Sunteți pe pagina 1din 76

Clinic Trancoso Julho 2008

# AASAA
O ataque dos campees

1. A histria do AASAA (Introduo). 2. Vdeo Menphis Final (NCAA ). 3. Contra Ataque: Rotina c.a.- vantagem numrica - igualdade numrica -c.a. numerado(5x0..5x35x4) 4. Fundamentos. 5. Ataque meio campo. 6. Adaptaes Memphis. 7. Vdeo Memphis (Modelo jogo).

Mrio Silva

Pgina 1

Clinic Trancoso Julho 2008

1. A histria do ASAA (Introduo)


A poca de 2007/2008 ficou marcada no que diz respeito a inovaes tcticas pelo ataque AASAA. Durante as mltiplas transmisses televisivas ,nomeadamente nos Estados Unidos , o nome de Vance Walberg foi muitas vezes citado. A razo simples Walberg : inventou o popular ataque "AASAA" que utilizado com sucesso por muitas das equipas dos College e da NBA . Em 1997, Walberg treinava uma modesta equipa na Califrnia (Clovis West High School) quando criou um novo sistema a que deu o nome de AASAA ("Ataque-Ataque-Skip passe-Ataque-Ataque"). Nas pocas seguintes, ensinou o sistema no College de Fresno City (20022006) e, em 2007/2008 na Universidade de Pepperdine . Walberg ,nos cinco anos em que aplicou o modelo de jogo em Clovis Ocidente passou a ter um recorde de 159 vitrias e 18 derrotas . Em Fresno City College, acumulado um registo absurdo de 133 vitrias e apenas 11 derrotas (92,4% de vitrias). Sem sucesso, apenas a sua passagem meterica por Pepperdine onde obteve um record de 8-23 na poca inicial e 6-12, este ano , antes de abandonar a equipa Na prxima poca ser treinador adjunto em Massachusetts . As equipas referncia de tal sistema so : na NBA , os Celtics de Boston , na NCAA , a Universidade de Memphis e , no High School , a formao de St. Anthony. Em Jersey City, o lendrio treinador Bob Hurley SR. , comeou a jogar o AASAA duas temporadas atrs e levou St. Anthony a (32-0) , o n1 National High School boys basketball , nos E.U.A. A equipa j ganhou por 25 vezes o campeonato estadual e tem como record 933-101 em 36 pocas em New Jersey Memphis utilizou esta poca o ataque Drible Drive Motion, uma adaptao do ataque de Walberg. Alinhando sempre com trs bases, os Tigres colocaram sempre muitos problemas aos defesas, dada a grande capacidade fsica e tcnica dos seus atletas. A eficcia deste ataque est naturalmente traduzida nos resultados desportivos obtidos. Calipari , o Head Coach, levou em 2007-08 a equipa a realizar a melhor temporada da histria da escola , obtendo um novo record na 1 Diviso da NCAA com 38 vitrias e apenas 2 derrotas . Perdeu o campeonato na final e no prolongamento com Kansas. Calipari tem agora um recorde 219 vitrias e 65 derrotas , nas oito temporadas em Memphis (275 vitrias por poca). Mrio Silva Pgina 2

Clinic Trancoso Julho 2008

Nas ltimas trs temporadas, Memphis fez 104-10 , marca que s Kentucky tinha obtido (104 vitrias entre 1996-98). John Calipari foi nomeado o tcnico do ano (Naismith National Coach) , prmio justo para uma poca brilhante .Mas as boas notcias no ficam por aqui: prorrogou o contrato de permanncia ao leme da Universidade de Memphis. Boston Celtics liderou a NBA na Fase Regular e apontado como um dos favoritos a ganhar o ttulo. TTal como os Denver Nuggets jogam o DDM no ataque com uma das melhores mdias de pontos marcados (100.5 ) e com uma defesa eficaz (90.2 mdia pontos sofridos. Doc Rivers utiliza no seu ataque muitas das ideias de Walberg no seu modelo de jogo ofensivo: 1) Boas penetraes em drible de Rondo, Pierce e tambm de Ray 2) Bons finalizadores perto do cesto, Garnett e Perk 3) Um jogador grande como Garnett que abre no permetro e depois usa o drible de penetrao . O ataque, cuja designao original era AASAA , tem agora designaes diversas : ataque Walberg, Tripls or Key e "Princeton on steroids. Calipari chamou-lhe "dribble drive motion" (DDM).

2. Vdeo

Mrio Silva

Pgina 3

Clinic Trancoso Julho 2008

3. Contra Ataque:
3.1.Rotinas do c.a. Sem oposio.
# Carrocel

# Drive

Mrio Silva

Pgina 4

Clinic Trancoso Julho 2008

# Tapinhas Gp 2

O ressaltador cai j voltado para fora (linha lateral). Quem recebe est de costas para a linha lateral. Drible de progresso.

# Lay up + L.Livre

Mrio Silva

Pgina 5

Clinic Trancoso Julho 2008

# Obstculos

# 3 em linha e cruza

Mrio Silva

Pgina 6

Clinic Trancoso Julho 2008

Cross over /in out

1x1 Elbow

1x1 meio

Mrio Silva

Pgina 7

Clinic Trancoso Julho 2008

# Trailer IN

Mrio Silva

Pgina 8

Clinic Trancoso Julho 2008

O conceito de vantagem ofensiva


Importante tambm destacar e clarificar o conceito de "VANTAGEM" dentro da transio . Situaes ptimas so aquelas em que nos encontramos com superioridade numrica sobre a defesa. O contra ataque procura sempre essa superioridade (1x0,2x1, 3x2, 3x1), mas evidente que h que saber aproveit-la correctamente. De nada serve conseguir um 3 contra 1 se o jogador que lana ao cesto o faz com o defesa em cima .Todas as aces , individuais, ou colectivas, devem ser encaminhadas de forma a que a equipa lance na melhor situao possvel . Este conceito tem que ser bem administrado pelo treinador, tanto nos treinos como nos jogos, e determinar claramente o que um tiro vantajoso para os seus jogadores ( e qual o no ). Lanar sem oposio e com garantia de ressalto ofensivo e recuperao defensiva uma regra de ouro a implementar. Pode dizer-se tambm que temos "vantagem " numa situao ofensiva em que conseguimos deixar o defensor suficientemente longe do lanador . Tal pode acontecer a partir de uma situao de igualdade numrica (1x1,2x2 ou 3x3) com o recurso ao drible e assistncia ou ao passe interior seguido do Skip passe para lanamento. No importa quantos so os defesas . Mesmo nas situaes de dois contra dois ou trs contra trs, os treinadores ensinam a atacar o cesto e a passar para o lanador no permetro. Se o defesa ajuda para parar a penetrao em drible, o passe deve ser rpido para o lanador . Se for uma situao de 1x1 , vai para o cesto.

Finalmente a participao dos homens grandes no segundo contra ataque (secondary break) possibilita situaes de 4x3 e 5x4 que tambm so situaes de vantagem para quem ataca.

Mrio Silva

Pgina 9

Clinic Trancoso Julho 2008

Vantagem numrica
# Tic Tac 3

Ao 4 passe passa ao treinador e defende. 2x1 Ataca o cestolana ou passa # criss cross e 2x1

Coach aumenta a distncia.

Mrio Silva

Pgina 10

Clinic Trancoso Julho 2008

# 2x1 Meio campo

# Linha 2x1..x2

Mrio Silva

Pgina 11

Clinic Trancoso Julho 2008

# A/B 2x12x2

Trailer In do lado contrrio

Mrio Silva

Pgina 12

Clinic Trancoso Julho 2008

# Meio campo 3x2

# Linha 3x2x3

Mrio Silva

Pgina 13

Clinic Trancoso Julho 2008

# A/B 3x2x3

# Onze

Normal S triplos AASAA

Mrio Silva

Pgina 14

Clinic Trancoso Julho 2008

Trailer corta pelo meio e sai pelo lado contrrio bola

# 2x1..3x2.4x3.5x45x5

Mrio Silva

Pgina 15

Clinic Trancoso Julho 2008

Mrio Silva

Pgina 16

Clinic Trancoso Julho 2008

# A/B/C 3x2 Triplo

Mrio Silva

Pgina 17

Clinic Trancoso Julho 2008

3x2
onze

Mrio Silva

Pgina 18

Clinic Trancoso Julho 2008

4x3
4x3..4x34x3

A defesa pode jogar em tringulo ou hh Marcam o jogador com a bola e os outros dois defesas marcam os atacantes mais prximos da bola , obrigando o ataque a olhar para olhar para o lado fraco .

Mrio Silva

Pgina 19

Clinic Trancoso Julho 2008

IGUALDADE NUMRICA

No transio , os jogadores devem ter capacidade suficiente para fazerem um exame da situao de vantagem (4x3 e 5x4 ), dos isolamentos do poste e das situaes de 2x2 e 3x3 que permitam lanamentos fceis . No nos podemos esquecer de explorar os espaos livres criados a partir da situao de igualdade numrica: 2x2 ou nos 3x3.Em vez de jogarmos 5x5 , muitas vezes , queremos jogar 3x3 ou 2x2 , porque temos mais espao e temos mais hipteses de disputarmos o ressalto com sucesso. Face a uma ajuda defensiva provocada por uma penetrao em drible, podemos oferecer linhas de passe que possibilitem lanamentos fceis a partir das igualdades numricas.
Posies: central, lateral, poste Circulao do ataque Sempre que o jogador com bola tem o defesa desenquadrado (linha bola cesto) ataca o cesto

Mrio Silva

Pgina 20

Clinic Trancoso Julho 2008

Movimento dos jogadores para criarem espao Jogadores com mais de uma opo O movimento dos jogadores depende da reaco das defesas: BacK door cut cortar pela frenteabrir linha passe

Espao
Ajustes para facilitar a vida ao jogador com bola Para criar um bom lanamento toda a equipa est envolvida Ritmo no lanamento e timing de passe O jogador com bola deve estar apto a passar no tempo certo e quem recebe a bola deve lanar rpido. O passador deve conhecer as habilidades dos colegas apara lanarem. Por exemplo se um bom lanador pode receber para triplo

Reconhecer espaos e distncias O jogador que recebe a bola pode no lanar imediatamente, mas pode driblar e criar uma nova situao. Espao e timing.

Mrio Silva

Pgina 21

Clinic Trancoso Julho 2008

2x0
O movimento baseado na direco do driblador.

Se o jogador com bola dribla para a linha final o companheiro joga por trs dele (Shalow)

Contudo se o drible feito na direco do meio (rea pintada) ele deve ir para o lado oposto. Importante o tipo de passe utilizado e o movimento do jogador sem bola. Os movimentos laterais possibilitam manter o enquadramento com o cesto

Mrio Silva

Pgina 22

Clinic Trancoso Julho 2008

O jogador que penetra vai forte para o cesto e no antecipa o momento do passe. O seu companheiro tem que trabalhar em movimento, para dar uma linha de passe em funo da trajectria do jogador com bola e da ajuda defensiva.

Mrio Silva

Pgina 23

Clinic Trancoso Julho 2008

necessrio que os jogadores se dem conta dos espaos que devem ocupar no campo sem criarem problemas aos companheiros com o objectivo de melhorar a capacidade de leitura da defesa.
Os triplos aparecem depois de penetraes em drible e passe para fora.

Mrio Silva

Pgina 24

Clinic Trancoso Julho 2008

3x0 (jogadores do permetro)

Mudar o lado da bola Uso do Skip passe. Reagir penetrao e escolher o lado do campo com um atacante sempre no canto contrrio

Criar lanamento s com 1 passe.Com dois passes Conceitos dos movimentos bsicos para atacar o cesto

Mrio Silva

Pgina 25

Clinic Trancoso Julho 2008

3x0 (com jogador interior)


Depois de definir as regras para os jogadores do permetro inclumos um jogador interior. Regras de colaborao Movimento da bola Espao entre jogadores Jogador interior ( 1x1) passar exterior. Ver o campo e os colegas Passe com duas mos por cima da cabea

Se dribla para o meio o outro vai para o short corner

Mrio Silva

Pgina 26

Clinic Trancoso Julho 2008

Se dribla para a linha final ele vai para o cotovelo

Mrio Silva

Pgina 27

Clinic Trancoso Julho 2008

3x3
Depois de entenderem as regras colocamos defesas

Os movimentos do ataque dependem da reaco dos defesas.

3x3 com um jogador interior (reverse )

Mrio Silva

Pgina 28

Clinic Trancoso Julho 2008

Mrio Silva

Pgina 29

Clinic Trancoso Julho 2008

4x4

Mrio Silva

Pgina 30

Clinic Trancoso Julho 2008

Mais problemas para o ataque Penetrar, respeitar os espaos e ler a defesa Viso perifrica Jogar sem bola

Mrio Silva

Pgina 31

Clinic Trancoso Julho 2008

DRILLS 1x1
# Base Drive

1x1 meio campo

1x1 linha 3 pontos

# Wing (Gp3)
Mrio Silva Pgina 32

Clinic Trancoso Julho 2008

# Handicap

1x1 wing Rotao 2-3-4-5

Mrio Silva

Pgina 33

Clinic Trancoso Julho 2008

2x2
# 2x2x2

Com linha passepassa 1x1 wing

Sem linha passe drivelana ou passa Ataca o cesto

Mrio Silva

Pgina 34

Clinic Trancoso Julho 2008

3x3 # 3x3x3 Drive

Passa e corta

Drive..lana ou passa para dentro ou para fora

Mrio Silva

Pgina 35

Clinic Trancoso Julho 2008

REGRAS DA TRANSIO:
1-Recebe o 1 passe linha (costas para a linha lateral) 5- 1 trailer. Corre corredor central linha cesto/cesto e sai pelo lado contrrio. Se 1 tem linha de passepassaatacar em igualdade numrica.

Mrio Silva

Pgina 36

Clinic Trancoso Julho 2008

ON MISSES: # Tapinhas

2-3-1-5-4

2-3-1-4-5

2-4-1-5-3

3-4-1-5-2

Mrio Silva

Pgina 37

Clinic Trancoso Julho 2008

2-3-4-5-1 Costa a costa

Mrio Silva

Pgina 38

Clinic Trancoso Julho 2008

ON MAKES:

2 repe a bola. Tem a ver com as sadas da presso e com o ataque AASAA e o uso do drible.

Mrio Silva

Pgina 39

Clinic Trancoso Julho 2008

# Criss cross 5.transio on makes

Mrio Silva

Pgina 40

Clinic Trancoso Julho 2008

ON MAKES/ON MISSES
# Cholet

Quem lana corre e toca na tabela antes de ir recuperar defesa. Defesa recupera a posse de bola..sada rpida: ON MAKES / ON MISSES
# 5x4x5 A/B/C

Mrio Silva

Pgina 41

Clinic Trancoso Julho 2008

Fundamentos:
1x0..

Cross over In/out Inverso Lay up/jump shot para a um tempo Cross over/ inverso

Mrio Silva

Pgina 42

Clinic Trancoso Julho 2008

1x1

3 passes..1x1 Ataca o cesto ( #Aatack) Quem defende sai..quem ataca defende. A partir do drible A partir da tripla ameaa.

Mrio Silva

Pgina 43

Clinic Trancoso Julho 2008

Trabalho de ps
O baquetebol joga-se com as mos e. com os ps. Pete Newel NBA/ M.Campos

Finta de arranque

Posio ofensiva bsica

Finta curto e para a frente..no para trs nem para o lado.Equibrio,Peso do corpo bem distribudo pelos ps .

Mrio Silva

Pgina 44

Clinic Trancoso Julho 2008

A bola no muda de lado nem ultrapassa o eixo central para impedir que o defesa intervenha na bola.

Arranque em drible cruzado. Cruza largo. Posio equilibrada.

Mrio Silva

Pgina 45

Clinic Trancoso Julho 2008

A bola driblada para a frente, longe do p eixo. O peso do corpo na perna da frente.

Levanta o calcanhar do p eixo.

Mrio Silva

Pgina 46

Clinic Trancoso Julho 2008

Apoia direitoesquerdo

Mrio Silva

Pgina 47

Clinic Trancoso Julho 2008

Finta lanamento

Cintura para baixo (pernas sempre flectidas). As pernas no sobem. Cintura para cima movimento da bola. As pernas no sobem.

Mrio Silva

Pgina 48

Clinic Trancoso Julho 2008

# Todos com bola menos um

Paragem a dois tempos (p Eixo o interior) Finta lanamento e sai em drible cruzado com a mo esquerda) Mudana direco (Esquerdodireito.) Quem tem a bola fintatrabalho de ps.

Mrio Silva

Pgina 49

Clinic Trancoso Julho 2008

Passo a bola pelo meio das pernas para ficar agachado e depois arranca em drible

Corte nas costas..apoio no p interior Mrio Silva Pgina 50

Clinic Trancoso Julho 2008

Auto passe Finta esquerda e sai direita

Paragem a dois tempos . Arranque drible cruzado P eixo o interior.

Mrio Silva

Pgina 51

Clinic Trancoso Julho 2008

Drible volta linha 3 pontos Paragem a dois tempos Tiro

Finta tiro e tiro


Mrio Silva Pgina 52

Clinic Trancoso Julho 2008

Lanamentos:
# Trios

Mrio Silva

Pgina 53

Clinic Trancoso Julho 2008

mo e tiro

Mrio Silva

Pgina 54

Clinic Trancoso Julho 2008

# Lanar com oposio..Tiros ou Drives ?

Mrio Silva

Pgina 55

Clinic Trancoso Julho 2008

# 2x2 Handicap

Drive

# 3x3 handicap

Mrio Silva

Pgina 56

Clinic Trancoso Julho 2008

# Linha Final

Mrio Silva

Pgina 57

Clinic Trancoso Julho 2008

Ataque meio campo


Regras e componentes ofensivas: 1. O ataque construdo a partir do drible (Attacck of the drible) Tenta marcar, se ajudam passa. difcil de defender. (Faltas/rbitros/% lanamentos).O ataque coloca muita presso nos defesas e na sua habilidade de defender o portador da bola em drible. 2. Logo que temos a bola estamos a atacar. 3. Usar os lanamentos triplos. No ter medo de falhar. Participar activamente no ressalto ofensivo. 4. No 4 around coloca o poste do lado contrrio da bola , de forma a que o portador da bola possa penetrar em drible (Drive) 5. Os quatro lugares do permetro no so fixos quando o ataque contrrio perde a posse de bola. 6. Quando sofremos cesto jogamos em c.a. numerado e os quatro lugares do permetro so fixos. 7. Quando recuperamos a posse de bola samos rpido na transio para marcar. 8. Os penetradores devem quando bem defendidos usar devem usar o drible de inverso para lanar ou passar para o permetro. 9. Passar a bola para fora da linha dos 3 pontos. 10.Usar bem o drible 11.Espao entre atacantes. 12.O ataque resulta melhor se defendermos bem e roubarmos bolas (Full court press) 13.O Poste 5 deve dar linha de passe s penetraes em drible. 14.O Blur screen um corte em banana frente do driblador. 15.Outra entrada no ataque com a bola mo (Hand off) 16.Um bom ataque se estamos a perder.

Mrio Silva

Pgina 58

Clinic Trancoso Julho 2008

Jogadores:
4 bases e um poste Memphis:

O n 1 do Draft , Derrick Rose

o n 33 , Joey Dorsey

e o n 40 , Chris Douglas Roberts

Mrio Silva

Pgina 59

Clinic Trancoso Julho 2008

# DRIVE.DROP

Atira triplocarrega no ressalto ofensivo #5xo criss cross# Drive Drop

5xo 5x5 Mrio Silva Pgina 60

Clinic Trancoso Julho 2008

DROP 2x0..2x2 :
M.Campos..trabalho ps Paragens e rotaes. Para a um e dois temposroda..posio ofensiva bsica. Fica costas para o cesto e passa para o permetro.

Skip pass para triplo 2 vai para a bola agachadomos para a bola.Tiro em movimento. Salta para bola.

Passa na sequncia do drible. 1 mo Mrio Silva

Passa ao mesmo no canto. Pgina 61

Clinic Trancoso Julho 2008

# Drill DIAGONAIS

1 penetra

Mrio Silva

Pgina 62

Clinic Trancoso Julho 2008

# RACK MOTIM (Passa e corta)

# Criss cross5xo..5x5 Rack Motim

Mrio Silva

Pgina 63

Clinic Trancoso Julho 2008

#1xo

Trabalho recepo Fintas. Entradas, Inverso..skip pass

2xo2x2

Mrio Silva

Pgina 64

Clinic Trancoso Julho 2008

# 3xo..3x3

Mrio Silva

Pgina 65

Clinic Trancoso Julho 2008

# WEAVE (Oito)
Contra uma defesa pressionante que corta linhas de passe joga weave

Passa pelo meio atira Sobremarca corta costas Mrio Silva Pgina 66

Clinic Trancoso Julho 2008

2x0

O defesa passa pelo meio..tiro..paragem a um tempo O defesa passa por cimadrive Sobremarcado corta nas costas

Mrio Silva

Pgina 67

Clinic Trancoso Julho 2008

3x0

Mrio Silva

Pgina 68

Clinic Trancoso Julho 2008

# Blur Screen (Banana)

Mrio Silva

Pgina 69

Clinic Trancoso Julho 2008

Mrio Silva

Pgina 70

Clinic Trancoso Julho 2008

# ACLARADO

1 joga 1x1penetra e lana ou passa

Mrio Silva

Pgina 71

Clinic Trancoso Julho 2008

# JUNTAR :
RACK MOTIM (Passa e corta) + BLUR 1x1 (3)1x1 (1)

Passa e corta..1x1 de 3

1x1 de 3.

Drive de 3

Mrio Silva

Pgina 72

Clinic Trancoso Julho 2008

1x1 de 1

# Drive / Blur

Mrio Silva

Pgina 73

Clinic Trancoso Julho 2008

# CAMUFLAR
# Midle screen

Midle screen

screen the screenermuda o lado da bola

Drive

passa e corta e 1x1 (2)

Mrio Silva

Pgina 74

Clinic Trancoso Julho 2008

# Horizontal 35

Mrio Silva

Pgina 75

Clinic Trancoso Julho 2008

# FLARE

# Horns

. Vdeo Memphis (Modelo jogo).


Mrio Silva Pgina 76

S-ar putea să vă placă și