Sunteți pe pagina 1din 28

INSTITUTO DE EDUCAO SUPERIOR DO BRASIL IESB FACULDADE MONTENEGRO FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAO FSICA ANATOMIA I

APOSTILA DE ANATOMIA APLICADA A EDUCAO FSICA I


Leonardo Delgado

Barra do Corda/MA 2010

APRESENTAO

Prezado Aluno. Fruto de um trabalho de anos de pesquisa e da evoluo tecnolgica e que atualmente, poderemos usufruir das novas formas de aprendizado, um exemplo disso a nossa disciplina Anatomia Aplicada a Educao Fsica I, que tem a funo de acompanhar a evoluo do mundo virtual. Em um primeiro momento, a disciplina ter um momento, por isso, necessria a sua presena e participao efetiva nas aulas para que voc tenha uma melhor compreenso dos contedos apresentados, o segundo momento ser virtual atravs da utilizao da ferramenta moodle, onde o aluno ir realizar seus estudo e enviar as atividades propostas pelo professor. Alm disso, para ler e compreender a forma e a estrutura do corpo humano de fundamental importncia acompanhar a leitura em um Atlas Anatmico, que permite a visualizao de todas as partes do corpo que foram objetos do estudo. Para isso utilizaremos o Atlas Interativo de Anatomia Humana, de Frank H. Netter, que traz imagens com detalhes de ossos, msculos e outras estruturas com a nova nomenclatura anatmica, anexo em forma de CD na apostila. A disciplina ser concluda com exame presencial aonde o aluno ir comprovar seus conhecimentos. Para tanto, importante saber o que necessrio para que voc alcance o xito em todas as etapas que sero apresentadas durante o perodo de vigncia do curso. No esquea que este apostila, apesar de todo o nosso esforo um caminho de estudo a ser percorrido e que se completa com as aulas prticas e com a sua dedicao em pesquisar e estudar as referncias citadas. Esperamos que voc o leia com cuidado e ateno, uma vez que este contedo ser vivenciado na prtica! Afirmo que se voc tiver alguma dvida, no hesite em entrar em contato com o seu tutor para san-la. Alm disso, procure discutir as temticas apresentadas neste material com os seus colegas de curso, seja no ambiente de aprendizagem, seja no plo de sua cidade. Essa prtica certamente lhe trar ganhos, pois voc poder ter acesso a diferentes pontos de vista. Leonardo Delgado aquabarra@sapo.pt

Unidade I: INTRODUO AO ESTUDO DE ANATOMIA


Quando comeou o estudo da Anatomia? Conceitos Diviso da anatomia Normal e Variao Anatmica Anomalias X Monstruosidade Fatores Gerais das Variaes Anatmicas Diviso do Corpo Humano Nomenclatura Anatmica Estudos dos Planos Anatmicos Planimetria

01
02 04 05 08 08 08 10 13 15

UNIDADE I: INTRODUO AO ESTUDO DE ANATOMIA


Voc, caro aluno, nesta unidade, ira realizar uma breve introduo ao estudo da anatomia. Sero apresentados os conceitos de Anatomia Humana e seu histrico. Fatores de variao. Bitipo. Termos de posio para se proceder localizao das partes do corpo humano. Planos de seco e delimitao do corpo humano. Designaes genricas bsicas em Anatomia.

Competncia
- Conhecimento introdutrio de Anatomia Humana, suas divises, posies e partes do corpo humano.

Objetivo
- Conceituar Anatomia, normal e variao anatmica; - Descrever a posio de descrio anatmica, os planos de delimitao e seco, bem como ser capaz de definir os termos de posio e direo.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

Quando comeou o estudo da Anatomia?


Comeou nos primrdios da histria humana. O homem pr-histrico j observava sua volta a existncia de seres diferentes de seu corpo, os animais. Com isso, passou a gravar nas paredes das cavernas e fazer esculturas das formas que via. Com isso passou a notar detalhes, que hoje nos permite identificar as espcies animais descritas. A histria da anatomia inicia-se na Mesopotmia e Egito. Mesopotmia era o nome dado a uma longa faixa de terra localizada entre os rios Tigre e Eufrates, atualmente parte do Iraque. Cerca de 4.000 anos atrs, povos dessa regio, conhecida como Bero da Civilizao, faziam investigaes voltadas em tentativas de descrever as foras bsicas da vida, por exemplo, as pessoas desejavam descobrir em qual rgo se alojava a alma humana. O fgado era considerado o guardio da alma e dos sentimentos que nos fazem homens, uma suposio lgica visto o seu tamanho e pela ntima associao com o sangue, considerado essencial para a vida. Algum tempo depois, Menes, sobre o qual paira uma antiga discusso: seria ele o lendrio primeiro fara (chamado de Narmer) ou mdico do rei da primeira dinastia egpcia cerca de 3.400 a.C., foi fundador de Mnfis como capital egpcia. Escreveu o que considerado o primeiro manual em anatomia. Porm, foi na Grcia antiga que a anatomia, inicialmente, ganhou maior aceitao como cincia. As escritas de vrios filsofos gregos tiveram um forte impacto no pensamento cientfico futuro. Homero, em Ilada, descreveu com preciso a anatomia das feridas ocorridas em batalhas, aproximadamente 800 a.C. Aristteles (384-322 a.C) considerado o criador do termo Anatome, uma palavra grega significando cortar em pedaos, separa. A palavra latina Dissecare tem um significado idntico. Hipcrates, o mais famoso mdico grego e considerado o pai da medicina por seus princpios ticos pregados em seus ensinamentos, teve seu nome imortalizado no juramento Hipocrtico que muitos estudantes, ao se formarem em medicina, repetem como compromisso de exerccio profissional e dever perante a sociedade. Seguia a doutrina dos quatro humores, cada um associado a um rgo em particular: sangue com o fgado; clera, ou bile amarela, com a vescula biliar; fleuma com os pulmes; e melancolia, ou bile preta, com o bao.
Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

3 Imaginava-se que uma pessoa teria sade com o equilbrio desses quatro humores, princpio esse seguido por mais de 2.000 anos. Aristteles, discpulo de Plato, contratado pelo Rei Filipe da Macednia para ensinar seu filho, Alexandre, conhecido como Alexandre, o Grande. Apesar de suas extraordinrias realizaes, cultuava teorias errneas como a sede da inteligncia no corao e citava que a funo do crebro, banhado em lquido, era esfriar o sanguebombeado pelo corao para manuteno da temperatura corporal. Foi o fundador da Anatomia Comparada, 384 a 322 a.C. Vieram os perodos Alexandrino e Romano, com os pensadores Herfilo e Erasistrato, Celsus e Galeno, este ltimo cujas escritas perduraram cerca de 1.500 anos, foi um dos escritores mdicos mais influentes de todos os tempos. O Renascimento, perodo posterior Idade Mdia, marcado como o perodo do renascimento da cincia, visto que durante a Idade Mdia a forte presso da Igreja Crist estagnou as atividades mdicas, cultuando a f como centro das respostas. Introduzido nas grandes universidades europias, reativou a busca pelo conhecimento e engrenou os estudos da anatomia humana, centralizando o interesse nos mtodos e tcnicas de dessecao em lugar de avanar no conhecimento do corpo humano. Surgiram grandes personagens daquele tempo, Leonardo da Vinci e Andras Vesalius, cada qual com estudos monumentais da forma humana. O primeiro produziu desenhos anatmicos de qualidade sem precedente baseado em dessecaes de cadveres humanos. O segundo refutou os falsos conceitos do passado sobre estrutura e funo do corpo por observao direta e experincias; chamado o pai da anatomia moderna. Durante os sculos XVII e XVIII, a anatomia atingiu uma aceitao inigualvel. Duas das contribuies mais importantes foram a explicao da circulao sangunea e o desenvolvimento do microscpio. Harvey, em 1628, com a obra Sobre o Movimento do Corao e do Sangue nos Animais, provando a circulao contnua do sangue no interior dos vasos, e Leeuwenhoek, aperfeioando o microscpio, desenvolvendo tcnicas para examinar tecidos e descrio de clulas sanguneas, msculo esqueltico e a lente do olho. Malpighi, lembrado como pai da histologia, primeiro a confirmar a existncia dos capilares.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

4 A principal contribuio cientfica do sculo XIX foi a formulao da teoria celular. Princpio creditado a dois cientistas alemes, Matthias Schleiden e Theodor Schwann. O objetivo desse tpico definir, conceituar e abordar aspectos histricos da Anatomia. A Posio, planos e termos anatmicos.

CONCEITOS
Segundo DANGELO & FATTINI (1984, p.1) no seu conceito mais amplo anatomia (ana = em partes; tomein = cortar) a cincia que estuda macro e microscopicamente, a constituio e o desenvolvimento dos seres organizados. Anatomia a cincia da estrutura e funo do corpo. Um excelente e amplo conceito de Anatomia foi proposto em 1981, pela American Association of Anatomists: anatomia a anlise da estrutura biolgica, sua correlao com a funo e com as modulaes de estrutura em resposta a fatores temporais, genticos e ambientais. Tem como metas principais compreenso dos princpios arquitetnicos da construo dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das vrias partes e a compreenso dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanas em longo prazo da estrutura, no curso de evoluo, passando pelas das mudanas de durao intermediria em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; at as mudanas de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal. Em termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biolgico, passando por organismos inteiros e/ou seus rgos at as organelas celulares e macromolculas. Agora que voc conhece o conceito de Anatomia, antes de aprofundar seus estudos, conveniente tambm conhecer os conceitos bsicos de biologia e fisiologia. O termo biologia conceituado como o conjunto de leis que regulam os fenmenos relacionados aos seres vivos, ao passo que a fisiologia a cincia que estuda as funes dos organismos vivos.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

DIVISO DA ANATOMIA
A anatomia pode ser dividida em:

Segundo o Mtodo de Observao:

Anatomia Microscpica (Histologia):


Necessita para o seu estudo a utilizao de um aparelho que aumente as dimenses das estruturas para uma melhor observao (microscpio). Com a descoberta do microscpio desenvolveram-se cincias que, embora constituam especializaes, so ramos da anatomia: Citologia: estudo das clulas; Histologia: estudo dos tecidos e como estes se organizam para a formao de rgos; Embriologia: estudo do crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Anatomia Macroscpica:
No necessita para o seu estudo o uso de aparelhos especiais. As estruturas so observadas a olho nu, pela dissecao de peas previamente fixadas por solues apropriadas. A onde se pode observar os seguintes tipos de anatomia macroscpica: Anatomia antropolgica: que estuda os tipos raciais; Anatomia biotipolgica: que se ocupa dos tipos morfolgicos constitucionais; Anatomia comparativa: que se refere ao estudo comparado dos rgos de indivduos de espcies diferentes; Anatomia superficial: estudo dos relevos morfolgicos na superfcie do corpo humano.

O estudo do corpo humano macroscopicamente ainda pode ser dividido com relao a regio estudada e quanto ao tipo de sistema.
Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

Quanto a Regio Estudada


Poro Axial: cabea; tronco. Na cabea, so estudados o crnio e a face. No tronco, so estudados o pescoo, o trax e o abdome. Poro Apendicular: membros superiores; membros inferiores. Nos membros superiores: cintura escapular ou ombro, brao, antebrao, mo; e nos membros inferiores: cintura plvica ou quadril, coxa, perna e p.

Quanto ao Tipo de Sistema:


Osteologia: parte da anatomia que estuda os ossos. Sindesmologia ou Artrologia: parte da anatomia que estuda as articulaes. Miologia: parte da anatomia que estuda os msculos. Angiologia: parte da anatomia que estuda o corao e os grandes vasos. Neuroanatomia: parte da anatomia que estuda o sistema nervoso central e o perifrico. Estesiologia: parte da anatomia que estuda os rgos que se destinam captao das sensaes. Esplancnologia: parte da anatomia que estuda as vsceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada funo como: fonao, digesto, respirao, reproduo e urinria. Endocrinologia: parte da anatomia que estuda as glndulas sem ducto, que segregam hormnios, os quais so drenados diretamente na corrente sangunea. Tegumento comum: parte da anatomia que estuda a pele e os seus anexos.

Anatomia Mesoscpica:
Necessita para o seu estudo do uso de um aparelho que aumente as dimenses das estruturas, para uma melhor observao de forma tridimensional.

Segundo o Mtodo de Estudo:


Anatomia Sistemtica ou Descritiva:
Estuda o corpo mediante uma diviso por sistemas orgnicos isoladamente.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

Anatomia Topogrfica ou Regional:


Estuda o corpo mediante uma diviso por segmentos ou regies.

Anatomia por Rdio-imagem:


Estuda o corpo mediante o uso de imagens (Raios X) , tomografias, ressonncias magnticas.

Anatomia de Superfcie:
Estuda o corpo mediante os relevos e as depresses existentes em sua superfcie.

Anatomia em Cortes Segmentados:


Estuda o corpo mediante o uso de cortes seriados para ser associado aos estudos de tomografias e ressonncias magnticas.

Segundo a Aplicao Prtica


Anatomia orientada para clnica: da nfase a estruturas e funes relacionadas prtica mdica e a outras cincias da sade. Anatomia patolgica: estuda as mudanas estruturais causadas por doenas. Anatomia do desenvolvimento: estuda o desenvolvimento do indivduo a partir do ovo fertilizado at a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que o estudo do desenvolvimento at o nascimento.

Voc imagina como o corpo humano organizado e como ele funciona? Ao estudar os sistemas do corpo, voc notar, por exemplo, que as clulas do corpo humano se renem formando os tecidos que, por sua vez, constituem os rgos; os rgos formam os sistemas que so reunidos nos diversos aparelhos. Para exemplificar, citamos o aparelho locomotor que formado pelos sistemas sseos, articular e muscular. Voc consegue perceber a funo de cada parte especfica do corpo e sua relao com as estruturas?

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

Normal e Variao Anatmica


De acordo com DANGELO & FATTINI (op.cit) variaes anatmicas so as diferenas morfolgicas, externas ou internas, entre os elementos que compe um grupo, ou no mesmo indivduo onde se comparam dois lados, que se apresentam sem prejuzo funcional para o indivduo. Segundo esses autores, o conceito de normal para o anatomista o que ocorre com mais freqncia e para o mdico o que sadio, ou no doente. Assim, a artria braquial mais comumente divide-se na fossa cubital. Este o padro. Entretanto, em alguns indivduos esta diviso ocorre ao nvel da axila. Como no existe perda funcional esta uma variao.

Anomalias X Monstruosidade

Anomalias so variaes morfolgicas que determinam perturbaes funcionais. Por exemplo, um indivduo pode nascer com um dedo a menos na mo direita. Monstruosidade uma anomalia acentuada de modo a deformar profundamente a conformao corporal do indivduo, sendo, em geral, incompatvel com a vida: por exemplo, a agenesia (no formao) do encfalo.

Fatores Gerais das Variaes Anatmicas


- Idade: o tempo decorrido ou a durao da vida. Notveis modificaes anatmicas ocorrem nas fases da vida intra e extra -uterina do mamfero, bem como nos principais perodos em que cada fase, se subdividem em: Fase intra-uterina (ou embrionria) Clula ovo ou zigoto: quinze primeiros dias. Embrio: at o 2 ano, Feto : at o 9 ms.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

9 Fase extra-uterina Recm-nascido: at 1 ms aps o nascimento. Infante: at o fim do 2 ano. Menino: at o fim do 10 ano. Pr-pbere: at a puberdade, Pbere: dos 12 anos aos 14 anos, corresponde maturidade sexual que varivel nos limites da fase e nos sexos. Jovem: at os 21 anos no sexo feminino e 25 anos no sexo masculino. Adulto: at a menopausa feminina ( cerca de 50 anos ) e ao processo correspondente no homem (cerca do 60 anos). Velho: alm dos 60 anos . - Sexo: o carter de masculinidade ou feminilidade. possvel reconhecer rgos de um e de outro sexo, graas a caractersticas especiais, mesmo fora da esfera genital. - Raa: a denominao a cada agrupamento humano que possui caracteres fsicos comuns, externa e internamente, pelos quais se distinguem dos demais. Conhecem-se, por exemplo, representantes das raas branca, negra e amarela e seus mestios, ou seja, "o produto do seu entrecruzamento". - Bitipo: a resultante da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influncia do meio e da sua inter-relao. Os bitipos constitucionais existem em cada grupo racial. So trs tipos principais reconhecidos: Brevilneo: o indivduo baixo e forte, com o tronco prevalecendo sobre os membros. o tipo pcnico com seus contornos externos bem arredondados e grandes cavidades corporais. Apresenta o ngulo de encontro entre costelas e apndice xifide maior que 90. Longilneo: o indivduo alto e magro, com os membros prevalecendo sobre o tronco. o tipo leptossmico. Apresenta o ngulo de encontro entre costelas e apndice xifide menor que 90. Normilneo: o indivduo atltico que mostra propores intermedirias entre os dois tipos referidos. Apresenta o ngulo de encontro entre costelas e apndice xifide igual a 90.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

10

DIVISO DO CORPO HUMANO


Por segmentos:
Cabea. Pescoo. Tronco: o Trax. o Abdome. o Pelve. Membros Superiores: o Raiz (ombro). o Parte livre: a. brao. b. cotovelo. c. antebrao. d. punho. e. mo. Membros Inferiores: o Raiz (quadril). o Parte livre: a. coxa. b. joelho. c. perna. d. tornozelo. e. p.

Por Sistemas:
De acordo com a anatomia macroscpica os sistemas que, em conjunto formam o organismo so: Sistema tegumentar: estuda o tegumento e suas estruturas derivadas (pelas unhas e glndulas sudorparas e sebceas). Sua funo proteger o corpo, regular sua temperatura, eliminar resduos e receber certos estmulos (ttil, calor, dor etc.); Aparelho Locomotor: o Sistema sseo ou esqueltico: composto de ossos e partes cartilaginosas, cuja sua funo fornecer suporte e proteo ao corpo, permitir movimento, produzir clulas sanguneas (hemopiese) e armazenar minerais;. o Sistema Articular: composto de articulaes, seus ossos e ligamentos associados. Sua funo unir qualquer parte rgida do esqueleto proporcionar ou no movimento entre eles. o Sistema Muscular: constitudo de msculos e seus ligamentos. Sua funo efetuar movimentos, manter a postura e produzir calor.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

11

Sistema Circulatrio: compreendendo o corao e os vasos sanguneos (artrias, veias e capilares), inclui o sistema linftico, composto por linfonodos e vasos. O sistema cardiovascular refere-se ao corao e vasos sanguneos. o Sistema Sangneo. o Sistema Linftico. o rgos Hematopoiticos.

Sistema Digestrio: composto pela cavidade da boca, faringe e intestinos, estende-se da boca ao nus. Associados a ele esto glndulas (fgado e pncreas). O sistema est relacionado assimilao de alimento.. Sistema Respiratrio: compreende os pulmes e o sistema de tubos pelo qual o ar os atinge e se relaciona com a troca de oxignio e dixido de carbono..

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

12

Aparelhos Urogenitais: compreende vrios rgos que esto relacionados com a reproduo. Por causa de sua ntima associao, especialmente no homem adulto, os sistemas urinrio e genital so freqentemente referidos como sistema urogenital. o Sistema Urinrio. o Sistema Genital Masculino. o Sistema Genital Feminino. Sistema Endcrino: consistem em glndulas sem ducto produtoras de secrees chamadas hormnios que so levadas pelo sistema circulatrio para todas as partes do corpo.

Sistema nervoso: o grande sistema que controla e coordena as atividades de todos os outros sistemas. formando pelo crebro, medula espinhal (sistema nervoso e perifrico) e rgos dos sentidos, como os olhos e os ouvidos (sistema nervoso autnomo). Tem como funo detectar e responder s mudanas do meio interno e externo, capacitar o raciocnio e a memria e regular as atividades do corpo.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

13

NOMENCLATURA ANATMICA
Como toda cincia, a anatomia tem sua linguagem prpria. Ao conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes dar-se o nome de nomenclatura anatmica. Embora voc esteja familiarizado com os nomes comuns de muitas partes e regies do corpo, deve aprender a utilizar a nomenclatura anatmica adotada internacionalmente: por exemplo, use a palavra axila ao invs de sovaco e clavcula ao invs de osso do colarinho. Contudo, trate de aprender as palavras que os alunos podem usar na descrio de suas queixas. Alm disto, voc deve usar nomes que eles possam entender quando recebem explicaes sobre seus problemas. Com o extraordinrio acmulo de conhecimento, foi estimado que, em fins do sculo XIX, aproximadamente 50.000 nomes anatmicos estavam em uso para cerca de 5.000 formaes do corpo humano. A primeira tentativa de uniformizar e criar uma nomenclatura anatmica internacional ocorreu em 1895, contudo, uma lista de cerca de 4.500 termos foi preparada e aceita em Brasilia. Este sistema de nomenclatura conhecido como Basle Nomina Anatmica (ABN) e em latim. Em sucessivos congressos de anatomia em 1933, 1936 e 1950 foram feitas revises e finalmente em 1955, em Paris, foi aprovada oficialmente a nomenclatura anatmica, conhecida sob a sigla de PNA (Paris Momina
Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

14 Anatmica). Revises subseqentes foram feitas em 1960, 1965 e 1970, visto que a nomenclatura anatmica tem carter dinmico, podendo ser sempre criticada e modificada, desde que haja razes suficientes para as modificaes e que estas sejam aprovadas em Congressos Internacionais de Anatomia, realizados de cinco em cinco anos. A lngua oficialmente adotada o latim (por ser lngua morta), porm cada pas pode traduzi-la para seu prprio vernculo. Ao designar uma estrutura do organismo, a nomenclatura procura utilizar termos que no sejam apenas sinais para a memria, mas tragam tambm alguma informao ou descrio sobre a referida estrutura. Dentro deste princpio, foram abolidos os epnimos (nome de pessoas para designar coisas) e os termos indicam: a forma (msculo trapzio); a sua posio ou situao (nervo mediano); o seu trajeto (artria circunflexa da escpula); as suas conexes ou inter-relaes (ligamento sacroilaco); a sua relao com o esqueleto (artria radial); sua funo (m. levantador da escpula); critrio misto (m. flexor superficial dos dedos funo e situao). Entretanto, h nomes imprprios ou no muito lgicos que foram conservados, porque esto consagrados pelo uso.

1. Conceituar anatomia em sentido amplo e em sentido restrito; 2. Citar os sistemas e os aparelhos do organismo; 3. Conceituar normal em Anatomia, variao anatmica, anomalia e monstruosidade; 4. Citar os fatores gerais de variao anatmica: 5. Definir Bitipo: 6. Definir longilnio, brevelnio e mediolnio e citar suas caractersticas morfolgicas: 7. Definir nomenclatura Anatmica: 8. Citar os princpios fundamentais da nomenclatura Anatmica usado para designar estruturas do corpo humano, exemplificando:

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

15

ESTUDOS DOS PLANOS ANATMICOS PLANIMETRIA


A necessidade de se colocar o corpo humano em uma posio padro existiu e, a partir da, com o auxlio de planos geomtricos foi elaborado um estudo que ficou conhecido como Planimetria

Todos os termos apreendidos nesta aula sero utilizados durante todo o curso de Anatomia. Para entender os Estudos dos Planos Anatmicos importante conhecermos alguns conceitos, termos e divises. Assim temos:

Planimetria
um mtodo convencional aplicado em Anatomia, visando o estudo do indivduo como um todo ou por meio de peas anatmicas isoladas.

Posio Anatmica

A posio anatmica uma posio de referncia, que d significado aos termos direcionais utilizados na descrio nas partes e regies do corpo. As discusses sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relao entre uma e outra rea assumem que o corpo como um todo est numa posio especfica chamada POSIO ANATMICA. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de
Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

16 descrio considerando o indivduo como se estivesse sempre na posio padronizada. A posio anatmica pode ser descrita da seguinte forma, com o indivduo em posio ereta (de p, posio ortosttica ou bpede), com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos ps dirigidas para frente. Posio SUPINA e PRONA so expresses utilizadas na descrio da posio do corpo, quando este no se encontra na posio anatmica.

Posio Supina ou Decbito Dorsal


O corpo est deitado com a face voltada para cima.

Posio Prona ou Decbito Ventral


O corpo est deitado com a face voltada para baixo.

Decbito Lateral
O corpo est deitado de lado.

Posio de Litotomia
O corpo est deitado com a face voltada para cima, com flexo de 90 de quadril e joelho, expondo o perneo.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

17

Posio de Trendelemburg
O corpo est deitado com a face voltada para cima, com a cabea sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40.

Pontos de Referncia
So estruturas do corpo humano que servem como base para estudo dos planos anatmicos. So referenciados: osso frontal, osso occipital, suturas sagital e coronal, ventre, dorso, coluna vertebral, apndice caudal e superfcie plantar.

Eixos do Corpo Humano


So linhas imaginrias que se projetam no corpo, indo do centro de um plo anatmico a outro. Eixo longitudinal, crnio-caudal ou cfalopodlico: um eixo heteropolar que vai do centro do plo ceflico ao centro do podlico. Eixo sagital ou antero-posterior: um eixo heteropolar que vai do centro do plano anterior ou ventral ao centro do plano posterior ou dorsal. Eixo transversal ou latero-lateral: um eixo homopolar que vai do centro do plo lateral direito ao centro do plo lateral esquerdo.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

18 Os deslocamentos destes eixos nos permitem realizar os cortes que vo dar origem aos planos de diviso que nos levam as seces bsicas do corpo humano: Corte sagital mediano, obtido pelo deslocamento do eixo cfalopodlico ao longo do plano mediano (no sentido antero-posterior), divide o indivduo em metade direita e esquerda. Corte transversal, se consegue ao deslocar o eixo antero-posterior em 180 graus, tendo como resultado uma metade superior e outra inferior. Corte coronal, se consegue com o deslocamento do eixo laterolateral no sentido cfalo-podlico, divide o indivduo em metade anterior e posterior.

Planos Anatmicos
So planos imaginrios que tangenciam ou seccionam a superfcie corporal do indivduo. Tm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatmicas com relao espacial. Ou seja, atravs dos planos anatmicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimenses e assim podemos localizar e posicionar todas as estruturas.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

19

Planos Fundamentais, Enquadramento

Tangenciais

ou

de

Tangenciam a superfcie corporal. Pela interseo dos planos obtemos a formao de um slido geomtrico paraleleppedo , dentro do qual estaria o indivduo. Podem ser horizontais e verticais.

Verticais: o Dorsal ou posterior. o Ventral ou anterior. o Laterais. Horizontais: o Ceflico, cranial ou superior. o Podlico ou inferior.

Planos Seccionais ou de Diviso


Neste estudo quatro planos so fundamentais:

a. Plano Mediano:
Plano vertical que passa longitudinalmente atravs do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas desnecessrio porque qualquer plano paralelo ao plano mediano sagital por definio. Um plano prximo do mediano um Plano Paramediano.

b. Planos Sagitais:
So planos verticais que passam atravs do corpo, paralelos ao plano mediano.

c. Planos Frontais (Coronais):


So plano verticais que passam atravs do corpo em ngulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trs).

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

20

d. Planos Transversos (Horizontais):


So planos que passam atravs do corpo em ngulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.

TERMOS DE RELAO
Vrios adjetivos so usados para descrever a relao de partes do corpo na posio anatmica.

Anterior:
Significa prximo da frente do corpo. Ventral um substituto de anterior comumente empregado em neuroanatomia, onde vantajoso porque igualmente aplicvel a seres humanos e animais, que so com freqncia usados em pesquisa.

Posterior:
Significa prximo ao dorso do corpo, por exemplo, a regio gltea (ndegas) est na superfcie posterior. Dorsal um substituto de posterior. Quando se descreve a face posterior ou dorsal da mo ou do p.

Superior:
Significa prximo a cabea. Cranial e ceflico so adjetivos correspondentes. Costal amide usado ao invs de anterior quando se descreve partes do encfalo, e significa mais prximo da extremidade da frente, por exemplo, o lobo frontal costal ao cerebelo.

Inferior:
Significa em direo ao p ou parte mais baixa do corpo; um exemplo: o diafragma inferior ao corao. O termo caudal, uma palavra latina, adjetiva cauda. Corresponde a inferior, mas mais comumente usada em descries de embries.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

21

Medial:
Significa em direo ao plano mediano do corpo; as narinas, por exemplo:, so mediais aos olhos. Em odontologia o termo mesial (g. mesos, meio) equivalente a medial e significa me direo a linha mdia do arco dental.

Lateral:
Significa mais distante do plano mediano do corpo. Os ligamentos colaterais do joelho. O ligamento colateral fibular est localizado lateralmente enquanto que o ligamento colateral tibial est localizado medialmente, ou seja, mais prximo linha sagital mediana.

Intermdio:
Significa entre duas estruturas, uma das quais medial e a outra lateral, por exemplo: o quarto dedo da mo (anular) intermdio ao quinto (dedo mnimo) e terceiro (dedo mdio).

Mediano:
Estrutura situada exatamente sobre o eixo sagital mediano.

Mdio:
Estrutura ou rgo interposto entre outro superior e inferior ou entre anterior e posterior.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

22

Termos de Comparao
Estes termos comparam as posies relativas de duas estruturas entre si. - Proximal: significa mais prximo ao tronco. - Distal: significa mais distante do tronco. - Superficial: significa mais prximo da ou na superfcie. - Profundo: significa mais distante da superfcie. - Interno: significa em direo ou no interior de um rgo ou cavidade. - Externo: significa em direo ou no exterior de um rgo ou cavidade. - Ipsilateral: significa no mesmo lado do corpo. - Contralateral: significa no lado oposto do corpo.

Termos de Movimento:
Flexo:
Curvatura ou diminuio do ngulo entre os ossos ou partes do corpo.

Extenso:
Endireitar ou aumentar o ngulo entre os ossos ou partes do corpo.

Aduo:
Movimento na direo mediano em um plano coronal. do plano

Abduo:
Afastar-se do plano mediano no plano coronal.

Rotao Medial:
Traz mediano. a face anterior de um membro para mais perto do plano

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

23

Rotao Lateral:
Leva a face anterior para longe do plano mediano.

Retruso:
Movimento de retrao (para trs) como ocorre na retruso da mandbula e no ombro.

Protruso:
Movimento dianteiro (para frente) ocorre na protruso da mandbula e no ombro. como

Ocluso:
Movimento em que ocorre o contato da arcada dentrio superior com a arcada dentria inferior.

Abertura:
Movimento em que ocorre o afastamento dos dentes no sentido spero-inferior.

Rotao Inferior da Escpula:


Movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo inferior da escpula move-se medialmente e a cavidade glenide move-se caudalmente.

Rotao Superior da Escpula:


Movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo inferior da escpula move-se lateralmente e a cavidade glenide move-se cranialmente.

Elevao:
Elevar ou mover uma parte para cima, como elevar os ombros.

Abaixamento:
Abaixar ou mover uma parte para baixo, como baixar os ombros.

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

24

Retroverso:
Posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas ntero-superiores posterior ao plano vertical atravs da snfise pbica.

Anteroverso:
Posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas ntero-superiores anterior ao plano vertical atravs da snfise pbica.

Pronao:
Movimento do antebrao e mo que gira o rdio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha posteriormente. e no ombro.

Supinao:
Movimento do antebrao e mo que gira o rdio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha anteriormente. e no ombro.

Inverso:
Movimento da sola do p em direo ao plano mediano. Quando o p est totalmente invertido, ele tambm est plantifletido.

Everso:
Movimento da sola do p para longe do plano mediano. Quando o p est totalmente evertido, ele tambm est dorsifletido.

Dorsi-flexo (flexo dorsal):


Movimento de flexo na articulao do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo.

Planti-flexo (flexo plantar):


Dobra o p ou dedos em direo face plantar, quando se fica em p na ponta dos dedos.
Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

25

1. Citar as abreviaturas utilizadas em Anatomia, para os termos gerais: 2. Citar as partes constituintes do corpo humano: 3. Descrever a "Posio de Designao Anatmica" no homem e nos mamferos quadrpedes: 4. Descrever os "planos de delimitao e seco" do corpo humano e dos mamferos quadrpedes: 5. Citar os eixos do corpo humano descrevendo seu trajeto: 6. Definir os termos de posio e direo: medial, lateral, mediano, superior, inferior, anterior, posterior, ventral, dorsal, caudal, mdio, intermdio, distal, 7. Definir os princpios de construo do corpo humano: estratificao, antimeria, metameria e paquimeria, e citar exemplos: 8. Demonstrar, com exemplos, que a simetria bilateral apenas aparente:

Anatomia Aplicada a Educao Fsica I Professor: Leonardo Delgado

S-ar putea să vă placă și