Sunteți pe pagina 1din 23

POLCIA MILITAR DO PARAN COMANDO-GERAL GABINETE EDITAL N 063/07

INSTRUES PARA AS PROVAS DE HABILIDADES ESPECFICAS PARA ADMISSO E MATRCULA NO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES/2008 (IPHEAM 2008)

O COMANDANTE-GERAL DA POLCIA MILITAR DO PARAN (PMPR), com sede de comando Avenida Marechal Floriano Peixoto, n. 1401, Bairro Rebouas, Curitiba-PR, CEP 80.230-110, tendo em vista o disposto no art. 42, 1., c/c art. 142, 3., inciso X da Constituio Federal; no art. 45, caput e 9. da Constituio Estadual; nos arts. 10 caput e pargrafo nico, 19, 20, alnea c, 21, inciso III, 43, alnea a, da lei n. 1.943, de 23/06/1954 (Cdigo da Polcia Militar); no art. 4. da lei n. 6.774, de 08/01/1976 (Lei de Organizao Bsica); no art. 2. da lei n. 15.353, de 22/12/2006 que fixa o efetivo da Corporao; na Lei Estadual n 14.274, de 24/12/2003; na Lei Estadual n 14.804, de 20/07/05, no Decreto n 2.508, de 20/01/2004 que regulamenta concursos pblicos no Estado, no Decreto n 1.753, de 28/08/2003 que disciplina o concurso para o 1 ano do Curso de Formao de Oficiais e nos Decretos n 949 e 952, de 06/06/2007, que estabelecem o nmero de vagas para o Curso de Formao de Oficiais da Polcia Militar 2008, torna pblico que se acham abertas as inscries ao Concurso Pblico para admisso e matrcula no 1 ano do Curso de Formao de Oficiais para o ano de 2008, nos termos deste Edital.

1 FINALIDADE: Estas instrues tm por finalidade estabelecer as normas e os procedimentos relativos s Provas de Habilidades Especficas aos inscritos, para o Processo Seletivo da Universidade Federal do Paran (PS/UFPR), visando o ingresso e matrcula no 1 ano do Curso de Formao de Oficiais Policiais Militares e Oficiais Bombeiros Militares da Polcia Militar do Paran (PMPR), no ano de 2008. 2 DAS VAGAS: 2.1 Considerando a natureza especial da funo de Policial Militar e Bombeiro Militar e o interesse pblico, ficam destinadas at 50% (cinqenta por cento) das vagas para pessoas do sexo feminino, observada a ordem de classificao geral. 2.2 Aos candidatos aptos no Processo Seletivo da Universidade Federal do Paran (PS/UFPR) e nas Provas de Habilidades Especficas sero oferecidas 45 (quarenta e cinco) vagas para o 1 ano do Curso de Formao de Oficiais Policiais/Bombeiros Militares (1 CFO PM/BM), sendo assim distribudas:

IPHEAM 2008 - 1

Curso de Formao de Oficiais Policiais Militares Geral Afro Total 16 1 17

Curso de Formao de Oficiais Bombeiros Militares Geral Afro Total 26 2 28

2.3 Os candidatos que se declararem afro-descendentes, sero submetidos a entrevista individual por subcomisso especfica, a fim de verificar se o candidato se enquadra dentro do disposto no artigo quarto da Lei Estadual n 14.274, de 24 Dez 03, logo aps o encerramento das inscries, sendo convocados por edital prprio. No sendo confirmada por comisso especfica ao que se refere o art. 4 da supracitada lei, ser o candidato desclassificado do concurso. 3 DOS REQUISITOS E CONDIES PARA INSCRIO AO PS/UFPR E REALIZAO DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECFICAS PARA O 1 ANO DO CFO PM/BM 2008: 3.1 Estaro automaticamente inscritos para as Provas de Habilidades Especficas os candidatos ao Processo Seletivo da UFPR que optarem pelo curso oferecido pela Polcia Militar do Paran (PMPR). As datas das inscries constaro do Edital prprio do Ncleo de Concurso da Universidade Federal do Paran (NC/UFPR). 3.2 Para realizao do PS/UFPR e inscrio s Provas de Habilidades Especficas, os candidatos devero preencher as formalidades previstas pelo NC/UFPR, bem como os seguintes requisitos especficos, indispensveis e de carter eliminatrio para o 1 ano do Curso de Formao de Oficiais (CFO/PM e CFO/BM): Para os candidatos civis: I - Ser brasileiro nato ou naturalizado; II - Ter no mnimo 17 (dezessete) e no mximo 25 (vinte e cinco) anos de idade (at a data da incluso, com previso para o dia 01 de maro de 2008); III - Se masculino, ser reservista de 1 ou 2 categoria, ou portador do certificado de iseno do servio militar, desde que no seja por motivo de incapacidade fsica, mental ou moral; IV - Ser solteiro, no viver em concubinato ou unio estvel e no ter filhos; V - Ter comprovada moralidade, ou seja, no ter antecedentes policial, social, criminal que o contra indique para o exerccio do futuro cargo (oficial subalterno) dada a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade, verificada mediante rigorosa pesquisa social a ser realizada pela 2 Seo do Estado Maior da Polcia Militar do Paran; VI - Estar em dia com suas obrigaes eleitorais;
IPHEAM 2008 - 2

VII - Gozar de boa sade fsica e mental; VIII - No ter sido desligado de Organizao Militar por motivo disciplinar ou criminal; IX - No ser ex-aluno de estabelecimento de ensino militar, policial-militar, bombeiromilitar, policial civil, policial federal, policial federal rodovirio, guardas municipais e outras congneres, desligado por motivos disciplinares.

Para os candidatos militares: I -No estar sendo processado ou cumprindo sentena penal por crime doloso contra a vida, por abuso de autoridade, por improbidade administrativa, por crimes praticados contra a administrao militar e dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar, bem como pelos mesmos crimes similares ou de mesma natureza a estes previstos na legislao penal comum; II - No estar submetido a Processo Administrativo Disciplinar; III - No estar no servio ativo por fora de deciso judicial no transitada em julgado; IV - Estar classificado, no mnimo, no comportamento bom, contado da data de incluso; V - Estar autorizado pela respectiva Fora Armada ou Fora Auxiliar em se tratando de militar ou membro da Polcia e de Corpo de Bombeiros Militares, em atividade; VI - Preencher os demais requisitos exigidos aos candidatos civis, inclusive o limite de idade e submisso pesquisa social. 4 DAS PROVAS: 4.1 As Provas de Habilidades Especficas constaro de exames de suficincia fsica, sanidade fsica e mental, exame de informtica e investigao social e sero realizadas aps a divulgao do resultado do Processo Seletivo da UFPR. 4.2 Outras Provas de Habilidades Especficas, oportunas e convenientes poltica de pessoal da Corporao, podero ser inseridas em Edital prprio, por ato do ComandanteGeral da Polcia Militar do Paran. 4.3 As datas das provas sero divulgadas no site da Universidade Federal do Paran, www.nc.ufpr.br, aps o encerramento das inscries, sendo de inteira responsabilidade do candidato a verificao dos locais e datas da realizao dos exames. 4.4 Ser considerado desistente e desclassificado do certame, o candidato que faltar a qualquer uma das provas. 4.5 Somente os candidatos aprovados no Processo Seletivo da UFPR para o Curso de Formao de Oficiais Policial Militares e Bombeiros Militares realizaro as Provas de Habilidades Especficas. 4.6 Os exames de sanidade fsica e mental, devem ser realizados em laboratrios oficialmente reconhecidos, correro as expensas dos candidatos, cujos laudos devero ser apresentados na data determinada em Edital do concurso, Junta Mdica Militar da Polcia Militar do Paran, para avaliao mdica.
IPHEAM 2008 - 3

4.7 Os exames procedidos na PMPR que compreendem as avaliaes tero a validade de seis meses a contar de sua realizao. 4.8 As provas de habilidades especficas tero carter eliminatrio, somente podendo ser realizadas as subseqentes aps a obteno de xito nas anteriores. 4.9 Os candidatos menores de dezoito anos devero apresentar autorizao expressa do pai ou responsvel, para realizao das provas de habilidades especficas. 4.10 Ser obrigatria a apresentao, pelos candidatos, de documento de identidade original, a fim de que possam executar os diversos exames. 5. EXAMES DE SANIDADE FSICA E MENTAL: I - exame psicolgico, a ser aplicado e avaliado por comisso designada pelo Comandante Geral da Polcia Militar do Paran, o qual consiste na avaliao objetiva e padronizada de caractersticas individuais dos candidatos, mediante o emprego de um conjunto de tcnicas e mtodos psicolgicos, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia atravs de provas coletivas, ou seja, pela aplicao simultnea a todos os candidatos, em dias e horrios divulgados pelo Centro de Recrutamento e Seleo da Polcia Militar do Paran. a) Ser utilizada uma bateria de testes psicolgicos definidos com base no perfil profissiogrfico do cargo pretendido, aferindo o grau de compatibilidade das caractersticas intelectivas, motivacionais e de personalidade com o perfil psicolgico exigido para o exerccio do oficialato e o porte de arma; b) A anlise do exame psicolgico ser realizada pela Comisso Examinadora designada, levando em conta o conjunto de resultados obtidos pelo candidato, o qual poder, a critrio da Comisso, ser convocado para a realizao de procedimentos complementares; c) O exame psicolgico ter carter unicamente eliminatrio e o candidato poder obter um dos seguintes resultados: 1 - Recomendado: significando que o candidato apresentou, no concurso, perfil psicolgico pessoal compatvel com o perfil profissiogrfico do cargo pretendido; 2 - No Recomendado: significando que o candidato no apresentou perfil psicolgico pessoal compatvel com o perfil profissiogrfico do cargo pretendido; 3 - Ausente: significando que o candidato no compareceu ao exame psicolgico. d) Os candidatos no recomendados no sero submetidos a novo exame ou prova no presente concurso; e) Os resultados do exame psicolgico sero divulgados pela Comisso do Concurso, sendo que o motivo da no recomendao ser divulgado apenas ao candidato por um Psiclogo da Comisso Examinadora, dentro dos princpios ticos previstos no Cdigo de tica Profissional do Conselho Federal de Psicologia; f) O candidato interessado em obter tais resultados dever encaminhar requerimento Comisso Examinadora do Exame Psicolgico no prazo mximo de 05 (cinco) dias teis a contar da divulgao do resultado pela Comisso do Concurso;

IPHEAM 2008 - 4

g) O perfil profissiogrfico consiste das caractersticas e parmetros descritos abaixo:

CARACTERSTICA

PARMETRO

DESCRIO Habilidade de reconhecer as prprias emoes diante de um estmulo, controlando-as de forma que no interfiram em seu comportamento. Preocupao antecipada com acelerao das funes orgnicas, que pode afetar sua capacidade de reao diante de situaes de estresse. Incapacidade de controlar as emoes e tendncia a reagir de forma brusca e intensa, diante de um estmulo interno ou externo. Habilidade cinestsica para movimentar o corpo com equilbrio, atendendo s solicitaes psquicas e/ou emocionais. Atitude de autodomnio, presena de esprito e confiana nos prprios recursos, estabelecendo contatos de forma resoluta e decidida, acreditando em si mesmo. Habilidade de manter suas atividades em bom nvel, quando privado da satisfao de uma necessidade pessoal, em uma dada situao profissional ou pessoal. Grau de inteligncia global dentro da faixa mdia, aliado capacidade de incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos j estabelecidos. Capacidade para memorizar sons e imagens principalmente fisionomias, tornando-as disponveis para a lembrana imediata. Energia que dispe o indivduo a enfrentar situaes adversas, direcionando-a de forma que seja benfica para si e para a sociedade mostrando-se uma pessoa combativa. Capacidade do indivduo adaptar seu comportamento s mais diversas situaes. Capacidade do indivduo agir com desenvoltura nas mais diversas situaes e/ou idias. Desenvolvimento fsico e psicolgico de acordo com a idade cronolgica. Capacidade do indivduo em tomar decises, assumindo suas conseqncias.

Controle Emocional

Elevado

Ansiedade

Diminuda

Impulsividade

Diminuda

Domnio psicomotor

Adequado

Autoconfiana

Adequada

Resistncia Frustrao

Elevada

Inteligncia

Adequada

Memria

Elevada

Agressividade

Levemente Elevada

Adaptabilidade

Elevada

Flexibilidade

Elevada

Maturidade

Adequada

Responsabilidade

Elevada

IPHEAM 2008 - 5

Dinamismo Iniciativa

Elevado Elevada

Capacidade de desenvolver atividades intensas. Capacidade em empreender e propor novas atitudes e/ou idias. Capacidade em comunicar-se de forma compreensvel e agradvel. Capacidade em conviver em grupos de forma a proporcionar a possibilidade de trocas afetivas. Capacidade de gerenciar grupos em todos os seus aspectos. Medo irracional ou patolgico de situaes especficas como: animais, altura, gua, sangue, fogo, etc., que levam o indivduo a desenvolver evitao ou crises de pnico. Respeito aos limites alheios com probidade e decoro.

Fluncia Verbal

Elevada

Sociabilidade Capacidade de Liderana

Elevada

Elevada

Fobias

Ausentes

Honestidade

Elevada

II - exames laboratoriais, constando de: a) Sangue: Hemograma completo, Glicemia de jejum, Creatinina srica, Sorologia para lues (VDRL quantitativo), Machado Guerreiro, Gama GT, Teste de gravidez (para candidatos do sexo feminino); b) Fezes: parasitolgico de fezes; c) Urina: parcial de urina; d) Exame toxicolgico clnico, o qual dever ser realizado em laboratrio oficialmente reconhecido e a critrio do candidato, atravs de coleta de material orgnico (urina), em recipiente de prova e contra prova, cujo resultado dever apresentar negatividade para: 1 - Anfetaminas: (anfetamina, metanfetamina, efedrina, ecstasy (MDMA), MDEA, MDA, metadona); 2 - Opiceos: (morfina, codena, dihidrocodena); 3 - Barbiturados: (fenobarbital, amobarbital, pentobarbital, butabarbital, secobarbital); 4 - Canabinoides: (maconha); 5 - Benzodiazepnicos: (flurazepan, oxazepan, etc.); 6 - Cocana: (metablitos); e) Radiografia de trax PA com laudo; f) Eletrocardiograma de repouso com laudo;

IPHEAM 2008 - 6

g) Eletroencefalograma com laudo, ser considerado apto candidato que apresentar resultado nos grupos I e II, sendo considerado inapto os candidatos que apresentarem resultados nos grupos III e IV; h) Os candidatos cujos exames complementares apresentarem resultados duvidosos que possam comprometer o resultado da inspeo de sade, com vistas aptido para o exerccio do oficialato, devero antes da data da inspeo, procurar mdico especialista particular para serem examinados, se for o caso, se necessrio esclarecimento ao diagnstico, devendo no dia da inspeo, estarem munidos dos pareceres especializados dos respectivos mdicos assistentes e exames complementares com os respectivos laudos; i) Por ocasio da inspeo de sade, devero ser apresentados: 1 - Eletrocardiograma de esforo e/ou Ecocardiograma, pelos candidatos, cujos laudos de Eletrocardiograma de repouso, suscitarem dvidas quanto a aptido fsica para o servio da Polcia Militar; 2 - Radiografia simples de coluna PA e Perfil, para os candidatos portadores de desvios da coluna; 3 - Radiografia simples da coluna e escanometria de membros inferiores, para os candidatos portadores de bscula de bacia; 4 - Ressonncia magntica de joelhos, para os candidatos que tenham se submetido cirurgia de joelho; 5 - Exame de acuidade visual com e sem correo e laudo oftalmolgico com o diagnstico, para os candidatos portadores de deficincia visual. j) As Juntas de Inspeo de Sade, a critrio das mesmas, podero solicitar outros exames, se necessrios, com a finalidade de esclarecerem dvidas diagnsticas ou suscitadas pelos laudos dos exames apresentados pelos candidatos; k) Os candidatos portadores de deficincias visuais, devero apresentar-se munidos de culos e lentes de contato, quando fizerem uso dos mesmos; l) Sero julgados, pelas Juntas de Inspeo de Sade, incapazes para o servio da Polcia Militar do Paran os candidatos que: 1 - No preencherem os ndices mnimos constantes e/ou incidirem nas condies incapacitantes ou excederem a proporcionalidade de peso e altura constantes do Anexo I; 2 - Apresentarem alteraes nos exames complementares, consideradas incompatveis com o servio policial-militar/bombeiro-militar; 3 - Deixarem de apresentar algum exame previsto neste Edital, ou outros exames que vierem a ser exigidos em Edital do concurso, com respectivo laudo ausente ou incompleto; 4 - Incidirem em condio clnica que embora no conste do presente Edital, seja considerada incapacitante para o servio da Polcia Militar do Paran pela Junta de Inspeo de Sade. III -Sero realizados os seguintes exames pela Junta Mdica Militar da Polcia Militar do Paran:

IPHEAM 2008 - 7

a) Exame biomtrico, que consiste na avaliao da proporo peso e altura o qual ser realizado e avaliado sob a responsabilidade da Junta Mdica Militar, associando-se ao bitipo e outros parmetros do candidato que se enquadrar nos limites mnimos; b) Exame oftalmolgico, sendo considerado apto o candidato que apresentar ndice mnimo de 20/25 (SNELLEN), em cada olho, medido a 06 (seis) metros, sem correo; c) Censo cromtico admissvel a discromatopsia de graus leve e mdio, e incapacitante a de grau acentuado, definidas de acordo com as instrues que acompanham cada modelo de teste empregado; d) No exame odontolgico sero consideradas como condies mnimas: 1 - Ausncia de razes inaproveitveis proteticamente; 2 - Ausncia de dentes que possuam cimentos obturados provisrios; 3 - Ausncia de anomalias de desenvolvimento de lbios, lngua, palato, que prejudiquem a funcionalidade do aparelho estomatogntico; 4 - Ausncia de dentes cariados ou com leses perapicais; 5 - Presena de todos os dentes anteriores (incisivos e caninos), tolerando-se dentes artificiais, desde que satisfaam esttica e funo, inclusive prtese total; 6 - Ausncia de leses periodontais graves; 7 - A presena de razes hgidas que foram aproveitadas proteticamente sero consideradas como dentes naturais para todos os efeitos desde que possuam a referida pea prottica, 8 - As prteses utilizadas para substiturem os dentes naturais, devero apresentar adaptabilidade adequadas, 9 - Ausncia de distrbios da fala. e) Limites mnimos de motilidade: 1 - Limites mnimos de motilidade da extremidade superior: OMBRO = Elevao para diante 90. Abduo 90. COTOVELO = Flexo 100. Extenso 150. PUNHO = Alcance total 15. MO = Supinao/pronao 90. DEDOS = Formao de pina digital. 2 - Limites mnimos de motilidade da extremidade inferior: COXO-FEMURAL = Flexo 90. Extenso 10. JOELHO = Extenso total. Flexo 90.

IPHEAM 2008 - 8

TORNOZELO = Dorsiflexo 10. Flexo plantar 10. f) ndices crdio-vasculares: Presso arterial medida em repouso e em decbito dorsal ou sentado: - SISTLICA - Igual ou menos de que 140mmHg; - DIASTLICA - Igual ou menos de que 90mmHg; - PULSO ARTERIAL MEDIDO EM REPOUSO - Igual ou menor que 100bat/min. g) ndice audiomtrico: Sero considerados aptos os candidatos que apresentarem perdas auditivas em qualquer ouvido at 20 decibis, nas freqncias de 500HZ e 1000HZ, 30 decibis, na freqncia de 2000HZ e 35 decibis, nas freqncias de 3000 8000HZ, por vias area e ssea. IV - Condies incapacitantes: Alm das condies previstas nas Instrues Reguladoras do Emprego da Relao das Doenas que motivaram a excluso do servio ativo do Exrcito (Portaria n 024-DGS, de 12 JUL 88 IR 70-12), constituem condies incapacitantes incluso na Polcia Militar do Paran: a) Cabea e pescoo: deformaes, perdas externas de substncia; cicatrizes extensas, deformantes, aderentes ou anti-estticas; contraes musculares anormais, cisto branquial, higroma cstico de pescoo e fstulas. b) Ouvido e audio: deformidades ou agenesia do pavilho auricular; anormalidades do conduto auditivo e tmpano. Infeces crnicas recidivantes, otite mdia crnica, labirintopatias e tumores. No teste audiomtrico sero observados os ndices de acuidade auditiva constantes no Art. 7, inciso III, letra g). c) Olhos e viso: infeces e processos inflamatrios, excetuando conjuntivites agudas e hordolo; ulceraes, tumores, excetuando cisto benigno palpebral; opacificaes corneanas, degeneraes, seqelas de traumatismo ou de queimaduras; doenas congnitas e deformidades congnitas ou adquiridas, incluindo desvios dos eixos visuais superiores a 10 graus; anormalidades: funcionais significativas e diminuio da acuidade visual alm da tolerncia permitida; leses retinianas, doenas neurolgicas ou musculares oculares. Qualquer cirurgia refrativa incapacitante, como tambm a discromatopsia de grau acentuado. d) Boca, nariz, laringe, faringe, traquia e esfago: anormalidades estruturais congnitas ou no; desvio acentuado de septo nasal, mutilaes, tumores, atresias e retraes; seqelas de agentes nocivos; fstulas congnitas ou adquiridas; infeces crnicas ou recidivantes; deficincias funcionais na mastigao, respirao, fonao e deglutio; doenas alrgicas do trato respiratrio. e) Dentes: estado sanitrio geral deficiente, infeces, mal ocluso e tumores; restauraes, dentaduras e pontes insatisfatrias; deficincias funcionais. Para estabelecer as condies normais de esttica e mastigao, tolera-se a prtese dental, desde que o inspecionado apresente dentes naturais, constantes no Art. 7, inciso III, letra d). f) Pele e tecido celular subcutneo: infeces crnicas ou recidivantes; micoses extensas, infectadas ou cronificadas; parasitoses cutneas extensas; eczemas alrgicas cronificados ou infectados; expresses cutneas das doenas auto-imunes; manifestaes
IPHEAM 2008 - 9

das doenas alrgicas de difcil resoluo; ulceraes e edemas; cicatrizes deformantes, comprometendo a esttica; nevus vasculares e externos ou anti-estticos. Tatuagens, se expressando motivos obscenos, ofensivos ou de morte, que possam ser consideradas como manifestaes de desiquilibrios psquicos, no sendo toleradas em hiptese alguma na cabea, pescoo e abaixo do tero distal do brao, antebrao e mo. Presena de pircing para candidatos sexo masculino em qualquer rea do corpo e para candidatos do sexo feminino em regies do superclio, nariz, lbios, lngua, mamas e rgos genitais. g) Pulmes e paredes torcicas: deformidades relevante congnita ou adquirida de caixa torcica; funo respiratria prejudicada; doenas e defeitos, congnitos ou adquiridos; infeces bacterianas ou micticas; doenas imuno-alrgicas do trato respiratrio inferior (importante histria); fstula e fibrose pulmonar difusa; tumores malignos e benignos dos pulmes e da pleura, anormalidade radiolgicas, exceto se insignificantes e desprovidas de potencialidade mrbida e sem comprometimento funcional. h) Sistema crdio-vascular: anormalidades congnitas ou adquiridas; infeces e inflamaes, arritmias, doenas do pericrdio, miocrdio, endocrdio e da circulao intrinseca do corao; anormalidade do feixe de conduo e outras, detectadas no eletrocardiograma; doenas oro-valvulares; hipotenso arterial com sintomas; hipertenso arterial e taquiesfigmia; alteraes significativas da silhueta cardaca no exame radiolgico; doenas venosas, arteriais e linfticas. i) Abdome e trato digestivo: anormalidades da parede (Ex. hrnias, fstulas), inspeo ou palpao; visceromegalias; infeces, esquistossomose e outras parasitoses graves (Ex. doena de Chagas, calazar, malria, amebase extra-intestinal); micoses profundas, histria de cirurgia significativa ou resseces importantes; doenas hepticas e pancreticas; leses do trato gastrointestinal; distrbios funcionais, desde que significativos; tumores benignos e malignos. j) Aparelho gnito-urinrio: anormalidades congnitas ou adquiridas da genitlia, rins e vias urinrias; tumores; infeces e outras leses demonstrveis no exame de urina; criptorquidia; o testculo nico no incapacitante, desde que no resulte de criptorquidia do outro testculo; varicocele, volumosa e/ou dolorosa. A hipospdia no incapacitante. k) Aparelho osteo-mio-articular: doenas e anormalidades dos ossos e articulaes, congnitas ou adquiridas, inflamatrias, infecciosa, neoplsicas e traumticas; desvios ou curvaturas anormais significativos da coluna vertebral; deformidades ou qualquer alterao na estrutura normal das mos e ps; prteses cirrgicas e seqelas de cirurgia. No caso de p plano e curvatura discreta da coluna vertebral, convm o parecer especializado para avaliao de sintomas, distrbios funcionais orgnicos e vcio postural. l) Doenas metablicas e endcrinas: Diabetes mellitus; tumores hipotalmicos e hipofisrios; disfuno tiroideana sintomtica; tumores da tiride, exceto cistos insignificantes e desprovidos de potencialidade mrbida; tumores de supra-renal e suas disfunes congnitas ou adquiridas; hipogonadismo primrio ou secundrio; distrbios do metabolismo do clcio e fsforo, de origem endcrina; erros inatos do metabolismo; desenvolvimento anormal, em desacordo com a idade cronolgica. m) Sangue e rgos hematopoiticos: alteraes do sangue e rgos hematopoiticos significativas. A histria importante nas doenas hemorrgicas. Alteraes hematolgicas consideradas significativas devero ser submetidas a parecer especializado. n) Doenas neuropsiquitricas: distrbios neuromusculares; afeces neurolgicas; anormalidades congnitas ou adquiridas; ataxias, incoordenaes, tremores, paresias e
IPHEAM 2008 - 10

paralisias, atrofias e fraquezas musculares. Avaliar cuidadosamente a histria, para detectar sndromes convulsivas, distrbios de conscincia, distrbios comportamentais e de personalidade, transtornos mentais associados ao alcoolismo, abuso de substncias psicoativas, psicoses, estados paranoides e transtornos de personalidade. o) Tumores e neoplasias: qualquer tumor maligno; tumores benignos, dependendo da localizao, repercusso funcional, potencial evolutivo ou comprometimento esttico importante. Se o perito julgar insignificante pequenos tumores benignos (Ex. cisto sebceo, lipoma), dever justificar sua concluso. p) Doenas sexualmente transmissveis: qualquer DST incapacitante. Sero toleradas cicatrizes sorolgicas para lues. q) Condies ginecolgicas: neoplasias; ooforite; cistos ovarianos no funcionais; salpingite, leses uterinas e outras anormalidades adquiridas, exceto insignificantes e desprovidas de potencialidade mrbida; anormalidade congnitas; mastites especficas, tumoraes da mama. A gravidez, constatada no exame clnico ou por meios laboratoriais, incapacitante. r) Exame fsico geral, sendo considerado apto o candidato que no apresentar qualquer alterao fsica que o contra-indique ao desempenho das funes inerentes ao oficialato da Polcia Militar do Paran. 6. EXAME DE CAPACIDADE FSICA E HABILIDADES ESPECFICAS: 6.1 Os candidatos sero submetidos a exame de capacidade fsica que ter aplicabilidade a candidatos do sexo masculino e feminino, ressalvando-se as individualidades biolgicas de cada um, sendo desclassificados, independente do motivo, os candidatos que no reunirem condies de realiz-lo no dia previsto. 6.2 O Exame de Capacidade Fsica (ECAFI) constitui-se da realizao de um conjunto de testes, compostos de exerccios fsicos que avaliem parmetros de fora, coordenao, equilbrio dinmico, flexibilidade, potncia muscular, capacidade aerbica, anaerbica e velocidade, permitindo classificar o estado fsico, no momento da execuo dos testes, devendo o candidato cumprir com habilidades o que lhe proposto. 6.3 O Exame de Capacidade Fsica (ECAFI), aplicado aos candidatos, ser composto de 05 (cinco) testes: trao na barra fixa (masculino) e isometria na barra fixa (feminino), salto em distncia, corrida de 2.500 metros, agilidade e natao. 6.4 Os objetivos, os procedimentos para realizao e ndices do Exame de Capacidade Fsica (ECAFI), sos os previstos no Anexo I, que trata das normas para aplicao e execuo do exame de capacidade fsica. 6.5 O Exame de Capacidade Fsica eliminatrio, ou seja, o candidato que no obtiver o ndice mnimo em qualquer um dos testes do exame de capacidade fsica ser desclassificado, sendo vedado o reteste. 6.6 Os candidatos para o CFO Bombeiro Militar realizaro alm dos testes acima descritos, testes especficos conforme constante do Anexo II destas instrues, em data a ser definida em calendrio prprio e ser realizado em um nico dia.

IPHEAM 2008 - 11

7. EXAME DE INFORMTICA: O Exame de Informtica constitui-se da operao bsica de computador, composto da execuo de tarefas que avaliem parmetros de conhecimento que proporcione ao candidato desenvolver o exigido constante do Anexo III do presente Edital. 8. PESQUISA SOCIAL: 8.1 O candidato ser includo no estado efetivo da Polcia Militar do Paran aps preencher todos os requisitos exigidos no presente Edital e quando obtiver parecer favorvel, acerca da sindicncia (pesquisa social) realizada pela 2 Seo do Estado-Maior da Polcia Militar do Paran a seu respeito. 8.2 Havendo parecer desfavorvel acerca da vida pregressa do candidato este ser eliminado do concurso, sendo que o motivo poder, a seu pedido, ser esclarecido pessoalmente pelo Chefe da 2 Seo do Estado-Maior da Polcia Militar do Paran, responsvel pela investigao social. 9. DOS RECURSOS 9.1 Ser admitido recurso relativo a correo de provas subjetivas e terico-prticas e erro material. 9.2 O recurso ser admitido uma nica vez, no cabendo pedido de reconsiderao ou recurso instncia superior. 9.3 Os recursos a que se referem o item 8.1 sero julgados pela banca examinadora exceto o de erro material, que ser julgado pela entidade executora do concurso. 9.4 O recurso apresentado ter efeito devolutivo at seu julgamento. 9.5 Sero liminarmente indeferidos os recursos que no estiverem devidamente justificados ou se baseiem em razes de carter subjetivo, os que derem entrada fora de prazo ou os recursos enviados via postal, via fax ou via correio eletrnico. 9.6 O recurso dever ser interposto, sob pena de precluso deste direito, no prazo de dois dias teis, a contar do dia imediato data de divulgao dos resultados de cada fase, em edital especficos. 9.7 O candidato que impetrar recurso somente ser encaminhado para a realizao dos exames seguintes caso tenha sido deferido o seu requerimento. 9.8 Compete Comisso do Concurso decidir, motivadamente, sobre os recursos no prazo mnimo de 06 (seis) dias teis. 9.9 Os recursos a que se refere o presente Edital, devero, observados os prazos, ser dirigidos ao Presidente do Concurso Pblico e protocolados no Centro de Recrutamento e Seleo (CRS) no Quartel do Comando Geral em Curitiba rua Marechal Floriano Peixoto n 1.401, bairro Rebouas, no horrio de expediente. 10. DA CONVOCAO: 10.1 Aps satisfeitas todas as exigncias previstas para o concurso sero convocados para incluso pelo Centro de Recrutamento e Seleo e apresentao na Academia Policial

IPHEAM 2008 - 12

Militar do Guatup, na data prevista, os candidatos aprovados e classificados dentro do limite do nmero de vagas. 10.2 O candidato que deixar de se apresentar para incluso no Centro de Recrutamento e Seleo da PMPR (CRS) ou na Academia Policial Militar do Guatup (APMG), na data estipulada, ou deixar de cumprir quaisquer outras exigncias deste Edital, ser eliminado do Processo, podendo ser substitudo a critrio da Administrao, pelo que se segue em ordem de classificao. 11. DA INCLUSO: 11.1 A incluso dos candidatos est prevista para o dia 01 de maro de 2008. 11.2 O candidato aprovado que deixar de entregar a documentao exigida no prazo de 07 (sete) dias teis, aps a divulgao do resultado oficial, perder o direito vaga, ocasio em que sero convocados os suplentes pela ordem de classificao. 11.3 A entrega da documentao dever ser feita pessoalmente pelo prprio candidato ou por procurador, por instrumento particular e com firma reconhecida em cartrio, e, se menor, por instrumento pblico, junto ao Centro de Recrutamento e Seleo da Polcia Militar do Paran, mediante protocolo. 11.4 Aps a apresentao dos classificados em primeira chamada (convocao), se persistirem vagas, haver segunda chamada e outras, a critrio da Polcia Militar do Paran, obedecendo rigorosamente a ordem de classificao do PS/UFPR, precedidas, todavia da publicao em jornais de grande circulao. 11.5 No se conceder reviso de provas, segunda chamada, vistas, ou recontagem de desempenhos em qualquer das provas, devido s caractersticas do concurso. 11.6 Os documentos relativos s Provas de Habilidades Especficas para o ingresso no Curso de Formao de Oficiais (CFO/PM e CFO/BM) e os autos originais da sindicncia acerca da pesquisa social sero arquivados e guardados no Centro de Recrutamento e Seleo por 06 (seis) meses e na 2 Seo do Estado Maior da Polcia Militar do Paran, por 05 (cinco) anos, a contar da data de divulgao oficial dos resultados. 11.7 So requisitos e condies para a efetivao da incluso e matrcula no 1 ano do Curso de Formao de Oficiais (CFO/PM e CFO/BM): 11.8 Ser aprovado nas Provas de Habilidades Especficas e no PS/UFPR, referente ao 1 ano do Curso de Formao de Oficiais (CFO/PM e CFO/BM), e estar classificado dentro do nmero de vagas oferecidas; 11.9 Apresentar: a) Original e 01 (uma) cpia autenticada do Certificado de Concluso e histrico escolar do ensino mdio; b) Certificado de reservista ou dispensa de incorporao; c) Ttulo de eleitor; d) Cdula de identidade do Estado do Paran;

IPHEAM 2008 - 13

e) Folha corrida judicial, fornecida por certido dos distribuidores criminais das justias estadual e federal, dos lugares em que haja residido nos ltimos 05 (cinco) anos; f) Certido do Tribunal Regional Eleitoral; g) Certido da Auditoria da Justia Militar, do Arquivo Geral e do Servio de Justia e Disciplina da Polcia Militar, da respectiva fora, quando ex-militar de polcia; h) Atestado de antecedentes, fornecido por Instituto de Identificao da Secretaria de Segurana Pblica do (s) Estado (s) em que haja residido nos ltimos 05 (cinco) anos. 11.10 vedada a prorrogao de prazo para juntada de documento ou para suprir falha do requerimento. 12. DA MATRCULA: A matrcula dos candidatos aprovados e includos na PMPR, est prevista para ocorrer logo aps serem apresentados pela Diretoria de Pessoal atravs do Centro de Recrutamento e Seleo na Academia Policial Militar do Guatup. 13. PRESCRIES DIVERSAS: 13.1 Os candidatos inscritos no PS/UFPR devero comparecer em datas, horrios e locais determinados pelo Edital prprio do PS/UFPR, igualmente, em hiptese alguma haver mudanas de datas das Provas de Habilidades Especficas, bem como no ser facultado o acesso de candidato retardatrio ao local da prova, aps o horrio especificado. 13.2 As Provas de Habilidades Especficas tero carter eliminatrio, podendo realizar a Prova de Habilidade Especfica seguinte, somente o candidato apto na anterior. 13.3 O candidato menor de 18 (dezoito) anos dever apresentar autorizao expressa do pai ou responsvel, por instrumento pblico, para a realizao das Provas de Habilidades Especficas, sendo obrigatrio a todos a apresentao da cdula de identidade (original), para a participao em cada uma das etapas. 13.4 A Universidade Federal do Paran e a Polcia Militar do Paran esto isentas de qualquer responsabilidade por acidentes que resultarem na incapacidade parcial ou total do candidato, originados por imprudncia, impercia ou negligncia do mesmo, durante a realizao das Provas de Habilidades Especficas. 13.5 As Provas de Habilidades Especficas sero aplicadas por comisses designadas pelo Comandante-Geral da Polcia Militar do Paran. 13.6 Em hiptese alguma ser realizado novo teste onde candidato tiver sido considerado ausente, inapto, desclassificado ou contra-indicado. 13.7 Fica vedado o aproveitamento de candidatos classificados como suplentes para o preenchimento de vagas em concurso subseqente. 13.8 Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que: a) Usar ou tentar usar de meios fraudulentos, bem como portar material que possa ser utilizado para fraudar a realizao de qualquer prova, teste ou exame. b) Faltar ou chegar atrasado para a realizao de qualquer prova, teste ou exame.

IPHEAM 2008 - 14

c) No portar documento comprobatrio da inscrio e de identidade com fotografia para a realizao de qualquer prova, teste ou exame. 13.9 Os casos omissos sero resolvidos pelo Comandante Geral da Polcia Militar do Paran. 13.10 Fazem parte deste Edital os seguintes anexos: a) Anexo I Contedo do Exame de Capacidade Fsica; b) Anexo II Contedo do Exame de Habilidades Especficas; c) Anexo III Contedo do Exame de Informtica.

Curitiba, 03 de agosto de 2007

NEMSIO XAVIER DE FRANA FILHO, Cel QOPM COMANDANTE-GERAL DA PMPR

IPHEAM 2008 - 15

ANEXO I EXAME DE CAPACIDADE FSICA 1 NORMAS PARA APLICAO E EXECUO DO EXAME DE CAPACIDADE FSICA. O Exame de Capacidade Fsica (ECAFI) constitui-se na realizao de um conjunto de testes, compostos de exerccios fsicos que avaliam parmetros de fora, coordenao, equilbrio dinmico, flexibilidade, potncia muscular, capacidade aerbica, anaerbica e velocidade, permitindo classificar o estado fsico, no momento da execuo dos testes, devendo o candidato cumprir com habilidade o que lhe proposto, obtendo os ndices previstos nas respectivas tabelas para o masculino e para o feminino. O Exame de Capacidade Fsica (ECAFI) ser realizado em 03 (trs) dias, (1 dia: trao na barra fixa (masculino), isometria na barra fixa (feminino) e salto em distncia 2 dia: agilidade e corrida de 2.500 metros 3 dia - natao) e ter aplicabilidade a candidato do sexo masculino e feminino, ressalvando-se as individualidades biolgicas de cada um. O candidato que no obtiver o ndice mnimo previsto em qualquer um dos 05 (cinco) testes, conforme as tabelas para o masculino e feminino, ser desclassificado. Os candidatos para o CFO Bombeiro Militar realizaro alm dos testes acima descritos, testes especficos conforme descrito no Anexo II destas instrues, em data a ser definida em calendrio prprio e ser realizado em um nico dia. 2 EXAME DE CAPACIDADE FSICA, MASCULINO E FEMININO: TOTAL DE 05 (CINCO) TESTES. 2.1 Trao em barra fixa; 2.2 Salto em distncia; 2.3 Corrida de 2.500 metros; 2.4 Agilidade; 2.5 Natao - 50 metros. 3 DESCRIO DOS TESTES E NDICES: 3.1 TRAO NA BARRA FIXA (somente para o masculino) a) Objetivo: Medir indiretamente a fora muscular de membros superiores, atravs do desempenho em se elevar o queixo acima do nvel de uma barra horizontal; b) Material: 01 (uma) barra de ferro ou madeira de 1,5 polegada ou 3,80 cm; c) Procedimento: Partindo da posio inicial (pegada) na barra, empunhadura em pronao, flexionar os braos ultrapassando o queixo em ngulo reto com o pescoo at a parte superior da barra, joelho em extenso, ps fora do solo, e voltar posio inicial, ficando com os braos completamente estendidos. No h tempo determinado para a execuo dos movimentos, podendo o exerccio, ser executado de forma lenta ou rpida. No permitido impulsionar o corpo com as pernas ou balanar o corpo para executar cada flexo, bem como proibido o contato das pernas ou do corpo com quaisquer objetos ou auxlios por parte de qualquer circunstante. Para a contagem sero vlidas as traes corretamente executadas, a partir do momento em que a barra for segura com as duas mos no ser permitido, em hiptese alguma, a soltura de uma das mos aps a tomada de empunhadura, encerra-se o exerccio assim que o candidato largar a mesma. Portanto, dentro da presente descrio sero computadas as traes executadas em que o queixo ultrapasse a altura da barra em ngulo reto e, no tenha havido impulso com as pernas, corpo ou qualquer outro auxlio. No ser
IPHEAM 2008 - 16

computada a primeira trao, caso o candidato a realize com aproveitamento do impulso realizado durante o salto para a empunhadura de tomada barra. d) Nmero de tentativas: ser aceito apenas 01 (uma) tentativa; e) Tempo de execuo: sem tempo para as execues; f) Nmero de repeties: conforme tabela para o masculino. 3.2 ISOMETRIA NA BARRA FIXA (somente para o feminino) a) Objetivo: Medir indiretamente a fora muscular de membros superiores, atravs do desempenho em se manter suspensa com o queixo acima do nvel de uma barra horizontal; b) Material: 01 (uma) barra de ferro ou madeira de 1,5 polegada ou 3,80 cm; c) Procedimento: Partindo da posio inicial (pegada) na barra, empunhadura em pronao, flexionar os braos ultrapassando o queixo em ngulo reto com o pescoo at a parte superior da barra e manter-se suspenso, ficando com o queixo acima do nvel da barra, joelho em extenso, ps fora do solo, o maior tempo possvel. O cronmetro acionado no momento em que o queixo da avaliada passar acima do nvel da barra e desacionado, quando deix-lo cair abaixo do nvel da barra. Ser anotado o tempo que a avaliada conseguiu manter-se acima do nvel da barra; d) Nmero de tentativas: ser aceita apenas 01 (uma) tentativa; e) Tempo de execuo: conforme a tabela para o feminino. 3.3 SALTO EM DISTNCIA (masculino e feminino) a) Objetivo: Medir indiretamente a fora muscular de membros inferiores, atravs do desempenho em saltar horizontalmente a distncia determinada para o concurso; b) Material: Ser realizada em pista com caixa de salto ou rea destinada a salto em distncia, previamente demarcada, horizontal e livre de obstculos; c) Procedimento: O candidato dever saltar a distncia de 3,0 metros e ser compreendida entre o ponto do ltimo contato do p com o cho at o primeiro ponto de contato, com a caixa do salto, mais prximo daquele primeiro ponto. O avaliado poder fazer 03 (trs) tentativas para saltar a distncia exigida pelo concurso, conseguindo a aptido na prova de salto em distncia, caso iguale ou ultrapasse a marca mnima de 3,0 (trs) metros; d) Nmero de tentativas: 03 (trs) tentativas. 3.4 CORRIDA DE 2.500 METROS (masculino e feminino) a) Objetivo: Visa verificar atravs de um esforo de mdia durao, em ritmo constante a capacidade aerbica do indivduo, dentro dos seus componentes cardiovasculares e respiratrios; b) Material: Ser realizada em pista ou rea previamente demarcada, horizontal e livre de obstculos; c) Procedimento: O candidato dever percorrer a distncia de 2.500 metros sendo permitido andar durante o teste. Ao final do teste ser computado o tempo levado para percorrer a distncia prevista, bem como, posteriormente os ndices obtidos atravs da verificao nas tabelas masculina/feminina em anexo; d) Nmero de tentativas: 01 (uma) tentativa; e) Tempo de execuo: conforme as tabelas para o masculino e feminino. 3.5 AGILIDADE (masculino e feminino) a) Objetivo: Avaliao da agilidade neuro-motora e da velocidade, transpondo com xito e na seqncia pr-estabelecida, as 06 (seis) bases que compem, dentro do tempo limite de 35 (trinta e cinco) segundos;

IPHEAM 2008 - 17

b) Procedimento: As bases que compem o teste so, na seqncia, as seguintes: 3.5.1Corrida diagonal Corrida diagonal: o candidato dever, na corrida diagonal, a partir de uma posio demarcada no solo, e aps o comando: ateno...j, momento em que ser acionado o cronmetro, deslocar-se para a esquerda e para direita, tocando os 05 (cinco) cones que estaro dispostos em duas fileiras paralelas, distando 03 (trs) metros uma da outra, no sentido lateral, havendo, entre o primeiro e o ltimo cone, 10 (dez) metros de distncia; 3.5.2 Rolamento para frente Rolamento para frente: o candidato dever, no rolamento para frente, apoiar a palma das mos sobre o colcho auxiliar, flexionar o tronco e o pescoo, promovendo o rolamento, atentando, em especial, para transposio e apoio do tronco sobre as escpulas, de forma que ocorra uma projeo das pernas para frente e o movimento seja o mais centralizado possvel. Tambm ser permitido o rolamento especfico do jud zempo kaitten ukemi onde ser feita a projeo do corpo sobre uma das escpulas; 3.5.3 Rolamento para trs Rolamento para trs: o candidato dever, no rolamento para trs, de costas para o colcho auxiliar, flexionar as pernas e adotar uma impulso para a retaguarda, promovendo o rolamento por sobre a regio dorsal. As mos podero auxiliar no movimento e o pescoo, no intuito de evitar leses, poder ser flexionado lentamente. As pernas devem ser levadas para cima e para trs, de forma que o movimento seja mais centralizado possvel. Tambm ser permitido o rolamento especfico do jud ushiro ukemi onde ser acentuada a transposio por sobre uma escpula; 3.5.4 Equilbrio dinmico Equilbrio dinmico: o candidato dever, no equilbrio dinmico, deslocar-se sobre uma plataforma de, aproximadamente 04 (quatro) metros de comprimento, 30 (trinta) centmetros de largura e 50 (cinqenta) centmetros de altura, sendo que, caso venha a desequilibrar-se e tocar o solo, dever subir novamente e reiniciar o deslocamento, a partir desse ponto, sob pena de ser considerado inapto; 3.5.5 Transposio de barreiras Transposio de barreiras: o candidato dever, na transposio de barreiras, transpor alternadamente, por cima e por baixo, 04 (quatro) barreiras de 80 (oitenta) centmetros de altura, as quais estaro dispostas em linha reta, a 03 (trs) metros de distncia, uma da outra; 3.5.6 Deslocamento em linha reta Deslocamento em linha reta: o candidato dever, no deslocamento em linha reta, aps ultrapassar a ltima barreira, deslocar-se o mais rpido possvel at o ponto de chegada, sendo que ao passar por ele, ser travado o cronmetro para verificao do tempo gasto para realizar o teste. a) As distncias a serem observadas so as seguintes: - Entre o ponto de partida e a ltima barreira: 50 (cinqenta) metros; - Entre a ltima barreira e o ponto de chegada: 50 (cinqenta) metros; - Entre as bases: da base 1 para base 2: 03 (trs) metros; da base 2 para base 3: 02 (dois) metros; da base 3 para base 4: 03 (trs) metros; da base 4 para base 5: 03 (trs) metros; da base 5 para base 6: 05 (cinco) metros. b) Nmero de tentativas: 01 (uma) tentativa. c) Tempo de execuo: conforme as tabelas para o masculino e feminino.
IPHEAM 2008 - 18

3.6 NATAO - 50 (cinqenta) metros (masculino e feminino) a) Objetivo: Visa verificar a adaptao do candidato ao meio lquido, mensurado atravs do desempenho em nadar em 01 (um) dos estilos crawl, costas, peito e borboleta. b) Material: Ser realizada em piscina de 25 (vinte e cinco) ou 50 metros (cinqenta). c) Procedimento: O candidato dever: - Manter-se o mais horizontalizado possvel na gua, com o abdmen ou as costas, voltados para o fundo da piscina; - Propulsionar-se somente com movimentos cclicos de braos e pernas; - Executar braadas cclicas alternadas, destacando-se as fases aqutica e area, prprias de cada estilo; - Executar batimentos de pernas correspondente ao estilo do nado. 3.6.1 Regras para Avaliao da Prova de Natao: - O avaliado poder escolher 01 (um) dos estilos crawl, costas, peito e borboleta, para realizao do teste, podendo altern-lo durante o percurso, obedecendo a descrio do nado escolhido; - O objetivo percorrer 50 (cinqenta) metros, em 01 (um) dos estilos crawl, costas, peito e borboleta, em piscina, at o perodo de tempo mximo previsto para prova; - O candidato que completar os 50 (cinqenta) metros do percurso ser considerado APTO, desde que no ultrapasse o tempo mximo previsto de 02 (dois) minutos (homem e mulher); - O avaliado poder dar incio ao teste, estando fora da piscina, podendo ainda, neste caso, ser utilizada a parede da piscina para impulso inicial, sendo acionado o cronmetro simultaneamente, com o trmino da voz de comando: ateno....j; - Ao avaliado, no ser permitido, durante o teste, apoiar-se nas bordas laterais das raias da piscina, tocar o fundo da mesma ou receber auxlio, nem tampouco utilizar qualquer acessrio, (exceto touca e/ou culos de natao), fatos que, se ocorrerem, implicaro a imediata inaptido; - A chegada estar configurada no momento em que, aps completar o percurso, o candidato tocar, com qualquer parte do corpo, a borda de chegada; - O avaliado ter direito somente a 01 (uma) tentativa para nadar os 50 (cinqenta) metros dentro do tempo estipulado. d) Nmero de tentativas: 01 (uma) tentativa. e) Tempo de execuo: conforme as tabelas para o masculino e feminino. 5 DAS TABELAS DE CAPACIDADE FSICA O Exame de Capacidade Fsica para fins de ingresso na Polcia Militar do Paran, obedecer s tabelas adiante discriminadas. 5.1 Tabela "1" Masculina/Exame de Capacidade Fsica NDICE RESULTADO 0 a 02 repeties Inapto Barra fixa (contado por repeties) 03 repeties Apto Menos de 3m Inapto Salto em distncia (aferido por metro) Mnimo de 3m Apto Acima de 12min Inapto Corrida de 2.500m (cronometrado em minutos) At 12min Apto Acima de 35s Inapto Agilidade (cronometrado em segundos) At 35s Apto TESTES

IPHEAM 2008 - 19

Natao (cronometrado em minutos)

Acima de 2min At 2min

Inapto Apto

5.2 Tabela "2" Feminina/Exame de Capacidade Fsica NDICE RESULTADO Menos de 15s Inapto Isometria (cronometrado em segundos) Mnimo de 15s Apto Menos de 3m Inapto Salto em distncia (aferido por metro) Mnimo de 3m Apto Acima de 16min Inapto Corrida de 2.500m (cronometrado em minutos) At 16min Apto Acima de 35s Inapto Agilidade (cronometrado em segundos) At 35s Apto Acima de 2min Inapto Natao (cronometrado em minutos) At 2min Apto TESTES

IPHEAM 2008 - 20

ANEXO II EXAMES DE HABILIDADES ESPECFICAS TABELA "1" CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES - MASCULINO
Seqncia Condies de Execuo Provas Tempo para execuo

01

Mergulho

O candidato dever mergulhar em apnia, sem equipamento algum, apanhar as 03 (trs) bolas de sinuca, a uma profundidade entre 03 (trs) e 04 (quatro) metros, numa rea de busca de 01 (um) m2, delimitada no fundo da piscina. O candidato dever sair da superfcie da gua, em regio logo acima do quadrado, no podendo se apoiar nas bordas ou raias para realizar o mergulho. Em cada tentativa o candidato dever resgatar as 03 (trs) bolas de O tempo sinuca, devendo sair da lmina da gua na altura do pescoo com as trs livre. bolas de sinuca a mostra, aps seu resgate. O fato do candidato ter iniciado o movimento, submergindo a cabea e retornar a tona, mesmo sem chegar no fundo da piscina, esta ser considerada como uma tentativa. O candidato ter at 02 (duas) tentativas com intervalo entre as execues de no mximo 10 (dez) minutos. Subir 04 (quatro) metros em cabo de sisal de 01 (uma) polegada de dimetro. O cabo ter duas marcas sendo uma de incio e a outra a quatro metros acima da primeira. A partida ser aps o candidato ter empunhado o cabo com as duas mos logo abaixo da primeira marca e ficar suspenso sem estar tocando o solo com os ps. Na seqncia o candidato dever dar incio a subida, executando movimentos alternados de braos, buscando vencer a distncia a O tempo ser percorrida. Ao candidato no ser permitido dar impulso com os ps no livre. solo para iniciar a subida, nem utilizar os ps para apoiar no cabo e nem prender o cabo entre as pernas a fim de obter apoio ou ajuda na subida. O exerccio se dar por concluso quando o candidato tocar com qualquer parte do corpo na segunda marca no prprio cabo. O candidato ter apenas 01 (uma) tentativa.

02

Subida no Cabo

Transpor um vo de 06 (seis) metros de comprimento, andando sobre uma trave de 15 (quinze) centmetros de largura, a 06 (seis) metros de altura. A partida se dar aps o candidato estar em p sobre a trave, sem qualquer tipo Transposio de apoio para as mos e antes da linha de partida. O exerccio se dar por At 01 (um) 03 em trave concluso quando o candidato ultrapassar totalmente a marca da chegada na minuto. suspensa trave suspensa. Durante a execuo o candidato no poder se apoiar no cabo de segurana. O candidato ter at 02 (duas) tentativas com intervalo entre as execues de no mximo 10 (dez) minutos. Todas as provas sero realizadas no mesmo dia. Ser considerado inabilitado o candidato que no atingir o ndice Mnimo em qualquer prova.

IPHEAM 2008 - 21

TABELA "2" CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES - FEMININO


Seqncia Condies de Execuo Provas Tempo para execuo

01

Mergulho

A candidata dever mergulhar em apnia, sem equipamento algum, apanhar as 03 (trs) bolas de sinuca, a uma profundidade entre 03 (trs) e 04 (quatro) metros, numa rea de busca de 01 (um) m2, delimitada no fundo da piscina. A candidata dever sair da superfcie da gua, em regio logo acima do quadrado, no podendo se apoiar nas bordas ou raias para realizar o mergulho. Em cada tentativa o candidato dever resgatar as 03 (trs) bolas de sinuca, devendo sair da lmina da gua na O tempo altura do pescoo com as trs bolas de sinuca a mostra, aps seu livre. resgate. O fato da candidata ter iniciado o movimento, submergindo a cabea e retornar a tona, mesmo sem chegar no fundo da piscina, esta ser considerada como uma tentativa. A candidata ter at 02 (duas) tentativas com intervalo entre as execues de no mximo 10 (dez) minutos. Subir 04 (quatro) metros em cabo de sisal de 01 (uma) polegada de dimetro. O cabo ter duas marcas sendo uma de incio e a outra a quatro metros acima da primeira. A partida ser aps a candidata ter empunhado o cabo com as duas mos logo abaixo da primeira marca, com os ps apoiados no cabo. Na seqncia a candidata dever dar incio a subida, executando movimentos alternados de braos e pernas, O tempo buscando vencer a distncia a ser percorrida. No ser permitido a livre. candidata, tomar impulso com os ps no incio do exerccio. O exerccio se dar por concluso quando a candidata tocar com qualquer parte do corpo na segunda marca, no prprio cabo. A candidata ter apenas 01 (uma) tentativa.

02

Subida no Cabo

Transpor um vo de 06 (seis) metros de comprimento, andando sobre uma trave de 15 (quinze) centmetros de largura, a 06 (seis) metros de altura. A partida se dar aps o candidato estar em p sobre a trave, sem qualquer tipo de apoio para as mos e antes da linha de partida. O Transposio exerccio se dar por concluso quando a candidata ultrapassar totalmente At 01 (um) 03 em trave a marca da chegada na trave suspensa. Durante a execuo a candidata minuto. suspensa no poder se apoiar no cabo de segurana. A candidata ter at 02 (duas) tentativas com intervalo entre as execues de no mximo 10 (dez) minutos. Todas as provas sero realizadas no mesmo dia. Ser considerado inabilitado o candidato que no atingir o ndice Mnimo em qualquer prova.

IPHEAM 2008 - 22

ANEXO III EXAME DE INFORMTICA TAREFAS: 01 Localizar arquivos tipo documento OpenOffice e planilha de clculo do OpenOffice em locais previamente estabelecidos, criando dois atalhos na rea de trabalho: um para o arquivo tipo documento OpenOffice e outro para arquivo tipo planilha de clculo; 02 Atravs do atalho criado, abrir os arquivos produzidos no OpenOffice, acrescentandolhes informaes, salvando-os em outro endereo especificado e fechar o programa. 03 Criar um arquivo tipo documento OpenOffice e efetuar a operao de digitao, executando configuraes e formataes: de fonte, espaamento entre linhas, pgina, cabealho, rodap e insero de imagem. Aps a criao do referido texto, o mesmo dever ser salvo em local previamente estabelecido; 04 Criar um arquivo tipo planilha de clculo no OpenOffice, executando as quatro operaes matemticas bsicas (adio, subtrao, diviso e multiplicao) atravs do uso de frmulas. Aps a criao do referido arquivo, o mesmo dever ser salvo em local previamente estabelecido; 05 Acessar a internet, localizar um endereo proposto e efetuar a baixa (download) de determinado arquivo em um diretrio especfico; CRITRIOS DE AVALIAO Para que o candidato seja considerado APTO, o mesmo dever realizar as tarefas propostas integralmente de forma evolutiva, seqencial e no tempo previamente estabelecido. Para as tarefas no concludas ou realizadas aps o tempo determinado, o candidato ser considerado INAPTO. O uso do tempo para a realizao das tarefas ficar a cargo do candidato, sendo responsvel por quaisquer demora que tenha dado causa, tais como: abertura de programas/janelas desnecessrios para a realizao das tarefas, mudanas nas configuraes dos computadores, dentre outras; Os candidatos recebero as instrues para a realizao do exame no momento antes da prova; Ser disponibilizado um tempo de 30 (trinta) minutos para a realizao de todas as tarefas, sendo utilizado para tal mister o sistema operacional Windows e a ferramenta de automao de escritrio OpenOffice.org verso em portugus, a qual est disponvel no site www.openoffice.orq.br. O candidato dever estar 15 minutos antes do horrio marcado, uma vez que iniciada a prova no ser permitida a entrada do candidato, nem tampouco a sua incluso em outra turma para a realizao do exame.

IPHEAM 2008 - 23

S-ar putea să vă placă și