Sunteți pe pagina 1din 3

PCN

Viva a diferena!
Foi-se o tempo em que a Educao Fsica era vista como uma disciplina formadora de atletas olmpicos e futuros campees. Essa viso, nascida de um decreto governamental de 1971, pretendia descobrir talentos nas escolas para representar a ptria no exterior. Mas o modelo entrou em crise nos anos 80, pois o Brasil no se tornou uma potncia olmpica. Hoje a Educao Fsica mais do que moldar a estrutura fsica do aluno. Ela deve contribuir para a atividade intelectual e para a formao do cidado.

de 5 a 8 srie

Parmetros Curriculares Nacionais

Fceis de entender
s s s

Educar o corpo formar o cidado Jogos coletivos ensinam divertindo A interdisciplinaridade entra em campo
Educao Fsica

O conhecimento do prprio corpo e de seus limites ajuda na formao do aluno


s Conhecimentos sobre o corpo Esse bloco d ao aluno informaes sobre o prprio corpo, sua estrutura fsica e interao com o meio social em que vive. Estudam-se noes bsicas da anatomia, da fisiologia, dos aspectos biomecnicos e bioqumicos do corpo humano; s Esportes, jogos, lutas e variaes de ginsticas Nesse eixo, o professor transmite informaes histricas sobre as origens e caractersticas de cada uma dessas prticas e a importncia de valoriz-las. s Atividades rtmicas e expressivas So as manifestaes que combinam expresses e sons, como danas, mmica e brincadeiras cantadas. Por meio delas, o aluno caracteriza diferentes movimentos expressivos, sua intensidade e durao.
Gustavo Loureno

Trs eixos temticos


Os PCN elaboraram trs eixos temticos para ser desenvolvidos ao longo do Ensino Fundamental. Veja quais so e o que se pretende com eles.

A Educao Fsica mudou de objetivo: no procura futuros campees, mas quer bons cidados

Espao de descobertas

ulas de Educao Fsica no se resumem a atividades que movimentam o corpo. Foi o que descobriram

os alunos do Colgio So Domingos, de So Paulo. Os professores da disciplina montaram um programa que

inclui no somente prticas esportivas, mas aulas tericas e pesquisa. Uma das atividades promovidas pelo professor Walter Correia foi um debate sobre a chamada
Leonardo Carneiro

corpolatria, ou o culto exagerado ao corpo. Os alunos pesquisaram material em revistas e jornais para debater na escola. Correia mostrou que o excesso de msculos no sinnimo de sade. Em outro trabalho, coordenado pelo professor Francisco Caparroz, a turma entrou em contato com jogadores

O culto ao corpo perfeito pode gerar perigosas deformaes e nem sempre sinnimo de sade

de futebol e jornalistas esportivos. O objetivo era ampliar a viso de futebol alm das quatro linhas do campo. Os alunos pensavam que todo jogador fosse rico, quando, na verdade, a maioria ganha salrio mnimo, diz Caparroz. Aulas como essas deram aos estudantes uma nova dimenso da disciplina. Para eles, Educao Fsica era apenas um espao para descontrao e recreao, diz Correia. Agora no pensam mais assim.

Alexandre Belm

Como incluir os temas transversais


Os temas transversais esto bem presentes nas aulas de Educao Fsica. Eles devem ser explorados para estimular a reflexo e, dessa maneira, contribuir para a construo de uma viso crtica em relao prtica e aos valores inseridos na disciplina e no meio social. tica Respeito, justia e solidariedade fazem parte das prticas fsicas. O respeito deve ser exercido na interao com adversrios. A solidariedade vivenciada quando se trabalha em equipe. A presena de um juiz, as regras e os acordos firmados entre os participantes so formas de aprender a valorizar o sentido de justia. Sade Estresse, m alimentao e sedentarismo so subprodutos da crescente urbanizao. Da a necessidade de vincular a Educao Fsica ao cultivo da sade e do bem-estar das pessoas, superando, em muitos casos, a falta de infra-estrutura pblica voltada para esporte e lazer. Meio Ambiente O contato da escola com reas prximas, como parques e praas, abre oportunidade para a Educao Fsica abordar o tema do meio ambiente.

Como integrar alunos portadores de deficincia? Por receio, desconhecimento, ou mesmo preconceito, a maioria dos portadores de necessidades especiais tende a ser excluda das aulas de Educao Fsica. Isso um erro. A atividade fsica pode trazer muitos benefcios a essas crianas, principalmente no desenvolvimento da capacidade perceptiva, afetiva, de integrao e insero social. No entanto, fundamental que alguns cuidados sejam tomados. Em primeiro lugar, devese analisar o tipo de necessidade especial de cada estudante, pois existem diferentes graus de limitao. Quando no houver professores preparados para atuar com esse tipo de aluno, impressindvel orientao mdica e, em alguns casos, a superviso de um especialista em fisioterapia ou psiclogo, pois as restries de movimentos podem implicar riscos.
41

Capoeira: esporte e arte em uma s modalidade

Orientao Sexual Idias como a de que futebol esporte para homem e ginstica rtmica coisa de menina ainda se manifestam na sociedade e no cotidiano escolar. Combater preconceitos como esses uma das misses da Orientao Sexual. Pluralidade Cultural Adotar uma postura no preconceituosa e no discriminatria a chave para atingir os objetivos da pluralidade cultural em Educao Fsica. Para isso, preciso valorizar danas, esportes, lutas e jogos que compem o patrimnio cultural brasileiro, originrios das diversas origens tnicas, sociais e regionais. Trabalho e Consumo O adolescente alvo da publicidade de produtos esportivos. O professor pode ajudar seu aluno a analisar criticamente a necessidade de possuir determinado produto e, assim, criar a noo de consumo consciente.

Olimpadas na sala de aula

s Jogos Olmpicos de Sydney, em setembro de 2000, vo dominar o noticirio. A mdia est voltada para a Austrlia, palco das maiores Olimpadas da Histria. Os alunos com certeza acompanharam atentamente os eventos esportivos e a participao brasileira nas diversas modalidades. Existem muitas maneiras para

aproveitar o interesse despertado. Em 1996, por ocasio das Olimpadas de Atlanta (EUA), os alunos do Colgio Augusto Laranja, de So Paulo, estudaram o evento ao longo do ano. De cada trs aulas de Educao Fsica, uma foi dedicada aos Jogos. Da 5 8 srie, as classes pesquisaram os esportes menos conhecidos, a histria das Olimpadas e a desempenho do

Brasil. Fizeram trabalhos escritos com histrico das modalidades, seus fundamentos, regras e recordes. importante que os alunos tambm reconheam o esforo de quem no conquista medalhas, explica o professor Aloysio Costa. Disputar no significa exclusivamente ganhar, destaca.

O judoca brasileiro Aurlio Miguel, ouro em Seul em 1988: Olimpadas voltam a ser tema

?
PCN 5 a 8 srie -

Pedro Martinelli

Pluralidade Lngua Cultural Portuguesa

O que fazer quando os alunos s querem saber de futebol? Um esporte como o futebol traz inmeras possibilidades de trabalho com a classe. Voc pode aprofundar o desenvolvimento tcnico, ttico e estratgico por meio do treinamento sistematizado. Como decorrncia disso, o futebol permite a organizao de torneios e a participao de equipes em campeonatos, festivais ou eventos de confraternizao. O estudo da histria do futebol no Brasil d lugar a reflexes sobre a condio do negro, a evoluo do esporte-espetculo, as relaes trabalhistas, o ufanismo, o comportamento fantico de alguns torcedores (inclusive alunos), a violncia das torcidas organizadas, o aparecimento do futebol feminino e outros temas de interesse dos jovens.
- PCN 5 a 8 srie

Regras claras na hora da avaliao


Os alunos devem saber como e quando sero avaliados. Essa a primeira dica para o professor na hora de atribuir notas turma. necessrio que fique claro desde o incio como ser feita a avaliao, para que os estudantes possam ampliar o processo de ensino e de aprendizagem. Veja as recomendaes dos PCN quanto aos instrumentos de avaliao: s fichas de acompanhamento do desenvolvimento individual; s relatrio de atividades em grupo com critrios definidos sobre participao e contribuio no desenvolvimento da atividade; s relatrio de apreciao de alguma atividade, como evento esportivo ou espetculo de dana; s ficha de avaliao do professor em relao capacidade do grupo de aplicar regras; s fichas de observao e auto-avaliao sobre a participao em um evento escolar ou da comunidade.
Verifique se os alunos realizam as atividades de maneira cooperativa, adotando atitudes de respeito, dignidade e solidariedade; se reconhecem suas caractersticas fsicas e motoras e as de seus colegas, sem discriminar particularidades fsicas, pessoais, sexuais ou sociais.

Use a mdia ao seu favor


Eventos esportivos cobertos pela imprensa merecem ateno especial do professor de todas as sries. comum os alunos discutirem dentro da sala de aula determinados acontecimentos com base no que ficaram sabendo pelos meios de comunicao. Utilizando a mdia como fonte, o educador pode desenvolver nos jovens a viso crtica sobre alguns fatos. Bons exemplos so a violncia das torcidas organizadas no futebol (fato que no se restringe ao Brasil) ou a inteno de nossos dirigentes esportivos de fazer do pas a sede dos Jogos Olmpicos ou, pelo menos, dos Jogos Panamericanos. O trabalho se apoiar em gravaes de programas de televiso ou montagem de murais com recortes de reportagens. Depois disso, abre-se espao para o debate do tema proposto, interpretando o discurso da mdia e analisando problemas e possveis solues. Numa discusso sobre jogadores de futebol, possvel, por exemplo, levantar questes como os altos salrios pagos para poucos atletas e a explorao de muitos, a estrutura dos grandes clubes e dos pequenos, a lei do passe e os casos de doping. Na parte final da atividade, os estudantes podem apresentar trabalhos em vdeo ou em formato de jornal, para que aprendam a lidar com as informaes por meio da palavra escrita e da imagem.

Meio Ambiente

Geografia Orientao Sexual


Sade Cincias Naturais

Matemtica Lngua Trabalho e Consumo Estrangeira

?
42

Arte

tica

Entrando na linha

Dica

Educao Fsica

Histria

lber Alves, Daniela dos Santos e Luciene Marques tinham o mesmo problema: os trs jovens eram obesos. Sentiam vergonha de encarar
Fotos Dario de Freitas

colegas, de tentar iniciar um namoro e de freqentar as aulas de Educao Fsica da Escola Estadual Coronel Joo Batista Leme, em Rio Claro, no interior de So Paulo. A histria desses alunos comeou a mudar em 1995, quando conheceram a psicloga Slvia Anaruma, professora da Universidade

Daniela dos Santos fazia dietas, sentia tonturas e no se concentrava nas aulas

Passava os dias num estado permanente de mau humor, lembra-se Clber Alves

Estadual Paulista (Unesp). Foi ela quem introduziu na escola um programa para adolescentes obesos. Com tcnicas de dinmica de grupo, a psicloga fez com que os jovens enfrentassem o problema com mais

naturalidade. Os hbitos alimentares no foram esquecidos, e eles aprenderam a manter uma dieta equilibrada. Depois de passar por esse programa, Clber, Daniela e Luciene perderam peso, compreenderam a importncia de praticar esporte e ter hbitos de vida saudveis.

S-ar putea să vă placă și