Sunteți pe pagina 1din 168

Todos para

cozinha!

ndice
TEFAL: Nutritivo e delicioso
Era uma vez a Actifry A opinio dos profissionais

As regras de ouro da nutrio


Os 7 grupos de alimentos Verdadeiro ou falso? A escolha dos leos? Pequena histria das batatas fritas e da batata

12

O importante o equilbrio

20

Exemplos de menus equilibrados SEMANA 1 Exemplos de menus equilibrados SEMANA 2

Receitas fceis para as crianas Receitas divertidas para os jovens Receitas para toda a famlia
Tempos de cozedura Receitas por captulos ndice por ingredientes

27 59 91

TEFAL: Nutritivo
Inovar em prol da sua sade
A nutrio tem evidentemente a ver com uma alimentao variada e equilibrada mas no s, porque a nutrio no se resume aos ingredientes. A forma como so cozinhados desempenha um papel essencial na sua transformao nutricional e organolptica (gosto, textura). Assim, e como os aparelhos no so todos iguais, a TEFAL d e s e n vo l ve u u m a g a m a dedicada nutrio com maior prazer: utenslios engenhosos que preservam a integridade nutricional e exalam o verdadeiro sabor dos alimentos.

Apresentar solues nicas


investiu na pesquisa para criar aparelhos capazes de proporcionar desempenhos nutricionais nicos, validados por estudos cientcos.

Informar
, desde sempre, o parceiro privilegiado da sua alimentao ao proporcionar rapidez, facilidade de utilizao e convvio na preparao das suas refeies.

Dia aps dia, a linha Nutritivo & Delicioso permite associar o prazer de cozinhar ao equilbrio alimentar ao: favorecer e preservar as qualidades dos ingredientes essenciais sua alimentao; limitar a utilizao de gorduras; favorecer o retorno ao gosto e aos sabores esquecidos; limitar o tempo despendido na preparao de uma refeio.

T EFA L: NUT R IT IV O E D ELIC IOS O

e delicioso
6|7

Era uma vez a


ActiFry a made em SEB
O Grupo SEB, "Socit d'Emboutissage de Bourgogne constri, h j 150 anos, a sua histria com base na inovao permanente e na conquista de novos mercados. Facilitar o quotidiano de pessoas de todo o mundo, oferecer-lhes produtos e solues inovadoras, proporcionarlhes, assim, alegria e bem-estar, esta a sua vocao. Foi esta combinao de esprito inventivo, de ambio e de tenacidade, aliada ateno que prestamos aos nossos consumidores, que tornaram o nosso Grupo o lder mundial no sector dos pequenos electrodomsticos. Implantada na Borgonha desde o incio, a nossa empresa soube inspirar-se nos valores histricos desta clebre regio francesa: uma gastronomia reconhecida e um patrimnio cultural nico que influenciaram fortemente o estilo de vida dos seus habitantes. No foi pois por acaso que esta regio viu nascer um processo revolucionrio de cozedura Actualmente, para alm de simplificarmos o seu dia-a-dia, proporcionamos momentos saborosos e muitas outras experincias agradveis. Graas a p r o d u t o s p e r fe i ta m e n te adaptados a uma cozinha saudvel e saborosa.

ActiFry a borgonhesa
A ideia de fritar batatas com pouco leo germinava h j muito tempo Foram nomeadamente os nossos trabalhos de investigao com universidades francesas sobre o processo de cozedura que nos permitiram abordar esta problemtica sob uma nova perspectiva. Estes novos conhecimentos permitiram-nos determinar com preciso o papel do leo na cozedura e os seus parmetros exactos para obter simultaneamente uma textura estaladia por fora e mole por dentro. Uma vez conhecido e dominado este processo, era preciso transplo para um electrodomstico... Foram necessrias cinco geraes de prottipos e mltiplos testes

organolpticos para alcanar a qualidade e o resultado pretendidos. As nossas investigaes e os nossos trabalhos de desenvolvimento levaram-nos a registar, actualmente, quatro patentes relativas a este processo revolucionrio. Mais de 10 anos de investigao entre a ideia inicial e a primeira produo em srie, em Janeiro de 2007. Resultado de um trabalho de equipa, fabricam-se actualmente milhares de unidades ActiFry por dia, em Frana, no corao da regio da Borgonha!

ActiFry
ActiFry a revolucionria
A ActiFry, apenas uma colher de leo para obter 1,5 kg de verdadeiras batatas fritas, estaladias por fora e moles por dentro! Ou seja, menos 3% de gordura para recuperar o sabor das batatas fritas das nossas avs... Utilizando apenas leos saudveis que nos fazem bem, a ActiFry permite variar os pratos e os sabores. Faz parte da nossa gama Nutritivo & Delicioso, que rene tecnologias de ponta e toda a experincia da SEB ao servio do prazer e da sade. ldicas e gulosas para as crianas, receitas fceis e saborosas para os adolescentes e receitas prticas e deliciosas para a famlia. tambm pelo facto da sade ser fundamental para todos que a ActiFry tem seduzido famlias conscientes de todo o mundo ao aliar qualidades nutricionais, sabor delicioso e facilidade de utilizao.

ActiFry a ambiciosa
E isto apenas o comeo a ActiFry est s sua espera para continuar a alimentar o seu livro de receitas. Por isso, se os seus talentos de cozinheiro estiverem altura do priplo da ActiFry no hesite em visitar o site Nutritivo e Delicioso para adicionar as suas receitas.

ActiFry a meditica
So actualmente os clientes, mas tambm jornalistas do mundo inteiro, que vm visitar o seu local de origem... querem saber que poo mgica permitiu uma tal inovao! At os paparazzi, que fotografam incessantemente a ActiFry durante as nossas demonstraes e sesses de prova com famlias de todo o mundo!

ActiFry a familiar
A ActiFry j viajou muito e continua a dar que falar... Depois de ter seduzido mais de dois milhes de consumidores em todo o mundo, a ActiFry soube adaptar-se s suas necessidades e anseios para melhor satisfazer as suas papilas. O seu talento de cozinheira incontestvel e cada consumidor encontrar algo muito seu neste livro de receitas ss e adaptadas a todas as idades e gostos: receitas

www.nutritivoedelicioso.pt

T EFA L: NUT R IT IV O E D ELIC IOS O

8|9

A opinio
TURQUIA
Professor Doutor OSMAN MFTOLU, Endocrinologista

Torna-se essencial conhecer os glcidos, protenas e gorduras boas, no ingerir mais calorias do que as necessrias e optar por alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e bras. Resumindo, nutrir-se uma palavra mgica que signica bem mais do que simplesmente alimentar-se; escolher um estilo de vida que inuencia a nossa existncia de um modo negativo ou positivo.

RSSIA
Doutora MARIANA TRIFONOVA, Nutricionista

O conceito de alimentao s para um russo moderno a qualidade da cozedura dos alimentos, permitindo preservar-lhes o sabor e poupar tempo. A gama Nutritivo e Delicioso a referncia absoluta nesta questo. Como utilizadora especializada, posso armar que responde no s s exigncias dos dietistas, mas tambm s dos russos em termos de electrodomstico que permite cozinhar alimentos deliciosos de elevada qualidade. Esta combinao responde precisamente aos postulados principais da doutrina diettica, que para alm de ser uma cincia da nutrio tambm um modo de vida a adoptar.

PORTUGAL
Rodrigo M. de Abreu, Nutricionista

Nunca como hoje fomos to pressionados para fazer uma alimentao saudvel. Mas tambm nunca como hoje foi to difcil fazer essa alimentao saudvel. Os horrios preenchidos, o pouco tempo disponvel e a proliferao de opes rpidas, empurram-nos para escolhas alimentares menos acertadas. Como Nutricionista, com grande satisfao que vejo as mais valias proporcionadas pela Actifry. So aparelhos de cozinha modernos, pensados de raiz para o estilo de vida actual e que nos permitem cozinhar de forma mais saudvel, mais rpida, mais prtica e com todo o sabor que gostamos de partilhar numa refeio em famlia!

dos profissionais
ALEMANHA
Doutor JOHANNES M. PEIL, Director da Clnica do Desporto Bad Nauheim e Presidente do Instituto para a Alimentao Desportiva

As vitaminas, as calorias e os cidos gordos so factores importantes para avaliar o valor nutricional dos alimentos. Mas nem sempre se relacionam com o prazer e com os nossos critrios de escolha dirios em termos de alimentao. O gosto, a rapidez e a facilidade de preparao so pontos essenciais quando devemos seleccionar os produtos que iro parar s nossas mesas. A ActiFry permite associar rapidez, sade, sabor e facilidade de utilizao. A ActiFry transforma as cozinhas em locais de gastronomia e de sade para toda a famlia. A ActiFry permite respeitar mais facilmente as recomendaes dos mdicos e nutricionistas, que nos pedem para consumir mais alimentos ricos em nutrientes, com mais vitaminas e minerais por caloria. E o prazer est presente No somos obrigados a renunciar aos pratos preferidos. O prazer, com sade e sabor como complementos.

FRANA
Doutor CHRISTIAN RECCHIA, Mdico, Nutricionista

Comer acima de tudo um acto de convvio e de partilha, um momento de prazer sempre renovado; mas tambm um instante precioso de bem-estar e de sade. Alimentar-se bem uma boa maneira de crescer e envelhecer melhor. As especicidades tcnicas da ActiFry permitem consumir fritos e batatas com baixo teor de gordura, uma ajuda preciosa para combater a obesidade e as doenas cardiovasculares. A ActiFry ainda a possibilidade de cozinhar bem outros alimentos: legumes, carnes, peixe, fruta. Este livro de receitas um concentrado de muitas cores de pratos saborosos e variados, cozinhados num aparelho revolucionrio! O sortido foi minuciosamente escolhido para lhe dar uma satisfao mxima, no s do ponto de vista gustativo, mas tambm sob o aspecto nutricional. Todas as receitas foram cuidadosamente elaboradas tendo em conta as vantagens nutricionais de cada ingrediente e a sua integrao num menu equilibrado.

T EFA L: NUT R IT IV O E D ELIC IOS O

10 | 11

As regras de
O prazer e a moderao so as chaves de um equilbrio alimentar duradouro. Sem prazer cedemos, mais cedo ou mais tarde, tentao. Sem moderao, em breve camos em excessos. A verdadeira gulocice. Comer do que se gosta, em pequenas quantidades. A poro certa. Evitar encher demasiado o prato e, acima de tudo, no repetir. o comeo do equilbrio. O contedo da ActiFry Family ajusta, naturalmente, as pores. O ritmo certo. O equilbrio funciona ao longo da semana. Nada impede um pouco de gulocice, se tivermos o cuidado de o corrigir nos dias seguintes. Os bons ingredientes. Comprar menos, mas de melhor qualidade. Escolher, de preferncia, alimentos da poca, frescos e variados. Conserv-los em boas condies para preservar os seus benefcios.
Repartio dos benefcios dirios: Glcidos: 50 75% Lpidos:15 30% Protenas: 10 15%

Que poro por dia?

O modo de cozedura mais so. Adaptar o modo de cozedura ao tipo de alimento. Torna-se mais fcil com a gama de utenslios Nutritivo e Delicioso, que selecciona para si o modo de cozedura e tambm o tempo e a temperatura mais apropriados. A justa repartio dos benefcios. Quanto mais variada for a alimentao, mais variados sero os benefcios. Temos tendncia para ingerir demasiadas protenas, sal, gorduras e acares. Variar os cereais e os farinceos. Adicionar fruta fresca e leguminosas. Comer um pouco de cada famlia de alimentos a cada refeio, ou completar na refeio seguinte.
Repartio do benefcio calrico entre as refeies dirias: 1/4 ao pequeno-almoo 1/3 ao almoo 15 a 20% ao lanche O resto ao jantar, que dever ser a refeio mais leve do dia.

ouro da nutrio

Para um bom equilbrio, os 7 grupos de alimentos devero constar do menu ao menos uma vez por dia:

- grupos de alimentos Os 7
Frutas e legumes Lacticnios
clcio para crescer e para manter o seu capital sseo (mas tambm protenas).

Po, cereais, Carne, peixe, farinceos, ovos legumes secos

Gorduras

Bebidas

Doces
a consumir pelo prazer, mas com moderao.

bras para glcidos de protenas o trnsito assimilao animais para intestinal, lenta garantir uma vitaminas, (mas tambm estrutura e minerais e protenas reparao fortes vegetais e oligoelementos (mas tambm reguladores e bras). cidos gordos). protectores.

cidos gordos gua, a insaturados e nica bebida cidos gordos indispensvel. saturados para obter energia.

Uma alimentao variada ajuda-o a manter-se em forma!

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

12 | 13

Verdadeiro ou
Teste os seus conhecimentos sobre os benefcios para a sade dos principais nutrientes fornecidos pela sua alimentao.

As protenas s servem para nos dar energia.

Falso!

So sobretudo indispensveis para uma boa renovao dos tecidos e das clulas.

Os lpidos so necessrios para o bom funcionamento das clulas.


Nem pense em privar-se deles! So precisas 2 a 3 colheres de ! o ir e d gorduras variadas, de preferncia de origem vegetal, por dia para g a d Ver assegurar os contributos necessrios. a

Os glcidos so acares a eliminar totalmente para manter a linha.

Falso! Falso!

Po, massas, arroz e cereais contm glcidos de assimilao lenta que fornecem uma energia duradoura e necessria, mas tambm qu uma sensao de saciedade que impede "petiscar". um

As f fibras f fazem engordar!


Pelo contrrio, as bras da couve-or, do pepino, dos espinafres, dos frutos vermelhos e dos cereais regulam o trnsito intestinal e do diminuem a absoro do colesterol e a rapidez de absoro dos di glcidos. gl

O clcio indispensvel em todas as idades.


devero fornecer no dia-a-dia a dose de clcio necessria sade, Verdadeiro! d p para manter o capital sseo, ajudar a contraco muscular e evitar a osteoporose. Ao longo da vida, queijos, iogurtes, queijinhos e queijos frescos

H tanto ferro na carne e nos midos como nas ostras, ovos, legumes secos e frutos secos.
glbulos vermelhos. Mas cuidado, a absoro de ferro de origem Verdadeiro! g animal a melhor. a Um bom fornecimento de ferro indispensvel formao dos

La a v vitamine i tami A se trouve uniquement dans

falso?
S se encontra vitamina A na manteiga, natas e gemas de ovos.

Falso!

Tambm est presente nas cenouras, espinafres, agrio, damascos e mangas, sob a forma de betacaroteno. Antioxidante, favorece o crescimento c r e inuencia a viso, a pele e a cicatrizao.

A vitamina C resiste muito bem a uma temperatura de cozedura muito elevada.

Falso!

Frgil, necessita de uma cozedura a vapor lenta. Est presente em legumes e frutas. Antioxidante, actua na regenerao celular, e favorece f a a absoro do ferro e refora as defesas imunitrias.

A vitamina D permite a fixao de clcio nos ossos.


Pode obter-se o resto no fgado de peixe, peixes gordos, midos, Verdadeiro! P gemas de ovos, leite gordo e queijo. g O organismo sintetiza a maior parte desta vitamina atravs do sol.

A vitamina E faz parte dos antioxidantes contra o envelhecimento.


das clulas e melhora a circulao sangunea. Verdadeiro! d Disponvel no leo, frutos secos e oleaginosas, protege as membranas

As vitamin vitaminas do grupo B so multifunes e omnipresentes.


gemas de ovos e cereais completos, actuam na sade da Verdadeiro! carne, pele e dos cabelos e tambm nos sistemas nervoso e muscular, p tecidos e rgos e ainda na formao dos glbulos vermelhos. te Presentes nos legumes verdes, legumes secos, cenouras, peixe,

Para poder beneciar de inmeros benefcios, varie ao mximo a sua alimentao.

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

14 | 15

Porque realmente necessrio variar a escolha dos leos?


Variar os leos variar os sabores e tambm os benefcios. A gulocice e a sade sero ambas satisfeitas. Porqu privar-se? Os corpos gordos alimentares so constitudos por 3 categorias de cidos gordos: saturados (AGS) que aumentam o mau colesterol, ao contrrio dos monoinsaturados (AGMI) e polinsaturados (AGPI), que participam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Limitar, de um modo geral, os cidos gordos saturados: em excesso, fazem subir a taxa de mau colesterol, a LDL (lipoprotena de baixa densidade), que se deposita nas paredes das nossas artrias. Esto presentes nas gorduras Os monoinsaturados AGMI So os leos monoinsaturados , tambm denominados oleicos por terem um teor em cido oleico superior a 50%: azeite, leos de girassol, avel, colza, amndoa, pistacho, pecan... Os cidos gordos monoinsaturados formam a pelcula de mielina em torno dos nervos, regulam o metabolismo dos lpidos e fazem baixar a taxa de colesterol LDL. O nosso organismo produz os mesmos a partir da glucose. que congelam temperatura ambiente, sinal de um forte teor em cidos gordos saturados: as gorduras de origem animal (manteiga, natas) e alguns leos vegetais (coco, palma, manteiga de karit). Escolher de preferncia leos vegetais, ricos em cidos gordos insaturados e polinsaturados. A sua composio varivel. O ideal , pois, variar os leos para variar os contributos (consultar a tabela) e os benefcios: azeite, leos de girassol, de colza, de noz, de avel, de grainha de uva... As opes so muitas e saborosas! Os polinsaturados AGPI Estes leos contm dois tipos de cidos gordos polinsaturados: o cido linolico, precursor dos mega 6 e o cido alfa-linolnico, precursor dos mega 3. cidos gordos de cadeias longas, com qualidades protectoras doravante reconhecidas e que o corpo humano incapaz de produzir. Devem entrar, imperativamente, na alimentao quotidiana. Da o seu nome de cidos gordos essenciais.

Benefcios dos

mega 6
O cido linolico favorece a reduo da colesterolemia total, com diminuio do colesterol LDL e HDL. Pa r t i c i p a i g u a l m e n t e na formao de certas hormonas. Est presente nos leos de girassol, milho e grainha de uva.
manteiga banha de porco pato palma amendoim girassol oleico azeitona leo colza soja noz girassol grainha de uva

Teor mdio em cidos gordos de determinadas gorduras


0 % 10 % 20 % 30 % 40 % 50 % 60 % 70 % 80 % 90 % 100 %

Benefcios dos

mega 3
O cido alfa-linolico reduz os triglicridos sanguneos e permite a sntese dos derivados que contribuem para a fluidez do sangue, com efeito protector nas doenas ca rdi o vas c ul ar es. Est presente nos leos d e l i n h a a , s oj a , n o z e tremoo. Ateno: o leo de colza simultaneamente um leo oleico e linolnico.

cidos gordos saturados cidos gordos monoinsaturados

cidos gordos mega 6 cidos gordos mega 3

Escolher bem as gorduras! Dominar simultaneamente a quantidade e a qualidade dos benefcios. Limitar a quantidade total de gorduras e de colesterol: um mnimo de gorduras animais, leos vegetais variados. Reduzir fortemente a quantidade de cidos gordos saturados.

Garantir um reequilbrio entre os vrios cidos gordos, privilegiando os leos que contm cidos gordos insaturados e sobretudo os polinsaturados. Variar os leos para obter benefcios mais variados e completos em cidos gordos mega 6 e mega 3.

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

16 | 17

com a batata que se fazem batatas fritas! Um pequeno toque de festa que faz com que todos gostem do menu. Um prazer estaladio, partilhado com prazer nos 5 continentes. Quando no sculo 18, o explorador Parmentier trouxe a batata da sua viagem longnqua, para l dos oceanos, no sabia que tinha acabado de inventar a batata frita! Desde ento, foi adoptada em todo o mundo A batata um tubrculo composto por 80% de gua e 20% de matrias secas, sobretudo amido. O que necessrio saber: a batata frita mergulhada num banho de leo a ferver perde parte da sua gua e absorve gorduras em sua substituio. Da a m fama das batatas fritas. A soluo ActiFry Family: graas ao seu engenhoso sistema de envolver e de aquecimento, basta 1 nica colher de leo para fazer 1,5 kg de batatas fritas leves e douradas! Acabaram-se os cheiros a fritos e os banhos de leo que se degradam. Um mnimo de gorduras na cuba e nas batatas fritas. E alguns conselhos de preparao muito fceis de seguir. Escolher bem a batata: quanto menos hmida estiver a batata mais rica em matrias secas e mais estaladia ca. A sua cor mais ou menos amarela, consoante a variedade: amarelo plido em Frana, amarelo dourado na Alemanha (Agria), quase branca nos EUA. H 400 variedades de batata na Europa. Mais de 4000 na Amrica Central, onde cultivada h 8000 anos na Cordilheira dos Andes! Em Frana, na Blgica e na Holanda h uma batata especial para batatas fritas: a Bintje. Mas h tambm variedades mais pequenas e duras que do bons resultados: Charlotte e A cor dourada da batata frita depois da cozedura depende do seu teor em acar. As batatas novas so, frequentemente, pobres em acar. Depois, durante o armazenamento, o amido transforma-se em acar; as batatas fritas tm, ento, um sabor mais aucarado e uma cor mais acastanhada (Agata, Monalisa). O seu tamanho: na Europa apreciam-se batatas de tamanho pequeno e mdio. No resto do mundo, preferem-nas muito grandes. As batatas conservam-se em locais frescos (6 a 8 C), protegidas da luz. Franceline, mas tambm Chrie, Anabelle, Ratte, Nicola, Esmeralda, Pompadour Para batatas fritas mais moles, escolher variedades com um teor mdio de matrias secas: Monalisa, Marabel, Vivi, Mlody. Com batatas de muito fraco teor em matrias secas, as batatas fritas cam moles: Agata, Spunta.

Pequena histria das batatas fritas e da batata

A que outros alimentos podemos comparar uma batata?


tantas fibras

menos calorias
do que uma chvena de arroz

Como preparar as suas batatas para fazer batatas fritas na ActiFry? Os melhores locais para conservar batatas: uma boa cave ou um lugar fresco (de 6 a 8 C), protegidas da luz.
o mesmo teor de magnsio
de 20 avels

Como cortar as batatas? Muito importante! Dependendo do modo como as corta, as batatas fritas ficaro mais estaladias ou mais moles. Quanto mais nas forem, mais estaladias ficaro. Quanto mais espessas forem, mais moles caro por dentro. Varie o corte consoante o seu gosto. nas: 8 x 8 mm normais: 10 x 10 mm grossas: 13 x 13 mm No ponha demasiado sal! Pense em substituir o sal por especiarias ou ervas

como uma chvena de arroz integral

ta bata uma ntm: co

do que uma chvena de espinafres

mais ferro

duas vezes mais potssio


do que uma banana

As suas batatas fritas com ActiFry Mais vale utilizar batatas especiais para batatas fritas. Se escolheu batatas novas, d uns minutos adicionais aos tempos de cozedura indicados. Se utiliza batatas fritas ultracongeladas, geralmente pr-cozidas, intil adicionar uma colher de leo.

Como preparar as suas b a t a t a s p a ra fa z e r batatas fritas na ActiFry? As batatas fritas no devem car coladas umas s outras. Como evit-lo? Depois de descascar as batatas, laveas com gua corrente antes de as cortar para fritar. Laveas novamente para retirar o mximo de amido. Seque cuidadosamente as batatas num pano seco muito absorvente. Certifique-se que as batatas esto bem secas antes de as colocar na ActiFry.

A batata totalmente boa!


Se a batata frita dourar com um mnimo de gordura, no h razo para se privar. Pelo contrrio, um pequeno prazer a conceder-se que permite negociar consigo mesmo ou com as crianas uma diminuio nas gorduras e no acar no resto da alimentao sem que se sintam de castigo ou em dieta.

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

18 | 19

O importante
Menus equilibrados para a semana
O equilbrio alimentar no se constri com base numa refeio mas sim ao longo de uma semana!
, pois, primordial variar os menus
por isso que este livro de receitas p r o p e n u m e r o s a s r e c e i ta s originais repartidas por 2 semanas de menus equilibrados. Simples de executar, respeitam, graas ActiFry, as qualidades gustativas e nutricionais dos alimentos. Optmos por lhe propor um pequeno-almoo idealmente equilibrado em torno de quatro pilares incontornveis: uma bebida, um lacticnio, um cereal e ainda uma fruta, inteira, em sumo ou doce. Quaisquer que sejam as suas preferncias, assegure-se de que estas quatro famlias esto presentes no seu prato. Quanto a ns, insistimos em escolher cuidadosamente todos os nossos produtos pelas suas qualidades nutricionais e gustativas, para que este pequenoalmoo proveitoso seja o primeiro momento saboroso do seu dia!

O pequeno-almoo um momento essencial e privilegiado do nosso equilbrio nutricional


Bem construdo, esta primeira refeio do dia permite ao nosso organismo reabastecer-se em energia e nutrientes aps uma longa noite de jejum, garantindo, igualmente, uma manh eficaz, sem pesticar e sem perigo de desejos.

O almoo e o jantar devero fornecer, cada um, 1/3 das necessidades dirias
So constitudos por uma entrada, um prato principal (carne ou peixe, acompanhados de farinceos e de legumes verdes), queijo / lacticnio e uma fruta. O segredo est em variar a sua alimentao sabendo que tudo uma questo de moderao.

o equilbrio
Vivemos num mundo cada vez mais complicado, rodeados de tecnologia cada vez mais evoluda. Mas de que nos serve este aparato tecnolgico? A obesidade tornou-se um agelo que afecta os pases desenvolvidos e as doenas associadas (diabetes, hipertenso arterial, colesterol, doenas cardiovasculaes) no param de aumentar entre ns. Nem as nossas crianas escapam, como mostram os nmeros crescentes da obesidade infantil. Temos medicamentos mais ecazes e tratamentos inovadores,mas nem por isso a situao parece melhorar. De facto, a OMS j declarou a obesidade como a grande epidemia do sculo XXI. Esta parece o paradigma dos nossos tempos: quanto mais avanamos no conhecimento das causas do excesso de peso e seus tratamentos, mais percebemos que a adopo dum estilo de vida saudvel ainda o melhor remdio para este srio problema de sade, que j afecta mais de metade dos portugueses. Estaremos condenados a tornarnos obesos como resultado da alimentao que fazemos e do sendetarismo em que vivemos? Felizmente, a tecnologia no serve apenas para nos pr mais tempo a trabalhar com o computador ou para deixar os nossos lhos em frente televiso. Pelo contrrio, a tecnologia tambm permite desenvolver aparelhos que nos facilitam a vida e nos proporcionam experincias agradveis. Aparelhos que cozinham mais depressa, que permitem cozinhar com menos gordura ou que conseguem conservar melhor os nutrientes essenciais para nos mantermos saudveis. No fundo, aparelhos que nos ensinam a tirar melhor partido das coisas boas que temos nossa disposio e que nos ajudam a adoptar estilos de vida mais saudveis. Ao contrrio das dietas restritivas que todos conhecemos ou de que j ouvimos falar, aprender a comer a melhor formar de ter o seu peso controlado, manter o prazer de comer e levar uma vida mais saudvel. Neste livro encontrar receitas saborosas e equilibradas, que pode experimentar a seu gosto. Aproveite para questionar os seus hbitos e dedicar algum tempo a explorar receitas e formas de comer mais equilibradas. Pense naquilo que mais gosta de comer e experimente preparar os alimentos de forma mais saudvel. Ver que no difcil equilibrar prazer e sade para desfrutar duma maior qualidade de vida. Como bem, viva melhor! Na ActiFry Family far 1,5 kg de verdadeiras batatas fritas estaladias com apenas 1 colher de leo. Para atingir com naturalidade o equilbrio sem se constranger, basta variar os prazeres e os alimentos de acordo com a sucesso de menus que imaginmos e calibrmos com cuidado para toda a famlia: carne, peixe, legumes e fruta entram na composio de todas as nossas receitas. Receitas salgadas e doces com um mnimo de gorduras, fceis de preparar e que cozero sozinhas na ActiFry. Receitas que faro os mais pequenos descobrir novos sabores. Receitas sucientemente exticas ou originais para seduzir os adolescentes. Capazes de refazerem sem choques a aprendizagem do equilbrio alimentar por toda a famlia. E tudo isso sem os privar de batatas fritas! Sem mesmo precisar de falar nisso, pois a transio ser natural. O equilbrio deve ser duradouro se quisermos evitar o excesso de peso e todos os problemas de sade que lhe esto associados. Quando cozinhar com a sua ActiFry Family no dia-a-dia, pense que est tambm a cozinhar para o futuro. vital para a sua sade e para a da sua famlia.

Nathalie HUTTER LARDEAU Nutricionista

O IMPOR TA NT E O EQUILBR IO

20 | 21

Exemplos de menus
Segunda-feira
Dia Punch!

Tera-feira
escolha
Ch verde com jasmim

Almoo com as crianas

Quarta-feira

As receitas dos pratos indicados a verde esto detalhadas neste livro.

Pequeno-almoo

Chocolate quente Baguete, manteiga e mel Kiwi

Caf Tostas de cereais e compota Iogurte aromatizado Compota Copo de sumo de laranja Taa de cereais e leite

Salada

Pepinos com nata

Almoo

Kebab ActiFry (p.111)


Pur de batata/cenouras Queijo fresco Salada de fruta

Croquetes de peixe-espada com baslico (p.48)


Arroz e brcolos Queijo Camembert Fatia de anans

Salada de alface, tomate e nozes Coxa de frango

Batatas fritas (p.28)


Queijinhos frescos + cubos de banana

Jantar

Guarnio de legumes italiana (p.132)


Tagliatelli frescas Fiambre Iogurte de fruta

Legumes salteados e cubos de bacon

Tortilhas mexidas na ActiFry (p.83)


Prato de legumes crus
(Alface, cenoura ralada, beterraba, pepino, milho)

Halva com smola (p.55)

Queijo Emmental Fruta da poca

equilibrados SEMANA 1
Quinta-feira
Dia de pressa! Jantar com amigos
Capuccino Chicria Po, manteiga Queijo fresco e frutos secos Taa de cereais e leite Queijinho fresco toranja

Sexta-feira

Sbado
escolha
Ch de caramelo Baguete e queijo Emmental Salada de frutos vermelhos

Refeio em famlia
Caf vienense Croissant Queijo fresco com baunilha Smoothie caseiro

Domingo

Taboul

Camares crioula muito picantes (p.79)


Gratinado de curgetes e beringelas com queijo Comt Fruta da poca

Salada de couve roxa e vinagrete de mostarda moda antiga

Salada de tomate, feta e baslico

Coxas de galinha com especiarias (p.72)


Quinoa com cominhos Iogurte natural Pra escalfada Uma fatia de salmo fumado sobre uma tosta de cereais e raspa de limo

Shawarma de frango (p.43)


Smola integral e legumes da poca Pssegos em calda

Mexilhes marinados com tomates cereja e baslico (p.120)


Salada de legumes e vinagrete de vinagre balsmico Pudim de cerejas

Feijo encarnado com molho de tomate (p.51)


Carne de vaca picada Salada de frutos vermelhos e leite-creme

Feijo verde estufado com salva fresca e amndoas (p.131)


Queijo fresco ao natural Quartos de manga

Prensado de legumes ralados, limo e cebolinho (p.135)


1 ovo + pedacinhos de po Queijo fresco e frutos secos
(avels e damascos)

Empadas de camaro ao vapor

Arroz cantons (p.84)


2 queijinhos frescos misturados com lchias

O IMPOR TA NT E O EQUILBR IO

22 | 23

Exemplos de menus
Segunda-feira
Dia de reequilbrio

Tera-feira
escolha

Jantar com amigos


Caf

Quarta-feira

As receitas dos pratos indicados a verde esto detalhadas neste livro.

Pequeno-almoo

Caf com leite Po integral, manteiga, mel Compota

Infuso de menta com erva-cidreira Taa de leite, cereais e cubos de banana

Tostas de cereais, compota Queijinhos frescos Copo de sumo de citrinos

Almoo

Cenoura ralada com sumo de limo Lombo de salmo com mostarda moda antiga Queijo fresco

Abacate

Coelho com malagueta de Espelette (p.104)


Polenta e tomates cereja Iogurte natural Fruta da poca

Rabanetes Escalope de vitela com natas leves Pur de abbora menina com noz-moscada Po integral

Damascos com amndoas (p.140)

Ma com banana, lima e coentros, na ActiFry (p.144)

Jantar

Tofu espanhola na ActiFry (p.128)


Salada rcula Queijo Roquefort Salada de fruta

Toranja com camares

Ovo cocotte com salmo fumado

Salteado mediterrnico de legumes (p.123)


Tarte de ma Copo de leite

Batatas com cogumelos (p.35)


Queijo fresco Compota de ma e ruibarbo

equilibrados SEMANA 2
Quinta-feira
escolha
Capuccino Pozinho, mel Copo de leite Kiwi

Pequeno-almoo Energia!

Sexta-feira

Noite de festa
Ch com canela

Sbado

Dia de Prazer e Cozinha

Domingo

Ch de baunilha Taa de leite e cereais Compota

Chocolate vienense Brioche Crepes com compota Queijo fresco e pur de fruta, sem acar Salada de fruta

Salada de repolho e ma verde

Prato de legumes crus Beterraba ralada

Tiras de porco (p.67)


Juliana de legumes da poca Queijo Morbier Pudim de baunilha

Strogonoff de vitela (p.64)


Piperade Queijinhos frescos aromatizados

Tajine de borrego com limo cristalizado e azeitonas pretas (p.96)


Smola semi-integral Queijo fresco Fruta da poca

Alface

Petingas com molho trtaro (p.47)


Curgetes salteadas Panna cotta com frutos vermelhos

Risoto de tomates em azeite e cebola (p.124)


Carpaccio de citrinos

Molho bolonhesa (p.100)


Massa fresca Queijo Emmental ralado Fruta da poca

Tosta mista Salada de legumes da poca

Mas com canela (p.56)

Tzatziki, taram e tostas de po de forma com cereais Tomates cereja, tiras de cenoura e molho de queijo branco Sumo de tomate

Nectarinas com lavanda (p.139)

O IMPOR TA NT E O EQUILBR IO

24 | 25

Receitas fceis para as crianas


Momentos de descobertas

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 5,2 g Lpidos: 2,5 g Glcidos: 41,5 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio
As batatas fazem parte do grupo dos farinceos que nos fornecem glcidos complexos e evitam que tenhamos fome entre as refeies. Devem, por isso, ser integrados em todas as refeies. A cozedura na ActiFry permite cozinh-las com pouca gordura e leos de boa qualidade.

As autnticas batatas fritas


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min

Pede tua me que corte as batatas aos 1 palitos, como tu gostas: 8x8 mm, 10x10 mm ou 13x13 mm. Lava os palitos em gua abundante, escorre-os e seca-os cuidadosamente num pano limpo.

1,5 kg 1

tas, de bata e lavadas de leo S al

s descascada

Coloca as batatas na ActiFry e a me rega-as 2 com leo. Ficam prontas em 35 minutos. Temperas com sal. Est pronto. O tempo de cozedura poder variar consoante a variedade da batata e a espessura dos palitos.

198 kcal

A batata o trig o d , z o r r d e po i s d o a

ivado no mundo, t l u ? c e s i u a q s m a i b o t a s quarto alimen o e do milho.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

28 | 29

275 kcal

A amndoa o frutolizada de v Depois de seca uti , inteira, torrada, laminadame, pilada, em pasta, em cre com leite e at mesmo ta. com xarope de orcha amndoas
modas

sabias que? da amendoeriiraas. maneiras:

[ Protenas: 6,7 g Lpidos: 10,2 g Glcidos: 42,8 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio
Fa r i n c e o s , s i m . M a s tambm um contributo interessante de cidos gordos essencias que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso da criana: leo de avel e amndoas.

Batatas fritas com amndoas


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min
Pede tua me que corte as batatas aos 1 palitos de 1 cm de lado. Lava os palitos em gua abundante, escorre-os e seca-os cuidadosamente num pano limpo. Numa tacinha, mistura os leos e a amndoa 2 moda. Coloca as batatas na ActiFry e a me rega, 3 uniformemente, as batatas com leo. 35 minutos e est pronto!

1,5 kg 1 2 3

scadas a c s e d , s a t a t de ba as e lavad de leo vel de leo de a modas de amndoas

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

30 | 31

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 9,8 g Lpidos: 22 g Glcidos: 55,1 g ] [ Sdio: 0,9 g ]

Nutrio
Va r i e o s p ra z e r e s adicionando amendoins e aperitivos com sabor a bacon s batatas. A sua famlia ter assim a sua dose de glcidos complexos, mas tambm de gulocice. Apenas para certas ocasies.

Batatas fritas com amendoins e bacon


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 55 min

tua me que corte as batatas aos 1 Pede palito palitos de 1 cm de lado. Lava os palitos

scadas a c s e d , s a t de bata 1,5 kg e lavadas e e leo d d 2 amendoim ns amendoi e d g 0 2 1 peritivosa bacon a e d g 0 12 com sabor e Sal 10 g d

em gua g abundante, escorre-os e seca-os cuida cuidadosamente num pano limpo. Coloca as batat batatas na ActiFry, a me adiciona o leo e pe a cozer durante 45 minutos. Pede tua me que desfaa com a varinha 2 os ape o, aperitivos com sabor a bacon. Entretanto, tritura os amendoins. Depois, mistura tudo. Ao m de 45 minutos, a me abre a ActiFry y 3e repa reparte a mistura sobre as batatas fritas. Mais 10 1 minutos de cozedura e est pronto. .

438 kcal

O amendoim provem de ecundao. os amendoins, depois da f


amendoins e aperitivos com sabor a bacon

a os seus fru sabias que? uma planta anualoqriugeinenrtiearrd o Mxic tos,


o.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

32 | 33

212 kcal

O reino dos cog me o c o s s a mas s umas centen

ue? composto por 50.000 espcies, sabias q stveis. umelos

[ Protenas: 5,3 g

Lpidos: 9,1 g

Glcidos: 29,7 g ] [ Sdio: 0,03 g ]

Nutrio
Esta receita fornece os glcidos complexos das batatas. Estes constituem um dos principais carburantes do organismo e evitam os petiscos entre as refeies.

Batatas com cogumelos


Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 45 min
tua me que corte as batatas aos 1 Pede cubos. Lava-os, escorre-os e seca-os num pano limpo. me deita o leo a aquecer na ActiFry e 2A leva a cebola a cozer durante 7 minutos. Quando comea a car translcida, junta os cubos das batatas. Deixa cozer 25 a 30 minutos, at estarem quase cozidos. em seguida, os cogumelos e deixa 3 Adiciona, cozer mais 7 minutos. Rega, depois, com as natas e deixa cozer 2 a 3 minutos. A me tempera.

adas c s a c s e d , s ta de bata 900 g d e lava as os, ogumelm quartos c e d g 0 20 cortados e da la pica s light 1 cebo tas fresca a n e d g 200 tal e leo vege ta d 1 en Sal e pim

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

34 | 35

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 4,7 g Lpidos: 10,4 g Glcidos: 35,3 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio
Ao contrrio da ideia pr-concebida, a gordura de ganso ou de pato b a s t a n t e e q u i l i b ra d a e m te r m o s d e c i d o s gordos. Pode, por isso ser ocasionalmente utilizada na cozinha porque d um sabor muito apreciado por toda a famlia. A cozedura na ActiFry permite cozinhar as batatas com pouca gordura.

Batatas Sarladaises
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 38 min

Pede tua me que corte as batatas s 1 rodelas de cerca de 3 a 4 mm de espessura.

batatas e d g k 2 , 1 e lavadas a de Ganso ordur G e d g 60 ou de pato lho picados es de a sa picada 5 dent de sal o h n i m a r 1 enta Sal e pim

as , descascad

Lava as rodelas de batata, escorre-as e seca-as num pano limpo. A me faz derreter a gordura durante 22 minutos na ActiFry e tu adicionas as rodelas de batata. Deixa cozer 35 minutos. Adiciona, depois, o alho e deixa cozer durante 3 10 minutos. Polvilha com salsa e tempera.

244 kcal

O alho uma forma de um (ou seja, que tem a Ns comemos a sua raiz, constituda por dentes, e utilizamo-la como condimento.

cea sabias qupela? b r e h nta a erva) bastante grand

e.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

36 | 37

278 kcal

Nutrio
Esta receita alia os benefcios das batatas novas (vitaminas, minerais e glcidos complexos) e dos camares (protenas de boa qualidade e pouca gordura) e os efeitos bencos do alho na uidez do sangue. As batatas novas so mais ricas do que as outras em vitamina C e em minerais como o magnsio, que tem propriedades antistress. Qualidades ainda melhor preservadas quando no so descascadas. Esta receita permite s crianas apreciar os camares graas presena das batatas.

, mas sim um fruto. e m u g e l sabias que? O tomate no eurmedondo ou alongado, tomate cereja, H vrias variedades: tomat rao de boi. em cacho ou com nervuras, co

[ Protenas: 11,5 g Lpidos: 7,8 g Glcidos: 45,2 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Batatas novas
Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 45 min

alho por descascar, tomates cristalizados e camares


novas s a t a t a b e 1 kg d tes de alho 20 den escascar por d de azeite stalizados 3 s cri e t a m o t 0 2 es crus r a m a c 20 s descascado cada e salsa pi de or d 2 s pitadas 2 boa de sal
Lava as batatas sem as descascar e seca-as 1 cuidadosamente. Pede tua me que deite o leo na ActiFry, 2 coloca as batatas e o alho. Deixa cozer durante 35 min. Adiciona depois os camares, os tomates 3e a or de sal e deixa cozer 10 minutos. Adiciona a salsa no m.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

38 | 39

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 36,6 g Lpidos: 16,3 g Glcidos: 31,3 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Nutrio
A l i a n a p e r fe i t a d e protenas de boa qualidade (vitela) para a constituio dos msculos, de cidos gordos equilibrados (colza e vitela) para o b o m fu n c i o n a m e n t o cardiovascular e de glcidos complexos (farinha, po ralado) para a saciedade, esta receita ser idealmente acompanhada por espinafres ou salada.

Escalopes panados
la em e t i v e d s e p lo 0 a 30 g, de esca 2 750 g o peda s de colza leo de de cada vez) e d 3x1 (1 colher do o rala p e d g 0 15 de farinha s 100 g batido es 6 ovos 2 lim Sumo de enta Sal e pim

Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 15 min

Comea por passar os escalopes pela farinha, 1 depois pelo ovo e nalmente pelo po ralado. Recomea as mesmas etapas uma segunda vez e pede tua me que os guarde no frigorco durante hora. A me pe a aquecer uma colher de leo de 2 colza na ActiFry e coloca metade da carne para cozer de 10 a 15 minutos.

3 Continuar at toda a carne estar cozinhada.


Conselho: Para o panado, adiciona um
pouco de gua aos ovos batidos.

427 kcal

O po ralado ar ilhar um gratinado. n a p a r a p e v Na cozinha ser ho ou polv engrossar um mol


1/ farinha 2/ ovos batidos

e? do de po seco e ,esmagado. sabias cqou nstitu alimentos

3/ po ralado

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

40 | 41

245 kcal

se deixou envelhecer e A palavra vinagre v u q o h n i ev O vinagre feitnoa dcido. e que se tor


Marinada

sabias que?em de vinho acre.

[ Protenas: 27,3 g Lpidos: 12,1 g Glcidos: 5,4 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
E s t a r e c e i t a fo r n e c e protenas de boa qualidade para o funcionamento muscular, ao mesmo tempo que os seus filhos descobrem novos sabores.

Shawarma de frango
Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 10-15 min

frango e d o t i e p e d 750 g em p e cominhos s d 1 e especiahraia d nout 1 Raz el lho es de a 3 dent ente picados nam amente n s a l o b e 2 c picadas e vinagre tal d 2 e leo vege ta d 2 en Sal e pim

1 Pede tua me que corte o frango em tiras. todos os ingredientes e coloca-os no 2 Mistura frigorco durante 12 h, para que quem bem
marinados. o frango marinado na ActiFry e deixa 3 Coloca cozer 10 a 15 min. Tempera ao teu gosto.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

42 | 43

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 43,9 g Lpidos: 16,6 g Glcidos: 18 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Nutrio

Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min

Almndegas de carne fritas

A cozedura na ActiFry permite fazer saborosas almndegas de carne cozinhadas sem adio de gordura. A utilizao do queijo completa muito bem os contributos clcicos dirios. Este particularmente importante para a solidez ssea e para o crescimento das crianas.

a e picad n r a vitela c e d 60% de e d 900 g a r (mistu 0% de porco) com 4 e cominhos omt d 2 ueijo C de po q e d g 0 15 as de miolo rdo 3 fati eio go m e t i e l e d 15 cl picada 2 ovos , a s l a s e d inho 1 ram de farinha colza 100 g e leo de ta d 1 en Sal e pim

Pede tua me que misture numa tigela a 1 carne picada, os cominhos, a salsa, os ovos, as fatias de miolo de po embebidas no leite, o sal e a pimenta. Ajuda a tua me a fazer almndegas com 2 cerca de 30 g e a incorporar pedaos de queijo Comt no meio de cada almndega. preciso fechar muito bem a almndega para que o Comt no se escape durante a cozedura. Passa, depois, as almndegas pela farinha e 3 deixa a cozer durante 20 minutos na ActiFry, com o leo.

407 kcal

O po feito com e do l o m e t r a p O miolo a

al e fermento. s , a sabias qufea? u g rinha, po.

Queijo Comt

farinha

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

44 | 45

438 kcal

Nutrio
O peixe um alimento com um elevado valor nutricional pela qualidade das suas protenas e dos seus cidos gordos e ainda pelo seu teor em iodo. Esta receita ir ajudar os seus lhos a apreci-lo.

: a t n e m i aduras. p ? sabias que H 3 tigpaosscdoelhidas qsuaanqduoe asienrdeatirnouo aestcaoscm a. a pimenta verde, ba as madura m a casca, fermentadas e depois secas. a pimenta branca, bags maduras co a pimenta preta, baga

farinha

molho trtaro

[ Protenas: 31 g Lpidos: 23,3 g Glcidos: 24,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Petingas fritas : gas 900 g de petin nha 150 g de fari de leo 4 Sal, pimenta Molho trtaro : s light ca es fr s ta a n e d g 0 0 3 conserva 6 pepinos de namente picados s de alcaparra 4 namente picadas Sumo de 2 limes 2 chalotas namente picadas de salsa picada 2 Sal e pimenta

Petingas fritas

com molho trtaro


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 10-15 min consoante o tamanho do peixe
o molho trtaro: mistura todos os 1 Prepara ingredientes e tempera. tua me que lave, seque, passe por 2 Pede farinha e tempere os peixinhos. Coloca os peixes na ActiFry, deita o leo e deixa cozer durante 10 a 15 minutos at que quem dourados e estaladios. tua me tira-os e seca-os em papel 3A absorvente. A saborear com o molho trtaro.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

46 | 47

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 26,5 g Lpidos: 13,7 g Glcidos: 28 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Nutrio

Croquetes de peixe-espada com baslico


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 15 min

Um prato extremamente saboroso, que combina as protenas do peixe com as dos ovos. Uma mistura de sabores apreciados por midos e grados.

Pede tua me que misture o peixe, metade 1 do azeite, o po de forma previamente amolecido nas natas e os temperos.

-espada e x i e p e d ado 600 g ozinhado e des c e forma d o p e d s a 3 fati as light t a n e d l e 150 m ramo dd e d n a no r g o a 1 t r o c , baslico s inteiro 2 ovos farinha e d g 0 5 1 de azeite enta 1 Sal e pim

Adiciona o baslico e faz croquetes com cerca 2 de 30 g cada, com a ajuda de um saco de pasteleiro em plstico. Passa cada um dos croquetes pela farinha e 3a me pe-nos a cozer na ActiFry, em leo quente, durante cerca de 12 minutos.

Conselho: Faz croquetes pequenos bem


compactos e no cozinhes demasiados de cada vez.

349 kcal

A nata a gordur am r e s a t a Originalmente, as n

? ite. sabias quea do le

ade francesa. d i l a i c e p s e um a

farinha

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

48 | 49

158 kcal

Central e do Sul. a c i r m A a e? uma plantautdo, o gro e a planta. sabias qu o de igna o fr O feijo o frujt es A palavra fei o d

[ Protenas: 6,4 g

Lpidos: 4,5 g

Glcidos: 24,4 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Nutrio
Os legumes secos, como o feijo encarnado, so uma fonte muito rica de protenas vegetais que, embora menos completas em cidos aminados do que as protenas animais, so indispensveis nossa alimentao. Este prato ser ideal ao jantar para as crianas.

Feijo encarnado com molho de tomate


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 25 min
tua me que ponha o leo a aquecer e 1 Pede deite a cebola e o alho e deixe cozer durante 5 minutos. o feijo encarnado escorrido, 2 Adiciona a polpa de tomate e o caldo. me tempera e deixa cozer durante 3A 20 minutos.

o o encarnad j i e f e d 600 g de lata adas las pic 2 cebo tomate e d a p l o p de picados 200 g o h l a e d s e 2 dent legumes e d o d l a c de 15 cl tal e leo vege ta d 2 en Sal e pim

Opo: Se adicionares carne picada no incio da cozedura, ters um chili.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

50 | 51

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 9,1 g Lpidos: 9,4 g Glcidos: 43 g ] [ Sdio: 0,05 g ]

Nutrio

Curgetes com molho de iogurte


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 10 min

As curgetes tm poucas c a l o r i a s e fo r n e c e m vitaminas, minerais e fibras. aqui completado pelo contributo em clcio do iogurte. No hesite em acompanhar com farinceos.

1,2 kg

etes, cm de curg e2 em cubos d arinha ssol f e d g 0 25 ira e leo de g d 4 iogurte: Molho de e iogurte naturalo0% d resc 0% f o j i e 200 g u q e ou d e alho d s e t n e d e 4 d picados e endro inhos d 2 ram picado enta Sal e pim

Passa os cubos de curgete pela farinha e retira 1o excesso com umas pancadinhas. Pede tua me que ponha o leo a aquecer 2 na ActiFry durante 2 minutos e que junte, depois, os cubos de curgete temperados. Cozer 7 minutos. Prepara o molho adicionando o alho e o endro o 3 ao iogurte e mistura bem. A me tempera com sal e pimenta.

286 kcal

A curgete uma ra o b b a s a d a Pertence mesma famli

ue? lhida muito nova, sm. uito antes da maturidade. sabias aq bbora co s-menina

molho de iogurte

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

52 | 53

258 kcal

A smola uma espcie molalimentares. s e d s o l o b utilizada para fazer ricar massas Serve para fab

icada a partir de gros de trigo du r b a f a s o sabias qude? l u n ro . e farinha gra a, sopa e cuscuz.

[ Protenas: 8,5 g

Lpidos: 8,7 g

Glcidos: 36,6 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio
Esta sobremesa uma gulodice, que lhe permite completar os benefcios dos glcidos complexos e do clcio. Mais ainda, a s a m n d o a s c o n t m antioxidantes e cidos gordos essenciais.

Halva com smola

Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 12 min


a smola, o azeite, a gua e as 1 Mistura amndoas. Pede tua me que ponha o

de smola s brancas 250 g mndoas a e d g 0 5 descascada e azeite d 1 e manteiga ra d 1 (pa smola) e gua c d ra 1 humidi a e acar ro 15 g d te maggua quente i e l e d l c 25 + 10 cl de de baunilha

preparado a cozer na ActiFry durante 5 minutos. a baunilha e o acar na gua quente 2 Mistura e adiciona depois o leite. Deita o preparado sobre a mistura de smola com amndoas. Deixa cozer 7 minutos. No nal da cozedura, pede tua me que 3 deite para uma tigela, cobrindo-a com um pano durante 10 minutos para que a smola acabe de cozer.

Conselho: Polvilha com acar antes de


servir.

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

54 | 55

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 0,7 g Lpidos: 4,4 g Glcidos: 32,7 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Uma ideia saudvel e g u l o s a p a ra te r m i n a r u m a r e fe i o , c o m esta sobremesa que corresponde a duas pores de fruta. O principal interesse das mas reside no seu teor em pectina, uma bra que fornece uma boa saciedade.

Mas com canela


lavadas , n e d l o G s 6 ma ascadas e desc secos, s o c s a m a d de dacinhos 100 g aos pe af er de c 1 colh ela em p de can em p e acar irassol d 2 g de leo de
2

Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 20 a 25 min


Pede tua me que corte as mas em 1 quartos, tire os caroos e coloque na ActiFry com o leo. Cozer durante 20 minutos. Adiciona os damascos e deixa cozer mais 25 minutos, at que as mas quem tenras. Mistura o acar com a canela para 3 acompanhar as mas quentes.

159 kcal

? s l g n i o d a t i dia." d a s o a s e d c i e v h n o a C dia, d um
Uma ma por

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

56 | 57

Receitas divertidas para os jovens


poca de condncias e de experincias

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 5,2 g Lpidos: 6,8 g Glcidos: 41,5 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio

Batatas fritas com caril


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min
cuidadosamente.

Batatas fritas com menos gordura, mas com mais sabor. Uma boa maneira de convencer os adolescentes a adoptar a ActiFry.

as batatas em palitos de 1 cm de lado. 1 Corte Lave-os em gua abundante, escorra e seque taa misture o leo, o leo de ssamo 2 Numa e o caril. as batatas na ActiFry e regue-as 3 Coloque uniformemente com esta mistura. Deixe cozer 45 minutos.

escascadas d , s a t a t a de b 1,5 kg e lavadas de leo 1 ssamo de leo de 2 de caril


2

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

236 kcal
60 | 61

199 kcal

[ Protenas: 5,3 g Lpidos: 2,5 g

Glcidos: 41,5 g ] [ Sdio: 0,04 g ]

Nutrio
Chega de petiscar! Como saciar o apetite dos adolescentes com um sabor irresistvel.

Batatas fritas Tex-Mex


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 55 min
as batatas em palitos com 1 cm de 1 Corte lado, lave-os em gua abundante, escorra e seque cuidadosamente. tacinha misture o leo e o p Tex-Mex. 2 Numa Coloque as batatas na ActiFry e regue-as uniformemente com esta mistura. Deixe cozer 45 minutos. a ActiFry, tempere com sal e deite o 3 Abra Tabasco sobre as batatas fritas, prolongando, depois, a cozedura, durante 10 minutos.

lavadas , s a t a t a b de das 1,5 kg e descasca de leo 1 x de tex me 2 de Tabasco 2 Sal

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

Valores nutricionais por dose

62 | 63

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 44,9 g Lpidos: 19 g Glcidos: 9,2 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio

Strogonoff de vitela
aca tenra v e d e n r de ca 900 g getal de leo ve a 2 ola cortad b e c e d 300 g s rodelas a de papric 2 as light t a n e d 150 g enta Sal e pim

A carne de vaca rica em ferro e em vitamina B12 antianmica.

Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 13 min


Corte a carne de vaca s tiras e misture-a com 1a paprica. Aquea o leo vegetal e ponha a cebola a 2 cozer durante 4 minutos. Adicione a carne de vaca e deixe cozer 7 minutos. Adicione as natas, deixe cozer 2 minutos, 3 tempere e sirva.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

394 kcal
64 | 65

225 kcal

[ Protenas: 32,3 g Lpidos: 8,4 g

Glcidos: 3,2 g ] [ Sdio: 0,6 g ]

Nutrio
Ao contrrio das ideias prconcebidas, se soubermos escolher a pea certa, a carne de porco no muito gorda. Mais ainda, os seus cidos gordos so bem equilibrados.

Tiras de porco
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20-25 min
marinar a carne de porco durante uma 1 Deixe hora, com o molho de ostras, o molho de soja, o leo e o acar. a carne de porco na ActiFry, com a sua 2 Coloque marinada. Deixe cozer 25 minutos.

co, bo de por s m o l e d tira 900 g cortado em ostras e d o h l o m de 4 e soja de molho d 3 de acar 1 a cozinhar r a p o e l de
1

Conselho: Servir com arroz cantons.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

Valores nutricionais por dose

66 | 67

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 28,3g Lpidos: 19,4 g Glcidos: 12 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Nutrio

Croquetes de vitela com natas


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 14 min

A vitela uma carne magra que fornece protenas de boa qualidade, bem como vitamina B12 que tem propriedades antianmicas. Croquetes ideais para toda a famlia: os croquetes so muito apreciados pelas crianas e pelos adolescentes devido sua forma.

ela picada t i v e d 600 g light s a t a n e d 150 g de forma o p e d s a 4 fati sa picada l a s e d 60 g o ralado s e m r a p e 60 g d inteiros 2 ovos de azeite 3x1 enta Sal e pim

numa tigela, a vitela e o po de 1 Misture, forma amolecido previamente nas natas. em seguida os ovos, o parmeso e 2 Adicione a salsa e tempere. Molde croquetes com cerca de 25 a 30 g cada. ActiFry, aquea uma colher de leo e 3 Na coza os croquetes, sem os sobrepor, durante 8 minutos. Adicione, depois, das natas restantes e prolongue a cozedura mais 4 minutos. Tempere.

Conselho: No colocar demasiados de


cada vez. Cozinhe poucos croquetes de cada vez.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

340 kcal
68 | 69

365 kcal

Nutrio
A carne de peru composta por uma grande quantidade de protenas de qualidade e tem a vantagem de apresentar um baixo teor em gorduras, cujos cidos gordos, na maioria do tipo mono e polinsaturado, contribuem para o bom funcionamento cardiovascular. Os pimentos so grandes fornecedores de vitaminas, sobretudo de vitamina C.

[ Protenas: 35,9 g Lpidos: 11,4 g Glcidos: 25,3 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Tiras de peru
com trs pimentos
u, to de perpor 3 cm) i e p e d 1 cm 900 g s tiras ( ementes s m e s s o s, ent 2 verde 6 pim , s o h l e m r (2 ve s) lo 2 amare s picadas a l o b e c 2 ramente grossei o picados h l a e d s e 4 dent de azeite o 3 rto branc o P e d o p 1 co e de cidra r g a n i v e d 1 de gua 10 cl enta Sal e pim
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 35 min
na ActiFry durante 15 minutos os 1 Coza pimentos cortados em losangos com 2 cm de lado, a cebola e o leo. o alho e deixe cozer 5 minutos. 2 Adicione Tempere. as tiras de peru, o Porto branco, 3 Adicione a gua e o vinagre de cidra e deixe cozer cerca de 15 minutos.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

Valores nutricionais por dose

70 | 71

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 46,4 g Lpidos: 12,7 g Glcidos: 0 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Nutrio

Coxas de galinha com especiarias


Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 25 min

As coxas de galinha, consumidas sem a pele, fornecem protenas de boa qualidade e pouca gordura. So muito apreciadas num almoo entre amigos.

Numa tigela, tempere as coxas de galinha 1 com o vinagre, o sal e o Tabasco. Deixe marinar uma noite.

nha as de gali x o c e d 900 g sem pele e de vinho r g a n i v e d 2 de Tabasco de azeite 3 Sal

Ponha o leo a aquecer na ActiFry e adicione 2 as coxas, com a marinada. Deixe cozer 25 minutos.

Temperos diferentes:
Com a mesma receita, pode substituir o vinagre e o Tabasco por mostarda de Dijon. Substitua o vinagre e o Tabasco por cominhos e leo de ssamo. Adicione sementes de ssamo 5 minutos antes do m da cozedura.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

312 kcal
72 | 73

226 kcal

[ Protenas: 20,1 g Lpidos: 12,2 g Glcidos: 5,8 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Nutrio
Uma boa maneira de redescobrir os cogumelos, um legume nico pelo seu contributo em protenas, vitaminas e minerais e pelo seu sabor original.

Frango com cogumelos


e estrago
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 15 min
Faa aquecer o leo na ActiFry e coloque os 1 pedaos de frango temperados. Deixe cozer 3 minutos, adicione as chalotas e os cogumelos e prossiga a cozedura durante 4 minutos. Adicione o vinho branco e reduza-o, para lhe 2 acrescentar as natas. Deixe cozer 5 minutos e adicione o estrago. Rectique o tempero.

go, sem n a r f e d s o bos 3 peit cortados aos cu pele e umelos, g o c e d inos 175 g cortados f s finas a d a t r o c s e chalota 75 g d o branco h n i v e d light 10 cl s a c s e r f s de nata 20 cl de leo strago 2 e e d s o h n 2 rami ado desfolh enta Sal e pim

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

Valores nutricionais por dose

74 | 75

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 20,7g Lpidos: 8,4 g Glcidos: 1,5 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
A escolha da carne de frango, consumida sem pele e a cozedura na ActiFry permitem que esta receita seja simultaneamente pobre em gordura e rica em protenas de boa qualidade, teis ao funcionamento muscular. A utilizao do alho d-lhe um pequeno extra: propriedades digestivas que pode reforar se acompanhar o prato com uma mistura de legumes e cereais integrais.

Coxas de frango com alho


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 35 min

, de frango s a n r e p de 900 g sem pele o picados h l a e d s e 4 dent de leo 3 enta Sal e pim

as coxas de frango na ActiFry com o 1 Coloque leo e deixe cozinhar durante 30 minutos. o alho picado e deixe cozer por mais 2 Adicione 5 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Conselho: Sirva com batatas com


tomilho.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

168 kcal
76 | 77

239 kcal

Nutrio
So numerosos os benefcios nutricionais dos camares. So pobres em gordura e ricos em protenas de boa qualidade, indispensveis ao bom funcionamento muscular. Mais ainda, so ricos em v i ta m i n a s , s o b r e t u d o B12, que contribui para a formao de glbulos ve r m e l h o s , e B 3 , q u e liberta a energia para as clulas do organismo. Contm, igualmente, zinco, reconhecido pel a sua aco antioxidante.

[ Protenas: 30,5 g Lpidos: 5,8 g Glcidos: 16,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Camares crioula muito picantes


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 23 min

s, es grande cados r a m a c 24 descas cozidos e s tiras s a d a t r o c las 2 cebo verdes, s o t n e m i 2 p s tiras cortados ho picados l a e d s e t 8 den de caju e 3 a de tomat p l o p e d 30 cl de leo 2 enta Sal e pim

Coloque o leo a aquecer na ActiFry, durante 12 minutos. Adicione a cebola, os pimentos e o alho. Deixe cozer durante 6 minutos. Adicione as especiarias de caju e os camares 2e prossiga a cozedura durante 5 minutos. Conclua adicionando a polpa de tomate, 3 deixe cozer durante 10 minutos e tempere a gosto.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

Valores nutricionais por dose

78 | 79

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 32,3g Lpidos: 10,8 g Glcidos: 21,2 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Camares Romana
Para 6 pessoas Preparao 30 min Cozedura 20 min
Coloque os camares e as rodelas de cebola 1 na ActiFry. Deite o leo e deixe cozer durante 5 minutos. Adicione o tomate modo, as folhas de 2 baslico e as ervilhas.Tempere e deixe cozer 15 minutos. Rectique o tempero.

, es cozidos r a m a c e d s 800 g descascado s pelados, modos e t a m o t 8 tes e sem semen (em lata) s cortadas a l o b e c 2 s rodelas ico picado l s a b e d has 20 fol de azeite 4 ervilhas e d g 0 40 enta Sal e pim

310 kcal

Nutrio
E s t a r e c e i t a fo r n e c e protenas de excelente qualidade graas aos camares, para alm da vantagem de conterem pouca gordura. A cozedura na ActiFry permite aproveitar as qualidades gustativas dos camares e do baslico, adicionando p o u c a g o r d u ra . M a i s ainda, o tomate fornece licopeno, com propriedades antioxidantes, e as ervilhas glcidos complexos, para uma boa saciedade.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

80 | 81

216 kcal

[ Protenas: 11,2 g Lpidos: 9,3 g

Glcidos: 23,5 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
Os ovos so alimentos com propriedades nutricionais interessantes: protenas de boa qualidade, indispensveis ao funcionamento muscular, vitaminas A e E, zinco com propriedades antioxidantes e vitamina D para fixar o clcio nos ossos. As batatas fornecem glcidos complexos, excelentes para a saciedade.

Tortilhas mexidas
na ActiFry
20 minutos. a cebola e deixe cozer mais 2 Adicione 10 minutos. os ovos batidos e deixe cozer 3 Adicione 4 minutos. Tempere. Sirva as tortilhas mexidas num prato.

Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 34 min


as batatas aos cubos. Coloque-as na 1 Corte ActiFry. Deite o azeite e deixe cozer durante

ada s, descasc a t a t a b 4 e lavadas la 1 cebo 8 ovos de azeite 1 enta Sal e pim

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

Valores nutricionais por dose

82 | 83

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 20,7g Lpidos: 10 g Glcidos: 54,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Nutrio
Com a ActiFry, pode preparar fa c i l m e n t e u m a r r o z cantons perfeitamente equilibrado. Esta receita fornece, de facto, protenas de boa qualidade e glcidos complexos. No hesite em acompanh-lo com uma salada de alface temperada com leo de noz.

Arroz cantons
Para 6 pessoas Preparao 35 min Cozedura 20 min

hinesas, c s a h c i s l 3 sa os cubos a s a d a t r o c , es cozidos r a m a c 18 s descascado pa eres de so 5 colh as de ervilh oz cozido r r a e d 1 kg batidos 3 ovos s las picada 2 cebo soja de leo de 1 de gua 2 enta Sal e pim

Coloque na ActiFry a cebola com o leo e 1 faa-a suar durante 5 minutos. Adicione os cubos de salsichas e deixe cozer 2 durante 5 minutos. Adicione as ervilhas, os ovos e os camares. Prossiga a cozedura durante mais 5 minutos. Adicione o arroz cozido. Coloque um pouco de e 3 gua fria e deixe cozer mais 5 a 10 minutos. Rectique o tempero e sirva.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

398 kcal
84 | 85

284 kcal

Conselho: Poder substituir


o creme de cacau por cacau amargo em p ou por creme de chocolate de barrar

[ Protenas: 6,4 g Lpidos: 6,5 g

Glcidos: 31,4 g ] [ Sdio: 0,01 g ]

Nutrio
A folha de brick contm muito pouca gordura, um ingrediente excelente para fazer sobremesas folhadas leves. O creme de cacau contm uma quantidade interessante de avonides com propriedades antioxidantes.

Crepes miniatura de banana

com creme de cacau, na ActiFry


Para 6 pessoas Preparao 30 min Cozedura 15 min

bananas, iado maduras no demas u me de caca e r c e d 30 g de brick s a h l o f 9 batidos 2 ovos Molho: ro leite mag e d l c 10 % colate 70 o h c e d 0g
4 10

as bananas s rodelas com 1 cm de 1 Corte espessura. Corte as folhas de brick em 4. um pouco de creme de cacau no 2 Coloque centro da folha, coloque uma rodela de banana. Feche, baixando os dois lados opostos e depois os outros dois, e pincele com o ovo batido. Coloque os crepes na ActiFry, com o lado da emenda para baixo, e coza 10 minutos. cozem, aquea o leite e incorpore o 3 Enquanto chocolate. Mexa para homogeneizar o molho.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

Valores nutricionais por dose

86 | 87

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 2,3 g Lpidos: 8,8 g Glcidos: 38,6 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio

Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 30 min

Mas Golden, avels e pipocas


Coza 25 minutos.

Esta sobremesa base de mas e avels uma fonte interessante de glcidos complexos e de cidos gordos essenciais.

Descasque as mas e corte-as aos quartos 1 para lhes tirar as sementes, cortando-as depois em cubos de 1 cm de lado.

s Golden 6 ma e pipocas 30 g d as, ls inteir e v a e d 45 g sem casca o lquido l e m a r a c de

Coloque as mas na ActiFry e deite o 2 caramelo uniformemente sobre elas. Adicione as avels e as pipocas e prolongue 3a cozedura mais 5 minutos.

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VENS

226 kcal
88 | 89

Receitas para toda a famlia


Partilha e prazer

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 5,3 g Lpidos: 6,5 g Glcidos: 66,4 g ] [ Sdio: 0,03 g ]

Nutrio
Menos gordura, mas mais cor e mais sabor. A prova de que o equilbrio alimentar tem bom gosto!

Batatas fritas com paprica


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min
Corte as batatas em palitos de 1 cm de lado. 1 Lave-os em gua abundante, escorra e seque cuida cuidadosamente. Numa Num taa, misture o leo, o leo de avel e a 2 papr paprica. Coloque Coloq as batatas na ActiFry e deite a 3 mistu mistura, uniformemente, sobre elas. Deixe cozer 35 minutos.

, batatas s e lavadas e d g ada 1,5 k descasc de leo 1 de avel de leo 2 rica de pap 2

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

256 kcal
92 | 93

457 kcal

[ Protenas: 37,2 g Lpidos: 30,3 g Glcidos: 6,3 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
Os lpidos do borrego, adicionados aos do leo de avel, so maioritariamente cidos gordos que favorecem o bom funcionamento do sistema cardiovascular. A riqueza deste prato em lpidos torna-o numa receita a reservar para ocasies especiais.

Borrego
com avels
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min
Coloque o borrego na ActiFry, deite o leo e 1 coza 7 minutos. Tempere com sal e pimenta e adicione o copo 2 de gua e o copo de vinho branco. Deixe cozer 13 minutos. Adicione as avels, previamente torradas e 3 peladas.

rto go (qua ) e r r o b de ela 900 g dianteiro ou s melas la em cortado por 1 cm de 3 cm de avel o le e d as 2 s torrad l e v a e d 150 g ua o de g p o c anco 1 inho br v e d o 1 cop seco enta Sal e pim Molho: s 2 ovo es e 6 lim Sumo d

Molho de limo:
Bata os ovos e incorpore o sumo dos limes, 1 batendo. Adicione um pouco do suco de cozedura, 2 batendo energicamente.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

94 | 95

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 32 g Lpidos: 14,1 g Glcidos: 16,2 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

e nteiro d ia d o t r de qua do aos 900 g borrego, corta de 30 g e cerca cubos d o re picad ib g n e g e s 30 g d as preta n o it e z ea 60 g d em caroo, io s Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 30 min s ao me a d a t r o c s o d liza es crista os Pique namente as raspas dos limes depois 3 lim o picad lh a e d de lhes retirar a polpa. Dissolva a fcula de tes 3 den oentros c milho e o aafro em 15 cl de gua e vinho. e d o inh 1 ram dos da Coloque o leo, o gengibre, o alho e a cebola pica lsa pica a s e d o h na ActiFry, coza 5 minutos. Adicione a carne e in 1 ram p m e prolongue a cozedura mais 10 minutos. e ibr de geng m e o fr 2 Adicione o resto dos ingredientes e deixe s de aa p e s o d m 4 ue o cozer mais 10 a 15 minutos, ao seu gosto. a t n pla ilho m Tempere. e d la de fcu o ranc 2 vinho b e d l c Conselho: Polvilhe com as ervas 15 e de azeit aromticas quando servir. nta 2 e im p e Sal

Tajine de borrego
1 2 3

com limo cristalizado e azeitonas pretas

343 kcal

Nutrio
importante sublinhar que o borrego, apesar de fazer parte das carnes gordas, tem vantagens sob o ponto de vista nutricional: cidos gordos mega 9 que contribuem para reequilibrar o perfil lipdico, ferro, zinco, fsforo e vitaminas do grupo B. por isso, para aproveitar estas vantagens, que lhe aconselhamos que escolha p a ra e s ta r e c e i ta u m pedao magro, como o quarto dianteiro a que retira a gordura. Acompanhado de legumes cozidos ao vapor, este prato muito perfumado pode integrarse perfeitamente numa alimentao equilibrada.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

96 | 97

338 kcal

[ Protenas: 31,9 g Lpidos: 12,2 g Glcidos: 26 g ] [ Sdio: 0,8 g ]

Nutrio
Esta receita alia perfeitamente as protenas animais da carne de vaca e as protenas vegetais do feijo encarnado; estas ltimas so necessrias ao bom funcionamento m u s c u l a r . E s t e p ra t o fornece tambm bras para uma boa digesto e ainda o licopeno com propriedades antioxidantes juntamente com os tomates.

Carne de vaca com feijo


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 14 min
a gordura carne e corte-a em tiras 1 Retire nas. Coloque o azeite e a cebola na ActiFry e coza 5 minutos. Adicione a carne e continue a cozedura mais 5 minutos. o tomate e o seu suco, o caldo, o 2 Adicione tomilho e o feijo e coza durante 4 minutos. Tempere com pimenta preta.

ro ife mag b e d 750 g e da de azeit de, pica n 1 a r g ola 1 ceb ate de tom s (lata) g 0 0 o 6 em cub e de carn o ld a c de or 30 cl ilho em m o t e d do 1 encarna corrido o ij e f e s e d 600 g (lata), lavado e enta Sal e pim

Conselho: Sirva com tortilhas ou nachos.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

98 | 99

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 21,6 g Lpidos: 12 g Glcidos: 6,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Nutrio
Acompanhado de massas, arroz ou polenta, este molho rico em protenas e em legumes constitui um prato completo, equilibrado do ponto de vista nutricional, que pode ser completado por um lacticnio e uma pea de fruta.

Molho bolonhesa
Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 50 min

Aquea Aque o azeite na ActiFry e ponha a cebola 1a coz durante 5 minutos. Adicione a carne cozer

ada vaca pic e d e n r de ca a) 600 g (5% de gordur da ola pica 1 ceb to inho tin v e d o l 10 c te pelad a m o t de 450 g e de azeit 3 enta Sal e pim

picad picada, tempere e deixe cozer 10 minutos. Regue Regu com o vinho tinto e prossiga a 2 cozed cozedura durante mais 5 minutos. Adicione Adici o tomate pelado, misture e deixe 3 cozer durante 30 minutos.

Conselho: Sirva com macarro.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

226 kcal
100 | 101

337 kcal

[ Protenas: 30,9 g

Lpidos: 16,4 g

Glcidos: 8 g ] [ Sdio: 0,07 g ]

Nutrio
O coelho uma carne particularmente interessante do ponto de vista nutricional: pobre e m g o r d u ra , fo r n e c e ferro e vitamina B12, antianmicamas tambm protenas teis para o bom funcionamento muscular.

Coelho com limo e tomilho


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 25 min
a cebola com 2 colheres de azeite 1 Coza durante 5 minutos. depois, os pedaos de coelho com 2 Adicione, o resto do azeite, o tomilho, o vinho branco seco, o sumo de limo e 1 copo de gua. Tempere e deixe cozer 20 minutos. No nal da cozedura, polvilhe com salsa 3 picada e a or do tomilho.

o de de lombcortado em g 0 0 9 coelho, hos pedacin e de azeit s, 4 grande las s la o b 2 ce das s rode corta nas es e 4 lim Sumo d anco inho br v e d s o 2 cop seco ua o de g 1 cop de salsa o h in m ilho 1 ra s de tom o h in m 2 ra o fresc nca nta bra e im p e Sal

Conselho: Sirva com batatas cozidas


ao vapor.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

102 | 103

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 27,7 g Lpidos: 11,7 g Glcidos: 7 g ] [ Sdio: 0,06 g ]

Nutrio

Coelho com malagueta de Espelette


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min

O coelho uma carne particularmente interessante do ponto de vista nutricional: pobre e m g o r d u ra , fo r n e c e ferro e vitamina B12, antianmica, mas tambm protenas teis para o bom funcionamento muscular.

kg, o de 1,5 edacinhos lh e o c 1 em p cortado rmelho ento ve im p 1 co ho bran in v e dos d 15 cl lho pica a e d s te 2 den da ola pica 1 ceb e tte de azeit e Espele d 2 a t e u malag enta Sal e pim

Aquea Aque o azeite na ActiFry antes de meter o 1 coelh coelho temperado e coza durante 5 minutos Adicione Adici o pimento, o alho, a cebola e a 2 mala malagueta de Espelette. Prossiga a cozedura dura durante mais 15 minutos. Molhe Molh com o vinho branco e adicione 3 25 m minutos de cozedura. Recti Rectique o tempero.

ECR EITA S PA RA A FAMLIA TODA A R EC EITA SR PA A TODA

266 kcal
104 | 105

302 kcal

[ Protenas: 31,9 g Lpidos: 12,9 g Glcidos: 3,8 g ] [ Sdio: 0,08 g ]

Nutrio
Esta receita rica e m p r o te n a s d e b o a qualidade. Mais ainda, o azeite fornece cidos gordos monoinsaturados q u e c o n t r i b u e m p a ra o bom funcionamento cardiovascular.

Carne de porco
durante 15 minutos.

alentejana
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min
o azeite e a cebola na ActiFry e deixe 1 Coloque alourar durante 5 minutos. a carne, o sal, a pimenta e a paprica. 2 Adicione Regue com o vinho branco e deixe cozer

, e porco d e n r a bos de c 900 g cortada em cu da ola pica 1 ceb o o branc h in v e d 30 cl e de azeit 3 a gosto Paprica enta Sal e pim

Conselho: Sirva com batatas fritas


preparadas na ActiFry.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

106 | 107

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 12,4 g Lpidos: 27,4 g Glcidos: 29 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
A morcela branca composta por carne, miolo de po e leite, sendo pois um alimento perfeitamente completo que fornece maioritariamente protenas, mas tambm alguns glcidos complexos e clcio. A morcela preta rica em ferro hemnico (o ferro melhor assimilado p e l o h o m e m ) . O te o r em lpidos desta receita t o r n a - a n u m p ra t o a consumir ocasionalmente.

Morcela branca com mas


Molho de morcela preta
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 20 a 25 min

Corte as morcelas brancas s rodelas com 1 Cor 1c cm de espessura. Lave as mas e retire

as s branc la e c r o 6 m s 4 ma de avel de leo enta Sal e pim Molho: ta cela pre 0 g) r o m 1 e 10 (cerca d ves ldo de a a c e d 10 cl

os caroos c antes de as cortar em pequenos cub cubos de 0,5 cm. Coloque Col as mas e o leo de avel na 2 Act ActiFry e deixe cozer 5 minutos. Adicione a morcela m e coza mais 15 a 20 minutos. Tem Tempere. Em paralelo, retire a pele morcela preta, 3 mis misture-a com o caldo de aves e aquea num pequeno tacho.

403 kcal

Conselho: Acompanhe com uma salada


de alface levemente temperada.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

108 | 109

226 kcal

[ Protenas: 28 g

Lpidos: 7 g

Glcidos: 14 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
O termo Kebab traz-nos normalmente mente um prato muito rico em gorduras. Nesta verso da receita, a opo por bife do lombo e a fraca quantidade de leo utilizado tornamno um prato perfeitamente equilibrado e leve.

Kebab na ActiFry
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 27 min
o bife do lombo em cubos e misture 1 Corte com o limo, os cominhos e o colorau. alourar o alho e a cebola com o azeite 2 Deixe durante 5 minutos. Adicione depois os pedaos de carne e deixe cozer durante mais 15 minutos. o pur de tomate e deixe cozer mais 3 Adicione 7 minutos. Sirva quente.

mbo ife do lo b e d limes 750 g 2 e d o Sum p rau em lo o c e d ate 2 de tom r u p os e d o picad 50 cl lh a e d tes 2 den da ola pica b e c 1 e de azeit os 1 cominh e d g 25 Sal

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

110 | 111

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 31,8 g Lpidos: 15,5 g Glcidos: 9,3 g ] [ Sdio: 0,8 g ]

Nutrio

Tiras de vitela com azeitonas


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 30 min

Esta receita alia as protenas de boa qualidade da vitela, para os msculos, e cidos gordos essenciais para o bom funcionamento cardiovascular.

itela, ife de v iras b e d 900 g cortado s t ) or 3 cm (1 cm p a e farinh 30 g d branca, la o b e c de 250 g picada e de azeit ela 4 o de vit ld a c e d alsa 50 cl eia de s h c o 1 m da pica eitonas 20 az enta Sal e pim

Aloure Alour a cebola 5 minutos na ActiFry, 1 com o leo. Adicione Adici o caldo de vitela e as azeitonas e 2 coza 5 minutos. Numa Num tigela misture a vitela e a farinha e 3 temp tempere. Deite tudo na ActiFry e coza 20 m minutos.

Conselho: Sirva com massa fresca.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

307 kcal
112 | 113

295 kcal

[ Protenas: 31 g Lpidos: 11,3 g Glcidos: 16,1 g ] [ Sdio: 0,5 g ]

Nutrio
As gorduras das aves so gorduras boas porque s o m a i o r i ta r i a m e n te mono e polinsaturadas, contribuindo para o b o m fu n c i o n a m e n t o cardiovascular. Mais ainda, o anans possui uma imensa diversidade mineral e vitamnica.

Frango com anans


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 18 min
recipiente, envolva as tiras de frango 1 Num numa mistura de fcula, sal e pimenta. Coloque-as na ActiFry, deite o leo e deixe cozer 8 minutos. a ActiFry, adicione o gengibre, 2 Desligue o caril e o anans, misture e deixe macerar 5 minutos. Alongue, depois, com o molho de soja e a gua. Adicione uma colher de sopa de fcula diluda no sumo de anans.

frango, e d o it de pe as 900 g cortado em tir s estreita or 3 cm) p (1 cm ns, de ana em cubos g 0 0 4 cortado ja o de so lh o m e d ns 3 de ana o m u s de 3 la de fcu pa 5 , 1 er de so lh o c 1 + ibre de geng 1 de caril 1 de leo ua 3 s de g o p o c 2 enta Sal e pim

3 Volte a cozer mais 5 minutos.


Conselho: Sirva com arroz basmati
perfumado ou arroz selvagem.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

114 | 115

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 23,3 g Lpidos: 7,8 g Glcidos: 13,8 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Nutrio

Jardineira de frango
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min

O frango uma carne de baixo teor em gordura e que fornece protenas de boa qualidade. Estas so completadas pelas protenas vegetais fornecidas pelas ervilhas.

Ponha Ponh o azeite e o frango a cozerem na 1 ActiF ActiFry durante 5 minutos. Adicione a cebola

frango, s tiras e d g le e 600 sem pe has de ervil as 300 g ultracongelad s enoura das c e d 300 g ultracongela da ola pica b e c 1 entrado de conc te diludo a 2 de tom l de gua c em 20 e de azeit 2 enta Sal e pim

e d mais 5 minutos de cozedura. Adicione Adici as ervilhas, as cenouras e o molho 2 de to tomate. Coza mais 10 minutos. Temp Tempere com sal e pimenta.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

220 kcal
116 | 117

341 kcal

[ Protenas: 42 g Lpidos: 13,7 g Glcidos: 11,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Nutrio
As gambas tm muito poucas calorias e fornecem essencialmente calorias de boa qualidade, indispensveis ao bom funcionamento muscular, e vitaminas do grupo B.

Gambas Provenal
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 15 min
marinar as gambas durante 15 minutos 1 Faa com o alho, a cebola, a salsa e o azeite.

cruas, ambas g e d 1,2 kg descascadas s s cortada s la o b e 2 c nas os rodelas o picad lh a e d tes 6 den salsa inho de m a r 1 picada e de azeit 5 es 2 lim enta Sal e pim

Tempere a marinada. as gambas e a marinada na ActiFry 2 Deite durante 15 minutos. Quando as gambas tiverem um belo tom alaranjado, esto prontas.

3 Sirva com quartos de limo.


Conselho: Poder ser til colocar lava
dedos: tacinhas de gua morna com limo.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

118 | 119

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 15,5 g Lpidos: 2,9 g Glcidos: 9,8 g Sdio: 0,4 g ]

Nutrio
O mexilho uma e x c e l e n t e fo n t e d e protenas e contm cidos gordos mega 3, protectores do sistema cardiovascular. Mais ainda, uma mina de n u t r i e n te s e s s e n c i a i s : f s fo r o , fe r r o , z i n c o , selnio, cobre, vitaminas B1, B2, B12, B3, B9. O tomate contm licopeno, um pigmento vermelho com propriedades antioxidantes. Acompanhada de uma pequena poro de arroz e de um o de azeite, esta receita dar um prato perfeitamente equilibrado.

Mexilhes marinados com tomates cereja


e baslico
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 29 min

s exilhe m e d 3 kg cereja omates t e d da 600 g ola pica 1 ceb o o branc h in v e d 30 cl lho tes de a o 3 den anjeric m e d o inh 1 ram enta Sal e pim

Limpe os mexilhes e os tomates cereja. Limp 1 Os m mexilhes sero cozidos em trs vezes. Coza na ActiFry a cebola, os tomates cereja, 2o alh alho e o vinho branco, durante 8 minutos. Adici Adicione os mexilhes, o sal e a pimenta e coza 7 min minutos. Retire a primeira dose de mexilhes e polvilhe-os Retir 3 com manjerico. Devem comer-se de imediato, enqu enquanto prepara as outras fornadas.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

166 kcal
120 | 121

117 kcal

[ Protenas: 2,9 g

Lpidos: 6,4 g

Glcidos: 9,6 g Sdio: 0,01 g ]

Nutrio
Esta receita ideal para acompanhar carne ou peixe assado. Rica em legumes, mas sobretudo em vitaminas e minerais. E estas vantagens so completas pelo bom contributo em antioxidantes do azeite.

Salteado mediterrnico de legumes


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 30 min
as curgetes e a beringela em cubos. 1 Corte Corte os cogumelos aos quartos. Corte os pimentos em tiras nas. a beringela, as curgetes, os pimentos 2 Coloque e os cogumelos na ActiFry. Deite o azeite e deixe cozer durante 15 minutos. o alho e a salsa. Ligue-os com 3 Esmague o vinho branco. Tempere e prolongue a cozedura mais 15 minutos.

etes 2 curg los ogume c e d 200 g gela 1 berin rmelho ento ve im p rde ento ve pim o o branc h in v e d o 15 cl s de alh e t n e d de dos 3 esmaga os) raminh s n u ( a Sals e de azeit 3 enta Sal e pim

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

122 | 123

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 22,3 g Lpidos: 16,8 g Glcidos: 63,2 g ] [ Sdio: 1,9 g ]

Nutrio
Os glcidos complexos (de absoro lenta) do arroz levam a uma libertao progressiva de energia, evitando assim os petiscos e n t r e a s r e fe i e s . A quantidade de parmeso contribui para satisfazer as suas necessidades em clcio para a solidez ssea. O teor em protenas vegetais interessantes do arroz especial risotto e do parmeso tornam esta receita ideal para o jantar.

Risotto de tomates
ial z espec o r r a e d 300 g risotto anteiga m e d 40 g o armes p e d mes 210 g de legu o ld a c de dos, 80 cl ristaliza c s e t a 18 tom cubos aos ) quenas e p ( s la o 8 ceb das a ic p enta Sal e pim

cristalizados e cebola
Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 30 min
coze cozedura.

Aquea Aqu a manteiga 3 minutos na ActiFry e 1 colo coloque o arroz, adicionando 2 minutos de Adic o caldo e coza 25 minutos. 2 Adicione No nal da cozedura, adicione o parmeso, 3 os to tomates e as cebolas e tempere.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

481 kcal
124 | 125

478 kcal

[ Protenas: 31 g Lpidos: 15,7 g Glcidos: 44,9 g ] [ Sdio: 1,3 g ]

Nutrio
Este risotto um prato equilibrado e completo. Fornece protenas de boa qualidade para os msculos e ainda iodo e glcidos complexos para uma boa saciedade. Ser idealmente acompanhado de uma entrada de legumes crs e de uma pea de fruta, para completar o contributo em vitaminas e bras.

Risotto com caril


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 32 min
a manteiga na ActiFry, adicione a 1 Derreta cebola e deixe cozer 5 minutos. Adicione o arroz e o caril, deixe apurar 2 minutos, deite o vinho branco e deixe reduzir at secar. o caldo e coza 25 minutos. Adicione, 2 Adicione depois, o parmeso, os camares e os coentros. Tempere a gosto. No nal da cozedura, o risotto dever estar 3 untuoso.

cru e arroz d g 0 icada 30 ebola p c e d os, 100 g es cozid r a m a 36 c cascados des caril 3 g de eiga e mant co 30 g d ho bran in v e d tros, 20 cl de coen o h in 1 ram do pica o o ralad s e m r de pa es 210 g o de av ld a c e l d

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

126 | 127

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 24,2 g Lpidos: 15,9 g Glcidos: 28 g ] [ Sdio: 0,6 g ]

Tofu espanhola na ActiFry


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 35 min
Ponha a cozer na ActiFry a cebola e os 1 pimentos, durante 10 minutos. Adicione depois o chourio e coza 10 minutos; 2 depois o concentrado de tomate, o tomate triturado e as azeitonas. Prolongue a cozedura mais 5 minutos. Escorra o tofu, corte-o em cubos de 1 cm 3e adicione ActiFry, cozendo 5 minutos. Incorpore o arroz e deixe cozer mais 45 minutos. Tempere a gosto.

ear tofu (lin iolgicos) e d g sb 750 produto s imento u p e d 450 g (aos cubos o os) ngelad ultraco o triturad e t a m o de t mati 375 g rroz bas a e d 300 g cozido o, chouri nas e d g s 40 em fatia tas, nas pre o it e z a e 40 g d em caroo s de entrado de conc 1 tomate da de pica n a r g ola 1 ceb enta Sal e pim

328 kcal

Nutrio
Ao contrrio da maioria das protenas vegetais, a s p r o t e n a s d a s oj a presentes no tofu tm um excelente valor biolgico, ou seja, contm todos os aminocidos de que o nosso corpo necessita: no h risco de carncias com esta paelha vegetariana perfeitamente equilibrada! Os pimentos e o tomate fornecem vitamina C, avonides e carotenides com propriedades antioxidantes. Finalmente, o arroz basmati fornece glcidos complexos que permitem aumentar o efeito de saciedade e aguentar at refeio seguinte sem desejos.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

128 | 129

155 kcal

[ Protenas: 6,8 g Lpidos: 10,1 g Glcidos: 11,7 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Uma maneira original de redescobrir o feijo verde. Beneficiar, assim, dos seus numerosos benefcios nutricionais enquanto saboreia sabores novos: vitamina A com propriedades antioxidantes, C para a vitalidade e B9 que tem um papel importante na imunidade. Sem esquecer as virtudes digestivas da salva.

Feijo verde estufado com salva fresca


e amndoas
pimenta a gosto.

Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 20 min


o leo na ActiFry e coza o feijo verde 1 Deite cerca de 10 minutos com a gua e a salva. depois as amndoas e as natas. 2 Adicione Coza mais 10 minutos. Tempere com sal e

m o erde se v o ij e de f iras 900 g oas inte d n m de a 100 g ou em lascas lva o de sa h in m a r ca, picada fres lquidas s a t a n de 15 cl light de leo 1 de gua 15 cl enta Sal e pim

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

130 | 131

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 4,8 g Lpidos: 9,3 g Glcidos: 21,1 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Nutrio

Guarnio de legumes
italiana
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 40 min

em rtadas o c , s la ge 2 berin s pequenos o no, cub muito e d r e v o de feij daos 400 g cortado em pe relos os ama dos, sem t n e im 3 p lhados, pela s ira (gre s), em t e o t n e m se manesc o R e v u uena co 1 peq ontas) (as p adas las cort as o b e c 2 las n dos s rode esmaga o lh a e tes d sem 2 den s pretas s pedaos a n o it e de az as ao 150 g caroo, cortad e de azeit s de folha 3 s o h in 2 ram anjerico de m enta Sal e pim

Esta guarnio de legumes italiana um prato que se inscreve perfeitamente no conceito cretense e que permite completar uma refeio equilibrada. Fo r n e c e - l h e u m a d a s cinco pores de fruta e de legumes que se recomenda consumir diariamente. A quantidade de fibras e de vitaminas revela ser particularmente interessante.

Coloque a cebola, as beringelas, 1 Coloq os pimentos pim e o azeite na ActiFry. Deixe cozer durante 10 minutos. Adicione o feijo, a couve e o alho 2 Adici esma esmagado. Tempere e regue com dois copo copos de gua. Continue a cozedura mais 30 m minutos. Incorpore as azeitonas e o manjerico. 3 Incor Temp Tempere com sal e pimenta.

Conselho: Sirva com tagliatelli


fresco.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

173 kcal
132 | 133

297 kcal

Nutrio
A batata-doce est pouco representada na nossa cultura culinria e uma pena! Tal como a beterraba e a a b b o ra - m e n i n a , contm numerosos pigmentos antioxidantes que contribuem p a ra a p r eve n o d o envelhecimento celular. Estes legumes contm ta m b m q u a n t i d a d e s importantes de fibras alimentares que contribuem para o bom funcionamento intestinal e para a regulao da taxa de colesterol. O azeite, por sua vez, fornece vitamina E antioxidante e ainda cidos gordos mega 9, protectores do sistema cardiovascular.

[ Protenas: 6,4 g

Lpidos: 6,5 g

Glcidos: 57,1 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Prensado de legumes ralados,


limo e cebolinho
Para 6 pessoas Preparao 30 min Cozedura 30 min para cada legume
uma colher de azeite s batatas 1 Adicione raladas, outra abbora-menina e mais uma

as as ralad t a t a b de doces 750 g atatasb e d 750 g raladas a a-menin r o b b de a 570 g ralada as as cozid b a r r e t de be 250 g e raladas 1 limo e d o m Su linho de cebo o h in 1 ram o fresc e de azeit 3 enta Sal e pim

s batatas-doces raladas. Tempere os vrios vegetais ralados. Coloque as batatas raladas na ActiFry, coza 30 minutos. as batatas raladas e coloque as 2 Retire batatas-doces raladas. Termine com a cozedura da abbora-menina ralada. os legumes em camadas numa 3 Disponha forma para bolo rectangular e termine com o cebolinho e o sumo de limo. Envolva em pelcula aderente e deixe repousar 12 horas no frigorco, com um peso por cima.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

134 | 135

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 3,3 g Lpidos: 8,6 g Glcidos: 17,4 g ] [ Sdio: 0,01 g ]

Nutrio

Ratatouille
Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 30 min

Esta receita que cheira a sol uma mina de vitaminas, sobretudo de vitamina C p a ra a v i ta l i d a d e , d e antioxidantes como o licopeno e de fibras. O azeite fornece cidos gordos monoinsaturados q u e c o n t r i b u e m p a ra o bom funcionamento cardiovascular.

da ola pica b e c 1 ndes ates gra cubos m o t 3 s em cortado as de tomates ou 2 lat os triturad gelas, 2 berin ubos de 2 cm em c etes, 2 curg ubos de 2 cm em c erdes, entos v e 2 cm im p 2 os d em cub lhos, s verme m o t n e 2 pim ubos de 2 c dos em c lho pica a e d s te 5 den e de azeit ho e tomil 4 d r o e Sal

Deite Dei o azeite na ActiFry e deixe aquecer 1 dur durante 1 minuto. Coza a cebola e os pim pimentos durante 5 minutos. Adicione Adi as beringelas, as curgetes e o alho. 2 Con Continue a cozedura durante mais 15 minutos. Termine Term com os tomates, 10 minutos de 3 coz cozedura. Tempere a ratatouille e coloque um pou pouco de or de tomilho.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

147 kcal
136 | 137

154 kcal

[ Protenas: 1,4 g

Lpidos: 0,4 g

Glcidos: 38,7 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
As nectarinas possuem propriedades refrescantes, graas ao seu teor em gua. Mais ainda, so uma fonte interessante de vitamina C para a vitalidade e boa imunidade e so muito ricas em provitamina A para a proteco da pele.

Nectarinas com lavanda


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 7 min
Mergulhe as nectarinas 30 segundos em 1 gua a ferver e arrefea-as imediatamente. Descasque-as e corte-as em gomos. Aquea o caramelo na ActiFry durante 24 minutos. Adicione os gomos de nectarina e prolongue a cozedura mais 3 minutos.

, aduras tarinas 6 nec demasiado m no o lo lquid e m a r a de c nda 150 g de lava s p 6

3 Polvilhe com a lavanda no nal da cozedura.


Conselho: Sirva quente, com gelado
de baunilha ou de amndoa.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

138 | 139

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 2,2 g Lpidos: 7 g Glcidos: 12,9 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Esta sobremesa deliciosa pouco energtica, mas continua a ser apetitosa.

Damascos com amndoas


Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 5 min
Coloque Coloq a manteiga e o acar cristalizado 1 na Ac ActiFry, regue com gua. Aquea a mistura

udos os carn o c s a m a 12 d o demasiad en s maduro teiras doas in n m a e 40 g d u em lascas o o o de lim m u s e d 1 anteiga m e d zado 35 g r cristali a c a e 35 g d sopa eres de lh o c 6 de gua

at obter o um sumo espesso. Adicione o sumo de lim limo. Quando Quan a mistura estiver a ferver, coloque os 2 dama damascos, com a parte cortada para baixo. Deixe cozer 2 a 3 minutos e depois vire-os e deixe dei cozer novamente 1 a 2 minutos, adici adicionando as amndoas.

Conselho: Para os mais gulosos,


adicione uma gota de aguardente no nal da cozedura.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

116 kcal
140 | 141

284 kcal

Nutrio
Uma nota de gulocice graas a este crumble delicioso, que contribui para satisfazer as suas necessidades em fibras, para uma boa digesto, de glcidos complexos para a saciedade e tambm de betacaroteno com propriedades antioxidantes.

[ Protenas: 2,9 g

Lpidos: 8,4 g

Glcidos: 53,1 g ] [ Sdio: 0 g ]

Crumble de ma e manga
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 15 + 20 min
Coloque as mas com o mel na ActiFry e 1 coza durante 15 minutos. Adicione a manga, o gengibre e a hortel e 2 deixe cozer 5 minutos. Sirva num copo: coloque o pur de frutos 3 vermelhos no fundo do copo, coloque a fruta por cima e polvilhe um pouco de Crumble sobre a fruta.

as e scascad s e d s 5 ma das em cubo corta ura, ga mad cubos n a m 1 em cortada de mel o, re fresc ib g n e do de g nte pica e m a n a, l fresc a e t r o h d de nte pica name s em p l e v a e d al) 1 (opcion frutos r Pur de os, sem aca vermelh ngelado) (ultraco le: Crumb o a r a P ha de farin g 0 , 0 1 anteiga ambiente m e d 50 g emperatura t r e aca d g 0 5

Para o Crumble:
Misture a farinha e o acar numa tigela, 1 adicione a manteiga e misture com a ponta dos dedos (a pasta deve continuar esmigalhada). Coloque o preparado na ActiFry e deixe cozer 2 15 minutos at que o Crumble que dourado. Guarde numa tigela.

Conselho: se a manga no estiver bem


madura, ponha-a a cozer ao mesmo tempo que as mas.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

142 | 143

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 1,3 g Lpidos: 4,5 g Glcidos: 42,6 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio

Ma com banana, lima e coentros, na ActiFry


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 15 min

Esta sobremesa permitelhe completar as necessidades de vitaminas e minerais dirios.

se cascada de s e d s s 6 ma das em cubo a t r o c s 2 cm cascada s s e d s a an ela 4 ban rtadas em rod o ec de 2 cm eiga e mant d g 0 3 picada A raspa as s, de 4 lim coentro e d o h in 1 ram do a ic p ar de ac 2

Numa tigela, misture as mas e o acar. 1 Coloque a mistura na ActiFry depois de ter feito derreter a manteiga e deixe cozer durante 10 minutos. Adicione as bananas e prolongue a cozedura 2 mais 5 minutos. Adicione a raspa das limas e os coentros no 3 nal da cozedura.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

199 kcal
144 | 145

251 kcal

[ Protenas: 2,2 g

Lpidos: 9,6 g

Glcidos: 4 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Es ta s o b r e m e s a , u m a mistura de fruta fresca e frutos secos, fornece vitaminas, minerais e bras, bem como cidos gordos essenciais que contribuem para o bom funcionamento cardiovascular.

mas e de peras com nozes


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min
a fruta a marinar no leo e na canela 1 Ponha durante 30 minutos. a fruta e a marinada a cozer na ActiFry 2 Ponha durante 10 minutos. Adicione o sumo de ma, as nozes e as passas e deixe cozer mais 10 minutos.

Quartos de

ny s Gran se 3 ma h, descascada os Smit s em quart cortada as e scascad rtos e d s a r 3 pe das em qua corta s de noze 100 g de noz de leo 2 o de ma de sum 2 la em p e n a c e d 1 s e passa 50 g d

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

146 | 147

Valores nutricionais por dose


[ Protenas: 1,8 g Lpidos: 4,5 g Glcidos: 30,2 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Esta sobremesa, muito fresca, fornece vitaminas em quantidades interessantes, sobretudo A e C, mas tambm bras.

Sopa de pssego
com hortel fresca e xarope de rom
Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 20 min

Mergulhe Merg os pssegos 20 segundos em gua 1a ferv ferver e, logo a seguir, em gua gelada.

ancos egos br s s p gua 12 caf de a e d r e 1 colh or de laranjeir de m pe de ro o r a x e d 10 cl e de azeit ut 2 el hano s em p z a R e d ominho 1 ou de c de s folhas a m u lg A fresca hortel

Desc Descasque-os e corte-os em quartos. Coloque Coloq na ActiFry a gua de or de 2 laran laranjeira, o xarope de rom, o azeite e a esp especiaria que escolheu. Adicione Adici os quartos de pssego e deixe cozer 3 20 m minutos.

Conselho: Sirva muito fresco,


acompanhado de folhas de hortel e de uma bola de gelado.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

158 kcal
148 | 149

174 kcal

[ Protenas: 1 g

Lpidos: 0,4 g

Glcidos: 46,3 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Graas presena do anans e da manga, esta sobremesa permite completar as necessidades de fibras para uma boa digesto, e de vitaminas, como a vitamina C para a vitalidade e a vitamina A para a beleza da pele. O teor em vitamina C do anans torna-se mais interessante porque esta vitamina frgil, que se oxida luz, est protegida pela pele espessa do fruto at este ser aberto.

Anans e mangas assadas


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min
Corte a coroa e a parte inferior do anans. 1 Retire a casca, corte-o em 8, retire o centro e corte-o em pequenos cubos de 1 cm. Corte as m mangas com a mesma grossura do anans. C Coloque os pedaos de manga na ActiFry 2e deite 2 colheres de mel. D Deixe cozer 10 minutos. A Adicione o anans com o resto do mel, 3o sumo de limo e a canela. C Coza mais 10 minutos.

ns s 1 ana ascada c s e d s ga es 2 man e 2 lim d o m u Os p de mel nela em a c e d da 1 pita

Conselho: Sirva morno com uma bola de


gelado de baunilha.

R EC EITA S PA R A TODA A FAMLIA

Valores nutricionais por dose

150 | 151

Tempos de
Batatas
TIPO Batatas fritas de tamanho normal 10 mm x 10 mm Batatas fritas congeladas Frescas QUANTIDADE 1500 g 1000 g 750 g 500 g 250 g 1200 g 750 g ADIO 1 c. de leo c. de leo c. de leo c. de leo c. de leo Sem Sem TEMPO DE COZEDURA 45 min 38 min 32 min 26 min 22 min 40 min 27 min

Congeladas

c. = colher ActiFry

Carnes Aves
Nuggets de frango Pernas de frango Coxas de frango Peito de frango Nems Vitela enrolada Costeletas de porco Bifana Lombos de coelho Carne picada Almndegas de carne TIPO QUANTIDADE Frescos 1200 g Ultracongelados 1200 g Frescas 9 Frescas 3 9 peitos (cerca de 1200 g) Fresco Fresco 12 pequenos Fresca 9 Frescas 6 Fresco 9 Frescos 9 Fresca 900 g Ultracongelada 600 g Ultracongeladas 1200 g ADIO TEMPO DE COZEDURA Sem 20 min Sem 20 min Sem 30 min Sem 35 min Sem 25 min 1 c. de leo 12 min 1 c. de leo 25 min 1 c. de leo 20 min 1 c. de leo 15 min 1 c. de leo 20 min 1 c. de leo 15min 1 c. de leo 15 min 1 c. de leo 29 min

cozedura
Peixe - Crustceos
Calamares Camares Gambas TIPO Ultracongelados Cozidos Ultracongeladas QUANTIDADE 500 g 600 g 450 g ADIO Sem Sem Sem TEMPO DE COZEDURA 14 min 8 min 10 min

Legumes
Curgetes Pimentos Cogumelos Tomates Cebolas TIPO QUANTIDADE ADIO TEMPO DE COZEDURA Frescas, s tiras 1200 g 1 c. de leo + 15 cl de gua 30 min Frescos, s tiras 1000 g 1 c. de leo + 25 cl de gua 25 min Frescos, aos quartos 1000 g 1 c. de leo 20 min Frescos, aos quartos 1000 g 1 c. de leo 20 min Frescas, s rodelas 750 g 1 c. de leo 30 min

Preparados ultracongelados
Ratatouille Fritada de massas e peixe Fritada camponesa Fritada saboiana Massas carbonara Paelha Arroz cantons Chili com carne TIPO Ultracongelada Ultracongelada Ultracongelada Ultracongelada Ultracongeladas Ultracongelada Ultracongelada Ultracongelada QUANTIDADE 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g ADIO Sem Sem Sem Sem Sem Sem Sem Sem TEMPO DE COZEDURA 32 min 22 min 30 min 25 min 20 min 20 min 20 min 15 min

Sobremesas
TIPO QUANTIDADE ADIO TEMPO DE COZEDURA s rodelas 700 g (7 bananas) 1 c. de leo + 1 c. de acar amarelo 6 min Bananas Em folha de alumnio 3 bananas Sem 20 min 1 c. de leo + 2 c. de acar 15 min Cerejas Inteiras 1500 g 2 c. de acar 7 min Morangos Cortados em quartos 1500 g 1 c. de leo + 2 c. de acar 12 min Mas Cortadas ao meio 5 Peras Cortadas em pedaos 1500 g 2 c. de acar 12 min 2 c. de acar 17 min Anans Cortado em pedaos 2

TEMPOS DE COZEDURA

152 | 153

Receitas por
CRIANAS
Almndegas de carne fritas . . . . . . . 44 As autnticas batatas fritas . . . . . . . 28 Batatas com cogumelos. . . . . . . . . . . 35 Batatas fritas com amndoas . . . . . 31 Batatas fritas com amendoins e bacon . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 Batatas novas, alho sem descascar, tomates em azeite e azeitonas . . . . 39 Batatas Sarladaises . . . . . . . . . . . . . 36 Croquetes de peixe-espada com baslico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48 Curgetes com molho de iogurte . . . 52 Escalopes vienenses. . . . . . . . . . . . . . . 40 Feijo encarnado com molho de tomate . . . . . . . . . . . . 51 Halva com smola . . . . . . . . . . . . . . . . 55 Mas com canela . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Petingas com molho trtaro . . . . . . . 47 Shawarma de frango. . . . . . . . . . . . . . 43

JOVENS
Arroz cantons. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84 Batatas fritas com caril . . . . . . . . . . . . 60 Batatas fritas Tex-Mex . . . . . . . . . . . . 63 Camares crioula muito picantes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79 Camares Romana . . . . . . . . . . . . . . 80 Coxas de galinha com especiarias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 Crepes miniatura de banana com creme de cacau, na ActiFry . . . 87 Croquetes de vitela com natas. . . . . 68 Frango com cogumelos e estrago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 Mas Golden, avels e pipocas . . . 88 Pernas de frango com alho . . . . . . . . 76 Strogonoff devitela. . . . . . . . . . . . . . . 64 Tiras de peru com trs pimentos . . . 71 Tiras de porco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67 Tortilhas mexidas na ActiFry . . . . . . . 83

captulos
FAMLIA
Anans e mangas assadas . . . . . . . 151 Batatas fritas com paprica . . . . . . . . 92 Borrego dourado com avels . . . . . . 95 Carne de porco alentejana . . . . . 107 Carne de vaca com feijo . . . . . . . . . 99 Coelho com limo e tomilho . . . . . . 103 Coelho com pimento de Espelette . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Crumble de ma e manga. . . . . . . 143 Damascos com amndoas . . . . . . . 140 Feijo verde estufado com salva fresca e amndoas . . . . 131 Frango com anans . . . . . . . . . . . . . . 115 Gambas Provenal . . . . . . . . . . . . . 119 Guarnio de legumes italiana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132 Jardineira de frango. . . . . . . . . . . . . . 116 Kebab na ActiFry . . . . . . . . . . . . . . . . 111 Ma com banana, limo verde e coentros, na ActiFry . . . . . . . . . . . . 144 Mexilhes marinados com tomates cereja e baslico . . . . 120 Molho bolonhesa . . . . . . . . . . . . . . 100 Morcela branca com mas, molho de morcela preta . . . . . . . . . . 108 Nectarinas com lavanda . . . . . . . . . 139 Prensado de legumes ralados, limo e cebolinho . . . . . . . . . . . . . . . . 135 Quartos de mas e de peras com nozes . . . . . . . . . . . . 147 Ratatouille . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136 Risotto com caril . . . . . . . . . . . . . . . . . 127 Risotto de tomates em azeite e cebola . . . . . . . . . . . . . . . 124 Salteado mediterrnico de legumes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123 Sopa de pssego com hortel fresca e xarope de rom. . . . . . . . . . 148 Tajine de borrego com limo de conserva e azeitonas pretas . . . . 96 Tiras de vitela com azeitonas . . . . . 112 Tofu espanhola na ActiFry . . . . . . 128

R EC EITA S POR C A PT ULOS

154 | 155

ndice por
Arroz
Arroz cantons. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84 Risotto com caril . . . . . . . . . . . . . . . . . 127 Risotto de tomates em azeite e cebola . . . . . . . . . . . . . . . 124 Tofu espanhola na ActiFry . . . . . . 128 Bife Carne de vaca com feijo . . . . . . . . . 99 Molho bolonhesa . . . . . . . . . . . . . . 100 Strogonoff de vitela. . . . . . . . . . . . . . . 64 Borrego Borrego dourado com avels . . . . . . 95 Tajine de borrego com limo de conserva e azeitonas pretas . . . . 96 Coelho Coelho com limo e tomilho . . . . . . 103 Coelho com pimento de Espelette . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Morcelas Morcela branca com mas, molho de morcela preta . . . . . . . . . . 108 Peru Tiras de peru com trs pimentos . . . 71 Porco Almndegas de carne fritas . . . . . . . 44 Carne de porco alentejana . . . . . 107 Tiras de porco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67 Vitela Croquetes de vitela com natas. . . . . 68 Escalopes vienenses. . . . . . . . . . . . . . . 40 Kebab na ActiFry. . . . . . . . . . . . . . . . . 111 Tiras de vitela com azeitonas . . . . . 112

Batata
As autnticas batatas fritas . . . . . . . 28 Batatas com cogumelos. . . . . . . . . . . 35 Batatas fritas com amndoas . . . . . 31 Batatas fritas com amendoins e bacon . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 Batatas fritas com caril . . . . . . . . . . . . 60 Batatas fritas com paprica . . . . . . . . 92 Batatas fritas Tex-Mex . . . . . . . . . . . . 63 Batatas novas, alho sem descascar, tomates em azeite e azeitonas . . . . 39 Batatas Sarladaises . . . . . . . . . . . . . 36 Tortilhas mexidas na ActiFry . . . . . . . 83

Carne
Aves Coxas de galinha com especiarias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 Frango com anans . . . . . . . . . . . . . . 115 Frango com cogumelos e estrago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 Jardineira de frango. . . . . . . . . . . . . . 116 Pernas de frango com alho . . . . . . . . 76 Shawarma de frango. . . . . . . . . . . . . . 43

Frutos
Anans Anans e mangas assadas . . . . . . . 151 Frango com anans . . . . . . . . . . . . . . 115

ingredientes
Banana Crepes miniatura de banana com creme de cacau, na ActiFry . . . 87 Ma com banana, limo verde e coentros, na ActiFry . . . . . . . . . . . . 144 Damascos Damascos com amndoas . . . . . . . 140 Ma Crumble de ma e manga. . . . . . . 143 Ma com banana, limo verde e coentros, na ActiFry . . . . . . . . . . . . 144 Mas com canela . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Mas Golden, avels e pipocas . . . 88 Morcela branca com mas, molho de morcela preta . . . . . . . . . . 108 Quartos de mas e de peras com nozes . . . . . . . . . . . . 147 Manga Anans e mangas assadas . . . . . . . 151 Crumble de ma e manga. . . . . . . 143 Nectarina Nectarinas com lavanda . . . . . . . . . 139 Pra Quartos de mas e de peras com nozes . . . . . . . . . . . . 147 Pssego Sopa de pssego com hortel fresca e xarope de rom. . . . . . . . . . 148 Feijo encarnado com molho de tomate . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51 Feijo verde estufado com salva fresca e amndoas . . . . 131 Guarnio de legumes italiana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132 Prensado de legumes ralados, limo e cebolinho . . . . . . . . . . . . . . . 135 Ratatouille . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136 Salteado mediterrnico de legumes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123

Ovos
Tortilhas mexidas na ActiFry . . . . . . . 83

Peixe
Camares crioula muito picantes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79 Camares Romana . . . . . . . . . . . . . . 80 Croquetes de peixe-espada com baslico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48 Gambas Provenal . . . . . . . . . . . . . 119 Mexilhes marinados com tomates cereja e baslico . . . . 120 Petingas com molho trtaro . . . . . . . 47

Legumes
Curgetes com molho de iogurte . . . 52

Smola
Halva com smola . . . . . . . . . . . . . . . . 55

ND IC E POR INGR ED IENT ES

156 | 157

a minha receita

A MINHA R EC EITA

158 | 159

a minha receita

A MINHA R EC EITA

160 | 161

Agradecimentos:
Doutor Rodrigo M. de Abreu Professor Doutor Osman Mftoglu Doutor Johannes M. Peil Doutor Christian Recchia Doutora Marianna Trifonova Nathalie Hutter Lardeau

SA SEB - 21261 SELONGEY CEDEX - RCS B 302 412 226 Referncia: XXXXXXXX Todos os direitos reservados Adaptao das receitas: David Le Comte Redaco nutricional: Atlantic Sant Concepo e realizao grca: JPM & Associs Fotograas: Inmagine - Getty image - Matton - Fotolia Image & Associs - Studio Rougereau Impresso: Typocentre

S-ar putea să vă placă și