Sunteți pe pagina 1din 15

TERRITRIO QUILOMBOLA DE JAMBUAU: CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E AS ESTRATGIAS PARTICIPATIVAS DA MINERADORA Vale S.

A1

Joseline Simone Barreto Trindade2 e-mail : joseline@ufpa.br

Introduo
A Vale do Rio Doce comeou a passar com seu mineroduto, sem pelo menos pedir licena...Agora, alm da empresa ficar com parte de nosso cho, somos obrigados a conviver com gua suja e poluda, estradas esburacadas, presso psicolgica e uma forte ameaa na integridade de nosso territrio (PNCSA, 2007, p.10).

Muitas so as comunidades quilombolas no Brasil que lutam pela permanncia em seus territrios ancestrais, mas, em sua maioria esto em conflito com os mais diversos interesses sejam pblicos ou privados. O objetivo deste artigo analisar os conflitos socioambientais que vem ocorrendo no territrio quilombola de Jambuau, no municpio paraense de Moju, a 82 km de Belm3, em particular, os produzidos pela interveno da Vale S.A4. Em seguida, daremos enfoque as contradies das chamadas estratgias participativas que a empresa tem articulado no territrio quilombola de Jambuau, a exemplo do Estudo de Potencialidades para fins de Desenvolvimento Local, realizado pela Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA) (Vale-UFRA, 2009).

Trabalho apresentado no Grupo de trabalho populaes tradicionais, quilombolas e as polticas desenvolvimento, durante o Congresso Luso Afro Brasileiro de Cincias Sociais Diversidades e (ds) igualdade, Salvador, Ba, de 7 a 10 de agosto de 2011. 2 Antroploga, docente da Faculdade de Cincias Sociais Araguaia Tocantins, na disciplina Antropologia, Universidade Federal do Par (Marab-Par). 3 O acesso s comunidades quilombolas feito por meio de estrada no pavimentada, distando cerca de 20 km da sede municipal e da PA-151. 4 A Vale a 2 maior mineradora do mundo. Atua tambm na implantao de logstica: ferrovias, portos, minerodutos e navegao. Faz explorao e comercializao de ferro, magans, nquel; cobre. Na cadeia do aluminio explora: alumnio primrio, alumina e bauxita. Hoje a Vale tem presena, alm do Brasil, em um conjunto bastante grande de mais de 35 pases (est presente em frica do Sul, Angola, Argentina, Austrlia, Barbados, Canad, Cazaquisto, Chile, China, Cingapura, Colmbia, Coria do Sul, Emirados rabes, Estados Unidos, Filipinas, Frana, Gabo, Guin, ndia, Indonsia, Japo, Libria, Malsia, Malau, Moambique, Monglia, Noruega, Nova Calednia, Om, Paraguai, Peru, Repblica Democrtica do Congo, Reino Unido, Sua, Zmbia, Tailndia, Taiwan) (Cruz Neto, sd)

A empresa iniciou em 2004, a instalao de parte de sua infraestrutura para transporte de bauxita, no mbito do Projeto Mina de Bauxita Paragominas (PMBP)5. Foi instalado um mineroduto6 de 244 quilmetros entre Paragominas e Barcarena. O mineroduto e a linha de transmisso passam por sete municpios: Paragominas, Ipixuna do Par, Tom-A, Acar, Moju, Abaetetuba e Barcarena. (DOSSI, CPT, 2006). O territrio quilombola de Jambuau foi atravessado pelo mineroduto e pelo linho de transmisso. Somado a isso, as estradas e infraestruturas que foram construdas pela Vale tm provocado assoreamento e consequentemente a morte de muitos igaraps. Os diferentes biomas e ecossistemas no territrio quilombola de Jambuau tm experimentado danos socioambientais muitas vezes irreversveis (PNCSA, 2007). Vale lembrar que em dcadas anteriores, Jambuau j vem sendo impactado com as empresas Reasa e Marborges, que cultivam dend, tendo os rios e igaraps afetados com produtos qumicos usados no cultivo desta palma.

1-Povos e comunidades tradicionais: diversidade scio-cultural dos quilombos no Brasil Um dos desafios cruciais da antropologia contempornea pensar os fenmenos identitrios. Esse aspecto nos reporta a linha de pensamento de Almeida (2006) que prope o conceito de unidades de mobilizao e a produo de novas etnias que vem
O Estado do Par concentra trs projetos de produo de bauxita: Minas de Paragominas, (Vale); a de Juruti (Alcoa) ; e em Oriximin (MRN). A Vale conta ainda com uma linha de transmisso de energia e uma mina de bauxita a cu aberto, a Miltnia 3, em Paragominas. A explorao da bauxita da mina de Paragominas considerada pela Vale como essencial para o projeto de expanso da produo de alumina da Alunorte, empresa da Vale localizada no municpio paraense, Barcarena. Com a expanso, a Alunorte passar de 2,4 milhes de toneladas anuais de alumina para 4,2 milhes de toneladas. O investimento total da Vale nesse projeto est estimado em algo em torno de R$ 2,6 bilhes, incluindo a explorao da mina, A mina de bauxita de Paragominas abastecer a terceira expanso da Alunorte e igualmente a nova refinaria da Vale, a ABC. (Jorna Pessoal ) O tubo com cerca de 60 centmetros de dimetro fica enterrado a uma profundidade de 1,5 metro. O material, a bauxita, transformado numa espcie de polpa, aps passar pelo processo de beneficiamento na usina. (Fonte: site da Vale)
6 5

ocorrendo no Brasil nas ltimas dcadas. Segundo o autor constitui agrupamentos cujas identidades so construdas a partir dos efeitos da ao: deslocado, atingidos por barragens. A categoria populaes tradicionais designa agentes sociais numa diversidade de situaes especificas: quebradeiras de coco babau, seringueiros.
O processo de territorializao resultante de uma conjuno de fatores que envolvem a capacidade mobilizatria, em torno de uma poltica de identidade, e um certo jogo de foras em que os agentes, atravs de suas expresses organizadas, travam luta e reivindicam direitos face ao Estado (ALMEIDA,

2006, p, 88) As dcadas de 1980 e 90 viveram um perodo histrico no Brasil nunca antes observado de constituio de novas identidades coletivas. Essas identidades so construdas em torno de significados mltiplos (ambiental), carncias comuns (direitos humanos) e defesa comunitria (direitos tnicos). Nesse contexto, os quilombolas, enquanto sujeitos e ao mesmo tempo conceito em construo so exemplos desse movimento de transformao da sociedade brasileira. Mais do que conquistas constitucionais e jurdicas, a mobilizao quilombola de visibilidade poltica, identitria, territorial e econmica vem buscando na etnicidade (BATH, 1998) um instrumento vigoroso de reivindicaes polticas para construo de um Pas pluralista. Nesse contexto, o Brasil e a Amaznia, em particular, vm sendo lcus de um processo de etnicidade quilombola, que embora, revestido de singularidades, remete a processos semelhantes ocorridos na Colmbia, Suriname e Venezuela (CARVALHO, 1996). Na Colmbia, por exemplo, foram feitas reformas substanciais na Constituio, em que entre outros direitos, concedeu s comunidades negras da regio do pacfico, direito coletivo aos territrios que ocupam tradicionalmente (ESCOBAR; ROSERO; GRUESO, 2000, p. 301) No Brasil, uma nova sensibilidade jurdica aliada a essa intensa mobilizao identitria resultaram em profundas transformaes na ordem jurdica brasileira (SHIRAISHI, 2010, p. 09). A Constituio de 1988, instituiu o art 68, que garantiu o

reconhecimento das terras de quilombos. Ainda que seja um processo lento e que passe por problemas de aplicao dos direitos constitucionais. Somado ao significativo processo de emergncia de identidade tnica que se reflete na organizao poltica, objetivados em movimentos sociais, esses acontecimentos vm suscitando pesquisas que buscam analisar a etnicidade expressa na identidade quilombola. Esses estudos vm etnografando as territorialidades especficas e os conflitos inerentes a eles (ALMEIDA, 2000; ACEVEDO, 2004; PEREIRA JUNIOR, 2009; FARIAS JUNIOR, 2008). Em um estudo no territrio quilombola de Alcntara, no Maranho, Pereira Junior (2009) mostra como o projeto da empresa binacional Alcntara Cyclone Space provoca a perda de autonomia dentro de territrio quilombola, pois no podem mais pescar, caar e fazer suas roas. O caso de Alcntara um exemplo emblemtico de etnocdio provocado pelo Estado em relao aos povos e comunidades tradicionais no Brasil. 2 - Conflitos socioambientais Segundo dados da Comisso Pastoral da Terra (CPT)7, o envolvimento de comunidades tradicionais em conflitos sociais no campo aumentou consideravelmente no ltimo ano, chegando a representar cerca de um quarto do total dos conflitos registrados. Esta nova configurao dos conflitos no campo e ressalta a importncia do debate do territrio, considerando-o como elemento central da questo agrria brasileira. Est em jogo uma idia de que os conflitos hoje no so s conflitos agrrios stricto sensu, so conflitos sociais no campo que tm uma dimenso cultural, identitria e tnica.(ALMEIDA,2010)

Segundo o ltimo levantamento feito pela CPT, do total de 528 ocorrncias registradas no decorrer de 2009, cerca de um quarto delas correspondia a povos indgenas e quilombolas, comunidades de fundo de pastos e comunidades de faxinais, quebradeiras de coco babau, comunidades extrativistas na Amaznia, ribeirinhos e outras unidades sociais usualmente designadas como povos ou comunidades tradicionais (fonte: racismoambiental).

Os interesses dos agronegcios (soja, cana-de-acar, dend, eucalipto, pecuria e carvoarias atreladas a guseiras), em conjunto com as aes de grandes projetos de infraestrutura (rodovias, barragens, hidrovias, aeroportos, portos) esto pressionando mais diretamente as terras tradicionalmente ocupadas. O aquecimento do mercado de terras est impondo novas tentativas de usurpao de direitos territoriais dos povos e comunidades tradicionais. Estas comunidades, agrupadas em torno de identidades coletivas, tem mostrado um formidvel potencial de resistncia expanso dos agronegcios e devastao ambiental. Na defesa dos recursos hdricos e florestais, tem inclusive colocado inmeros condicionantes s chamadas agroestratgias, que visam incorporar a todo custo e de maneira clere novas extenses de terra ao mercado de commodities (ALMEIDA & ACEVEDO,2009; ALMEIDA; SHIRAISHI; MARTINS, 2005) Esses acontecimentos tm permitido conhecer as opresses que as comunidades quilombolas vm historicamente sofrendo. Ao contrrio do que se possa imaginar, os conflitos contemporneos se mostram to intensos quanto os dos tempos de escravido. Atualmente, os conflitos scioambientais, gerados pela ao de setores ligados minerao, hidrovias (quilombolas do Capim, Moju e Acar), fazendeiros (Maraj, Colares), prejudicam de inmeras formas a reproduo social dessas comunidades, provocando impactos socioambientais srios por meio de derrubada de matas nativas e ciliares, da destruio de nascentes e da poluio e o assoreamento das guas (rios, igaraps e nascentes) atravs do uso intensivo e indiscriminado de agrotxicos, alm da invaso de suas terras. No podemos esquecer que em relao aos projetos de minerao no est em jogo somente a explorao mineral, seno tambm o territrio, a jurisdio sobre ele, sua ocupao e ordenamento, e em conseqncia, as condies de existncia das pessoas que os habitam (SILVA, 2008, p, 32). Merece ateno, nesse contexto, aquilo que a Rede Brasileira de Justia8 vem chamando de Racismo Ambiental, ou seja, as injustias sociais e ambientais que recaem de forma desproporcional, sobre etnias vulnerabilizadas. O Racismo Ambiental
8

C.f www.justicaambiental.org.br

no se configura apenas atravs de aes que tenham uma inteno racista, mas igualmente atravs de aes que tenham impacto racial, no obstante a inteno que lhes tenha dado origem. Levando em conta essa definio, podemos enquadrar nessa categoria a ao da Vale no territrio quilombola de Jambuau (PNCSA, 2007). Na lgica de uma sociedade capitalista, as relaes de produo e formas de propriedade vigentes determinam a primazia da apropriao dos territrios como recursos naturais, ou seja, como matrias utilizadas para a produo de mercadorias com vistas acumulao de riqueza. Essa poderosa lgica condiciona a distribuio desigual das possibilidades de acesso, controle e uso dos diferentes territrios, assim como as lutas sociais em torno dessa distribuio. Por outro lado, mesmo sendo essa luta assimtrica, a noo de natureza passou a ser recolocada por meio de um intenso processo de mobilizao, compreendendo diversas prticas de preservao dos recursos naturais apoiadas em uma conscincia ambiental aguda, e pela oposio manifesta dos movimentos sociais a interesses de empreendimentos econmicos predatrios(ALMEIDA, 2010) Essa abordagem crtica permite uma nova transversalidade temtica e transdisciplinar, que circunscrevam numa mesma problemtica, situaes constantemente excludas da questo ambiental: tais como os conflitos entre comunidades tradicionais (pescadores, indgenas, quilombolas) e os grandes projetos econmicos (construo de hidreltricas, expanso da fronteira das monoculturas de exportao, mineradoras). E como corrobora ACSELRAD:
Nessas disputas em que diferentes atores sociais ambientalizam seus discursos, aes coletivas so esboadas na constituio de conflitos sociais incidentes sobre objetos, seja questionando os padres tcnicos de apropriao do territrio e seus recursos, seja contestando a distribuio de poder sobre eles. (ACSELRALD, 2010, p.103).

O presente trabalho apresenta reflexes decorrentes da pesquisa que estamos iniciando, e inscreve-se na problemtica terica acima esboada, ao tratar especificamente do papel dos conflitos socioambientais, a partir de estudo de caso que

procurar entender os processos e conflitos que resultam na atual forma de ocupao do territrio quilombola de Jambuau. 2.1-Quilombos e conflitos scioambientais no Par: o caso de Jambuau-Moju No Par, as comunidades quilombolas de Jambuau, do municpio de Moju, a 82 km de Belm, vivem em situao de conflito com a Companhia Vale. Um dos motivos do conflito a construo de um mineroduto para transportar caulim, que integra o Projeto Mina de Bauxita Paragominas, cujo objetivo atender as estratgias de expanso da refinaria de alumina, de sua subsidiria Alumina do Norte do Brasil (Alunorte), de Barcarena (PA), ligando Paragominas ao complexo industrial de Vila do Conde (Barcarena). O mineroduto e a linha de transmisso passam por sete municpios: Paragominas, lpixuna do Par, Tom-A, Acar, Moju, Abaetetuba e Barcarena. (DOSSI, CPT Guajarina , 2006) No total so 14 comunidades quilombolas, dentre as quais 10 j receberam o ttulo coletivo da terra e as restantes esto com os processos de titulao em andamento junto ao Instituto de Terras do Par (Iterpa), conforme rege o artigo 68 dos dispositivos transitrios da Constituio Brasileira de 1988, que garante o direito ao ttulo coletivo da terra e integralidade territorial para os quilombolas que nela habitam. Uma questo que intensifica os conflitos entre os quilombolas e a empresa o no cumprimento dos acordos que fazem parte das aes compensatrias pelos danos ambientais, sociais e econmicos provocados pelo empreendimento da mineradora na rea, que previam, dentre outras coisas, a recuperao de 33 km de estrada que cortam as terras quilombolas, a reforma de duas pontes e idenizaes pela passagem do mineroduto de bauxita e da linha de transmisso, que deveriam ser em valores superiores e pagas ao coletivo, j que as terras so coletivas (Pereira, 2008). Em 2006, a queda de uma ponte na comunidade de So Bernardino, por pouco no vitimiza dezenas de pessoas que participavam de uma reunio do Projeto Nova Cartografia. A estrada recortada por vrias pontes, construdas de madeira e em condies precrias. Elas no suportam o movimento frentico de caminhes da Vale

que circulam na comunidade, provocando acidentes como o que ocorreu na ponte de So Bernardino (ACEVEDO, 2006, UNAMAZ-PNCSA) Aps esse incidente, ainda em 2006, em decorrncia do descumprimento da mineradora no prazo de finalizao das obras de infra-estrutura prometidas, foi instaurado um novo conflito. Indignados, lderes das comunidades derrubaram uma torre de linha de transmisso de energia da empresa e um grupo com cerca de 300 pessoas bloqueou a estrada de acesso ao canteiro de obras do mineroduto, na comunidade de Santa Maria de Tracuateua. Neste mesmo ano o Ministrio Pblico em Moju obrigou a empresa assinar um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para agilizar a finalizao das obras, estipulando uma multa diria de R$ 5 mil por dia de atraso (ACEVEDO, 2010; PEREIRA, 2008). Em fevereiro de 2007, em uma reunio realizada no Colgio Sagrada Famlia, em Ananindeua, os quilombolas falaram e foram falados por seus representantes o que nesse campo de negociao, como lugar de concorrncia pelo poder significa romper o monoplio do direito de falar e agir (ACEVEDO, 2010). Nesse contexto os quilombolas de Jambuau j estavam com suas associaes e com o Conselho organizados e desenvolveram vrias estratgias para negociar com a Vale. Em 2009, os quilombolas tentaram fechar a estrada para forar a negociao com a empresa. Resultando numa ao judicial contra trs lideranas que foram acusados de terem comandado a invaso na Estao de So Bernardino. A Ao pode ser considerada como uma estratgia da Vale de desarticular a organizao dos quilombolas, neutralizando suas principais lideranas. O Ministrio Pblico Federal (MPF) promoveu, em setembro de 2010, uma reunio em Belm com dirigentes da Vale e lideranas quilombolas para uma tentativa de acordo, mas a empresa no aceitou as propostas apresentadas. Participaram da reunio os presidentes das associaes, representante da CPT, Unamaz , representantes da Vale e MPF.

Anteriormente, em 2008 ficou estabelecido que a mineradora deveria apresentar programas de gerao de renda e diversificao da produo agrcola para as reas impactadas pelo empreendimento. O projeto de gerao de renda foi idealizado pela Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA) e previa o atendimento a 399 famlias quilombolas. Em vez de implantar o projeto, a empresa preferiu entrar na Justia contra a comunidade, propondo acordo em que apenas 58 famlias seriam beneficiadas. Em novembro de 2010, o MPF entrou na Justia com ao em que pediu a suspenso das atividades da mineradora da Vale na mina Miltnia 3, em Paragominas, no sudeste paraense, incluindo a linha de transmisso de energia e o minerotudo que transporta a bauxita at a refinaria da Alunorte em Barcarena, na regio metropolitana de Belm. Segundo o MPF, a Vale no cumpriu pr-requisitos do licenciamento ambiental que tinham o objetivo de amenizar impactos socioambientais causados pelo empreendimento comunidade quilombola de Jambuau. A ao judicial solicita Justia que determine imediatamente o pagamento de compensao mensal no valor de cinco salrios mnimos para cada uma das 788 famlias remanescentes de quilombo e a implantao de projeto de gerao de renda na comunidade. O MPF pede multa diria de R$ 1 milho caso a Vale no cumpra a deciso judicial requerida. Baseado na Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece que qualquer descumprimento das determinaes do licenciamento ambiental pode levar suspenso ou ao cancelamento da licena. Nas diversas fases do licenciamento ambiental, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) imps uma srie de obrigaes Vale. Segundo os procuradores da Repblica Bruno Arajo Soares Valente e Felcio Pontes Jr. Essa proposta pfia se confrontada com os danos sobre o territrio. Na ao o MPF tambm denuncia que, ao propor o acordo na Justia, a Vale omitiu do juzo, do Ministrio Pblico do Estado do Par e da comunidade, a existncia de pr-requisitos exigidos no licenciamento (Boletim, MPF, dez, 2010). 3 - O Estudo de potencialidades e a potncia da invisibilidade Paralelo a esses acontecimentos que ocorreram nos ltimos dez anos, algumas aes da Vale, e que contraditoriamente ao conjunto de arbitrariedades promovidas pela

Empresa, procuraram seguir o documento Toolkit de Desenvolvimento de comunidades, elaborado pelo Grupo do Banco mundial e o Conselho Internacional de Minerao e Metais (ICMM) para reforar a capacidade dos governos, do setor privado e das comunidades de gerirem o desenvolvimento mineral de forma a contribuir mais eficazmente para o desenvolvimento sustentvel de longo prazo das regies minerais. Esse manual de ferramentas foi traduzido pela Vale, com objetivo de maior difuso dessas estratgias. Incentivando o engajamento dos stakenholders, como eles chamam as comunidades que so atingidas por projetos de minerao. No lugar de atingidos, eles passam a ser retoricamente tratadas como comunidades aliadas ao investimento. (TOOLKIT, sd) Em 2008, a Universidade Federal Rural da Amaznia em um convnio com a Vale desenvolveu um Estudo de Potencialidades para fins de Desenvolvimento Local. A metodologia denominada Gesto Participativa para o Desenvolvimento Local (GESPAR), seguiu uma linha bem parecida com as orientaes do Tookit. A GESPAR uma metodologia que se integra a uma dinmica j existente e favorece as mudanas de acordo com o grau de envolvimento dos atores sociais. Ela abrange o desenvolvimento empresarial, institucional e comunitrio (UFRA, 2009, p. 6). Merecem destaque dois aspectos: i) o relatrio do estudo em nenhum momento faz referencia a implantao de mineroduto da Vale no territrio quilombola, invisibilizando os problemas sociomabientais desencadeados pelo empreendimento, que conforme relatamos anteriormente, so de grandes propores; ii) a forma como a coordenao do Estudo se refere ao manejo dos recursos naturais dos quilombolas de Jambuau, pois so criticados e responsabilizados pelas condies precrias do solo, devido a prtica agrcola de corte e queima. Na apresentao do Estudo mencionado o uso racional dos recursos naturais: em algumas reas a reduo da cobertura florestal, por exemplo, tem sido mais intensa, sugerindo a necessidade de medidas que diminuam as presses antrpicas. Por outro lado, o estudo, que consiste em coletar informaes sobre o territrio, no expe nada sobre as questes relacionadas a projetos de minerao, plantao de dend e danos

10

scioambientais provocados por eles. Ento, a que presses antrpicas o estudo se refere? Como alternativa ao manejo tradicional considerado predatrio, a Vale e a UFRA noticiaram em 2009, o plantio de 2.800 mudas de Castanheira do Brasil, principal ao do projeto de enriquecimento de capoeiras com a utilizao desta espcie florestal no territrio quilombola. Segundo Paulo de Tarso Eremita, que coordena o trabalho pela UFRA, o projeto tem a finalidade de contribuir para a recuperao de reas alteradas na regio, ocasionados pelo manejo tradicional empregado na agricultura: Neste tipo de manejo, ocorre a derrubada de rvores e queima do terreno para o cultivo, com o plantio, iniciaremos o processo de recomposio desse espao com espcie florestal frutfera, de reconhecido valor econmico, transformando o Jambuau numa unidade demonstrativa para esse tipo de atividade (Paulo de Tarso, Informativo, UFRA) O coordenador ressalta tambm o carter participativo do projeto: Todas as etapas do projeto plantio, manuteno e monitoramento (do crescimento at a produo) sero conduzidas pelos tcnicos da Universidade, com a participao dos moradores que, para isso, tero cursos de capacitao em implantao e manejo para auxiliarem nas atividades (Dirio do Par, 5-07-2009). Nas propagandas que circulam nos jornais e pela internet, a iniciativa lardeada como o primeiro projeto desenvolvido coletivamente pelos quilombolas daquela rea, aps o estudo que mapeou as principais atividades produtivas do territrio e identificou os projetos viveis para serem implantados em busca de gerao de renda s 500 famlias que moram na regio. Segundo a matria publicada no Dirio do Par, em 05 de julho de 2009, a Vale prometeu investir um total de R$ 650 mil nos trs anos de atuao do projeto. Os recursos integram um conjunto de investimentos da mineradora para o territrio do Jambuau, que ultrapassa os R$ 4 milhes, aplicados em empreendimentos como a construo e manuteno da Casa Familiar Rural, recuperao de estradas vicinais e construo de reas de lazer para os moradores.

11

Esses discursos remontam tambm as estratgias empresariais que acionam a questo ambiental e na perspectiva de Leite Lopes:
medida mesmo que a temtica se impe e o movimento avana, os empreendedores eles prprios, causadores principais da degradao ambiental, tambm se apropriam da crtica sua atuao e procuram usa-la a seu favor. O campo empresarial passa a dividir-se entre o plo da acumulao primitiva ambiental e o plo da apropriao da crtica, da responsabilidade ambiental, e mesmo da produo voltada para a viabilizao da produo limpa e ambientalmente correta, acompanhada de novos lucros materiais e simblicos. Entre esses plos situam-se prticas que ora usam um ou outro elemento caracterstico dos plos tpico-ideais opostos, de forma pragmtica, como parte de estratgias no interior do campo. Tanto trabalhadores quanto partes das populaes atingidas por danos ambientais passam a utilizar-se tambm da questo ambiental como repertrio de seus interesses e reivindicaes (LEITE LOPES, 2006)

Na fala de Jos Flvio Alves9, h uma referncia identidade quilombola, e uma tentativa de agregar castanha um valor identitrio: O cultivo das castanheiras contribui para a manuteno da espcie e, no futuro, poder tambm contribuir para a gerao de renda s famlias, alm de ajudar a manter a tradio dos moradores, cuja coleta do fruto, a nossa `Castanha do Par', faz parte da cultura do povo quilombola (Dirio do Par, 2009) Essas estratgias de gesto de conflito (Toolkit, sd) promovida pela Vale no territrio quilombola de Jambuau, onde acionam vrias ferramentas com intuito de controlar os conflitos, entram em profunda contradio com os impactos ocasionados pela empresa integridade cultural dos quilombolas baseada na Conveno 169 da Organizao Internacional do trabalho (OIT), onde no art. 6, 1 diz: consultar os povos interessados, mediante procedimentos apropriados e, particularmente, atravs de suas instituies representativas, cada vez que sejam previstas medidas suscetveis de afetlos diretamente. A Vale vem sucessivamente desrespeitando, com atitudes autoritrias, tentando impor sobre s comunidades quilombolas impactos scio econmicos de grandes propores. Alguns dos impactos negativos que podem ser observados so:
9

Gerente de Sude, Segurana e Suporte s Operaes da Mina de Bauxita Paragominas da Vale.

12

assoreamento do rio Jambuau e seus afluentes, com rebaixamento das guas dificultando ou mesmo impedindo a navegao; escurecimento das guas; desaparecimento dos peixes e prejuzos atividade pesqueira; abatimento de mais de 150 castanheiras produtivas; e doenas, como irritaes na pele de quem se banha nestas guas. A perda das condies de navegabilidade desse rio, alm da alterao da qualidade das guas do rio e dos igaraps. A pesca desapareceu desses cursos dgua. Em uma oficina realizada em setembro de 2010, com o PNCSA, um grupo de lideranas do territrio quilombola de Jambuau deu continuidade ao mapeamento da situao dos igaraps, e rios do territrio quilombola, e relataram as condies em que se encontram os rios e igaraps. Nos relatos foi recorrente os desastres ambientais que os empreendimentos vem provocando em seu territrio. Por outro lado, os discursos das estratgias participativas dos estudos realizados pela UFRA-Vale, no apresentam a realidade das condies que se encontram as comunidades. Tentam apresentar paliativos sem de fato visibilizar os problemas provocados com os projetos que desde a dcada de 1970 atinge os quilombolas de Jambuau: plantao de dend e mais recentemente o mineroduto da Vale.

Referncia Bibliogrfica ACSERALD, H. Ambientalizao das lutas sociais o caso do movimento por justia ambiental. 2010. Revista Estudos Avanado 24 (68) ACEVEDO MARIN, ROSA. 2004. Julgados da terra cadeia de apropriao e atores sociais em conflito na ilha de Colares, Par. ---------------------------2006. A ponte de So Bernardino: atos de irracionalidade no planejamento das intervenes da CVRD no territrio quilombola de Jambuau. PNCSA-UNAMAZ ------------------------------.2010. Estratgias dos quilombolas de Jambuau e projetos da vale s.a no Moju Par IN ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de (org) et alli. Territrios quilombolas e conflitos. Manaus: PNCSA, ED. UEA. Cadernos de debates Nova cartografia social, v 1 n 2 p 49-61

13

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os quilombos e as novas etnias. In ODWYER, Eliane Cantarino (org) Quilombos: identidade tnica e territorialidade. Rio de janeiro: FGV:ABA,2000. -------------------2004. Nas bordas da poltica tnica: os quilombos e as polticas sociais. Boletim Informativo do Nuer, Florianpolis, S, v2, n 02, ---------------------. 2006. Terras tradicionalmente ocupadas-terras de quilombo, terras indgenas, babauais livres, castanhais do povo, faxinais e fundo de pasto. Coleo Tradio e ordenamento jurdico PNCSA, Manaus. ALMEIDA, A. W.; SHIRAISHI,J. ; MARTINS, C. 2005. Guerra ecolgica nos babauais. O Processo de devastao dos palmerais, a eleavao do preo de commodities e o aqueciemento do mercado de terras na Amaznia. So Luis. Lithograf ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth. Campanha de (des) territorializao da Amaznia: o agronegocio e a restruturao do mercado de terra IN BOLLE. W.; CASTRO, Edna; WEJMEKA, Marcel. (orgs) Amazonia: regio universal e teatro do mundo pode determinar os rumos do planeta ea a sobrevivncia da espcie humana. So Paulo: Globo, 2010. 312 p. BARTH, F. 1998. Grupos tnicos e suas fronteiras in POUTIGNAT; STREFFFENART, 1998 Teorias de etnicidada. So Paulo, Unesp CARVALHO, Jos Jorge de. 1996. Rio das Rs. UNB, Braslia. Comisso Pastoral da Terra Regio Guajarina. Dossi. Impactos do projeto Mina de bauxita Paragominas. Sobre o territrio quilombola , municpio de Moju. Ananindeua, 2006 (manuscrito) ESCOBAR, A; GRUESO, L;ROSERO, C. 2000. O processo de organizao da comunidade negra na costa meriodional do Pacfico da Colmbia. In ESCOBAR, A; ALVAREZ S.; DAGNINO, E. (orgs) 2000. Cultura e poltica nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte, Ed. UFMG, FARIAS Junior, Emanuel de Almeida. 2008. Tambor urbano: identidade quilombola e deslocamento compulsrio . A construo da identidade quilombola a partir de uma ao oficial de deslocamento compulsrio em novo Airo, Amazonas. Disertao de Mestrado.UFAM. Manaus. LEITE LOPES, Jos Srgio. Sobre Processos de ambientalizao dos conflitos sobre dilemas da participao. Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 3164, jan./jun. 2006 MINEIRO, Adhemar (2011) O Estado brasileiro e a poltica da Vale. II Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, Belo Horizonte, Abril de 2011.

14

PEREIRA, Carmela Morena Zigoni. 2008 Conflitos e identidades do passado e do presente: poltica e tradio em um quilombo na Amaznia. Braslia, UNB, PPAS PEREIRA JNIOR, Davi. Quilombolas de Alcntara: territrio e conflito - o intrusamento do territrio das comunidades quilombolas de Alcntara pela empresa binacional Alcntara Cyclone Space. Manaus: Ed. UFAM, 2009 p 69-101 Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia. 2007. Fascculo 3 - Nova cartografia social dos povos e comunidades tradicionais do Brasil. Quilombolas de JambuauMoju -Par. SILVA PUERTA, Claudia. Tierras baldias, territrios de nadie?geopolitica de um proyecto minero em la guajira colombiana In SUREZ, C. E; ARANGO, V. Geopoliticas: espacios de poder y poder de los espacios. Medelln: La carreta editores, 2008, p. 31-50 SHIAISHI NETO, Joaquim (org) 2010. Direitos dos povos e das comunidades tradicionais no Brasil. Manaus: PPGAS-UFAM;UEA Edies. TOOKIT FERRAMENTAS PARA DESENVOVIMENTO DE COMUNIDADES VERSO PRELIMINAR ICMM; BANCO MUNDIAL; ESMAP UFRA VALE, 2009. Comunidade quilombolas. Estudo de potencialidades para fins de desenvolvimento local do desenvolvimento integrado Produo e renda, Belm, UFRA. Site: - ONG Amaznia - www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm - Rede Brasileira de Justia Ambiental www.justicaambiental.org.br acessado em 28 de janeiro de 2011. - Comisso Pastoral da Terra www.cpt-nac.org.br entrevista com o antroplogo Alfredo Wagner de Almeida.(2010) -MPFhttp://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-eminorias/mpf-pede-a-justica-suspensao-de-atividades-de-mina-da-vale-no-para acessado em 28 de Janeiro de 2011. Jornal Dirio do Par http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-50686VALE+PLANTA+2.800+CASTANHEIRAS+EM+MOJU.htmlDirio do Par on line. 5 de julho de 2009 acessado em 3 de fevereiro de 2011.

15

S-ar putea să vă placă și