Sunteți pe pagina 1din 7

O Gerador de Van der Graaff

O Gerador Van de Graaff uma mquina que utiliza uma Correia Mvel para acumular Tenso Eletrosttica muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal. Robert Van de Graaff (1901-1967), fsico Americano, foi o criador do instrumento. Ele construiu o primeiro destes geradores, por volta de 1930, para acelerar Partculas Atmicas. No interior do Gerador de Van de Graaff, a Correia Mvel est acoplada a uma Roldana de Plstico. Quando o Motor aciona a Roldana, a Correia fricciona a Roldana de Plstico, transferindo Cargas Negativas para ela. Enquanto o Motor continua a acionar a Roldana, as Cargas Negativas na Roldana acumulam-se e induzem Cargas Positivas na Escova de Metal de forma afiada. O Campo Eltrico entre a Roldana e a Escova aumenta e o ar volta da Escova Ioniza-se. As Cargas Positivas das molculas de ar so repelidas da Escova e transferidas para a superfcie da Correia. Estas Cargas Positivas so a seguir transportadas para dentro da cavidade da Esfera de Metal, que se chama Abbada, e transferidas, a partir da Escova de Metal de forma afiada, para a Abbada Esfrica, atravs da Ionizao do ar. Este processo permite acumular uma grande quantidade de Cargas Positivas na superfcie da Abbada Esfrica e o seu potencial aumenta (Figura 1).

Quando o Basto de Metal colocado perto da Esfera de Metal se a diferena de Tenso entre o Basto de Metal e a Esfera de Metal chegar a atingir 30,000 Volts por centmetro de ar seco. Uma Corrente flui da Esfera de Metal para o Basto de Metal, atravs do ar seco, podendo ver-se as correspondentes fascas (Figura 2).

Quando se toca a Esfera Metlica com as mos, o cabelo da pessoa fica em p, Figura 4. Cada fio do cabelo carregado com a mesma carga, repelindo-se mutuamente (Figura 3).

Fonte: http://macao.communications.museum/por/exhibition/secondfloor/moreinfo/2_3_7_VanGra afGenerator.html

Construo do Gerador de Van der Graaff (2)


Se voc um conhecedor de mecnica, pode construir um pequeno gerador Van de Graaff com despesas mnimas, uma vez que as peas podem ser obtidas no comrcio ou podem ser fabricadas. Por outro lado, voc pode comprar o equipamento ou um gerador pronto. O que vem a seguir uma lista de materiais que podem ser usados na construo de um gerador Van de Graaff. Motor - motor usado com 1/3 hp e 1.780 rpm. Correia - um pedao de tubo cirrgico. NO USE BORRACHA PRETA! A correia deve ser isolante. Cilindro inferior - um pedao de nylon com 7,6 cm de dimetro e 7,6 cm de comprimento, com uma coroa no meio. O cilindro foi perfurado para segurar um eixo de motor com chave de 5/8 de polegada e coberto com fita de silicone, disponvel em lojas de ferragens; use 25mm de largura e 20mm de espessura. Cilindro superior - um pedao de nylon com 5 cm de dimetro e 5 cm de comprimento, com uma coroa no meio. Escova superior e inferior - dois pedaos de tiras tranadas de aterramento. Esfera - duas tigelas de salada de ao inoxidvel apoiadas sobre as bordas uma da outra. Cilindros Pode-se usar a tcnica do cilindro negativo/positivo. Os resultados so muito melhores do que os de um cilindro neutro. Saiba que materiais quer usar e depois procure nas lojas de ferragens. Existem materiais na lista triboeltrica que so facilmente encontrados. Evite usar folhas de alumnio ou qualquer outro metal que possa quebrar ou lascar. Se o alumnio lascar, vai se prender na correia, causando um curto-circuito no gerador. Voc deve colocar uma coroa nos cilindros, faa a salincia do meio como um pequeno barril. Uma vez aberto o furo central nesses cilindros no dimetro correto para passar os eixos, eles devem ser "coroados". Coroar um cilindro fazer rebaixos nos extremos de maneira que a regio central fique ligeiramente mais alta que as extremidades. Esse procedimento manter a correia centrada sobre o rolete enquanto ele funciona. Correia O tubo cirrgico funciona muito bem. durvel, fcil de manter limpo e de trabalhar. Compre o tubo em uma boa loja de ferragens ou de suprimentos mdicos. Ser preciso cortar o tubo para fazer uma correia lisa. Use uma tesoura ou infle o tubo. Faa um crculo e sobreponha as pontas levemente. Faa um corte com 45 de ngulo sobre as pontas, cortando at o fim. Junte as extremidades e cole-as com cola de borracha. Esse procedimento ajuda a correia a passar pelos cilindros. Lembre-se de que a correia no pode ser condutora. Evite usar qualquer material que seja preto, pois provavelmente contm carbono, que condutor em altas voltagens que o gerador Van de Graaff desenvolve. A largura da correia deve ser o mais prxima possvel da do cilindro para garantir que a escova "revista" a correia e no perca carga para o cilindro.

Escovas As escovas precisam ser de um material condutor como o metal. Quanto menores e mais afiadas forem as pontas da escova, melhor a sua performance. Tente variar a distncia entre as escovas e os cilindros. No deixe que as escovas entrem em contato com a correia. Isso criar fragmentos e sua correia ser destruda. Separar os fios finos dos fios de aterramento funciona bem e recomendado. Motor O motor o aspecto menos crtico do gerador Van de Graaff. Obviamente, voc quer um com potncia suficiente para girar a correia. Procure em lojas de conserto de motores. Praticamente todos os pequenos motores disponveis serviro para esse projeto. De preferncia, no use um que desenvolva menos de 1000 rpm. A velocidade determina a rapidez com que o gerador se carrega, no confunda com a quantidade de carga que produzida. Esfera Qualquer esfera oca de metal serve. Construo Segue dica de montagem: monte o cilindro inferior no eixo do motor; monte a escova inferior no suporte do motor; feche a unidade inferior. No use madeira para o fechamento: ela fcil de ser trabalhada, mas absorve umidade do ar, o que pode ter um efeito contrrio no gerador. Faa a "capa" com plstico. Plaxiglas de lojas de ferragens funciona muito bem. Lembre-se de deixar um acesso para colocar a correia no cilindro e deixe uma abertura na parte de cima para lig-la ao cilindro superior. Para a montagem da coluna foi usado um tubo de PVC de 15 cm de dimetro e 81 cm de comprimento. Monte uma ponta do tubo na parte de cima do suporte e faa furos na outra ponta. Voc coloca o cilindro superior na parte de cima do tubo com um parafuso ou grampo passando por eles. Dependendo de como o cilindro superior for montado ao tubo, talvez seja necessrio lig-lo correia antes de mont-lo. Depois disto s unir a outra ponta ao cilindro inferior e fechar o suporte.

Finalmente, voc est pronto para montar a esfera e a escova superior. Para fazer isso, corte o fundo de uma das tigelas de salada. Use uma ligao de metal condutora para ter certeza que o aterramento tranado se prenda ao interior dos recipientes. Em seguida, coloque as tigelas em um redutor de PVC de 15 cm para 10 cm. Insira a ponta de 10 cm do redutor no furo da tigela e use silicone como vedao. Agora, direcione a ponta da escova da correia de aterramento para dentro do redutor e monte tudo. Talvez voc tenha que trabalhar um pouco para conseguir a melhor distncia de separao na montagem do cilindro superior. Finalmente, tudo que voc tem que fazer colocar o redutor sobre o PVC. Certifique-se de que a escova esteja virada para a correia e do mesmo lado que a escova inferior. Voc tem seu prprio gerador Van de Graaff. uma boa idia aterrar um pedao de fio ao suporte do motor, porque voc pode tocar a outra ponta na esfera quando o desligar. Isso vai impedir que voc leve um pequeno, porm desagradvel choque quando tocar no interruptor. Caso queira descarregar a esfera sem ter que deslig-lo, tenha em mente que se voc no segurar a ponta do fio durante o processo, vai receber um choque ao peg-lo. Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/geradores-van-de-graaff3.htm

Eletricidade esttica
Para entender o gerador Van de Graaff e como ele funciona preciso entender a eletricidade esttica. Quase todas as pessoas esto familiarizadas com a eletricidade esttica, pois podem v-la e senti-la no inverno. Em dias secos, a eletricidade esttica pode se formar nos nossos corpos e fazer com que uma descarga passe deles para pedaos de metal ou para outras pessoas. Podemos ver, sentir e ouvir o som dessa descarga quando ela ocorre. Nas aulas de cincia, voc deve ter feito alguns experimentos Razes com eletricidade esttica. Se voc esfrega, por exemplo, um A palavra "eltron", em ingls, vem da palavra grega basto de vidro em um pedao de seda ou se voc esfrega um pedao de mbar com l, o vidro e o mbar vo desenvolver uma amber. carga esttica que pode atrair pequenos pedaos de papel ou de plstico. Para entender o que acontece quando seu corpo ou o vidro desenvolve uma carga esttica, pense nos tomos que formam tudo que podemos ver. Toda a matria formada por tomos, que so formados por partculas carregadas. Os tomos tm um ncleo formado por nutrons e prtons e uma "carapaa" de eltrons que os envolve. Basicamente, a matria tem carga neutra, isso significa que o nmero de eltrons e prtons o mesmo. Se um tomo possui mais eltrons que prtons, tem carga negativa. Se tiver mais prtons que eltrons, tem carga positiva. Alguns tomos mantm seus eltrons presos mais firmemente que outros. O quo firme a matria segura seus eltrons o que determina seu lugar nas sries triboeltrica. Nas sries triboeltrica, se um material, em contato com outro, mais apto a doar eltrons, considerado mais positivo; se for mais propenso a "capturar" eltrons, considerado mais negativo.

A tabela a seguir mostra as sries triboeltrica para muitos materiais que podem ser encontrados pela casa. Itens positivos esto acima e os negativos na parte de baixo: Mos humanas, geralmente midas - muito positivo; Pele de coelho; Vidro; Cabelo humano; Nylon; L; Pele; Chumbo; Seda; Alumnio; Papel; Algodo; Ao neutro; Madeira; mbar; Borracha dura; Nquel-cobre; Lato, prata; Ouro, platina; Polister; Estireno (isopor); Papel filme; Poliuretano; Polietileno (fita isolante); Polipropileno; Vinil (PVC); Silicone; Teflon - muito negativo; A posio relativa de duas substncias nas sries triboeltrica determina como elas vo se portar quando entrarem em contato. Vidro esfregado por seda causa uma separao de carga, pois esto divididos por muitas posies na tabela. O mesmo se aplica ao mbar e a l. Quanto maior a separao na tabela, maior o efeito. Quando dois materiais no condutores entram em contato, uma ligao qumica conhecida como adeso formada entre eles. Dependendo de suas propriedades triboeltrica, um material pode "capturar" alguns eltrons do outro. Se os dois forem separados, um desequilbrio de carga acontece. O material que capturou eltrons est com carga negativa e o que perdeu est com carga positiva. Esse desequilbrio de carga de onde a "eletricidade esttica" vem. O termo "esttica", nesse caso, enganador, pois implica em "falta de movimento", quando na verdade comum e necessrio que exista um fluxo para

que um desequilbrio de cargas acontea. O pequeno choque que voc sente quando toca numa maaneta um exemplo desse fluxo. A quantidade de carga depende dos materiais envolvidos e da quantidade de rea de superfcie que os une. Muitas superfcies, quando observadas com um microscpio de luz, parecem speras ou irregulares. Se essas superfcies fossem lisas para que mais contato pudesse acontecer, a carga (voltagem) certamente aumentaria. Outro fator importante na eletrosttica a umidade. Se estiver muito mido, o desequilbrio de carga no permanecer por um tempo til. Lembre-se que a umidade a medida da quantidade de gua no ar. Se esta quantidade estiver alta, a umidade revestir a superfcie do material, fazendo um caminho de baixa resistncia para o eltron fluir. Esse caminho permite que as cargas se recombinem e assim neutralizem o desequilbrio. Da mesma forma, quando est muito seco, a carga pode aumentar at nveis extraordinrios, ou seja, at dezenas de milhares de volts. Dependendo do tipo de sola dos seus sapatos e do material do piso em que voc est pisando, cria-se uma voltagem suficiente para fazer a carga pular para a maaneta da porta, deixando-o neutro. Voc deve lembrar do velho comercial Causas das cargas do "agarro esttico". As roupas na secadora criam uma carga eletrosttica. A secadora cria um ambiente de baixa eletrostticas As cargas eletrostticas no so umidade que gira, fazendo com que as roupas entrem em causadas por frico. Muitos contato e separem-se continuamente. A carga pode presumem ser assim. Esfregar um facilmente ser alta o suficiente para fazer com que o balo na cabea ou arrastar os ps no tapete vo criar uma carga. A material se atraia e "grude" em superfcies com cargas eletrosttica e a frico so opostas, por exemplo, seu corpo ou outras roupas. Um relacionadas na maneira em que mtodo usado para remover a "esttica" vaporizar as ambas so produtos da adeso. roupas com um pouco de gua. Aqui novamente, a gua faz Esfregar dois objetos, por exemplo, com que a carga disperse, deixando o material neutro. pode aumentar a carga eletrosttica Quando h sujeira no ar, este se parte muito mais fcil na presena de um campo eltrico. Isso significa que a sujeira permite que o ar fique ionizado mais facilmente. O ar ionizado apenas ar que perdeu um ou mais de seus eltrons. Quando isso acontece, chamado de plasma, que um condutor muito bom. De forma geral, adicionar impurezas ao ar melhora a sua condutividade. Impurezas no ar causam o mesmo efeito que a umidade. Nenhuma dessas condies desejvel para a eletrosttica. Geralmente, a presena dessas impurezas no ar significa que elas tambm esto presentes nos materiais que voc est usando. Assim, possvel saber como esto as condies do material. Os materiais geralmente vo se partir como o ar, s que muito mais rpido. Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/geradores-van-de-graaff1.htm
porque uma rea maior de superfcie fica em contato, mas a frico sozinha no tem nada a ver com a carga.

S-ar putea să vă placă și