Sunteți pe pagina 1din 6

Alm do Encanto

2009

Um filme de Rosa Moraes


. 330 Cor . . HDV Comdia

_______________________________
APRESENTAO
Alm do Encanto o primeiro curta-metragem de fico escrito e dirigido por Rosa Moraes. Foi criado especialmente para a Mostra Curta 4 ponto 5, e selecionado entre os 10 melhores roteiros do concurso realizado pela AmaCine e Guaran Tuchaua, que ofereceu os recursos para a produo, filmagem e edio, tornando esta obra possvel. O filme conta com a colaborao direta de nomes conhecidos do cinema local, como o cineasta Junior Rodrigues e a produtora Renata Paula. Apresenta ao pblico novos atores locais e faz uma homenagem ao folclore regional, com um humor censura livre: leve e divertido. A trama foi inspirada pelo recente pente-fino promovido por uma operao de combate pedofilia no pas e cuja atuao na regio Norte teve grande repercusso,trazendo um toque de atualidade para o mito amaznico do Boto, que nas noites de Lua Cheia, transforma-se num lindo rapaz que seduz as moas do interior, engravidando-as. A escolha do Boto como personagem central do filme tambm foi feita por tratar-se de uma lenda amaznica muito conhecida em todo o Brasil. Assim, o filme explora uma situao tipicamente regional, porm familiar a todo o pblico nacional. Em Alm do Encanto o Boto (Santhiago Moss) est prestes a encantar mais uma donzela (Leda Mayara), mas interrompido por um pai furioso (Wander Luis) e um grupo de mulheres da comunidade, cada qual exigindo seus direitos: casamento, paternidade, penso alimentcia...A confuso estende-se at o merecido acerto final de contas com o polmico personagem, cuja lenda transformou-se em caso de polcia.

O FILME
Inicia-se com uma pequena narrao sobre o Encantado (como antigamente os ribeirinhos se referiam ao boto transformado em rapaz). Esta narrao cumpre uma dupla funo dentro do filme: A primeira atribuir-lhe um carter informativo: Ningum ri de uma piada se no sabe do que ela se trata. A segunda razo distrair o espectador, aumentando o impacto do momento seguinte, quando se inicia o conflito. Alm do Encanto apresenta trs momentos distintos: o incio, apresentando o elemento principal (a lenda do Boto), o conflito que comea a se desenrolar e vai num crescendo a partir da interveno do furioso Pai da donzela, e seu desfecho, quando o Delegado entra em cena. Outra das cararactersticas que demarca estes momentos a trilha sonora. O incio do filme retrata uma Amaznia de conto-de-fadas: a personagem de Leda Mayara representa uma espcie de princesa ribeirinha: a moa mais bonita da comunidade, de bom corao e cheia de virtude, que, numa noite clara de Lua cheia, vai beira do rio sozinha, sob nenhum pretexto seno brincar com a gua fazendo uma expresso sonhadora. Aquela cena tpica de fico romntica, interrompida bruscamente em seu pice, cria o choque de realidade que resume o propsito do enredo: Mostrar que at um personagem lendrio pode ter seu dia de caa.

TRILHA SONORA
Para dar o clima de romance e fantasia que abre o curta-metragem, era necessrio uma msica instrumental que transmitisse o sentimento de paz e harmonia de uma noite mgica. Mas que tambm remetesse floresta, ao cenrio natural, e tivesse aquela assinatura bem brasileira. Foi escolhida a msica Anjo Visvel do compositor Flavio Romano Scognamiglio, para fazer o pano de fundo da lenda. Abrindo com sons que lembram os da noite na Floresta Amaznica, a msica traz a atmosfera encantadora ideal para o momento. Durante o conflito, o humor da situao emoldurado pela trilha O Comandante (Star Spangled Banner) O Bbado, de domnio pblico. A msica caricata, tocada por uma fanfarra uma caracterstica comum nas cenas cmicas de novelas, gnero ao qual Alm do Encanto deve uma parte de sua inspirao.

FIGURINO
2

A idia era mesclar realismo e caricatura, e isso fica bem demonstrado na composio dos personagens masculinos. O Boto, por exemplo, uma personagem que precisa exprimir certa sensualidade, por isso aparece sem camisa, ao invs dos tradicionais ternos e roupas sociais. Santhiago interpreta um Boto de 2009, poca em que a sensualidade est mais em alta do que nunca. A cala de fibras naturais, amarrada com cordo alm de clssica aumenta a integrao do personagem como elemento da Natureza. E as barras dobradas, alm de ser um truque para no manchar a nica pea da produo e provocar um erro de continuidade, deu um toque pitoresco ao visual. Santhiago tambm soube fazer bem o sorriso gaiato e sedutor e a tremenda cara-de-pau que se espera de um personagem como este. O Pai da donzela tambm teve seu visual cuidadosamente pensado. A camisa seria obrigatoriamente do tipo regata, com algum motivo comum. A primeira idia era usar um tururi de festa (do tipo Cala a Boca e Beija Logo! ), mas depois optou-se por uma estampa do Flamengo, imagem mais facilmente reconhecida a nvel nacional e que representa a cultura popular amazonense quase to bem quanto os famosos tururis. O chapu foi uma feliz sugesto do prprio ator e combinou perfeitamente com os trejeitos caricatas da personagem, alm de fazer o ator parecer mais velho. O terado, claro, indispensvel na composio de um ribeirinho enfurecido partindo para o ataque. O figurino do Delegado propositalmente ambguo, para que sua identidade no seja revelada logo de cara ao espectador. Em tom escuro, com uma certa formalidade que expressasse sua autoridade, sem defin-la, para que sua identidade como policial apenas fique explcita na entrada dos dois oficiais, Entre as mulheres, o figurino mais marcante tinha que ser o da Donzela. Assim como o boto, ela precisava transmitir uma certa dose de sensualidade, mas tambm de pureza e inocncia. Este equilbrio foi encontrado ao combinar os adereos regionais - os brincos grandes e o colar de sementes e penas vermelhas, exaltando a sensualidade natural da moa e constrastando com a virtude simbolizada pelo vestido branco, longo e recatado.

ATORES
A escolha dos atores tambm foi um fator significativo. Alguns personagens j foram criados especialmente para aqueles atores, mas outros foram muito bem criados por eles. No primeiro caso, encaixam-se o Boto, a Donzela e o Delegado. Quando o roteiro definitivo foi concludo, Santhiago Moss, Leda Mayara, e Niels Newton j estavam escalados para os papis. As agradveis surpresas vieram como o Pai Furioso, interpretado por Wander Luis e a grvida vivida por Mel Rose, ambos atores indicados por Junior Rodrigues. Fazer o papel do Pai exigia um certa desenvoltura em cena e o papel pedia um ator experiente. Wander apareceu para preencher direitinho este vaga.

Na primeira vez que entrou em cena interpretando seu personagen, alguns atores e membros da produo at se assustaram com a exploso de fria. Achei que ele iria mesmo partir para cima do Santhiago, depois daquela teradada na canoa! - disse Caio Luiz, assistente de direo. J Mel Rose deu rosto e voz futura me adolescente com cara de criana. A assistente de figurino Inamara Fernandes engravidou-a com um filho de pai desconhecido, que a personagem afirma ser do Boto, numa maldisfarada cara-de-pau. Alm de ter um bitipo compatvel com o de Dorotia Botelho, atriz que interpreta a me superprotetora, nica capaz de acreditar na inocncia da filha.

LOCAO
O Recanto dos Curis, maravilhosa propriedade do Sr. Alcy Alves s margens do Tarum-Au, era, desde o roteiro, o local pretendido para gravar a nica cena do curta, tanto pelo aspecto natural quanto pela segurana e infraestrutura. Fomos muito bem-recebidos pelo Sr. Francisco Silva e sua famlia, que nos auxiliaram bastante e pudemos usufruir do conforto de uma locao segura, com gua e luz, alm de banheiros e copa. .

FICHA TCNICA
Elenco: Encantada .................. Leda Mayara Boto............................ Santhiago Moss Pai............................... Wander Luis Me da Grvida........... Dorotia Botelho Grvida.........................Mel Rose Menino..........................Marcel Pern Menina..........................Julia Giamarino Me das Crianas.........Clia Pern Delegado.......................Niels Newton Policial 1........................Sales Botelho Policial 2.........................Sani Milo Equipe: Roteiro e Direo..................Rosa Moraes Assistente de Direo...........Caio Luiz Produo.............................. Renata Paula Ass. De Produo................. Luis Guilherme Bitterncourt, 4

Aylton Botelho Elias Vidal Samy Castro Najara Pern Direo de Arte.....................Inamara Fernandes Auxiliar de iluminao.............Alvaro Botelho Continuista...............................Renata Paula Cameraman e Edio..............Junior Rodrigues Still ..........................................Thiago Hermido Agradecimentos Especiais: Alcy Alves Ana Scognamiglio Carla Machado Francisco Santos Silva Rodrigo Mari Flutuante Peixe-Boi

Exibies:

MOSTRA CINEMA ALM DA IMAGEM 20/11 Sexta-Feira *10h CINEMARK - Manaus

MOSTRA CURTA 4 ponto 5 21/11 Sbado *10h CINEMARK - Manaus *18:30h

ITACOATIARA

22/11 Domingo *19h MANACAPURU

MOSTRA QUATRINHO.4 23/11 Segunda-Feira *10h CINEMARK - Manaus


* hora local

SOBRE O CURTA 4 PONTO 5


A 5 edio do Festival de Filmes de Quatro Minutos do Estado uma realizao da AmaCine- Futuros Cineastas em parceria com a Rio Tarum Filmes e seus colaboradores, e em 2009 acontece de 21 a 28 de Novembro, no Cinemark.

S-ar putea să vă placă și