Sunteți pe pagina 1din 13

MINISTRIO DA EDUCAO Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica Secretaria de Educao a Distncia

REFERENCIAIS PARA ELABORAO DE MATERIAL DIDTICO PARA EAD NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLGICO.

INTRODUO

A criao dos Referenciais para Elaborao de Material Didtico para EaD no Ensino Profissional e Tecnolgico apresenta-se como uma conjuno dos desafios inerentes modalidade de EaD acrescidos das questes relativas formao profissional e tecnolgica. Reuniram-se, no MEC, nos dias 23, 24 e 25 de julho DE 2007, especialistas desses dois campos de conhecimento, com o objetivo de identificar as diretrizes relevantes para a construo de materiais didticos a serem elaborados com esta finalidade: formar profissionais tcnicos de nvel mdio por meio de cursos a distncia. Este trabalho inicial pretende oferecer aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais de EaD orientaes para elaborao de materiais didticos, tais como: impresso, audiovisual e ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Web) em cursos de formao profissional a distncia. Estes Referenciais so orientaes preliminares que merecem posterior aprofundamento e detalhamento medida que os cursos forem sendo concebidos e operacionalizados pelas equipes responsveis por sua elaborao e implementao. Para a concepo do projeto poltico-pedaggico dos cursos, alm destes Referenciais, tambm devem ser considerados os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico (Resoluo CNE/CEB - N 4/99).

Espera-se, dessa forma, poder contribuir para uma primeira orientao no sentido de uma produo de material que atenda aos requisitos mnimos para democratizar o acesso educao, assegurando a contextualizao sociocultural e regional, bem como as polticas afirmativas, a diversificao das interaes e a apropriao de saberes. O planejamento, implantao e desenvolvimento de cursos na modalidade a distncia tm demonstrado ser uma tarefa surpreendente que, em tese, nunca se esgota, pois h sempre uma possibilidade de reformulao de contedos catalisadores de conhecimentos que potencializem uma aprendizagem autnoma associada experincia. Portanto, a produo de material didtico para EaD deve tornar-se uma construo coletiva e uma obra aberta, num processo educativo sistemtico, organizado e continuado, usando ferramentas de comunicao na mediao entre professor e aluno.

FUNDAMENTAO DIDTICO

GERAL

PARA

ELABORAO

DO

MATERIAL

O material didtico, em qualquer mdia, deve estar em consonncia com a fundamentao filosfica e pedaggica dos cursos na modalidade a distncia e definido no projeto poltico-pedaggico do curso. Os elementos a serem considerados na produo do material didtico, devem se nortear pelos seguintes pontos: Identificao de demandas associadas aos arranjos produtivos locais; Caractersticas identificadas no levantamento do perfil do pblico-alvo; Condies objetivas de infra-estrutura para o desenvolvimento de cursos

tcnicos a distncia; Potencialidades e limitaes das linguagens de cada uma das mdias;

Definio clara de objetivos gerais e especficos orientadores da

aprendizagem; Equilbrio entre a formao profissional e a formao humanstica; Considerao das caractersticas de representao da brasilidade; Desenvolvimento da afetividade, da cidadania e da tica; Possibilidade de parcerias na produo interinstitucional do material

didtico; Conservao do material didtico produzido em um repositrio para ser

alimentado pelas instituies de ensino; e Integrao das diversas mdias, buscando a complementariedade.

O projeto poltico-pedaggico dos cursos, dentre outros aspectos, deve orientar as escolhas quanto aos meios (mdia) necessrios para o alcance dos objetivos educacionais propostos e os critrios de avaliao estabelecidos frente a esses objetivos. De um modo geral, a utilizao das mdias fica condicionada s diferentes concepes e prticas pedaggicas do curso, aos contedos, s estratgias de ensino, aos contextos socioeconmico e culturais e infra-estrutura tecnolgica disponvel. Recomenda-se a diversificao de mdias, objetivando potencializar a experincia de aprendizagem de forma prazerosa, produtiva e conseqente, tendo em vista a realidade do aluno. Outro aspecto a ser considerado diz respeito s potencialidades e s limitaes das linguagens de cada uma das mdias: a linguagem textual, a linguagem das imagens, dos sons, a linguagem hipermiditica e a prpria linguagem corporal-verbal utilizada em momentos presenciais. A combinao adequada dessas diferentes linguagens facilita a construo do conhecimento.

A escrita e a oralidade devem, sempre que possvel, dirigir-se diretamente ao sujeito da aprendizagem, no intuito de envolv-lo, faz-lo pensar-se como interlocutor daquele material. Na formulao dos materiais, os objetivos de aprendizagem devem estar claramente definidos, de modo a facilitar a construo de contedos disciplinares organizados em blocos temticos quer sejam mdulos, aulas ou unidades de ensino, conforme o planejamento adotado. Independentemente da denominao ou classificao adotada, a contextualizao, a significao de conceitos, conhecimentos, atitudes, habilidades e valores devem permitir que a avaliao da aprendizagem esteja associada diretamente aos objetivos que fundamentaram a produo do material didtico. importante, ainda, que sejam definidos os objetivos e a eles estejam articulados os processos de avaliao da aprendizagem. Se, por um lado, os contedos apresentados devem pressupor a sua contextualizao e as estratgias de ensino adotadas, por outro, os contedos avaliados devem estar associados aos objetivos de aprendizagem, definidos de forma clara e precisa no incio de cada etapa, unidade ou mdulo. Os materiais didticos devem apresentar a caracterizao da diversidade tnica e cultural da formao do povo brasileiro, explorando, quando possvel, elementos que identifiquem a brasilidade sem, no entanto, explorar a caricatura. Esses materiais devem ainda contemplar o desenvolvimento da afetividade, da cidadania e da tica, prevendo mecanismos independentes e complementares de motivao, para desenvolvimento de atitudes e valores, de forma a aprofundar o sentimento de pertencimento a uma coletividade e a responsabilidade social. Outra recomendao importante encontra-se na possibilidade de se estabelecer parcerias para a produo interinstitucional de materiais didticos de modo a serem compartilhados por diferentes instituies. As instituies que compartilharem o mesmo material devem comprometer-se com a retroalimentao para a elaborao de novas verses que contemplem melhorias e aperfeioamentos dos problemas identificados nas etapas de validao ou de desenvolvimento do curso tcnico.

Os materiais desenvolvidos, conservados em repositrios, podero ser disponibilizados para as instituies, para que elas possam deles fazer uso na oferta de cursos pblicos e gratuitos. Nesse caso, o contrato deve prever uma clusula de cesso de direitos autorais, dos autores e co-autores dos materiais didticos. No caso de eventual utilizao desses materiais em cursos comerciais, caber aos professores autores e co-autores o recebimento dos direitos autorais previstos pela legislao em vigor. As regras para acomodao dos materiais didticos devem seguir normas internacionais de acomodao em ambientes prprios, alm da indexao dos contedos de cada material produzido para sua posterior recuperao. Deve-se buscar a integrao do material didtico (impressos, audiovisuais e material para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem), no intuito de que eles se complementem. O material produzido pode apresentar um certo grau de redundncia, aproveitando as potencialidades das diversas mdias. Alm disso, necessrio que seja desenvolvida uma identidade visual que possibilite a percepo de que essas mdias pertencem a um determinado curso. Uma vez identificadas as possibilidades objetivas de acesso s diversas mdias, o projeto pedaggico deve prever a utilizao do maior nmero possvel de meios, de modo a permitir o atendimento aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos do curso. O material didtico desenvolvido para cursos a distncia experimental e perecvel. Portanto, podem e devem ser encarados como passveis de serem revisados, ampliados, modificados, reformulados e adaptados conforme as necessidades encontradas ao longo da implementao e desenvolvimento do curso. Alm disso, os materiais devem considerar a ergonomia, no que se refere presteza, usabilidade e acessibilidade. Devido s especificidades das mdias, os referenciais para a elaborao de material didtico para a EaD sero apresentados em trs blocos: material impresso, material audiovisual e material para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem Web.

MATERIAL DIDTICO

Cada mdia tem sua especificidade e pode contribuir para se atingir determinados nveis de aprendizagem com maior ou menor grau de facilidade. Portanto, cada uma tem vantagens e limitaes. O professor, pois, precisa ter claro quais so as possibilidades apresentadas pelas diversas mdias para, juntamente com equipes tcnicas e gestores envolvidos no planejamento e implementao de cursos em EaD, definir por quais desses meios prefere veicular determinado contedo. Na modalidade a distncia, os materiais didticos impressos so um dos principais meios de socializao do conhecimento e de orientao do processo de aprendizagem, articulados com outras mdias: vdeo, videoconferncia, telefone, fax e ambiente virtual. Do ponto de vista do aluno, estudar utilizando material impresso vantajoso por lhe ser familiar, ser de fcil utilizao e de fcil transporte, por permitir que se faam anotaes, e ainda porque pode ser lido em diversos lugares, a qualquer tempo, respeitando o ritmo da sua aprendizagem. Ao proceder releitura, acelerar, retardar ou retroceder informao, o aluno percorre o material didtico de diferentes modos, vivenciando uma experincia no-linear de aprendizagem. No entanto, a limitao do tipo de resposta e interao possveis de serem proporcionadas por meio dos materiais impressos uma preocupao dos educadores a distncia. Ainda, a eficcia da aprendizagem por meio de materiais impressos depende da capacidade leitora dos alunos. Realidades sociais e culturais em que se observe comprometimento da proficincia leitora do pblico-alvo devem ser consideradas com ateno quando da elaborao de projetos instrucionais envolvendo materiais didticos impressos.

O material didtico audiovisual (vdeo, vdeo-aula, vdeoconferncia, teleconferncia, entre outros) uma mdia fundamental para auxiliar o processo ensinoaprendizagem. Ele possibilita explorar imagem e som, estimulando o aluno a vivenciar relaes, processos, conceitos e princpios. Esse recurso pode ser utilizado para ilustrar os contedos trabalhados, permitindo ao aluno visualizar situaes, experincias e representaes de realidades no-observveis. Ele auxilia no estabelecimento de relaes com a cultura e a realidade do aluno e um excelente recurso para fazer a sntese de contedos. Deve-se privilegiar a sua articulao com as outras tecnologias utilizadas no curso, buscando a complementariedade dos contedos nas diversas mdias e oferecendo, ao mesmo tempo, oportunidade de uso das tecnologias no prprio processo de ensinoaprendizagem. Na concepo e produo de materiais audiovisuais, o aluno deve ser considerado um sujeito ativo, por isso, esses materiais devem privilegiar provocaes, questionamentos e novos olhares. A exemplo do material impresso, o audiovisual permite a flexibilidade e autonomia no horrio de estudo, respeita o ritmo de aprendizagem individual, apresenta possibilidade de consulta, estudo e reviso. A utilizao do computador como ferramenta de ensino permite a criao de materiais didticos que congregam vrias mdias e a ampliao de conhecimento de forma interativa, complementar e hipertextual. A interligao de computadores em rede possibilita a formao de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, permitindo a integrao dos contedos disponveis em outras mdias, alm de permitir a interatividade, a formao de grupos de estudo, a produo colaborativa e a comunicao entre professor e alunos e desses entre si. Essas condies e recursos permitem a produo de material didtico capaz de maximizar a autonomia do aluno no processo de aprendizagem.

3.1

Referenciais para Material Impresso

Considerando-se as especificidades do Programa E-tec Brasil, o material impresso deve ser a base do processo de ensino-aprendizagem. Deve ainda constituir-se como instrumento de articulao para as outras mdias contempladas no projeto polticopedaggico dos cursos. O material impresso deve apresentar caractersticas especficas, considerando as peculiaridades do processo de educao tecnolgica mediado por este meio e para o pblico ao qual se destina, na modalidade a distncia, dentre as quais: Considerar a capacidade leitora dos alunos e os temas relativos rea e aos

contextos de interesse de cada pblico-alvo, observando a recomendao de mdulos iniciais de acolhimento voltados para a alfabetizao digital e para o fortalecimento dos processos de leitura e escrita. Privilegiar, tanto quanto possvel, a articulao entre os contedos dos

mdulos de acolhimento, de forma a favorecer uma aprendizagem contextualizada e significativa. Favorecer a utilizao de elementos imagticos bem como o uso de

exemplos e analogias, a fim de favorecer a compreenso e a concretizao dos contedos tericos e prticos. Utilizar o material impresso sob uma perspectiva de letramento, de forma

continuada ao longo de todo curso, privilegiando elementos e processos de conexo e contextualizao socioculturais. Mobilizar os conhecimentos prvios dos alunos, fazer uso de casos e

exemplos do cotidiano, de modo a facilitar a incorporao das novas informaes aos esquemas mentais preexistentes. Contemplar aspectos motivacionais e de facilitao da compreenso,

usando recursos lingsticos e imagticos variados.

Utilizar o material impresso como recurso para promover a incluso digital

e o uso das tecnologias de comunicao e informao, a partir de referncias que motivem o acesso a ambientes virtuais de aprendizagem. Explicitar aos alunos, de forma clara e precisa, os objetivos de

aprendizagem gerais e especficos a serem trabalhados em cada bloco temtico, quer sejam unidades, mdulos, aulas etc. Tambm se devem articular os objetivos propostos em cada bloco, utilizando, se possvel, mapas conceituais. Atentar tambm para a interligao entre cada bloco temtico, disciplinas,

aulas, etc., de forma a evidenciar o seqenciamento e a coeso existente entre os contedos. Utilizar uma linguagem amigvel, clara e concisa, em tom de conversao. Observar o papel das atividades na Educao a Distncia como elementos

instrucionais a partir dos quais se constri a aprendizagem. As atividades devem guardar relao formal, quer com os objetivos de aprendizagem propostos, quer com os ncleos conceituais oferecidos, de forma que cada unidade didtica garanta a integridade instrucional que favorea a autonomia do aluno no processo educacional. Contemplar instrues ou orientaes passo a passo para as atividades

prticas propostas, de forma a antecipar roteiros e procedimentos e servir como referncia para consultas posteriores. Tais procedimentos devem ser ilustrados com imagens, fotografias, desenhos ou esquemas de alta qualidade. Apresentar elementos de humor. Respeitar as questes ergonmicas no projeto grfico, organizando

elementos imagticos e textuais de forma a conferir aos blocos temticos uma programao visual arejada, trazendo leveza ao material e facilitando o estudo. Possuir elementos de identidade visual (formatao, cones, logomarca,

cor etc.) que sirvam de base para a produo de todo um conjunto de materiais.

10

3.2

Referenciais para Material Audiovisual

O audiovisual permite a combinao de imagens estticas e dinmicas, imagens reais, atuais, de arquivo e de simulao com vrios tipos de som. Na educao a distncia, o material didtico pode aproveitar-se dessa conjugao de imagens, movimento e som para veicular contedos. Dentre as ferramentas audiovisuais mais comuns destacam-se: vdeo, cinema, vdeo-aula, tele e videoconferncia, fotografia, ilustraes e udio-aula. O contedo audiovisual deve ser facilmente relacionado com o do material impresso e o do ambiente virtual, permitindo a expanso e o detalhamento dos conceitos abordados e facilitando o dilogo no processo pedaggico entre coordenadores, professores, tutores e estudantes. O material audiovisual pode ilustrar poderosamente determinados conceitos, fatos, teorias e princpios que, de outra forma, seriam apresentados de forma entediante, cansativa, confusa e dispendiosa. Ele importante para permitir aos alunos vivenciar relaes, processos e conceitos. No contexto de profunda saturao audiovisual entre os jovens, mais do que usar a iluso e a fantasia, os produtos audiovisuais em EaD precisam levar os alunos a avaliar e desconstruir as imagens que lhe so oferecidas, tornando-os crticos nesse processo de interao com as mdias. O material audiovisual deve ser utilizado quando houver necessidade de motivao do aluno para um novo contedo a ser apresentado, auxiliando no processo de desenvolvimento da capacidade crtica. O professor dever, a partir de uma hierarquizao de contedos, definir quais aspectos podem ser mais bem apresentados audiovisualmente, pensando em que temas enfatizar, que atividades e proposies complementar, que interlocues promover atravs do material audiovisual.

11

Esse material precisa estabelecer tradues, relaes e aplicaes na nossa cultura, aproximando o contedo da realidade. Para alm de uma aula filmada, um material audiovisual precisa explorar a especificidade da sua linguagem: tanto os recursos de udio (trilha sonora, rudos especiais, msicas, jingles, falas, verbalizao), como os recursos visuais (dramatizao; depoimentos; textos visualizados; caracteres; registro, gravao ou simulao de incidentes, fenmenos e comportamentos; efeitos de computao grfica; grficos; mapas; fotos; ilustraes animadas e inanimadas; charges; resumos etc). Esses recursos so poderosas ferramentas para enfatizar e sintetizar pontos fundamentais, devendo ser usados para ratificar e repetir os contedos mais importantes.

3.3

Referenciais para Material Web e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem

Os materiais para Web possibilitam integrar recursos e estratgias presentes em outras mdias, ampliando a capacidade de autonomia do aluno frente ao seu processo de aprendizagem em cursos a distncia. A produo desses materiais digitais feita a partir de recursos computacionais, podendo se dar isoladamente ou em rede. A vantagem da publicao de contedo desses materiais em ambientes virtuais de aprendizagem so as funcionalidades e ferramentas que podem ser implementadas no desenvolvimento desses cursos. Os ambientes virtuais de aprendizagem so programas que permitem o armazenamento, a administrao e a disponibilizao de contedos no formato Web. Dentre esses, destacam-se: aulas virtuais, objetos de aprendizagem, simuladores, fruns, salas de bate-papo, conexes a materiais externos, atividades interativas, tarefas virtuais (webquest), modeladores, animaes, textos colaborativos (wiki).

12

Os materiais didticos para Web tm como objetivo trabalhar a transposio e complementao do contedo do material impresso para um ambiente virtual, reorganizando estruturas e significados ao integrar diferentes mdias e possibilitar a interao do aprendiz com o prprio contedo. A seleo dos contedos que sero transpostos para a Web deve ser baseada na hierarquizao das informaes de acordo com a necessidade de mltiplas mdias, atualizao constante, colaborao na autoria, representaes de realidade no-observvel e multiplicidade de conexes lgicas. Alm disso, a possibilidade de interao e colaborao favorece a fixao de contedos-chave e a aprendizagem significativa. Considerando a caracterstica complementar do material desenvolvido para a Web, para que seu uso seja efetivo, fundamental a articulao desse material com as outras mdias. Alm disso, a integrao do material com as atividades de tutoria uma forma de ampliar o acesso aos alunos com dificuldade de uso da Web. Deve-se se considerar o potencial do material didtico Web no treinamento e no ensino tcnico, observando que, apesar de no substituir em nenhum momento os laboratrios e oficinas presenciais, so importantes para a otimizao e extenso de seu uso. Dada a necessidade de conhecimento tcnico especfico para a produo desse material, necessria a formao de uma equipe de suporte para elaborao, manuteno e utilizao desses materiais. Tambm por isso, esses materiais apresentam elevado custo. Para evitar a produo redundante, sugere-se a verificao prvia da existncia de materiais disponveis, nos muitos bancos repositrios existentes, desde que possam ser utilizados ou adaptados para atender s necessidades do pblico-alvo. As estratgias de ensino e de aprendizagem devem se concentrar na orientao e acompanhamento das atividades para construo do conhecimento. O desenvolvimento da autonomia do aluno frente ao computador pea chave na incluso digital proporcionada pelo uso desse tipo de material.

13

CAPACITAO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

As Diretrizes para Elaborao de Projetos para o Ensino Profissional de Nvel Mdio a Distncia prevem a capacitao de recursos humanos para a implementao dos cursos tcnicos abrangendo os seguintes nveis: Gesto do processo de educao a distancia; Produo de material didtico e capacitao de professores conteudistas; Qualificao de professores responsveis pelas disciplinas na modalidade

a distncia; e Processos de avaliao da educao a distncia.

Em relao produo de material didtico, a capacitao deve considerar a qualificao para a produo de material impresso, audiovisual e para a Web, desenvolvendo-se de forma conjunta, a fim de integrar os profissionais envolvidos na elaborao desse tipo de material. Os programas de capacitao devem contemplar a formao continuada das equipes tcnicas interdisciplinares responsveis pela oferta de cursos a distncia. De modo algum essa formao deve ser feita de forma estanque ou fragmentada sem considerar o todo de um projeto de EaD. A formao especfica de um professor conteudista deve considerar a atuao dos outros profissionais envolvidos no curso especialmente o professor tutor. O sucesso de um projeto de EaD estar certamente no acoplamento sistmico de um conjunto de especialistas que compartilhem de objetivos de aprendizagem comuns. Esses referenciais no esgotam os aspectos a serem levados em considerao no processo de produo de material didtico em EaD e, portanto, esto sujeitos a contribuies, complementaes e reformulaes.

S-ar putea să vă placă și