Sunteți pe pagina 1din 2

Lngua Portuguesa Escola Bsica e Secundria de Lus de Cames Constncia Ficha de Trabalho:

data nome:

120

CONTO TRADICIONAL
OS TRS CONSELHOS
Um pobre rapaz tinha casado, e para arranjar a sua vida, logo ao fim do primeiro ano teve de ir servir uns patres muito longe. Ele era assim bom homem, e pediu ao amo que lhe fosse guardando na mo o dinheiro das soldadas. Ao fim de uns quatro anos j tinha um par de moedas, que lhe chegava para comprar um eidico, e quis voltar para casa. O patro disse-lhe: Qual queres, trs bons conselhos que te ho de servir para toda a vida, ou o teu dinheiro? Ele, o dinheiro sangue, como diz o outro. Mas podem roubar-to pelo caminho e matarem-te. Pois ento venham de l os conselhos. Disse-lhe o patro: O primeiro conselho que te dou que nunca te metas por atalho, podendo andar pela estrada real. C me fica para meu governo. O segundo, que nunca pernoites em casa de homem velho casado com mulher nova. Agora o terceiro vem a ser: nunca te decidas pelas primeiras aparncias. O rapaz guardou na memria os trs conselhos, que representavam todas as suas soldadas; e quando se ia embora, a dona da casa deu-lhe um bolo para o caminho, se tivesse fome; mas que era melhor com-lo em casa com a mulher, quando l chegasse. Partiu o homenzinho do Senhor, e encontrou-se na estrada com uns almocreves que levavam uns machos com fazendas; foram-se acompanhando e contando a sua vida, e chegando l a um ponto da estrada, disse um almocreve que cortava ali por uns atalhos, porque poupava meia hora de caminho. O rapaz foi batendo pela estrada real, e quando ia chegando a um povoado, viu vir o almocreve todo esbaforido sem os machos; tinham-no roubado e espancado na quelha. Disse o moo: J me valeu o primeiro conselho. Seguiu o seu caminho, e chegou j de noite a uma venda, onde foi beber uma pinga, e onde tencionava pernoitar; mas quando viu o taverneiro j homem entrado, e a mulher ainda frescalhuda, pagou e foi andando sempre, Quando chegou vila, ia l um rebolio; era que a Justia andava em busca de um assassino que tinha fugido com a mulher do taverneiro que fora morto naquela noite. Disse o rapaz l consigo: Bem empregado dinheiro o que me levou o patro por este conselho. E picou o passo, para ainda naquele dia chegar a casa. E l chegou; quando se ia aproximando da porta, viu dentro de casa um homem, sentado ao lume com a sua mulher! A sua primeira ideia foi ir matar logo ali a ambos. Lembrou-se do conselho, e curtiu consigo a sua dor, e entrou muito fresco pela poria dentro. A mulher veio abra-lo, e disse: Aqui est meu irmo, que chegou hoje mesmo do Brasil. Que dia! E tu tambm ao fim de quatro anos! Abraaram-se todos muito contentes, e quando foi a ceia para a mesa, o marido vai a partir o bolo, e aparece-lhe dentro todo o dinheiro das suas soldadas. E por isso diz o outro, ainda h quem faa bem.

Guio de Leitura e de Orientao da Atividade de Expresso Oral


L, atentamente, o texto pertencente Literatura Tradicional que te foi distribudo. Prepara-te para o recontares oralmente e para apresentares a tua anlise do mesmo aos teus colegas. Serve-te deste guio para estruturares a tua apresentao. A) Primeiro Momento: Reconta, de forma rigorosa e expressiva, o texto que tens em mos. B) Segundo Momento: Partilha a tua anlise do texto com os teus colegas. 1. Pronuncia-te quanto ao.
Qual o assunto? Define a situao inicial, o que pretendia o protagonista, se houve ou no quem o ajudasse, se teve opositores, que dificuldades teve de ultrapassar e como o fez?

Como termina o conto?

2. Detm-te nas personagens.


2.1. Caracteriza o heri do conto. A que gerao pertence (pai, filho, velho, jovem, criana)? De que sexo ? Quais as suas caractersticas? Que trao(s) ou qualidade(s) (so) condicionadora(s) do seu xito ou fracasso, da sua vitria ou derrota? 2.2. Observa agora as personagens secundrias. A que gerao pertencem? Que funo desempenham? De que gnero so (humanas, fantsticas, simblicas, etc. )?

3. Verifica os referentes espaciais e temporais.


So muito precisos? Faz o levantamento desses elementos.

4. Examina os aspetos formais que permitem identificar o texto que leste como um texto de literatura popular.
Que expresso o inicia? Como termina?

5. Considera os aspetos temticos dominantes nos textos de literatura popular:


rivalidade de geraes, integrao dos mais novos no mundo adulto, antagonismo dos sexos, aspetos da vida social e do comportamento humano nas etapas fundamentais da vida (nascimento, namoro, casamento, velhice, morte) e respetivas emoes (amor, dio, desconfiana, alegria, felicidade, amizade, perseguio, rivalidade) Que tema(s) encontras no conto que leste?

6. Aprecia os valores transmitidos no conto que te foi transmitido.


Que imagem da vida nos transmitida? Que ensinamento podemos retirar da leitura do conto? O conto tem uma moral ou d-nos algum ensinamento? Qual?

S-ar putea să vă placă și