Sunteți pe pagina 1din 23

Tipos de Esterilizao

Esterilizao por meios fsicos


Vapor saturado sob presso Calor seco Radiao ionizante Radiao no ionizante

Esterilizao por meios qumicos


Formaldedo Glutaraldedo xido de etileno Perxido de hidrognio cido peractico Plasma de perxido de hidrognio

Esterilizao por vapor saturado sob presso


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas** O processo de esterilizao pelo vapor saturado sob presso o mtodo mais utilizado e o que maior segurana oferece ao meio hospitalar. O vapor pode ser obtido em vrios estados fsicos, sendo as mais comuns: Vapor saturado: a camada mais prxima da superfcie lquida, encontra-se no limiar do estado lquido e gasoso, podendo apresentar-se seca ou mida. Vapor mido: normalmente formado quando o vapor carrega a gua que fica nas tubulaes. 1

Vapor super aquecido: vapor saturado submetido temperaturas mais elevadas. Para a esterilizao o tipo de vapor utilizado o vapor saturado seco, uma vez que o vapor mido tem um excesso de gua que torna midos os materiais dentro da esterilizadora; j o vapor super aquecido deficiente de umidade necessria para a esterilizao. O vapor saturado seco capaz de circular por conveco permitindo sua penetrao em materiais porosos. A produo do vapor utilizado na esterilizao requer alguns cuidados como a gua utilizada para a produo do vapor, esta deve estar livre de contaminantes em concentrao que possa interferir no processo de esterilizao, danificar o aparelho ou os produtos a serem esterilizados.

Equipamentos
Os equipamentos utilizados para este mtodo de esterilizao so as autoclaves. Estas constituem-se basicamente de uma cmara em ao inox, com uma ou duas portas, possui vlvula de segurana, manmetros de presso e um indicador de temperatura. Elas podem ser divididas em dois tipos: Autoclave gravitacional: o ar removido por gravidade, assim quando o vapor admitido na cmara, o ar no interior desta, que mais frio (mais denso), sai por uma vlvula na superfcie inferior da cmara. Pode ocorrer a permanncia de ar residual neste processo, sendo a esterilizao comprometida principalmente para materiais densos ou porosos. Autoclave pr-vcuo: o ar removido pela formao de vcuo, antes da entrada do vapor, assim quando este admitido, penetra instantaneamente nos pacotes. (Esquema Autoclave) *Fonte: APECIH, 1998. As autoclaves podem ainda ser do tipo horizontal ou vertical. As do tipo horizontal possuem paredes duplas, separadas por um espao onde o vapor circula para manter o calor na cmara interna durante a esterilizao; as do tipo vertical no so adequadas pois dificultam a circulao do vapor, a drenagem do ar e a penetrao do vapor devido distribuio dos pacotes a serem esterilizados, que ficam sobrepostos.

Mecanismo de ao e ciclo de esterilizao


O efeito letal decorre da ao conjugada da temperatura e umidade. O vapor, em contato com uma superfcie mais fria, umedece, libera calor, penetra nos materiais porosos e possibilita a coagulao das protenas dos microrganismos. O ciclo de esterilizao compreende:

remoo do ar; admisso do vapor; exausto do vapor e secagem dos artigos. Remoo do ar: para que a esterilizao seja eficaz, necessrio que o vapor entre em contato com todos os artigos da cmara e, para que ocorra a penetrao do vapor em toda a cmara e no interior dos pacotes, preciso que o ar seja removido. A remoo do ar pode ser por gravidade ou por utilizao de vcuo antes da entrada do vapor. Admisso do vapor: tambm o perodo de exposio. Este iniciado pela entrada do vapor, substituindo o ar no interior da cmara. O tempo de exposio comea a ser marcado quando a temperatura de esterilizao atingida. O tempo de exposio pode ser dividido em trs partes: tempo de penetrao do vapor, tempo de esterilizao e intervalo de confiana. Exausto do vapor: realizada por uma vlvula ou condensador. A exausto pode ser rpida para artigos de superfcie ou espessura; para lquidos a exausto deve ser o mais lenta possvel para se evitar a ebulio, extravazamento ou rompimento do recipiente. Secagem dos artigos: obtida pelo calor das paredes da cmara em atmosfera rarefeita. Nas autoclaves de exausto por gravidade, o tempo de secagem varia de 15 a 45 minutos; nas autoclaves de alto vcuo o tempo de 5 minutos.

Tempo de esterilizao
Para ver tabela clique aqui.

Disposio dos artigos dentro da cmara


Artigos de superfcie como bandejas, bacias e instrumentais no devem ser esterilizados com artigos de espessura como campo cirrgicos, compressas e outros, nas autoclaves gravitacionais. O volume de material dentro da autoclave no deve exceder 80% da sua capacidade. Os pacotes devem ser colocados de maneira que haja um espaamento de 25 a 50 mm entre eles, e de forma que o vapor possa circular por todos os itens da cmara. Os pacotes maiores devem ser colocados na parte inferior e os menores na parte superior da cmara; os maiores podem ter no mximo 30cm x 30cm x 50cm de tamanho (APECIH, 1998).

Cuidados bsicos para a eficincia da autoclavao


Antes da esterilizao Higienizar convenientemente os materiais:

-Material crtico deve permanecer em soluo desinfetante durante 30 minutos, antes de se realizar a limpeza. -Os instrumentais devem ser lavados manualmente com o uso de escovas, ou em lavadoras ultra-snicas. -Drenos, tubos, catteres devem ser lavados com gua e detergente apropriado; deve-se usar seringas para lavar e enxaguar a luz dos mesmos. -Agulhas e seringas devem ser lavadas com detergente e enxaguadas abundantemente para que este seja removido completamente. Acondicionar os artigos em embalagens adequadas, que permitam a esterilizao e a estocagem do artigo. Identificar os pacotes corretamente, no ultrapassar as dimenses de 30cm x 30cm x 50cm, e o peso de 7 kg. Colocar os pacotes pesados sob os mais leves; evitar encostlos nas paredes da cmara, deixar espao entre eles para facilitar a drenagem do ar e penetrao do vapor. No sobrecarregar o equipamento, utilizar apenas 80% de sua capacidade. Colocar a fita indicadora na embalagem externa e vedar os pacotes menores com a mesma. Recipientes como bacias, jarros, ou outros que possuem concavidade devem ser colocados com sua abertura para baixo para facilitar o escoamento do ar e da gua resultante da condensao do vapor. Durante a esterilizao Verificar constantemente os indicadores de temperatura e presso. Aps a esterilizao A porta do aparelho deve ser aberta lentamente e deve permanecer entreaberta de 5 a 10 minutos. Os pacotes no devem ser colocados em superfcies metlicas logo aps a esterilizao, pois em contato com superfcie fria o vapor residual se condensa e torna as embalagens midas, comprometendo a esterilizao uma vez que a umidade diminui a resistncia do invlucro de papel e interfere no mecanismo de filtrao do ar. No utilizar os pacotes em que a fita indicadora aparea com as listras descoradas aps a esterilizao.

Falhas no processo de autoclavao


As falhas neste processo podem ser mecnicas ou humanas. Principais falhas humanas:

limpeza incorreta ou deficiente dos materiais; utilizao de invlucros inadequados para os artigos a serem esterilizados; confeco de pacotes muito grandes, pesados ou apertados; disposio inadequada dos pacotes na cmara; abertura muito rpida da porta ao trmino da esterilizao; tempo de esterilizao insuficiente; utilizao de pacotes que saram midos da autoclave; mistura de pacotes esterilizados e no esterilizados; no identificao da data de esterilizao e data-limite de validade nos pacotes; desconhecimento ou despreparo da equipe para usar o equipamento. Falhas mecnicas: As falhas mecnicas decorrem da operao incorreta e da falta de manuteno das autoclaves.

Esquema de manuteno preventiva de autoclaves


Diariamente Mensalmente Trimensalmente Semestralmente Limpeza da cmara interna (lcool ou ter) Limpeza dos elementos filtrantes e linha de drenagem Descarga do gerador Verificao e limpeza dos eletrodos de nvel Lubrificao do sistema de fechamento Verificao da guarnio da tampa Avaliao dos sistemas de funcionamento e segurana Desimpregnao dos elementos hidrulicos Ajustagem e reaperto do sistema de fechamento Anualmente Verificao do elemento filtrante de entrada de gua Aferio dos instrumentos de controle, monitorizao e segurana Limpeza do gerador de vapor

Aps 3 anos de funcionamento, teste, avaliao hidrosttica, aferio dos instrumentos de controle Fonte: Manual Tcnico da Autoclave Sercon (apud APECIH, 1998)

Preveno de riscos operacionais


Para o manuseio das autoclaves, embora existam diferentes modelos e cada um deles possua seu prprio manual de instruo de uso, alguns cuidados so fundamentais para a preveno de acidentes: manter as vlvulas de segurana em boas condies de uso; no abrir a porta da autoclave enquanto a presso da cmara no se igualar presso externa; ao abrir a porta da autoclave proteger o rosto para evitar queimaduras, exploses ou imploses dos frascos de vidro; utilizar luvas de amianto para a retirada dos artigos metlicos da cmara; verificar periodicamente o funcionamento de termostatos, vlvulas de segurana; no forar a porta para abrir quando esta emperrar; a porta da autoclave deve possuir uma trava de segurana para que esta no abra enquanto houver presso no interior da cmara.

Testes
fundamental a realizao de testes biolgicos para controle e comprovao da esterilizao.

Esterilizao por calor seco


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas** A esterilizao atravs do calor seco pode ser alcanada pelos seguintes mtodos: Flambagem: aquece-se o material, principalmente fios de platina e pinas, na chama do bico de gs, aquecendo-os at ao rubro. Este mtodo elimina apenas as formas vegetativas dos microrganismos, no sendo portanto considerado um mtodo de esterilizao. Incinerao: um mtodo destrutivo para os materiais, eficiente na destruio de matria orgnica e lixo hospitalar.

Raios infravermelhos: utiliza-se de lmpadas que emitem radiao infravermelha, essa radiao aquece a superfcie exposta a uma temperatura de cerca de 180O C. Estufa de ar quente: constitui-se no uso de estufas eltricas. o mtodo mais utilizado dentre os de esterilizao por calor seco. O uso do calor seco, por no ser penetrante como o calor mido, requer o uso de temperaturas muito elevadas e tempo de exposio muito prolongado, por isso este mtodo de esterilizao s deve ser utilizado quando o contato com vapor inadequado. Cabe observar tambm que o uso de temperaturas muito elevadas pode interferir na estabilidade de alguns materiais, como por exemplo o ao quando submetido a temperaturas muito elevadas perde a tmpera; para outros materiais como borracha e tecidos alm da temperatura empregada ser altamente destrutiva, o poder de penetrao do calor seco baixo, sendo assim a esterilizao por este mtodo inadequada. Os materiais indicados para serem esterilizados por este mtodo so instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, leos e pomadas.

Equipamentos
Como o processo de esterilizao em estufas de ar quente o mtodo mais utilizado dentre os de esterilizao por calor seco, iremos descrever o equipamento utilizado neste mtodo, que a estufa ou forno de Pasteur. Estes so equipados com um termmetro que mostra temperatura do interior da cmara; um termostato, onde se programa a temperatura desejada; uma lmpada que mostra a situao de aquecimento ou a estabilizao da temperatura interna da cmara; algumas com um ventilador para promover a circulao do ar, garantindo um aquecimento rpido e uniforme na cmara (estufas de conveco mecnica). No h um controlador de tempo, este controle feito pelo operador do aparelho. As estufas podem ser divididas em dois tipos: as de conveco por gravidade e a de conveco mecnica. As estufas de conveco por gravidade possuem uma resistncia eltrica na parte inferior da cmara e um orifcio na parte superior onde ocorre a drenagem do ar frio que empurrado pelo ar quente medida que o ar esquenta dentro da cmara. Neste processo qualquer obstculo que esteja no caminho dificulta a circulao do ar, interferindo na uniformidade da temperatura na cmara. As estufas de conveco mecnica possuem um dispositivo que produz movimento do ar quente, favorecendo a circulao do ar uniformemente e limitando a variao da temperatura nos vrios pontos da cmara em 1o C. Este tipo de estufa reduz o tempo necessrio para que se atinja a temperatura ideal para a esterilizao.

Mecanismo de ao
Este processo causa a destruio dos microrganismos fundamentalmente por um processo de oxidao, ocorrendo uma desidratao progressiva do ncleo das clulas.

Tempo de esterilizao
Temperatura (o C) Tempo de Exposio *

180 170 160 150 140 121 *Sem incluso do tempo de aquecimento

30 minutos 1 hora 2 horas 2 horas e 30 minutos 3 horas 6 horas

Alguns autores afirmam que materiais contaminados pelo vrus da hepatite, devem ser submetidos temperatura de 170O C por 2 horas. Tempo de exposio ao calor seco relacionado a alguns tipos de artigos: Para ver quadro clique aqui.

Cuidados para a eficincia do processo


Higienizar convenientemente os artigos a serem esterilizados; aquecer previamente a estufa; utilizar embalagens adequadas; no colocar na estufa artigos muito pesados e volumes muito grandes para no interferir na circulao do ar, as caixas no devem conter mais de 50 peas; evitar sobrepor artigos; marcar o incio do tempo de exposio quando o termmetro marcar a temperatura escolhida; evitar que o termmetro toque em algum dos artigos dentro da cmara;

no abrir a estufa durante a esterilizao.

Falhas no processo
Para se evitar falhas no processo deve-se observar os cuidados citados acima alm de cuidados como: ao distribuir os artigos no interior da cmara, no deixar que toquem as paredes do interior do equipamento, deixar tambm um espao entre os materiais, para favorecer a circulao do ar; o invlucro deve ser adequado para este tipo de esterilizao e para o material a ser esterilizado. As embalagens mais utilizadas so as caixas metlicas, papel alumnio e frascos de vidro refratrio; os artigos a serem esterilizados devem possuir boa condutividade trmica. Como j foi mencionado, materiais no termorresistentes no devem ser esterilizados por este mtodo, como os tecidos, borrachas e papis; o equipamento deve ser calibrado e validado. O fabricante precisa informar qual o ponto mais frio da cmara. A esterilizao eficiente quando neste ponto a temperatura atingida, necessrio portanto que os testes com os indicadores biolgicos sejam realizados neste local.

Testes
fundamental a realizao de testes biolgicos para controle e comprovao da esterilizao.

Esterilizao por radiao ionizante


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
A radiao ionizante um mtodo de esterilizao que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensveis. Certos tomos possuem a propriedade de emitirem ondas ou partculas de acordo com a instabilidade de seus ncleos, esta propriedade chamada de radioatividade. Alguns elementos, como o Rdio e o Urnio, so naturalmente radioativos pois possuem seus ncleos instveis, outros so produzidos artificialmente, como o Cobalto 60 e Csio 137. A radiao ionizante assim quando possui a capacidade de alterar a carga eltrica do material irradiado por deslocamento de eltrons. 9

Para fins de esterilizao industrial as fontes de raios beta e gama so as utilizadas.

Radiao Beta
Este tipo de radiao conseguida atravs da desintegrao natural de elementos como o Iodo 131 ou Cobalto 60, ou ainda artificialmente por meio de mquinas aceleradoras de eltrons (elctron beam). O elctron beam utilizado para a esterilizao de materiais plsticos de baixa espessura.

Radiao Gama
produzida pela desintegrao de certos elementos radioativos, o mais utilizado o Cobalto 60. Os raios gama possuem grande penetrao nos materais.

Utilizao
Este tipo de esterilizao utilizada, especialmente, em artigos descartveis produzidos em larga escala (fios de sutura, luvas e outros)

Mecanismo de ao
A ao antimicrobiana da radiao ionizante se d atravs de alterao da composio molecular das clulas, modificando seu DNA. As clulas sofrem perda ou adio de cargas eltricas. Existem fatores ambientais, fsicos e alguns compostos que influenciam na resposta celular radiao aumentando ou diminuindo sua sensibilidade a esta. H tambm microrganismos que so mais resistentes radiao, como os esporos bacterianos; as leveduras e fungos tm resistncia considerada mdia e os gram negativos tm baixa resistncia radiao.

Vantagens
Possui alto poder de penetrao. Atravessa embalagens de papelo, papel ou plstico. O material que se esteriliza no sofre danos fsicos ou outros que podem ocorrer nos demais processos.

Desvantagens
Custo elevado. Necessidade de pessoal especializado. 10

Necessidade de controle mdico constante para o pessoal que trabalha. Conhecimentos escassos sobre o assunto nesta rea - esterilizao.

Proteo
A exposio radiao ocupacional tem seus limites estabelecidos pela Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN - e as normas tcnicas para seu uso so regulamentadas pelo Estado de So Paulo. O uso de dosmetros (de uso pessoal) necessrio para que se avalie a exposio do indivduo radiao. Estes dosmetros registram a radiao acumulada. Alm da utilizao de dosmetros, testes laboratoriais e avaliaes clnicas devem ser realizadas periodicamente para se detectar alguma complicao ou alterao clnica.

Radiao no ionizante
Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
As radiaes no ionizantes, a luz ultravioleta, so aquelas menos energticas. A luz ultravioleta compreende a poro do espectro que vai de 150 a 3900 A, porm o comprimento de onda que possui maior atividade bactericida est ao redor de 2650 A. A luz solar tem poder microbicida em algumas condies, pois a energia radiante da luz do sol composta basicamente de luz ultravioleta e na superfcie terrestre o comprimento de onda desta varia de 2870 a 3900 A, as de comprimento mais baixo so filtradas pela camada de oznio, pelas nuvens e pela fumaa.

Mecanismo de ao
A radiao no ionizante absorvida por vrias partes celulares, mais o maior dano ocorre nos cidos nuclicos, que sofrem alterao de suas pirimidas. Formam-se dmeros de pirimida e se estes permanecem (no ocorre reativao), a rplica do DNA pode ser inibida ou podem ocorrer mutaes.

MECANISMOS DE REATIVAO
FOTO REATIVAO

11

Aps uma exposio radiao no ionizante, uma suspenso bacteriana ter ainda uma pequena parte de clulas viveis, ou seja, capazes de formar colnias. Se a suspenso bacteriana aps ser exposta luz ultravioleta, ser ento exposta luz visvel, a parte de clulas que restam ainda viveis ser maior. Este fenmeno ocorre devido a uma enzima fotodependente, que realiza a clivagem dos dmeros de timina do DNA, recuperando sua estrutura normal; ento clulas que foram aparentemente lesadas sofrem uma reativao luz visvel, esta reativao porm nunca atinge 100% das clulas (APECIH, 1998). REATIVAO NO ESCURO Alguns microrganismos podem ainda realizar um processo de reparao da estrutura do DNA, atravs de um mecanismo que requer uma sequncia de reaes enzimticas. Uma enzima endonuclease dmero-especfica e uma exonuclease dmero-especfica extraem o dmero de pirimidas formado. A parte retirada restaurada por outras enzimas, a DNA-polimerase que sintetiza o segmento faltante, e a DNA-ligase que restabelece o posicionamento do segmento.

Aplicaes
A radiao ultravioleta no pode ser utilizada como processo de esterilizao. Fatores como matria orgnica, comprimento de onda, tipo de material, tipo de microrganismo e intensidade da radiao interferem na sua ao germicida. Alm disso, a radiao no ionizante no tem poder de penetrao, age apenas sobre a superfcie onde os raios incidem e no atravessam tecidos, lquidos, vidros, nem matria orgnica. Alguns autores relatam ainda que o vrus HIV tem alta resistncia luz ultravioleta. A aplicao da luz ultravioleta em hospitais se restringe destruio de microrganismos do ar ou inativao destes em superfcie.

ESTERILIZAO POR FORMALDEDO


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
O formaldedo um gs incolor, possui odor irritante caracterstico, custico para a pele. Quando em concentraes superiores a 20mg/l polimeriza-se formando o paraformaldedo, um precipitado branco. Este, quando aquecido, libera formaldedo. Comercialmente encontrado em soluo aquosa a 38-40% em peso, e contm de 815% de metanol como estabilizante (para evitar a polimerizao). FORMULAES

12

AQUOSA: a 10%, possui agentes tensoativos, antioxidantes, seqestrantes, dissolvidos em glicerina. No libera vapores irritantes e conserva as propriedades germicidas do formaldedo. ALCOLICA: a 8%, possui agentes tensoativos, antioxidantes, seqestrantes e etanol a 70%.

Mecanismo de ao
A atividade germicida do formaldedo se deve aquilao de radicais amino, carboxil, oxidril e sulfidril de protenas e cidos nuclicos microbianos, formando pontes metilnicas ou etilnicas, o que impedem que esses compostos celulares realizem suas funes. O formaldedo tem ao lenta. Quando em concentrao de 5%, necessita de 6 a 12 horas para agir como bactericida e de 18 horas, a 8%, para agir como esporicida. O formaldedo tem funo fungicida, viruscida e bactericida. Se agir por 18 horas tem ao esporicida.

Indicaes
utilizado para esterilizao de artigos crticos: cateteres, drenos e tubos de borracha, nilon, teflon, PVC e poliestireno - em ambas as formulaes; laparoscpios, artroscpios e ventriloscpios, enxertos de acrlico apenas na formulao aquosa.

Desvantagens
O uso do formaldedo tem como desvantagens: perde atividade com a presena de matria orgnica; odor forte e irritante; a formulao alcolica corroi metais, danifica lentes, instrumentos pticos, artigos plsticos e de borracha; deixa resduos txicos em equipamentos; possui alta toxicidade. No ar sua concentrao mxima permitida de 1ppm por 30 minutos, podendo aps esse limite provocar irritao de mucosas, dermatite, asma, bronquite e pneumonite; considerado carcinognico pelo National Institute of Occupational Safety Health (NIOSH).

Cuidados com o uso


Primeiramente o artigo deve ser lavado cuidadosamente e depois seco para evitar que no altere a concentrao do produto esterilizante; 13

o material pode ento ser imerso na soluo, o recipiente que contm a soluo deve ser tampado; marcar a hora de incio do processo; o recipiente deve permanecer fechado durante todo o processo - 30 minutos para desinfeco e 18 horas para esterilizao; para manusear os materiais, usar luvas ou pinas, se possvel utilizar mscara; enxaguar abundantemente os artigos com gua ou soro fisiolgico estreis ou lcool, tomar cuidado para evitar contaminao do material; durante o manuseio do produto, ter cuidado para evitar ingesto acidental do mesmo.

Esterilizao com formaldedo gasoso e vapor de baixa temperatura


Este mtodo de esterilizao praticamente desconhecido no Brasil, porm muito difundido em alguns pases da Europa, como a Sucia. chamado de LTSF (Low Temperature Steam and Formaldehyde Sterilization). A esterilizao por este mtodo ocorre atravs de formaldedo gasoso na presena de vapor saturado, preciso que a mistura destes componentes esteja uniformemente distribuda na cmara da autoclave. O processo consiste na entrada de vapor e gs de formaldedo atravs de pulsos na autoclave, aps a entrada da mistura h um perodo de manuteno da esterilizao permitindo que o gs se difunda pela carga de materiais. Ocorre ento o perodo de retirada do gs da cmara da autoclave, este acontece por evacuaes e jatos de vapor ou ar. Realiza-se ento a fase de secagem. O processo dura cerca de 2 horas a 65oC, se a temperatura for mais elevada o tempo de durao do processo diminui.

Indicaes
Este mtodo deve ser utilizado para materiais que no podem ser expostos ao calor materiais termosensveis - como equipamentos eltricos, endoscpios.

Testes
Os testes que devem ser realizados para se validar o processo so os testes fsicos e microbiolgicos. Os testes fsicos investigam a capacidade fsica da autoclave, de distribuir uniformemente o vapor, o gs, de evacuar o ar da cmara e da carga, uniformidade de distribuio da temperatura e outros. Os indicadores biolgicos utilizados so de dois tipos: um com esporos B. Stearothermophillus e outro com B. subtilis; o primeiro mais resistente ao formaldedo possibilitando assim que se observe uma falha na concentrao ou distribuio do formaldedo na cmara, o segundo tem maior resistncia umidade, detectando deficincia na hidratao.

14

H ainda um outro teste que avalia a penetrao gasosa, este utiliza uma hlice que so feitas com um tubo de ao inoxidvel com relao de comprimento/dimetro de 2000:1. Um indicador biolgico colocado em um dos extremos da hlice e aps o trmino da esterilizao so cultivados os indicadores biolgicos dos espaos da cmara e o da hlice. Nenhum dos organismos deve ser recuperado em trs ciclos de esterilizao para que a autoclave seja aprovada para uso. * Aluna do 4o ano de Graduao em Enfermagem - UNICAMP - bolsista de iniciao cientfica da FAPESP **Enfermeira, Especialista em Central de Material Esterilizado (CME) e Centro Cirrgico, Supervisora Tcnica da CME do Hospital de Clnicas da UNICAMP ORIENTADORA: Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes - Professora Assistente Doutora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Cincias Mdicas - UNICAMP

ESTERILIZAO POR GLUTARALDEDO


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
O glutaraldedo um dialdedo saturado - 1,5 pentanedial. Em soluo aquosa apresenta pH cido e no esporicida. As formulaes que so utilizadas possuem outros componentes para que a soluo passe a ter esta ao. As formulaes encontradas so: soluo ativada: adicionada uma substncia ativadora, o bicarbonato de sdio, que torna a soluo alcalina (pH 7,5 a 8,5), tendo ento atividade esporicida. soluo potencializada: utiliza uma mistura isomrica de lcoois lineares, possui um pH de 3,4 a 3,5. Essa mistura temperatura ambiente possui funo esporicida baixa e se aquecida a 60oC torna-se esporicida em exposio por 6 horas.

Mecanismo de ao
O glutaraldedo tem potente ao biocida, bactericida, virucida, fungicida e esporicida. Sua atividade devida a alquilao de grupos sulfidrila, hidroxila, carboxila e amino dos microrganismos alterando seu DNA, RNA e sntese de protenas. A atividade esporicida se deve ao fato do glutaraldedo reagir com a superfcie do esporo, provocando o endurecimento das camadas externas e morte do esporo.

Indicaes
Pode ser utilizado para a esterilizao de artigos termo-sensveis que no possam sofrer esterilizao pelos processos fsicos como: enxertos de acrlico, cateteres, drenos e tubos de poliestireno.

15

O glutaraldedo tem sido muito utilizado para desinfeco de alguns equipamentos como endoscpios, conexes de respiradores, equipamentos de terapia respiratria, dialisadores, tubos de espirometria e outros; para este fim o tempo de exposio de 30 minutos. Ele no utilizado como desinfetante de superfcie por seu custo ser elevado e por ser muito txico.

Cuidados no uso
O material a ser esterilizado deve ser muito bem lavado e seco, se estiver infectado realizar desinfeco prvia. Feito isso o material pode ento ser colocado na soluo de glutaraldedo tomando-se os seguintes cuidados: imergir totalmente o material na soluo, evitar a formao de bolhas, o recipiente no qual os materiais sero imersos deve estar esterilizado e deve ser preferencialmente de vidro ou plstico; tampar o recipiente, e marcar o incio da esterilizao; manusear os materiais com uso de luvas ou pinas e mscara, se possvel; enxaguar por trs vezes os materiais aps a esterilizao, utilizando gua ou soro fisiolgico estreis, tomando cuidado para se evitar contaminao dos materiais; o material deve ser utilizado imediatamente. O tempo de esterilizao preconizado pelo fabricante e varia de 8 a 10 horas.

Vantagens
A utilizao do glutaraldedo apresenta as seguintes vantagens: pode ser utilizado na descontaminao de artigos infectados antes da esterilizao, pois age na presena de matria orgnica; no altera materiais como plstico e borracha, nem dissolve o cimento de lentes de instrumentos pticos e no interfere na condutividade eltrica de equipamentos de anestesia gasosa, pois possui em sua formulao antioxidantes; no contaminado por microrganismos; no descolora os materiais; temperatura ambiente mantm sua estabilidade; por ser menos voltil que o formaldedo, libera menos vapores irritantes e odor forte; no irritante para pele e mucosas, mas pode provocar dermatite de contato.

Toxicidade
O limite mximo de glutaraldedo no ar de 0,2 ppm, podendo ento causar irritao nos olhos, garganta e nariz. Uma ventilao adequada, fechamento hermtico dos recipientes onde se realizam as esterilizaes podem minizar esses efeitos. Aps a esterilizao o enxague cuidadoso muito importante para se evitar reaes nos pacientes decorrentes de resduos de glutaraldedo.

ESTERILIZAO POR XIDO DE ETILENO


16

Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
O xido de etileno C2H4O um gs incolor temperatura ambiente, altamente inflamvel. Em sua forma lquida miscvel com gua, solventes orgnicos comuns, borracha e plstico. Para que possa ser utilizado o xido de etileno misturado com gases inertes, que o torna no-inflamvel e no-explosivo. As misturas utilizadas so: Carboxide: 90% de dixido de carbono e 10% de xido de etileno; Oxifume-12: 88% de diclorofluormetano (freon) em peso e 12% de xido de etileno; Oxifume-20: 80% de dixido de carbono em peso e volume de gs e 20% de xido de etileno; Oxifume-30: 70% de dixido de carbono em peso e volume de gs e 30% de xido de etileno. A umidade relativa de suma importncia na esterilizao por xido de etileno. Alguns enfoques so dados a esta importncia da umidade na esterilizao por xido de etileno, um deles o fato de que o aumento da umidade relativa aumenta o poder de esterilizao do xido de etileno. Outro enfoque dado a essa importncia que ocorrem reaes qumicas entre o xido de etileno e unidades biolgicas, essas reaes so ligaes covalentes e portanto no se dissociam, para isso a ionizao deve ocorrer em um solvente polar; assim a gua funciona nesta reao como meio de reao ou solvente. Um outro aspecto da importncia da umidade neste tipo de esterilizao o fato de que a gua e o agente esterilizante promovem reciprocamente a permeabilidade atravs de embalagens de filme plstico, dependendo de sua caracterstica polar ou apolar. O xido de etileno funciona como transportador atravs de filmes no polares e hidrfobos; j a gua favorece a passagem de xido de etileno atravs de filmes polares (celofane e poliamida por exemplo).

Mecanismo de ao
O xido de etileno reage com a parte sulfdrica da protena do stio ativo no ncleo do microrganismo, impedindo assim sua reproduo.

Indicaes
A utilizao do xido de etileno na esterilizao hoje principalmente empregada em produtos mdico-hospitalares que no podem ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes lquidos: instrumentos de uso intravenoso e de uso cardiopulmonar em anestesiologia, aparelhos de monitorizao invasiva, instrumentos telescpios (citoscpios, broncoscpios, etc.), materiais eltricos (eletrodos, fios eltricos), mquinas (marcapassos, etc.), motores e bombas, e muitos outros. Este tipo de esterilizao contribui para a reutilizao de produtos que inicialmente seriam para uso nico, assim a prtica deste tipo de esterilizao evidencia vantagens econmicas, porm a segurana de se reesterilizar estes produtos ainda questionada. 17

Cuidados no uso
A esterilizao por xido de etileno, como os demais mtodos, exige limpeza prvia do material, esta deve ser rigorosa. O acondicionamento dos produtos tambm questo importante e deve ser adequado ao tipo de esterilizao e ao artigo. A esterilizao realizada em equipamento semelhante a uma autoclave e o ciclo compreende as seguintes fases: elevao da temperatura: at aproximadamente 54oC, a eficincia da esterilizao aumenta com o aumento da temperatura, diminuindo o tempo de exposio; vcuo: de cerca de 660mmHg, assim se reduz a diluio do agente esterilizante e fornece condies timas de umidificao e aquecimento; umidificao: introduzido o vapor na cmara at atingir umidade relativa de 45 a 85%. A fase de umidificao depende do tamanho e densidade da carga; admisso do gs: a mistura gasosa sob presso e concentrao prdeterminada introduzida na cmara; tempo de exposio: depende do tipo de embalagem, do volume e densidade da carga e se o esterilizador possui circulao de gs. Para esterilIzadores industriais o tempo pode variar de 3 a 16 horas; reduo da presso e eliminao do gs: devem ser tomados cuidados para proteger os operadores do equipamento, para diminuir resduos nos produtos e para preservar a integridade da embalagem; aerao: este perodo necessrio para que o xido de etileno residual possa ser reduzido a nveis seguros para a utilizao dos artigos nos pacientes e para o manuseio pela equipe, realizado utilizando ar quente em um compartimento fechado especfico para esse fim, o tempo desse perodo depende da composio e tamanho dos artigos, do sistema de aerao, da forma de penetrao de temperatura na cmara, do preparo e empacotamento dos artigos e do tipo de esterilizao por xido de etileno. Este perodo pode variar de 6 horas a 7 dias.

Toxicidade
O xido de etileno irritante da pele e mucosas, provoca distrbios genticos e neurolgicos. um mtodo, portanto, que apresenta riscos ocupacionais. Existem alguns relatos de exposies agudas de humanos a altas concentraes de xido de etileno, onde foram observadas reaes como nusea, vmitos e diarria (CAWSE et al, 1980 apud APECIH). H tambm na literatura estudos que revelam alteraes no nmero e tipo de aberraes cromossmicas em grupos de pessoas expostas a concentraes de 1 a 40 ppm de xido de etileno, em relao a pessoas no expostas (RICHAMOND et al, 1985 apud APECIH). Os limites estabelecidos de tolerncia ao xido de etileno so: - no ar, a concentrao mxima para a qual pode-se ficar exposto de 1 ppm ou 1,8 mg/m3 para um dia de 8 horas de trabalho; - a exposio ao gs a uma concentrao de 10 ppm por, no mximo, 15 minutos.

18

Testes
Para se validar a esterilizao por xido de etileno, devem ser realizados testes fsicos, qumicos e microbiolgicos. Os testes qumicos envolvem a avaliao da umidade, da concentrao do x. de etileno, da pureza do ar e do gs, dos resduos ambientais e nos produtos aps a esterilizao. Os testes fsicos envolvem o controle da temperatura, da presso (positiva e negativa) e do tempo de exposio. No teste microbiolgico um indicador biolgico colocado dentro de uma seringa, com o mbolo inserido, esta empacotada e colocada no centro da cmara. O equipamento ento carregado normalmente.

Desvantagens
custo elevado; toxicidade; efeito carcinognico, mutagnico e teratognico; tempo longo de aerao, exigindo maior quantidade de material disponvel para uso.

Cuidados especiais
Para o manuseio de artigos esterilizados por xido de etileno, antes de passado o perodo de aerao, deve-se utilizar luvas de borracha butlica. Outro cuidado importante durante o transporte dos materiais aps a esterilizao, o carro de transporte deve ser puxado e no empurrado e esse transporte deve ser realizado o mais rpido possvel. No caso de ocorrncia de vazamento do gs, alguns cuidados devem ser observados: se entrar em contato com os olhos lavar com bastante gua corrente por 15 minutos; se cair sobre a pele lavar imediatamente com gua e sabo. Isolar a roupa contaminada; em caso de exposio por muito tempo, levar a pessoa exposta a local arejado e administrar oxignio se necessrio. Observao: mulheres em idade frtil e gestantes no devem realizar qualquer atividade relacionada com xido de etileno.

ESTERILIZAO POR PERXIDO DE HIDROGNIO


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
19

Perxido de hidrognio ou gua oxigenada um agente oxidante e a uma concentrao de 3 a 6% tem poder desinfetante e esterilizante, porm pode ser corrosivo para instrumentais.

Mecanismo de ao
A ao do perxido de hidrognio se deve ao ataque da membrana lipdica, DNA e outros componentes das clulas, pelos radicais livres txicos que o perxido produz. Alguns microrganismos aerbios so capazes de produzir catalase ou superxido dismutase, assim eles se protegem da atividade microbicida transformando o perxido de hidrognio em oxignio e gua. Para se evitar esse efeito o perxido de hidrognio utilizado para esterilizao de concentrao maior e possui estabilizantes.

Indicaes
Pode ser utilizado como opo para esterilizao de materiais termo-sensveis. usado na desinfeco e esterilizao de superfcies planas e slidas, na esterilizao de capilares hemodializadores, na desinfeco de lentes de contato e outros. Est indicado na desinfeco de nebulizadores o que feito atravs de nebulizao de perxido de hidrognio a 7,5% por 30 minutos. tambm utilizado para desinfeco de materiais contaminados pelo HIV, a uma concentrao de 6%, numa imerso por 15 a 30 minutos.

Toxicidade
Possui baixa toxicidade uma vez que degradado em gua e oxignio.

Cuidados no uso
O artigo a ser esterilizado necessita de limpeza prvia; o produto corrosivo, portanto necessita de cuidados no manuseio; a soluo deve ser utilizada logo aps sua preparao e armazenada protegendo-a da luz; no deve ser usada em artigos de cobre, zinco, alumnio e bronze.

ESTERILIZAO POR CIDO PERACTICO


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
Consiste em uma mistura equilibrada entre gua, cido actico e perxido de hidrognio. um produto txico e corrosivo.

Mecanismo de ao
20

O cido peractico age de forma semelhante aos agentes oxidantes como o perxido de hidrognio. Tem ao esporicida em temperaturas baixas e mesmo em presena de matria orgnica.

Indicaes
Este mtodo pode ser aplicado a artigos termo-sensveis, porm que possam ser totalmente mergulhados no lquido. Materiais de alumnio anodizado no podem sofrer este processo de esterilizao por apresentarem incompatibilidade. Os materiais esterilizados por este meio devem ser utilizados imediatamente.

Testes
Os testes para a monitorizao do processo devem incluir indicadores biolgicos e funcionamento do esterilizador. H na literatura diferentes opinies sobre a forma de monitorizao, deve-se seguir as instrues do fabricante. Cada unidade que utiliza este mtodo que deve estabelecer procedimentos e polticas para a implementao do uso deste tipo de esterilizao.

ESTERILIZAO POR PLASMA DE PERXIDO DE HIDROGNIO


Juliana Capellazzo Romano* Maria Cristina Ferreira Quelhas**

Definio
O plasma um estado fsico da matria definido como uma nuvem de ons, eltrons e partculas neutras, as quais so altamente reativas. um estado diferente dos demais conhecidos (lquido, gasoso e slido) e vem sendo chamado de quarto estado da matria. O plasma produzido atravs da acelerao de molculas de perxido de hidrognio (gua oxigenada) e cido peractico, por uma forte carga eltrica produzida por um campo eletromagntico (microondas ou radiofreqncia). Os eltrons dessas molculas so ento "jogados" fora de seus tomos, aceleram partculas carregadas, recombinamse com outros tomos ou eltrons, retornam para a baixa energia e produzem brilho visvel.

Mecanismo de ao
Ocorre interao entre os radicais livres gerados pelo plasma e as substncias celulares como enzimas, fosfolipdeos, DNA, RNA e outros, impedindo o metabolismo ou reproduo celular.

Indicaes
Este mtodo de esterilizao utilizado como alternativa para artigos sensveis a altas temperaturas e umidade e vem sendo estudada sua caracterstica ecologicamente vivel, pois um sistema de esterilizao atxico, com processo ambiental saudvel. 21

Este processo pode ser aplicado em materiais como alumnio, bronze, ltex, cloreto de polivinila (PVC), silicone, ao inoxidvel, teflon, borracha, fibras pticas, materiais eltricos e outros. No oxidante. O plasma de perxido de hidrognio no deve ser utilizado para derivados de celulose, uma vez que o processo se d a baixas presses. A esterilizao por este mtodo exige embalagens que no contenham em suas formulao celulose. So utilizadas embalagens de Tyvek siliconizado (poliolefinas), Mylar (polietileno em tripla camada) e um polipropileno 100% repelente a lquido, com caractersticas de resistncia, penetrao e impermeabilidade especficos. Os indicadores biolgicos utilizados para avaliao do processo tambm requerem ateno especial, pois originalmente so feitos com fita de celulose impregnados com esporos de bacilos.

Ciclo de esterilizao
Vcuo: a primeira fase do ciclo, realizada atravs de uma bomba de vcuo; injeo: nesta fase, uma ampola de perxido de hidrognio injetada na cmara sob a forma de vapor. Cada ampola contm 1,8 ml de perxido a 58% e o suficiente para um ciclo de esterilizao. A concentrao dentro da cmara torna-se de 6mg/l de perxido de hidrognio; difuso: o vapor de perxido difundido por toda a cmara e materiais. O tempo dura 44 minutos; plasma: nesta fase acontece a formao do plasma, que ocorre mediante a aplicao de energia de radiofreqncia no eletrodo da cmara. Esta fase dura cerca de 15 minutos; ventilao: interrompe-se a emisso de energia e injetado ar no interior da cmara, voltando assim a presso atmosfrica nesta em cerca de 4 minutos.

Vantagens
Este processo tem como vantagens o fato de realizar a reao qumica com as unidades celulares muito rapidamente, viabilizando o processo de esterilizao em curto espao de tempo; o fato de a ativao do gs de perxido se dar por alguns minutos e depois voltar ao estado normal sem deixar resduos e, no final do processo, ter como produtos de degradao oxignio e gua, no necessitando de perodo de aerao. Alm disso, o processo no requer equipe especfica, nem controle exaustivo de monitorizao.

22

23

S-ar putea să vă placă și