Sunteți pe pagina 1din 8

ATUALIZAES / EDUCAO EM

CURRENT COMMENTS SADE NA ESCOLA *

Ruth Sandoval MARCONDES **

RSPSP-120 MARCONDES, R. S. Educao em sade na escola. Rev. Sade pbl., S. Paulo, 6:89-96, 1972. RESUMO: So caracterizadas as responsabilidades da escola na rea da sade e apresentados os princpios bsicos que devem fundamentar o programa de educao em sade na escola, seus objetivos e reas. A formao e a atuao do especialista em educao em sade, que integra a equipe de sade escolar, foi objetivada abordando aspectos do Curso de Educao em Sade na Escola, ministrado na Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, Brasil. UNITERMOS: Educao sanitria*; Sade escolar*; Educao; Sade pblica.

res, sociais e polticos, nacionais e internacionais. Como se desincumbiro de suas novas tarefas, s o tempo poder dizer. No momento, cabe a ns, adultos de hoje, ajudar os escolares a alcanar melhor nvel de sade, dando-lhes uma base slida sobre a qual podero construir uma vida til e feliz. Por fora da Constituio Brasileira toda criana, ao completar 7 anos, deve ser matriculada na Escola. A mesma Constituio confere, assim, escola determinadas responsabilidades.
2. RESPONSABILIDADES DA ESCOLA

1.

INTRODUO

Nos ombros de milhes de crianas que hoje freqentam escolas descansa o futuro do Brasil. Dentro de poucos anos transformar-se-o em operrios e patres, professores e profissionais liberais, administradores de empresas e fazendeiros. Sero tambm pais de uma nova gerao de crianas. Da escola de hoje sair um exrcito de cidados que enfrentaro problemas pessoais e familia-

a. Contribuir para o desenvolvimento integral da criana durante o perodo escolar uma das responsabilidades da escola. Receber crianas, proporcionar-lhes situaes favorveis aprendizagem e devolv-las famlia no fim de um dia ou de 8 anos no apenas sem terem sido prejudicadas pela experincia, mas melhoradas sob todos os aspectos eis um dos objetivos da Escola. No pode haver justificativa para uma Escola que recebe a criana sadia aos 7 anos e aos 14 a dispensa com tuberculose ou outra doena qual-

* Apresentado no VI Congresso Internacional de Higiene e Medicina Escolares e Universitrias, realizado em Lisboa de 23 a 27 de agosto de 1971. ** Da Disciplina Educao em Sade Pblica do Departamento de Prtica de Sade Pblica da Faculdade de Sade Pblica da USP. Av. Dr. Arnaldo, 715 So Paulo, SP., Brasil.

quer por causa da experincia escolar. No h defesa possvel para um sistema escolar que descuida do estado psicolgico de seus funcionrios, concorrendo para tornar a criana nervosa, instvel, desajustada. A sociedade no tem o direito de obrigar uma criana a passar 8 anos de sua vida em prdios sujos, escuros ou perigosos. A escola deve concorrer para o desenvolvimento integral da criana, provendo experincias conducentes vida sadia. b. Tornar acessvel aos alunos o conhecimento cientfico e manter-se atualizada sobre as novas descobertas. Cada vez se torna mais evidente a necessidade do indivduo aplicar as descobertas das cincias mdicas e biolgicas, a fim de alcanar um nvel timo de sade para si mesmo, sua famlia e sua comunidade. fundamental, portanto, possuir conhecimentos corretos sobre essas descobertas. Tais conhecimentos podem ser aprendidos na escola primria com mais facilidade e de maneira mais sistematizada, visto que na infncia que o processo de aquisio de informaes cientficas deve comear, assim como o desenvolvimento de atitudes e prticas delas decorrentes. No Brasil, este fato tem importncia capital, visto ser a escola ainda a nica agncia que consegue reunir grande parte da populao. escola cabe transmitir aos alunos conhecimentos atualizados e teis, estimular atitudes positivas e dinmicas em relao sade e desenvolver neles as habilidades necessrias para que promovam educao sanitria nas prprias famlias, assim como nas profisses que escolherem. c. Manter permanente contato com a comunidade, constitui uma terceira responsabilidade da escola.

A sade da criana est diretamente relacionada com o ambiente fsico e o clima emocional da escola que freqenta, do lar em que vive e da comunidade que habita. No se pode ensinar sade como uma matria abstrata, sem referncias s prticas da criana dentro e fora da escola; nem se pode esperar o que acontece dentro da escola das atividades e interesses do lar e da comunidade como um todo. A escola deve estabelecer comunicao estreita com a comunidade onde est inserida, trazendo-a para participar de seu programa de sade. Da mesma forma, deve participar ativamente dos programas de sade da comunidade. Deve ser uma escola sem muros, totalmente aberta e atraente aos membros da comunidade.
3. PRINCPIOS DA EDUCAO EM SADE NA ESCOLA

Fundamentada em determinados princpios, a educao em sade na escola deve: a. Estar integrada educao global; b. acompanhar a evoluo nos campos da educao e da sade; c. concorrer para o desenvolvimento integral da criana a partir de suas necessidades, interesses e problemas; d. levar em conta os fatores determinantes do comportamento humano (biolgicos, psicolgicos, sociais e culturais); e. ser compatvel com a poltica de desenvolvimento educacional, sanitrio, social e econmico do pas; f. ser planejada, executada e avaliada pelo pessoal docente, profissional, tcnico, administrativo, pelos pais e representantes de agncias da comunidade;

g. procurar a participao da famlia e da comunidade para seu pleno desenvolvimento.


4. OBJETIVOS DA EDUCAO EM SADE

Todos os indivduos tm direito vida, instruo, segurana, sade dentro de um clima de liberdade. So direitos que dependem de incorporaes conscientes e no de mera informao. Sade significa mais do que o conceito negativo de ausncia de doena. definida pela Organizao Mundial da Sade como um "estado de completo bem estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doena". Sade direito que se ganha. Depende da conscincia de seu valor. Essa conscincia deve implicar em ao voluntria. Educao para a sade na escola significa a formao de atitudes e valores que levam o escolar ao comportamento inteligente, revertendo em benefcio de sua sade e da sade dos outros. No se limita a dar conhecimentos; preocupa-se em motivar a criana para aprender, analisar, avaliar as fontes de informaes, em torn-la capaz de escolher inteligentemente seu comportamento com base no conhecimento. Quando uma criana entra na escola, j possui conhecimentos, atitudes e prticas de sade adquiridos no lar. Muitos podem no ter base cientfica, necessitando modificaes, alguns precisam ser reforados e outros aprendidos. O programa de educao em sade na escola deve ter por objetivos: a. Contribuir para a proteo e promoo da sade do escolar, proporcionando-lhe um ambiente fsi-

co e emocional adequado ao seu crescimento e desenvolvimento, ajudando-o a compreender a importncia dos exames de sade peridicos, estimulando-o a utilizar os recursos de sade da comunidade, concorrendo para a preveno e controle das doenas transmissveis. b. Desenvolver um currculo orientado no sentido de atender as necessidades e interesses do escolar, proporcionando-lhes experincias de aprendizagem que o habilitem a aplicar as descobertas cientficas em benefcio de sua sade. Levar o escolar a compreender a necessidade da sua participao para o equacionamento dos problemas de sade pessoais, de sua famlia e de sua comunidade.

c.

5.

O PROGRAMA DE EDUCAO EM SADE NA ESCOLA

A educao em sade na escola est presente em todos os aspectos da vida escolar. Para facilidade de abordagem, o programa global de educao em sade na escola pode ser representado pela figura de um cilindro, adaptada de STEAD *. O cilindro pode ser dividido em trs sentidos: vertical, representando as quatro reas do programa: ambiente da escola (fsico e emocional), servios de sade, ensino da sade e relaes lar-escola-comunidade (Fig. 1); horizontal, representando os nveis de aplicao do programa: 1., 2. e 3. graus (Fig. 2); longitudinal, focalizando as necessidades de pesquisa, levantamento de dados, planejamento e programa de ao (Fig. 3).

* STEAD, F. M. Levels in environmental health. Amer. J. publ. Hlth, 50:312^5, 19-60.

e. f. g. h.

Recreio e reas adjacentes. Arborizao e controle de rudos. Relaes professor-aluno-pessoal. Rotina escolar.

5.1.2 Servios de Sade Nesta rea so consideradas as atividades relacionadas com a proteo e promoo da sade do escolar, entre as quais: a. Assistncia mdica, odontolgica e psicolgica. b. Alimentao supletiva. c. Recreao e exerccios fsicos.

5.1.3 Ensino da Sade Esta rea abrange todos os tipos de instruo formal e informal, cujo contedo organizado com base nas necessidades e interesses da criana e da problemtica de sade local, incluindo, de modo geral: a. Crescimento e desenvolvimento humano. b. Reproduo. Higiene pessoal e do vesturio. Exerccio, sono e repouso. Nutrio. Sade oral. Saneamento bsico: abastecimento de gua, destino de dejetos, lixo, poluio do ar e da gua, rudos. h. Habitao. i. Etiologia, transmisso e profilaxia das doenas transmissveis. j. Preveno de acidentes e socorros de urgncia. l. Substncias que modificam o comportamento (lcool, txicos). c. d. e. f. g.

5.1 As reas do Programa 5.1.1 Ambiente da Escola (Fsico e Emocional) A sade do escolar amplamente influenciada pelo ambiente em que vive. Muitos fatores fsicos, emocionais e sociais afetam a sade desfavoravelmente, exigindo ajustamentos e controle. Entre as condies ambientais de interesse especial de educao em sade na escola, contam-se as relacionadas com: a. Saneamento bsico (gua, esgoto, lixo).

b. Prdio escolar (iluminao, ventilao, acstica, temperatura, vias de acesso). c. Mobilirio e equipamento escolar. d. Refeitrio, cozinha e cantina.

m. Problemas de sade locais, regionais, nacionais e internacionais. n. Aspectos econmicos da sade. o. Recursos de sade da comunidade. p. Carreiras relacionadas com a sade. 5.1.4 Relaes Lar-Escola-Comunidade Nesta rea so consideradas todas as atividades que contribuem para o desenvolvimento de relaes de cooperao entre a escola, a famlia e a comunidade, como sejam: a. Criao de Associaes de Pais e Mestres. b. Participao em programas dos rgos oficiais de sade. c. Criao de Conselhos de Educao e Sade. 5.2 Nveis de Aplicao Reconhece-se atualmente que, para erradicar, minimizar ou controlar os problemas que impedem a populao de alcanar nveis adequados de bem estar fsico, mental e social fundamental prepar-la na rea da educao para a sade. Esta preparao deve comear cedo na vida do indivduo e principalmente na escola que poder ser levada a efeito de maneira sistemtica, desde o nvel primrio at o secundrio, colegial ou universitrio. 5.3 Programa de Ao A integrao da sade aos programas escolares exige, em todos os nveis de ensino, o conhecimento da realidade em que atua a escola e que atua na escola. Isto s possvel atravs da pesquisa e do levantamento de dados necessrios ao embasamento dos programas de educao em sade na escola. Nesse sentido, a formao de um pro-

fissional capacitado para realizar estudos e investigaes na rea da educao em sade na escola, bem como para desenvolver programas de sade integrados ao currculo escolar e prestar assistncia tcnica aos professores se faz necessria, a fim de proporcionar ao sistema educacional condies para que cumpra cabalmente sua funo integradora da sade educao.
6. ESPECIALISTA EM EDUCAO EM SADE NA ESCOLA

A Faculdade de Sade Pblica, da Universidade de So Paulo, Brasil, j vem formando, desde 1967, o especialista em educao para a sade o Educador de Sade Pblica recrutado entre candidatos de nvel universitrio. De longa data, entretanto, vem se preocupando com a integrao da sade ao currculo das escolas. Respondendo a essa necessidade iniciou, em 1971, embora em carter experimental, a preparao do Educador de Sade Pblica especializado em educao em sade na escola. O Educador de Sade Pblica um especialista que, por seu preparo especial, deve possuir alta competncia e dotes de liderana que lhe permitam encarregar-se de trabalhos de planejamento, organizao, metodologia, estudo e investigaes na rea da educao em sade. Seu preparo acadmico exige o domnio de conhecimentos slidos sobre: a. Educao, especialmente fatores determinantes do comportamento humano. b. Cincias Sociais, particularmente antropologia cultural. c. Sade Pblica, que inclui administrao sanitria, saneamento do meio, epidemiologia geral, estatstica vital e planejamento de programas. d. Administrao e organizao de programas de educao em sade na escola.

e. Metodologia da educao em sade na escola. f. Tcnicas de investigao aplicadas educao em sade na escola.
7. O CURSO DE FORMAO DO ESPECIALISTA

7.1 Requisitos para Admisso Podem inscrever-se ao Curso de Educao em Sade Pblica todos aqueles interessados pelo trabalho no campo da sade escolar, graduados em pedagogia ou psicologia por estabelecimento de nvel superior. Ademais, deve o candidato possuir experincia de trabalho, de preferncia em magistrio, e ser aprovado pela Comisso de Seleo. 7.2 Programa O programa do curso de formao do especialista em educao em sade na escola estrutura-se a partir dos seguintes ncleos: a. b. c. d. Disciplinas bsicas de Sade Pblica. Educao em Sade na Escola. Disciplinas complementares. Treinamento-de-campo.

pblica, demografia, sade materna, sade ocupacional, amostragem. Finalmente, o treinamento-de-campo realizado sob a orientao e superviso de pessoal profissional. A Fig. 4 apresenta o programa do Curso de Educao em Sade Pblica, indicando a diversificao em sade na escola. 7.3 Durao O Curso tem a durao de onze meses, em perodo de tempo integral, incluindo 6 semanas dedicadas ao treinamento-de-campo. Inicia-se na primeira segunda-feira de fevereiro e termina a 16 de dezembro. O aluno aprovado no Curso recebe o diploma de Educador de Sade Pblica (especializao em educao em sade na escola), podendo inscrever-se para ps-graduao, a fim de obter o grau de Mestre ou Doutor em Sade Pblica, cumpridas as exigncias regulamentares da Faculdade.
8. AS FUNES DO ESPECIALISTA

As disciplinas bsicas incluem: educao moral e cvica, administrao sanitria, eststica vital, epidemiologia geral, saneamento e fundamentos sociais e culturais da sade pblica. Educao em Sade Pblica na Escola engloba as seguintes unidades: crescimento e desenvolvimento da criana, organizao e administrao do programa de educao em sade na escola, organizao da comunidade para educao em sade, implementao do currculo e treinamento de pessoal. Das disciplinas complementares constam, entre outras: nutrio em sade

O Educador de Sade Pblica, com especializao em educao em sade na escola, pode atuar junto a rgos de educao, pblicos e particulares, a n-

vel central ou regional. Tem por funes: 8 l Nvel Central a. Realizar estudos e pesquisas sobre os fatores scio-culturais que influem nos programas de educao em sade na escola. b. Realizar estudos e pesquisas sobre a eficincia de mtodos e materiais educativos utilizados nos programas de sade na escola. c. Desenvolver projetos especiais de experimentao visando recomendao de normas tcnicas adequadas ao eficiente desenvolvimento das atividades educativas dos programas de sade na escola. d. Avaliar os programas da Secretaria da Educao em termos de seus aspectos de educao em sade. e. Prestar assessoria tcnica a rgos da Secretaria da Educao e demais rgos oficiais e particulares. f. Orientar e supervisionar os Educadores de Sade Pblica das Divises Regionais. g. Participar do planejamento do currculo escolar na rea da sade. 8.2 Nvel Regional a. Realizar o levantamento das caractersticas scio-economico-culturais da regio em que atua. b. Realizar a anlise, o estudo e o diagnstico educativo dos problemas de sade do escolar. c. Elaborar o plano educativo dos programas de sade escolar, que inclui: determinao dos objetivos educativos a serem alcanados; identificao dos recursos da Regio que possam ser utilizados nas atividades educativas;

seleo de mtodos e materiais educativos a serem utilizados; planejamento e teste prvio de materiais educativos; determinao de critrios e mtodos de avaliao dos programas. d. Orientar a execuo do plano educativo dos programas de sade, responsabilizando-se por: coordenao das atividades educativas; interpretao para o pblico dos objetivos e programas de sade da Regio Escolar; promoo do treinamento de lderes e voluntrios da comunidade que podem cooperar na execuo dos programas; estabelecimento e manuteno de relaes adequadas de trabalho entre os rgos e os grupos da comunidade que podem contribuir para o programa de sade, servindo de elemento de ligao entre os rgos oficiais e particulares, profissionais e cvicos; investigao das reaes negativas a atividades educativas. e. Estimular, planejar e supervisionar programas de treinamento em educao em sade para pessoal tcnico da Regio, alunos das Escolas Normais e de Institutos de ensino superior. f. Prestar assessoria tcnica a outras agncias ou servios em relao aos aspectos educativos de seus programas de sade na escola. g. Realizar estudos e pesquisas na rea da educao em sade na escola. h. Participar do planejamento do currculo escolar na rea da sade. i. Orientar e supervisionar as Unidades Distritais no que tange educao em sade na escola.

Estimular a organizao de comisses de educao e sade. l. Organizar e manter atualizada uma biblioteca especializada em sade para uso da Regio.
9. CONCLUSES

j.

especialistas j esto sendo formados na Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo.


RSPSP-120

MARCONDES, R. S. [School health education]. Rev. Sade pbl., S. Paulo, 6:89-96, 1972. SUMMARY: The school responsibilities in the area of health are presented. The principles that should serve as a basis for the school health education program, its objectives and its areas, are focused. The preparation and functions of the School Health Education specialist, a member of the school health team, are analysed and the School Health Education Course offered by the School of Public Health, University of So Paulo, Brazil, is described. UNITERMS: Health Education *; School health *; Education; Public health.

Educao em Sade na Escola significa a formao de atitudes e valores que levam o escolar a prticas conducentes sade. Deve estar presente em todos os aspectos da vida do escolar e integrada educao global. Preparao adequada do pessoal que participa do programa de educao em sade na escola indispensvel para assegurar seu xito. Essa preparao dever ser delegada a especialistas em educao em sade na escola, graduados em curso ps-universitrio. No Brasil esses

Recebido para publicao em 22-11-1791 Aprovado para publicao em 7-1-1972

S-ar putea să vă placă și