Sunteți pe pagina 1din 11

Apocalipse 1: 19 Escreve, pois, as cousas que viste, e as que so, e .... as que ho de acontecer depois destas.

Pensando Nas cousas que tens visto, ou seja, as coisas como eram nos dias de Joo ( que j tinham acontecido), incluindo sua viso de Cristo.

Pensando Nas que so, ou seja, as coisas presentes representadas pelas 7 cartas s 7 igrejas da sia Menor, tambm prefigurando as igrejas de todos os tempos

que peo licena aos irmos para deter-me esta noite apenas em alguns aspectos introdutrios do livro de apocalipse, utilizando-me da referncia de Joo 16:33b para fundamentar as questes supra mencionadas. ... No mundo passais por aflies, mas tende bom nimo, eu venci o mundo.

A histria registra que por ocasio da passagem de um sculo para o outro, de um milnio para outro, as especulaes sobre o fim de todas as coisas crescem em volume e intensidade.

Surgem os chamados profetas do apocalipse vaticinando o fim da histria, com dia e hora marcados. Geralmente tais profecias so contraditrias entre si e causam confuso. Citaes do apocalipse so usadas para fundamentar estas profecias. O contedo proftico do livro inegvel, porm, ao lado da profecia h outros ensinamentos que o tornam um livro singular para os dias que vivemos. Ao invs do temor que toma conta de alguns, que inclusive no gostam de l-lo, nem muito menos ouvir qualquer mensagem nele baseada, sua leitura faz com que busquemos a cada dia fazer a vontade do Pai, que atravs do sacrifcio do Seu Filho Jesus Cristo, nos permitiu, como seus eleitos, viver com Ele por toda a eternidade.

Verifiquemos juntos, ainda que de forma panormica o contexto em que o livro foi escrito. O apstolo Joo era um sofredor por causa do testemunho de Jesus. um irmo e companheiro na tribulao. Segundo registros histricos nos anos 70 a.d o apstolo assumiu o trabalho pastoral em feso. As 7 igrejas mencionadas nos captulos 2 e 3 do Apocalipse esto inclusas na sua esfera de ao. Nero, o imperador romano havia perseguido os cristos em Roma entre os ano s64 e 67. Muitos foram queimados

vivos, atirados aos animais e crucificados para alegrar o imperador. Porm esta perseguio se intensificou no perodo de 81-96 a.d., quando Domiciano tornou-se imperador. Cerca de 40 mil cristos foram torturados e mortos. Ele promoveu a adorao ao imperador. Iniciava os seus pronunciamentos com a frase: Nosso Salvador e Deus Domiciano ordena que.... Toda pessoa que falava com ele, deveria usar a expresso Senhor e Deus. nesse contexto de perseguio aos cristos que o apstolo Joo foi exilado na ilha de Patmos, onde recebe de Deus a incumbncia de escrever o que lhe foi notificado. Algumas caractersticas precisam ser aqui colocadas: 1 O apocalipse um livro proftico ( a carcaterstica mais conhecida do livro em nvel popular. (1:3, 10:11, 22:7 e 10)

2 Centralizao na pessoa de Jesus Cristo. a revelao de Jesus Cristo e no apenas um programa proftico para a histria do ser humano. Jesus o centro. Tudo converge para ele.

3 Abertura A palavra revelao significa literalmente tirar o vu. Enquanto o profeta Daniel recebeu a ordem para selar o seu livro (Dn 12:4), a ordem para Joo foi para no selar o livro ( Ap. 22 :10) O livro no um amontoado de profecias formando um quebra-cabeas, mas sim o descortinamento ordenado e racional de Cristo e sua vitria final sobre Satans, sobre o pecado e sobre o sistema que controla o mundo

4 Simbolismo A expresso: que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos (1:1) sugere que o livro utiliza sinais e smbolos para comunicar sua mensagem. Alguns so explicados, outros no, outros ainda so explicados pela referncia a textos paralelos do antigo testamento (2:7). Este simbolismo espiritual era bem claro e compreensvel para os cristos que estavam recebendo o livro, mas no faria nenhum sentido para os seus perseguidores romanos. Vale lembrar que os smbolos falam de uma realidade. Uma bandeira, por exemplo, representa a existncia de uma nao.

A descrio de Cristo em (Ap. 1: 12-16) no literal, mas cada um dos smbolos descritos no texto comunica uma verdade espiritual sobre Ele. Vou abrir um parnteses aqui para trazer uma ilustrao mais elucidativa: Em um dos seus livros o doutor Martin Lloyd Jones relata a seguinte experincia:

A HISTRIA DE UMA JOVEM NOS DIAS DOS COVENANTERS, OS PARTIDRIOS DA REFORMA NA ESCCIA. ELA IA PARTICIPAR DE UM CULTO DA CEIA DO SENHOR REALIZADO PELO GRUIPO NUM DOMINGO tarde, e, naturalmente, TAIS CULTOS ERAM ABSOLUTAMENTE PROIBIDOS. OS SOLDADOS DO REI DA INGLATERRA ESTAVAM procura, em toda parte, das pessoas que iam se reunir PARA PARTICIPAR DAQUELE CULTO DA CEIA DO SENHOR, E QUANDO ESSA JOVEM VIROU UMA ESQUINA, DEFRONTOU-SE FACE A FACE COM UM GRUPO DE SOLDADOS, E SOUBE QUE ESTAVA ENCURRALADA. POR UM MOMENTO ELA IMAGINOU O QUE DEVERIA DIZER, MAS, IMEDIATAMENTE AO SER INTERROGADA, SURPREENDEU-SE A SI MESMA, RESPONDENDO: meu irmO mais velho morreu, e vo ler seu testamento esta tarde, e Ele deixou algo para mim, e quero ouvir a leitura do testamento.

E permitiram que ela prosseguisse. Traduzindo: Seu irmo mais velho tinha morrido. Cristo tinha morrido por ela, e naquele culto Seu testamento seria lido novamente, e ela relembraria mais uma vez o que Ele deixara para ela e o que tinha feito por ela

O simbolismo seria entendido apenas pelos servos de Deus.

5 Baseado no Antigo Testamento impossvel compreender o livro de apocalipse, sem consultar o Antigo Testamento. Cerca de 278 versculos do apocalipse para mais ou para menos contem referncias ao A. Testamento.

6 Universal Tem o seu foco no mundo todo. Joo v naes, povos, a humanidade. (10:11, 17:15)

7 Majestoso o livro do trono. Do cap 4 ao final lemos sobre o rei e o seu domnio.

8 Compassivo Em todo o livro podemos ver o sofrimento do povo de Deus e a compaixo Dele para com tudo o que lhe acontece. - Joo est no exlio - Antipas martirizado - A igreja em Esmirna enfrentar o aprisionamento e outros Estas so algumas das caractersticas do livro de Apocalipse. Pensando nesta ltima caracterstica, extraiamos desse olhar de Deus para tudo o que acontece ao seu povo, algumas lies preciosas.

1 Deus no prometeu ao seu povo uma viagem fcil, apenas um chegada certa. At nos encontrarmos com Ele passaremos por tribulaes, angstias, enfermidades, problemas relacionais (decepes, mgoas, invejas, porfias, faces), perseguies, talvez no na profundidade que os cristos daquela poca, porm muitas lutas. O texto em destaque diz: No mundo tereis aflies, mas tende bom nimo, eu venci o mundo.

Mantenha-se firme. Olhe para Jesus. Dele que vem a nossa salvao. Martinho Lutero escreveu: Se nos quisessem devorar demnios no contados No nos iriam derrotar, nem ver-nos assustados. O prncipe do mal, com seu plano infernal, j condenado est, vencido cair, por uma s palavra. Aleluia Em Cristo, somos mais que vencedores!

2 A maneira como enfrentamos as provaes, atestam a nossa f. Vocs se lembram como na Parbola do Semeador, o Senhor descreve a semente que cai entre os espinhos? Parecia prometer uma grande colheita, mas esta no se concretizou porque outras coisas sufocaram a palavra. Por vezes as provaes vm e esmagam e sufocam a Palavra, de forma que nunca venha a frutificar. No comeo parece maravilhoso, mas no perdura. As provaes mostram que no era uma f real, nem genuna.

No h nada que confirme a autenticidade da f do que a pacincia e perseverana da pessoa, sua capacidade de prosseguir, apesar de tudo. maravilhoso volver os nossos olhos para a histria e ver os cristos que permaneceram firmes como rocha, quando todos sua volta sucumbiram. a histria de mrtires e de proclamadores do evangelho de Deus. Eles enfrentaram provaes, mas ficaram firmes no que sabiam ser a verdade de Deus, sem se importar com as conseqncias. Escreve o apstolo Pedro em sua primeira carta, no cap 1, versos 6 e 7: Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessrio, sejais contristados por vrias provaes, para que, uma vez confirmado o valor da vossa f, muito mais preciosa do que o ouro perecvel, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glria e honra na revelao de Jesus Cristo; Irmos as provaes vm para que a autenticidade de sua f seja evidente a todos. Cristos que desistem no so uma boa recomendao f crist, quem comea bem, mas no prossegue, tornase uma desgraa para a f. Talvez vc esteja neste momento passando por lutas e provaes.

Talvez como Jac em sua luta, o dia j est raiando, vc est machucado ou machucada e as provas no cessam. No saia dessa luta, desse momento de prova sem aprender o que Deus tem para lhe ensinar. S assim vc sair da prova, com a beno de Deus.

3 As provaes acontecem conosco por breve tempo, como afirma o apstolo Pedro. As provaes acontecem de acordo com o propsito de Deus para as nossas vidas. No entristea o teu corao confia em Deus e espera. H tempo para o inverno e o vero, outro e primavera, em breve as flores iro se abrir....

apenas por breve tempo. Vc est nas mos do Pai amoroso. Entrega o teu caminho ao Senhor, Confia Nele e o mais Ele far. Siga em frente. Podemos estar contristados por muitas provaes no tempo presente, chorando enquanto prosseguimos. Mas no importa. Temos a promessa de que o dia vai chegar em que Ele enxugar dos nossos olhos toda a lgrima E estaremos com Ele em glria eterna.

CONCLUSO Quero concluir a mensagem desta noite lembrando que o livro de apocalipse traz a mensagem de Deus para tempos difceis. Apesar das contradies da histria, e da vitria aparente do mal, Deus continua no controle de todas as coisas e a vitria do seu povo est garantida. Ele poderoso para tomar conta da sua vida, da sua famlia, do seu casamento. Jesus est no barco, e vendaval algum pode pegalo de surpresa. As ondas, atendem ao Seu mandar, por isso a palavra de Deus hoje para ns, SOSSEGAI. NO MUNDO PASSAIS POR AFLIES, MAS TENDE BOM nimo, eu venci o mundo. Que Deus nos abenoe! Amm

S-ar putea să vă placă și