Sunteți pe pagina 1din 2

Grupo 3 O meio aqutico

Para Dia: 13/06/2011 segunda-feira 1 Gustavo Vitoria Gomes 8.4 O comportamento ambiental dos lagos. 2 Gustavo Dy Castro 8.1 A gua na natureza. 3 Marcos Henrique Gonalves de Oliveira 8.3 Alterao da qualidade das guas. 4 Cludio Fernando Regis Sobrinho 8.6 Abastecimento de gua 5 Fernando Gabriel Fanslau 8.5 Parmetros indicadores da qualidade da gua. 6 Wellington Souza Bezerra 8.7 Reso da gua. 7 Guntemberg Pereira Oliveira 8.8 e 8.9 Tratamento de esgotos e A importncia da manuteno da qualidade das guas naturais. 8 Gerlan Carlos Silva 8.2 Usos das guas e requisitos de qualidade.

Cada um faz os seus prprios slides e envia para: claudiomulambo13@gmail.com at 20:00 do dia 12/06/2011. ATENO: Mnimo de 6 slides para cada integrante do grupo.

E-mails: Guntemberg: gutembergetf@gmail.com Cludio: claudiomulambo13@gmail.com Marcos (Par): marcosth75@hotmail.com Gerlan: gerlan_car@hotmail.com Gustavo Dy Castro: dycastrogustavo@hotmail.com Gustavo: (81347292) gustavovitoria18@hotmail.com Fernando: (84176413) Wellington: sem contato.

O link do livro da pesquisa : http://www.4shared.com/document/krDaWlXY/Introduo__Engenharia_Ambiental.html

8.4 - O Comportamento ambiental dos lagos - A estratificao trmica a clara distino entre temperatura e densidade das camadas superficiais e das profundas.A camada superior mais quentes e menos densa, e a inferior mais fria e mais densa. A estratificao pode ter outras origens, como qumica, onde a concentrao de sais que gera a diferena de densidade. A estratificao no dura o ano todo. A mistura das camadas influenciada por transferncia de calor pela interface argua, movimentao das vazes de entrada e sada e ventos. A estratificao dificulta a passagem de calor e de oxignio da superfcie (epilmio) para o fundo (hipolmio). A qualidade da gua depende da altura das tomadas de gua. -O processo de eutrofizao o enriquecimento das guas com nutrientes. um processo natural onde o ecossistema lacustre tende a se transformar em terrestre. O problema a acelerao desse processo devido ao homem. A causa da eutrofizao acelerada principalmente o aporte de fsforo que provm de esgotos domsticos e industriais e de fertilizantes agrcolas. A temperatura e radiao solar tambm influem na eutrofizao. Excesso de nutrientes aumento de biomassa vegetal diminuio da aerao superficial mortes de organismos sensveis reduo de oxignio aumento da DBO condies anaerbias no hipolmio predomnio de bactrias anaerbias e facultativas no fundo do lago e ocorrncia de uma estreita camada superficial de algas macrfitas. O controle da eutrofizao pode ser feito atravs de medidas preventivas, atuando tanto nas fontes pontuais como difusas, visando diminuir a carga de nutrientes, e atravs de medidas corretivas, atuando no processo de circulao de nutrientes.

S-ar putea să vă placă și