Sunteți pe pagina 1din 9

Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa

CURSO DE GPS

Mdulo x
(Aula Prtica)

GPSURVEY Processamento de Bases GPS

(Carlos Antunes)

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

INTRODUO O GPSurvey o mais recente programa de processamento de dados GPS da Trimble e corre nos seguintes ambientes: Windows verso 3.1 ou superior; Windows 95; Windows NT e Workstation 3.51. Permite o processamento de dados observadas por GPS em modo esttico (bases geodsicas) e em modo cinemtico. O processamento de bases no GPSurvey feito pelo mdulo WAVE Baseline Processor e pode ser feito por base simples (base a base) ou por multibase. O pacote de programas do GPSurvey contm um mdulo Quick Plan que permite proceder ao planeamento de uma sesso de observao antecipadamente, permitindo um melhor aproveitamento do sistema em benefcio da preciso final dos resultados. Juntamente com o programa TRIMNET Plus for GPSurvey pode-se proceder ao ajustamento de redes observadas com bases GPS a partir directamente do GPSurvey. No entanto, como o TRIMNET Plus um programa para DOS, este quando executado activa a janela de ambiente DOS no tamanho mximo. A utilizao de receptores Trimble no nos limita utilizao exclusiva do programa GPSurvey, pois possvel com um mdulo includo DAT2RIN, fazer a converso dos dados GPS recolhidos com receptores Trimble para o formato RINEX (ASCII), o qual pode ser posteriormente processado por qualquer outro programa. Do mesmo modo o GPSurvey permite a importao de dados em formato RINEX recolhidos por qualquer outro receptor. Todos estes programas, ou mdulos, com excepo do Quick Plan, requerem a utilizao de uma chave hardware de activao (green activator security device) com uma conexo de 25 pinos a uma porta paralela do computador. Esta chave deve ser activada para cada programa, e depois de activada funciona em qualquer computador com os programas instalados, ou seja, no depende do computador onde foi activada.

1- PROCESSADOR GPSURVEY 1.1- Planeamento de Sesses Por vezes torna-se necessrio antever a configurao dos satlites do sistema GPS, por forma a permitir a observao de um nmero mximo de satlites bem distribudos no espao, o que, como bvio, permitir melhores resultados.

Fig. 1 Quick Plan planeamento de sesses.


FCUL Curso GPS (1999) 1

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

O programa de planeamento de sesses Quick Plan pode ser acedido directamente da Pasta de grupo GPSurvey, no necessitando de chave de segurana, ou a partir do programa GPSurvey atravs da opo Plan do menu principal. Basta ter-se um ficheiro de efemrides actualizado, no qual consta toda a informao das rbitas dos satlites do sistema GPS, e definir-se o local de trabalho atravs de coordenadas geogrficas aproximadas, bem como, o respectivo dia. necessrio tambm definir a mascara de elevao (valor mnimo de elevao a partir do qual, no nascimento, ou at qual, no ocaso, os satlites so observados) de acordo com a ocultao junto do horizonte local provocada pelos elementos topogrficos. na edio de sesses, opo Session do menu, onde se define o local e a data, e para o carregamento do ficheiro de efemride escolhe-se a opo Almanac do sub-menu Options.

Fig. 3 Carregamento do ficheiro de efemrides. Com essa informao podemos ento, visualizar graficamente o nmero de satlites visveis e a sua disposio ao longo do dia, bem como, um conjunto de parmetros (factores DOP, diluio da preciso) que nos permitem definir qual a melhor hora do dia para observar naquele local por forma a obter melhor preciso nos resultados finais.

Fig.4 - a) Lista de grficos disponveis; b) nmero de satlites e PDOP. Actualmente com a constelao de satlites completa e para uma mascara de elevao de 15, no nosso territrio apenas num perodo curto do dia se apresenta com um nmero mnimo de 4 satlites, elevando-se normalmente nesse perodo para 5 satlites com 10 de mascara de elevao. Esta condio do nmero mnimo de satlites importante, pois para trabalhos de
FCUL Curso GPS (1999) 2

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

rotina de menor preciso, como no mbito da Topografia, o planeamento desnecessrio. J para os trabalhos de alta preciso o planeamento ganha grande importncia.

1.2 Carregamento de Dados A execuo do programa GPSurvey exige sempre a criao de um projecto que constitui o ambiente de trabalho, e para o qual o programa define uma estrutura de sub-directorias a um nvel inferior do directrio principal do programa, onde armazenada toda a informao afecta ao projecto.

Fig. 5- Programa GPSurvey e sub-menu Load. A partir da opo Load do menu principal temos acesso lista de origens e formatos possveis a partir das quais se efectuar o carregamento dos dados: directamente do receptor; de um controlador de RTK (modo Real Time Kinematic); de ficheiros DAT da Trimble no computador; de solues de bases j processadas em formato SSF; solues de RTK; e de ficheiros em formato RINEX provenientes de receptores de outras marcas.

Fig. 6 Janela de dilgo para carregamento de dados Durante e carregamento dos dados o programa vai apresentando sucessivas janelas de dilogo onde aparece informao diversa sobre os dados, como seja, as coordenadas aproximadas, o perodo de observao, o tipo de receptor e de antena, a altura da antena e respectivo mtodo de medio. Nota: extremamente importante a introduo correcta da altura da antena nesta fase, pois esta exactamente uma das fontes de erro mais frequente no processamento de dados GPS.
FCUL Curso GPS (1999) 3

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

1.3 Processamento de Bases A partir da opo Process do menu principal do programa GPSurvey acedemos ao mdulo WAVE de processamento de bases. De imediato este abre uma janela de dilogo onde figuraro a lista de ficheiros a processar e que devem ser seleccionados para o carregamento. Caso se necessite de processar uma base com um ficheiro de um ponto j processado, como os ficheiros das estaes base que servem de apoio a vrios pontos, deve-se clicar no boto Include processed files.

Fig. 7 Carregamento de dados para o processamento das bases. Na opo Process do programa WAVE temos acesso ao processamento directo das bases GPS e, tambm, temos acesso opo Setup onde se definem vrios parmetros que por sua vez definem o mtodo de processamento dos dados. no boto Advanced controls que temos acesso aos parmetros especficos de GPS, e o boto Satellites permite-nos ver quais os satlites utilizados e rejeitar satlites se tal for pretendido.

Fig.8 Definio dos parmetros de processamento.

FCUL Curso GPS (1999)

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

Finalmente, e aps se definirem os parmetros, pode-se proceder ao processamento das bases GPS. Caso o processamento no seja muito especfico e no seja exigida grande cuidado com a preciso dos resultados sempre aconselhvel fazer o processamento com os parmetros por defeito. Ao sair deste mdulo WAVE deve-se guardar as bases processadas na base de dados do GPSurvey, as quais podem depois ser utilizadas para um ajustamento de rede ou servirem para o transporte de coordenadas das estaes fixas para as estaes mveis atravs do TRIMNET Plus. Ou ainda, serem visualizadas atravs do Network Map. Pode-se tambm exportar as solues para um ficheiro TXT a partir do sub-menu File do programa WAVE. possvel executar um relatrio atravs da opo Project report do sub-menu Utilities. O relatrio conter toda a informao indicada nas opes activadas e pode ser visualizada no numa janela executando-se a opo Preview, ou transferida para um ficheiro ASCII executando a opo Text File .

Fig. 9 Janela dilogo das opes de execuo de relatrio do processamento das bases GPS.

1.4 Processador TRIMNET Plus O ajustamento de redes uma ferramenta importante no ajuizar da integridade da rede e de todas as observaes. O facto de as bases terem sido processadas pelo GPSurvey no implica que elas se ajustem automaticamente na rede. No suficiente que uma base seja estatisticamente precisa, preciso ajust-la rede de bases observadas sempre que haja redundncia de observaes. Como o sistema de referncia associado ao GPS o sistema elipsoidal WGS84, normalmente em aplicaes geodsicas e topogrficas locais necessrio transformar as coordenadas GPS para outro tipo de coordenadas de um sistema local. O TRIMNET permite essa transformao, desde o sistema pretendido esteja definido na lista de sistemas disponveis, caso contrrio necessrio defini-lo. Assim, a partir do TRIMNET Plus podemos no s processar as bases GPS na forma de rede, como fazer um simples transporte de coordenadas nos vrios sistemas de referncia geodsico e cartogrfico, neste caso quando no existe redundncia de observaes.

FCUL Curso GPS (1999)

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

Fig. 10 Menu do TRIMNET Plus O TRIMNET Plus permite o ajustamento de redes geodsica e topogrficas a partir das observaes GPS processadas pelo GPSurvey que podem ser combinadas com observaes terrestres clssicas e observaes de geide. O estratgia de tratamento por ajustamento do TRIMNET sobre um dado sistema de referncia que no o WGS84, passa pela transformao das componentes (DX,DY,DZ) do vector espacial, ou base processada pelo GPSurvey em coordenadas tridimensionais do sistema WGS84, nas componentes (AZ, Dist, DH) respectivas. Admitindo que os sistemas de referncia geodsicos so paralelos, o vector invariante em relao a esses sistemas a menos de uma translao, esta a assuno feita pelo programa.

Fig. 11 Modulo de ajustamento de redes.


FCUL Curso GPS (1999) 6

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

Assim, e feita a transformao do vector, o TRIMNET Plus procede a um ajustamento regular por mnimos quadrados quando existir redundncia, ou quando ela no existir, a um simples transporte de coordenadas no sistema de referncia escolhido, sem que se tenha procedido a uma transformao de coordenadas propriamente dita. Isto , a transformao entre Data geodsicos faz-se s observaes e no s coordenadas, lembrando que, pelo pressuposto do paralelismo entres sistemas, a transformao nula entre sistemas de coordenadas geogrficas (ex.: WGS84 DLX). Todos os mdulos do TRIMNET Plus correm, como foi referido no incio, em ambiente DOS. Para iniciar o processo de ajustamento necessrio primeiro importar os vectores (observaes) processados pelo GPSurvey atravs do GPS Network Module, a primeira opo do menu principal do TRIMNET Plus. Depois, a partir desse mdulo ou a partir da terceira opo do menu principal, entramos no Network Adjustment Module. Ao lado do menu principal figura a configurao da rede, onde se pode ver o sistema de coordenadas activo, o nmero e o tipo de observaes importadas. A primeira operao a fazer, j que o WGS84 por defeito o sistema de coordenadas activo, ser definir o sistema de coordenadas pretendido. Primeiramente define-se o Datum depois o sistema de coordenadas.

Fig. 12 Sub-menus de definio do Datum e do sistema de coordenadas. Depois de definido o sistema de coordenadas, procede-se ento, ao ajustamento. No menu de ajustamento introduzimos e fixamos as coordenadas dos pontos de apoio ou estaes base, e de seguida efectuamos um primeiro ajustamento. A terceira opo, Observations Disable/Enable permite rejeitar observaes de m qualidade aps o primeiro ajustamento, com o objectivo de melhorar a preciso dos resultados.

Fig. 13 - Menu de ajustamento


FCUL Curso GPS (1999) 7

Reliance Ashtech e suas aplicaes em SIG

A primeira opo do menu principal do TRIMBET Plus, Displays, possibilita a visualizao de todos os dados, observaes e valores ajustados. No menu de ajustamento temos a possibilidade de definir estratgias de pesos e varincias, caso o ajustamento no passe no teste estatstico, e tornar o respectivo seu resultado positivo. NOTA: Todos os resultados so armazenados em ficheiros com extenso LOG na sub-directoria \Netadj do directrio do projecto.

FCUL Curso GPS (1999)

S-ar putea să vă placă și