, correto afirmar: A) Anorexia, vmitos, clicas abdominais, irritabilidade e insnia, so efeitos tardios freqentes aps o incio do tratamento. B) Devem ser usadas as vias I.V., I.M., S.C., intranasal, intratecal ou tpica e V.O.. C) O medicamento no interfere na fertilidade de mulheres jovens. D) Parestesia, sonolncia, tremor das extremidades, delrio e convulses, so alguns dos efeitos precoces do uso do medicamento. E) Este tipo de medicamento pode aumentar a toxicidade de medicamentos mielotxicos como o AZT.

Sobre a infeco pelo vrus herpes simples, correto afirmar: A) O perodo mximo de incubao de 4 dias. B) O vrus se limita a penetrar na epiderme. C) freqente a infeco das clulas do fgado, do pulmo e da retina. D) A titulao dos anticorpos inversamente proporcional recorrncia da doena. E) O agente causador da doena rapidamente inativado em temperatura ambiente.

Sobre a administrao de antibiticos, correto afirmar que: A) inexiste interao medicamentosa com os anticoagulantes e anovulatrios orais. B) extremamente vantajoso administrar a droga no stio de infeco. C) a tetraciclina pode ser largamente utilizada no perodo perinatal. D) a anfotericina B e a vancomicina devem ser infundidas lentamente para minimizar as reaes txicas. E) a deficincia imunolgica no interfere na resposta adequada terapia.

Sobre a assistncia ao paciente com dor, correto afirmar: A) No espasmo muscular a vasoconstrio provoca isquemia, contrao das terminaes nervosas e acmulo de catablitos. B) A dor profunda descrita como aguda em ardncia ou pontada, enquanto a dor visceral percebida como uma dor penetrante e espasmdica. C) O medo a nica reao de alarme em resposta a estmulos que ameaam a segurana do indivduo. D) A dor causada pelo congelamento mais intensa quando o suprimento sanguneo interrompido. E) A dor pode surgir dos acompanhamentos das desordens psicognicas. Sobre a teraputica antiinfecciosa, correto afirmar: A) Para tratar o Staphilococus aureus usa-se a oxacilina. B) O Streptococus pneumoniae tratado com a penicilina ou ampicilina. C) Para combater a Pseudomonas aeruginosa se administra o sulfametoxazol ou trimetropin. D) A Klebsiella sp tratada administrando-se cefalosporina ou quinolona. E) Para eliminar a Leptospira sp deve ser administrado penicilina.

Pgina 4/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

#  %

 % 

 % 

  %  %   % 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

Sobre a transmisso do vrus HIV, correto afirmar: A) O sexo anal receptivo desprotegido a prtica de menor risco, tanto para homens como para mulheres. B) O sexo oral a prtica de maior risco de contaminao da doena. C) A preveno da gestao entre mulheres HIV positivas a nica forma de evitar a transmisso perinatal. D) Janela imunolgica compreende a fase em que os portadores recentes de vrus ainda no produziram anticorpos detectveis. E) A infeco pelo vrus inexiste durante a exposio da pele ntegra ou mucosas.

So fatores nutricionais que interferem na evoluo do processo cicatricial: A) B) C) D) E) O zinco que contribui para a ligao cruzada do colgeno. O complexo B, responsvel nico pela sntese de colgeno. O mangans e cobre que favorecem a linfocitose. O magnsio que interfere na migrao dos macrfagos. As gorduras so reserva energtica que contribuem na reparao tecidual.

Sobre curativos e coberturas, correto afirmar: A) Aconselha-se associar as pomadas enzimticas aos antibiticos. B) A presena de tecido de granulao na leso, exige concentraes de papana acima de 20%. C) A elicina extrada do caramujo Helix Aspersa Muller, facilita a neo-angiognese. D) A sulfadiazina de prata tem o seu poder bactericida anulado se associada ao crio. E) A ao do cido rinolico derivado do leo de mamona depende da exposio solar cutnea regular.

Ao cuidar do portador de caxumba, o enfermeiro precisa saber que: A) o perodo de maior transmissibilidade da doena de dez a doze dias antes ou logo aps o aparecimento dos sintomas. B) o indivduo considerado infectante aps dezenove dias do incio das manifestaes clnicas da doena. C) o vrus muito resistente altas temperaturas e agentes qumicos, como o formaldedo a 0,1%, ter, clorexidina, PVP-Iodo e raios ultravioleta. D) o perodo de incubao da doena leva, em mdia, de 16 a 18 dias, podendo variar entre duas a quatro semanas. E) o perodo prodrmico dura, em mdia, 15 dias, com sinais e sintomas especficos como febrcula, anorexia, mal-estar, vmitos, tonturas e cefalia.

Em relao origem das lceras vasculognicas, assinale a alternativa incorreta: A) B) C) D) E) Venosa. Arterial. Neuroptica. Outras vasculites. Linftica.

A) Enquanto no dengue hemorrgico a febre tem incio abrupto, no dengue clssico ela se eleva progressivamente. B) No dengue clssico observam-se grandes equimoses na pele, fgado palpvel e doloroso entre 2 e 4 cm do rebordo costal. C) O teste do torniquete usado para o diagnstico clnico do dengue clssico. D) Hipoproteinemia, elevao dos nveis sricos das transaminases e uria so observados no dengue hemorrgico. E) No quadro inicial do dengue clssico os fenmenos hemorrgicos surgem com petquias na face, vu palatino, axilas e extremidades.

Sobre distrbios reumticos, correto afirmar: A) desnecessrio acompanhar a evoluo da doena atravs de exames laboratoriais, como por exemplo, a velocidade de hemossedimentao. B) A artrocentese realizada atravs de uma puno com o objetivo de obter uma amostra para anlise do lquido sinovial do joelho. C) As drogas antiinflamatrias no-esterides tornam-se eficazes aps quatro semanas do incio da administrao e devem ser associadas aspirina. D) A viscosidade do lquido sinovial encontra-se diminuda na doena inflamatria, podendo estar presente uma considervel quantidade de lquidos. E) A artrografia, tcnica usada para detectar distrbios do quadril, se caracteriza por exigir que o paciente permanea imvel, enquanto uma srie de raios X realizada.

Pgina 5/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 

Sobre a dengue, correto afirmar:

 

 

 

%  ! %  " % 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

A respeito da medicao pr-anestsica, correto afirmar: A) Deve ser administrada entre 45 a 75 minutos antes do incio da anestesia. B) Os opiceos so prescritos em altas dosagens. C) Os anticolinrgicos so administrados em portadores de glaucoma e problemas cardacos. D) O droperidol e o fentanil so usados como sedativos. E) Hipnticos so evitados na vspera da cirurgia.

Ao assistir o paciente durante uma toracocentese, o enfermeiro deve: A) colocar o paciente em posio ereta para facilitar a retirada do lquido que fica na base do trax. B) manter o paciente apoiado, tranqilo e sem realizar movimentos bruscos que podem traumatizar a pleura visceral. C) assistir o mdico que introduz rapidamente o anestsico no espao intercostal com uma agulha de grosso calibre. D) conectar a seringa ao adaptador de trs vias para evitar que o ar penetre na cavidade pleural. E) avaliar constantemente a presena de aumento de freqncia respiratria, desmaio, vertigem, pulso rpido, dentre outros.

Sobre os anestsicos administrados no perodo perioperatrio, correto afirmar: A) B) C) D) E) O xido nitroso (N2O) um bom relaxante. O enfurano (etrane) deve ser associado epinefrina. O droperidol tem ao antihistamnica potente. O pentotal indicado para crianas. A morfina no promove relaxamento muscular adequado.

responsabilidade do enfermeiro ao cuidar do portador de pneumonia saber que: A) o estmulo da tosse est restrito aos idosos, pois em pacientes jovens deve ser usada a aspirao das secrees. B) os analgsicos so usados em doses crescentes para alvio da dor e desconforto. C) o repouso deve ser mnimo, para que o paciente possa atravs do movimento, mobilizar as secrees pulmonares. D) se o paciente encontra-se desidratado, administrar de 2 a 3 litros de lquidos, exceto se houver restrio hdrica. E) em casos de agitao, confuso e agresso, imediatamente devem ser administrados sedativos para tranqilizar o paciente.

responsabilidade da enfermeira da Sala de Recuperao PsAnestsica, exceto: A) Verificar os SSVV do paciente a cada hora e meia. B) Checar drenos, sondas, catteres e outros equipamentos que o paciente estiver usando. C) Se informar sobre patologias associadas que o paciente possa ter. D) Conhecer as intercorrncias do processo anestsicocirrgico. E) Transmitir ao cirurgio e anestesista as informaes sobre a evoluo do paciente.

Sobre a administrao de sangue e hemoderivados, correto afirmar que est indicado: A) Papa de hemcias com leuccitos removidos, quando o paciente tem deficincia dos fatores de coagulao. B) Criopreciptado AHF quando o paciente portador da doena de Willebrand. C) Plasma lquido quando o paciente tem deficincia do fator XIII. D) Plasma fresco quando o h neutropenia com infeco. E) Plaquetas quando o paciente portador de hipofibrinogenemia.

A respeito da cicatrizao de feridas, correto afirmar: A) Os macrfagos transformam-se em moncitos para ingerir detritos e retir-los da rea lesada. B) O colgeno, principal componente do tecido conjuntivo reconstitudo, s sintetizado na fase de maturao. C) A desidratao associada organizao das fibras colgenas, reduz o tamanho da cicatriz e incrementa a fora de tenso. D) Aps a cicatrizao da ferida em torno de 10 a 12 semanas, a fora de tenso da pele est 100% recuperada. E) A ferida preenchida em 10 horas pela migrao das clulas, aumentada pela atividade hipoplsica da medula ssea.

Pgina 6/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

!  "    &

# 

 

 

  

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

Ao assistir o paciente portador de sondas gastrintestinais, o enfermeiro deve: A) colocar a sonda de Harris exclusivamente para fins de irrigao e suco. B) checar a cada 36 horas a presso dos bales da sonda Sengstaken-Blakemore. C) usar o canal do aspirador esofagogstrico da sonda de Moss para alimentao. D) lubrificar e resfriar a ponta da sonda de Miller-Abbott, enrolando a bolsa sua volta, antes de introduzi-la. E) resfriar a ponta da sonda de Cantor antes de introduzi-la atravs do nariz do paciente.

Sobre a assistncia ao portador de aparelho gessado, correto afirmar: A) Contraes isomtricas do msculo esto contra-indicadas em membros gessados, para no comprometer a cicatrizao da rea lesionada. B) Aps 48 a 72 horas da comprovao diagnstica da sndrome compartimentar, o gesso bivalvado. C) Na contratura de Volkmann, o paciente incapaz de estender os dedos, descreve sensibilidade anormal e exibe sinais de circulao diminuda na mo. D) A elevao dos membros superiores para prevenir o edema menos importante quando o paciente estiver de p ou sentado. E) As lceras por presso ocorrem nas extremidades inferiores, como malolos e tuberosidade tibial.

Decorrentes da terapia enteral, podem acontecer as seguintes complicaes: A) Diarria por esvaziamento gstrico inadequado. B) Nuseas e vmitos pelo nvel de osmolaridade srica diminuda. C) Desidratao e azotemia por alimentaes hiperosmolares com insuficiente ingesta hdrica. D) Sndrome de dumping por infuso lenta e administrao de frmulas sem gordura. E) Constipao por infuso rpida e excesso de uria na mistura de protenas.

Ocorre diminuio da presso do lquido cerebrospinal na (o): A) B) C) D) E) Hiposmolaridade por hemodilise. Bloqueio espinal-subaracnideo Trombose dos seios venosos. Meningite viral ou bacteriana. Sndrome da veia cava superior.

Sobre a assistncia ao paciente portador de queimaduras, correto afirmar: A) A hipocalemia ocorre imediatamente aps a queimadura, pela destruio celular macia. B) Dor, hiperestesia e sensibilidade exacerbada ao frio, so sintomas da queimadura de 1 grau. C) A regra dos nove o mtodo mais preciso para calcular a rea de superfcie corporal queimada. D) Independente do grau da queimadura e da rea de superfcie corporal atingida, o paciente recebe lquidos por via oral. E) A escarotomia pode ser realizada quando esto presentes dor nas extremidades, perda da sensibilidade ou de pulsos perifricos.

Ao se diluir 500mg de solucortef em 250ml de soro fisiolgico a 0,9%, obtm-se uma concentrao de: A) B) C) D) E) 1 mg/ml. 2 mg/ml. 3 mg/ml. 25 mg/ml. 50 mg/ml.

Sabendo-se que a dexametazona apresenta-se em frasco-ampola de 2,5 ml, cuja concentrao de 4 mg/ml, uma dose de 6 mg corresponde a: A) B) C) D) E) 1,5 ml. 3,0 ml. 4,5 ml. 6,0 ml. 7,5 ml.

Pgina 7/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

#  &

& 

  &

& 

&     &   &

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


ENFERMAGEM Tipo 1 Cor: Branca

A heparina apresenta-se numa concentrao de 5.000 U. I. por ml, em frasco-ampola contendo 5 ml. Quando se dilui 1 ml de heparina em 200 ml de soro fisiolgico, sua concentrao por ml passa a ser: A) B) C) D) E) 5 U. I./ ml. 10 U. I./ ml. 15 U. I./ ml. 20 U. I./ ml. 25 U. I./ ml.

Sobre as medidas educativas que devem ser adotadas para o preparo da mulher para o parto, incorreto afirmar: A) Explicar em mincias os procedimentos que sero realizados, pois a riqueza de detalhes contribui para a aceitao da realidade. B) Promover visitas s unidades de referncia no sentido de desmistificar e minimizar o estresse do processo de internao para o parto. C) Adotar medidas para fortalecer o vnculo afetivo me-filho e o aleitamento materno logo aps o nascimento. D) Propiciar gestante e seu acompanhante o direito de participar das decises sobre o nascimento, desde que a segurana de todos seja preservada. E) Manter o dilogo com a mulher e seu acompanhante durante qualquer procedimento realizado no perodo prnatal, esclarecendo dvidas e afastando temores.

Sobre o aleitamento materno, correto afirmar: A) O leite humano no sofre alteraes na sua composio, de acordo com a hora do dia. B) No intervalo das mamadas produzido o leite chamado de posterior, que corresponde a 1/3 do volume total produzido. C) O leite posterior mais rico em gorduras do que o leite anterior. D) No incio das mamadas produzido o leite anterior, que corresponde a 2/3 do volume do leite posterior. E) O leite materno contm fatores de crescimento, por este motivo, os dias aps o parto no interferem na sua composio.

!  & "  &  #


Pgina 8/8
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

S-ar putea să vă placă și