Sunteți pe pagina 1din 5

TEXTO I Grfico da mortalidade infantil no Brasil (em nmero de mortes at os cinco anos para cada mil nascimentos.

Fonte: http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=br&v=29&l=pt, acesso em 10/09/09. 1. Que grandezas esto dispostas nesse grfico? Chave de resposta: Neste grfico esto dispostas as grandezas de nmero de mortes (para cada mil nascimentos) e tempo, definido em anos. 2. A respeito da mortalidade infantil no Brasil entre 1990 e 2000, o que esse grfico permite afirmar? Chave de resposta: O grfico permite afirmar que a mortalidade infantil no Brasil diminuiu nesses anos. 3. A inclinao da reta entre os anos de 1990 e meados do ano de 1994 maior do que entre meados de 1994 e os anos 2000. O que se pode inferir a partir disso? Chave de resposta: Pode-se inferir que houve maior queda da mortalidade infantil entre 1990 e 1994 do que entre 1994 e 2000. TEXTO II Grfico da Populao de Portugal no sculo X III

Fonte: Antnio Marques, Ftima Costa, Histria e Geografia de Portugal - 5 Ano, Porto Editora. Disponvel em http://hgp-recursos.blogspot.com/2008/03/grfico-da-populao-no-sculoxiii.html, acesso em 10/09/2009. 4. A partir da interpretao do grfico, converta as informaes fornecidas pelo grfico em um pequeno texto. Chave de resposta: A populao de Portugal, no sculo XIII, dividia-se em duas classes: uma delas, formada pelo clero e pela nobreza, representava apenas 10% da populao; e a outra formada pelo povo, representava 90 % da populao. TEXTO III Expectativa de Vida, em anos.

azul = Mundo; marrom = Pases mais desenvolvidos; vermelho = Amrica Latina; verde = Pases menos desenvolvidos; amarelo = Brasil. Fonte: ONU. Disponvel em http://www.comciencia.br/reportagens/envelhecimento/texto/env16.htm, acesso em 10/09/2009. 5. O grfico explicita uma comparao. Que comparao essa? Chave de resposta: O grfico explicita a comparao dos resultados da expectativa de vida no mundo, na Amrica Latina, em pases mais desenvolvidos, em pases menos desenvolvidos e no Brasil. 6. Comparando-se, ao longo dos anos, a expectativa de vida nos pases menos desenvolvidos com a expectativa de vida nos pases mais desenvolvidos, o que se pode concluir? Chave de resposta: Pode-se concluir que a diferena de expectativa de vida entre os dois grupos de pases vem diminuindo. 7. Comparando-se os resultados do Brasil com os da Amrica Latina, ao longo dos anos, o que se pode concluir? Chave de resposta: Pode-se concluir que, embora os resultados do Brasil sejam prximos aos da Amrica Latina, a expectativa de vida na Amrica Latina vem aumentando mais que no Brasil. TEXTO III Histrico das mdias nacionais das notas de redao e prova objetiva da prova do ENEM.

Fonte: www.webartigos.com/enem-grafico.gif, acesso em 10/09/2009. 8. Segundo o grfico, em que ano a nota da redao se distanciou mais da nota da prova objetiva?

Chave de resposta: de Ano de 2008. 9. As notas da prova objetiva e da redao foram proporcionais em algum perodo? Justifique sua resposta. Chave de resposta: Sim, entre 2000 e 2003 houve certa proporcionalidade. Em 2001, mantiveram a mesma mdia de 2000; em 2002, ambas as notas tiveram mdia reduzida; e em 2003, ambas as notas tiveram mdia aumentada. Nos outros anos, no houve proporcionalidade. TEXTO IV Gastos Calricos em atividades fsicas:

Fonte: http://www.philadelphia.com.br/philadelphia1/page?siteid=philadelphia1prd&locale=brpt1&PagecRef=582, acesso em 10/09/2009.

10. Qual dessas atividades voc recomendaria a uma pessoa que quisesse perder calorias mais rapidamente? Justifique sua resposta. Chave de resposta: Recomendaria o ciclismo ou a corrida, uma vez que essas atividades possibilitam maior gasto de calorias. Poderia recomendar o ski, mas, pelo fato de ser um esporte ma is difcil de praticar, pode se tornar invivel. TEXTO V A tabela a seguir mostra a ocupao dos setores da economia por tipos de trabalhadores: empregadores, empregados e aqueles que trabalham por conta prpria e/ou em famlia:

Disponvel em http://www.cops.uel.br/concursos/unicentro_2004/2d_geografia.pdf, acesso em 10/09/2009.

11. Qual a principal diferena entre os setores primrio e tercirio quanto sua forma de ocupao pelos trabalhadores? Chave de resposta: O setor primrio possui grande nmero de trabalhadores autnomos e familiares e um nmero bem menor de empregados, ao passo que o setor tercirio inverte essa relao: possui grande nmero de empregados e um nmero reduzidos de trabalhadores autnomos e familiares.

S-ar putea să vă placă și