Sunteți pe pagina 1din 8

Domtica

A domtica um conceito que visa a automatizao de edifcios, atravs do controlo e monitorizao integrados dos diferentes sistemas de apoio sua explorao. Herdeira de boa parte da tecnologia de automao industrial, a domtica tem vindo a generalizar-se nos domnios da habitao domstica e da hotelaria, sendo a sua presena cada vez mais comum tambm em superfcies comerciais e de servios. A domtica uma tecnologia recente que permite a gesto de todos os recursos habitacionais. O termo Domtica resulta da juno da palavra Domus (casa) com Telemtica (eletrnica + informtica). So estes dois ltimos elementos que, quando utilizados em conjunto, rentabilizam o sistema, simplificando a vida diria das pessoas satisfazendo as suas necessidades de comunicao, de conforto e segurana. Quando a domtica surgiu pretendia-se controlar a iluminao, condies climticas, a segurana e a interligao entre os vrios elementos. Nos nossos dias com a evoluo da domtica, existem circuitos que controlam, verificam, comparam as mais diversas funes, todos com o objetivo de automatizar o ambiente domstico. Na rea da Home Automation, a interligao dos diversos circuitos, sensores ou automatismos esto quase sempre centralizados. Existem no entanto alguns circuitos que funcionam ou podem funcionar de forma autnoma. A automatizao de edifcios envolve questes tcnicas e de funcionalidade. Que tipo de sistemas de domtica deve adquirir? Em termos funcionais: Os sistemas de automao residencial devem possuir capacidade de inteligncia distribuda e interao com os diversos subsistemas (Eletrodomsticos, Ar Condicionados, Luzes, Segurana, Multimdia...). A integrao de todos os dispositivos e seu controle, deve ser integrada num controlador nico, possibilitando ao utilizador gerir, programar, alterar e controlar os dispositivos sempre que necessite de uma forma simples e eficaz. A compatibilizao entre um sistema de uma casa inteligente e os diversos equipamentos deve ser uma prioridade.

Que funes necessito e em que medida essas funes podem ser implantadas? Antes da aquisio de uma qualquer sistema h que ponderar as funes que se pretendem implantar e em funo das necessidades verificar a possibilidade de implantao e execuo. A automao de um espao visa sobretudo o nosso conforto, nesta perspetiva, as duas funes mais importantes so:

Controlo e regulao de temperatura. Controlo e regulao da iluminao. Mas o conforto na utilizao de um espao est associado dependncia de equipamentos e do seu controle por parte dos utilizadores. Alguns automatismos permitem aumentar a funcionalidade e a no dependncia do utilizador.

- Controlo remoto de dispositivos eltricos. - Temporizao de equipamentos eltricos e eletrnicos. Esta funo de uma utilidade extrema, permite-nos usar e controlar dispositivos eltricoeletrnicos remotamente (ex: ligar aquecimento antes de chegarmos, ativar dispositivos remotamente, programar dispositivos para funcionarem durante determinado tempo). As funes de temporizao podem ser centralizadas no necessitando o utilizador de uma programao especfica em cada dispositivo. A deteo e segurana do ambiente outro fator a ter em considerao. Sensores e alarmes podem ser usados, no s para obter segurana em relao a acidentes (deteo de inundaes, incndio, gases nocivos) mas tambm sensores da nova gerao que permitem verificar a qualidade ambiental e de resduos, o nvel de humidade no ambiente e/ou nas plantas.

Mas o nosso conforto aumenta se tivermos a possibilidade de interagir com o ambiente que nos rodeia abrir as cortinas de uma sala de estar sem sair do sof, fechar ou abrir os estores, abrirmos a porta da garagem ou visualizarmos quem nos tocou campainha no monitor de televiso em que estamos a ver um filme que no podemos parar, ligarmos desligarmos as luzes, aumentar ou diminuir a sua intensidade, so funes de controle e automao muito teis. O controlo remoto de dispositivos na rea de domtica executado por comandos sem fios utilizando-se diferenciados interfaces com os equipamentos, atualmente sem fios. A utilizao das novas tecnologias e protocolos de comunicao permitem um controle centralizado e simultaneamente um controle individual. Por isso e se deseja implantar domtica e tornar um edifcio inteligente pense primeiro nas funcionalidades que precisa, quase todas elas so possveis de implantar. reas de domtica: Deteo de intruso; Controlo de iluminao; Segurana e controlo de fugas de gua e gs; Alarmes mdicos; Controlo remoto; Domo porteiro; Monitorizao remota de alarmes; Controlo de climatizao; Ligao e controlo via Internet; Ligao e controlo via GSM; Controlo de acessos. Controlo remoto de dispositivos. Circuitos Domticos Podemos colocar alguns circuitos no s para funcionar diretamente com o computador atravs das portas de comunicao, mas tambm circuitos autnomos. Este conceito de casa inteligente varia em funo do espao que se pretende automatizar.

O circuito de automao mais conhecido e mais divulgado o X10, existindo um sem nmero de aplicaes, software e hardware para este tipo de home automation. Existe no entanto um kit da velleman o K8000 que permite uma ligao direta ao computador, por isso uma pc board. A vantagem deste circuito, que permite a ligao a uma srie de circuitos comuns, permitindo o controlo no s atravs de software mais ou menos sofisticado ou apenas atravs de uma simples folha de clculo Excel.

X10 - Casa Inteligente - Home Automation

X10 talvez o sistema de automao com mais mdulos e software. O sistema pode utilizar a tenso da rede 230/400V para transmitir sinais, usar radio frequncia, controlar sistemas de temperatura ou presena, dispositivos, comunicar pela net ou sms, usar vdeo cams remotas, utilizar integrao com sistemas de wireless, exercer e controlar sistemas de segurana e preveno de acidentes (Deteo de fumos, incndios e inundaes). O X-10 um protocolo que permite comunicar e controlar iluminao, e ou dispositivos eletroeletrnicos de uma casa atravs da instalao eltrica 230/400V existente. A instalao pode ser executada sem o recurso a um profissional da rea de automao. A instalao sem custos adicionais de adaptao (cabos adicionais). um sistema que se desenvolveu principalmente nos EUA e que se baseia na rede Powerline (utilizao da rede eltrica de fornecimento de energia 230-400V para transmisso de dados). A utilizao da rede de distribuio energtica exige por parte dos sistemas, filtros e codificadores de modo a no influenciar sistemas existentes da vizinhana. Com a utilizao da comunicao de dados atravs dos cabos de energia do sector j existentes, a instalao do sistema pode ser feita em qualquer altura, tanto na altura da construo como posteriormente. O sucesso do X10 deve-se sobretudo sua facilidade de instalao e sua fcil adaptao a diversos ambientes. O sistema de automao domstica X-10 para alm de fcil de instalar e desinstalar! Isto permite ao utilizador mobilidade no caso de mudana de casa ou instalaes. Se pretender mudar o sistema para outro espao, apenas precisa de levar o seu sistema de automao consigo e est pronto a ser instalado no novo espao.

O sistema X-10 est concebido para ser instalado sem recurso a tcnicos especializados. Existem muitos circuitos adicionais e software que permitem que algum com poucos conhecimentos tcnicos consiga com alguma facilidade desenvolver circuitos para uma Casa Inteligente ou um qualquer outro circuito de controlo e ou automao. O X10 tem um conjunto de acessrios e dispositivos adicionais que se podem integrar.

Composio do sistema - O sistema composto por vrios tipos de controladores, para diferentes tipos de aplicaes.

Mdulos controladores - Estes mdulos enviam sinais codificados que so recebidos pelos mdulos recetores atuando os dispositivos neles existentes. Mdulos controladores de luzes:

A configurao dos mdulos controladores, que se ligam diretamente tomada Estes enviam sinais digitais codificados, atravs da rede eltrica, que so recebidos pelos mdulos que se colocam nas lmpadas ou aparelhos que se pretende controlar. Cada mdulo configurado atravs de 2 comutadores, em conjunto que o identificam perante o sistema (X-10). Cada recetor tem um cdigo diferente (letra - nmero) que corresponde ao sinal transmitido pelos controladores.

Pode obter as primeiras informaes do X10 efetuando o download da aplicao ActiveHome Pro em ( http://www.x10.com/activehomepro/activehome-pro.html ). Aps ter feito o download e de ter uma noo de como o X10 vai funcionar pode encontrar um conjunto de software no endereo ( (http://www.x10.com/support_soft1.htm ). Na internet pode encontrar ainda muitos programas e aplicaes desenvolvidos para as mais variadas funes do X10.

K8000 Home Automation O kit da velleman K8000, est venda em Portugal e este kit tem como caractersticas: Isolamento tico do computador 16 IN/OUT digitais isolamento tico 9 Sadas analgicas de alta preciso 4 Entradas analgicas Um processo simples de controlo usando Turbo Pascal, Turbo C, Qbasic, Visual Basic, Excel Ligao ao PC atravs da LPT Possibilidade de expanso integrando ou expandido o nmero de placas

O kit tem como componentes principais o circuito integrado PCF8574 Remote 8-bit I/O expander for I2C-bus, e o TDA8444, a converso analgico/digital efetuada pelo CI PCF8591. As entradas e sadas logicas do PCF8574 esto ligadas aos circuitos externos atravs de acopladores ticos. Para quem tenha adquirido o kit aqui fica algum do software: http://www.electronicapt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,select/id,43/

Outros endereos importantes sobre Domtica: http://www.cardio.pt/demonstracao.php

S-ar putea să vă placă și