Sunteți pe pagina 1din 4

BLOCO I

DIREITO ELEITORAL

De acordo com o comando a que cada um dos 50 itens a seguir se refira, no simulado, o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO, no marque ao acaso para no ser penalizado com a pontuao negativa, porquanto se voc arriscar e sua resposta divergir do gabarito definitivo perder um ponto.

CONHECIMENTO ESPECFICO
Julgue os itens a seguir, relativos ao direito eleitoral - TRE.
(Defensor Pblico - DPU CESPE/UnB 2007) 1 O alistamento eleitoral obrigatrio para todos os que tiverem idade superior a 18 anos. (Analista Judicirio - TRE-BA - CESPE/UnB 2010) 2 Compete privativamente ao TSE julgar os conflitos de competncia de juzes eleitorais de determinado estado. (Analista Judicirio - TRE-BA - CESPE/UnB 2010) 3 Considere um candidato a vice-governador que, a 20 dias da eleio, aps desentendimento com o candidato ao governo, resolve renunciar. Sabe-se que o candidato que renunciou do mesmo partido do candidato a governador. Sabe-se, ainda, que o partido no desistiu de concorrer ao pleito e quer substituir o candidato. A respeito dessa situao hipottica e da Legislao aplicvel ao direito eleitoral, julgue os itens a seguir. Se o candidato renunciante fosse candidato a eleio proporcional, no seria possvel haver a substituio. (Analista Judicirio - TRE-BA CESPE/UnB 2010) 4 A falta de apresentao da prestao de contas anual implica a suspenso automtica do fundo partidrio do respectivo rgo partidrio, independentemente de provocao e de deciso. (Analista Judicirio - TRE-BA CESPE/UnB 2010) (Defensor Pblico - DPU CESPE/UnB 2007) 8 requisito de elegibilidade o domiclio eleitoral no local da eleio por no mnimo dois anos. (Analista Judicirio -TRE-PR - CESPE/UnB 2009) 9 Durante a votao na urna eletrnica, quando o eleitor digita o nmero do partido, aparecem na tela o nome, a fotografia do candidato e o nome do partido ou da legenda partidria. (Tcnico Judicirio - TRE-AL CESPE/UnB 2004) 10 Os votos em branco e os votos nulos no tm qualquer influncia na definio dos resultados de um pleito eleitoral.

GABARITO DEFINITIVO COMENTADO

5 Qualquer parte interessada no processo eleitoral que resultou na aplicao da multa tem legitimidade para promover a sua execuo.
(Tcnico Judicirio - TRE-ES CESPE/UnB 2011) 6 Entre as destinaes dos partidos polticos, est a defesa dos direitos fundamentais definidos na Constituio Federal. (Analista Judicirio - TRE-BA - CESPE/UnB 2010) 7 A lei limita o acesso dos rgos de direo nacional dos partidos polticos quanto s informaes de seus filiados constantes do cadastro eleitoral, como forma de assegurar a privacidade dos eleitores e dos candidatos, ainda que em relao aos partidos que se encontram filiados.

1. COMENTRIO: A pegadinha est na utilizao da palavra todos. O alistamento eleitoral obrigatrio para os maiores de dezoito anos, porm, como toda regra, tem excees, consoante o que reza a CF, Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: 1. O alistamento eleitoral e o voto so: I - obrigatrios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. 2. No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. 1. GABARITO DEFINITIVO: Errado.

2. COMENTRIO: Discrepante o enunciado com o que prescreve o Cdigo Eleitoral, Lei n. 4.737/65, Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais b) os conflitos de jurisdio entre juzes eleitorais do respectivo Estado;. 2. GABARITO DEFINITIVO: Errado.

TRE

www.beabadoconcurso.com.br/compras

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

-2-

BLOCO I

DIREITO ELEITORAL

3. COMENTRIO: O erro da questo est na

antecedncia de 20 dias da eleio, visto que a legislao exige prazo maior. Lei n. 9.504/97, Art.
13. facultado ao partido ou coligao substituir candidato que for considerado inelegvel, renunciar ou falecer aps o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado. 1o A escolha do substituto far-se- na forma estabelecida no estatuto do partido a que pertencer o substitudo, e o registro dever ser requerido at 10 (dez) dias contados do fato ou da notificao do partido da deciso judicial que deu origem substituio. (Redao dada pela Lei n 12.034, de 2009). 3 Nas eleies proporcionais, a substituio s se efetivar se o novo pedido for apresentado at sessenta dias antes do pleito. 3. GABARITO DEFINITIVO: Certo.

6. COMENTRIO: A Lei n. 9.096/95, que dispe sobre partidos polticos, regulamenta os arts. 17 e 14, 3, inciso V, da Constituio Federal, prev em seu Art. 1. O partido poltico, pessoa jurdica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrtico, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituio Federal. 6. GABARITO DEFINITIVO: Certo.

7. COMENTRIO: Consoante teor da Lei n. 9.096/95, Art. 19, 3. Os rgos de direo nacional dos partidos polticos tero pleno acesso s informaes de seus filiados constantes do cadastro eleitoral. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009). 7. GABARITO DEFINITIVO: Errado.

4. COMENTRIO: Encontra total respaldo na norma a assertiva, visto a Resoluo TSE n 21.841/04, Art. 18. A falta de apresentao da prestao de contas anual implica a suspenso automtica do Fundo Partidrio do respectivo rgo partidrio, independente de provocao e de deciso, e sujeita os responsveis s penas da lei (Lei n 9.096/95, art. 37). Pargrafo nico. A unidade responsvel pela anlise da prestao de contas deve verificar quais partidos polticos no a apresentaram e informar o fato ao diretor-geral dos tribunais eleitorais ou ao chefe dos cartrios eleitorais, que devem proceder como previsto no art. 37 da Lei n 9.096/95, comunicando s agremiaes partidrias a suspenso, enquanto permanecer a inadimplncia, do repasse das cotas do Fundo Partidrio a que teriam direito. 4. GABARITO DEFINITIVO: Certo.

8. COMENTRIO: No tem acolhida na norma a afirmativa, considerando o que versa a Lei n. 9504/97, Art. 9 Para concorrer s eleies, o candidato dever possuir domiclio eleitoral na respectiva circunscrio pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com a filiao deferida pelo partido no mesmo prazo. 8. GABARITO DEFINITIVO: Errado.

5. COMENTRIO: Incongruente o enunciado com o que dispe o posicionamento do TSE: Agravo regimental. Agravo de instrumento. Legitimidade. Procuradoria da Fazenda Nacional. Execuo fiscal. Multa eleitoral. Dvida ativa no tributria. Agravo improvido. NE: A Procuradoria da Fazenda Nacional parte legtima para ajuizar ao de execuo fiscal para a cobrana de crdito decorrente de multas eleitorais, as quais se constituem em dvida ativa no tributria da Unio. (Ac. n 5.764, de 25.8.2005, Rel. Min. CAPUTO BASTOS). 5. GABARITO DEFINITIVO: Errado.

9. COMENTRIO: A questo tenta confundir a votao em um candidato com o voto de legenda. Consta da Lei n. 9504/97, Art. 59, 1. A votao eletrnica ser feita no nmero do candidato ou da legenda partidria, devendo o nome e fotografia do candidato e o nome do partido ou a legenda partidria aparecer no painel da urna eletrnica, com a expresso designadora do cargo disputado no masculino ou feminino, conforme o caso. Com o simples ato de digitar apenas nmero do partido poltico ocorrer o voto de legenda e, assim, ser computado apenas para o partido poltico ou coligao, como descreve o "Art. 60. No sistema eletrnico de votao considerar-se- voto de legenda quando o eleitor assinalar o nmero do partido no momento de votar para determinado cargo e somente para este ser computado." 9. GABARITO DEFINITIVO: Errado.

TRE

www.beabadoconcurso.com.br/compras

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

-3-

BLOCO I

DIREITO ELEITORAL

10. COMENTRIO: Questo bastante controvertida, pois grande parte das pessoas causam confuso entre voto nulo com nulidade de votao. O voto nulo deciso pessoal do eleitor. A nulidade da votao deciso do juzo eleitoral. A afirmativa encontra arrimo legal, a exemplo do que dispe a Lei 9.504/97, Art. 2 Ser considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, no computados os em branco e os nulos. Neste sentido temos jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral, que deliberou posicionamento a respeito do tema, no julgamento de um caso em que se requeria a anulao de uma eleio municipal para a realizao de novo pleito, vide Acrdo n 25937 do TSE: RECURSO ESPECIAL. CASSAO DE DIPLOMA. ART. 41-A DA LEI N 9.504/97. ELEIES MUNICIPAIS. PREFEITO E VICEPREFEITO. QUEBRA DE SIGILO BANCRIO. POSSIBILIDADE. PRECEDENTE DO STF. ANULAO DOS VOTOS VLIDOS. NO-INCLUSO DOS VOTOS NULOS. REEXAME DE PROVAS. NEGADO PROVIMENTO. (...). 3. Votos nulos no se confundem com votos anulveis. Estes so reconhecidos a priori como vlidos, mas dados a candidato que praticou captao ilcita ou abuso do poder poltico e econmico durante o processo eleitoral. 4. A jurisprudncia deste Tribunal consagrou como vlidos, mas suscetveis de anulao posterior, decorrente da aplicao do art. 41-A da Lei n 9.504/97, os votos obtidos por candidato infrator, por refletirem uma vontade orientada escolha de um mandatrio poltico. No se somam a estes, para fins de novas eleies, os votos nulos decorrentes de manifestao apoltica do eleitor, no momento do escrutnio, seja ela deliberada ou decorrente de erro. Precedentes: AgRg no MS n 3387/RS, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros, DJ de 17.2.2006; REspe n 19.845/GO, Rel. Min. Carlos Velloso, DJ de 19.9.2003; REspe n 19.759/PR, Rel. Min. Carlos Madeira, DJ de 14.2.2003. 5. Anulados menos de 50% dos votos vlidos, impe-se a posse do candidato segundo colocado, e no a aplicao do comando posto no art. 224 do Cdigo Eleitoral. 6. Recurso especial eleitoral parcialmente conhecido e no provido. 10. GABARITO DEFINITIVO: Certo.

Dvidas: contato@beabadoconcurso.com.br
TRE

www.beabadoconcurso.com.br/compras

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

-4-

S-ar putea să vă placă și