Sunteți pe pagina 1din 9

TICA E SERVIO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLGICOS (FICHAMENTO) ASSUNTO: Prefcio de autoria de Jos Paulo Netto.

PGINAS: 9 a 13 DESENVOLVIMENTO: Neste prefcio, Jos Paulo Netto, alm de expor seus elogios a qualificao e autonomia intelectual de Barroco, diz estar convencido de que este livro constitui,na bibliografia do Servio Social em lngua portuguesa, o primeiro trabalho que oferece fundamentao adequada formulao tica compatvel com formulao tica compatvel com um projeto profissional radicalmente crtico, substantivamente democrtico, concretamente humanista e orientado para o horizonte histrico do que Marx, em 1844, qualificava como emancipao humana. Netto tambm sintetiza brevemente os dois captulos do livro dizendo que no primeiro captulo Barroco explicita o referencial com que processa a anlise da tica e no segundo, ela nos oferece a crtica elementar do conservadorismo tico-profissional e comprova suas hipteses com o exame dos seus correspondentes Cdigos de tica (brasileiros e internacionais). Netto ainda ressalta que o espao da tica intrinsecamente engendrante de polmicas. ASSUNTO: Apresentao PGINAS: 15 a 22 DESENVOLVIMENTO: O eixo condutor da anlise dado pela apreenso das determinaes e mediaes que incidem sobre a conscincia tico-poltica da profisso. O desenvolvimento da anlise, apoiada no mtodo critico dialtico de Marx, demandou a compreenso da gnese da profisso. Para isso, foi preciso reconstruir a base de fundao ontolgica da tica na vida social. O mtodo indicou o cuidado de no realizar uma anlise moralista da realidade. Mas o mtodo tambm que indica a impossibilidade de uma anlise desprovida de valores. A medida de valor dada pela concepo marxiana de riqueza humana, o que constitui uma tica dirigida emancipao humana. Nestes termos, o tratamento dado a tica profissional fundada em Marx orientado pelas suas possibilidades de efetuar uma crtica a sociabilidade burguesa, tendo por parmetro a condio ontolgica dos valores na histria. Percebemos, assim, a complexidade da tica profissional, o que impede de trat-la apenas em sua formalizao no cdigo de tica.

Apresento a concepo de tica que elaboro. A tica definida como uma capacidade humana posta pela atividade vital do ser social; a capacidade de agir conscientemente com base em escolhas de valor, projetar finalidades de valor e objetiv-las concretamente na vida social, isto , ser livre. Tratada como mediao entre as esferas e dimenses na vida social, e atividade emancipadora, a tica situada em suas vrias formas e expresso. A tica profissional tomada em suas particularidades, como expresso: de um ethos sociocultural e profissional, da moralidade profissional, de suas bases tericas e filosficas, do produto concreto de sua prtica, de sua normatizao. Tais particularidades so situadas na relao entre as demandas tico-polticas e as suas respostas, e cada momento histrico. As potencialidades do Cdigo atual so afirmadas pela sua projeo de uma nova sociedade. Sua concretude, ou seja, sua viabilizao profissional dada pela indicao de uma direo social estratgica capaz de objetivar os valores tico-polticos atravs dos servios sociais. CAPTULO I TRABALHO, SER SOCIAL E TICA ASSUNTO: O Significado ontolgico do trabalho PGINAS: 25 a 33 DESENVOLVIMENTO: Para Marx, o trabalho o fundamento ontolgico-social do ser social; ele que permite o desenvolvimento de mediaes que instituem a diferencialidade do ser social em face de outros seres da natureza. As mediaes, capacidades essenciais postas em movimento atravs da atividade vital, no so dadas a ele; so conquistadas no processo histrico de sua autoconstruo pelo trabalho. So elas: a sociabilidade, a conscincia, a universalidade e a liberdade. Essa condio ontolgico social ineliminvel do trabalho, na reproduo do ser social, d a ele um carter universal e scio histrico. O trabalho uma atividade teleolgica, donde o papel ativo da conscincia no processo de autoconstruo humana. A universalidade, a sociabilidade, a conscincia e a liberdade so capacidades humanogenricas, ou seja, sem as quais a prxis no se realiza com suas potencialidades emancipatrias. A valorao de um objeto supe sua existncia material concreta. Por isso, o valor no uma decorrncia apenas da subjetividade humana; ele produto da prxis. Assim se coloca o carter objetivo dos valores; eles sempre correspondem a necessidades e possibilidades scio-histricas dos homens em sua prxis.

A prxis no tem como objeto somente a matria; tambm supe formas de interao cultural entre os homens. Nesse sentido, a vida social se constitui a partir de vrias formas de prxis, cuja base ontolgica primria dada pela prxis produtiva objetivada pelo trabalho. A gnese das escolhas e alternativas de valor so indissociveis da prxis; por isso so categorias objetivas e histricas. Mas, dadas a complexidade da totalidade sciohistrica, os valores no operam da mesma forma em cada esfera social. As objetivaes humano-genricas no so apropriadas por todos os indivduos, em toda a histria e, em cada momento especfico, nas diversas esferas. So objetivaes genricas aquelas que expresso as conquistas da humanidade, em termos do que foi construdo e valorado como algo que possibilitou a criatividade, a multiplicidade de gostos e aptides,a realizao da liberdade, da sociabilidade, da universalidade, da conscincia, ou seja, do desenvolvimento multilateral de todas as capacidades e possibilidades humanas, o que, para Marx, corresponde riqueza humana. ASSUNTO: Trabalho e alienao PGINAS: 33 a 36 DESENVOLVIMENTO: Na sociedade capitalista, o trabalho de realiza de modo a negar suas potencialidades emancipatrias. Invertendo seu carter de atividade livre, consciente, universal e social, propicia que os indivduos que realizam o trabalho no se reconheam, nele, como sujeitos. Ao ser alienado, em todo o processo, da atividade que lhe confere identidade humana, o trabalhador se aliena do objeto que ele mesmo criou.Com isso se aliena da atividade, da relao consigo mesmo e com os outros. Na sociedade capitalista madura, observa-se uma contradio fundante: pensada a partir das sociedades precedentes, a sociedade moderna efetua o maior desenvolvimento das foras produtivas e das capacidades humano-genricas e, simultaneamente, produz o maior grau de alienao Portanto dada a contraditoriedade da histria, a alienao coexiste com a prxis emancipadora. Neste contexto, a coexistncia entre o maior desenvolvimento das foras essenciais do ser social e sua negao a forma de ser da sociedade capitalista. ASSUNTO: As atividades emancipadoras PGINAS: 37 a 42 DESENVOLVIMENTO: A vida cotidiana insuprimvel; nela, o indivduo se socializa, aprende a responder as necessidades prticas imediatas, assimila hbitos, costumes e normas de comportamento. O indivduo responde as necessidades de sua reproduo sem apreender as mediaes nelas presentes; por isso, caracterstico do modo de ser do cotidiano o vnculo imediato entre pensamento e ao, a repetio automtica de modos de comportamento.

Os modos de comportamento, valores e motivaes aparecem a conscincia como elementos que funcionam em si e por si mesmos, possibilitando que sejam tratados como uma soma de fenmenos, desconsiderando-se suas relaes e vnculos sociais. O cotidiano, portanto propicia que o indivduo se perceba somente como ser singular. Por isso no prprio ao comportamento cotidiano a conscincia humano genrica. Por isso a atividade cotidiana no uma prxis. A relao consciente do indivduo singular com a sua genericidade supe uma elevao acima da cotidianidade. Quando o individuo ascende conscincia humano-genrica, sua singularidade superada e ele se torna inteiramente homem. Dessa forma, a elevao ao humano-genrico supe a supresso da alienao, no da vida cotidiana. Algumas atividades permitem uma ampliao da relao consciente do indivduo com a genericidade: o trabalho, a arte, a cincia, a filosofia, a poltica e a tica. As atividades propiciadoras da conexo dos indivduos com o gnero humano explicitam capacidades como: criatividade, escolha consciente,deliberao em face de conflitos, entre motivaes singulares e humano-genricas, vinculao consciente com projetos que remetem ao humano-genrico, superao de preconceitos, participao cvica e poltica. Todas elas esto vinculadas com valores; a maior parte exemplifica a capacidade tica do ser social. ASSUNTO: A capacidade tica do ser social: a natureza das objetivaes morais PGINAS: 42 a 46 DESENVOLVIMENTO: A moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade; responde necessidade prtica de estabelecimento de determinadas normas e deveres, tendo em vista a socializao e a convivncia social. Possibilita que os indivduos adquiriam um senso moral. O senso moral ou moralidade uma medida para julgar se os indivduos esto socializados. Por isso, a moral tem uma funo integradora. Estabelece uma mediao de valor entre o indivduo e a sociedade; entre ele e os outros, entre sua conscincia e sua prtica. Ontologicamente considerada, a moral uma relao entre o indivduo singular e as exigncias genrico-sociais. Considerada em seus fundamentos ontolgicos, a moral parte da prxis interativa. Sob esta perspectiva, contm uma srie de potencialidades emancipadoras. Porm, tais potencialidades, em determinadas condies sociais, podem ser direcionadas para seu oposto.

A moral parte fundamental da vida cotidiana. preciso distinguir conscincia e subjetividade no mbito da cotidianidade, os valores morais tendem a ser interiorizados acriticamente. Na sociedade de classes, a moral cumpre uma funo ideolgica precisa: contribui para uma integrao social viabilizadora de necessidades privadas, alheias e estranhas s capacidades emancipadoras do homem. Nessas condies as escolhas so direcionadas por determinantes ideolgicos coercitivos, voltados a dominao; nem sempre so propiciadoras da liberdade. ASSUNTO: A capacidade tica do ser social: Vida cotidiana e alienao moral PGINAS: 46 a 54 DESENVOLVIMENTO: No campo da moral, a alienao da vida cotidiana se expressa, especialmente pelo moralismo, movido por preconceitos. Assim, o afeto do preconceito a f, uma atitude dogmtica, movida em geral, pelo irracionalismo e pela intolerncia. O preconceito pode ocorrer nas vrias esferas da atividade social. No entanto, dado que a moral est presente, como mediao, nas vrias dimenses da vida social, o preconceito pode se transformar em moralismo, o que ocorre quando todas as atividades e aes so julgadas imediatamente a partir da moral. Por suas caractersticas, o moralismo uma forma de alienao moral. Por sua funo social (a moral), busca integrar os indivduos atravs de normas; esse carter legal implica uma certa coero. As normas tendem a coagir na direo de necessidades sociais perpassadas pela dominao. Como a moral est presente em todas atividades humanas, existe a possibilidade de conflitos quando determinadas situaes exigem escolhas cujos valores se chocam com a moralidade dos indivduos sociais; isso pode decorrer, por exemplo, na relao entre moral e poltica. A atividade poltica supe a projeo ideal do que se pretende transformar, em qual direo, com quais estratgias; por isso, implica projetos vinculados a idias e valores de uma classe, de um estrato social ou de um grupo, donde sua vinculao com a ideologia como instrumento de luta poltica. Como prxis, a ao poltica permite aos indivduos sarem de sua singularidade, elevando-se ao humano-genrico. Ao mesmo tempo, a opo poltica no transforma, naturalmente, a moralidade internalizada atravs de valores e deveres; podem entrar em contradio, podem reproduzir atitudes moralistas negando a intencionalidade poltica. Se a poltica reduzida a moral, estamos diante do chamado moralismo abstrato. Quando a moral reduzida poltica, estamos em face de uma tica dos fins. Na sociedade capitalista, os conflitos tico-morais se complexificam em face da fragmentao da prpria moral. A fragmentao da moral em morais especficas expressa a subdiviso do valor nas vrias atividades humanas; existe a moral sexual, a moral do trabalho, a moral dos negcios.

Outro aspecto dos conflitos morais dado pela sua estrutura configurada pelas normas abstratas e concretas. No contexto da propriedade privada dos meios de produo, da diviso social do trabalho e de classes, a universalizao da moral, em torno de normas abstratas, no significa sua realizao universal, pois tende a atender a necessidades e interesses privados. A ideologia dominante possibilita o ocultamento das contradies entre existncia objetiva de valores humano genricos( expresso pelas normas abstratas) e suas formas de concretizao( seus significados histricos particulares), entre os valores humano-genricos e sua no realizao prtica. As contradies entre normas abstratas e concretas revelam-se, pois, como parte do processo de desenvolvimento da moral que coincide com o surgimento da alienao. Os critrios para a objetivao dos valores universais so dados concretamente no movimento extensivo e intensivo de construo e desvalorizao histrica de valores. Neste sentido, os valores so sempre objetivos, mesmo quando se apresentam na forma de normas abstratas (Heller, 1972; 8-9). ASSUNTO: A capacidade tica do ser social: a reflexo tica PGINAS: 54 a 57 DESENVOLVIMENTO: A reflexo tica construda historicamente, no mbito da filosofia, tendo por objeto a moral. Supe a suspenso da cotidianidade, ampliando as possibilidades de os indivduos se realizarem como indivduos livres e conscientes. Como reflexo ontolgica, a tica possibilita a elevao aos valores humano-genricos, mas sua necessria abstrao terica no a isola da prxis. Para que a tica se realize como saber ontolgico preciso que ela conserve sua perspectiva totalizante e critica, capaz de desmistificar as formas reificadas de ser e pensar.Quando a tica no exerce essa funo critica pode contribuir, de modo peculiar, para a reproduo de componentes alienantes. Como reflexo critica, faz juzos de valor sobre a realidade, mas seu carter tericometodolgico no permite que a fundamentao da realidade se sustente em valores; trata-se de apreender, na realidade concreta, as tendncias e possibilidades para a vigncia dos valores que lhe servem de orientao tica. Por essas peculiaridades, tal tica de carter revolucionrio. Por isso, a tica , tambm, uma referncia para a prxis poltico-revolucionria, seja como instrumento terico-crtico, seja como orientao de valor que aponta para o devir. ASSUNTO: A capacidade tica do ser social: a tica como capacidade livre PGINAS: 57 a 65

DESENVOLVIMENTO: Conforme nossa anlise, a gnese da ao tica dada pela liberdade, compreendida ontologicamente como uma capacidade humana inerente ao trabalho, tomado como prxis. Vimos que o trabalho pe em movimento as capacidades essenciais do gnero: a sociabilidade, a conscincia, a universalidade e a liberdade. O desenvolvimento da sociabilidade institui novas necessidades, dentre elas a moral. Nas condies da sociedade burguesa, ela alienada. Nesse sentido ela expressa um dos antagonismos da sociedade moderna: o antagonismo entre a liberdade e o campo das necessidades, fundado nas determinaes socioeconmicas e objetivado atravs das normas. Considerada do ponto de vista ontolgico, a moral uma mediao potencialmente capaz promover uma individualidade livre. A liberdade , ao mesmo tempo, capacidade de escolha consciente dirigida a uma finalidade, e, capacidade prtica de criar condies para a realizao objetiva das escolhas, para que novas escolhas sejam criadas. Por isso, liberdade, necessidade e valor vinculam-se ontologicamente. Como as demais capacidades essenciais do ser social, a liberdade pressupe uma objetivao concreta. Como possibilitador da liberdade, o trabalho uma atividade potencialmente livre, isto , ele pe as condies para a liberdade na medida em que permite o domnio do homem sobre a natureza, o desenvolvimento multilateral de suas foras produtivas. Para que o trabalho se efetive como atividade livre preciso que se realize como atividade criadora. A partir das condies postas pelo trabalho, a liberdade assume, ento, dois significados: liberdade de algo e para algo. A liberdade, entendida como liberdade de algo, existe como negao dos seus impedimentos. Liberdade , portanto, superao de entraves histricos as objetivaes essenciais do ser social. O trabalho a atividade fundante da liberao do homem; a liberdade uma capacidade inseparvel da atividade que a objetiva. Esse tratamento terico-metodolgico evidncia que as necessidades scio-econmicas so a base primria das possibilidades de liberdade, o que coloca novas possibilidades para a reflexo tica. Seu fundamento a liberdade, entendida como capacidade humana e valor, o que, para Marx, significa a participao dos indivduos sociais na riqueza humano-genrica construda historicamente. ASSUNTO: A dimenso ido-poltica dos projetos scio-histricos PGINAS: 65 a 67 DESENVOLVIMENTO: Projetar as aes, orientando-as para a objetivao de valores e finalidades, parte da prxis.

Na vida social existem projetos individuais, coletivos e societrios. Os profissionais so de carter coletivo; supe uma formao especfica, uma organizao de cunho legal, tico e poltico. A coeso dos agentes profissionais e torno de valores e finalidades comuns, d organicidade e direo social a um projeto profissional. Os projetos societrios estabelecem mediaes com as profisses na medida em que ambos tm estratgias definidas em relao ao atendimento de necessidades sociais, com direes ticas e polticas determinadas. Se percorrermos a trajetria histrica da profisso, constataremos sua adeso a projetos societrios dominantes ou no. Por isso, importante salientar o carter de classe dos projetos societrios. Os projetos profissionais podem ou no estar em concordncia; se no estiverem, instituem conflitos tico-morais, propiciando que as normas e os princpios sejam reavaliados, negados ou reafirmados, revelando que as escolhas, os compromissos e a responsabilidade so categorias ticas ineliminveis das profisses, mesmo que em determinados circunstncias, possam ser conscientes para parte de seus agentes. ASSUNTO: A natureza da tica profissional PGINAS: 67 a 70 DESENVOLVIMENTO: A tica profissional um modo particular de objetivao da tica. Nesse sentido o ethos profissional um modo de ser constitudo na relao complexa entre necessidades socioeconmica e deo-culturais e as possibilidades de escolha inseridas nas aes ticomorais, o que aponta para sua diversidade, mutabilidade e contraditoriedade. O Servio Social um fenmeno tpico da sociedade capitalista em seu estgio monopolista. A tica profissional recebe determinao que antecedem a escolha pela profisso e inclusive a influenciam. Como podemos observar, a tica profissional permeada por conflitos e contradies e suas determinaes fundantes que extrapolam a profisso, remetendo s condies mais gerais da vida social. Nessa perspectiva, cabe compreender o ethos profissional como um modo de ser construdo a partir das necessidades sociais inscritas nas demandas postas historicamente profisso e nas respostas tico-morais dadas por elas nas vrias dimenses que compem a tica profissional: 1. A dimenso filosfica 2. O modo de ser (ethos) da profisso 3. A normatizao objetivada no Cdigo de tica Profissional Cada uma dessas dimenses, articuladas entre si, opera com mltiplas mediaes. Sua organicidade maior ou menor, dependendo da coeso dos agentes em torno de finalidades projetadas coletivamente, o que implica uma inteno profissional, dirigida

a uma determinada direo tico-poltica e uma prtica comprometida com a objetivao dessa intencionalidade.

S-ar putea să vă placă și