Sunteți pe pagina 1din 6

feita uma breve descrio das principais tecnologias para aproveitamento da energia solar por via trmica, disponveis

hoje em Portugal. So referidas as oportunidades que resultam da explorao das tecnologias solares ditas passivas (o aproveitamento directo da energia solar na prpria concepo/configurao e estrutura dos edifcios) e das tecnologias activas, com vrios tipos de colectores solares e respectivas aplicaes principais. referido o potencial em Portugal - do ponto de vista de energia final e energia primria - resultante da explorao da energia solar quer na rea dos edifcios, quer na sua aplicao do tipo activo mais comum, a do aquecimento de gua. So apresentadas estimativas do impacte que estas tecnologias podero ter para o cumprimento do Protocolo de Quioto, atravs do clculo da reduo de emisses de gases de efeito de estufa que resultar da sua adopo.

A ENERGIA SOL APLICAES T


Portugal um pas sem recursos energticos de origem fssil, mas rico em recursos renovveis [1,5]. Recentemente tem aumentado entre ns a sensibilidade para o potencial que representam, sobretudo para a produo de electri cidade, em particular atravs de uma importante estra tgia de desenvolvimento da energia elica. Contudo, a contribuio das energias renovveis vai muito para l da questo da electricidade. Esta representa, afinal, apenas pouco mais de 20% da energia final total no nosso pas. Um exemplo concreto o da energia solar, aliada ao clima suave de que beneficiamos. As aplicaes desta forma de energia, exclusivamente no plano trmico, podem represen tar uma contribuio em termos de energia final superior que resultar da energia elica, mesmo quando estiverem instalados os 5000 MW que constituem o (notvel) objecti vo actual da nossa poltica energtica nesta rea. Contudo, e apesar da abundncia deste recurso solar (tal vez o melhor da Europa), no temos ainda objectivos de poltica energtica claros nesta matria e uma abordagem que permita explorlo a fundo. A curto prazo, as principais contribuies potenciais da energia solar na rea da trmica so seguramente ao nvel do aquecimento de gua (sanitria, de processo industrial, etc.) e do aquecimento/arrefecimento ambiente. Estas concretizamse por duas grandes vias: as tecnologias solares passivas e as tecnologias solares activas, brevemente caracterizadas em seguida. TECNOLOGIAS SOLARES PASSIvAS Estas tecnologias exploram o facto de qualquer edifcio (que necessita de energia para aquecimento e arrefecimen to) poder ser pensado, orientado, exposto radiao solar (e tambm protegido dela), dotado de inrcia trmica apropriada, bem isolado e naturalmente ventilado,

MANUEL COLLARES PEREIRA Departamento de Energias Renovveis do INETI Estrada do Pao do Lumiar 1649-038 Lisboa Departamento de Fsica do IST Av. Rovisco Pais 1049-001 Lisboa collares.pereira@ineti.pt

ARTIGO

LAR: RMICAS
integrado na sua envolvente urbana ou outra, por forma a reduzir de forma substancial a energia necessria para a sua climatizao, ventilao e iluminao. Atendendo a que s o sector residencial e de servios responsvel por um consumo em energia final de cerca de 23% (e onde se verifica uma das maiores taxas de aumento de consumo de energia em Portugal) percebese o enorme potencial que existe nesta utilizao directa da energia solar, quer em no vas construes quer na recuperao das construes exis tentes. Contudo esta contribuio no aparecer directa mente nas estatsticas da energia! Tratase de evitar um consumo e ningum pode depois medir esta contribuio de forma directa. Mas, se no implementarmos estas tecnologias, o sector residencial e de servios poder muito facilmente atingir os 30% de energia final em menos de 10 anos! Evitar este aumento de uso de energia final de 7% corresponderia a uma contribuio superior contribuio potencial da energia elica no mesmo perodo. A implementao deste imenso potencial fazse perfeita mente no mbito das capacidades das actuais indstrias de construo e de materiais em Portugal, das capacidades de projecto e engenharia existentes e a um custo realmente baixo, que no depende de qualquer tipo de subsdio, ou ajuda de qualquer espcie, para se realizar. apenas uma questo de tornar prtica comum o que ainda o no , uma questo de mudana cultural, quer dos consumidores (cidados que desconhecem este potencial, logo no o exigem) e prestadores de servios habituados a proceder de uma forma diferente para um mercado que no os condi ciona a uma prestao distinta. Precisamente por isso est prestes a sair (mas sair real mente quando?) uma nova regulamentao na rea dos edifcios [2] que permite tornear a dificuldade inerente ao tempo que levam os processos puramente culturais a fazer o seu caminho, um tempo demasiado longo e que no podemos desperdiar na situao em que estamos de sermos importadores de combustveis fsseis para cerca de 90% da energia que usamos!

TECNOLOGIAS SOLARES ACTIvAS O segundo grupo de tecnologias utiliza os chamados colectores solares, equipamentos especficos destinados captao da energia solar e sua posterior entrega a um sistema concreto de transformao/utilizao. Os mais comuns so os chamados colectores planos [3], placas negras, sensivelmente planas, colocadas dentro de caixas isoladas, com uma tampa de vidro transparente por cobertura. gua ou ar circula numa rede de tubos ou canais a elas associados, sendo assim aquecida. A aplicao poder ser gua quente sanitria, gua quente de processo, calor ambiente, gua de piscina aquecida, etc. Contudo se a aplicao exigir uma temperatura mais elevada necessrio recorrer a formas de reduzir as perdas trmicas dos colectores solares, com utilizao de materiais cujas propriedades pticas sejam favorveis reduo das perdas por radiao (recobrimentos ditos selectivos [3]), com recurso ao vcuo para reduo/eliminao das perdas por conveco e conduo e ainda pelo recurso a pticas capazes de concentrar a radiao solar sobre um absorve dor progressivamente mais pequeno, para temperaturas progressivamente mais altas [4,5]. Em Portugal existe uma competncia particular nesta rea, com os colectores do tipo CPC (Fig. 1), aplicao de uma ptica dita no produtora de imagem (non-imaging), e que permitem combinar atributos dos colectores planos e dos concentradores convencionais (focalizantes ou imaging) [4,5].

Fig. 1 - Colector solar do tipo CPC1; fotografia do colector e pormenor em corte transversal.

Muitas aplicaes tornamse assim possveis a tempe raturas mais altas que as tipicamente fornecidas pelos colectores planos. Em primeiro lugar merece destaque a possibilidade de se fazer frio com energia solar trmica, quer para refrigerao quer, e sobretudo, para condicionamento de ar. Outra possibilidade interessante a do calor de processo a tem peraturas em torno dos 100 C e mesmo a produo de

GAZETA DE FSICA

31

A ENERGIA SOLAR: APLICAES TRMICAS

vapor para fins industriais tem hoje j tecnologias dispon veis espera de oportunidades reais de demonstrao. A produo de vapor (ou ar) a temperaturas mais altas tambm possvel e isso abre energia solar trmica a possi bilidade de contribuir para a produo de electricidade em centrais em tudo idnticas s centrais fsseis trmicas convencionais e a custos substancialmente inferiores aos da via da converso solar directa, actualmente constituda pelo fotovoltaico, na vertente da produo centralizada. Perspectivamse j alguns projectos desta natureza para Portugal, ainda ao nvel da demonstrao [6]. No futuro teremos ainda outras aplicaes resultantes da energia solar concentrada e fornecida a alta temperatura. Por exemplo: na produo de combustveis a partir da pirlise da biomassa, nas tecnologias limpas do carvo, no processamento de materiais, na produo de hidrog nio (termlise da gua), etc. Contudo, no h qualquer plano para se investir em Portugal neste sector ao nvel da investigao e desenvolvimento, situao que urge corrigir j que temos condies para uma excelente contribuio, com grande interesse potencial. Entretanto emergem como imediatamente disponveis, outras aplicaes muito interessantes como sejam: (i) a possibilidade de cozinhar usando energia solar [7] (Fig. 2); (ii) a de dessalinizar a gua do mar [8]; (iii) a de descon taminar efluentes lquidos, quimicamente contaminados [9]; e (iv) a produo de gua potvel a partir de guas de superfcie, biolgica e organicamente contaminadas [10].

referindo ainda as principais vantagens para o pas de uma poltica que conduza explorao desse potencial. Em termos comparativos podese observar (Tabela 1) que o recurso energia solar trmica activa em Portugal muito inferior ao de outros pases da UE, o que um facto surpreendente, dado sermos o pas com melhor recurso solar da UE e de termos tecnologia e engenharia de qualidade, nesta rea. A Tabela 1 resume a situao para os pases da UE (a quinze) (dados at 2002 e estima dos para 2003 e 2005). Na realidade presumese que o nosso mercado em 2003 tenha sido da ordem de 9000 m2/ano [14]. Pode apreciarse este valor em comparao com o da Alemanha (acima de um milho de metros quadrados por ano) ou com os da ustria e Grcia, na ordem de 24 vezes superiores ao nosso em termos anuais. E j com mais de trs milhes de metros quadrados instalados no caso da Grcia, que , alis, o maior exportador europeu de colectores solares (mais de metade da sua produo anual). Em metros quadrados de colectores solares instalados per capita, a situao em 2003 era a seguinte: Alemanha 0,07; ustria 0,27; Grcia 0,32; Portugal 0,02. A nossa situao muito inferior da Alemanha e ustria (que tm um recurso solar, em particular a Alemanha, bastante inferior ao nosso) e da Grcia, pas a muitos ttulos com parvel com Portugal, e que, neste particular, nos leva uma imensa vantagem. Num estudo feito em 2001 [1], estimouse que o nmero de metros quadrados a instalar para aquecer toda a gua quente utilizada em Portugal, em todos os sectores, seria de 14,7 milhes de metros quadrados.

GAZETA DE FSICA

32

Hotis (50 %); 3,4 %

Fig. 2 - Forno solar do tipo caixa com ptica CPC1 incorporada..


Indstria (10 %); 24,7 % Pavilhes (80 %); 0,8 % Sector Domstico (25 %); 66,7 % Piscinas (80 %); 1,9 % Hospitais (70 %); 0,9 % Lares (80 %); 1,6 %

Nestes dois ltimos casos no tanto a trmica solar que est em jogo mas sim o recurso ao espectro solar ultravioleta na presena de catalisadores. Existe muita investigao e desenvolvimento neste tpico em Portugal, ao nvel institucional e empresarial, em colaborao com inmeras empresas e instituies europeias, da Amrica Latina e africanas. Nesta breve abordagem energia solar trmica activa, importa dar uma ideia do modo como utilizada em Por tugal, comparando com outros pases da Unio Europeia (UE), indicando qual a sua contribuio potencial e

Fig. 3 - Distribuio do potencial de instalao de equipamento solar trmico por sector de actividade (adaptado de [1]).

ARTIGO

PAS

rea acumulada de colectores solares (1975-2001) [m2] 1 791 000 26 900 332 000 26 000 329 700 3 805 000 2 995 000 2 100 307 000 204 000 9 500 231 000 409 000 195 200 295 000 168 500 10 831 900

DESENVOLVIMENTO DO MERCADO % mercado rea instalada em 2000 na UE 15 [m2] 17% 0% 3% 0% 3% 35% 28% 0% 3% 2% 0% 2% 4% 2% 3% 2% 100% 150 000 3 400 25 000 7 000 15 000 615 000 170 000 400 28 000 27 500 2 000 5 500 41 000 18 200 27 000 10 000 1 118 000 rea instalada em 2001 [m2] 165 000 4 000 26 000 7 000 18 700 1 000 000 180 000 500 35 000 30 500 2 500 6 000 55 000 20 000 27 000 17 500 1 567 700 Crescimento do mercado [%] 10% 18% 4% 0% 25% 63% 6% 25% 25% 11% 25% 9% 34% 10% 0% 75% 40% rea instalada em 2002 [m2] 180 000 5 500 10 000 9 000 36 000 900 000 200 000 1 000 42 000 37 000 2 500 8 000 80 000 20 000 30 000 20 000 1 551 000 Previso de rea instalada em 2003 [m2] 200 000 8 000 6 000 12 000 80 000 1 000 000 220 000 1 500 50 000 45 000 2 500 10 000 130 000 25 000 33 000 25 000 1 815 000 Previso de rea instalada em 2005 [m2] 220 000 15 000 6 000 20 000 220 000 2 000 000 250 000 3 000 80 000 75 000 2 500 13 000 220 000 30 000 40 000 50 000 3 204 500

USTRIA BLGICA DINAMARCA FINLNDIA FRANA (UE) ALEMANHA GRCIA IRLANDA ITLIA HOLANDA NORUEGA PORTUGAL ESPANHA SUCIA SUA REINO UNIDO TOTAL (UE 15)

Tabela 1 - Desenvolvimento do mercado do solar trmico na UE dos 15 (adaptado de [13]).

Realisticamente considerouse que seria possvel, em 10 anos, instalar 2,8 milhes de metros quadrados (a Grcia tinha feito mais ou menos isso nos ltimos 10 anos!), de acordo com a Fig. 3, a que se acrescenta uma indicao da percentagem de converso, consumo a consumo, em relao ao universo total, que essa quantidade implicava. Subsequentemente o Programa E4 [11] veio estabelecer como meta para 2010, um milho de metros quadrados de colectores solares. Estabeleceu tambm ser fundamental garantir a qualidade dos equipamentos, dos projectistas e dos instaladores. Para se chegar a esta meta no se deram ainda os passos necessrios. Apesar de tudo, iniciativas importantes aconteceram na rea da garantia de qualidade, com a certificao de colectores e de sistemas domsti cos integrados [12] e com a formao de projectistas e instaladores em instituies como o Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), o Instituto Portugus da Qualidade (IPQ), o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), etc. Para se ter uma ideia da importncia de se alcanar estes objectivos, fazse em seguida uma breve anlise das suas principais consequncias e uma comparao com os objectivos da energia elica. Como se referiu de incio, o actual Governo elegeu como meta para a energia elica 5000 MW instalados at 2010. Actualmente j esto instalados cerca de 1000 MW [17]. Um colector solar plano para aquecimento de gua em Por

tugal pode considerarse que produz, em mdia, 750 kWh/ m2/ano de energia til, sob a forma de gua quente [8]. Assim, se instalssemos um milho de metros quadrados ter amos 750 GWh de energia til por ano e, naturalmente com 2,8 milhes de metros quadrados atingirseiam os 2100 GWh. Dado que 1000 MW de origem elica produziro, em mdia, [17] 2200 GWh de electricidade (energia final) por ano, pode concluirse que aquele potencial de energia solar trmica equivalente ao que est a ser realizado pela energia elica, actualmente! Se realizssemos todo o potencial associado ao aquecimen to de gua, 14,7 milhes de metros quadrados, teramos uma contribuio idntica (11 TWh por ano) que resul tar da contribuio da energia elica em igual perodo, uma vez atingida a meta dos 5000 MW. Em termos de energia final (EF) e de energia primria (EP), 1 milho de metros quadrados e 2,8 milhes de me tros quadrados de colectores solares representam (admitin do que substituem sobretudo o gs e a electricidade com o mix verificado em 2002 [15] de combustveis fsseis na sua produo no sector domstico) os valores referidos na Tabela 2, onde tambm se indicam, em percentagem, o que isso representa em relao aos valores globais de 2002. Utilizando esta informao e os valores actuais da unidade de energia importada, possvel calcular o que representa a contribuio solar da Tabela 2, em cada um dos casos.

GAZETA DE FSICA

33

A ENERGIA SOLAR: APLICAES TRMICAS

rea de colectores solares(milho de m2)


1 2,8

EF (Ktep)
106,3 297,5

EP (Ktep)
124,6 348,8

% EF (2002)
0,6% 1,6%

% EP (2002)
0,5% 1,3%

rea de colectores solares (milho m2)


1 2,8

Emisses evitadas (Mt CO2 equiv.)


GN, GPL, Elec GN, GPL, Elec GN, GPL, Elec (Mix) (GN CC) (Carvo)

0,404 1,130

0,329 0,922

0,438 1,227

Tabela 2 - Energia produzida em funo da rea de colectores instalada.

Com o petrleo a U.S.$65,00/barril a ordem de grandeza da poupana com a reduo da quantidade de combust veis importados da ordem de 15,5 milhes de euros/ano, no caso de 1 milho de metros quadrados e de 46,4 mi lhes de euros/ano, no caso de 2,8 milhes de metros quadrados de colectores. No que respeita reduo de emisses de gases equivalen tes de efeito de estufa (GEE), quanto se pode esperar de uma contribuio desta ordem de grandeza? Um equipamento solar com 4 metros quadrados, instalado em nossa casa para aquecer gua, evita tantas emisses de GEE quanto as que um carro emite em mdia a viajar 10 000 km/ano, com um consumo de 8 litros aos 100 km. Em termos globais, a instalao de 1 milho de metros quadrados e de 2,8 milhes de metros quadrados de colectores solares correspondem [15] aos valores referidos na Tabela 3, em Mt de dixido de carbono equivalente, num cenrio de consumos energticos em 2010.
Emisses evitadas (Mt CO2 equiv.)
GN, GPL, Elec GN, GPL, Elec GN, GPL, Elec (Mix) (GN CC) (Carvo)

Tabela 4 - Emisses de GEE evitadas em funo da rea de colectores instalada (2002).

a contribuio solar no exige praticamente back-up. Nesta perspectiva e sabendo que o deficit para o cumpri mento do Protocolo de Quioto se situa [16] em torno das 18 Mt, esta contribuio corresponde a uns respeitveis 2% a 6%, consoante os valores tomados como referncia, uma contribuio importante para a reduo das multas que resultaro do incumprimento de Quioto. A actual legislao [16] j prev multas de 40 euros/t, at um deter minado valor mximo, mas muito provvel que subam pelo menos para 100 euros/t em 2010, sem restries. Mas h outras consequncias muito importantes de uma opo explcita e forte pelo recurso energia solar trmica activa no aquecimento de gua. Destacamse: - O desenvolvimento de uma nova actividade econmica, com a criao de milhares de novos empregos, na inds tria, no comrcio, na engenharia, nas instalaes tcnicas; - O desenvolvimento de uma nova capacidade para exportao; - A poupana para o utilizador; - Um maior conforto e qualidade de vida; - Um passo importante indispensvel no caminho da sustentabilidade. O terceiro ponto merece um comentrio breve. Na reali dade a energia solar exige um investimento feito de incio, com zero de desembolso (manuteno parte) durante o tempo de vida do sistema, normalmente superior a 15 anos. Nesse sentido diferente da forma convencional de gastar dinheiro com a energia para aquecer gua: um desembolso constante e permanente. Quer isto dizer que, ao fim de um perodo curto, (hoje entre 5 e 8 anos no caso do domstico e frequentemente abaixo de 4 anos no caso da indstria, servios, etc.) o investimento inicial se recupera e a energia fica gratuita por muitos mais anos. neste sentido que o solar e as energias renovveis em geral so uma fonte de energia "econmica". A forma de gastar o dinheiro que diferente! CONCLUSO A energia solar pode contribuir de uma forma muito significativa para reduzir a nossa actual dependncia dos

rea de colectores solares (milho m2)


1 2,8

0,312 0,873

0,251 0,704

0,369 1,034

Tabela 3 - Emisses de GEE evitadas em funo da rea de colectores instalada (2010) (GN-Gas Natural, GN CC, Gs Natural Ciclo Combinado).

GAZETA DE FSICA

34

No cenrio de 2002, aquelas emisses correspondem aos valores referidos na Tabela 4. Os diferentes valores so obtidos quando se considera que a electricidade que se evita consumir produzida: (i) pelo mix actual de todos os combustveis que contribuem para a sua produo; (ii) apenas por gs em ciclo combinado; ou (iii) apenas por carvo. Deveria ser este ltimo valor o considerado para este efeito de emisses evitadas em clcu los oficiais, pois o solar, combinado com electricidade em tarifrio bihorrio (a melhor combinao solar/conven cional quando a electricidade constitui o back-up ao solar), reduz mesmo o consumo de electricidade na base do diagrama e no nas horas de ponta. Alis em 50% do ano

ARTIGO

combustveis fsseis e os impactes ambientais a eles asso ciados, no sentido do cumprimento dos compromissos de Quioto. Mostrouse como apenas com a energia solar passiva e com o aquecimento de gua com colectores solares se pode obter uma contribuio somada superior ao resultado esperado da contribuio da energia elica. Se for adicionada a contribuio do solar activo noutras reas climatizao, produo de electricidade por via trmica, e muitas outras percebese que o solar tem um potencial enorme num pas como o nosso. Que esperamos para adoptar a energia solar trmica nas nossas vidas de todos os dias? Que discurso nos convencer mudana de cultura que a sua adopo representa?

No seria uma excelente ideia aceitar como boa a palavra dos especialistas e tornar o solar obrigatrio, pelo menos nos novos edifcios ou em remodelaes dos existentes, levando os portugueses a fazer, por imposio hoje, aquilo que faro por cultura amanh, ganhando desde j conforto e dinheiro? isso que se prope para os novos edifcios nos novos regulamentos referidos [2], os quais se espera que sejam aprovados muito em breve. Entretanto fundamental apostar na investigao e desenvolvimento para fazer evoluir de forma permanente a tecnologia que j existe (e de qualidade!) em Portugal nesta rea da energia solar e para produzir as novas tecnologias e os produtos que correspondem s outras aplicaes da energia solar e que ainda esto longe do mercado.

REFERNCIAS [1] Frum Energias Renovveis publicao INETI, 2002. [2] Regulamentos: RCCTE e RSECE. [3] John A. Duffie and William A. Beckman, Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley and Sons, 1980. [4] Ari Rabl, Active solar collectors and their applications, Oxford University Press, 1985. [5] Manuel Collares Pereira, Energias Renovveis: a Opo Inadivel, SPES, 1998. [6] Manuel Collares Pereira, O solar trmico e a produo de electricidade, Energias Renovveis, SPES, #55, 2005. [7] M. Collares Pereira, J. P. Almeida and J. Correia de Oliveira Description and testing of a novel solar box type cooker incorporating CPC type optics ISES Solar World Congress, Goteborg, June, 2003. [8] Manuel Collares Pereira, Joo Farinha Mendes and Pedro Horta, Advanced solar dryer for salt recovery from brine effluent from Desalination MED plant, Eurosun, Freiburg, June 2004 [9] M. Collares Pereira, S. Malato, J. Blanco, M.I. Mal donado, P. Fernndez, D. Alarcn, J. Farinha Mendes and J. Correia de Oliveira, Engineering of Solar Photo catalytic Collectors, Solar Energy 77 (2004) 513524. [10] M. Collares Pereira and Julio Chaves New CPC so lar collector for planar absorbers immersed in dielectrics. Application to the treatment of contaminated water,

aceite em Journal for Solar Energy Engineering (2005). [11] E4 Eficincia Energtica, Energias Endgenas, Programa do Governo PS (2001) e Informao Energia, #27 2002, DGGE [12] LECS Laboratrio de Ensaio de Colectores Solares (INETI www.ineti.pt); CERTIF (www.certif.pt) [13] ESTIF European Solar Thermal Industry Fe deration, Renewable Energy House 26, Rue du Trone B1000 Bruxelles. [14] APISOLAR Associao Portuguesa dos Industriais da Energia Solar (www.apisolar.pt) [15] M.Collares Pereira, Pedro Horta e Ricardo Aguiar, As emisses de GEE evitadas pelo recurso s energias renovveis: caso concreto da Energia Solar, RESB #53,2004 [16] Pacote Legislativo Alteraes Climticas Vencer na Economia do Carbono Ministrio do Ambiente, Janeiro 2003 [17] Ana Estanqueiro, Energia Elica: o desenvolvi mento em Portugal, na Europa e no Mundo Energias Renovveis, SPES, #55, 2005 NOTAS Cortesia da empresa AO SOL, Energias Renovveis, Lda (www.aosol.pt).
1

Cortesia da empresa SUNCO, Companhia de Energia Solar S.A. (suncook.com, www.sunco.pt).


2

GAZETA DE FSICA

35

S-ar putea să vă placă și