Sunteți pe pagina 1din 3

PIOVESAN, P. R. R.; SOUSA, A. S.; REIS, A. R. S. Caracterizao do setor madeireiro no municpio de Uruar, Par, Brasil.

In: Seminrio de Educao, Cincia e Tecnologia do IFPA no Xingu, Altamira, 2011. Anais... IFPA: Altamira, 2011.

CARACTERIZAO DO SETOR MADEIREIRO NO MUNICPIO DE URUAR, PAR, BRASIL


Piovesan, P. R. R.; Souza, A. S.; Reis, A. R.S.
Acadmico de Graduao em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Par/Campus Altamira. E-mail:p.piovesan@hotmail.com Professor da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Par/Campus Altamira. Discente do curso de doutorado em cincias agrrias da Universidade Federal Rural Amaznia (UFRA)

RESUMO
A exploso da atividade madeireira na Amaznia teve incio com o esgotamento de matriaprima em outras partes do Brasil aliada a busca de nova fronteira madeireira. Nesse contexto, o Estado do Par se destaca como um dos principais produtores de madeira em tora da Amaznia e o municpio de Uruar aparece como um grande produtor na regio oeste do estado. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o setor madeireiro do municpio e identificar as principais espcies comercializadas. Nessa pesquisa foram levantadas as serrarias e madeireiras no municpio, nas quais foi aplicado um questionrio e coletadas amostras de madeiras comercializadas pelo estabelecimento. Foram levantadas 34 estabelecimentos, sendo visitadas 14 empresas. O setor madeireiro de Uruar abastece principalmente o mercado externo, tendo como principais destino a Europa, Estados Unidos e China. Os principais maquinrios utilizados pelas industrias madeireiras so serrafita, ressera, serra circular, destoupadeira, plaina e multilmina. As principais espcies comercializadas identificadas so o Ip, Jatob, Maaranduba, Muiracatiara, Amarelo e Itaba, Angelim vermelho e Angelim pedra.. Percebe-se a necessidade de insero de novas espcies para a comercializao e modernizao das empresas, principalmente nos processos de agregao de valor na produo.
Palavras chave: Espcies de valor comercial, explorao madeireira,

INTRODUO
A exploso da atividade madeireira na Amaznia teve incio com a vinda de madeireiros de outras partes do Brasil, em busca da nova fronteira madeireira. Essa migrao ocorreu devido abertura de estradas pelo governo, a partir da dcada de 60, e exausto dos recursos madeireiros das regies Sul e Sudeste do Pas (BARROS; VERSSIMO, 2002,). Segundo Alencar e Hayashi (2003) a extrao seletiva de madeira uma das principais atividades econmicas da Amaznia e tem crescido principalmente devido a construo e melhoria da infra-estrutura viria, a incluso de novas tecnologias no processo de extrao de madeira. Segundo o Servio Florestal do Brasileiro (2010), em 2009 existiam no estado do Par 1.067 empresas madeireiras que consumiram cerca de 6,6 milhes de metros cbicos de tora, gerando uma renda bruta de 2,1 bilhes de dlares e aproximadamente 92.500 empregos diretos e indiretos. O estado foi um dos maiores produtores de madeira do segmento extrativista em 2009, com uma produo de 5.975.969 m, correspondendo a 39,2% dos 15.248.187 m coletados no Pas (IBGE, 2009).

Segundo Verssimo et. al. (2002), em 1998 eram extrados 11,3 milhes de metros 1 cbicos de madeira em tora no estado, sendo o plo madeireiro de Uruar responsvel por 110 mil metros cbicos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o setor madeireiro do municpio de Uruar, identificando as principais espcies comercializadas e a produo desse setor.

MATERIAIS E MTODOS
O estudo foi realizado no municpio de Uruar, localizado ao longo da Rodovia Transamaznica (BR 230) km 180, no trecho entre os municpios de Altamira e Itaituba, regio oeste do Estado do Par. A sede municipal apresenta as coordenadas 0343'03" sul e 5344'12" oeste, estando a uma altitude de 129 metros. Este trabalho foi executado em 14 madeireiras e serrarias do municpio de Uruar. Enquadram-se como serraria ou madeireiras empresas que trabalham com beneficiamento de madeiras em geral, fornecendo madeiras em forma de pranchas, pranches, tbuas, ripas, madeiras para construo em geral, paletes e embalagens (SELES-CAMPOS et al., 2000). A metodologia utilizada neste levantamento constituiu no preenchimento de um questionrio in loco, onde foram focalizados aspectos como as principais espcies utilizadas pela empresa, produtos gerados, principais maquinrios, origem da madeira, destino da produo e forma de secagem. Alem da aplicao do questionrio,foram coletas amostras de madeira para comparao e verificao das espcies comercializadas.

RESULTADOS E DISCUO
As espcies madeireiras beneficiadas pelas industrias do municpio de Uruar so, principalmente, Maaranduba (Manilkara sp), Jatob (Hymenaea sp), Muiracatiara (Astronium sp), Ip (Tabebuia sp), Amarelo, Itaba (Mezilaurus itauba (Meissn.) Taub. ex Mez), Angelim pedra (Hymenolobium sp), Angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke). Os produtos gerados a partir dessas espcies esto apresentados na Tab.1. Tabela 1 Principais produtos gerados e espcies mais utilizadas pelo setor madeireiro de Uruar, Par, 2011 Produtos Espcies utilizadas comercializados M. Ip Jt Am. Ce It. Ag. V. Mu. Ag.P. Deque X X X X X X X X Tbua X X X X X Portal X X X X Ripa X X X X X Caibro X X X X X X Prancha X X Piso X X X Forro X X X Vigamento X X X X
Legenda: M Maaranduba; Ip Ip; Jt Jatob; Am Amarelo; Ce Cedro; It Itaba; Ag. V Angelim Vermelho; Mu Muiracatiara; Ag.P Angelim Pedra.

Analisando a Tab. 1, verifica-se que a maaranduba a espcie mais comercializada pelas madeireiras e serrarias de Uruar, sendo utilizadas para todos os produtos gerados, seguida pelo ip e jatob. Esta preferncia se d pela maior resistncia dessas espcies e pela preferncia do mercado consumidor. Em relao origem da madeira beneficiada, as empresas alegaram ser de Uruar e algumas de municpios prximos, como Placas, Medicilndia, Santarm e Altamira. Aps o desdobramento, o principal destino da madeira comrcio exterior, principalmente Estados Unidos, Europa e China. No mercado nacional, os principais destinos so o nordeste e sudeste, principalmente os estados do Cear, Pernambuco, Bahia, So Paulo e tambm para o Distrito Federal.

Verssimo et. al. (2002) consideraram o plo madeireiro de Uruar os municpios de Uruar e Medicilndia.

Os principais maquinrios utilizados pelas industrias madeireiras nos processos de desdobramento da torra e beneficiamento da madeira so serrafita, ressera, serra circular, destoupadeira, plaina e multilmina. A manuteno desses equipamentos realizada semanalmente pela maioria das empresas. A secagem da madeira depois de serrada feita principalmente em ptio ao ar livre ou em galpes, onde nem sempre so usados tabiquis no empilhamento entre elas, ficando geralmente em contato com o solo. A maioria das empresas que trabalham com o comercio de exportao enviam a madeira para Belm, onde realizada a secagem da madeira pela exportadora. Sabendo-se que a secagem um dos principais fatores na qualidade do produto final, uma madeira adequadamente seca oferece mais resistncia ao de agentes deteriorantes, e por isso se faz necessrio que seja feita dentro de padres (SELES-CAMPOS, 2000). Dessa forma, observa-se a necessidade de implementao de formas de secagem da madeira pela industria de Uruar, possibilitando a melhora na qualidade da madeira e ganho em valor agregado.

CONCLUSES
Verificou-se que as indstrias madeireiras de Uruar utilizam um nmero bem reduzido de espcies na comercializao e na fabricao de produtos acabados. Dessa forma, necessita-se a insero de novas espcies que possam se adequar as formas de uso dessa matria-prima. Outro ponto observado a falta de processos de beneficiamento dos produtos que agreguem mais valor a madeira serrada no municpio, principalmente no processo de secagem, o que melhoraria a qualidade da madeira produzida em Uruar.

REFERNCIAS
ALENCAR, A.; HAYASHI, S.N.; Mtodos comparativos para a deteco de extrao seletiva de madeira no oeste paraense utilizando modelo linear de mistura espectral de pixel. Belo Horizonte: INPE, 2003. BARROS, A.C.; VERSSIMO, A. A Expanso madeireira na Amaznia: Impactos e perspectivas para o desenvolvimento sustentvel no Par. Belm: Imazon, 2002. INTITUTO BRASILEIRO DE FGEOGRAFIA E ESTATISTICA IBGE. Produo da Extrao Vegetal e da Silvicultura. Rio de Janeiro, v. 24, 2009. 42 p. SALES-CAMPOS, C.; ABREU, R. L. S.; VIANEZ, B. F. Condies de uso e Processamento de madeira nas Industrias Madeireiras de Manaus, Amazonas, Brasil. Acta Amaznica, v. 30 (2), 2000. Pg 319 331. SERVISO FLORESTAL BRASILEIRO (SFB). A atividade madeireira na Amaznia brasileira: produo, receita e mercados. Belm, PA: Servio Florestal Brasileiro (SFB); Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia (Imazon), 2010. VERSSIMO, A. BARRETO, P.; MATTOS, M.; TARIFA, R.; UHL, C.; Impactos da atividade madeireira e perspectivas para o manejo sustentvel numa velha fronteira da Amaznia: o caso de Paragominas. In: BARROS, A.C.; VERSSIMO, A. (Org). A Expanso da atividade madeireira na Amaznia: impactos e perspectivas para o desenvolvimento do setor florestal do Par. Belm: IMAZON, 2002.

S-ar putea să vă placă și