Sunteți pe pagina 1din 7

Escola Bblica - IBCU A IGREJA HOJE: Propsito e Valor Oswaldo Carreiro

Aula IV:

Deus ama a Igreja e deseja mant-la saudvel atravs da disciplina bblica.


I. INTRODUO: Deus ama a Sua Igreja e deseja o bem-estar dos seus filhos. Participar da comunho dos santos implica em buscar ser semelhante a Cristo, pois este o ideal do crente e da igreja. A desproporo entre a santidade que Deus espera ver nos seus filhos (Ef 1.4; 5.26s) e o pecado que os crentes praticam, demonstra a necessidade indispensvel da disciplina bblica. Uma definio de disciplina eclesistica seria: Todos os meios e medidas pelas quais a igreja busca a sua santificao e boa ordem necessria para a sua edificao espiritual e a eliminao de tudo o que ameaa o seu bem-estar (D.S.Chaff). Atravs da Sua Palavra, o Senhor j concedeu aos seus filhos e Igreja, instrues claras quanto disciplina. Muito antes de ns pensarmos na disciplina eclesistica, Deus j planejou tudo para o crescimento sadio da Sua Igreja. Cabe a igreja aplicar o que Ele j estabeleceu. Lembremo-nos que pela educao na justia (II Tm 3.16) os imaturos e ignorantes devem progredir por meio da transformao operada pelo Esprito Santo, at refletir a prpria imagem de Cristo (II Co 3,18). Ao escrever aos corntios, Paulo utilizou a figura bebs em Cristo para caracterizar os corntios imaturos (I Co 3.1), porque no manifestaram sinais da sua filiao divina, mas sim, humana e carnal. Atravs do ensino bblico, o cristo encorajado a pensar e agir de forma a imitar o seu Senhor, evitando os erros de ignorncia e negligncia. Ensinar, exortar, educar, admoestar, repreender, corrigir, so termos encontrados no Novo Testamento para a disciplina eclesistica. A falta da disciplina positiva, atravs do ensino, contribui para problemas mais graves, e, consequentemente, leva disciplina negativa, ou seja, o afastamento da comunho at que o pecador se arrependa.

II. PROPSITO E NECESSIDADE DA DISCIPLINA Em qualquer passo, o alvo da disciplina bblica sempre visa recuperar o ofensor. Nunca algum deveria iniciar a disciplina bblica, tendo em vista, afastar o ofensor da comunho, pois, o Senhor Jesus conferiu somente Sua Igreja a responsabilidade de pronunciar o Seu perdo e os Seus juzos (Mateus 18.15-17). A Igreja deve, portanto, aplicar princpios bblicos j estabelecidos por Cristo, quanto ao governo de seus membros, e, se necessrio for, na remoo de membros. A Igreja no tem o direito de ignorar um comportamento persistentemente pecaminoso entre os seus membros. Nosso Senhor no deixou aberta diante de ns essa opo. (Daniel E.Wray). Quais so os PROPSITOS da disciplina bblica? 1. GLORIFICAR A DEUS.

Escola Bblica - IBCU A IGREJA HOJE: Propsito e Valor Oswaldo Carreiro Pela obedincia s instrues de Cristo relativas manuteno de um governo eclesistico apropriado, Deus glorificado. Vejamos alguns textos quanto aplicao da disciplina vida da igreja: Mt 18:15-19 (Disciplina e Perdo na Igreja) Rm 16.17 (Separao) I Co 5 (Excluso) I Tes 5.14 (Admoestao) I Tm 5.20 (Repreenso) Tt 1.13 (Repreenso) Tt 3.10 (Separao) Ap 2.14 (Exortao santificao) Ap 2.20 (Condenao do mundanismo)

2. RECUPERAR O OFENSOR Conforme j mencionamos, o alvo desejado a restaurao do ofensor. Ainda que no saibamos se o resultado ser a sua restaurao, os princpios estabelecidos por Deus na Sua Palavra devem ser respeitados e obedecidos. Outro aspecto muito importante na tarefa de recuperar o ofensor, a instruo de Paulo. Todavia, no o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmo (II Tes 3.15). Em Mt 18, entendemos plenamente que o alvo - ganhar o irmo .

3. MANTER A PUREZA DA IGREJA E EVITAR A PROFANAO DA CEIA. H dois aspectos aqui mencionados. 1) Manter a pureza da Igreja e a sua adorao (I Co 5:6-8) e, 2) Evitar a profanao da ordenana da Ceia do Senhor (I Co 11.27). Para que haja pureza na Igreja visvel de Cristo, devemos reconhecer que a doutrina falsa e a conduta inconveniente so infecciosas e no podem ser toleradas no meio da igreja. Se tolerarmos tais pecados, todos os membros da igreja sero prejudicados. 4. EXIGIR A INTEGRIDADE E A HONRA DE CRISTO E DA SUA PALAVRA. Quando a igreja fiel aos princpios ensinados por Cristo, contribui para a integridade e a honra de Jesus Cristo e da Sua mensagem. (II Co 2.9,17). Quando a igreja recusa-se a exercer a disciplina, no pode merecer nem o respeito do mundo e nem a confiana dos seus membros. 5. EVITAR DAR CAUSA A DEUS PARA ELE PRPRIO VOLTAR-SE CONTRA A IGREJA. Nas mensagens igreja em Prgamo e em Tiatira, o Senhor condena o mundanismo na igreja e a idolatria no meio do Seu povo (Ap 2.14-25). Tambm contra a igreja de Sardes, vir o Senhor para punir a igreja (Ap 3.3). A maioria desta
2

Escola Bblica - IBCU A IGREJA HOJE: Propsito e Valor Oswaldo Carreiro igreja contaminara as suas vestiduras, isto , vivia uma vida comprometida com o mundo. Conforme escreve o Dr. Shedd, deve-nos impressionar profundamente o quadro que estas igrejas do primeiro sculo apresentam. Todas elas comearam bem, mas no decorrer dos anos o ensino falso e vnculos estreitos entre membros desejosos de proteger os errados e a influncia do mundo, conduziram a igreja para um comodismo que o Senhor no tolera. Por isso Ele anuncia medidas srias para purificar o seu povo e reorient-lo para tomar o caminho da justia. 6. IMPEDIR OUTRAS PESSOAS DE CAREM NO PECADO J citamos I Tm 5.20. Paulo diz a Timteo que os que vivem no pecado, devem ser repreendidos para que tambm os demais temam. Quando a disciplina bblica praticada, o vcio reprimido e as virtudes so cultivadas. III. TIPOS DE DISCIPLINA NO NOVO TESTAMENTO Uma parbola de Jesus revela o perigo que ameaa um lder disposto a espancar os criados e criadas, em vez de conduzi-los com amor compreensvel (Lc 12.45). O amor essencial para conduzir os crentes santidade. O amor o elemento que maior influncia tem sobre a vontade dos outros. A Bblia diz: pois o amor de Cristo nos constrange (II Cor 5.14). Severidade e castigo, raras vezes alcanam objetivos divinos para a igreja, se no houver antes a exortao compreensvel e carinhosa motivada pelo amor. 1. Exortao (paraklesis) No Novo Testamento vemos que Jesus Cristo designou o Esprito Santo, o Parakletos, para encorajar, consolar, ajudar e exortar os crentes. Ele habita dentro dos crentes (Jo 14:17), ensina todas as cousas e faz lembrar de tudo o que Jesus disse (Jo 14.26). Ele quem d a fora para os crentes desejarem a santidade. O ministrio da exortao entre os crentes bem sucedido por causa da presena do Esprito Santo. Ele quem faz lembrar uma pessoa da vontade de Deus, revelada em Sua Palavra. Exortar significa exercer influncia sobre a vontade e as decises de outrem com o intuito de encoraj-lo a observar certas instrues. A exortao sempre pressupe algum conhecimento prvio (O Novo Dicionrio de Teologia do Novo Testamento, ed. Colin Brown, Edies vida Nova - pg. 174) . Sendo assim, dois elementos so imprescindveis no ministrio da exortao: O Esprito Santo e a Palavra. O ministrio da exortao no se restringe ao Esprito. Vamos observar algumas exortaes do apstolo Paulo. Aos crentes de Roma, exorta a apresentarem os seus corpos como sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus (Rm 12.1). Ao condenar o farisasmo e legalismo existente entre os glatas (Gl 1.7-9; 3.10; 5.1), Paulo exortou os crentes a rejeitarem outro evangelho. Ao jovem pastor Timteo, lembrou o que deveria ser prioritrio no seu ministrio: Aplica-te leitura, exortao, ao ensino... (I Tm 4.13). Disse aos efsios: Rogo-vos... que andeis de modo digno da vocao a que fostes chamados (Ef 4.1). O ministrio da exortao tambm foi dado a cada um de ns, visando o aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio.

Escola Bblica - IBCU A IGREJA HOJE: Propsito e Valor Oswaldo Carreiro 2. Admoestao (nouthesia) A admoestao pode ser particular ou pblica. Conforme o dicionrio, admoestar convencer algum a cumprir um dever; exortar, encarecer (sempre com uma referncia tcita ao perigo de penalidade ou fracasso). As prprias Escrituras so uma espcie de admoestao (I Cor 10.11). Os crentes deveriam admoestar-se e encorajarem-se uns aos outros, por exemplo, s boas obras e frequncia s reunies da igreja. (Hb 10.24,25). Admoestar, ou advertir, implica num sentido de maior urgncia do que a exortao. Quando um filho, embora tendo sido instrudo devidamente, comea a ceder presses de ms companhias, um pai naturalmente tenta faz-lo mudar de opinio com admoestao. Paulo empregou a admoestao para tratar dos problemas das igrejas. Aos corntios escreveu: No vos escrevo estas cousas para vos envergonhar; pelo contrrio, para vos admoestar como a filhos meus amados (I Cor 4.14). Tambm, descreveu o seu ministrio como o anncio de Cristo a todos, seguido pela advertncia (nouthetountas) e ensino(didaskontes). A advertncia ou admoestao no responsabilidade apenas do lder. Paulo cria que os crentes espirituais (Gl 6.1,2) tinham a possibilidade de conseguir modificao no comportamento dum crente errado, mesmo no tendo autoridade dum pastor. (Disciplina na Igreja, Shedd - pg 27). Alguns textos onde encontramos esta verdade bblica: (Rm 15.14; Col 3.16). 3. Repreenso, Convico (elegchos) Aqui, o vocbulo grego utilizado uma palavra que envolve as idias de ...repreender a outrem com to eficaz demonstrao das vitoriosas armas da verdade que leve a pessoa convencida, se no sempre confisso, pelo menos convico do seu pecado... (R.C. Trench). Este termo aparece no Novo Testamento na forma de substantivo e verbo. usado tambm para indicar a obra do Esprito Santo no corao do homem. (Jo 16.8). Sem a ao do Esprito Santo no corao do pecador, no h esperana alguma de conduzi-lo ao arrependimento. Deus usa os crentes para persuadir, mas somente o Esprito pode quebrantar o corao. Em Mt 18.15, temos a instruo clara de Cristo para a disciplina na igreja. Se teu irmo pecar, vai argu-lo entre ti e ele s. Se for possvel convenc-lo, um membro da famlia de Deus ser preservado. Porm, se no se arrepender, duas ou mais testemunhas devero acompanhar o responsvel para tentar convencer o pecador a mudar de atitude. Se, ainda assim, eles no conseguirem ser atendidos, ou ganhar o irmo, toda a igreja local deve ouvir a queixa com a confirmao das testemunhas. No caso do acusado rejeitar a recomendao da igreja, deve ser considerado como gentio e publicano (isto , incrdulo). (Mt 18.16,17). importante observar que o membro que pecou no deve ser desligado, apenas porque pecou (todos so pecadores), mas porque uma vez reconhecido por todos como o errado, no se humilhou, nem se arrependeu. muito importante notar que a Palavra o instrumento da repreenso ou convico. Quando Paulo escreveu a Timteo, falou do poder da Palavra como instrumento til para ... a repreenso (elegchos), porque ela inspirada por Deus (II Tm 3.16). Pedro cita Balao para advertir os seus leitores, quanto ao perigo de algum ficar surdo diante da Palavra., tendo que ser forado a reconhecer a voz de Deus por meios menos agradveis (II Pe 2:16).

Escola Bblica - IBCU A IGREJA HOJE: Propsito e Valor Oswaldo Carreiro Tambm muito importante que todos os crentes estejam conscientes da necessidade de colocarem em prtica uma amorosa repreenso e admoestao, no seu mtuo relacionamento. Paulo disse que devemos falar ... a verdade em amor... (Ef 4.15).. Infelizmente, um dos grandes males que enfraquece a igreja e contamina toda a famlia de Deus, so as fofocas, que para nada mais servem seno para corroer como cncer. O crente fiel deve preocupar-se em ajudar a levar os pecadores ao arrependimento, antes que a excluso seja necessria; nunca numa atitude de superioridade, mas sim, colocando-se lado a lado com eles, como irmos em Cristo. (Gl 6.1-3 e II Ts 3.15). 4. Excluso. Embora j tenhamos mencionado as descries dadas por Cristo e tambm pelo apstolo Paulo acerca deste passo tambm necessrio para recuperar o irmo ofensor, devemos considerar alguns aspectos importantes desta medida severa de disciplina bblica. Vamos ver inicialmente, dois dos textos j mencionados: ... se ele no os atender, dize-o igreja; e, se recusar ouvir tambm a igreja, considera-o como gentio e publicano(Mt 18.17). Mas agora vos escrevo que no vos associeis com algum que, dizendo-se irmo, for impuro, ou avarento, ou idlatra, ou maldizente, ou beberro, ou roubador; com esse tal nem ainda comais... Expulsai, pois, de entre vs o malfeitor (I Cor 5.11 e 13). Essa forma de disciplina exclui o ofensor do seio da igreja local e de todos os seus privilgios como membro. Como bvio, no poder participar da Ceia do Senhor. Entretanto, nem por isso ser impedido de participar das reunies pblicas. Por mais desagradvel e triste que seja, ao excluir um membro, a igreja apenas estar a ser submissa ao que Cristo estabeleceu. (Mt 18.18,19). Ao determinar que certo ofensor, na igreja em Corinto, fosse entregue a Satans... em nome do Senhor Jesus... com o poder de Jesus, nosso Senhor... (I Cor 5.4), Paulo reivindicou poder fazer uso da pena imposta pelo Senhor Jesus. Certamente, o apstolo Paulo sabia que Jesus Cristo a autoridade por detrs da excluso autntica. No devemos pensar que a excluso seja uma medida irreversvel, pois o arrependimento do pecador e o perdo da parte de Deus, podero trazer novamente comunho com a igreja local, o irmo disciplinado. (II Cor2.6-8). Devemos orar sempre, para que se arrependa e volte. Lembremo-nos que o Senhor Jesus Cristo estava sempre pronto para readmitir qualquer pessoa que tropeasse. A igreja deve oferecer perdo sempre, aos irmos que, ainda que tenham pecado seriamente, se arrependam (Ef 4.32). A igreja local tem a responsabilidade de manter a disciplina, excluindo quem recusa admitir que pecou e rejeita o nico caminho para a restaurao pela confisso e arrependimento. (Disciplina da Igreja - pg 48 - Dr. Russell Shedd).

IV. QUEM DEVE SER DISCIPLINADO?

A Igreja est revestida tanto da responsabilidade quanto da autoridade de envolverse em questes de doutrina e de conduta dos seus membros. Os discpulos de Cristo esto sempre sob a Sua disciplina, administrada atravs da Sua Igreja. As Escrituras Sagradas devem servir de instrumento para a disciplina. (II Tm 3.16). Qualquer quebra dos padres bblicos requer alguma forma de disciplina. Dessa forma, cada crente precisa ser disciplinado, porquanto ...o Senhor corrige a quem ama... (Hb 12.6). Os crentes no devem deixar toda a disciplina aos cuidados do Senhor, omitindose das suas prprias responsabilidades uns para com os outros.
5

Escola Bblica - IBCU A IGREJA HOJE: Propsito e Valor Oswaldo Carreiro

A disciplina torna-se necessria nos seguintes casos:


1) Quando o amor cristo for violado por ofensas.

Jesus prescreveu o mtodo de disciplina nesses casos, em Mt 18.15-18. Embora tais ofensas possam ser secretas, necessariamente tero de resultar, afinal, em censura pblica, se o ofensor obstinadamente recusar-se a arrepender-se. A recusa do arrependimento e da reconciliao torna mais grave o pecado envolvido e tambm uma ofensa contra o amor cristo.
2) Quando a unidade crist for violada por aqueles que formam faces e

dividem a igreja local. Conforme a orientao bblica, tais pessoas devem ser mantidas sob vigilncia. Tambm devem ser repreendidos, e, se necessrio for, precisam ser removidos. Os crentes corntios enfrentavam este tipo de pecado, que dividia o Corpo e manchava o testemunho da igreja na comunidade local. Paulo faz uma sria admoestao para que tal problema fosse tirado do meio da igreja. (I Cor 1.10-17). Outros textos que podero ser vistos: Rm 16.17,18 e Tt 3.10.
3) Quando a lei crist for violada por aqueles que vivem escandalosamente.

Segundo o ensino bblico, so aqueles que ... no tocante a Deus professam conhec-lO, entretanto O negam por suas obras... (Tt 1.16). A Bblia ensina um padro elevado de conduta e moralidade. So muitas as instrues de natureza tica que encontramos no Novo Testamento. Vejamos algumas passagens: Mt 15.19,20; Rm 13.8-14; Ef 4.25-6.8; II Tm 3.2-4.5; I Ts 4.1-10. Outro exemplo podemos encontrar em I Cor 5. Um certo membro da igreja em Corinto vivia escandalosamente, mantendo um relacionamento pecaminoso com a sua madrasta. Paulo recomendou igreja, que tal ofensor fosse disciplinado. Aqueles que vivem violando a moralidade bblica e se recusam a arrependerse quando so admoestados e repreendidos, precisam ser disciplinados, ou seja, excludos.
4) Quando a verdade crist for violada por aqueles que repelem as doutrinas

essenciais da f. So aqueles que, conscientemente, rejeitam qualquer doutrina essencial e fundamental. (I Tm 1.19,20; 6.3-5; II Jo 7-11). bvio que os crentes no devam ser censurados por estarem falhando em compreender e receber cada uma das doutrinas da Bblia, pois todos ns estamos aprendendo e crescendo na f. Vrias recomendaes so dadas aos lderes da igreja, para que, tendo a responsabilidade de ensinar ...todo o desgnio de Deus (Act 20.27), mantenham um padro elevado, sem falhar, para que no sejam passveis de disciplina. (I Tm 3.2-9; Tt 1.9; Tg 3.1). Quando, porm, surge uma doutrina falsa, capaz de derrubar a igreja, minando as suas fundaes, a disciplina deve ser aplicada. Vejamos mais alguns exemplos: (Gl 1.9; II Pe 2.1,3,9,12; Jd 12).
6

Escola Bblica - IBCU A IGREJA HOJE: Propsito e Valor Oswaldo Carreiro A primeira epstola de Joo nos fornece as principais linhas de pensamento e prtica dos hereges da sua poca: a) No admitiam a realidade do pecado (1 Jo 1.8); b) No sentiam nenhuma obrigao de demonstrar amor aos seus irmos cristos (1 Jo 3.14-17). c) No criam na realidade da encarnao, morte e ressurreio corporal de Cristo (1 Jo 2.22; 4.2; 5.5-8).
5) Quando o nome de Cristo for blasfemado por aqueles que naufragaram na

f. Himeneu e Alexandre rejeitaram a boa conscincia, isto , deixaram de manter uma vida digna do evangelho e do Senhor. (I Tm 2.19,20). Naufragaram na f, significa que negaram abertamente o que antes confessaram que Jesus Cristo o Senhor. Paulo entregou Himeneu e Alexandre a Satans para aprenderem a no blasfemar atravs do castigo aplicado. A igreja sofre os ataques vindos do mundo, como tambm os que surgem dentro de si mesmas. O exame, regularmente feito luz das Escrituras para comprovar se cada membro genuno ser o caminho mais proveitoso a seguir. Devemos observar que a causa de medidas disciplinares mais severas ser sempre a ausncia de arrependimento. O indivduo que no quer se arrepender do seu pecado, no est vivendo como um crente. devido sua impenitncia que ele vem a tornar-se merecedor da disciplina punitiva.

CONCLUSO: Negligenciar a disciplina bblica significa correr o risco de cair na posio de confundir a igreja com o mundo e vice-versa. Como crentes devemos nos disciplinar a ns mesmos (I Cor 9.24-27), e como igreja temos o dever de seguir a ordem bblica: Tudo seja feito com ordem e decncia (I Cor 14.40). O alvo da igreja buscar todos os meios e medidas pelas quais possa manter a sua santificao e boa ordem necessria para a sua edificao e a eliminao de tudo o que ameaa o seu bem-estar e a glria de Deus.

S-ar putea să vă placă și