Sunteți pe pagina 1din 4

O caf pode combater a depresso.

29/10/2011 hmsportugal

Fonte:

Traduo e Edio de Imagem Cientfica:

O caf pode combater a depresso

O caf pode reduzir o risco de depresso nas mulheres, afirma um estudo de grandes dimenses, em que as pessoas que beberam caf com cafena apresentaram um risco mais baixo. As mulheres que ingeriram quatro chvenas por dia tinham um risco 20% inferior de apresentarem sinais de depresso em comparao com as mulheres que ingeriram caf descafeinado ou que no ingeriram nenhum caf. As mulheres que consumiram duas ou trs chvenas por dia tinham um risco 15% inferior. O caf foi igualmente associado a riscos mais baixos de acidente vascular cerebral, de diabetes tipo 2 e de doena de Parkinson. O estudo fez parte de um projecto de investigao de grandes dimenses denominado Nurses Health Study, que seguiu 51.000 mulheres. O estudo sobre o caf foi publicado no nmero de 26 de Setembro da revista Archives of Internal Medicine e o HealthDay News escreveu sobre ele no mesmo dia. Qual a reaco do mdico?

Ningum gosta de ser atormentado. Mas frequentemente isso que os mdicos fazem aos seus doentes. Existem muitas proibies no fume, no beba demasiado, no aumente mais de peso. E, em seguida, existem as obrigaes faa mais exerccio fsico, coma mais fruta e vegetais. refrescante ter alguma coisa boa para dizer sobre uma coisa que se costumava proibir. O caf pode, na realidade, ser bom para si. Falamos do verdadeiro caf, no o caf descafeinado. Investigadores acabaram de publicar um artigo onde afirmado que as mulheres que bebem caf com cafena tm uma menor probabilidade de desenvolverem depresso, quando comparado com as que no bebem caf ou que bebem apenas caf descafeinado. Este estudo fez parte de um projecto de investigao de grandes dimenses actualmente em curso denominado Nurses Health Study. Os investigadores avaliaram um grande grupo de mulheres sem histria de depresso no incio do estudo. Eles questionaram periodicamente as mulheres relativamente ao consumo de caf com cafena e aos sinais de depresso. As mulheres que ingeriam em mdia quatro chvenas ou mais de caf por dia apresentavam uma diminuio de 20% no risco de depresso. A ingesto de duas ou trs chvenas por dia esteve associada a uma diminuio de 15% no risco. Os resultados do estudo no demonstraram que a ingesto de bebidas com cafena previne a depresso. Pode ser qualquer outro factor presente nas pessoas que bebem caf que as torna menos propensas a desenvolver um distrbio do humor. Mas faz sentido do ponto de vista cientfico. A cafena estimula o crebro no sentido de produzir uma maior quantidade de substncias qumicas cerebrais que combatem a depresso, tais como a serotonina e a dopamina. A ingesto de caf encontra-se associada a outros possveis benefcios para a sade, incluindo riscos mais baixos de: Diabetes tipo 2 Acidente vascular cerebral Insuficincia cardaca Formao de cogulos de sangue nas veias que levam o sangue para o corao (trombose venosa profunda e embolia pulmonar). Doena de Parkinson.

Quais as alteraes que poderei efectuar agora?

Existem potenciais desvantagens de ingerir quantidades excessivas de caf com cafena. Em algumas pessoas, a presso arterial pode aumentar imediatamente depois da ingesto de caf. Mas isso no acontece em todas as pessoas. Alm disso, mesmo quando a presso arterial aumenta alguns pontos, isso apenas se verifica durante um curto perodo de tempo. Os adolescentes parecem ser mais susceptveis a um aumento da presso arterial devido cafena. O caf pode igualmente interferir com a absoro de ferro e de clcio pelo organismo. Mas

necessrio ingerir uma grande

quantidade de caf para que

este reduza de forma significativa a quantidade de ferro e de clcio na circulao sangunea. E no a cafena que interfere com a absoro. Esta situao encontra-se relacionada com outro ingrediente presente no caf denominado cido fenlico. Deste modo, o caf descafeinado pode igualmente afectar a absoro de ferro e de clcio. O caf pode elevar ligeiramente os nveis de colesterol, dependendo da forma como feito. Mais uma vez, no a cafena que influencia os nveis de colesterol. o leo do caf presente no gro. Se ferver ou comprimir o seu caf, ento o leo do caf passa para a infuso. No entanto, se o passar por um filtro de papel, no aumentar o colesterol total nem o LDL-colesterol (colesterol mau).

Ento qual a concluso? Se j for uma pessoa que consome habitualmente caf, deleite-se com ele. Se no beber caf, no existe necessidade de comear a faz-lo. Os benefcios para a sade do caf propriamente dito so apenas possibilidades. No existe uma razo suficientemente boa para passar a consumir caf. O conselho para os doentes pragmtico. Se o facto de beber apenas uma chvena de caf o torna irrequieto ou ansioso ou se interferir com o sono, essa chvena de caf j excessiva. O que poderei esperar ao olhar para o futuro? Estudos recentes demonstraram consistentemente que a ingesto de caf parece no fazer mal sade. E pode no se limitar apenas a no fazer mal. Tal como acontece com a ingesto de quantidades moderadas de lcool, o consumo moderado de caf pode vir a revelar-se bom para a sua sade.

S-ar putea să vă placă și