Sunteți pe pagina 1din 23

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO DE SANTARM CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAO BSICA (DIURNO) ANO: 3. ANO 1.

SEMESTRE, TURMA B

Trabalho elaborado para a unidade curricular de: Organizao e Gesto Curricular

Planificao Semanal para Jardim de Infncia

Mnica Alexandra Garcia do Rosrio N.: 090234032 Henrique Aguiar Ferreira N. 100234048

Unidade Curricular dirigida por: Ramiro Marques

Ano Letivo: 2011/2012

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

ndice
Introduo ................................................................................................................ 3 Halloween ................................................................................................................ 4 Origem Pag ......................................................................................................... 4 Origem Catlica ................................................................................................... 4 Smbolos do Halloween ........................................................................................ 5 1. Dia - Segunda-feira.......................................................................................... 6 2. Dia Tera-feira ............................................................................................. 7 3. Dia Quarta-feira ............................................................................................ 8 4. Dia Quinta-feira ............................................................................................ 9 5. Dia Sexta-feira ............................................................................................ 10 Concluso .............................................................................................................. 11 Bibliografia ............................................................................................................ 12 Anexos ................................................................................................................... 13 Anexo I Histria do Halloween ........................................................................ 14 Histria do Halloween ..................................................................................... 15 Anexo II - Histria das Bruxas (adaptada)........................................................... 16 Histria das Bruxas (adaptada) ........................................................................ 17 Anexo III Receita do Doce de Abbora ............................................................ 18 Doce de Abbora ................................................................................................ 19 Anexo IV Msica............................................................................................. 20 A Bruxa vem a ............................................................................................... 21

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Introduo
A planificao realizada tem como pblico-alvo crianas que frequentem o prescolar, mais propriamente, o jardim de infncia. Pode ser realizada com qualquer criana que tenha entre 3 e 5 anos de idade. Para planificarmos uma semana definimos um tema, tornando-se assim mais fcil de planificar. O tema escolhido uma festividade, o Halloween. Comemos por fazer uma breve introduo ao tema, para isso pesquismos sobre o Halloween, nomeadamente a origem desta festividade e os smbolos que lhe esto associados. De seguida fizemos as planificaes dirias em tabela para uma semana, supondo que o Halloween se festeja a uma sexta-feira.

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Halloween
Comemora-se no dia 31 de Outubro anualmente o Halloween ou Dia das Bruxas (esta designao apenas utilizada em Portugal). Este dia amplamente comemorado nos pases anglo-saxnicos, especialmente nos Estados Unidos, Canad, Irlanda e Reino Unido. A origem desta festividade indefinida pois h duas hipteses, uma que esta festividade de origem pag (religio politesta acredita em vrios Deuses) e outra crist (religio monotesta acredita num nico Deus Jesus).

Origem Pag
Pensa-se que o Halloween era um festival que decorria entre 30 de Outubro e 2 de Novembro que marcava o fim do vero, este festival tinha o nome de Samhain que significa fim do vero). Porm, no h um consenso quanto origem deste dia, pois pensa-se que a Igreja catlica tentou por fim festa pag do Samhain, determinando restries na vspera do Dia de Todos os Santos (1 de Novembro). Esta festa tinha o objetivo de dar culto aos mortos. A invaso das Ilhas Britnicas pelos Romanos misturou a cultura latina com a celta, para esta ltima cultura, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde no havia fome nem dor.

Origem Catlica
No dia 1 de Novembro, as pessoas dirigiam-se capela de Todos os Santos na Baslica de So Pedro, em Roma para adorarem os santos. Mais tarde esta adorao foi alargada a nvel mundial e ficava-se na noite do dia 31 de Outubro na Baslica.

A designao Dia das Bruxas foi implementada na Idade Mdia quando os lderes polticos e religiosos mandaram perseguir homens e mulheres que pensavam ser curandeiros e/ou pagos. A estes homens e mulheres deram o nome de bruxos e bruxas
4

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

e deviam ser julgados pela Inquisio, pelo tribunal do Santo Ofcio e a pena era serem queimados numa fogueira, este ato tinha o nome de auto-de-f.

Smbolos do Halloween
As abboras, lanternas ou velas eram utilizadas pela sua luz para afastar os mortos. As bruxas encontravam-se duas vezes por ano, a 30 de Abril e a 31 de Outubro, para uma festa que era chefiada pelo Diabo. Chegavam e partiam em vassouras voadoras. O gato preto associado s bruxas, pois h lendas que relatam que as bruxas se transformavam em gatos. Outras pessoas acreditavam que os gatos eram os espritos dos mortos. As cores mais utilizadas nesta festividade so o laranja, o preto e o roxo.

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

1. Dia - Segunda-feira
Contedos (o qu?) rea Pessoal e Social - Autonomia e independncia; - Educao multicultural; - Educao esttica. rea de Expresso e Comunicao Expresso motora - Motricidade fina. Expresso plstica -Diversidade e acessibilidade dos materiais; -Expresso tridimensional. Linguagem oral -Fomentar o dilogo. Linguagem escrita - Familiarizao com o cdigo escrito; -Contacto com a escrita atravs do livro; -Partilha de estratgias de leitura; -Leitura realizada pelas crianas. Matemtica -Seriar e ordenar. rea de Conhecimento do Mundo -Meio prximo; -Saberes sobre o mundo; -Histria. Objetivos (para qu?) Conhecer a histria e os smbolos relacionados com o Halloween. Estratgias (como?) Contar a histria (ver anexo I) do Halloween de forma interativa (fazer uma abordagem aos smbolos deste dia tais como as abboras, monstros e as bruxas); Fazer uma reflexo em grupo. Propor a elaborao de uma mscara relacionada com o Halloween e pedir s crianas para a decorarem. Atividades Ouvir a histria e interagir com o educador. Recursos (com o qu?) Livro Avaliao Avaliao Formativa: - Dilogo; - Resultado final da mscara.

Aprender o processo para a realizao de uma mscara; Desenvolver a capacidade da motricidade fina.

Fazer uma mscara e decor-la.

Cartolina, revistas, cola e tesouras.

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

2. Dia Tera-feira
Contedos (o qu?) rea Pessoal e Social -Conscincia de diferentes valores; -Desenvolvimento da identidade; -Educao multicultural. rea de Expresso e Comunicao Expresso motora - Motricidade global; -Jogos de movimento. Expresso dramtica -Jogo simblico. Expresso musical -Escutar; -Cantar. Linguagem oral -Fomentar o dilogo. Linguagem escrita - Familiarizao com o cdigo escrito; -Contacto com a escrita atravs do livro; -Partilha de estratgias de leitura; -Leitura realizada pelas crianas. rea de Conhecimento do Mundo -Meio prximo; -Saberes sobre o mundo; -Histria. Objetivos (para qu?) Conhecer a verdadeira histria das bruxas; Aprender a estar sentado e em silncio a ouvir uma histria. Estratgias (como?) Contar a Histria das Bruxas (adaptada ver anexo II). Atividades Ouvir a Histria das Bruxas. Recursos (com o qu?) Livro Avaliao Avaliao Formativa: - Dilogo para perceber a compreenso da histria.

Desenvolver a capacidade da motricidade global; Promover o cumprimento de regras.

Explicar o jogo: uma bruxa a apanhar os seus gatinhos (restantes crianas).

Uma criana faz de bruxa e as restantes crianas fazem de gatos. A bruxa apanha os seus gatinhos.

Espao amplo e livre para o jogo.

Diversificar e enriquecer a expresso musical, introduzindo novas canes ao reportrio da criana.

Ensinar a msica (ver anexo IV) A Bruxa vem a s crianas.

Ouvir e cantar a msica A Bruxa vem a.

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

3. Dia Quarta-feira
Contedos (o qu?) rea de Expresso e Comunicao Expresso motora - Motricidade fina. Expresso plstica -Diversidade e acessibilidade dos materiais. Linguagem oral -Fomentar o dilogo. Linguagem escrita -Familiarizao com o cdigo escrito; -Contacto com a escrita atravs do livro. Matemtica -Seriar e ordenar; -Medir; -Pesar. rea de conhecimento do Mundo -Meio prximo; -Saberes sociais; -Biologia. Objetivos (para qu?) Conhecer a planta que d a abbora (abobreira); Conhecer a estrutura da abbora; Conhecer os fins dados abbora. Estratgias (como?) Explicar de onde vm as abboras, como so e para que servem. Atividades Ouvir a explicao feita pelo educador; Expor dvidas e curiosidades. Recursos (com o qu?) Abboras Avaliao Avaliao Formativa: - Dilogo.

Conhecer a estrutura da abbora; Explorar as caractersticas da abbora. Conhecer os fins dados abbora; Conhecer um mtodo de fabrico de doce de abbora.

Permitir s crianas explorarem uma abbora verdadeira. Fazer doce de abbora.

Explorar a abbora; Expor dvidas e curiosidades. Participar na confeo do doce de abbora.

Abboras

Receita de doce de abbora. (ver anexo III)

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

4. Dia Quinta-feira
Contedos (o qu?) rea Pessoal e Social -Independncia e autonomia; -Educao esttica. rea de Expresso e Comunicao Expresso motora - Motricidade fina. Expresso plstica -Qualidade dos materiais; -Diversidade e acessibilidade dos materiais; -Expresso tridimensional. Linguagem escrita - Familiarizao com o cdigo escrito. Matemtica -Formar conjuntos; -Noo de nmero. Objetivos (para qu?) Estimular as crianas para a expresso plstica; Aumentar as possibilidades de expresso. Incutir o sentido de nmero e de ordem. Estratgias (como?) Atividades Recursos (com o qu?) Cartolina preta, canetas fluorescentes, revistas, tesoura, cola, material de pintura. Chapus de bruxa. Avaliao Avaliao Formativa: - Resultado final do chapu; - Ficha de trabalho.

Propor s Fazer um crianas a elaborao chapu de bruxa de um chapu de e decorarem a bruxas. gosto.

Pedir para contar chapus de bruxa; Propor a organizao de chapus de bruxa por padres.

Contar e organizar chapus de bruxa por tamanho, por cor, e por outros padres encontrados pelas crianas.

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

5. Dia Sexta-feira
Contedos (o qu?) rea Pessoal e Social -Educao para os valores; -Independncia e autonomia; -Vivencia de valores democrticos; -Conscincia de diferentes valores; -Desenvolvimento da identidade. rea de Expresso e Comunicao Expresso motora -Motricidade fina. Expresso plstica -Qualidade dos materiais; -Diversidade e acessibilidade dos materiais. Linguagem oral -Fomentar o dilogo. Linguagem escrita - Familiarizao com o cdigo escrito; -Contacto com a escrita atravs do livro; -Partilha de estratgias de leitura; - Leitura realizada pelas crianas. Matemtica -Formar conjuntos; -Noo de nmero. Objetivos (para qu?) Fomentar a criatividade; Estimular a expresso plstica. Estratgias (como?) Contar uma histria de bruxinhas e pedir um desenho sobre a histria. Atividades Ouvir a histria de bruxinhas e interagir com o educador; Fazer um desenho sobre a histria ouvida. Recursos (com o qu?) Livro: Carlota Barbosa, a Bruxa Medrosa; Material de pintura; Folha de papel. Ficha de trabalho elaborada pelo educador. Avaliao Avaliao Formativa: - Dilogo.

Construir noes matemticas a partir da temtica do Halloween, nomeadamente a noo de nmero e formao de conjuntos.

Propor s crianas a elaborao de uma ficha de trabalho (ver anexo V) envolvendo os smbolos da temtica Halloween.

Fazer uma ficha de trabalho.

Anlise da ficha realizada pelas crianas.

10

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Concluso
Ao realizarmos este trabalho estamos a adquirir vrias competncias e conhecimentos, pois, como futuros profissionais da educao, vamos necessitar de planificar para transmitirmos conhecimentos s crianas de forma organizada. Quando iniciarmos a nossa carreira profissional, normal, no termos a destreza de profissionais experientes e necessitarmos de uma planificao mais detalhada para que nos sintamos seguros e confiantes para a nossa prtica. H que ter em conta a interdisciplinaridade, pois importante formar as crianas enquanto seres coerentes. Se trabalharmos todas as disciplinas numa determinada temtica como, por exemplo o Halloween, as crianas percebem que tudo est relacionado com tudo e tem aplicao prtica no seu quotidiano. Se as vrias disciplinas forem trabalhadas separadamente as crianas no vo perceber que tudo se relaciona e no vai fazer sentido a sua aprendizagem. Esta planificao pode ser aproveitada e adaptada para a nossa prtica, quando estivermos a trabalhar no terreno, ficando assim com material para o nosso trabalho.

11

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Bibliografia
Site sobre a temtica do Halloween, consultado em 2011-12-06: http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp Site com a letra da msica A Bruxa vem a, consultado em 2011-12-12: http://letras.terra.com.br/silvio-santos/910032/ Site com a receita do doce de abbora, consultado em 2011-12-06: www.receitasemenus.net/content/view/2654/179/ Site com a histria do Halloween, consultado em 2011-12-06: www.history.com/topics/halloween

12

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Anexos

13

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Anexo I Histria do Halloween

14

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica Histria do Halloween

Era uma vez um povo que festejava o fim do vero. Nesse festival festejava-se que quando se morria ia-se para um novo lugar onde no h fome nem dor. Mais tarde, outro povo com costumes diferentes, fazia uma procisso at uma igreja onde existem esttuas de santos para os adorar, nascendo o Dia de Todos o Santos. Este dia ainda se comemora nos nossos dias.

15

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Anexo II - Histria das Bruxas (adaptada)

16

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica Histria das Bruxas (adaptada)

H muito, muito tempo, pensava-se que havia homens e mulheres com poderes especiais que podiam fazer coisas que mais ningum conseguiaChamavam-lhes de bruxos e bruxas! Todos os outros pensavam que eram capazes de curar todas as doenas, adivinhar o amanh, transformarem-se em animais, e muitas outras coisas. Como se pensava que os bruxos e as bruxas podiam ser ms e fazer mal aos outros, os senhores que mandavam disseram que estas pessoas deviam ser castigadas para que mais ningum fizesse o que os bruxos e as bruxas faziam.

17

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Anexo III Receita do Doce de Abbora

18

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Doce de Abbora

Ingredientes: 1 Kg de Abbora; 800 Gr de acar; 1 Pau de Canela; Casca de limo.

Preparao: Descasca-se a abbora. Limpa-se de filamentos e pevides. Corta-se aos bocados pequeninos e passa-se por gua. Pe-se num tacho, e leva-se ao lume brando, com o acar e o pau de canela e deixase cozer. Quando comear a cristalizar junta-se a casca de limo. O doce est pronto quando, passando com a colher de pau veja-se o fundo do tacho. Retira-se do lume deita-se numa taa.

Nota: Se no gostar de encontrar bocadinhos de abbora, depois do doce estar pronto passe com a varinha.

19

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Anexo IV Msica

20

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica A Bruxa vem a1

(Letra de Silvio Santos)

Ai, a bruxa vem a E no vem sozinha, Vem na base do saci (bis)

Pula, Pula, Pula Numa perna s Vem largando brasa No cachimbo da vov (bis)

Ai, a bruxa vem a E no vem sozinha, Vem na base do saci (bis)

Retirado em 12 Dezembro, 2011 de http://letras.terra.com.br/silvio-santos/910032/

21

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Anexo V Ficha de Trabalho

22

Escola Superior de Educao de Santarm Curso de Licenciatura em Educao Bsica

Nome: ______________________________________ Data: _____/____/____ 1. Pinta 2 chapus de bruxa.

2. O que colocas dentro do crculo para ser tudo igual?

23

S-ar putea să vă placă și