Sunteți pe pagina 1din 3

BUDISMO: O Fim do Sofrimento

Zhannko Idhao Tsw


O budismo surgiu a 2.500 anos, mas os ensinamentos do Buda sempre existiram. Pode ser considerado uma filosofia de vida na qual existe um fundo religioso ou uma religio com questes filosficas sobre a vida. Nascemos e vivemos a vida que nos dada e, eventualmente, sentiremos uma sensao de insatisfao com as condies de nossa existncia. Esse sentimento o que o budismo chama de "sofrimento". O budismo uma prtica que visa eliminar esse sofrimento e alcanar a felicidade absoluta e incondicional. O budismo baseado na experincia de Siddhartha Gautama, prncipe indiano que abandonou riquezas e prazeres, para descobrir como eliminar o sofrimento de seu povo. Fundamenta-se nas Quatro Nobres Verdades, que so: A existncia do sofrimento; O sofrimento causado pelo desejo; Eliminando o desejo eliminamos o sofrimento; Para eliminar o desejo praticamos o Caminho ctuplo.

A chamada "iluminao", meta a ser alcanada pelo praticante, significa a libertao do sofrimento e o encontro com a felicidade completa e incondicional. Para atingir esse estado de nosofrimento praticado o Nobre Caminho ctuplo que consiste de: Reta Reto Reta Reta Reto Reto Reta Reta viso e entendimento; pensamento; palavra; ao; modo de subsistncia; esforo; ateno; concentrao.

O caminho do meio: equilbrio a chave


Siddhartha, morando em seu palcio, levada uma vida plena de prazeres at que, decidido a conhecer a vida fora do palcio, de 1

parou-se com o sofrimento sob a forma da velhice, da doena e da morte. Decidido a encontrar uma soluo para essas formas de sofrimento abandonou a nobreza e adotou uma vida asctica. Durante vrios anos manteve contato com eremitas e brmanes aprendendo suas tradies e praticando a meditao. Conta-se que chegou ao ponto de passar o dia com apenas um gro de arroz. Depois de alguns anos de severas mortificaes, estando fraco e esqueltico, percebeu que abandonar os prazeres por uma vida de extremo ascetismo no o estava levando eliminao do sofrimento. Compreendeu ento que a chave para o no sofrimento o equilbrio entre o prazer e a absteno, o que ficou conhecido como O caminho do meio. Segundo os ensinamentos do Buda, negar todo prazer no trar felicidade plena, e deixar-se levar por toda forma de sensao tambm no.

A meditao
Para encontrar o perfeito equilbrio mental que leva a felicidade plena fundamental conhecer a natureza de nossas emoes e como a mente funciona. Uma ferramenta essencial para alcanar esse entendimento a prtica da meditao chamada, no Zenbudismo, de Zazen. A meditao zazen consiste numa prtica de relaxamento, onde a pessoa senta-se de forma confortvel, mantm uma respirao lenta e profunda, os olhos fixos num ponto frente em ngulo de 45 para baixo e elimina toda forma de pensamento. O objetivo do zazen silenciar a mente e levar a um maior grau de autoconhecimento e auto-controle.

Inao ou HIPERao?
A prtica de meditao zen-budista pode dar a impresso, primeira vista, de que o budista incentiva seus adeptos a uma inao doentia. No entanto, o objetivo da meditao zen no divagar com a mente mas sim alcanar um estado de plena luci 2

dez ou hiper-lucidez como mencionam alguns autores. Este estado de hiper-lucidez um estado onde a pessoa est completamente no aqui-agora, sem divagar, com a ateno totalmente voltada para o que est fazendo. O budismo no diz que devamos ficar parados o dia inteiro, pelo contrrio, diz que toda atividade cotidiana pode ser utilizada como prtica de meditao ativa. O requisito para isso realizar as atividades de forma plenamente consciente, plenamente lcida, e no de forma autmata como to normalmente ocorre, onde as pessoas executam suas atividades como se fossem robs.

Dica de livro
A Mente Alerta Jon Kabat-Zinn, Objetiva, Rio De Janeiro, 2001. Em linguagem simples e atual, o autor reflete sobre alguns conceitos budistas relacionados mente e prtica meditativa e sobre como aplic-los com naturalidade ao cotidiano do homem ocidental urbano. Kabat-Zinn fundador e diretor da Clnica de Reduo do Estresse do Centro Mdico da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. DIREITOS AUTORAIS: Este texto pode ser copiado, por quaisquer meios e para qualquer fim, desde que citada a autoria. INFORMAO mais do que um DIREITO, um DEVER.

Para encontrar mais textos como este visite o site: http://geocities.yahoo.com.br/luxcuritiba Ou entre no grupo de estudos Piramidal: http://br.groups.yahoo.com/group/piramidal

S-ar putea să vă placă și