Sunteți pe pagina 1din 46

Captulo 1 Primeiro Passo Uma simples mudana de hbito representa 90% do sucesso da tarefa de organizao.

Pense nos costumes e comportamentos que esto, muito provavelmente, contribuindo para a instalao do caos em sua vida. Antes de tentar modificar qualquer coisa, voc deve reconhecer e aceitar a responsabilidade de seu papel no CAOS domstico e estar disposto a mudar padres de pensamento que o impediram at agora de alcanar o seu objetivo de levar uma vida mais organizada. Se comear a pensar e agir como uma pessoa organizada, voc se tornar uma. Felizmente, quanto mais desempenhar esse papel, mais natural ele ser. Pense em sua motivao. O que voc tem a ganhar se organizar sua vida? E o que tem a perder se no fizer isso? Crie um plano mensal. Escolha as cinco coisas que mais deseja organizar no prximo ms. Numere-as de acordo com a prioridade de cada uma. Se, no final de um ms, voc ainda no tiver cumprido todas as cinco tarefas, faa outro plano mensal detalhando os objetivos - e o que est disposto a fazer para conseguir isso. Entre em ao imediatamente. Escolha uma das dicas deste livro e pratique-a hoje mesmo. Ou reserve 5 minutos para organizar a gaveta de meias. Decida iniciar hoje a tarefa de organizao. Conte a sua deciso a algum. Comece escolhendo um espao para organizar. Em seguida, feche os olhos e imagine como seria esse espao se ficasse livre de baguna - e como voc se sentiria depois disso. No necessrio interromper tudo o que voc est fazendo para organizar. Voc s precisa COMEAR. Torne o hbito da organizao uma parte de sua rotina diria. Faa isso primeiro. Faa depressa. Voc j foi organizado? Tente lembrar-se. O que aconteceu? Voc mudou de casa? Constituiu famlia ou mudou de emprego? Casou-se? Divorciou-se? Passou pela perda de um ente querido? Boas notcias: se um dia voc foi organizado, mais fcil retornar esse hbito. Acredite nisso!! Comece pelo espao onde houver mais baguna. O resultado bvio de limpeza e ordem lhe dar grande confiana para continuar. Converse com seus familiares sobre os motivos da deciso de se organizar. Pea ajuda a eles. Talvez seja preciso incentiv-los. Idias: Estabelea um sistema de recompensas para quem aderir s novas regras domsticas; programe um passeio em famlia aps uma grande tarefa de limpeza, ou prometa aumentar a mesada dos seus filhos.

Comece pela baguna diria. Faa o que for necessrio para cuidar da correspondncia, da loua, da lavagem de roupa. Depois arrume o que est fora de lugar. Comprometa-se a reservar um perodo de seu dia para dedicar s atividades de arrumao e organizao. Prefira um horrio em que voc esteja com a mente descansada. Marque um compromisso consigo mesmo e anote em sua agenda. Cumpra esse compromisso como cumpriria qualquer outro. Se for impossvel fazer isso todos os dias, marque perodos de arrumao de 30 minutos duas ou trs vezes por semana. Escolha com antecedncia a recompensa que dar a si mesmo quando completar cada etapa de organizao. Idias: Compre flores, faa uma massagem relaxante ou convide amigos para um caf ou lanche em sua sala recm-organizada. Relacione suas metas de organizao a um objetivo de vida mais amplo. Pense nas chances que uma casa organizada lhe dar: voc ter mais tempo e mais espao para investir em seus sonhos ou simplesmente para aproveitar a vida domstica de maneira mais calma e prazerosa. Estabelea um prazo. Oferea um jantar para sua famlia num feriado ou marque uma data para dar uma festa em sua casa. Sim, organizao significa trabalho. Mas nada to complicado quanto voc imagina. A parte mais difcil COMEAR Estabelea tambm uma recompensa diria para cada tarefa cumprida. Voc pode, por exemplo, navegar na Internet, ver um programa de TV ou bater um papo no telefone depois de concluda a tarefa - no antes. Pea a algum para verifica, uma vez por semana, seus progressos na tarefa de organizao. Sem comprometimento, nada se pode fazer. Escreva seus objetivos e ponha o lembrete no espelho do banheiro ou em qualquer outro local bem visvel - para lembrar-se deles todos os dias. No esquea as finalidades de sua deciso. Tenha sempre em mente o bem-estar que vai sentir depois de organizar sua casa e sua vida. Tente se lembrar disso quando ficar "tentado" a esconder uma pilha de papis na gaveta mais prxima ou comprar mais um objeto desnecessrio. Veja o que voc est dando bom resultado. Se voc foi bem-sucedido na arrumao de um cmodo, aplique os mesmos mtodos em outras reas da casa. Procure conhecer todos os produtos de organizao domstica disponveis. Voc vai encontrar a soluo ideal para vencer qualquer desafio. No acha tempo para se organizar? Encontre esse tempo ligando o televisor 15 minutos depois do horrio de costume e desligue-o 15 minutos antes.

Seja realista com relao ao que voc pode ou no pode fazer. No possvel organizar a casa toda da noite para o dia. Mas perfeitamente possvel arrumar uma gaveta em apenas 15 minutos. Aproveite o horrio que voc assiste TV para arrumar alguma coisa. Leve uma gaveta para a sala, por exemplo, e despeje todo o sei contedo sobre a mesa ou o tapete. Durante os comerciais, separe os objetos em quatro grupos: para jogar fora, para guardar no lugar certo, para doar e para manter. Devolva gaveta apenas o ltimo grupo. Comece agora mesmo. Nos prximos cinco minutos, recolha cinco objetos e guarde-os no lugar certo. Ponha o crebro para funcionar. Complete os seguintes pensamentos: Sou desorganizado por que... As trs principais razes que me impedem de ser organizado so... O que realmente causa desordem aqui em casa ... Eu poderia ser mais organizada se... Quero me organizar por que... Ser eu fosse bem organizado, poderia... Nossa experincia orientada por nossas crenas. Se voc acreditar, por exemplo, que todo esforo no far diferena, essa ser sua EXPERINCIA. Procure identificar alguma crena desse tipo que talvez esteja limitando sua capacidade de organizao. Estabelea metas simples, como: Hoje vou arrumar a gaveta da escrivaninha e depois vou parar" Organizar um cmodo de cada vez. E v por partes: um mvel ou uma gaveta por vez. Se voc sempre foi bagunceiro, provvel que nunca tenha aprendido como se organizar. Mas poder aprender lendo livros sobre o assunto e observando como as pessoas organizadas agem. Programe-se para aprender habilidades de organizao. Faa um planejamento. Tarefas de organizao aleatria tambm so boas, mas, se voc realmente quiser agilizar o processo, planeje. Por onde vai comear? Quanto tempo por dia vai dedicar-se s tarefas? Arranje companhia - algum que, tanto quanto voc, queira se organizar. Faam isso em conjunto. Conversem toda semana, pessoalmente ou por telefone, para comentar seus progressos, trocar sugestes e motivar-se. Pea ajuda a um amigo ou parente para arrumar algumas reas de sua casa em troca de um favor que voc possa fazer ou ajude-o tambm na organizao da casa dele.

Organize uma reunio da limpeza progressiva. Convide alguns amigos ou parentes para passar um sbado em sua casa arrumando o quarto da baguna. Oferea um lanche e msica para animar o ambiente. No sbado seguinte, continuem a reunio na casa de um deles para organiz-la tambm. Pense na possibilidade de solicitar ajuda profissional. H algumas firmas que podero orient-lo. Uma boa conversa pode ser o incentivo que voc precisa para comear. Mantenha um dirio de suas atividades de organizao. Anote, por exemplo, o tempo gasto nas tarefas de cada dia, o cmodo ou as coisas que voc arrumou, o que sentiu ao concluir o trabalho e sua meta para o dia seguinte. Torne suas tarefas de organizao mais divertidas. Ligue o rdio ou ouas seus discos favoritos. Programe uma comemorao pelo sucesso de seu projeto de organizao domstica para daqui a trs meses. Marque a data no calendrio. Mantenha um registro de seus progressos. Use uma caneta colorida para marcar no calendrio (com um X) os dias em que voc passou menos de 5 minutos limpando e organizando sua casa e suas coisas. Adote o mtodo dos dois passos para arrumar a casa toda. Comece recolhendo e levando para o lugar certo as coisas que estiverem espalhadas. No segundo passo, arrume os objetos em cada cmodo. Divida os projetos maiores em etapas, um passo de cada vez. Comece com uma lista de todas as etapas e organize-se depois, segundo a prioridade de cada uma. Partindo do prazo que estabeleceu para a concluso de seu plano de organizao, escolha uma data para cada etapa e marque-a no calendrio. Se ainda no tem um prazo para seu projeto, estabelea um hoje mesmo. O que voc costuma fazer que talvez esteja contribuindo para a desordem e o caos em sua vida? Identifique seu pior HBITO bagunceiro e trabalhe para mudar esse comportamento durante o prximo ms. Ajuste o despertador (TIMER) ou qualquer outro tipo de alarme para marcar o tempo de cada tarefa e para ajud-lo a manter-se concentrado no que estiver fazendo. Dedique toda a sua ateno a cada tarefa de organizao. Para no ser interrompido, deixe que a secretria eletrnica registre as chamadas. J tentou organizar antes e acabou desistindo por se achar um fracasso? No foi voc que falhou, e sim seu plano. Talvez tenha tentado fazer tudo de uma vez e depressa demais. Tente lembrar o que aconteceu e o que aprendeu com a experincia. Faa de forma diferente agora e conseguir um resultado tambm diferente.

Faa uma lista de vrios projetos de organizao, tais como arquivos, fotos, receitas, cozinha ou garagem. Escolha um deles e divida-os em miniprojetos. Na cozinha, por exemplo, esses miniprojetos podem incluir a bancada da pia, o gabinete, as gavetas de talheres, a despensa, a geladeira, o freezer e as receitas, entre outras coisas. Durante um perodo de 5 a 15 minutos por dia, trabalhe num miniprojeto de cada vez, at concluir todo o projeto principal. Elimine da lista o projeto cumprido e passe para o seguinte. Resista ao impulso de ser criativo em seu mtodo de organizao. Isso vai apenas dificultar o trabalho. Canalize sua criatividade para outras reas. Cinco maneiras de motivar os outros membros da famlia a ser mais organizadas. 1. 2. 3. 4. Explique tudo o que incomoda voc e os motivos disso Mude a maneira de solicitar colaborao (ordem em vez de negociao) Oferea todo apoio para ajud-los a mudar seus hbitos Mostre-se disposto a fazer acordos Prepare-se para aceitar o fato de que talvez nem tudo seja feito da forma exata como voc gostaria ou faria. Para tornar as tarefas de organizao uma prioridade crie recompensas financeiras. O que voc faria, por exemplo, com o dinheiro ganho com a venda dos objetos dos quais no precisa ou que no quer mais? Use essa idia como incentivo: quanto mais coisas dispensar e vender, mais dinheiro poder ganhar. Organize sua bolsa. Retire todo o contedo dela. Jogue fora tudo o que no tiver serventia. Renova as coisas desnecessrias e guarde-as em outro lugar ao invs de carreg-las com voc. Reduza ao mnimo indispensvel o nmero de objetos para encontr-los mais facilmente quando precisar deles. Use ncessaire para guardar objetos de higiene pessoal.

Captulo 2 Livre-se da Baguna Remova primeiro a baguna - s depois comece a pr tudo em ordem. A organizao fica muito mais fcil quando h menos coisas em seu caminho. Se conservar um objeto desnecessrio, ele s vai ocupar um espao precioso que voc poderia destinar a coisas que realmente usa. Reserve 15 minutos por dia para livrar seu espao da baguna. Mesmo que disponha de apenas 5 minutos, isso melhor que nada. Se voc comear, talvez decida ir at os 15 minutos ou at mais. Escolha um cmodo - qualquer um. Escolha agora uma gaveta ou prateleira existente nesse cmodo e comece por a. Remova todo o contedo e separe os objetos em 5 categorias: 1. Jogar fora 2. Guardar no lugar certo 3. Doar 4. Vender 5. Conservar Jogue fora tudo o que estiver na primeira categoria. Guardem no lugar certo as coisas que pertencerem a outro cmodo ou mvel. Ponha uma caixa tudo o que pretende dar ou vender. Devolva ao lugar apenas o que deve ficar ali, ou seja, as coisas que voc realmente gosta e deseja conservar. difcil para voc tomar essas decises? Estabelea ento um prazo para dispensar determinados objetos. Quando acha que estar disposto a abrir mos das coisas que no precisa nem usa mais? Seis meses? Um ano? Dois anos? Uma vez estabelecido esse prazo, voc eliminar a necessidade de tomar vrias decises isoladas mais tarde. Seja honesto com relao s coisas que voc precisa realmente conservar. Conservar ou dispensar? Pergunte-se: Usei esse objeto no ano passado? Vou precisar dele no futuro? Preciso conserv-lo por motivos Legais? Seria difcil conseguir outro em caso de necessidade futura? Se a resposta a todas as perguntas for negativa, dispense o objeto. Continua indeciso? Pergunte-se: Qual o propsito til desse objeto em minha vida? Trata-se de uma coisa que voc usa ou lhe d satisfao? Em caso negativo, o objeto est apenas ocupando espao.

O passo final da sesso de arrumao da baguna o mais importante: programe a prxima sesso. Remova de seu espao fsico todas as coisas que no usa, mas das quais no consegue separar-se. Guarde-as em uma caixa. Escreva na caixa o contedo da caixa e a data. Se no prazo de seis meses ou um ano no precisar dessas coisas, doe a caixa inteira. Se voc tem dificuldade de abrir mo de suas coisas, pense em termos dos objetos que vai conservar, e no dos que vai descartar. Tome a deciso de cercar-se apenas das coisas que voc ama e usa - e remova o restante. Admita que voc no mais a pessoa que era dez anos atrs. Seus interesses, seus gostos e seu estilo mudaram. Procure cercar-se das coisas que fazem parte de seu modo de ser atual. Livre-se de tudo que j no tem utilidade nem sentido para voc. Faa de conta que voc est de mudana e pergunte-se: "Vale a pena o esforo de empacotar, transportar, desembalar e instalar esse objeto na nova casa?" Se a resposta for negativa, passe adiante o objeto. A conservao de um objeto faz aumentar o apego a ele. Pea a algum que guarde provisoriamente as coisas que voc ainda no decidiu se vai conservar ou descartar. Uma grossa camada de poeira sobre um objeto um sinal claro demais que voc no precisa dele. Passe-o adiante. Voc tem COISAS DEMAIS? Mudar-se para uma casa ou um apartamento maior no a soluo. Estabelea limites para coisas como sacolas de plsticos (vinte so mais que suficientes), potes de margarina ou de iogurte (de quantos voc precisa de fato?), panos de limpeza (tenha apenas o necessrio) e papel para impressora. Decida com antecedncia uma quantidade razovel e elimine o excesso. Todos os objetos tm um perodo de vida til, depois do qual se estragam. Sem dvida, sempre possvel usar uma camiseta velha como pano de limpeza, mas ser que voc precisa mesmo disso? Permita a si mesmo livrar-se do que j no necessrio. Siga as regras do bom senso: alguma coisa feia e no lhe serve, d outro destino a ela. Ns costumamos nos apegar a coisas que j no usamos porque "custaram caro". Mas que valor tem um conjunto que, embora elegante, est pendurado h anos em seu armrio, apenas acumulando p? Nenhum. Doe esse conjunto, e ele poder adquirir imenso valor para algum que o use em uma entrevista e consiga a vaga. Procure tomar decises com rapidez. Se voc levar mais de 60 segundos para decidir se vai ou no conservar um objeto, muito provvel que no precise dele.

Depois de tomar a deciso de se desfazer de algumas coisas, removaas de sua casa to depressa quanto possvel. Programe a retirada de seus donativos, ou leve-os pessoalmente Empacote o que vai jogar fora e deixe tudo junto com o lixo dirio para ser recolhido pelos garis. Contrate um carreto para remover os objetos se for necessrio. Procure cercar-se de coisas BELAS e teis. Permita a si mesmo livrar-se do restante. H muitas coisas que s ocupam espao e acabam por deprimir voc. Se a baguna est interferindo em seus relacionamentos ou em seu trabalho, procure o apoio de pessoas amigas e organizadas que possam ajudlo e orient-lo. Se voc no o causador da baguna, tampouco responsvel por ela. Transfira a responsabilidade - e trabalho - a quem de direito. No acumule coisas para vender num bazar de caridade se ainda no houver data marcada para o evento. Nesse caso, melhor do-las. Valorize seu tempo. necessrio ter muito tempo e energia para planejar um bazar de caridade bem-sucedido. Pense na possibilidade de doar suas coisas ou lev-las a um brech para que outras pessoas as vendam. Procure uma Instituio de caridade que aceite donativos, desde livros e roupas at utenslios domsticos em geral. Melhor ainda, encontre uma que envie um veculo para recolher seus donativos. Programe a vinda do veculo dessa Instituio para recolher seus donativos no mximo em uma semana ou leve-os voc mesmo, se necessrio. Quando tiver de tomar decises sobre objetos de valor sentimental, conserve apenas aqueles que lhe trazem boas lembranas. Algum PROGRESSO melhor que nenhum progresso. No perca tempo tentando vender coisas imprestveis ou obsoletas, como livros didticos, velhos equipamentos de informtica ou objetos que no tem conserto. Ningum quer essas coisas - nem mesmo como donativos. Compare o aborrecimento de abrir mo dos objetos que no lhe servem mais com o desconforto de viver com todos eles entulhando sua casa. Existe sempre a probabilidade de sentir falta de alguma coisa, mas raramente se lembrar disso. ACREDITE - voc vai tomar a deciso correta! No encare a tarefa de arrumao como uma necessidade de se desfazer de suas coisas. Considere o projeto de organizao como uma oportunidade de dar suas coisas suprfluas a quem precisa delas mais do que voc - ou pense em reciclagem. Se houver alguma coisa suprflua, mas de grande valor sentimental para voc, no se sacrifique separando-se dela - guarde-a com carinho!

Para guardar uma recordao dos desenhos e trabalhos escolares de seus filhos sem ocupar muito espao, tire fotos deles ao lado de suas obrasprimas e organize-as em um lbum. Em seguida, descarte os objetos originais. Se resolver dispensar objetos de valor sentimental, tire fotos deles para guardar como recordao. Se voc tem muita baguna em casa, isso quer dizer que voc mais rico do que imagina. Encare o projeto de organizao como uma oportunidade de COMPARTILHAR sua abundncia - as coisas das quais no precisa - com pessoas que fariam bom uso do que no lhe serve mais. Aceite o fato de que voc no poder controlar a sua vida se ficar apegado demais s coisas. O segredo o desapego. Oferea uma "reunio de doao" de objetos de algum valor ou de antiguidades que voc decidiu no conservar e convide amigos e parentes. Pea a eles que ponham etiquetas com seu nome nos objetos que quiserem levar e doe tudo o que sobrar depois da reunio. Existe um problema com relao aos objetos de valor estimativo que ficam guardados: ningum os v, nem pode apreci-los. Procure uma forma de exibi-los e at de us-los. Em vez de guardar todos os objetos pertencentes a um ente querido que j faleceu, encontre um modo de honrar sua memria. Idias: faa uma reunio familiar e filme seus parentes enquanto examinam os objetos e trocam recordaes provocadas por eles. Depois d os objetos a quem demonstrar interesse. H ainda as alternativas de vender os mais valiosos e fazer uma doao em nome do ente querido. Crie uma caixa de recordaes para guardar cartas de amor, cartes, desenhos ou gravuras, entre outras lembranas. Se houver pouco espao em sua casa, limite o nmero de caixas a uma para cada morador. Se voc sente medo de se desapegar de alguma coisa, faa isso mesmo assim. O ato de doar algumas de suas posses materiais pode ajud-la a libertar-se de culpas e rancores, entre outras emoes negativas. Transforme a baguna em dinheiro: Participando de um bazar de caridade Anunciando objetos de marca no jornal do bairro Vendendo esses objetos em consignao Vendendo-os para um brech Usando a internet para vend-lo Limpe e organize seu local de trabalho. Crie um espao para guardar material de escritrio - pode ser uma gaveta, um arquivo ou um armrio. Organize os objetos por tipo. Dessa forma, ser mais fcil verificar o que voc tem e do que precisa.

Limpe tambm sua mesa de trabalho e deixe apenas o que voc usa todos os dias. Guarde os outros objetos em gavetas, em prateleiras ou no armrio, junto com o material de escritrio. Ponha coletores de baguna em lugares onde as coisas naturalmente se acumulam: um porta-chaves na entrada, uma caixa para correspondncia e outra para papis escolares de seus filhos e ganchos presos parede para pendurar casacos ou mochilas. Limpe suas paredes. Retire tudo o que est pendurado nelas e devolva apenas o que voc realmente aprecie. Fotos de famlia emolduradas e reunidas no mesmo espao tm efeito tocante e mais "limpo". Se voc possui muitos quadros ou gravuras e gosta de todos, no os pendure simultaneamente. Faa um rodzio deles conforme a estao do ano, por exemplo. Se houver em seu banheiro produtos que no usa h mais de um ms, livre-se deles. Guarde seu estoque de artigos de banho e higiene pessoal no armrio, no gabinete da pia ou no banheiro dos hspedes, se for o caso. Doe tudo o que no tiver utilidade para voc. Mantenha livre a bancada da pia de seu banheiro. Deixe apenas o sabonete ou algum objeto que tenha que ficar mo. Guarde tudo o mais em gavetas ou armrios. Use um ncessaire para os cosmticos. Limpe o armrio dos remdios. Jogue fora sobras de medicamentos, receitas velhas e remdios ou outros produtos vencidos. Jogue fora tambm os cosmticos que voc nunca usa. Verifique o prazo de validade e descarte: Frascos de perfume com mais de 3 anos Cosmticos com mais de 1 ano. Protetores solares com mais de 2 anos. Tudo o que estiver com a data de validade vencida. Tenha cuidado quando se desfizer de medicamentos, vitaminas, cosmticos e quaisquer produtos potencialmente prejudiciais. Jogue os lquidos e comprimidos no vaso sanitrio e proteja os demais objetos em latas ou sacos plsticos bem fechados quando puser no lixo, para que fiquem fora do alcance das crianas e dos animais de estimao. Organize suas prateleiras e seus armrios de modo a facilitar a viso do contedo e abra espao para guardar novos estoques. Mantenha livres as bancadas da cozinha, deixando ali apenas o que voc usa pelo menos duas vezes por semana. Guarde o restante e, armrios ou gavetas.

Reserve uma prateleira ou um espao da geladeira para as sobras de comida. Isso evitar que elas fiquem esquecidas e se estraguem. Ponha rtulos com data nos potes de sobras de comida. Mantenha etiquetas e canetas sempre mo. Instale uma ou mais prateleiras giratrias na geladeira para facilitar o acesso s coisas guardadas no fundo. H tambm a alternativa de reunir

produtos similares, como frios ou frascos de condimentos, em um recipiente grande de plstico que voc possa puxar, quando necessrio, como se fosse uma gaveta. Reserve algum tempo para fazer uma "inspeo" em seu guarda-roupa. Experimente todas as peas e conserve apenas as que voc mais aprecia ou lhe servem. Descarte o restante. Separe as peas de roupas em categorias: para dar, para consertar ou ajustar, para vender em consignao. Mantenha as peas e os acessrios que voc usa apenas em ocasies especiais reunidos em uma das extremidades do armrio. Isso facilitar acesso s roupas dirias. Comeando por uma das extremidades do guarda-roupa, examine e remova todas as peas que no usa h mais de um ano. Se no precisou delas no ano que passou, provavelmente no precisar tambm nos prximos 12 meses. Passe adiante essas peas e aproveite o espao livre aberto em seu armrio. Livre-se de peas que voc no usa porque no gosta ou no lhe caem bem. Se no quiser descartar as peas que no tem usado, guarde-as no espao reservado s roupas para ocasies especiais. Talvez, dentro de algum tempo voc resolva desfazer-se delas. Jogue fora amostras grtis e outros produtos promocionais sem utilidade. Durante a limpeza de armrios e gavetas, separe as roupas em 3 pilhas: A, B e C. Na pilha A ficam as roupas que voc usa, aprecia e deseja conservar. Na pilha B coloque as peas que no sabe se vai doar ou no. A pilha C para as peas que voc no usa h muito tempo. Guarde as roupas da pilha A. Examine outra vez a pilha B para decidir o que vai fazer. Finalmente, passe adiante as peas da pilha C.

Capitulo trs O que fazer com a papelada

Papis e documentos fazem parte do dia-a-dia da vida moderna. Se, no entanto, permitirmos que se acumulem, eles logo deixaro de ser uma simples pilha e se transformaro numa montanha. E ns, naturalmente, no queremos isso! A melhor forma de lidar com eles organiz-los por categoria documentos, jornais, catlogos, revistas, cartas, bilhetes, listas, faturas e recibos, tudo, enfim. Isso significa que preciso tomar algumas decises. O que realmente necessrio manter? Onde e como arquivar a papelada? Comece pela organizao dos papis mais importantes para voc e sua rotina. Depois cuide dos menos urgentes. D o primeiro passo. Rena todos os papis espalhados pela casa ou pelo escritrio. Selecione-os rapidamente em categorias. Ponha todos em caixas, com exceo dos mais importantes - que em geral se relacionam a projetos, finanas ou prazos. No passo seguinte, voc pode comear a decidir o que vai fazer com cada um deles. Nesse meio-tempo, voc saber onde est toda a papelada que ainda no organizou. Transforme pilhas em arquivos. Primeiro passo: escolha uma pilha qualquer e faa uma lista das categorias de papel que encontrar. Isso vai ajud-lo a ter idia dos vrios tipos de arquivos que precisar criar. Separe os papis dirios em arquivos ativos: contas a pagar, recibos a entrar, dados para relatrios, papis a arquivar ou discutir com seu chefe ou seu cnjuge e ainda papis a encaminhar a outro departamento ou a outro membro da famlia. Abra pastas suspensas para esses arquivos ativos e pendure-as numa caixa ou gaveta especial para esse fim. Determine um lugar especfico para as contas a pagar. Idias: crie um arquivo ativo para sua mesa de trabalho ou uma pasta suspensa. Uma boa alternativa arquivar todas as contas e os respectivos recibos numa pasta do tipo sanfona, cujas divises se destinem a cada ms do ano. Torne mais fcil a tarefa de pagar as contas. Tenha sempre mo canetas, uma calculadora e um grampeador. H um sistema simples de pagamento quinzenal de contas: arquive as contas que devem ser pagas na segunda quinzena de cada ms numa pasta com a etiqueta "a pagar entre 16 a 31". Faa o mesmo com as contas a pagar na primeira quinzena e coloque a etiqueta "a pagar entre 1 e 15". Arquive ambas numa pasta maior com a etiqueta "Contas a Pagar" ou, se preferir, use uma pasta de dois bolsos. Anote na agenda as datas de pagamentos das contas. Classifique antes de arquivar. Coloque pastas suspensas numa caixa de papelo especial para esse fim e arquive por categoria - seguros, impostos e recibos, por exemplo. Cole uma etiqueta no alto de cada pasta para identificar a categoria a que pertence. Depois de classificar todos os seus papis, transfira cada categoria para uma pasta maior j existente. Esse sistema tem

uma grande vantagem: possvel selecionar seus papis onde achar mais confortvel e at na frente da televiso - basta levar a caixa de papelo com voc. Lembre-se de que a razo principal para arquivar seus papis a facilidade de encontr-los quando for necessrio. Quando etiquetar uma nova pasta, pense numa palavra que defina os papis que vai arquivar ali. Mas no precisa pensar muito: a primeira palavra que lhe vier mente ser provavelmente a melhor. No guarde seu testamento num cofre de segurana bancrio alugado apenas em seu nome. O cofre ser selado em caso de morte, e isso pode retardar a transferncia de seus bens. Faa fotocpias de seus arquivos domsticos e confie os originais a seu advogado. Evite colocar etiqueta "Diversos" em arquivos e pastas. Se o contedo no tiver importncia suficiente para merecer um rtulo prprio, ser melhor arquiv-lo em outra pasta - ou talvez nem seja necessrio guard-lo. Coloque as etiquetas na mesma posio em cada pasta suspensa, pois ser mais fcil v-las quando as pastas estiverem alinhadas. Alm disso, se voc acrescentar ou retirar algumas pastas da gaveta, no ser preciso rearranjar as etiquetas, como ocorre no caso de aplic-las em seqncia. Oriente-se pelas categorias mais comuns para formar seu arquivo: Seguros - de carro, casa, vida, invalidez, mdico Finanas - contas bancrias, contas de crdito, hipotecas, investimentos Propriedades - recibos de casa (reformas, decorao, objetos de valor), manuais e recibos de equipamentos eletroeletrnicos, documentos de compra de automveis e recibos de oficinas. Impostos - recibos do ano em curso e outros documentos relativos a taxas em geral. Registros mdicos. Registros veterinrios Se o contedo de uma pasta de arquivo exceder dois centmetros de espessura, separe-o em duas pastas. Prefira usar um grampeador para prender papis, pois os clipes tendem a soltar ou enganchar-se em papis ou pastas prximos. Use etiquetas de plstico, prprias para arquivos suspensos. Assim, quando quiser examinar o contedo de uma pasta, basta puxar a etiqueta e abrir a pasta sem tir-la da gaveta. Coloque etiquetas coloridas em suas pastas para criar cdigo de cores que diferencie as vrias categorias de papis arquivados. Adote tambm um cdigo de cores para separar os arquivos profissionais dos pessoais ou para fazer qualquer outra distino que quiser. As informaes se tornam OBSOLETAS rapidamente. Se voc sabe onde encontrar informaes mais atualizadas, no h necessidade de arquiv-las.

No perca tempo arquivando papis desnecessrios. No h por exemplo, razo para conservar contas pagas de tarifas pblicas por mais de cinco anos. Arquive essas e descarte o restante. Se voc costuma comparar, ms a ms, o consumo de energia eltrica, gua e outros servios pblicos, anote os nmeros em uma nica folha de papel. Voc deve guardar notas fiscais e certificados de garantia de bens durveis pelo perodo de vida til dos produtos, para resguardar-se de qualquer defeito de fabricao. Crie uma pasta com o rtulo de "Notas Fiscais" e coloque as mais novas na frente das demais. Faa uma lista dos objetos de valor de sua propriedade, como jias, antiguidades e obras de arte, para document-los em caso de pagamento de seguro. Guarde recibos correspondentes num cofre de segurana bancrio. Confira cuidadosamente os canhotos de cheques e guarde apenas os mais recentes, dos quais voc pode precisar por vrios motivos, inclusive para a comprovao de pagamentos. Arquive em pastas suspensas ou em fichrios os manuais de instruo dos equipamentos que possui. Organize-os por categorias - televisor ou geladeira, por exemplo - em ordem alfabtica ou segundo o cmodo da casa onde esto instalados. Inutilize os manuais de equipamentos que voc no tem mais. Se voc tivesse 20 minutos para evacuar a sua casa e pudesse levar apenas o que coubesse em seu carro, o que escolheria? A maior parte dos objetos pode ser facilmente substituda. Se adquirir conscincia disso, ser mais fcil ALIVIAR o acmulo de coisas que entulham o seu espao. Depois de verificadas e pagas, as faturas do carto de crdito devem ser mantidas pelo perodo de um ano. Conserve apenas a atual aplice de seguro de imveis e automveis. Descarte os documentos relativos aos anos anteriores aps receber os comprovantes do ano em curso. Libere espao em seus arquivos eliminando papis e pastas dos quais j no precisa. Trabalhe em uma gaveta de cada vez e comece pelas pastas da frente, quando interromper a limpeza, marque a pasta em que parou para saber em que ponto recomear. Experimente um sistema numrico para arquivar idias. Ponha num arquivo suspenso a etiqueta "Idias" depois rotule uma pasta suspensa com o nmero "1". Escreva "1" no canto superior direito de dez a doze folhas de papel e coloque-as na pasta. Crie no computador um ndice com duas a cinco palavras-chaves para descrever cada folha de papel. Abra e numere quantas pastas forem necessrias para arquivar todas as folhas. Quando quiser acessar uma em particular, use o comando de busca de palavras-chaves de seu programa. Rasgue todos os papis dispensveis relativos a finanas que contenham dados pessoais de identificao, inclusive senhas bancrias, para reduzir o risco de roubo ou fraude de identidade.

Para obter orientao completa e atualizada sobre documentos relativos a pagamentos de impostos que devem ser conservados, consulte rgos governamentais ou fale com um contador de sua confiana. No se preocupe em criar o sistema de organizao PERFEITO para arquivar contas e outros papis. O que est feito est perfeito. Crie um arquivo para os impostos. Organize imediatamente todos os documentos relacionados a impostos e taxas. Abra pastas suspensas rotuladas para o seguinte: Proventos - comprovantes de pagamentos recebidos e declaraes de juros e dividendos ganhos com investimentos tributveis. Doaes - recibos de Instituies de caridade (em dinheiro ou no) Tratamento mdico - recibos de despesas mdicas e hospitalares particulares ou conveniadas Imveis - comprovantes de hipoteca e de impostos territoriais e urbanos Dependentes - recibos de despesas com tratamento mdico e educao de seus filhos, entre outros comprovantes. Arquive tambm qualquer correspondncia recebida de mdicos ou convnios de sade, assim como de rgos governamentais. Estudos comprovam que 80% dos papis arquivados nunca so procurados novamente. Por isso, antes de arquivar um papel, pergunte a si mesmo se realmente precisa dele. necessrio por razes legais ou tributrias? Mantenha-o. Existe uma cpia j arquivada? Descarte-o. Mantenha o arquivo morto separado do arquivo ativo. Talvez voc esteja pensando que precisa de outro gabinete, quando na verdade basta apenas liberar espao no arquivo ativo armazenando o excesso de pastas no arquivo morto. Pastas relativas a projetos concludos um bom exemplo. Remova o arquivo morto - com pastas suspensas e tudo - para uma prateleira mais alta do armrio ou para a garagem, por exemplo. recomendvel organiz-lo em caixas do mesmo tamanho que possam ser empilhadas com segurana. Prefira caixas de papelo resistentes, com tampa, disponveis em qualquer loja de material de escritrio. Essas caixas tm uma borda interna prpria para pastas suspensas. Ponha rtulos nas caixas: "Restituio de impostos 1990-1999", por exemplo. Alugue um cofre de segurana bancrio para guardar documentos financeiros e legais importantes ou qualquer outra coisa que seria difcil ou impossvel substituir, inclusive: Certides de casamento, nascimento e bito. Documentos relativos a divrcios e acordos. Documentos de adoo, custdia e servio militar. Documentos relativos a heranas, testamentos e procuraes. Escrituras de imveis e certificados de propriedade de automveis. Todos os contratos. Inventrio domstico, fotos e recibos de objetos de valor. Aplices e aes. Em vez de guardar revistas inteiras para consulta posterior, destaque e arquive apenas os artigos de seu interesse.

Deixe as revistas e outros materiais de leitura nos locais em que voc costuma ler - em sua pasta ou bolsa, para ler durante o trajeto entre a casa e o trabalho, por exemplo, ou em sua mesa-de-cabeceira. Os fichrios so uma forma simples e conveniente de guardar material de consulta. Para decidir entre fichrios e arquivos, faa a si mesmo as seguintes perguntas: Seria prtico poder transportar essas informaes? Preciso cruzar informaes? Tenho espao para acomodar fichrios? Se a resposta s trs perguntas for negativa, um arquivo convencional pode ser a melhor soluo. Use fichrios para arquivar recortes de jornais e revistas. Destine um fichrio para cada categoria, como idias de decorao de interiores ou idias de viagens de frias. Proteja os recortes em envelopes de plstico transparentes. Separe as sees com folhas etiquetadas - "banheiro", "dormitrio" e "cozinha", por exemplo. Se voc est um pouco atrasado com seus hbitos de leitura, programe algum tempo todo dia para atualizar-se. Se estiver muito atrasado com relao leitura, destaque no sumrio de cada revista os artigos de maior interesse para voc leia apenas esses. Depois descarte a revista. Ponha sua leitura em dia em menos de 60 segundos. Descarte tudo o que colocou na pilha de coisas para ler - e jure manter-se em dia da em diante. Na prxima vez em que se queixar porque no tem TEMPO para organizar-se, pare. Todos ns temos tempo. A maneira como o usamos que depende de cada um. Cancele as assinaturas de revistas que no leu nos ltimos 3 meses. Talvez receba um reembolso pelo perodo das assinaturas que no usou. H tambm a alternativa de suspender temporariamente as assinaturas ou transferi-las a um amigo ou parente mediante a solicitao de alterao do nome e do endereo para remessa. Limite o nmero atual de revistas que voc assina, que provavelmente pode cair pela metade. Se sentir falta de algumas delas, sempre ser possvel comprar uma edio avulsa ou renovar a assinatura. No conserve todas as edies das revistas que assina. Decida quais delas gostaria de guardar - conforme o espao de que voc dispes, claro. Descarte o restante. Se voc acumulou muita correspondncia promocional que nem sequer abriu, jogue tudo fora. No perca tempo em verificar essas cartas, pois outras certamente j esto a caminho. Guarde apenas os catlogos mais recentes e descarte os outros. Liberte-se de crenas como estas: Tudo vai ficar em desordem outra vez. No sei por onde comear. No tenho tempo.

No sei como fazer isso. [J tentei me organizar antes e fracassei.] Reduza o volume de correspondncia no solicitada que recebe. Telefone para a empresa remetente e solicite a retirada de seu nome e endereo da mala direta. D trabalho, mas vale a pena. Eis um truque inteligente para arquivar catlogos de seu interesse: abra o catlogo bem no centro e pendure-os nas bordas da gaveta de pastas suspensas. Destine uma pasta ou caixa de madeira aos papis escolares de seus filhos que voc precisa examinar, como bilhetes de permisso, trabalhos e provas com nota e comunicados em geral. Crie um sistema de devoluo de papis escolares para as crianas. Idias: abra pastas para cada uma delas e verifique-as todas as manhs durante o caf. Use ims de geladeiras grandes para prender e organizar, em ordem cronolgica, lembretes de eventos e outros compromissos. Pastas de papelo com elstico so timas para organizar, de forma simples e barata, os papis e trabalhos escolares de seus filhos. D uma pasta a cada um deles ou reserve uma gaveta para cada criana caso dividam o mesmo quarto. Crianas com idade escolar podero aproveitar muito um arquivo s para elas. Ensine seus filhos a lidar com pastas suspensas, arquivando seus papis por assunto, e a retirar, no final de cada ano letivo, tudo o que se referir srie concluda para abrir espao. Reconhea que natural sentir certo receio diante da necessidade de se organizar mesmo quando voc deseja essa mudana. Tarefas de mudana de organizao de 1 minuto por vez PERMITIRO uma adaptao gradual aos novos hbitos. Organize suas receitas em um fichrio. Utilize separadores de cores diferentes para dividi-los em sees: "aperitivos", "sobremesas" e "receitas novas", por exemplo. Classifique as receitas por categoria e arquive-as em envelopes de plstico transparente para proteg-las. Cole as receitas recortadas de jornais ou revistas em uma folha de papel que se ajuste ao tamanho do fichrio. Considere se a economia que voc faz com o uso de cupons vale o trabalho de recort-los e envi-los ou lev-los ao estabelecimento que os fornece. Se decidir us-los , verifique o prazo de cada um e jogue fora os que estiverem vencidos.

Captulo Quatro Cada coisa em seu lugar Encontre o lugar certo para todos os objetos "sem teto" que houver em sua casa. Procure pelas coisas que esto sempre espalhadas aqui e ali. Elas no tm onde ficar? Organizao significa a tarefa de estabelecer o lugar mais

adequado para seus pertences - e assim ach-los o mais rapidamente possvel quando voc precisar deles. Ser sempre melhor e mais prtico manter um objeto no local onde mais usado. Se decidir onde guard-lo, ele nunca mais vai incomodar voc. Basta us-lo e lev-lo de volta ao lugar. Estabelea reas de trabalho para atividades como costura, checagem de correspondncia e de contas a pagar, hobbies e lavagem de roupas. Organize nas vrias reas todos os utenslios necessrios a essas atividades. Coloque tesouras, fita mtrica, fita adesiva, canetas, papel e outros utenslios nos locais que so mais usados. Preste ateno nas reas que deixam voc frustrado. Uma organizao melhor no acabaria com sua frustrao? Procure organiz-las o mais breve possvel ou reserve 15 minutos e faa isso agora mesmo. Percorra sua casa e observe tudo. Procure formas de usar portas, paredes e at mesmo o teto como espao vertical para guardar objetos de todo os tipos: sapateiras de plstico penduradas atrs das portas, prateleiras, ganchos ou racks acoplveis de metal, entre outros recursos. Procure e use espaos teis ocultos: Guarde papel de embrulho e outros acessrios em caixas escondidas debaixo das camas. Alternativa: encoste rolos de papel de presente num dos cantos do armrio; fitas e laos podem ficar bem protegidos dentro de sacos plsticos presos em cabides por um alfinete de segurana. Guarde controles remotos e outras miudezas que podem causar certa desordem se ficarem espalhadas numa cesta ou caixa decorativa e coloque-a sobre a mesa de centro ou sobre uma prateleira. Quando comprar mveis, escolha aqueles que dispem de espaos ocultos, como mesinhas do tipo ba e camas com gavetas. As pessoas que tm poder sobre as coisas - e no o contrrio. Decida usar esse poder para RETOMAR O CONTROLE de seu espao e de seu tempo. Ponha rtulos em tudo: pastas, vdeos, caixas, cestas, fichrios, prateleiras. Use etiquetas ou um pincel atmico para fazer rtulos limpos e legveis. Quando precisar de mais espao, no se esquea de olhar para cima. A melhor soluo , com freqncia, pendurar as coisas. Rena todas as peas de roupas sem botes, com bainha por fazer ou rasgados e coloque-as numa cesta para consertar. Reserve algum tempo para isso ou leve as peas costureira ou ao alfaiate. Voc precisa emoldurar um quadro, consertar seus sapatos preferidos ou trocar a bateria de seu relgio? Ponha essas coisas no carro e programe um horrio para lev-las aonde for necessrio.

Escolha um local prximo da porta de sua casa para deixar vdeos ou livros que precisa devolver, correspondncia para remeter ou roupas para levar lavanderia. Tenha sempre mo um bloco de anotaes durante suas tarefas de organizao. Escreva o que planeja fazer nas tarefas seguintes. Isso impedir que voc se desvie do roteiro traado e perca tempo. Mantenha um cesto de metal perto da porta para deixar os guardachuvas. Use um biombo para separar uma rea de trabalho do resto do ambiente ou ocultar caixas empilhadas. Voc no tem escritrio em casa? Guarde a papelada domstica num gaveteiro avulso, coloque-o num armrio e retire-o de l quando precisar dele. No h armrios suficientes para guardar casacos e peas maiores? Instale ganchos ao longo de uma parede para pendurar casacos, jaquetas e mochilas, que de outro modo acabariam espalhados por toda parte. Se tiver filhos pequenos, instale alguns ganchos mais abaixo, ao alcance deles. Use organizadores de gavetas, caixinhas ou bolsas de plstico transparente para juntar as miudezas. Arranje os livros da forma como so arrumados nas livrarias e bibliotecas. Separe os livros em duas categorias: Fico e No Fico. E v alm: disponha os livros de fico em ordem alfabtica por autor e os de no fico por categoria: biografias, histria e narrativas de viagem, por exemplo e depois tambm em ordem alfabtica por autor. Agrupe objetos de coleo em uma nica prateleira para dar ao cmodo um aspecto mais "limpo". Pendure um suporte de sapatos de plstico transparente atrs de uma porta e transforme-o num local prtico e conveniente para guardar revistas, material de limpeza, pequenos brinquedos, ferramentas e outras miudezas. Para poupar espao durante os meses quentes, guarde cobertores, edredons, casados e outras peas de inverno, envolvidos em sacos de algodo, nos maleiros do armrio. Aproveite o espao das malas vazias para guardar cobertores ou lenis sobressalentes e deixe-os nos maleiros ou esconde-as debaixo da cama. Use malas com cadeado para guardar objetos que voc no quer que seus filhos encontrem. Guarde alguns lenis extras estendidos debaixo do colcho, ou se voc tiver um, no ba, junto aos ps da cama. Recipientes de plstico transparente com tampa so os melhores produtos para organizar objetos de todos os tipos. Calcule o nmero

necessrio e compre-os do mesmo tamanho para empilh-los facilmente e obter um efeito mais "limpo". Caixas de papelo tambm so timas para armazenar coisas. Arranje algumas com tampa, bem resistentes para poder empilh-las. Use-as para guardar enfeites de Natal ou de festas de aniversrio das crianas, assim como lembranas de viagens, pequenos brinquedos, sapatos e acessrios. So tambm ideais para transportar objetos que voc decidiu doar. Cole etiquetas bem legveis em todas as caixas. Existe uma diferena entre ser organizado e ser apenas ORDEIRO. Socar as coisas dentro das gavetas e empilhar cuidadosamente pastas e papis no significa organizao. Prefira sempre ser "organizado" a ser "ordeiro". Guarde caixas e recipientes com os rtulos voltados para frente de modo a encontrar facilmente o que voc quer sem necessidade de remover nada. Considere a idia de numerar caixas e recipientes e manter no computador um ndice com o nmero, o contedo e a localizao de cada um deles. Para encontrar alguma coisa, use o comando de busca de seu programa e uma palavra-chave. Uma boa alternativa colar nas caixas uma lista de seu contedo para achar o que voc quer sem precisar abri-las. Abra um espao na garagem ou na rea de servio para armazenar suas coisas. Instale prateleiras numa das paredes da garagem, por exemplo, para organizar, por categoria, coisas como equipamentos esportivos, que requerem fcil acesso e devem ser mantidos em contineres de plstico. Mantenha na rea de servio uma caixa para recolher objetos que devem ser guardados junto de outros similares, j organizados em caixas. Ponha-os no lugar correto to logo seja possvel. Para criar mais espao em sua garagem ou rea de servio, coloque pregos numa das paredes a intervalos de cerca de 30 centmetros para improvisar suportes para vassouras, rodos e outros utenslios de cabo longo. Eles servem tambm para acomodar equipamentos esportivos. Transforme vidros vazios com tampa em recipientes teis para organizar e conter pequenos objetos de metal, como pregos, tachinhas e parafusos, e mantenha-os na oficina ou na rea de servio. Alugue espao em guarda-mveis para armazenar seus pertences apenas como ltimo recurso. Caso j tenha espao alugado, v ao local e faa uma avaliao cuidadosa: as coisas armazenadas compensam o dinheiro gasto ou voc poderia descart-las parcial ou at mesmo totalmente?

Se comear a pr em dvida sua CAPACIDADE de se organizar, lembre-se disto: voc pode fazer qualquer coisa se estiver determinado a isso. Arrume seu escritrio de modo a alcanar o telefone, o teclado, a impressora e o cesto de papel sem precisar levantar-se. Tenha o cuidado de distribuir o peso nos arquivos verticais. Se abrir uma gaveta superior mais pesada que as inferiores, o gabinete cair sobre voc. Organize o contedo das gavetas de sua mesa de trabalho por categoria - artigos de escritrio em uma gaveta e papis e agendas em outra, por exemplo. Resolva o problema das toalhas e dos roupes de banho molhados pendurando-os em ganchos instalados atrs da porta do banheiro. Para abrir espao no banheiro para os artigos de higiene pessoal, guarde o material de primeiros socorros e os remdios mais comuns, como aspirina, no banheiro de hspedes, se houver, ou num dos armrios da cozinha. Organize os utenslios da cozinha nos locais em que so usados: panelas e caarolas perto do fogo, embalagens de alimentos e recipientes ao lado da geladeira, loua e talheres perto da lavadora ou da mesa. Arrume suas coisas de uma forma que faa sentido para voc. Talvez prefira, por exemplo, guardar os filtros de papel, o aucareiro e as colheres de caf junto das xcaras ou manter os medidores de farinha e de lquidos dentro da batedeira. Remova os utenslios de cozinha usados raramente - assadeiras grandes, sopeiras e poncheiras, por exemplo - para reas de acesso mais difcil, como uma prateleira alta ou mesmo a despensa. No coloque utenslios muito usados nos armrios que ficam sobre o fogo, pois existe o risco de voc se queimar caso precise deles enquanto cozinha. Para organizar um armrio ou uma despensa em desordem, aproveite o espao vertical vazio. Use prateleiras giratrias de dois nveis, cestos presos na parte inferior de uma prateleira, recipientes que possam ser empilhados e outros recursos de preos mdicos, como ganchos para xcaras e canecas. Na despensa, organize as prateleiras pela categoria dos alimentos, tais como massas, cereais, sopas e enlatados. Isso torna mais fcil e rpida a localizao dos gneros alimentcios. Se voc rotular as prateleiras, qualquer pessoa poder ajud-lo a guardar as compras, sem fazer baguna. As mulheres tm, em mdia, vinte pares de sapatos, os homens tambm em mdia, tm dez. Conte quantos voc possui. Se voc estiver muito acima desse nmero, passe adiante os pares que no usa mais. Sempre haver algum que poder aproveitar o que lhe sobra.

Separe sapatos que voc usa regularmente daqueles que reserva para ocasies especiais. Mantenha os primeiros em lugar visvel e de fcil acesso, numa sapateira ou num suporte de sapatos de plstico transparente. Guardem os outros nas prateleiras mais altas ou no canto de um armrio. Se voc costuma conservar os sapatos nas caixas originais, tire uma foto de cada par e cole-a na respectiva caixa para rpida identificao. Tentar organizar a casa toda em APENAS UM DIA como tentar engolir uma enorme fatia de bolo de uma s vez. Voc ficaria sufocado. Faa um plano de organizao dividido em pequenas etapas. Guarde suas meias e meias-calas num suporte de plstico transparente com bolsos, como os de sapatos. Organize-as segundo a cor e o tipo, como meias de nilon e esportivas. Organize seu armrio de roupas da mesma forma. Agrupe as peas por categoria: sociais, esportivas ou para usar em ocasies especiais. Depois separe as peas em subcategorias, como calas, saias e camisas de mangas curtas e longas. Se preferir, agrupe-as segundo a cor. Dobre o espao do seu armrio pendurando peas curtas, como blusas, num suporte extra de cabide. Evite colocar peas de roupas e objetos no cho do armrio. Alm de eliminar a desordem, isso facilita a limpeza. Se as gavetas de sua cmoda estiverem superlotadas e houver espao no armrio, compre alguns cabides mltiplos para pendurar blusas, camisetas e calas jeans. Alm de desafogar as gavetas, voc ter acesso mais fcil a essas peas - sem amass-las. Arrume seu armrio separando as peas de roupas em sees, do contrrio, voc acabar aumentando a confuso. Instale ganchos no armrio de roupas ou no closet para pendurar roupes, pijamas e outras peas que voc esteja usando. Se preferir, instale um gancho extra para as roupas que pretende usar na manh seguinte. Deixe uma sacola de nilon ou plstico pendurada no closet para recolher as roupas que devem ser levadas lavanderia. Organize suas jias e bijuterias em bandejas de cubos de gelo. Coloque um par de brincos, um colar ou uma corrente, por exemplo, em cada diviso e empilhe as bandejas em uma gaveta. Coloque um prato decorativo sobre a cmoda ou a mesa-de-cabeceira para recolher jias, abotoaduras e miudezas de todos os tipos. Estenda uma rede de nilon no quarto das crianas para acomodar bichinhos de pelcia ou num canto da garagem para guardar luvas, capacetes, joelheiras e outros acessrios esportivos. Organize os brinquedos de seus filhos em pequenas bacias de plstico colorido e guarde-as em prateleiras. As caixas de brinquedos, geralmente

grandes, facilitam a desordem, pois as crianas tm muitas vezes de retirar todo o contedo delas at encontrar o que querem. Instale no armrio das crianas, um suporte de cabides de presso que fique ao alcance delas e possa ser erguido medida que crescerem. Transforme a tarefa de guardar as coisas num momento divertido e agradvel para seus filhos, e ser mais provvel manter o quarto deles em ordem. Exemplo: deixe uma cesta no cho para que "brinquem de basquete" atirando os sapatos dentro dela. Empilhe as caixas de plstico nos armrios das crianas para guardar malhas, camisetas e calas jeans dobradas. Essas mesmas caixas de plstico, coloridas e de tamanhos diferentes, tornam-se excelentes nichos para guardar livros, brinquedos e jogos. Organize os brinquedos por categoria em recipientes de plstico transparente. Exemplo: blocos de montar, carrinhos e bichinhos. Camas de ps altos fornecem um espao excelente embaixo para guardar brinquedos, roupas de cama e casacos durante um tempo. O oramento est apertado? Experimente estas idias que custam pouco: Aproveite algumas embalagens vazias para organizar os trabalhos escolares e os desenhos de seus filhos, pois elas podem ficar "escondidas" debaixo da cama. Decore o quarto das crianas com os desenhos que elas fizeram e substitua periodicamente os antigos pelos mais recentes. D caixas de sapatos vazias para seus filhos guardar miudezas e objetos de coleo. Reserve alguns minutos por semana para selecionar as fotografias da famlia, at concluir essa tarefa. Assim voc saber o nmero necessrio de lbuns ou de caixas para guard-las. Divida as fotografias entre cinco e sete grupos, tais como "amigos", "famlia", "netos", "lugares onde moramos" e "lugares que visitamos". Voc tambm pode classific-las por eventos (formaturas), por etapa da vida (tempos de faculdade) ou por membros da famlia. Depois de separ-las por categoria, guarde-as em caixas com rtulos ou em lbuns tambm rotulados. Divida cada categoria de fotos em subcategorias. As fotos de frias, por exemplo, podem ser subdivididas por ano ou por membro da famlia. Use sacos de papel com rtulos para guardar as subcategorias de fotos enquanto no compra os lbuns necessrio ou opte por pastas do tipo sanfona e rotule as divises. Escolha o mtodo que preferir para organizar suas fotografias e persista nele: lbuns ou caixas do tipo arquivo com divisrias.

Jogue fora fotos que no ficaram ntidas ou so muito parecidas com outras de melhor qualidade. Descarte duplicatas de fotos ou coloque-as num envelope com essa etiqueta e guarde-o junto com os lbuns ou as caixas.

Captulo 5 Estratgias dirias Manter sua casa organizada ser muito mais fcil do que foi o trabalho de organiz-la. Comece, portanto, pondo em ordem as coisas de rotina. Crie um sistema que o ajude a manter-se em dia com os compromissos, com o pagamento de contas e com as informaes que recebe. No fique preocupado em criar o sistema perfeito, pois pode aprimor-lo com o passar do tempo. Voc deve, isso sim, buscar maneiras de simplificar as tarefas dirias. Fique atento quelas que procura adiar ou evitar. A organizao dessas tarefas tornar mais simples sua execuo e isso, por sua vez, ser muito gratificante pra voc. Se voc est um pouco estressado, a causa disso talvez seja o fato de que as coisas esto escapando do seu controle. Recupere o controle reservando algum tempo de seu dia para organizar suas coisas e logo se sentir melhor. Antes de guardar um objeto pergunte-se: " aqui que ele fica?" Se no for, gaste mais um minuto e leve-o ao devido lugar. Determine imediatamente um lugar para cada nova aquisio.

Adote o mtodo "lavar e usar". Compre roupas que possam ser lavadas na mquina e dispensem o ferro de passar. Enquanto espera que o caf passe pelo coador, aproveite esse tempo para arrumar a gaveta dos talheres, retirar alimentos vencidos do refrigerador ou fazer a lista de supermercado. Limite o nmero de decises dirias que voc precisa tomar. Exemplos: faa o cardpio da semana e prenda-o na geladeira com im. Agrupe no guarda-roupa as peas que voc mais gosta de combinar, para tornar mais fcil a deciso de escolher o que vestir todas as manhs. Anote lembretes, recados e nmeros de telefone mais usados numa caderneta e elimine, assim, aqueles pequenos pedaos de papel espalhados que se perdem facilmente. Se precisar deles, voc saber onde encontr-los. Prefira um corte de cabelo fcil de manter, para no perder muito tempo com isso todos os dias. Desanuvie sua mente. Habitue-se a escrever as coisas que deve fazer e comprar em vez de tentar lembrar-se delas. Voc quer lembrar-se de coisas como livros para ler, filmes para assistir ou restaurantes e lugares para conhecer? H trs maneiras muito simples: Use uma caderneta com divises para fazer listas separadas. Abra uma pasta com o rtulo "Quero" para guardar as listas do que voc quer fazer. Recorra ao computador e crie listas eletrnicas de cada categoria. Estabelea rotinas que ajudem voc a manter-se em dia com suas tarefas. Exemplos: faa back-up do computador na sexta-feira e limpe a geladeira antes de fazer as compras do supermercado. Arrume a cama toda manh, pois isso d um aspecto instantneo de limpeza ao quarto. Marque o tempo gasto e depois tente fazer isso em menos de 60 segundos.

Arquive as informaes sobre prestadores de servios segundo a categoria: jardineiros ou contadores, por exemplo. Ser mais fcil encontrar o que deseja mesmo que no se lembre o nome da pessoa ou empresa. Mantenha sempre mo, numa agenda ou caderneta, informaes das quais possa precisar enquanto fala pelo telefone ou preenche formulrios: nmero da identidade, do CPF, da matrcula do convnio mdico, do carto de crdito e do passaporte, entre outros documentos, alm do cdigo do assinante de publicaes, se for o caso. Em vez de guardar uma folha inteira de papel com apenas uma informao, como um nmero de telefone, registre a informao na agenda ou no computador e descarte o papel. Quando procurar um nmero de telefone na lista, destaque-o com um marcador de papel para facilitar a tarefa de encontr-lo na prxima vez. Se precisar do nmero com certa freqncia, anote-o em sua agenda.

Faa uma lista dos nmeros de telefone necessrios a qualquer momento, como o do mdico, do dentista e do veterinrio, entre outros, e deixe-a perto do telefone ou dentro da agenda. Se voc no tem tempo para organizar suas fotografias em lbuns num nico dia, reserve 15 minutos para isso durante vrios fins de semana. Caso voc realmente no goste de lidar com lbuns, talvez a soluo seja uma cmera digital. Faa downloading e arquive suas fotos eletronicamente, mas no se esquea da importncia do back-up regular. Pense em organizar fotos de eventos formais, como batizados e casamentos, num lbum de famlia. Faa pequenos lbuns com as duplicatas para dar de presente a seus parentes mais prximos. Descarte as fotos sem nitidez no apenas porque elas no registram fielmente o momento como tambm para aliviar a tarefa de organizao de seus lbuns. Se voc tem filhos, registre em vdeo os aniversrios e outros eventos importantes da vida das crianas. Se voc adepto de atividades fsicas, provavelmente j esqueceu em casa acessrios necessrios a pratica de exerccios, como tnis ou toalhas. Para evitar isso, faa uma lista desses acessrios e deixe-a na mochila. Proceda da mesma forma com relao a seus filhos e tambm quando a famlia sair para uma viagem de frias. Se viajar com freqncia, mantenha na mala as coisas que voc sempre leva: artigos de higiene pessoal, guarda-chuva dobrvel, secador de cabelos porttil e chinelos, entre outros. Pense na maneira de tornar cada ambiente de sua casa mais agradvel. Voc no vai querer nada fora do lugar. No inicio do vero e do inverno pendure as roupas nos cabides voltadas para o mesmo sentido e, depois de us-las, devolva-as aos cabides viradas ao contrrio. Assim quando a estao terminar, voc poder conferir as pecas que usou e as que no usou. Para evitar a confuso e demora ao vestir-se, separe noite a roupa que vai usar na manh seguinte. Isso lhe dar tempo para guardar as peas que tirou dos cabides e das gavetas, mas no escolheu. Voc tambm ter mais alguns minutos para passar ou fazer um rpido reparo, se for necessrio, na roupa escolhida. Faa um estoque de artigos que voc usa continuamente, como cartuchos de tinta ou toalhas de papel. Calcule a quantidade necessria para os prximos trs, seis ou doze meses e compre no atacado. Crie uma lista de compras do tipo formulrio que contenha todos os mantimentos existentes em sua despensa e outros que voc usa regularmente. Agrupe-os por categoria: frutas frescas e vegetais, laticnios, congelados, gros

e assim por diante. No se esquea de deixar algumas linhas em branco no final da lista de cada categoria para incluir produtos de ltima hora. No compre produtos s porque esto em promoo. Compre o que voc precisa. Prenda sua lista na geladeira com um im e circule os mantimentos que voc precisa comprar quando for ao supermercado. Para inibir o impulso de comprar, deixe o carto de crdito em casa. Quando pagamos as compras com dinheiro, a tendncia pensar duas vezes. Considere o custo real de suas compras. Pense nestes termos: quantas horas voc precisa trabalhar para pagar cada artigo que deseja comprar? Reflita: o objeto desejado vale esse gasto de tempo e energia? Antes de comprar qualquer coisa, pense no lugar em que poder guard-la quando voltar pra casa. Se no houver espao, no compre. Compre peas de roupas coordenadas, que permitem vrias combinaes. Alm disso, voc precisar de menos sapatos e acessrios para completar os trajes, o que lhe dar mais espao nos armrios. Procure formar um guarda-roupa com peas clssicas que permitam diversas combinaes. Quando comprar roupas para as crianas, compre tambm cabides infantis, pois mais fcil, para voc e para elas, pendurar peas pequenas em cabides pequenos. Isso vai incentiv-las a guardar as prprias roupas. Lembre-se de que nunca fcil fazer as coisas que valem pena. Tome a deciso de comprar coisas novas apenas para substituir o que est quebrado ou velho. Isso vai evitar a baguna e poupar seu dinheiro. V s compras apenas quando precisar. Faa uma lista dos artigos necessrios e mantenha-se fiel a ela. Mantenha uma lista atualizada do que precisa comprar. Quando uma coisa estiver acabando, anote-a na lista. Faa isso com mantimentos, material de escritrio e de limpeza e artigos de farmcia. Tenha a lista sempre mo para atualiz-la fcil e rapidamente. Procure manter livre cerca da metade do espao de seu guarda-roupa. Quando as peas no esto amontoadas, muito mais fcil retir-las e devolv-las ao lugar certo. Cole no lado externo das gavetas desenhos ou fotos do contedo para que at mesmo as crianas pequenas, que ainda no sabem ler, possam manter suas roupas organizadas. Forme conjuntos com as roupas das crianas que ainda no sabem combinar cores e deixe-os pendurados ou dobrados ao alcance delas para acelerar o processo de vestir-se pela manh.

Voc tem papis a arquivar? Ajuste um alarme para 15 minutos e comece. Quando o alarme tocar, pare e retome a tarefa no dia seguinte. Aproveite qualquer momento livre para recolher e organizar suas coisas. Em perodos de 5 a 10 minutos , voc pode: Atualizar seu talo de cheques; Arrumar sua bolsa; Ler alguma coisa no jornal ou na revista da semana; Escrever um bilhete; Pregar um boto. Mantenha material de leitura ou estudo em sua pasta ou bolsa e aproveite os momentos livres ou de espera para ler.

Nunca saia de um cmodo sem melhorar a aparncia dele. Recolha alguma coisa e guarde-a no lugar certo. Questione todos os papis que voc guarda. Ser mesmo necessrio manter a nota do supermercado? Por que arquivar um papel que nunca mais vai procurar? Jogue-o fora. Arranje uma cesta ou bandeja de plstico ou madeira para convert-la em sua "caixa de entrada". No devolva nenhum papel que tirar dela. Pelo contrrio, transfira-o para a pasta correspondente ou jogue-o fora, se for o caso. Termine o que estiver fazendo antes de comear uma nova tarefa. Faa uso da tecnologia para agilizar as tarefas de rotina: Pague suas contas pela internet; Programe os nmeros que voc mais usa no telefone fixo, no celular ou no fax; Faa compras on-line. Aprenda a usar a tecnologia a seu favor. No preciso tornar-se um perito em informtica para isso. Basta escolher os programas que podem simplificar sua vida e aprender a lidar com eles um de cada vez. Faa a triagem da correspondncia assim que receber. Jogue fora o "lixo". Arquive as coisas importantes, como contas a pagar, imediatamente. Separe o restante em categorias, tais como "para ler", "para telefonar" ou "para Fulano".

Para evitar acmulo de papelada, decida o que fazer com os papis logo aps receb-los: passar adiante, arquivar, jogar fora, ler ou responder. Se preferir, abra pastas para separ-los at que sejam encaminhados. Adote o hbito de revelar suas fotos logo que o filme termine. Escreva lembretes at acostumar-se Arrume imediatamente as fotos reveladas em lbuns. Crie um arquivo calendrio com doze pastas para os meses e 31 pastas menores para os dias do ms. Use-o para arquivar papis dos quais , voc vai

precisar em data futura, tais como cartes de aniversrio comprados com antecedncia, convites ou passagens areas. Ponha os papis nas pastas correspondentes ao dia e ao ms. Acrescente a sua agenda diria a nota "checar arquivo-calendrio" at adquirir o hbito de fazer isso sem precisar de lembrete. Compre um sortimento de cartes para t-los sempre mo quando surgirem eventos, inesperados ou no. Varie e compre cartes de congratulaes, de aniversrio, de agradecimento e tambm cartes em branco, que podem servir para qualquer circunstncia. Guarde-os numa pasta suspensa, num fichrio ou numa caixa especial para cartes. Reserve algum tempo para arquivar papis pelo menos uma vez por semana ou quando sua pasta "a arquivar" estiver repleta. Se voc sentir que est tendo uma "recada" nos velhos hbitos, alegre-se! Se puder reconhecer um comportamento, ser capaz de mudlo. Renove o compromisso de atingir sua meta e insista na tentativa de adotar novos hbitos. Quando receber suas contas, verifique com ateno todos os campos para no deixar passar nenhuma informao importante. Arquive as contas e descarte a papelada promocional que freqentemente as acompanha. A melhor alternativa para pagar as contas o pagamento on-line. Voc no precisar perder tempo na fila do banco nem com o preenchimento de cheques. Se isso no for possvel, tente o caixa automtico. Autorize o banco a pagar automaticamente suas contas de tarifas pblicas, seguros e cartes de crdito. Alm de segura e prtica, essa medida poupar seu tempo e at algum dinheiro que seria gasto com transporte ou gasolina. Quando arquivar um papel, verifique rapidamente a pasta para ver se h alguma coisa que j pode ser descartada. Vigie sua voz interior. Se voc pensar "sou muito relaxado", negue imediatamente essa idia dizendo a si mesmo: "estou ficando mais organizado a cada dia que passa". Ao arquivar um novo documento, coloque-o na frente dos outros j existentes na pasta para manter seus papis em ordem cronolgica inversa. No deixe pastas nem papis sobre sua mesa se no estiver trabalhando diretamente com eles. Quando iniciar um projeto, abra imediatamente uma pasta para arquivar os papis relativos a ele. Quando retirar papis de uma pasta para consult-los, devolva-os ao lugar assim que terminar sua tarefa. Use prendedores de papel para guardar cartes de locadoras e lojas em sua bolsa. Uma alternativa digitar e imprimir os nmeros de telefone

constantes nos cartes e reduzir a folha de papel para que caiba na sua carteira. Organize cartes de dbito, crdito e outros documentos, inclusive recibos, em uma pasta pequena que caiba em sua bolsa. Verifique e atualize o contedo da pasta uma vez por semana ou mensalmente. Deixe os objetos necessrios durante as viagens no porta-malas do carro e livre-se da preocupao de guard-los em outro lugar qualquer. Exemplos: mapas, esteiras, cadeiras dobrveis e caixa de primeiros socorros, entre outros. Acostume-se a reabastecer o tanque do carro quando o combustvel chegar ao nvel de um quarto ou metade da capacidade. Verifique sua conta on-line toda semana. Dessa forma, poder descartar os extratos e comprovantes relativos ao perodo em vez de guard-los durante o ms inteiro. V com calma. Ponha em prtica o conceito de "andar em vez de correr". Caminhe e fale mais lentamente. D a si mesmo mais tempo para chegar aonde deseja e completar seu trabalho.

Captulo 6 Controle a baguna A organizao diria a melhor defesa contra a baguna domstica. No deixe as coisas em qualquer lugar, guarde-as e aproveite para limpar e arrumar. importante lembrar que a baguna no se detm na porta da sua casa. Quanto mais dificuldade voc tiver de se separar de suas coisas, mais cuidadoso dever ser com relao ao impulso de comprar novos objetos. No se esquea de que as aquisies no planejadas geralmente levam a mais baguna. Tome a deciso de no trazer para casa objetos comprados por impulso e ficar livre do problema inevitvel causado pela necessidade de encontrar um lugar para eles. Faa uma "coleta" de 5 minutos todas as noites antes de deitar-se. Divida essa tarefa com outros membros da famlia cada um deles tomar conta de um cmodo. D um saco plstico s crianas pequenas para que ajudem nessa "ronda" noturna. Quando tiver 10 minutos livres, recolha e guarde dez coisas que estejam fora de seu lugar. Se voc encontrar num catlogo alguma coisa que tenha interesse em comprar, destaque a pgina e descarte o restante. Guarde-a numa pasta com o rtulo "Para comprar". Com isso ser mais fcil encontrar o que deseja sem necessidade de manter o catlogo inteiro. Nunca coloque um objeto maior, como uma pasta, sobre outro menor, como um recibo. Isso evitar que voc perca tempo procurando as coisas. Viva de acordo com a regra "um entra, outro sai". Quando um objeto entra pela porta da frente, outro deve sair pela porta dos fundos. Aplique essa regra a tudo: de roupas a papis, de utenslios domsticos a presentes. Antes de comprar alguma coisa, decida o que vai descartar parar abrir espao sua nova aquisio. Faa uma reviso peridica de seus pertences. Uma vez por ano bom. Duas vezes por ano melhor. Se preferir, programe pequenas revises regulares:

Janeiro: arquivos Maio: despensas e armrios

Junho: roupas de vero Julho: roupas das crianas Outubro: roupas de inverno Novembro ou Dezembro: brinquedos, utenslios domsticos ou mveis. Escolha duas datas por ano, no incio do vero e do inverno, por exemplo, para transform-las em "dias de doao". Marque essas datas hoje mesmo em seu calendrio.

Prepare-se para os "dias de doao": percorra toda a casa e recolha as coisas que esto apenas ocupando espao em seus armrios e nas gavetas e podem ser doadas. Embale-as e leve-as logo que puder a uma instituio de caridade. Voc pode aproveitar os "dias de doao" para marcar, logo em seguida, uma faxina geral nos armrios, nas gavetas, na estante e na despensa. Fica muito mais fcil organizar tudo quando h menor acmulo de coisas. Faa um inventrio das roupas das crianas antes da volta s aulas. Se houver peas que eles no usaram nos ltimos doze meses, isso significa que j no servem ou elas no gostam das roupas. Acrescente-as s doaes e faa uma lista de tudo o que ser necessrio substituir. Reserve uma caixa grande para recolher as doaes de todos os membros da famlia ao longo do ano ou do semestre. Quando estiver cheia, leve-a a uma instituio de caridade. Pouco antes do Natal ou do aniversrio, pea a seus filhos doaes de brinquedos, livros e roupas que no usem nem queiram mais. Ensine o esprito de solidariedade mostrando a eles que os presentes recebidos no passado sero agora de grande valor para crianas que talvez s ganhem presentes atravs de doaes. Quando comprar roupas de banho ou de cama, no deixe que as peas velhas fiquem ocupando espao inutilmente em seus armrios. Faa uma doao agora e proporcione a algum a satisfao de tambm trocar seu enxoval de banho ou de cama. Estabelea uma regra domstica: no final de cada dia, todos os jornais, mesmo os que no foram lidos, devero ser jogados no lixo ou reciclados. Afinal, amanh as notcias sero velhas. Guarde imediatamente suas roupas aps tir-las ou leve-as rea de servio para que sejam lavadas. Por mais coisas que voc compre, praticamente impossvel ter tudo o que deseja. Haver sempre um produto novo e melhor no mercado. Procure ser feliz com aquilo que j possui. Brinque de rotular a baguna. D um rolo de etiquetas a seus filhos para que rotulem todos os objetos que estiverem fora do lugar. Seguindo a "trilha" da prpria baguna, talvez eles pensem duas vezes, no futuro, antes de deixar suas coisas espalhadas por toda parte.

Estabelea para as crianas uma regra bem clara: se deixarem seus pertences espalhados, voc os "seqestrar". Se quiserem reav-los, tero de fazer uma tarefa extra. Se uma delas no fizer o trabalho, voc saber que no da muita importncia ao objeto. Nesse caso, passe-o adiante sem culpa. Se os outros membros da famlia deixarem suas coisas fora do lugar, recolha tudo num cesto de lixo e leve-o para a garagem. Quando lhe perguntarem pelos objetos, diga que esto na garagem. Se perguntarem o motivo, responda que voc os encontrou espalhados pela casa e pensou que fosse lixo. Eles entendero bem depressa a idia. Quando voc sentir que precisa de mais espao, provvel que tenha chegado a hora de eliminar o acmulo excessivo de coisas. Programe algumas sesses de arrumao. Ponha um cesto de papis em cada cmodo. Mantenha um saco de lixo no carro. Se organizar um bazar beneficente com seus vizinhos, leve todos os artigos que sobrarem a uma instituio de caridade ou pea que venham busc-los. Guarde numa caixa os brinquedos que seus filhos no usam mais e marque a data. Se eles procurarem por algum dos brinquedos, devolva-o. Mas, se depois de seis meses as crianas no sentirem falta deles, passe-os adiante. Est planejando colaborar com um bazar beneficente? Incentive as crianas a doar brinquedos, jogos e livros que no usam mais e d a elas uma pequena porcentagem sobre o dinheiro arrecadado com a venda ou a rifa de suas coisas. Se algum objeto se quebrar e voc o substituir, livre-se dele, pois uma coisa quebrada deve ir para o lixo. Aumente seus ganhos vendendo objetos usados em bom estado e que ainda tm valor. Procure vender as roupas que no usa antes que saiam de moda. Venda livros, brinquedos e jogos enquanto ainda so populares. O mesmo se aplica a acessrios esportivos. Os equipamentos eletrnicos e de alta tecnologia, como celulares e computadores, devem ser vendidos antes que se tornem obsoletos. Para reduzir a baguna virtual: - apague todos os e-mails que no tenham interesse para voc; - se deseja salvar um e-mail, crie uma pasta para ele no hard drive; - evite imprimir e-mails a menos que realmente precise de uma cpia; - apague periodicamente os arquivos que j no so necessrios. Quando abrir pastas eletrnicas, organize-as da mesma forma que faz com pastas fsicas. Crie pastas secundrias dentro das principais para organizar os arquivos.

Livre-se da crena de que, se voc ganhou um objeto, ter de mant-lo para todo o sempre. H muitos presentes bem-intencionados que acabam fazendo parte da baguna caseira. Eis algumas estratgias para evitar isso: - No faa festa diante de um presente que no lhe agrada. Apenas agradea. - Se algum lhe perguntar o que deseja ganhar de presente, seja franco. - Espalhe a notcia de que voc no precisa de determinados objetos que costuma ganhar de presente. - Deixe que as pessoas saibam que presente voc adoraria ganhar. - Procure trocar um presente que voc no aprecia ou no pode usar. - Mantenha os presentes durante algum tempo e depois passe adiante. - D o presente que voc no apreciou a algum que realmente goste dele. Se algum comentar que voc no tem mais o presente que lhe deu, responda simplesmente: "Apreciei muito seu presente, mas acabei por do-lo a uma pessoa que de fato precisava dele".

Combine com sua famlia a adoo do mtodo do "amigo secreto" em ocasies como o Natal ou a Pscoa. Cada parente sorteia o nome de uma pessoa a quem deve presentear. Ser mais provvel que todos recebam alguma coisa que realmente desejam ou da qual precisam. Procure limitar os papis de presente a um ou dos tipos e fitas e laos a uma s cor que se preste a qualquer ocasio. Restrinja, se possvel, os brinquedos das crianas ao quarto delas, para evitar desordem nos outros cmodos da casa. Considere a idia de delimitar uma ou duas "zonas francas de baguna" em sua casa. Eleja um cmodo para esse fim e estabelea regras: - se trouxer alguma coisa, leve-a de volta; - se tirar alguma coisa do lugar enquanto est aqui, torne a guard-la Pense duas vezes antes de comprar lembranas de viagem. Em vez disso, tire fotografias ou compre cartes-postais.

Mantenha um cesto plstico na sala de estar para recolher objetos espalhados e evitar e formao de baguna. Ter menos significa ser capaz de apreciar mais o que voc tem. Arrume a mesa como se fosse oferecer um jantar formal para desencorajar seus familiares de transform-la em depsito de mochilas, cartas, livros e tudo aquilo que entra com eles pela porta. Quando terminar de ler um livro, passe-o adiante. Alm disso, faa uma reviso peridica em sua biblioteca e conserve apenas aqueles que pretende reler ou precisa consultar.

Ajude as crianas a compreender a relao entre baguna e tempo. Quando a casa estiver em ordem, mostre a elas que a inexistncia de baguna permite que voc tenha tempo para fazer pipoca, biscoitos e outras coisas que elas adoram. Se voc costuma comprar compulsivamente, a baguna ser o preo que ter de pagar. Na prxima vez, tome a deciso de adiar para o dia seguinte todos os seus impulsos de comprar alguma coisa. Depois de 24 horas, voc provavelmente vai achar que no vale a pena voltar loja por causa disso. Se voc quer que seus filhos cresam com a conscincia de que as melhores coisas da vida no so materiais, reflita e pare de dar tantos presentes a eles.

Captulo 7 Administrao domstica No existe uma forma correta de organizar as coisas. Sendo assim, no tenha medo de experimentar. Se seu sistema de organizao d bom resultado est perfeito. Se, no entanto, ele no funciona, hora de tentar alguma coisa diferente. Saiba que os melhores sistemas de organizao domsticas so

criados pelos usurios finais. Tente envolver toda a famlia na elaborao de um bom sistema, mas preste ateno, pois pode haver algum que no esteja entendendo os benefcios de ser organizado. Para motivar todos, voc talvez precise ser criativo com relao aos incentivos. Estabelea uma regra domstica: quem fizer a baguna ter de acabar com ela agora, e no mais tarde. Faa da arrumao um projeto familiar. Todos juntos, devem arrumar um cmodo de cada vez. Aproveite a oportunidade para saber o que acontece com seus filhos na escola e o que se passa na cabea deles. D uma "caixa de entrada" a cada membro da famlia. Pea s crianas que, quando voltarem para casa, ponham em sua caixa bilhetes para assinar, formulrios e avisos da escola. Incentive-as a verificar suas caixas todos os dias, deixando nelas doces ou balas. Ajude seus filhos a adquirir habilidades de organizao que vo acompanh-los durante a vida toda: Incentive neles o hbito de fazer as lies de casa todos os dias na mesma hora; Ajude-os a organizar seus trabalhos e deveres escolares em pastas e fichrios; Compre uma pequena agenda para cada um e ensine-os a anotar compromissos e datas importantes; Ensine as crianas a separar a roupa que vo usar na manh seguinte e arrumar a mochila todas as noites antes de deitar-se. Se seus filhos tm dificuldade de acordar ou precisam levantar-se muito cedo, e voc tambm, deixe a mesa pronta para o caf da manh.

Aprenda alguns truques para poupar tempo e energia: V ao supermercado apenas uma vez por semana, e no trs ou quatro vezes; Ligue o ferro s quando houver bastante roupa para passar. Evite passar apenas uma ou duas peas de cada vez; Faa receitas dobradas e congele a metade para consumir em outro dia; Compre, com um ms de antecedncia, todos os cartes de aniversrio (ou outros eventos) de que precisar. Faa um oramento domstico baseado em despesas reais. Use os extratos do carto de crdito e de sua conta-corrente para fazer listas, por categoria, de todos os gastos efetuados nos ltimos seis meses. Some o total de cada categoria e divida-o por 6 para obter a despesa mdia mensal de cada uma.

Se voc gastar 5 minutos limpando o banheiro trs vezes por semana, sero apenas 15 minutos no total. Mas, se esperar para fazer isso s uma vez por semana, precisar de mais de meia hora para limpar a baguna acumulada e a sujeira.

Crie em sua casa uma rea para preparar as contas a pagar e mantenha no local todo o material necessrio para isso: as prprias contas, calculadora, caneta, lpis e grampeador. Guarde esses objetos em uma gaveta prxima ou numa caixa que pode ser deixada dentro do armrio enquanto voc no precisa deles. Digite e arquive no computador listas padronizadas de instrues para a faxineira, a bab ou a empregada. Quando precisar delas, s ter de imprimilas. Admita que, se voc promover mudanas, os outros precisaro de tempo para ajustar-se a essas mudanas. Mas, se voc tem sido o criador da baguna, talvez seus familiares estejam usando esse fato como desculpa para serem eles tambm, relaxados. Ponha temporariamente num cesto os objetos avulsos que encontrar em casa: botes, culos, ps de meia sem par e tudo que estiver perdido. Se algum procurar por um desses objetos, pea que verifique no "posto de achados e perdidos" e guarde o que pertencer a ele. H ocasies em que a melhor estratgia para lidar com a baguna de um filho adolescente mesmo fechar a porta. Estabelea um esquema de lavagem de roupas: alguns tipos devem ser lavados em certos dias da semana. Caso lave roupas diariamente, avise a todos que deixem as peas na rea de servio at determinada hora e cada um ter de recolher e guardar as prprias roupas. A lavagem de roupas fica mais fcil e rpida se as peas estiverem previamente divididas segundo o tipo. Ensine as crianas a dividir as prprias roupas em peas brancas, coloridas e delicadas. Mantenha trs cestos na rea de servio para esse fim. Rotule os cestos conforme o contedo. Pea a sua famlia para virar todas as camisas, calas e meias pelo lado direito, evitando assim que voc precise fazer isso antes de lav-las. Se tiver filhos pequenos, estabelea um prmio para quem atender seu pedido. Coloque um cesto para a roupa suja em cada quarto. Prefira cestos de palha, que so leves e podem ser levados sem dificuldade rea de servio. Se a lavagem de roupas for tarefa de mais de uma pessoa (ou se voc quiser ajuda), faa o seguinte: escreva as instrues de lavagem de cada tipo de roupa numa folha de papel e prenda-a no cesto correspondente. Se as meias so um problema em sua casa, d alfinetes de segurana a todos para que prendam os pares certos antes de lav-los. Mantenha sempre um punhado desses alfinetes mo, perto do cesto de roupa suja de cada quarto. Adote um cdigo de cores para as roupas das crianas. D alguns pontos com linhas de cores diferentes na ponta dos ps das meias, por exemplo. Dessa forma, qualquer um poder dobrar as peas limpinhas.

Caso voc tenha secadora de roupas, dobre ou pendure cada pea assim que retirar da mquina. Use o tampo da prpria secadora para separar e dobrar as peas. Coloque as roupas dobradas num cesto para depois distribulas a seus donos. No lave peas que no estiverem preparadas conforme voc pediu aos outros membros da famlia. Reserve algum tempo para arrumar a rea de servio e o armrio de material de limpeza. Qualquer tarefa muito mais agradvel quando podemos alcanar facilmente os utenslios necessrios sem que nuvens de p nem montes de outras coisas caiam sobre nossa cabea. Simplifique o planejamento de refeies e a compra de mantimentos. Organize um cardpio mensal. Escreva o cardpio completo do dia na frente de uma ficha ou folha de papel e anote os ingredientes no verso. No fim do ms, voc ter 28 idias para escolher em cada semana. Bastar ento acrescentar lista de compras semanais ou mensais os ingredientes que faltarem. Deixe bem claro s crianas mais velhas e aos adolescentes que seus privilgios dependero de seu comportamento. Se no completarem em tempo as tarefas pelas quais se responsabilizaram, nada de privilgios. Experimente incorporar ao cardpio regular da famlia produtos prcozidos ou congelados prontos para comer. Custam um pouco mais, mas algumas vezes valem pena. Idias: carnes prontas para grelhar, saladas embaladas, frango assado e refeies congeladas. Se seus filhos costumam ir com voc ao supermercado, pea ajuda a eles. Podem, por exemplo, localizar as promoes, carregar e descarregar o carrinho e guardar as compras quando chegar em casa. D uma recompensa a eles por essa colaborao. Acesse web sites que oferecem receitas e procure-as por ingredientes. Elas ajudam muito quando sua geladeira est cheia de alimentos perecveis. Use uma bacia de plstico para recolher toda a loua suja da mesa. Separe facas, colheres e garfos quando os colocar na lavadora. Ser mais fcil guard-los depois de limpos. Se voc detesta determinada tarefa, troque-a pela tarefa que outro membro da famlia mais detesta fazer. Se h um trabalho que vive adiando porque no gosta de fazer, marque o tempo que ele exige de voc. Talvez no seja necessrio tanto tempo quanto imagina para execut-lo. Depois de perceber isso, ser mais fcil enfrent-lo. A organizao da casa no trabalho de um dia apenas. um processo contnuo. Execute pequenas operaes de limpeza com freqncia:

Use diariamente no box, aps o banho, um produto prprio para evitar a formao de bolor nos azulejos e no piso; Limpe a pia, o tampo do gabinete e as torneiras todas as manhs aps o uso. Faa isso com um pano de limpeza ou uma toalha velha; Mantenha os produtos de limpeza mais usados no banheiro e na cozinha para agilizar o trabalho. Nos dias de aula, acorde as crianas a intervalos para evitar atropelos e brigas por causa do banheiro.

Se voc se encarregar de todo o trabalho domstico, no estar fazendo nenhum favor a seus filhos. Pea a ajuda deles para lavar roupas, louas e para limpar, entre outras coisas. Oferea em troca um pagamento por tarefa ou uma recompensa semanal. Estabelea um sistema de pontos como incentivo. Elogie as tarefas bem-feitas para melhorar a auto-estima deles. Se ainda no experimentou produtos de limpeza novos e revolucionrios, o que est esperando? H muita coisa boa no mercado, como desinfetantes em spray e escovas e panos de limpeza pr-umedecidos e perfumados. Escreva uma lista das tarefas que precisam ser feitas regularmente. Deixe que seus familiares comecem por aquelas que preferem. Faa o mesmo. Depois disso, ser mais fcil aceitar um rodzio que inclua as tarefas mais odiadas por todos. Experimente o mtodo da jarra para escolher os trabalhos domsticos: escreva as tarefas de rotina em pedaos de papel e ponha-os numa jarra. Uma vez por semana, os membros da famlia, em sistema de rodzio, retiram novos papis da jarra. Crie um sistema semelhante para escolher as tarefas que no so rotineiras. Mantenha um bloco perto do telefone para anotar recados e avisos destinados aos demais membros da famlia. Esse tambm um meio fcil de marcar e consultar nmeros de telefone que no constam de sua agenda pessoal. Se, enquanto estiver no trabalho, voc se lembrar de que precisa executar alguma tarefa domstica, deixe uma mensagem na secretria eletrnica de sua casa como lembrete.

Captulo 8 Horrios e afazeres Organize seus horrios conforme as prioridades. Quanto mais controle voc exercer sobre os horrios, maior ser o domnio que ter sobre o rumo de sua vida. Aceite o fato de que provavelmente no ser possvel fazer tudo o que consta de sua lista de afazeres. No se aborrea, pois algumas vezes necessrio apenas ser em vez de fazer. Alm disso, voc sabe que far as coisas mais importantes. Procure concentrar-se na tarefa do momento. Estudos cientficos recentes comprovam que a execuo simultnea de mltiplas tarefas no to eficiente quanto se imagina.

Use o mesmo calendrio para o trabalho e as tarefas domsticas. Marque os compromissos profissionais e pessoais com lpis ou marca-texto de cores diferentes. Procure um calendrio ou uma agenda que seja de fato conveniente para voc. Ser mais fcil consult-lo todos os dias. Elabore horrios flexveis. Deixe sempre um intervalo de alguns minutos entre seus compromissos para prevenir problemas criados por eventuais atrasos e acontecimentos imprevistos. Programe seu dia com horrios de 15 a 30 minutos. Suas tarefas podem render mais se voc usar pequenos perodos de tempo para concentrar-se nelas. Reserve em seu horrio dirio alguns momentos para relaxar. Seu corpo, sua mente e seu esprito precisam disso. Programe uma hora todos os dias para trabalhar em projetos ou objetivos de longo prazo. Dedique-se uma vez por semana (pela manh ou tarde) s tarefas administrativas de sua casa: arquivar, pagar contas e comprar suprimentos, entre outras coisas. Programe as tarefas mais difceis aquelas que exigem criatividade e tomada de decises para o perodo do dia em que voc esta com mais energia e disposio. Programe as tarefas de rotina, como limpeza da casa e compra de mantimentos, em intervalos regulares. Isso ajudar voc a manter os afazeres domsticos bem organizados sem ficar sobrecarregado. Faa pelo menos uma coisa todos os dias para aproximar-se de um objetivo de longo prazo. Idias: d um telefonema, organize uma pasta, comparea a uma reunio importante, abra uma conta-corrente, pense e anote suas idias ou procure aconselhamento profissional. Poupe seu tempo agrupando tarefas semelhantes: Verifique as mensagens de e-mail e responda os recados telefnicos uma ou duas vezes por dia, e no durante o tempo todo; Quando for buscar peas de roupa enviadas lavanderia, aproveite a mesma viagem para levar outras peas que precisam ser lavadas. Reserve um dia da semana para verificar se os equipamentos domsticos precisam de manuteno e faa isso de uma s vez na casa toda.

Para poupar tempo e energia, faa uma verificao "geogrfica", por reas. Elabore uma lista segundo esse roteiro. No se esquea da manuteno peridica do carro. Como acontece com a manuteno da casa, isso evitar imprevistos e reparos de ltima hora, geralmente mais caros.

Quando marcar compromissos em sua agenda anote tambm um nmero de telefone para avisar algum caso voc se atrase, deseje confirmar ou precise adiar o encontro. Ajuste a agenda eletrnica, o relgio ou o despertador para dar o alarme e lembr-lo da hora de sair para um compromisso ou de fazer um telefonema importante. Monitore os horrios da famlia utilizando uma agenda igual s usadas pelos mdicos para marcar consultas [Agendas Comerciais - disponveis em boas papelarias]. As mltiplas colunas de cada pgina permitem ver os compromissos que seus familiares devem atender em cada hora de cada dia. Programe uma reunio semanal da famlia para rever e acertar futuros compromissos. Mantenha a agenda familiar em local acessvel para que todos os membros da casa possam anotar compromissos e eventos. Se voc insistir em fazer as coisas sempre do mesmo jeito, obter sempre os mesmos RESULTADOS. Aceite o fato de que ser preciso mudar alguns hbitos. Elabore uma lista geral de coisas que precisa ser feitas. Com base nela, faa suas listas dirias de tarefas. Adote o princpio "80 por 20". Apenas 20% das tarefas de sua lista diria representam prioridades. Se houver vinte tarefas em sua lista geral, identifique quatro (20%) que so realmente importantes e concentre toda a sua energia na execuo delas. Avalie cada tarefa de sua lista geral. Transfira os afazeres agradveis, mas no urgentes, para outra lista - a de "tarefas agradveis" Decida qual a tarefa mais importante de sua lista diria e d prioridade a ela - faa-a primeiro. Depois de encerrar as tarefas de cada dia, escreva uma lista de afazeres para o dia seguinte. O segredo do sucesso para cumprir as tarefas dirias a elaborao de uma lista enxuta. Escreva apenas as 3 coisas mais importantes a fazer. Se sobrar tempo no final do dia, voc pode sempre acrescentar mais uma tarefa lista. Acrescente o item "limpar minha escrivaninha" lista diria de tarefas at adquirir esse hbito e dispensar o lembrete. Na manh de segunda-feira ou na noite de sexta-feira, programe a organizao de um projeto pessoal ou de uma rea de sua casa para a semana seguinte. Reserve 15 minutos por dia para cumprir etapas de um projeto de organizao semanal. Se acabar o projeto antes do fim da semana, aproveite

o resto do tempo para brincar ou sair com seus filhos, trabalhar em planos de longo prazo ou simplesmente descansar. Se voc tem dificuldade para comear a rotina de cada doa, acrescente lista de afazeres uma tarefa inicial simples, como fazer caf, ou verificar a agenda. Em seguida, risque-a da lista e continue com os demais afazeres. Depois de completar a primeira tarefa, voc sentir reanimado para continuar seu trabalho cotidiano. Decida rapidamente o que fazer com a correspondncia e outros papis que receber todos os dias. Se no houver necessidade de providncia imediata, arquive-o na pgina adequada. Exemplo: se voc deve dar uma resposta, mas precisa antes obter uma informao por telefone, arquive o papel na pasta "Para Telefonar". Verifique sua "caixa de entrada" diariamente. Mantenha no computador apenas os e-mails que ainda precisa responder. Apague ou transfira para pastas secundrias as outras mensagens. Reduza as possibilidades de distrao enquanto voc trabalha. Deixe as chamadas com a secretria eletrnica. Feche o programa de e-mails ou abaixe o volume dos auto-falantes para no ouvir o aviso de entrada de mensagens. No importa onde, nem como voc vai comear a se organizar. O importante DAR O PRIMEIRO PASSO de alguma forma, qualquer forma. COMECE agora mesmo. No incio de cada semana, abra espao em seu horrio para suas prioridades. S depois programe as demais atividades. Se conseguir mais tempo livre for uma prioridade para voc, d preferncia a isso em seu horrio. Depois programe os outros afazeres a cumprir. Aproveite os intervalos para executar as tarefas de rotina. Antes de assumir uma nova responsabilidade, pergunte a si mesmo se ela se ajusta a suas prioridades. Entre em uma dieta de compromissos. Se voc est envolvido com atividades que no se alinham com seus valores nem com suas prioridades, pense na idia de abandon-las. Tudo ficar bem, as pessoas compreendero. Pense que, ao deixar de exercer uma atividade, voc est passando a algum a oportunidade de aprender alguma coisa e progredir. Escolha duas ou trs coisas que considera mais importantes para voc, tais como a carreira, a famlia, a sade ou qualquer outro aspecto da vida em que tenha grande interesse. Elabore sua lista de afazeres em torno dessas prioridades. Se voc tem dificuldade de dizer "no", pea algum tempo para pensar. Talvez uma recusa se torne mais fcil quando no existe presso para dar uma resposta imediata.

Aplique a regra de "ligar/desligar" aos compromissos. Antes de concordar em assumir uma nova atividade, "desligue" outra. Delegue todas as tarefas que no exijam seus conhecimentos nem suas habilidades. Passe-as a seus familiares ou contrate servio externo. Lembre-se de que, diante das grandezas da vida, sua lista de afazeres no tem nem remotamente a mesma importncia de sua capacidade de ser. Dedique boa parte de seu tempo ao convvio com as pessoas que voc ama, visite os lugares que aprecia, faa as coisas que lhe do mais prazer. Se voc precisa de menos de 1 minuto para arquivar um papel, preencher um cheque ou fazer qualquer outra coisa, faa j! Tenha cuidado com o hbito de deixar papis sobre a mesa como lembrete de providncia a tomar. melhor anotar o que voc precisa fazer e arquivar na pasta de coisas a fazer. Algumas formas simples de lembrar coisas importantes a fazer quando voc estiver fora de casa: Ponha perto da porta de entrada ou no assento do carro os objetos que devem sair de casa com voc. Prenda um lembrete no batente da porta de entrada. Prenda um lembrete no painel do carro. Evite desviar-se de seu plano de organizao. Ao iniciar uma tarefa, reflita se ela importante. Voc precisa faz-la imediatamente ou pode execut-la mais tarde? Torne mais agradvel as tarefas mais chatas. Oua msica enquanto trabalha ou d a si mesma uma pequena recompensa depois de conclu-las. Anote um lembrete em sua agenda para comear a reunir e organizar os documentos para a declarao de imposto de renda no incio de maro.

Se necessrio, marque uma consulta para se informar sobre impostos com seu contador. At meados de maro voc deve entregar ao contador todos os documentos relativos ao imposto de renda que reuniu. Se voc mesmo prepara sua declarao de renda, comece a fazer isso logo que tiver recebido todos os comprovantes necessrios. No final de cada ano, transfira para a agenda nova todas as datas especiais que voc no deve esquecer. Anote em sua agenda um lembrete para fazer uma reviso nas roupas de seus filhos antes da volta s aulas e uma seleo de seus brinquedos no final de dezembro, por exemplo, para doar aqueles que as crianas no usam mais (veja outras idias sobre o assunto no captulo 6). Marque os aniversrios e as datas importantes na agenda eletrnica, na agenda de papel ou no calendrio de mesa. Escreva tambm lembretes para fazer manuteno de rotina do carro (reviso de pneus, troca de leo, entre outras coisas) e em sua casa (equipamentos eltricos, por exemplo)

Planeje com antecedncia tudo o que puder para poupar tempo, energia e dinheiro e para evitar frustraes, contrariedades e desapontamentos futuros. Exemplo: se voc j sabe que ter frias em julho, comece a fazer planos de viagem em janeiro ou fevereiro. No fique SOBRECARREGADO pensando em todo o trabalho que voc precisa fazer. Simplesmente faa o que puder hoje. Nunca esquea uma ocasio especial. Use qualquer mtodo como lembrete: anotaes na agenda de papel, na agenda eletrnica ou at pela internet, via e-mail. Programe uma reviso geral de seus arquivos para o final ou incio de cada ano. Descarte todos os papis que se tornaram desnecessrios e mantenha ou aumente as pastas importantes. Se precisar continuar outro dia, marque com um prendedor de papel o ponto em que parou. Acredito que o sucesso que obtemos na vida amplamente determinado pelas pessoas com quem convivemos. Por isso quero agradecer a todos os que me ajudaram ao longo do caminho, especialmente s seguintes pessoas: Meus colegas da National Association of Professional Organizers, por profissionalizarem nossa atividade. Todos os colaboradores da Storey Books que ajudaram na criao e na promoo dos meus livros, principalmente Wendy Palitz pelas belas capas e Layouts; Deborah balmuth pela liderana do projeto; Siobhan Dunn pela atena aos detalhes; sarah Thurston pelo entusistico esforo de publicidade; e toda a equipe de vendas pelo excelente trabalho que encaminho esse livro s mos dos leitores. Meus amigos e minha famlia, por me incentivarem na rdua tarefa de escrever um livro. Meu Marido, Tery, por me inspirar na realizao de tudo o que decido fazer e por me apoiar a cada passo dado na jornada. Donna Smalli tambm autora de Organize-se (Editora Gente). Conferencista e especialista em limpeza, organizao e simplificao da vida, ela colaboradora de revistas e jornais americanos como Readers Digest, Womans Day e The New York Times

S-ar putea să vă placă și