Sunteți pe pagina 1din 4

Plantas Trepadeiras

A energia captada pelas plantas : 1 energias planetrias planetas, astros (Sol, Lua), estrelas, etc. 2 energia da terra (telrica). 3 foras csmicas diversas seres angelicais e seres de alta hierarquia espiritual. Todas as plantas captam todas as energias dos planetas, mas cada planta capta e irradia muito intensamente a energia do planeta que a rege: Plantas Solares irradiam energia vital, revitalizadora, nutridora, que auxilia na recuperao das foras pessoais. Plantas Lunares irradiam energia emocional, que nutre o corpo emocional (astral) concedendo reconforto e calma. Plantas Mercurianas irradiam energia de cunho mental, alimentam o corpo mental auxiliando na recuperao das foras mentais aps o estress. Plantas Venusianas irradiam energia apaziguadora, equilibram a aura e o ambiente. Plantas Marcianas irradiam energia de combate, de luta; quando prximas a ns protegem fortemente nossa aura e o ambiente onde se encontram. Plantas Jupiterianas irradiam energia de grande proteo, de cunho acentuadamente benfico, sua energia auxilia em todos os sentidos e atrai bnos. A fora protetora de Jpiter diferente da de Marte. Uma planta de Marte rechaa, devolve violentamente qualquer energia que venha em forma de ataque (ex. maus desejos), enquanto que uma planta Jpiter cria uma aura protetora em todo seu territrio, as foras desequilibrantes vm, escorregam e se vo. Plantas Saturninas irradiam energia de estruturao, ajudam a solidificar situaes, a materializar e estabilizar bens, situaes, conquistas e equilibram a instabilidade emocional, os exageros emocionais. So poucas as plantas regidas pelos transpessoais Urano, Netuno e Pluto e a influncia desses planetas na Natureza ser explicada mais adiante. O crescimento horizontal ou vertical de uma planta influi no tipo de energia que ela gera em seu ambiente: 1 Plantas de desenvolvimento horizontal: gramneas, forraes, florferas, arbustos de baixo porte, etc., apresentam fora passiva, estabilizadora. 2 Plantas de desenvolvimento vertical: arbustos de alto porte, arvoretas, rvores, bambus, palmeiras, etc. apresentam fora ativa, ativadora. Um ambiente interno ou externo (jardim, quintal, praas, canteiros de mdio porte em diante, paisagismos), deve ter tanto as plantas que se espalham horizontalmente, como quelas que apresentam crescimento vertical, que sobem em direo ao cu, a fim de determinar um bom equilbrio entre as foras ativas e passivas.

Elementos Verticais Devido a sua natureza fsica, a forma vertical possui atributos esotricos, qualidades ocultas. Alguns arquitetos medievais conheciam a fora da forma vertical, da o formato das igrejas gticas que visavam ativar e elevar as emoes dos fiis, atingindo seus corpos bdhicos para que se tornassem mais prximos de Deus, mais espiritualizados, menos materialistas pelo menos durante o tempo em que ficavam dentro da igreja, e para que durante as cerimnias religiosas a vibrao dos participantes atingisse um astral superior e atrasse seres angelicais. Uma cerimnia de cunho esotrico, para ser vlida deve atingir outros planos. Para isso necessria a presena de emoo. Em qualquer cerimnia ou ritual de cunho mstico o sacerdote, mago, enfim quem conduz o ritual deve estar imbudo da emoo correspondente, seno o ritual nulo, se o mago est frio a magia no funciona! As plantas altas, longas tm a capacidade de: 1 So antenas: so elementos capazes de fazer contato, elas captam totalmente as vibraes csmicas, as energias de ordem superior. 2 Se contrapem s energias negativas e as lanam terra, que as desintegra. Para que uma planta tenha essas qualidades ela deve ter certas caractersticas: ter no mnimo 50 cm de altura. ter um caule lenhoso, bem durinho e retinho. As plantas com essas caractersticas o nico elemento vivo que transpassa a terra formando uma cruz com ela. A cruz um dos smbolos protetores, tal como, por exemplo, a estrela de 5 pontas, que tm poder nos planos invisveis afastando formas pensamento negativas e defendendo o ambiente e a pessoa de entidades malficas. A rvore o ser de maior evoluo do reino vegetal.

Trepadeiras
Trepadeiras so definidas como plantas que apresentam caules longos, herbceos, que fazem uso de suportes de apoio para se manterem verticalmente; elas so arbustos cujos caules apresentam caractersticas bem definidas de crescimento, desenvolvendo-se de diferentes maneiras. So classificadas de acordo com o seu mtodo de fixao nos suportes: As sarmentosas:que usam diferentes rgos de sustentao para subirem nos muros, cercas, etc., como gavinhas (ex. maracuj) ou ventosas (jibia). As volveis: se enrolam es espiral. Ex. o kewe. Os cips: so trepadeiras de caules rijos. Ex. alamanda, primavera. Arbustos escandentes: so espcies intermedirias entre os cips e os arbustos. Ex. jasmim-estrela. Essa trepadeira j um arbusto. Os arbustos escandentes, os cips, algumas trepadeiras e mais algumas categorias de plantas so Pendentes. Pendentes so plantas que em seu crescimento transbordam para fora do vaso, formando verdadeiras cascatas verdes. So geralmente herbceas (caule molinho) e no tm rgo de fixao como as trepadeiras. Ex. hera. Esotericamente as trepadeiras possuem impulso ascendente, vo instintivamente em busca do sol, do cu, das foras celestes, elas so atradas por essas foras captandoas e transmitindo-as. So boas condutoras de foras positivas, csmicas.

Seja qual for sua regncia planetria particular todas as espcies de trepadeiras possuem tambm vibrao solar. A tnica de uma trepadeira totalmente diferente de uma pendente. So tnicas, ativadoras e estimulantes. As Pendentes, como por exemplo, as samambaias, so condutoras de foras telricas e so sempre atradas pela terra indo sempre em busca dela. Seu impulso descendente, captam e transmitem energia telrica. Sua energia de cunho Saturno Lua. So calmantes, do sono e tranqilizam. Ex. a dedaleira. Algumas trepadeiras: Amor-agarradinho (Antigonom leptopus) uma lindssima trepadeira cor-de-rosa regida por Vnus/Libra e pelo sol. Ela imprime alegria, atrai muitos seres elementais; sua vibrao restaura ambientes onde ocorreram tristezas. Kewe (actinidia chinensis) uma trepadeira solvel Sol/Leo. Sua vibrao muito solar e positiva vivifica o duplo etrico das pessoas cansadas e limpa a aura de doenas e de larvas astrais. Alguns jasmins (Jasmim-dos-aores, jasmim azoricum) Lua/Cncer sua vibrao mais forte no perodo noturno. Pertence ao raio branco que a sntese de todos os outros raios, a luz branca de Cristo. Todas as flores brancas pertencem a esse raio (lrio, ltus, palmas, bandeira branca, etc.) e trazem emsua essncia a qualidade da pureza e i poder de purificar. Podem ser utilizadas em tratamentos para dissolver obsess~ies e compulses, sua vibrao ajuda a expulsar idias negativas e estados emocionais sombrios e destrutivos. Videira (Vitis vinifera) Vnus/Touro e Lua/Cncer. Madressilva (Lonicera japonica) Mercrio-Lua, atra muitos seres da natureza. Sete-lguas (Pandorea ricasolina) Flor-da-paixo (Passiflora alata), e todos os maracujs. uma trepadeira sarmentosa de regncia Lua/Cncer Mercrio/Gmeos. Ela ajuda a fechar as rupturas ocasionais da aura por meio da ingesto, cultivo e defumao. A flor-da-paixo apresenta as cores vermelho e violeta, e algumas espcies como a P. cincinatta totalmente violeta. Esta combinao de cores indica que sua vibrao traz o poder de regenerao da sade e a restaurao da vitalidade por meio da vibrao do vermelho, e o elevadssimo reio violeta cura as doenas do sistema nervoso. Todas as flores em que o violeta predomina conseguem sensibilizar os corpos mental, intuitivo e causal favorecendo a meditao, o contato com os planos invisveis e estimulam a onspirao. Para pessoas nervosas indicado o contato dirio complantas de cor violeta, em particular com a flor-da-paixo. Elas devem manusear a planta, cuidar del e tocar direto no solo onde esto plantadas. Flor-de-So Joo (Pyrostegia venusta) uma trepadeira Vnus-Sol cuja vibrao festiva combate a tristeza e o desnimo. forte condutora de foras diurnas. Glicnia (Wisteria sinensis) acentuadamente Vnus/Libra. Sua vibrao muito alegre antdoto da solido, ela favorece um clima amistoso entre as pessoas. Atrai fortemente os seres da natureza do ar (slfides) e acalma o ambiente. A glicnia rosada possui vibrao do raio branco e vermelho auxiliando a restaurar a sade e as foras de pessoas

cansadas e desanimadas. A glicnia de cor violeta possui vibrao to delicada e refinada que seus efeitos passam despercebidos pela maioria das pessoas. Algumas Pendentes: Planta-batom (Aeschynanthus lobbianus) Aspargo pendente (Aspargus densiflorus springere) Columia (Columnea gloriosa) Cacto orqudea ( Epiphyllum hybridum Peacockii) Hera inglesa (Hedera helix) Hera (Hedera canariensis) Samambaia (Nephrolepsis exaltata) acentuadamente Lua/Cncer sua tnica calmante. Um pouco melanclica sua vibrao muito mida reconforta e nutre nosso corpo astral, abrandando as emoes exaltadas. Sua presena recomendada para quem tem dificuldade para dormir, que deve ficar um pouco perto delas antes de ir se deitar. Cip-uva (Cissus rhombifolia) Cip-rosa ( cissusconvuluta) acentuadamente Vnus e sua tnica sofisticada. Primavera ( Bougainvillea spectabilis) um arbusto escandente e uma das poucas flores regidas exclusivamente por Saturno, belssima, mas sem perfume. Sua vibrao limpa, renova e protege o plano astral, por isso ideal para ser cultivada na entrada de casa, perto da porta e nos muros. Expulsa escrias da aura. Jibia ( Scindapsus aureus) Vu-de-noiva (Callisca ripens) Sete-lguas ( Pandora ricasoliana) Vnus/Libra/Touro. uma planta que cresce em abundncia e atrai fartura. Possui vibrao tranqilizadora, de fora primitiva e terrena. Em sua rusticidade est sua grande fora renovadora. Sua vibrao vivifica a energia de outras plantas mais delicadas e sofisticadas.

S-ar putea să vă placă și