Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE DISCIPLINA: Probabilidade I PROFESSOR: JORGE LUIZ DE CASTRO E SILVA ALUNO: MATRCULA: DATA:

1 Lista de Exerccios de Probabilidade


1. Em uma questo tpica de mltipla escolha com cinco respostas possveis, respondendo questo aleatoriamente, qual a probabilidade de sua resposta estar errada? A Cia de Seguros Sul Amrica estudou as causas de morte por acidente domstico e compilou um arquivo que consistia em 160 mortes causadas por quedas, 120 mortes causadas por envenenamento e 70 causadas por fogo e queimaduras. Selecionando aleatoriamente um desses casos, qual a probabilidade de que a morte tenha sido causada por envenenamento? Determine a probabilidade de que um casal com trs filhos tenha exatamente 2 meninos. Ao escolher entre diversos fornecedores de computadores, um comprador deseja saber a probabilidade de um computador pessoal falhar durante os dois primeiros anos. Qual essa probabilidade? Obs.: Ao observarmos um grande nmero de computadores pessoais, uma pesquisa feita pela PC World feita junto a 4000 possuidores de computadores pessoais revelou que 992 dos computadores falharam durante os dois primeiros anos. Quais dos valores abaixo no podem ser probabilidades? 0; 0,0001; -0,2; 3/2; 2/3; 2 ; 0,2 Qual a probabilidade do resultado ser cara ao jogar uma moeda? Selecionada uma pessoa aleatoriamente, determine a probabilidade de ele ou ela fazer aniversrio em 18 de outubro (ignore os anos bissextos) e determine a probabilidade de o aniversrio de uma pessoa escolhida aleatoriamente cair em novembro.
b Se a chance contra o evento A a:b e p(A) = a + b , determine a

2.

3. 4.

5. 6. 7.

8.

probabilidade de Horse Cents ganhar a prxima corrida, dado que a chance contra de 10:3. 9. Em um teste com trs questes do tipo V/F, um estudante mal preparado deve responder cada uma aleatoriamente (por palpite). a) Relacione os diferentes resultados possveis: b) Qual a probabilidade de responder corretamente todas as trs questes? c) Qual a probabilidade de palpitar incorretamente todas as trs questes? d) Qual a probabilidade de passar no teste palpitando corretamente ao menos duas questes?

10.

A Mastercard International efetuou um estudo de fraudes em cartes de crdito; os resultados esto consubstanciados na tabela a seguir: 11. 13. 15. 17. TIPO DE FRAUDE 12. Carto roubado 14. Carto falsificado 16. Pedido 18. correio/telefone 19. Outros 20. NMERO 243 85 52 46

Selecionado aleatoriamente um caso de fraude nos casos resumidos na tabela, qual a probabilidade de a fraude resultar de um carto falsificado? 11. Sejam A e B dois eventos associados com um experimento E. Supondo que p(A) = 0,4, p(AUB) = 0,7 e p(B) = p, qual o valor de p para que se tenha: a) A e B mutuamente exclusivos; b) A e B no mutuamente exclusivos e independentes. A Nike Corporation deseja testar um novo material a ser usado na fabricao de tnis. Um grupo de teste consiste em 20 homens e 30 mulheres. Escolhida aleatoriamente uma pessoa desse grupo de teste, determine a probabilidade de no ser homem. TESTE DE SELDANE Seldane Placebo Grupo de Controle 24 602 626 TOTAL 122 1950 2072

12.

13.

Dor de cabea 49 49 dor de cabea 732 616 TOTAL 781 665 Fonte: Merrel Dow Pharmaceutical, Inc.

a) Se um dos 2072 indivduos escolhido aleatoriamente determine a probabilidade de se obter algum que fez uso do placebo ou estava no grupo de controle. b) Qual a probabilidade de obter algum que tenha usado Seldane ou que no teve dor de cabea? 14. Ao jogar 21 (um jogo no cassino em Las Vegas), o apostador tira a 1 carta de um baralho bem embaralhado. Qual a probabilidade de se obter: a) uma carta de paus ou um s? b) um s ou um 2? c) um s e um 2? No exerccio do Seldane, calcule a probabilidade de obter algum que tomou Seldane ou usou um Placebo. A figura descreve os grupos sangneos e os tipos de Rh de 100 pessoas (fonte: Greater New York Blood Program). Suponha, em cada caso, que um dos 100 indivduos seja selecionado aleatoriamente e determine a probabilidade indicada.

15.

16.

a) b) c) d) e) f) g)

prob.(no-grupo O) prob.(no-tipo Rh+) prob.(grupo B ou tipo Rh-) prob.(grupo O ou grupo A) prob.(tipo Rh-) prob.(grupo AB ou tipo Rh-) prob.(grupo O e Rh+)

17.

A Detroit Auto Supply Company produz um lote de 50 filtros de combustvel, dos quais 6 so defeituosos. Escolhem-se aleatoriamente e testam-se 2 filtros do lote. Determine a probabilidade de ambos serem bons, se os filtros so selecionados: a) com reposio: b) sem reposio: Um gerente de controle de qualidade utiliza equipamento de teste para detectar modems de computador defeituosos. Retiram-se aleatoriamente 3 modems diferentes de um grupo onde h 12 defeituosos e 18 sem defeito. Qual a probabilidade: a) de todos os 3 serem defeituosos? b) de ao menos um dos modems escolhidos ser defeituosos? Consideremos um lote de 10.000 peas onde 10% sejam defeituosas. Duas peas so extradas. Qual a probabilidade de que ambas sejam perfeitas? a) se houver reposio da 1 antes que a 2 seja escolhida? b) se no houver reposio da 1 pea? O seguinte grupo de pessoas est numa sala: 5 rapazes com mais de 21 anos, 4 rapazes com menos de 21 anos, 6 moas com mais de 21 anos, 3 moas com menos de 21 anos. Uma pessoa escolhida ao acaso dentre as 18. Qual a probabilidade dos seguintes eventos? a) A: a pessoa tem mais de 21 anos; b) B: a pessoa tem menos de 21 anos; c) C: a pessoa um rapaz; d) D: a pessoa uma moa. Sejam A e B eventos tais que p(A) = 0,2, p(B) = p, p(AUB) = 0,6. Calcular a probabilidade considerando A e B: a) mutuamente exclusivos; b) independentes. A probabilidade de que um homem esteja vivo daqui a 30 anos 2/5; a de sua mulher de 2/3. Determinar a probabilidade de que daqui a 30 anos: a) ambos estejam vivos; b) somente o homem esteja vivo; c) somente a mulher esteja viva; d) nenhum esteja vivo; e) pelo menos um esteja vivo. Seja o experimento lanar um dado e os eventos: A: sair o nmero 3 B: sair um nmero par

18.

19.

20.

21.

22.

23.

C: sair um nmero mpar a) qual a probabilidade de sair o nmero 3 ou sair um nmero par? b) qual a probabilidade de sair o nmero 3 ou sair um nmero mpar? c) qual a probabilidade de no sair o nmero 3? d) qual a probabilidade de sair o nmero 3 numa 2 jogada se a 1 deu mpar? 24. 25. Um nmero sorteado ao acaso entre os inteiros 1,2,...15. Se o nmero sorteado for par, qual a probabilidade de que seja o nmero 6? De um baralho (convencional) de 52 cartas retirou-se uma carta, verificando-se que vermelha. Qual a probabilidade de essa carta ser uma figura? Retiram-se sem reposio duas peas de um lote de 10 peas, onde 4 so boas. Qual a probabilidade de que ambas sejam defeituosas? Retiram-se com reposio duas cartas de um baralho com 52 cartas. Qual a probabilidade de que ambas sejam de paus? Um fazendeiro estima que, quando uma pessoa experiente planta rvores, 90% sobrevivem, mas quando um leigo as planta, apenas 50% sobrevivem. Se uma rvore plantada no sobrevive, determine a probabilidade de ela ter sido plantada por um leigo, sabendo-se que rvores so plantadas por leigos.
2 das 3

26. 27. 28.

S-ar putea să vă placă și