Sunteți pe pagina 1din 2

Espcies de ao penal privada Ao Penal privada propriamente dita: a regra geral, acontece, por exemplo, nos crimes contra

a a honra, tambm em outros crimes como exerccio arbitrrio das prprias razes. O prazo para oferecer a queixa crime de 6(seis) meses a contar do conhecimento da autoria. Em caso de morte passa para regra CADI, Cnjuge, Ascendente, Descendente e Irmo. Ao penal privada personalssima: aquela que somente a vtima pode oferecer a queixa crime. Em caso de morte da vtima, a conseqncia a extino da punibilidade. S existe um crime que configura ao penal privada personalssima, Art. 236, CP, induzimento em erro essencial ou ocultao de impedimento matrimonial.
Induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento Art. 236 - Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultandolhe impedimento que no seja casamento anterior: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. Pargrafo nico - A ao penal depende de queixa do contraente enganado e no pode ser intentada seno depois de transitar em julgado a sentena que, por motivo de erro ou impedimento, anule o casamento. o nico crime que somente a vtima pode dar queixa crime.

Ao Penal Privada Subsidiria da pblica Art. 5 CF: Se o Ministrio Pblico perde o prazo para oferecer a denncia, a vtima pode oferecer a queixa subsidirio da pblica. O Ministrio Pblico tem um prazo de 5(cinco) dias para indiciado preso e 15(quinze) dias para indiciado Souto. J a vtima tem um prazo para oferecer a queixa subsidirio de 6(seis) meses a contar da inrcia do Ministrio Pblico. Vai ser 6(seis) meses a contar da data que o promotor perdeu o prazo. Prazo Penal: inclui-se o dia do comeo e exclui o dia do final. O prazo penal improrrogvel, no importando se feriado ou final de semana, no pode prorrogar pra nenhum dia til. Na ao privada subsidiria, oferecida a queixa, o Ministrio Pblico participara ativamente do processo, podendo aditar a queixa (concertar a queixa), repudi-la, oferecer denncia substitutiva, pode tambm requerer provas, interpor recursos e em caso de inrcia do querelante, volta a ser o titular da ao. Art. 29 do CPP. Ao Penal no crime de Leso corporal A leso corporal pode ser culposa e dolosa, a dolosa se subdivide em 3(trs) Leve, grave e gravssima, Art. 129, CP, Leso corporal leve so pequenas escoriaes, pequenos cortes, pequenos hematomas. Leso Corporal grave, causa debilidade de membro, sentido ou funo. J na Leso corporal gravssima a perda de membro, sentido ou funo. Leso corporal culposa e leso corporal culposa leve crime de ao penal pblica condicionada representao. Art. 88 da Lei 9099/95.

Leso corporal grave ou gravssima, a ao penal pblica incondicionada.

Ao Penal na Leso Corporal Praticada com violncia (Fsica, moral, psicolgica, patrimonial ou sexual) domstica (empregada domestica ou ento namorada. Art. 5 da lei Maria da Penha) ou familiar (praticado por integrantes da sua famlia, exemplo, bater na me ou na filha, na cunhada, na sogra, etc.) Exercitado contra a mulher (no importa o agressor, o que importa somente a agredida, por exemplo, o agressor pode ser homem ou mulher que configura a Lei Maria da Penha.) Segundo o STJ, aplica-se a regra geral. A Ao Penal na Leso Culposa no Trnsito: Ao a Ao Pblica condicionada representao. OBS: No importa qual for o resultado, exemplo: Quebrou a perna, ficou paraplgico. Etc. No importa qual for o resultado a ao penal condicionada a representao. Mas cuidado. Existem trs excees: 1 Se o motorista esta embriagado, 2 se o motorista esta participando de racha, 3 ou ento se o motorista esta acima de 50 quilmetros por hora acima do limite permitido para aquela vida. A ao penal publica incondicionada. Ao Penal nos Crimes Contra a Honra. Injria: atribuir a algum uma qualidade negativa (ainda que verdadeira) Difamao: Imputar a algum um fato negativo. Calnia: Consiste em imputar a algum falsamente um fato definido como crime. Qual a ao penal dos crimes contra a honra: A regra que a ao penal privada, ou seja, A vtima vai ter que contratar um advogado para processar o criminoso. Exceo n 1 Crime contra a honra do presidente ou chefe de governo estrangeiro, (ao penal ser publica condicionada requisio do ministro da Justia). Exceo 2 injuria Racial. Ou tambm chamado de Injuria qualificado. (publica condicionada a representao). Exceo n 3. o crime contra a honra de funcionrio pblico no exerccio de suas funes. 2 opes: Ao mesmo tempo a Ao Penal privada e tambm Pblica condicionada a Representao. Quem escolhe a vtima. Ao Penal nos Crimes contra a Dignidade Sexual. Estupro: Qualquer ato libidinoso que ocorre com violncia ou grave ameaa

S-ar putea să vă placă și