Sunteți pe pagina 1din 20

O outro lado do American Way of Life: o retrato da desiluso atravs da literatura norte-americana do sculo XX.

Heitor D. Duarte Teixeira Graduando em Histria - UNIRIO heitordt@gmail.com Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir as oposies ao conceito de American Way of Life - inerente sociedade americana desde sua formao, destacado por Tocqueville no sculo XIX e finalmente forjado no incio do sculo XX. Essa anlise foi feita atravs da obra de trs conhecidos e famosos escritores americanos (William Faulkner, J. D. Salinger e John Steinbeck) e tenta demonstrar que este chamado plano nunca alcanou uma unanimidade como muitos pensam. O tema dos excludos e dos descontentes com o modelo est inserido nas trs obras literrias escolhidas que fazem um paralelo interessante com a histria dos Estados Unidos alm de um claro retrato de seus respectivos tempos e espaos. Palavras-chave: Histria dos Estados Unidos; American Way of Life; literatura. Abstract: This paper aims to discuss the oppositions to the concept of American Way of Life inherent to American society since its formation, highlighted by Tocqueville in the 19th century and finally forged in the 20th century. This analysis was made through the work of three well-known and famous American writers (William Faulkner, J. D. Salinger e John Steinbeck) and tries to demonstrate that this called plan never achieved unanimity, as thought by many people. The theme - the excluded and the discontented about this model - is inserted on this three chosen books, which do an interesting parallel with the United States of Americas history and a make clear reproduction of their specifics time-spaces. Keywords: History of the United States; American Way of Life; literature.

Introduo 32 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

Para o bem ou para o mal, o destino do planeta est associado aos Estados Unidos da Amrica. Com essa frase o professor Leandro Karnal explicita a inegvel e definitiva importncia dos Estados Unidos da Amrica na conjuntura geral da histria do sculo XX. Sobretudo nos primeiros cinqenta anos do sculo j citado, o pas tomou definitivamente as rdeas e o cargo de pas hegemnico global onde e aqui depende muito o conceito utilizado de hegemonia72 - segundo alguns tericos, se mantm at a atualidade. Se definirmos hegemonia como a supremacia de um Estado-Nao dentro de um sistema e que exerce sobre as demais uma preeminncia no s militar, como tambm freqentemente econmica e cultural, inspirando-lhes e condicionando-lhes as opes, tanto por fora do seu prestigio, como em virtude do seu elevado potencial de intimidao e coero73 difcil no se pensar os Estados Unidos ainda como um pas hegemnico. Este movimento de ascenso do pas teve seu auge no ps-Segunda Guerra, mas seus primeiros contornos j se delineavam em meados do sculo XIX e tornaram-se mais claros na dcada de 1920. Devido a contextos socioeconmicos que sero discutidos a seguir, os Estados Unidos experimentaram um perodo de prosperidade e bem-estar social nunca vistos em sua e talvez em toda a histria. Esse modelo de classe mdia branca, confortvel, bem remunerada e inserida no mercado de consumo exportado para todo o mundo atravs da grande influncia do pas conhecido como American Way of Life. O conceito amplamente conhecido, mesmo que ainda haja alguns equvocos recorrentemente cometidos sobre o termo. O maior deles provavelmente o da generalizao. Imagina-se que o consumo, o conforto e abundncia chegaram a todos o norte-americanos sem exceo, o que est longe de ser verdade. Essas benesses passaram longe de muitos lares dos Estados Unidos, sobretudo de negros, habitantes de regies afastadas dos grandes centros, imigrantes e uma nova camada urbana branca (sobretudo imigrante) e pobre que crescia. Os Anos Dourados ou Trinta Gloriosos no foram to bons para todos e, mesmo entre os chamados inseridos, no havia uma unanimidade de conformados. Essa situao de desagrado culminou em movimentos de revolta a partir da dcada de 1960, mas desde muito antes esse inconformismo j se via presente na sociedade americana.
72 73

NYE Jr, Joseph S. O paradoxo do poder americano. So Paulo: Ed. UNESP, 2002. p. 41. BOBBIO, Norberto (org). Dicionrio de Poltica. 5 edio. Ed. UnB: Braslia, 2001. p. 579.

33 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

O presente artigo tem o intuito de analisar a excluso e insatisfao ao American Way of Life atravs de livros - em sua maioria clssicos - da literatura norte-americana do sculo XX. Os autores escolhidos so: John Steinbeck, Jerome D. Salinger e William Faulkner. Foram escolhidos por sua relevncia e importncia a alguns temas a serem debatidos como a questo do trabalho e do trabalhador, do imigrante, da decadncia do Sul ps-guerra civil e sua no insero ao Norte, da degradao da sociedade americana e a desiluso com o modelo estabelecido. Algumas so as diferenas entre eles, mas mais marcantes so as semelhanas. E as semelhanas mais comuns a todos os escritores - e mais pontuais nos trs escolhidos - como caracterstica sempre presente em suas obras so as descries muito minuciosas do momento histrico da narrativa e da sociedade americana, o modo de vida, as caractersticas tpicas das diversas regies do pas, sua cultura, mentalidades, sociedade e histria.

A Gnese do American Way of Life e seu conceito


Antes de comear a analisar algumas das obras literrias norte-americanas do sculo XX escolhidas a procura de elementos do American way of life e suas crticas e preciso definir o que ele realmente, pretendendo sempre estar livre de qualquer juzo de valor ou conceito pr-concebido pelo senso comum. Uma pesquisa, sobretudo sobre os Estados Unidos, alvo de amor e dio, deve ser o mais imparcial possvel, livrando-se da imagem de farol da civilizao ou Grande Sat. O conceito mais discutido e conhecido atualmente de uma poltica desenvolvida no entre guerras e plenamente implementada ps - Segunda Guerra Mundial e exportado para o mundo, como modelo de qualidade de vida. acusado como raiz de muitos males como o consumo de massas, a cultura de massa homogeneizante, o trabalho estritamente masculino deixando as mulheres no trabalho domstico, o desdm as questes sociais dentre outras mazelas. Sabe-se que tudo isso realmente ocorreu no como uma poltica implementada, mas como resultado de um contexto histrico e econmico favorvel vivido pelos Estados Unidos na primeira metade do sculo XX. A juno de uma Unio fortalecida no psguerra - e grande motor da economia americana -, de sindicatos fortes que atravs da ao coletiva conseguiram um maior poder aquisitivo para o trabalhador e de corporaes fortes

34 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

proporcionou uma produo em massa que conseqentemente exigia um consumo tambm de massa74. Este foi estimulado pelo grande leque de novos bens durveis, eletrodomsticos, automveis, residncias de subrbio e o consumo do lazer. Este ltimo, que at ento era encontrado em parques e espaos ao ar livre (tradicionalmente gratuitos) gradativamente foi sendo substitudo por diverses pagas como cinema, espetculos teatrais, parques de diverses entre outros 75. Em Era dos Extremos Eric Hobsbawm aponta para uma explicao segundo as curvas de Kondratiev, teoria do economista russo de mesmo nome, num perodo de alta como o grande boom vitoriano de 1850-73 coincidentemente ou no com exato um sculo de distncia76. Como j foi adiantado na introduo deste artigo o conceito de American Way of Life anterior ao sculo XX e ao surto de produo e consumo nos Estados Unidos. A idia de um modo de vida especificamente americano e inerente a sua sociedade est arraigada cultura norte-americana, peculiaridade que vinha desde o incio da colonizao do pas. O Destino Manifesto e a autoviso dos colonos como escolhidos de Deus, fugidos da Inglaterra suja e Macbethiana tal qual os hebreus (o povo escolhido original) saram do Egito como bem compara Leandro Karnal77 . Destinados a povoar e colonizar toda aquela terra essa idia o embrio dessa chamada peculiaridade americana. Entretanto, podemos dizer que o primeiro a enxerg-la de modo coeso (alm de ser uma viso de fora) foi pensador francs Alexis de Tocqueville. Tocqueville chegou aos Estados Unidos em 1831 e viajando pelo pas fazendo anotaes e tentando compreender aquela sociedade na qual as pessoas nasciam com igualdade de condies e que era bero de uma revoluo democrtica em curso. Era grande entusiasta do presidente da poca, Andrew Jackson, e da chamada democracia Jacksoniana, de fala e polticas populares como a briga contra o Segundo Banco dos Estados Unidos78. Tomado pelo exemplo dos Estados Unidos do sculo XIX pr-Guerra
Para entender melhor o processo de movimentos sindicais nos Estados Unidos, cf. LIMONCIC, Flvio. O problema do conservadorismo dos trabalhadores americanos e a nova histria do trabalho. In: Revista Cultura Vozes, Rio de Janeiro, v. 95, n. 2, , mar/abr 2001,p. 94-110. 75 LIMONCIC, Flvio. American Way of Life In: SILVA, Francisco C. Teixeira da (org.) Enciclopdias de Guerras e Revolues do sculo XX. Rio de Janeiro: Campus, 2004. Pp. 118-19. 76 HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1989). So Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 263. 77 KARNAL, Leandro et al. Histria do Estados Unidos: das origens ao sculo XXI. So Paulo: Contexto, 2007. p. 33. 78 Andrew Jackson (1767-1845 e presidente de 1829 a 1837) era um homem simples do Tennessee e pai do Partido Democrata acreditava com certa razo que os grandes bancos eram os maiores responsveis pela concentrao de renda e privilegiavam ainda mais o Norte que o Sul. Por isso em 1832 vetou o pedido de renovar a carta patente do banco.
74

35 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

Civil acreditava que somente pela igualdade uma sociedade poderia chegar a um grau final de organizao ideal: a democracia79. Para o socilogo e pensador poltico Raymond Aron a obra mais importante de Tocqueville, A democracia na Amrica est dividida em quatro grandes temas espalhados em seus dois tomos. Na primeira ele estabelece as conseqncias da sociedade democrtica sobre o movimento intelectual: idias, religio, literatura, poesia e artes. Na segunda, a partir dos traos estruturais da sociedade democrtica, Tocqueville procura acentuar os sentimentos fundamentais em toda sociedade desse tipo, onde reina a paixo pela igualdade, independncia social e liberdade. A terceira parte trata dos costumes, que sociedades democrticas so menos dadas a violncia e revoluo (pelo desejo de preservao prpria e de seu patrimnio) ainda que mais querelosas. A quarta e ltima parte a concluso, na qual ele diz: As sociedades modernas so atravessadas por duas revolues; uma tende a realizar a igualdade crescente de condies, a uniformidade das maneiras de viver, mas tambm a concentrar cada vez mais a administrao na cpula, a reforar indefinidamente os poderes da gesto administrativa; a outra debilita sem cessar os poderes tradicionais 80. O caso americano foi especialmente bem-sucedido por um detalhe que Tocqueville escreveu em sua obra mais importante, A democracia na Amrica: as particularidades que a sociedade nos Estados Unidos apresentavam e que se diferiam de outras sociedades, sobretudo as europias. Esse pensamento foi uma das bases de uma historiografia marcada pela excepcionalidade dos Estados Unidos da Amrica. Esta viso historiogrfica passava a pintura de uma sociedade americana sem conflitos na qual, ao contrrio da sociedade europia, haveria um consenso sobre seus fins ltimos. Essa viso idlica da sociedade americana dizia que: a) A histria norte-americana nica e diferente de todas as outras por isso excepcional (e melhor) pela no existncia do feudalismo em seu passado e com fronteiras fsicas abertas para a expanso, diferentemente da Europa; b) Ausncia de uma monarquia e o enfoque em torno da Repblica e da Constituio;
79 Vale lembrar que falamos de uma democracia para os detentores do status de cidado americano, ou seja, uma populao essencialmente masculina e branca. 80 ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociolgico. So Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 234.

36 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

c)

Apropriao das idias iluministas e da tradio evanglica e do Destino Manifesto e a crena de um pas aberto ascenso social atravs do trabalho (fronteiras sociais abertas).

Sobre o Iluminismo e a importncia do trabalho e da igualdade naquela nova sociedade que se formava (e de alguma forma era to diferente da realidade europia), Tocqueville afirma: No existe profisso em que no se trabalhe por dinheiro. O salrio que comum a todas d a todas um ar de famlia. (...) Isto serve para explicar as opinies dos americanos com relao s diversas profisses. Os empregados nos Estados Unidos no se consideram degradados porque trabalham, j que a sua volta todos trabalham. No se sentem diminudos pela idia que recebem um salrio, pois o Presidente dos Estados Unidos tambm recebe um salrio. Ele pago para comandar, como os empregados recebem para servir. Nos Estados Unidos, as profisses so penosas e lucrativas em diferentes graus, mas nunca so elevadas ou baixas. Toda profisso honesta e honrosa 81. Essa viso idealizada da sociedade americana caiu por terra, como foi adiantado, a partir da dcada de 1960. Movimentos de contra-cultura e o New Left levaram a superfcie questes sociais como a das mulheres, negros, imigrantes, homossexuais, questes ambientais, insatisfaes nos rumos polticos do pas especialmente a Guerra do Vietn ou simplesmente o sentimento de contestao do antigo e a experimentao do novo (movimento hippie). Foram fatores preponderantes tambm a morte do presidente John Kennedy, seu irmo senador e candidato presidncia Robert Kennedy e do ativista pelos direitos dos negros, Martin Luther King. Como foi visto no faltaram temas para que homens como Salinger, Faulkner e Steinbeck entre outros citados ou no neste trabalho pudessem expressar atravs da literatura uma sociedade na qual as mazelas estavam ocultadas, mas que sem duvida nenhuma existiam.

The South shall rise again: Faulkner e o retrato da excluso do Sul.


Como foi dito anteriormente entende-se o American Way of Life como a exacerbao da cultura norte-americana, da predestinao puritana do xito e de produo e consumo

81

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na Amrica. 3a ed. So Paulo: EDUSP, 1988. t. 1, vol. 2. p. 159.

37 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

de massas, inserindo todos os cidados dos Estados Unidos ao mercado consumidor. Nessa viso grosseira mais recorrente sobre o American Way of Life j esto inseridos dois erros de generalizao: o primeiro no considerar as diferenas dentro do conceito de cultura americana, que variam de regio para regio de um pas geograficamente to extenso. O segundo acreditar que o consumo de massa e conforto social chegou em todos os lares americanos. E entre os maiores esquecidos esto os estados do Sul, tratados como diferentes desde antes da guerra de Secesso e, depois de destrudos excludos das polticas que vinham de Washington, do Norte: isto , dos vencedores. William Faulkner, autor americano, nascido em 1897 no estado do Mississippi, retratou com muito lirismo a dor e a decadncia do Sul dos Estados Unidos. Suas obras todas se passam no condado fictcio de Yoknapatawpha82 em seu estado natal. No por acaso o estado ainda carrega em sua bandeira a bandeira dos confederados, os derrotados da terrvel guerra civil que arruinou a economia e a moral dos estados do Sul. Dentre tantas obras a escolhida foi Absalom, Absalom de 1936. A histria no segue uma ordem cronolgica linear e seu cenrio a cidade de Jefferson antes, durante e depois da Guerra Civil (1861-1865). O recorte temporal obviamente no coincide com o conceito de American Way of Life do sculo XX, mas o livro, escrito nos turbulentos anos ps-Crise de 29, de governo Roosevelt e New Deal, uma viso de seu tempo sobre a decadncia do Sul. O enredo a histria de trs famlias de Jefferson: os Compson, os Coldfield e, sobretudo os Sutpen e seu patriarca, Thomas Sutpen. Em 1910 Quentin Compson prepara-se para estudar em Harvard e deixar o Sul, mas convidado por Rosa Coldfield, uma senhora sozinha para ouvir a histria de Jefferson que de certa forma se mistura com a das trs famlias. Os flashbacks de Rosa so a tentativa de passar adiante a histria, pois acreditava que ela e o Sul morreriam em breve, assim como suas memrias. Ela comea contando como Thomas Sutpen chegou a cidade misteriosamente acompanhado de um pistola e dois escravos. Ele construiu a Vila Sutpen a algumas milhas da cidade e, para desviar-se do estigma de forasteiro que sofria, casou-se com a filha de um morador antigo de Jefferson: Ellen, a filha de Goodhue Coldfield. Eles tiveram dois filhos, Henry e Judith (alm de Clytie, filha primognita de Thomas com uma escrava) e quatro anos depois nasce Rosa Coldfield, irm tempor de Ellen. Quando Henry ingressa na
82 Interessante ressaltar que as diversas obras e histrias paralelas do condado de Yoknapatawpha se cruzam em determinados momentos. Thomas Sutpen serve na Guerra Civil ao lado do Coronel Sartoris, personagem central do livro Sartoris de 1927 e reeditado sob o nome de Flags in the Dust em 1973.

38 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

universidade conhece Charles Bon, rapaz mais velho vindo de Nova Orleans que logo arranjado para casar-se com Judith. Antes da guerra as coisas eram relativamente tranqilas naquela cidade longnqua do Mississippi. O ano de 1861 (e com ele o incio da guerra) nas prprias palavras de Faulkner o comeo da morte de Jefferson e do Sul. Thomas, Henry e Bon so convocados. Ellen morre logo depois. Goodhue deprimido e fugindo do alistamento suicida-se. Judith, Clytie e Rosa sobrevivem de uma pequena plantao (a grande monocultura fora destruda por pilhagens, quando no confiscadas83) e de pequenos furtos dos vizinhos. Durante a guerra Charles Bon escreve a sua pretendida e um trecho explicita muito bem a situao deplorvel das tropas confederadas e do prprio Sul: Voc bem nos imaginar: um grupo homogneo de espantalhos, eu no diria esfomeados, porque para uma mulher, tanto senhora quanto moa, abaixo de Madison e Dixon, neste ano da graa de 1865, esta palavra seria mera redundncia, seria o mesmo que dizer que ainda respiramos (...) E porque nessa folha de papel que voc tem agora em mos est o melhor do velho Sul, que est morto, e as palavras que voc l foram traadas sobre ela como o melhor que o novo Norte conquistou e que, portanto, gostando ou no gostando, ter de sobreviver E agora acredito que voc e eu estamos, o que muito estranho, includos entre aqueles que esto condenados a viver84. Os trs retornam vivos da guerra, mas uma trama intricada (entre tantas tramas de relacionamento to ou mais intricadas) faz Henry Sutpen matar Charles Bon, acentuando o destino decadente daquela famlia e do Sul. Num salto temporal de volta ao ano de 1910 Quentin Compson constantemente interrogado por seu companheiro de quarto Shreve, um filho do Norte, sobre aquele Sul j to distante da realidade que ele viveu. Atravs das cartas de seu pai, Quentin comunicado da morte, um a um, daqueles personagens que fazem parte do passado de Jefferson, inclusive daquele que foi a figura mais importante: Thomas Sutpen. Ele, visto nas descries de Rosa Coldfield como um demnio, pssimo marido para sua irm e pai ausente entrega-se ao alcoolismo antes de morrer. Entretanto este homem de poucas palavras tambm vtima de seu meio: uma famlia problemtica e humilde de uma regio que, em 1909 era parte da Virginia Ocidental, e retratado de outra forma atravs dos relatos passados pela famlia Compson e como o preconceito da cidade de Jefferson a ele era infundado (todos acreditavam tratarse de um ladro de bancos). Isso retrata como Faulkner preocupa-se com a questo de

83 As Leis de Confisco (1861-2) que determinavam que todas as fazendas confederadas tomadas pela Unio seriam confiscadas e os escravos capturados ou fugidos declarados livres. 84 FAULKNER, William. Absalom! Absalom! 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1981. pp. 118-9.

39 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

como a histria pode ser contada de diversas perspectivas sem que haja uma verdade nica: so diversas vises e por isso diversas interpretaes sobre um fato so possveis. Quentin concluiu que a histria de Thomas Sutpen a histria do Sul em geral: da ascenso e queda da economia do plantation. Sua derrota em conduzir aquela economia destruda o retrato da desgraa do Sul e sua no insero ao Norte. A questo do negro a partir da viso do branco tambm um fator essencial no entendimento da obra, pois o Norte utilizou-se da oposio da escravido para mascarar seu verdadeiro objetivo: evitar a secesso da unidade nacional. A XIII Emenda da Constituio americana aboliu a escravido, mas anos que se seguiram ao fim da guerra ainda foram de muita segregao com duras leis restritivas conhecidas como Black Codes. Possivelmente Faulkner optou pela no linearidade da narrativa para explicitar como as questes ainda se mostravam presentes nos Estados Unidos de 1936: passado e presente se misturam constantemente nas narrativas. Sua viso sobre o Sul era de algum nascido no deep south85 como uma regio outrora rica e poderosa, que tinha sua prpria maneira e prpria cultura e, com as feridas abertas e o vcuo deixado pela Guerra Civil foi completamente anexada economicamente e culturalmente pelo Norte. Anexada sem com isso receber todas as benfeitorias que os estados do Norte, os vitoriosos, receberam. Por isso ainda hoje grandes reas do sul apresentam nveis baixos de desenvolvimento se comparados ao Norte como foi visto aps a catstrofe causada pelo furaco Katrina em 2005, o que prova que o sul jamais se recuperou completamente do duro golpe da guerra.

Salinger e a desiluso da juventude urbana: a crtica vinda do ncleo do

American Way of Life.


Outro conhecido autor americano escolhido foi Jerome David Salinger. Nascido em Manhattan, estado de Nova York em 1919, de pai judeu e me de origem escocesa e irlandesa. Escreveu diversos livros e pequenos contos, mas ficou realmente marcado por seu livro mais importante: O apanhador no campo de centeio, de 1951. E no por acaso, pois um titulo cercado de diversos simbolismos e significados. Mark Chapman pediu que o John Lennon autografasse uma edio do livro horas antes de
85 Termo que designa os estados do sul ps-colonial (conhecido por Old South) geogrfica, econmica e culturalmente. Mississippi, Alabama e Gergia so unanimidade entre os tericos; Louisiana, Arkansas, Tennessee, Flrida, Carolina do Norte e Carolina do Sul so aceitos por um e rejeitados por outros, conforme a fonte e a anlise.

40 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

assassina-lo em 1981. Kurt Cobain, controverso vocalista da banda Nirvana que cometeu suicdio em 1994, citava este como seu livro favorito. O prprio Salinger, ainda vivente, sempre foi avesso mdia, no aparece publicamente ou d entrevistas desde 1980 e no publica livros desde 1965. Obviamente os livros so abertos a leituras pessoais e nem o livro nem Salinger podem ser considerados responsveis pela interpretao de cada leitor. Mas o que une tantas controvrsias e simbologias juntas em torno de O apanhador no campo de centeio? O livro conta a histria de um adolescente, Holden Caulfield, que expulso de sua terceira escola preparatria: a Pencey Prep, no estado da Pensilvnia. Toda a histria, sempre na primeira pessoa, se passa em trs dias e basicamente a sua volta para casa enquanto analisa sua vida at aquele momento. Holden se v como mocinho e vilo de sua prpria histria enquanto viaja de volta para sua famlia (que vive em situao confortvel em Nova York).O interessante da histria observar que de certa forma nada acontece. Nenhuma trama espetacular, nenhum plano nem incidente inusitado que subitamente mude o rumo das coisas. Pode parecer entediante, sem fim prtico ou moral da histria muitos terminam este livro sem entender porque o leram mas todo o sentido do livro est nas reflexes do personagem sobre os diversos aspectos da vida de um adolescente comum. Holden Caulfield o exemplo do anti-heri. Mete-se em diversas desventuras, mente compulsivamente sem motivo nenhum, covarde, cnico e completamente irresponsvel em seus atos. Em contrapartida demonstra sinais de afeio pelos irmos D.B, Allie (que morreu de leucemia anos antes) e sobretudo por Phoebe, sua irm mais nova. afetuoso no trato com seus pais, pois teme a reao destes ao saberem da expulso de Pencey. E acima de tudo um adolescente melanclico e deprimido: as palavras depressed/depressing (deprimido/deprimente)86 aparecem inmeras vezes ao longo do livro, pois v o mundo dos adultos com muita desconfiana e desesperana. Isso mostra o quando Holden, apesar de inapto a vida acadmica, tem uma viso clara da realidade e muita inteligncia. Essa inteligncia pode ser vista no modo de narrativa que Salinger opta: o personagem no segue uma linha lgica estrutural de narrativa, as coisas so escritas e descritas da mesma forma que nos vem quando pensamos como a descrio de um lugar ou fato no passado. Como se sassem diretamente da cabea de Holden Caulfield.
86Para

o artigo utilizei-me de uma edio em ingls. Todas as palavras ou trechos retirados so de traduo pessoal.

41 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

Outra palavra muito usada por ele phony. Esta palavra tambm usada diversas vezes e tem um significado central para entender o sentimento de Holden. Sem traduo muito aproximada, phony quer dizer aquilo que no verdadeiro, genuno ou falso, decepcionante, que no sincero. Essa palavra resume o que o personagem pensa de muitas coisas, pois acha que tudo e todos mascaram suas verdadeiras atitudes e sentimentos para o mundo. Entretanto, sem perceber, ele usa dos mesmos artifcios para com os outros quando esconde suas falhas e defeitos com mentiras. Muitas das questes abordadas so tpicas dos adolescentes da poca, que Salinger consegue passar muito bem atravs da forma como Holden conta sua histria. Ele usa uma linguagem formal que freqentemente se mescla com a linguagem jovem e urbana cheia de grias, palavres e adjetivos. O tema da sexualidade uma questo da adolescncia que tambm est presente em O apanhador do campo de centeio e que de certa forma um tema que comea a ser mais discutido nos Estados Unidos a partir dos anos 60 com os movimentos de contracultura e o incio da ruptura do chamado consenso. A partir daqui podemos retomar a pergunta feita: por que alguns eventos at hoje esto na rbita de O apanhador no campo de centeio? O tema principal do livro a perda da inocncia e a no-adequao ao estabelecido; de como Holden Caulfield quer evitar que as crianas no percam a inocncia e a pureza (tornarem-se adultos), ou seja, cresam. Numa das passagens mais representativas do livro e que explica seu ttulo, Phoebe pergunta o que Holden quer ser da vida agora que tinha sido expulso de mais uma escola. A resposta dele muito emblemtica. Seja l como for, fico imaginando uma poro de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio e tal. Milhares de garotinhos, e ningum por perto - quer dizer, ningum grande - a no ser eu. E eu fico na beira de um precipcio. Sabe o qu que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles comear a correr sem olhar onde estou indo, eu tenho que aparecer de algum lugar e agarrar todo mundo que vai cair no abismo. S isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser s o apanhador no campo de centeio. Sei que maluquice, mas a nica coisa que eu queria fazer. Sei que maluquice (SALINGER. 1991 p. 173).87 A histria no tem uma data precisa, mas trechos do livro apontam para os anos logo aps o fim da Segunda Guerra Mundial, pois Holden conta que o irmo esteve no desembarque na Normandia e tambm faz comentrios sobre a bomba atmica. Com essa informao somada com a data de lanamento do livro supe-se que o enredo se passa nos
87 SALINGER, Jerome D. The catcher in the rye. Boston: Little Brown Books, 1991. p. 173. Todos os trechos retirados de The Catcher in the Rye so de traduo pessoal do autor deste artigo.

42 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

governo de Harry Truman, mas no se sabe exatamente durante qual primeiro mandato88. Esse foi um governo marcado por diversos eventos em sua poltica externa, a maioria com forte influncia do fim da guerra: questes internacionais com a bipolarizao, propaganda anticomunismo, criao da ONU, do Estado de Israel, Guerra da Coria, Plano Marshall, OTAN e incio da corrida nuclear com o Projeto Manhattan. Por outro lado foi um perodo de expanso da influncia cultural e poder brando89 dos Estados Unidos no cenrio mundial. Internamente um governo marcado por greves, enfraquecimento do poder dos trabalhadores e sindicatos (Taft-Hartley Act) em um movimento do que tentava direcionar a economia norte-americana para um cenrio sem as demandas da guerra e de espionagem interna a simpatizantes do comunismo, do HUAC (House Un-American Activities Committee) e do Macarthismo. talvez o fim de uma era de inocncia dos Estados Unidos, que nesse momento comea a engajar-se na Guerra Fria, uma guerra total na qual toda a moralidade puritana americana seria posta de lado. Fazendo um paralelo com o tema deste trabalho que o American Way of Life podemos tirar algumas concluses quando tambm confrontadas com o momento histrico norte-americano. Salinger faz uma crtica ao modelo como um todo atravs de uma viso da juventude, mas nova, urbana e contempornea: a viso de Holden Caulfield. Crtica a uma sociedade longe de ser ideal que, segundo ele, perdeu a inocncia, a sinceridade e a verdade. E sobre os rumos da sociedade americana Salinger diz que possvel uma resignao, como o afeto sincero que Holden sente por Phoebe. Entretanto em momento nenhum Salinger otimista sobre os fins ltimos. Ele termina (embora que no fique claro no livro) internado em alguma clnica, depressivo pensando sobre estes trs dias e sem vontade de sair dessa situao. Quando o perguntam sobre se ele dessa vez vai se aplicar aos estudos ele responde: Na minha opinio, isso o tipo da pergunta estpida. Quer dizer, como que a gente pode saber o que que vai fazer, at a hora em que faz o troo? A resposta : no sei. Acho que vou, mas como que eu posso saber? Juro que uma pergunta estpida90. A melancolia constante de Holden Caulfield tambm se evidencia no ultimo pargrafo do livro, onde ele diz que sente saudades de tudo que passou, inclusive de

88 Truman assumiu a presidncia em 12 de abril de 1945 com a morte de Franklin Delano Roosevelt e reelegeu-se em 1948 numa eleio disputada e controversa contra o republicano Thomas Dewey. 89 O paradoxo do poder americano. pp. 30-41. 90 The catcher in the rye. p. 213.

43 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

momentos ruins. Quando nos lembramos, diz ele, e contamos essas experincias exatamente quando comeamos a sentir falta delas. Talvez para Salinger e para seus leitores mais ferrenhos ou radicais seja difcil lembrar de uma sociedade americana de outrora to ideal que o autor parece lembrar com saudosismo e que agora ela tenha crescido: caiu no abismo sem nenhum apanhador no campo de centeio para agarr-la antes da queda.

A degradao da sociedade americana: americanos, imigrantes e Steinbeck.


O celebrado autor John Steinbeck talvez um dos mais famosos e lidos da literatura norte-americana do sculo XX. Nascido em Salinas no estado da Califrnia, Steinbeck escreveu diversos livros cujos temas principais refletiam sua empatia pela causa dos trabalhadores, dos imigrantes, sobretudo quando relacionados a Grande Depresso. Seus personagens principais eram em sua maioria sofridos e batalhadores e suas histrias refletiam a realidade vivida dos Estados Unidos da Amrica: a situao de uma classe trabalhadora muito grande, nada homognea, muito especfica especialmente por essa mescla de influncias, sejam elas imigrantes ou do protestantismo fundador do pas e que sofria enormemente com a grande crise econmica. Provavelmente a grande homogeneidade social, cultura e tnica da cidade de Salinas, grande plo de imigrao no incio do sculo XX, tenha despertado em Steinbeck o gosto por um tema antes no to bem explorado. Dentre muitas obras consagradas, a escolhida para anlise por uma adequao ao tema ainda que boa parte de sua obra poderia ser aqui discutida: O inverno da nossa desesperana, de 1961. Nele o personagem principal Ethan Allen Hawley, descendente de uma famlia tradicional e prspera de capites do mar da Nova Inglaterra91 e que devido a Grande Depresso perdeu tudo. Ele vive na cidade fictcia de New Baytown com sua mulher Mary e seus filhos Allen e Ellen e trabalha numa mercearia que foi de sua famlia e no momento pertencia a Marullo, um imigrante italiano. Ethan trabalha duro e no prospera. A vida e a famlia exigem cada vez dele uma situao financeira impossvel de ser alcanado. Um dia a sempre insinuante Sra. YoungHunt usa de cartas de tar (e da inocncia de Mary) e v no destino do homem muito
91

Regio no extremo nordeste do territrio norte-americano que composta pelos estados do Maine, New Hampshire, Vermont, Connecticut, Massachussetts e Rhode Island.

44 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

dinheiro e um cargo importante na cidade. Concomitantemente, um distribuidor lhe oferece propina em um negcio que envolve a mercearia de Marullo. Esse dia o divisor de guas que separara o excessivamente honesto e tico Ethan, portador da moral de um descendente dos primeiros peregrinos chegados no Mayflower92 para um homem que se transforma um pouco a cada dia. Nas palavras do protagonista da histria: A estrutura da minha mudana era formada por sensaes, presses externas, o que Mary queria, os desejos de Allen, a raiva de Ellen, a ajuda do Sr. Baker. Suponhamos que meu trabalho humilde e interminvel como balconista no seja absolutamente nenhuma virtude, mas apenas preguia moral? Para que se obtenha sucesso preciso ser ousado93 New Baytown uma cidade onde as coisas se movem por meios tortuosos e no muito honestos; os nomes importantes como o banqueiro Sr. Baker ou Marullo e outros mandam na cidade. A partir da comea um jogo de artimanhas e informaes que tm como objetivo a reasceno da famlia Hawley em New Baytown. Ethan denuncia Alfio Marullo ao Servio de Imigrao e fica com o estabelecimento de uma forma que no se indispe com o ex-patro. Este justamente que por ele comea a criar uma afeio a sua maneira e Ethan faz todos acreditarem que comprou a loja do italiano, que quisera por vontade prpria voltar sua terra natal. Tambm d dinheiro suficiente a Danny Taylor, seu amigo de infncia, se embebedar at a morte e atravs de outra artimanha tambm simular que o amigo morto teria passado para ele terrenos de valor considervel. Alm disso, Ethan passa a toda a histria maquinando um assalto ao banco do Sr. Baker, sem nunca concretizar. Diferentemente de Salinger, Steinbeck explicito ao contextualizar historicamente o livro: o ano 1960, governo de Dwight D. Eisenhower. Eisenhower nasceu em famlia de origem alem e forte influncia religiosa, serviu o exrcito e foi comandante das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial e sucedeu Harry Truman. Seu governo foi marcado pelo conservadorismo, acirramento da Guerra Fria e da corrida nuclear, polticas antiexpanso do comunismo na sia, preocupao com a defesa interna do pas, admisso do Alaska e do Hawaii como 49 e 50 estados respectivamente, expanso de polticas iniciadas no New Deal para os cidados americanos ao mesmo tempo em que restringia os
Nome da famosa embarcao que transportou os peregrinos de Plymouth, na Inglaterra para a Plymouth colonial, no Massachussetts. Trouxe os primeiros colonizadores da Nova Inglaterra e conhecido como smbolo de empreendedorismo. Ser descendente dos emigrados do Mayflower recorrentemente utilizado como sinal de status e pureza aos seus descendentes. 93 STEINBECK, John. O inverno da nossa desesperana. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006. pp. 116-17.
92

45 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

direitos dos estrangeiros, Revoluo Cubana e o acordo que levou ao fim da Guerra da Coria. Qual a relao entre o American Way of Life, esses tempos de conservadorismo e desconfiana e a histria de Ethan Allen Hawley? O inverno da nossa desesperana (titulo retirado de uma frase de Ricardo III, de Shakespeare e que recitada pelo protagonista) tem primeiramente a mensagem da degradao da sociedade americana. Ethan abandona o exemplo de grandes e nobres homens e mulheres cidados dos Estados Unidos (seu pai ainda que este seja o responsvel pela decadncia dos Hawley, seu av capito de baleeiro e sua tia av Deborah) que Steinbeck metaforicamente chama de luzes acesas no ultimo capitulo do livro. E o smbolo desse vnculo com o passado um talism; uma pedra corde-rosa incrustada com smbolos que no tem simbologia nenhuma seno para ele prprio. Os defeitos de Alfio Marullo, um siciliano duro e sem trato social (a tpica figura do carcamano) entram em outra discusso. Steinbeck foi um autor que tradicionalmente estava envolvido em defesa das minorias, sobretudo dos imigrantes e isso est muitas vezes presente ao longo de sua obra94. O imigrante italiano que a princpio atrai uma certa antipatia em sua figura autoritria aos poucos se mostra dcil aos dar doces para Ellen e Allen na Pscoa e emprestar seu carro para o casal Hawley no feriado de Quatro de Julho. Ainda assim Marullo visto pela cidade e por Ethan como aquele que rouba o trabalho dos americanos ou o que se aproveita dos bnus americanos sem compartilhar os nus e uma clara referncia ao contexto histrico americano da poltica do governo Eisenhower. Mesmo com uma participao importante nos negcios de New Baytown, Marullo visto como um pria pelo Sr. Baker que especula e investiga sua vida assim como Joey Morph: quanto tem, o que tem, quando e de que forma chegou aos Estados Unidos entre outras questes. Ethan , portanto um smbolo no meio de smbolos da degradao no seio da sociedade americana nos anos 60 e de sua relao com a questo o imigrante, do outro. Steinbeck, assim como Salinger, tambm no parece ser muito otimista, pois no termina com um final feliz; ele deixa subentendido que o protagonista da histria se arrepende da tentativa de suicdio para evitar que outra luz se apagasse. Provavelmente uma referencia a filha Ellen, pois Allen j se mostrou corrompido pela falta da tica ao trapacear no
94 Provavelmente sua origem explique sua nfase na questo do imigrante. O estado da Califrnia foi - e ainda - um grande plo de imigrao latina e oriental, alm dos migrantes internos conhecidos como Okies, consagrados em outra obra de Steinbeck: As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath), de 1939, posteriormente adaptada para ao cinema.

46 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

concurso de redao, mas sugere que h uma esperana de redeno e recuperao dos antigos valores morais da sociedade americana. Ali a sociedade americana no era mais inocente e ao mesmo tempo no to diferente do outro como achava ou queria ser; havia aberto mo de toda aquela histria excepcional de igualdade, do trabalho como valor primrio da sociedade dos Estados Unidos.

Concluso
Debatidos os temas dos trs livros escolhidos fica a pergunta: qual a relao entre a obra de Faulkner, Salinger e Steinbeck e destas com o American Way of Life? A literatura assim como as artes em geral tomaram como funo criticar o estabelecido em diversos momentos na histria e ganhou corpo especialmente no sculo XX. Algumas caractersticas so comuns nas obras trabalhadas destes trs importantes autores da literatura americana. Primeiramente a descrio muito minuciosa do cenrio abordado e por isso a facilidade de se localizar e contextualizar historicamente. As temticas dos livros so claramente pinturas da realidade social e da prpria experincia de cada autor. Em Faulkner o Mississippi como retrato do Sul decadente; em Salinger o mundo urbano ps-guerra e ps-moderno do grande centro pulsante dos Estados Unidos; e em Steinbeck, nascido na Califrnia tradicionalmente permeada pela questo do imigrante e que esteve sempre mais inclinada ao que vinha do Norte. O que chama ateno nos trs livros a decepo e a desiluso com o American Way of Life. Cada um deles a partir de seu universo tem uma crtica a esse grande projeto que levaria os Estados Unidos e os americanos a um outro nvel de conforto, fartura e comodidade social. Sejam as questes propriamente materiais como o no abarcamento desse American Way para todos os lares dos Estados Unidos ou questes culturais como a homogeneizao cultural dos grandes meios de comunicao. Ou simplesmente a desiluso com os rumos que a sociedade americana havia tomado quando recebeu as rdeas da hegemonia global. Pode-se tambm fazer um paralelo entre as obras. O fato dos trs autores serem contemporneos incita a pensar que possivelmente os livros foram lidos pelos demais autores. Nota-se tambm a influncia mutua alm de leituras de outros autores consagrados como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Sinclair Lewis, Charles Bukowski, Richard Wright entre outros. Steinbeck certamente leu Faulkner, no pela

47 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

coincidncia do nome da protagonista feminina (ambas chamam-se Ellen), mas tambm na semelhana na abordagem de uma mesma questo: a transformao de uma outra sociedade americana em detrimento da nova que se forma e uma conscincia do passado que se choca com a realidade vivida no momento. Em O apanhador no campo de centeio Salinger no pode fazer um paralelo, pois no lugar de um rapaz de 16 anos mais ou menos isso seria impossvel. Seu protagonista, apesar de crtico desse meio j fruto dele, no tem uma conscincia de passado, pois no o viveu. Ethan Allen Hawley, Thomas Sutpen e Holden Caulfield, cada um a sua maneira e representando a sua parte de um grande todo que so os Estados Unidos, so exemplos de pessoas comuns envolvidas nas questes de seus respectivos tempos e espaos. E so instrumentos das criticas ao American Way of Life, cada um a sua maneira e conforme sua realidade. Ethan o tpico pai de famlia prospera e tradicional que perde tudo e se sente no direito, por pertencer a uma histria de excepcionalidade, de usar de meios ilcitos para retomar um direito e um status que pertence a ele. Entretanto ele v esses direitos sendo usurpados pelo outro, pelo estrangeiro. Thomas o smbolo do sul perdido, o sul derrotado e to distante do norte em muitos sentidos: uma figura desconhecida, s vezes mal interpretada que tenta sobreviver apesar do Norte o que nos remete s cenas finais de E o vento levou... e toda a conseqncia da derrota sulista. J Holden uma crtica a partir dos olhos da juventude que no conheceu o outro lado: uma juventude tipicamente urbana, das grandes cidades desiludida ou desmotivada. tpico da juventude o questionamento do novo e a experimentao, mas o cenrio do American Way of Life parece no permitir muito. Essa contestao de uma juventude ps-guerra ou nascida no baby-boom que se seguiu a ela explica os movimentos de contra-cultura, to fortes na dcada de 1960. Os Estados Unidos da Amrica, fundados sob a firme moral puritana, que nasceram excluindo todo e qualquer direito de nascimento e as outras desigualdades geradas pela sociedade estamental, rejeitando o modelo de monarquia hereditria e estabelecendo a repblica e acima de tudo baseadas na igualdade e no trabalho haviam nesse processo perdido sua prpria essncia. John Steinbeck, Jerome D. Salinger e William Faulkner certamente perceberam esse novo rumo que o pas tomava e atravs da literatura fizeram suas crticas ao novo pas, provavelmente em detrimento quele outro que um dia conheceram e que no mais era. Ou nas palavras de Steinbeck, que define o processo com maestria:

48 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

Os Estados Unidos no existiam. Quatro sculos de trabalho, de derramamento de sangue, de solido e medo criaram essa terra. Construmos uma Amrica e o proceso nos tornou americanos uma nova raa, enraizada em todas as raas, manchada e tingida de todas as cores, uma aparente anarquia tnica. Ento, num tempo pequenssimo, tornamos-nos mais semelhantes do que ramos diferentes uma nova sociedade; no grandiosa, mas propensa, por nossas prprias faltas, grandeza, e pluribus unum95.

Bibliografia ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociolgico. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BOBBIO, Norberto (org). Dicionrio de Poltica. 5 edio. Ed. UnB: Braslia, 2001. BURKE, Peter. O que histria cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. FACINA, Adriana. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. FAULKNER, William. Absalom! Absalom! 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1981.

95 Do latim, significa: De muitos, um. uma referncia a unio das Treze Colnias em um nico pas, mas tambm usado para significar a pluralidade da sociedade norte-americana. Foi eleito como lema nacional dos Estados Unidos em 1776, mas desde 1956 divide o ttulo com In God we trust.

49 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

FREEMAN, Joshua et al. Who built America? Nova York: Pantheon Books, 1992. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1989). So Paulo: Companhia das Letras, 2001. KARNAL, Leandro et al. Histria do Estados Unidos: das origens ao sculo XXI. So Paulo: Contexto, 2007. LIMONCIC, Flavio. American Way of Life In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da (org.) Enciclopdias de Guerras e Revolues do sculo XX. Rio de Janeiro: Campus, 2004. __________________. O problema do conservadorismo dos trabalhadores americanos e a nova histria do trabalho. In: Revista Cultura Vozes, Rio de Janeiro, v. 95, n. 2, p.94-110, mar/abr 2001. NYE Jr, Joseph S. O paradoxo do poder americano. So Paulo: Ed. UNESP, 2002. PAMPLONA, Marco Antnio S. Revendo o Sonho Americano: 1890-1972. So Paulo: Atual, 1996. SALINGER, Jerome D. The catcher in the rye. Boston: Little Brown Books, 1991. SELLERS, Charles et al. Uma reavaliao da Histria dos Estados Unidos: de colnia a potncia imperial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. STEINBECK, John. O inverno da nossa desesperana. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006. TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na Amrica. 3a ed. So Paulo: EDUSP, 1988. TODOROV, Tzvetan. A conquista da Amrica: a questo do outro. So Paulo: Martins Fontes, 1989. ZOLBERG, Aristide. A Nation by design: immigration policy in the fashioning of America. Nova York: Harvard University Press, 2006.

50 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

51 Universos da histria, Rio de Janeiro, Ano 1, v. 1, 2008.

S-ar putea să vă placă și